Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos lavadores narrados continuamos a nossa sequência de vídeos sobre planejamento de campanhas longas de RPG último vídeo finalizamos o formato da nossa campanha formato da história tende o definido o escopo da campanha Os territórios possíveis histórias e conflitos argumentos e premissas e o gráfico que esse formato formou foi esse aqui porém se realmente for uma campanha longa isso vai ficar chato para os jogadores vai ser muito tempo de queda para depois muito tempo de alta a gente precisa dar mais movimento nisso tudo e é com os
arcos de histórias justamente o tema do vídeo de hoje que a gente vai dar esses movimentos mas eles a gente começar a gente aproveita para se inscrever no canal apertar o Sininho para receber as notificações curte e comente compartilhe esse vídeo e não esquece de seguir a gente nas outras redes sociais@narradores narrados no Tik Tok Instagram Facebook e@e narrados no Twitter e aproveita também para dar uma olhada nas nossas parcerias de desconto e tem muito material de repetir que você consegue mais barato temos parceria com a loja Ford o cupão de desconto é narradores cinco
tudo maiúsculo ir tudo junto que você ganha cinco porcento de desconto em qualquer produto da loja com a editora Rubio imune que o nosso cupom desconto em narradores 10 tudo maiúsculo tudo junto e você ganha dez porcento de desconto em qualquer RPG da editora agora que os jogos presenciais estão voltando e a galera tá voltando ao tá miniatura temos a parceria com a não grafiteiro narradores 10 é o cupom tudo maiúsculo tudo junto e 10 por cento de desconto em qualquer miniatura que você comprado a um caráter e também já fizemos parcerias do passado concebo
da PG e esse mês terá uma nova parceria aonde você pode conseguir muitos livros de RPG e eu não vou nem falar que é desconto são quase gratuitamente Então fica de olho nas nossas outras redes sociais que eu vou anunciar lá essa parceria Então bora falar no planejamento de cada um dos Arcos da campanha para isso eu vou relembrar o argumento geral da campanha que eu tinha falado no vídeo há muito tempo atrás O nosso argumento é uma entidade espiritual chamada a devoradora de almas está se materializando na serra escuras vai demorar extinguir com tudo
mas para tal precisa se fortalecer pouco a pouco ela irá ganhar influência sobre tudo que é Vivo trazendo sua própria fome para que ele sob sua influência criaturas corrompidas surge agora com mais frequência inimigos nunca visto se tornam comuns caso a entidade não seja impedida todo mundo será devorado essa campanha de geralmente foi pensada pelo jogo de lobisomem que se passa na época da invasão Europeia no de hoje é o norte dos Estados Unidos estão do Canadá e os personagens dos jogadores são personagens nativos do Povo em locais porém a gente pode adaptar essa campanha
para qualquer outro cenário inclusive de os fatores importantes são existem Plus ou cidades vilas Independentes elas são aliadas e fazem parte de uma confederação de age Toma decisões em conjunto E um conselho com representantes de cada um dos clãs de cada um das cidades Esse é um dos pontos principais do cenário para essa campanha você pode fazer várias cidades vários clãs humanos ou você pode fazer que tem um povo e quando é um povo orc e todos esses povos agem nesse conselho local onde os personagens vivem é o seu território familiar o território dos outros
povos Aliados são territórios não familiares locais que não são territórios de nenhum dos povos Aliados são os territórios perigosos e todos os locais mais distantes ou o mundo espiritual são os territórios exóticos da campanha esse é o nosso escopo geral no nosso planejamento a gente decidiu que o enredo fio condutor da campanha será um enredo de superar o monstro em que a gente parar ele não formato de um homem no buraco duplo pelo nosso gráfico o nosso primeiro arco de histórias Nós faremos o estágio da antecipação e chamado do enredo superar um outro ou seja
os personagens dos jogadores vão perceber que alguma força ameaça o mundo dele no caso como argumento essa devoradora de almas e eles foram impelidos a lutar contra ela para salvar o próprio mundo e também pelo nosso gráfico definimos que eles começam uma situação boa mas vão cair no Bem Estar sabendo dessas coisas a gente vai fazer o planejamento nesse primeiro ali e esse e vai seguir os mesmos moldes que a gente usou até agora por o planejamento da campanha só que numa escala menor a gente vai definir o argumento desse arco tendo em vista que
o nosso objetivo é mostrar para os personagens que o mundo deles está sendo ameaçado o argumento que eu escrevi foi o seguinte o Clã do Lobo devido ao Inverno começa a passar fome em busca de sobreviver eles recorrem a rituais místicos antigos e proibidos de um pouco chamado corações Famintos todo plano parte uma peregrinação em busca de uma grande ursa prenha e a sacrifica para sem romper a película entre o mundo material e espiritual pois acreditam que no mundo dos espíritos não passaram fome Entretanto a situação a se agrava e eles ficam presos em meio
ao frio e fome dessa nova realidade caso não sejam resgatados todo o plano Lobo irá perecer esse o argumento do arco vocês vem que ele de certa forma se encaixa dentro do argumento da campanha E como sempre que a gente faz argumento a gente vai dividir ele imprimir se ele dente e premissa oculta a premissa evidente que eu vou apresentar para os as cores é assim pulando Lobo não dá notícias há muito tempo e eles são extremamente importantes por conselho dessa Confederação dos clãs assim os personagens precisam ir até a aldeia deles para verificar se
está tudo bem O que que tá acontecendo que eles estão sumidos e a premissa é que o Clã do ovo tá passando fome que ele descobriram esse ritual antigo desse culto os corações Famintos eles migraram para o mundo espiritual e que eles estão presos lá e se eles não forem resgatados todos eles vão morrer e a gente também vai definir o enredo desse arco e o formato que a gente vai contar essa história nitidamente o enredo que melhor se encaixa um livro de busca eles vão buscar pelo plano o ovo e o formato como a
gente sabe pelo nosso gráfico geral da campanha que nesse momento eles vão começar na alta e ir para baixa as opções que a gente tem é um formato de da riqueza a miséria ou um formato de é tipo eu prefiro o primeiro da riqueza e Miséria porque ele é mais simples Então se a gente coloca o gráfico desse arco sobrepondo o gráfico da campanha vai ficar como vocês viram que já tem um pouco mais de movimento na campanha Não muito mas já temos um pouco mais de movimento se essa campanha que a gente está criando
for ter dez sessões esse arco teria apenas uma sessão mas se você quiser fazer uma campanha maior você pode colocar mais sessões desse arco manda Bala o planejamento de cada uma das sessões de cada jogo eu sugiro ser feito com passo a passo que eu passei no arco de vídeos na agora os episódios de 1 a 6 aqui do narradores dados esse aqui Claro fazendo isso sempre se mantendo dentro dos parâmetros da campanha do seu planejamento geral da campanha eu vou falar rapidamente como nahari esse arco esse arco que tem como objetivo de fazer antecipação
e chamado do enredo geral superar o monstro mais que é um arco de enredo de mosca seguindo o formato da riqueza miséria eu não vou explicar cada passo que eu faria nessa narrativa Mas quem acompanha todos os vídeos aqui do narrador de dados vai entender o que eu estou fazendo em cada momento mas a gente continuar eu não poderia deixar de agradecer a todos os apoiadores é muito obrigado a todos vocês Graças a vocês o projeto continue pé continuar saindo vídeo aqui no YouTube em todas as outras redes sociais e a gente está cada vez
mais próximo Onde conseguir levar mês a gente PG para as periferias de São Paulo para os jovens cumprindo medida socioeducativa em meio aberto e hoje eu queria aproveitar e dizer que alguns dos nossos produtos também são criadores de conteúdo criadores de conteúdo muito bons para refrigerar vocês também podem ser beneficiários daquilo que eles criam eu vou deixar o arroba de todo mundo aqui para vocês darem uma olhada tem ilustrador Tem gente que fala de técnica narrativa também passa Ganchos para histórias de gente faz Live de jogo que você pode se inspirar tem gente que faz
material artesanato joias e itens Mágicos que você pode usar como próprio tem gente que faz dado tem gente que fornece livro então gente dá uma olhada nesses arrobas que tem muito material legal de RPG e claro se você ainda não é o apoiador de narradores da rádio você quer apoio a gente até ajuda a gente a continuar produzindo muito conteúdo gratuito para todo mundo para gente ampliar nossa e dá uma olhada no nosso projeto apoia pontos e barra narradores narrado o link está aqui embaixo e lá você vai ver que além de ajudar a gente
você ganha diversos benefícios podendo jogar com a gente vê ajuda no planejamento do seu jogos das suas campanhas resoluções de problemas que surgem na sua mesa a gente tem grupos exclusivos onde a galera bate-papo eu tenho muito narrador bom trocando ideia vamos dar uma olhada lá no apoia a pontos e barra natureza errado mas vamos lá para como narrar esse primeiro arco da nossa campanha para começar os personagens receberiam a premissa Evidente entenderam que precisam ir até o território do plano Lobo para saber se tá tudo bem por lá aqui eu já teria alguma coisa
de algum dos pcn's alguma ligação que algum deles tem com Clã do lobo que nenhum tiver uma ligação comprando Lobo mas tiver alguma ligação comprando Falcão por exemplo eu trocaria o Clã do lobo na história pelo plano Falcão lembra a campanha sobre os personagens Então tinha feito o planejamento vindo do Makro falando que o Clã do Lobo desaparecer em um micro não tem ninguém do clã do Lobo só gente do plano Oi tudo eu escrevo Marco então agora o Clã do Falcão que não dá notícias há muito tempo o saiu Planck algum dos personagens Têm
alguma ligação dessa forma os personagens vão ter uma motivação motivo que eles querem ver se tá tudo bem eles vão sair do território familiar deles e vão até o território desse clã vamos uma tocando logo que já é um território não familiar lembrem que no enredo da busca ele sai do território familiar pro território ou familiar e vamos nos próximos lá eles vão descobrir que a Vila do clã do Lobo tá vazia ele já vão começar encontrar informações na premissa oculta que eu tava passando fome por exemplo eles podem achar anotações porcos que nitidamente morreram
de fome ou até mesmo algum membro do clã que ficou para trás e conta que o grupo tava passando fome e que partiu em busca de comida eles vão continuar a jornada saindo do território não familiar e começando a chegar em territórios perigosos aí eles vão começar a enfrentar fome frio que são histórias e conflitos que eu tinha feito a no Brainstorm vocês lembram e eles vão encontrando rastros do clã do Lobo nesse caminho Que lindo que cada vez estão mais próximos de concluir a sua música mais amizade encontrá-los eles vão encontrar resquícios desse ritual
proibido do sacrifício da outra prenha e aí esse momento você já vem que eu estágio 3 da música A chegada e frustração eles vamos encontrar o Clã do Lobo Ah não foi feito um ritual Eles estão no mundo espiritual a gente vai ter que dar a volta para chegar lá não está conseguindo os estágios da música Nesse primeiro arco e aqui eu também aproveitaria para colocar mais coisas relacionadas aos personagens dos jogadores algum das personagens têm relação com algum animal Alguém tem herança Espiritual do javali eu troco alça prenha por uma javali Penha um Ranger
com companheiro animal pantera eu troco alça por uma pantera ninguém tem relação com o animal mais um dos personagens é do clã do servo é o troca ursa por um servo assim eu já limpa a tia dos personagens com a situação com esse ritual de sacrifício desse animal quatro ser uma ursa não faz diferença então é mais legal e os alguma coisa doce pessoais dos jogadores eles entendem que esse ritual proíbe o Juizado já estou apresentando umas coisas da premissa oculta e que eles vão precisar ir atrás do plano logo no mundo espiritual eles atravessam
todo mundo espiritual lá Eles encontram o plano logo Quase Morto eles salvam eles e com muita dificuldade Retornam todo mundo por um mundo material é o jogo de futebol a galera gritando aqui Oi tá fazendo algo que vocês vocês viram eles começaram na alta lá no território familiar dele foram para baixa fizeram uma busca os 5 estágios da música entenderam que a fome será um problema que eles precisam resolver já viram que um culto antigo tá retornando no geral da campanha aconteceu antecipação e o chamado estágio 1 de superar o monstro utilizando o enredo da
música Você vai repetir esse processo para todos os arcos então segundo arco pode ser uma comédia no formato Cinderela o terceiro arco uma tragédia renascimento no formato o homem no buraco depois de uma viagem retorno no formato é Dico e por tem uma miséria e riqueza no formato amizade riqueza Lembrando que apesar do mesmo nome e Miséria a riqueza o enredo de um buquê é uma coisa e o formato do igam é outra vocês viram como o nosso gráfico Inicial veio muito mais movimento agora a história vai ficar muito mais envolvente para os jogadores Mas
a gente não perdeu a essência original dela e sobre esse processo tem duas coisas muito importantes que eu quero dizer aqui no vídeo Eu já cortei os planejamentos eu uso muito mais avançados na campanha existe para vocês verem o processo agitado o processo pronto na prática Vocês não precisam detalhar cada aspecto muito adiante da campanha porque não decorrer do jogo conforme as sessões forem passando você vai ter que parar e replanejar porque o jogo vai tomar um outro rumo a gente sabe que o como é dos jogadores e nem sou como dos jogadores jogadores outras
aí 10 muito boas para campanha e você é muito melhor do que você plantou Então faz só um esboço disso só mesmo as linhas não precisa pensar realmente o que vai acontecer em cada arco ainda mesmo assim não se apegue a esse seu esboço sempre Foca no arco atual que você está narrando e no próximo os outros é bom você ter o esboço você ter uma ideia deles para você já jogando pistas dá para mim sua conta geral da campanha mas eu vou lá na frente chega alguma coisa que se fala em nossa já tive
a pista lá no início olha está todo interligado mas você não precisa tá com tudo pronto e a segunda coisa e mais importante você não deve força a seguir essas linhas que você planejou esses gráficos são um guia para o narrador manter a variação de tensão e relaxamento de alta e baixa Bem Estar em mau estado dos personagens a linha não é um trilho que os jogadores precisam seguir com seus personagens Pode ser que nesse primeiro arco eles têm uma ideia muito boa para solucionar o conflito e eles não caiam e bem-estar não sofreram com
o frio EA fome ou não se apeguem tem empatia pelo animal sacrificado eles podem ter poderes que acabam de pegando de forma desprevenida ou uso muito criativo desses poderes que você sabia que eles tinham que resolvam de forma muito simples o conflito então após o jogo você vai desenhar no gráfico qual foi essa evolução de tensão bem-estar mal-estar que teve no jogo e vai comparar com o seu planejamento você não Vai forçar ele seguir nessa planejamento que você vai permitir que os jogadores ajam de forma livre e vê como isso tá próximo ao seu planejamento
Claro com experiência e conhecendo bem os jogadores cada vez essas linhas vão se aproximar mais e aqui nesse caso depois do jogo você anota liga ali de queda e você vê que eles permaneceram uma alta e pelo seu planejamento o próximo passo seria uma alta e se você fizer isso mas tá desde o início ali mesmo na alta isso vai se tornar chato para os jogadores Então você sabe que você vai ter que fazer uma queda abrupta ali aí você vai pensar em situações de jogo para ter essa queda pelas próximas sessões estão sempre comparando
o que aconteceu o jogo com o seu planejamento você consegue pensando você tá muito tempo na alta e precisa cair Você tá muito tempo na baixa e precisa subir então é um guia para você esse planejamento de facilita muito inclusive e improvisar saber para outro improviso tem que algo bom para os personagens algo ruim para os personagens isso também vai entrar no gráfico do arco de história de cada um dos personagens que a gente vai falar no próximo vídeo Sim vou entrar mais linhas nesse gráfico o seu planejamento da campanha E aí eu reitero me
manda invés de personagens para essa campanha porque eu vou escolher os 45 para a gente pensar também como é que a gente cria os arcos D eu coloco tudo isso pronto você ter garantido que a campanha vai estar interessante que os jogadores vão tá com o engajamento que ela vai ser sobre os personagens dos jogadores e não só uma história que você criou sozinho então manda E aí nos comentários os seus personagens estamos quase terminando esse arco de planejamento de campanhas e lembrando para ele a gente vai usar o na agora para fazer cada uma
das seções eu não vou ficar repetindo como é que você faz cada uma das seções não volta lá para ti e aí você faz elas dentro que se seu planejamento macro É isso aí galera XP renome para todo mundo Beijos e até já