A Arte da Guerra sunsu há cerca de 2 anos o general sunu escreveu este livro para dividir seus conhecimentos sobre as estratégias de guerra hoje este livro tornou-se uma referência para políticos administradores gerentes marke técnicos de futebol Americo jadores de com a pretensão de tornarem-se ninjas sunsu era um filósofo nomeado General pelo rei rolu da Província de vu diz-se que sob o comando dos dois os exércitos de vu venceram todos os confrontos por duas décadas com inteligência e argumentos muito Racionais o autor expôs a importância do planejamento e da motivação de forma Quase poética a
obra Zen realça a importância da paciência mesmo em momentos como a guerra além da Estratégia tsun tsu ressalta a energia como algo fundamental para a Vitória Mas essa não é uma energia cósmica ou religiosa nada mais é do que vontade de agir e de conseguir conquistar os objetivos para atingir uma meta o autor ensina é necessário agir em conjunto com conhecer o ambiente de ação o obstáculo a ser vencido E é claro conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo não precisa temer o resultado de
100 batalhas se você se conhece mas não conhece o inimigo para cada vitória sofrerá também uma derrota se você não conhece nem o inimigo nem a si ped todas as batalhas tsu O livro é antes de ser um manual de guerra uma obra filosófica e esta é a razão de tanto sucesso sobre A Arte da Guerra foram feitas dezenas de adaptações por diversos autores tentando mostrar onde a obra pode ser aplicada Capítulo 1 estimativa sunsu disse A Arte da Guerra é questão Vital para o estado é o âmbito onde a vida e a morte são
fundamentadas um caminho que leva A Aniquilação ou determina a sobrevivência deve ser examinada com cuidado e nunca negligenciada a única forma para prever o resultado de uma guerra é analisar a situação com base nos cinco fatores primeiro tal caminho várias mentes Com um único ideal o caminho que faz o pensamento do Povo estar em completa Harmonia com o de seus governantes levando-o a segui-los para viver ou para morrer sem temer nenhum dos riscos segundo clima é A Sombra e a luz o calor e o frio o tempo e a sucessão das estações aceitar ou desafiar
essas condições determinará a Vitória militar terceiro terra referem-se a distâncias dificuldades de travessia condições do terreno para disposição das tropas A análise da situação da terra define oportunidades de vida e morte quarto Líder a virtude da sabedoria integridade disciplina coragem e humanidade quinto métodos impõe eficiência controle de gastos tropas uma cadeira de comando Quada e suporte Logístico todos os comandantes que negligenciarem esses cinco fatores estarão fadados ao fracasso porém os que dominarem conquistarão a Vitória portanto para prever o resultado de uma guerra é necessário comparar os dois lados avaliando suas forças para tanto devemos fazer
as seguintes questões primeira qual dos soberanos tem o tal caminho segunda qual Comandante é mais competente e habilidoso terceira Qual dos lados possui vantagens do clima e da terraa Qual exército segue os métodos e é rigorosamente disciplinado quinta qual lado é mais rigoroso e Imparcial ao recompensar e punir sexta Qual exército tem a maior força sétima Qual exército possui Os oficiais e as tropas mais bem treinados através dessas sete comparações sei quem ganhará e quem perderá a guerra se um comandante estiver atento aos meus conselhos e proceder de acordo com eles a Vitória será certa
nesse caso mantenha-o se um comandante não a seguir em desacordo será derrotado nesse caso demita sumariamente Sabendo dos ganhos que podem Advir dos meus conselhos Tire o maior proveito das condições favoráveis formulando através delas uma vantagem estratégica para reforçar Nossa posição Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada por isso quando capaz finge então ser incapaz quando pronto finja grande desespero quando perto finge estar longe quando longe façam acreditar que está próximo se o inimigo procurar alguma vantagem seduza o com uma armadilha se estiver desorganizado ataque-o E conquiste-o se ele for
muito poderoso prepare-se para ele se ele possuir forças superiores evite-o se ele for orgulhoso fio se ele for humilde dê forças à sua arrogância se ele estiver descansado faça-o se desgastar se ele estiver unido separe-o ataque-o onde ele se mostrar despreparado adote caminhos que sejam para ele totalmente inesperados o bom estrategista para vencer uma batalha faz antes muitos cálculos no seu templo Pois sabe que eles são a chave que o conduzirá à Vitória é calculando E analisando que o estrategista vence previamente a guerra na simulação feita no templo Capítulo 2 gerenciamento da Guerra T tsu
disse A Arte da Guerra é um exército de 1000 carros velozes 1000 carroções cobertos de couro e 100.000 guerreiros com cotas de malha abundância de coisas necessárias para esse exército deslocado sobre uma distância de 1000 Li com gastos no estado e no campo de operações incluindo enviados ao exterior e conselheiros matérias e manutenção de carros e armaduras somente quando você tiver 1000 peças de ouro para cada dia de guerra poderá mobilizar 100.000 guerreiros evite batalhas duradouras busque a Vitória rápida se a vitória custar a chegar suas armas se desgastar e as tropas ficarão oias t
a enfraquecer se você setiar uma cidade gastará forças se seu exército for mantido muito tempo em Campo as reservas do estado não serão suficientes o tempo prolongado irá desgastar as armas desmoralizar suas tropas exaurir suas forças e consumir todos os recursos disponíveis abrindo oportunidades para oses vizinhos tirarem vantagens e atac mesmo contando com os melhores conselheiros você não conseguirá garantir bons resultados assim em relação às guerras tenho ouvido falar em precipitação imprudente mas ainda não vi Bom exemplo de inteligência associada a decisões demoradas nunca houve estado que tenha sido beneficiado por uma guerra prolongada Portanto
o conhecedor dos terríveis e devastadores efeitos e dos perigos de empreender uma guerra está profundamente consciente de como aproveitá-la da melhor maneira e levá-la com rapidez a seu término atingindo assim as verdadeiras vantagens potenciais de uma guerra um perito na Arte da Guerra Não convoca soldados mais de uma vez nem solicita suprimentos repetidamente uma vez em guerra ele não perderá tempo precioso esperando reforços fará uso do equipamento que carrega e avançará com velocidade para atravessar a fronteira inimiga podendo fazer uso das do opositor desta forma terá o suficiente para alimentar todo o seu exército a
arte de melhor utilizar o tempo é estar um passo à frente do adversário e vale mais que a superioridade numérica e os cálculos mais perfeitos com relação ao abastecimento um estado enfraquecido financeiramente quando precisa manter seu exército a uma grande distância e consequentemente empobrece seu povo as vizinh próximas aos exércitos aumentam seus preços e com o custo mais elevado seus recursos esgotam com maior rapidez forçando o estado a aumentar os impostos dos distritos para assim custear as forças militares boa parte dos recursos são utilizados no campo de batalha acarretando dificuldades para as famílias do Fronte
interno tendo como consequência lares vazios e rendas dissipadas já que o custo para o povo poderá atingir cerca de sues meso temp as deses do Estado a quase met arrecadação emast ABD peit ees aros e Fas lan e esos manteles protes animais de ti eas de provisões um comandante sábio fará o melhor para alimentar seu exército com frutos do solo inimigo consumir uma medida das provisões inimigas equivale a 20 das nossas um fardo de forragem inimigo equivale a 20 dos nossos na questão que envolve matar o inimigo nossas tropas devem ser levadas à Fúria para
que fique Clara a vantagem de derrotar o oponente devem também ser recompensadas pois tirar a riqueza do inimigo é De grande valia para a manutenção das tropas e deve ser usado como objeto de recompensa de forma a que todos os soldados tenham um Forte Desejo coletivo e individual de lutar porque assim como o que estimula os homens a matar é a fúria o que estimula a lucrar com o inimigo são os bens materiais portanto nos combates de carros em que forem capturados mais de 10 carros do inimigo recompense os que capturaram o primeiro deles e
substitua Bandeiras e estandartes inimigos pelos seus e então mist com os nossos caros eles devem ser usados em conjunto todos os soldados capturados devem ser tratados com bondade a Isso se chama aumentar as próprias forças no processo de derrotar o exército inimigo na guerra Capítulo 3 estratagemas sunu disse na Arte da Guerra a melhor opção é tomar o país inimigo intacto esmagar um país é apenas a segunda melhor opção o mesmo ocorre com o exército inimigo mantê-lo intacto bem como Batalhão companhia ou simples pelotão de cinco homens é a melhor opção aniquilar um exército Batalhão
companhia ou simples pelotão de cinco homens é apenas a segunda melhor opção portanto conquistar 100 vitórias em 100 batalhas não significa o da Excelência o máximo da Excelência é subjulgar o exército inimigo sem chegar sequer a combater assim a melhor inteligência militar é atacar as estratégias do inimigo em seguida atacar suas alianças limitando a junção de suas forças depois atacar seus soldados em seu próprio campo e a pior de todas as políticas é sitiar cidades muradas isso somente Dev ocorrer em ú quando houver outra escolha pois as condições básicas de combate envolvem dois elementos preciosos
energia e tempo se seu Comandante for incapaz de controlar sua ansiedade e enviar tropas de soldados para escalar muros perderá um em cada três e ainda assim não tomará cidade Esse é o tipo de calamidade que acontece quando se tenta sitiar uma cidade murada Existem algumas máximas que devem ser consideradas antes de pensar em sitiar cidades e ganhar batalhas o primeiro de teus cuidados deve ser conservar os domínios do país que serves somente quando for imprescidível deves usurpar o território inimigo para ampliar o de seu governante deves garantir primeiro a tranquilidade da cidades de teu
próprio país perturbar as cidades inimigas deve ser a opção mais favorável deves proteger e colocar em abrigo todos os vilarejos amigos somente se houver real necessidade pode avançar contra os vilarejos inimigos deves impedir que as choças dos Camponeses bem como suas plantações sofram qualquer dano somente uma extrema penúria deve levá-lo a saquear e devastar as instalações agrícolas de teus inimigos deves ter como objetivo buscar a perfeição tentando conservar intactos os domínios dos inimigos somente destruí-lo em caso de extrema necessidade o comandante que age assim tem a conduta comparada a dos mais virtuosos personagens da história
cujas obras buscam a produção e A Conservação e não a destruição o comandante habilidoso submete seu inimigo sem partir para batalha derrota seu reinado sem operações de Campo extensas com as forças intactas disputa o domínio do império dessa maneira suas armas não sofrerão desgastes e sem perder um soldado sua vitória será completa Esta é a arte de preparar o ataque já a arte de usar as tropas é a seguinte quando você tiver 10 vezes mais forças do que o inimigo cio quando tiver cinco vezes mais ataque-o quando tiver apenas o dobro divida-o em dois um
para atacar o inimigo pela frente e o outro para atacar pela retaguarda quando tiver igualdade de forças Divida a tropa do inimigo e enfrente-o quando for inferior em número seja hábil para tomar a defensiva quando não for pário para o inimigo tenha a habilidade de evitá-lo embora um combate acirrado possa ser dado por uma força menor esta acaba sendo capturada pela força maior o comandante é a Fundação primordial do Estado quando essa Fundação estiver bem colocada o estado certamente estará forte quando defeituosa o estado certamente enfraquecerá existem três maneiras de um comandante trazer desgraça para
o seu próprio exército primeira ordenar um avanço ou retirada sem perceber ou se assegurar que o exército está ões de obedecer chama-se isso de travar o exito segunda interferir nafia do exito ignorando assuntos internos isso trará confusão aos oficiais e Soldados terceira permitir que as ordens que interferem na direção do exército sejam delegadas por nobres que administram o reino justiça e humildade são premissas com as quais se governa o estado mas nunca o exército flexibilidade e oportunismo por outro lado são virtudes militares e não civis não há pior calamidade do que ordens emanadas de um
soberano sediado na corte tendo um comandante confundido seu exército e perdido a confiança de seus homens as agressões dos comandantes vizinhos não tardarão tá aí a máxima semear a desordem nas próprias fileiras é oferecer aos outros o caminho da Vitória se um general ignorar o princípio da adaptação não deve ser colocado em uma posição de autoridade um hábil empregador de homens usará o Prudente o bravo o cobiçoso e o burro pois o Prudente terá prazer em aplicar seu mérito o bravo sua coragem em Ação o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não
teme a morte Assim há cinco fatores que permitem prever qual lado sairá vencedor primeiro aquele que sabe quando deve ou não lutar conquistará a Vitória segundo aquele que compreende Como lidar com a superioridade e a inferioridade numérica na disposição das tropas conquistará a Vitória terceiro aquele que possui superiores e subordinados Unidos conquistará a Vitória quarto aquele que é prudente e põe em campo um exército completamente preparado contra um inimigo despreparado conquistará a Vitória quinto aquele que o comandante é hábil e cujos soberanos não interferem conquistará a Vitória sun tsu disse aquele que Capítulo 4 posições
táticas sunsu disse na antiguidade o perito em batalha se colocava fora da possibilidade de derrota e esperava que o inimigo expusesse a sua vulnerabilidade garantir noos de não ser derrotado está em nossas mãos porém a oportunidade de derrotar o inimigo é dada por ele mesmo por isso se diz a invencibilidade repousa na defesa a vulnerabilidade revela-se no ataque manter-se e assumir posição defensiva é porque a força do inimigo é esmagadora porém lançar-se ao ataque é porque a força do inimigo é deficiente o especialista em defesa oculta si mesmo no mais profundo e indecifrável Canto da
Terra o especialista em ataque desfere o golpe de cima das mais altas esferas do céu dessa forma ele é capaz de ao mesmo tempo proteger a si mesmo e alcançar a vitória completa ver a vitória apenas quando ela está ao alcance da visão de todos não é o máximo da superioridade o verdadeiro mérito está em planejar secretamente deslocar-se subitamente frustrar as intenções do exército inimigo e finalmente chegar a a vitória sem o derramamento de sangue pois não requer muita força levantar a penugem de um coelho no outono Nem olhos penetrantes para distinguir o sol da
lua muito menos ouvidos apurados para ouvir o ronco do Trovão os hábeis comandantes vencem A Batalha depois de terem criado as condições apropriadas um comandante inteligente não apenas vence ele se sobressai derrotando o inimigo com facilidade eles prevêem todas as eventualidades conhecem as situações do inimigo e não ignoram o que podem fazer e até onde podem ir a vitória é uma decorrência natural desse saber porém suas vitórias não lhe garantiam nem a reputação de sábio nem o mérito do homem de valor pois o Homem Comum não dá grande credibilidade a uma vitória que foi obtida
Longe dos Olhos da sua compreensão assim eram nossos ancestrais não acreditavam que os elogios como Corajosos heróis ou Invencíveis fossem um tributo que tivessem merecido atribuíam sim seu sucesso ao cuidado extremo que tinham em evitar o menor deslize o comandante inteligente Vence as batalhas evitando cometer erros é isso que garante a vitória completa pois significa conquistar um inimigo já derrotado o comandante hábil assume uma posição tal que não pode sofrer nenhuma derrota não negligencia nenhuma circunstância que Garanta aniquilar o inimigo portanto um exército vitorioso só entra na batalha depois de ter garantido a Vitória enquanto
um exército derrotado só procura Vitória de depois de ter entrado na luta um comandante vitorioso não permite que as tropas mostrem uma confiança demasiado cega uma confiança que degenera em presunção as tropas que sonham com a presunção da Vitória São debilitadas pela preguiça ao contrário aquelas que sem pensar na Vitória exigem o combate são tropas enrijecidas pelo trabalho aguerridas destinadas a vencer um especialista no uso de tropas constrói seus fundamentos sobre a doutrina do tal seguindo firmemente as normas militares assim estará preparado para ser o árbitro da vitória e da derrota depois de uma primeira
vantagem não esmoreças nem dê à tuas tropas um repouso precipitado empunha a espada com a mesma rapidez de uma torrente que se precipita de um despenhadeiro que seu inimigo não tenha tempo sequer de perceber o que está acontecendo e somente recolher os Louros à Vitória quando o inimigo estiver aniquilado dando-lhe assim condição de fazê-lo com segurança e tranquilidade A Arte da Guerra está baseada em cinco fatores estratégicos os cálculos as quantidades a logística a balança do poder e a possibilidade de Vitória todos esses fatores estão ligados entre si primeiro os cálculos estão diretamente ligados aos
tipos de terrenos segundo com base nesses cálculos estimam-se as quantidades de provisões terceiro de acordo com as quantidades de provisões disponíveis define-se a capacidade da logística quarto a balança do poder está diretamente relacionada à capacidade qu e finalmente a possibilidade de Vitória baseia-se na balança do Poder um exército vitorioso é como o peso de 100 kg contra outro de alguns gramas um exército derrotado é como apenas alguns gramas contra centenas de quilos o exército que Capítulo vantagens dis muitos é o mesmo que comandar poucos tudo é uma questão de organização controlar muitos ou poucos é
uma mesma e única coisa é apenas uma questão de formação e sinalizações lembre-se dos nomes de todos os oficiais e subalternos inscreva os num catálogo anotando o talento e suas capacidades individuais a fim de aproveitar o potencial de cada um Quando surgir oportunidade aja de tal forma que todos os que deves comandar estejam persuadidos que seu principal cuidado é preservá-los de toda desgraça as tropas que farás avançar contra o inimigo devem ser como pedras atiradas em ovos de ti até o inimigo não deve haver outra diferença senão a do Forte ao fraco do Cheio ao
vazio são as operações chamadas diretas e indiretas que tornam um exército capaz de deter o ataque das forças inimigas e não ser derrotado em batalha use geralmente operações diretas para fazer o inimigo engajar-se na luta e as operações indiretas para conquistar a vitória em poucas palavras o que consiste a habilidade e a perfeição do comando das tropas é o conhecimento das luzes e das trevas do aparente e o secreto É nesse conhecimento ábio que habita toda a arte assim o perito ao executar o ataque indireto assemelha-se ao céu e as terras cujos movimentos nunca são
aleatórios são como os rios e mares inexauríveis assemelham-se ao sol e à Lua eles têm tempo para aparecer e tempo para desaparecer como as quatro estações ele passa mas apenas para voltar outra vez mais que cinco notas fundamentais mas combinadas produzem mais sons do que é possível ouvir não há mais que cinco cores primárias mas combinadas produzem mais sombras e matizes do que é possível ver não há mais que cinco sabores mas combinados produzem mais gostos do que é possível saborear da mesma forma para ganhar vantagem estratégica na batalha não há mais que as operações
diretas e indiretas mas suas combinações são ilimitadas dando origem a uma infindável série de manobras essas forças interagem um método sempre conduz ao outro assemelham-se na prática a uma cadeia de operações interligadas como Anéis múltiplos ou como a roda em movimento que não se sabe onde começa e onde termina na arte militar cada operação tem partes que exigem a luz do dia e outras que pedem as trevas do segredo não posso determiná-los de antemão só as circunstâncias podem dá-las opomos grandes blocos de pedra às corredeiras que queremos represar empregamos redes frágeis e miúdas para capturar
pequenos pássaros entretanto o caudal rompe algumas vezes seus diques após tê-los minado aos poucos quando uma ave de rapina se abate sobre sua vítima partindo a em pedaços isso se deve à escolha do momento preciso a qualidade da decisão é como a calculada remetida de um Falcão que lhe possibilita atacar e destruir sua vítima Portanto o bom Combatente deve ser brutal no ataque e rápido na decisão embaralhada e turbulenta a luta parece caótica no tumulto de um combate Pode parecer haver confusão mas não é bem assim entre a confusão e o caos uma formação de
tropas Pode parecer perdida e mesmo assim impenetrável sua disposição é na verdade circular e não podem ser derrotadas a confusão simulada requer uma disciplina perfeita Afinal o caos estimulado se origina do controle o medo fingido exige coragem a fraqueza aparente se origina da força ordem e desordem é uma questão de número de logística coragem e medo é uma questão de configuração estratégica do Poder vantagem estratégica força e fraqueza é uma questão de disposição das forças posição estratégica o sábio Comandante possui verdadeiramente a arte de liderar aqueles que souberem e sabem potencializar sua força que adquiriram
uma autoridade ilimitada que não se deixam abater por nenhuma esento por mais desagradável que seja aqueles que nunca agem com precipitação que se conduzem mesmo quando surpreendidos com o sangue frio que tem habitualmente nas ações meditadas e nos casos previstos antecipadamente aqueles que agem sempre com rapidez fruto da habilidade aliada a uma longa experiência assim o ímpeto de quem é hábil na Arte da Guerra é irrefreável e seu ataque é regulado com precisão o primeiro imperador han 256 195 AES de CR desejando esmagar seu oponente Run nu enviou Espiões para conhecer sua condição mas este
sabedor do fato ocultou com cuidado todos os soldados fortes e todos os cavalos bem alimentados deixando apenas homens doentes e gado magro à vista o resultado foi que os Espiões por unanimidade rec ao Imperador que atacasse o resultado o Imperador ran atacou e foi derrotado Os Espiões viram apenas velhice e doença isso sem sombra de dúvida é uma dissimulação do inimigo e atacar pode ser imprudente assim Quando pretende que o inimigo se movimente o especialista se mostra e o inimigo certamente o seguirá ele ilude o inimigo e este acredita agindo dessa maneira manipula o inimigo
e assim espera por ele armado com toda sua força o especialista quando está em batalha procura sua vitória na vantagem estratégica não a solicita aos seus homens portanto deve ser hábil para selecionar os homens certos e explorar o avaro e o tolo o sábio e o valente e dar a cada um deles uma responsabilidade adequada ao seu perfil jamais tarefas a quem não for capaz de cumpri-las selecione e dê a cada um responsabilidades proporcionais a sua competência em 341 antes de crist o estado chi em guerra com o Vei enviou o general sun que disse
o estado xi tem a reputação de covarde e por esse motivo nosso adversário nos despreza vamos virar essa circunstância conse quando o exército atravessou a fronteira do território ve ordenou que fossem acesas 100000 fogueiras na primeira noite naa e apen na ter o General do Exército vean ordenou o ataque de Mane vigoros pensando eu sabia que os soldados de Sum eram covardes seu número já caiu menos da metade na sua retirada sun Chegou a um Estreito desfiladeiro que calculou ele seria atacado pelos Perseguidores depois do anoitecer lá chegando tirou a casca de uma árvore e
escreveu sob esta árvore Pan Chuan morrerá então quando começou a anoitecer colocou um grupo de poderosos arqueiros emboscados nos arredores com uma ordem de atirar diretamente se vissem uma luz mais tarde chegou ao local e vendo a árvore acendeu uma luz para ler o que estava escrito seu corpo imediatamente foi crivado por uma saraivada de flechas e todo o seu exército foi preso na confusão quem explora a vantagem estratégica envia seus homens para batalha como se fossem troncos e pedras a pedra e a Madeira não tem movimento próprio uma vez que em repouso não mexem
por si mesmos mas seg o movimento recebido se forem quadrados mantém-se em repouso se forem redondos rolam até Capítulo 6 pontos fortes e pontos fracos sunsu disse para conseguir que a força de seu exército seja semelhante à de uma pedra de Moinho chocando-se contra um ovo utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes em geral o exército que primeiro ocupa o campo de batalha para esperar o inimigo estará descansado para o combate aquele que chega mais tarde e se precipita para entrar na batalha estará exausto assim o perito em batalhas move o inimigo em
vez de ser movido por Ele para conseguir atrair o inimigo espontaneamente ofereça-lhe alguma vantagem se desejar impedi-lo é questão de obstruí-las implo ao inimigo dessa forma se o inimigo estiver descansando fustiga se estiver bem abastecido de provisões faça-o ficar faminto se acampado silenciosamente force-o a mover-se atacando em posições que o inimigo Deva apressar-se para defender Marche com velocidade para lugares onde não for esperado um exército pode marchar por grandes distâncias sem correr risco se o fizer por territórios onde não existe presença do inimigo atacar com confiança e alcançar os objetivo significa atacar aquilo que o
inimigo não está esperando do mesmo modo defender-se com confiança e garantir a segurança de suas posições significa defender onde o inimigo não poderá atacar assim contra o especialista em ataque o inimigo não saberá onde se defender contra o perito em defesa não saberá onde atacar aquele que for capaz de atacar das maiores alturas dos céus repentinamente surpreendendo o inimigo tornará impossível sua defesa assim os lugares a serem atacados são exatamente os que o inimigo não pode defender aquele que for especialista em esconderijos de defesa torna impossível para o inimigo saber seu paradeiro assim os lugares
que ele dominar serão exatamente que o inimigo não poderá atacar o comandante habilidoso deve lançar mão da arte da sutileza e do sigilo aprender a ser invisível e inaudível dessa forma terá em suas mãos o destino de seus inimigos poderá avançar sem encontrar resistência se fizer isso contra os pontos fracos dele e recuar se colocando a salvo Da perseguição se seus movimentos forem mais rápidos do que de seus adversários portanto se pretendemos nos lançar na batalha nosso inimigo não terá escolha a não ser nos enfrentar mesmo que esteja abrigado em altas trincheiras ou fossos profundos
porque atacaremos uma posição que Ele precisará defender do contrário Se quisermos evitar o confronto o inimigo não poderá nos obrigar a lutar pois podemos evitar que ele venha ao nosso encontro mesmo que as marcas de nosso acampamento estejam esboçadas no chão amamos apenas a tirar coisas estranhas e inexplicáveis em seu caminho para confundi-lo Descobrindo a posição do inimigo enquanto ocultamos a nossa teremos força totalmente concentrada onde ele estiver dividido se nosso exército estiver unido enquanto o exército do inimigo estiver fragmentado atacaremos como um só corpo e seremos muitos contra poucos dessa forma se formos capazes
de golpear com uma força superior uma força inferior usando muitos contra poucos qualquer um que levamos a lutar estará em situação de desespero o lugar escolhido para batalha não deve ser conhecido pelo inimigo pois assim o inimigo terá de se preparar contra um possível ataque em diversos pontos e se suas forças estiverem distribuídas para defender muitas posições qualquer unidade que enfrentarmos será pouco numerosa para que o inimigo possa forçar o número de homens na frente da Batalha consequentemente enfraquecerá sua retaguarda se ele reforçar sua retaguarda sua Vanguarda ficará então enfraquecida do mesmo modo que se
fortalecer seu lado esquerdo o direito enfraquecerá se fortalecerse ao lado direito o esquerdo ficará enfraquecido reforçar todos os lados significa enfraquecer todos os lados a fraqueza no decorre da necessidade de se preparar contra possíveis ataques à força numérica de obrigar o adversário a fazer esses preparativos contra nossos possíveis ataques conhecendo o local e a hora da próxima batalha podemos nos concentrar a grandes distâncias mas se não pudermos prever nem o lugar nem o dia da batalha então seu lado esquerdo nada poderá fazer a favor do seu lado direito assim como o direito não salvará oou
esquerdo nem tampouco sua retaguarda poderá salvar sua frente de batalha nem o contrário e tanto mais será assim quanto mais distante estiverem os seus reforços ainda que o inimigo possua a força numérica a seu favor é possível evitar que ele inicie combate contra nosso exército Analise os planos de batalha do exército inimigo para ter conhecimento de suas fraquezas e de suas probabilidades de sucesso provoque Para que assim possa descobrir o padrão de seus movimentos force-o a revelar-se de forma que venha a exibir seus pontos vulneráveis compare o exército adversário com o seu para poder identificar
onde a força é abundante e onde possui maior deficiência quando estiver preparado seus arranjos táticos oculos o máximo da habilidade quando se assume uma estratégia é não ter forma se sua forma não for definida o mais esperto dos espiões não será capaz de compreendê-la e os mais sábios conselheiros não conseguirão planejar defesa contra ela mesmo que todos possam ver as táticas individuais empregadas para conquistar quase ninguém consegue entender a estratégia através da qual se obtém a Vitória Total o movimento das tropas deve ser comparado ao fluxo das águas que corre do ponto alto do terreno
para os pontos mais baixos assim no caminho da Vitória seu exército deve evitar os pontos fortes do inimigo e procurar atacar onde ele demonstrar maior fraqueza a água modela seu curso de acordo com a natureza do solo por onde passa e o exército deve preparar sua vitória de acordo com o inimigo que enfrenta assim a água não mantém sua forma constante não existem condições constantes em uma guerra dos cinco elementos nenhum é predominante das Quatro Estações nenhuma dura para sempre H dias curtos Capítulo 7 manobras sunzu disse na guerra o general que recebe suas ordens
do soberano deve concentrar suas forças e transformar seu exército em um conjunto harmonioso mobilizando o povo depois instalar as tropas em lugar vantajoso a grande dificuldade de manobrar exércitos para a luta está em transformar uma longa e tortuosa estrada em caminho mais conveniente e em transformar a adversidade em vantagem dessa forma transforme a estrada do inimigo em longa e tortuosa aja de forma dissimulada engano com ilusão de ganhos fáceis isso equivale a compreender a estratégia de transformar Inconveniente e incorreto a manobra tanto pode ser uma fonte de vantagem quanto um perigo por essa rasão se
um exército tivesse que levantar acampamento e recolher suas armaduras às pressas em marcha forçada de mil Li sem parar em busca da Conquista de uma vantagem todos seriam feitos prisioneiros seus homens mais fortes estariam longe da Vanguarda os exaustos ficariam para trás e em somente Umo das forças chegaria à meta se tivesse que viajar 50 li em tal ritmo para obter vantagem o comandante da força de avanço estaria perdido e somente a metade das forças chegaria à meta se tivesse que viajar 30 li em tal ritmo para obter alguma vantagem apenas do ter das forças
chegariam à meta um exército sem equipamento e provisões perecerá sem sombra de dúvidas somente mantém alianças com os estados vizinhos depois de conhecer a fundo as intenções do seu soberanos e a menos que conheça a configuração de um terreno suas montanhas pântanos florestas e acidentes naturais você não deve colocar seus exércitos neles A não ser que utilize guias locais para obter alguma vantagem pratique a dissimulação recorra a manobras enganosas movimente e quando estiver em posição de vantagem faça mudanças estratégicas dispersando ou concentrando suas forças quando avançar para a batalha seja veloz como vento imprevisível como
o trovão em ocasiões que Deva permanecer calmo seja como a floresta ao invadir e saquear haja rápido como o fogo na imobilidade seja como a montanha quando necessário esconda suas intenções seja obscuro como as trevas evite movimentar-se inutilmente e somente ataque quando tiver certeza da vantagem ao saquear e pilhar cidades reparta sempre de maneira justa todos os despojos quem conhece a tática de transformar o tortuoso em Direito será vitorioso Essa é a arte de manobrar a maneira de dar ordens e fazer com que essas sejam cumpridas é de extrema importância para a vitória de um
exército você encontrará no livro dos planos militares que em determinadas ocasiões a maioria dos teus homens não poderá te ver nem ouvir os tambores e as bandeiras devem substituir tua presença e tua voz assim em combate noturno faça uso dos tambores E durante o dia use as bandeiras e estandartes desta forma suas tropas serão um único corpo impedindo que teus soldados Corajosos avancem sozinhos e os covardes recuem Essa é a arte de manobrar grandes massas pode se desmoralizar um exército inteiro e seu Comandante ser levado a perder o ânimo na manhã da Guerra a moral
do inimigo está elevada ao meio-dia começa a enfraquecer e a noite Su mente está voltada para o retorno ao acampamento por ISO isso o comandante sábio evita um inimigo com a moral em alta e ataca o quando Moroso é inclinado a retornar Essa é a arte de administrar humores disciplinado o bom Comandante usa sua própria ordem para esperar pela desordem do inimigo usa Sua calma para esperar por seu clamor Essa é a arte de conservar o autodomínio se perceberes que o inimigo está ado e descansado espera que o entusiasmo arrefeça e ele se vergue sob
o peso do cansaço Então usa suas Tropas descansadas e bem alimentadas essa é a arte de administrar a força não inicies um combate Quando o inimigo apresenta disposições perfeitas de suas Bandeiras e estandartes não lance o ataque sobre o exército inimigo ordenado e disciplinado em suas formações Essa é a arte de controlar as condições mutáveis portanto não ataque o inimigo que ocupar o terreno Alto nem aquele que tiver uma Colina às costas não persiga o inimigo que finge recuar não obstrua um inimigo que volta para casa Capítulo 8 contingências szu disse uma vez dada pelo
soberano a ordem de mobilizar a população para guerra cabe ao Comandante reunir o Exército e organizar as tropas seguindo ao encontro do exército inimigo deve-se evitar acampar em locais difíceis e em locais de boas estradas deve-se buscar Aliados não perder tempo em locais isolados ter planos de contingência quando em posições propícias a emboscadas e avançar contra o inimigo em terreno do qual não haja saída são táticas precisas para a garantia de uma boa batalha há estradas que não devem ser percorridas exércitos que não devem ser atacados cidades que não devem ser assaltadas terras que não
devem ser contestadas e ordens do governo que não devem ser obedecidas Portanto o comandante que compreender as vantagens da arte da mudança e não se ater a uma maneira única de comandar mas sim adaptar-se à instâncias variando suas táticas para enfrentar o exército inimigo saberá Como comandar seus soldados ao contrário se seus métodos de comando forem flexíveis e suas decisões forem tomadas de forma mecânica ele não é digno de comandar seus soldados e por mais que esteja familiarizado com o território não será capaz de pôr em prática seus conhecimentos e tirar o máximo de seus
homens o comandante sábio devar a combinação de ganho e perda deve ter discernimento das reais vantagens em situações difíceis e confiar no seus esforços se for capaz de perceber as vantagens prováveis as dificuldades poderão ser resolvidas um general deve conhecer bem as vantagens e desvantagens frente ao inimigo buscar o enfraquecimento dos comandantes hostis infringindo-lhe sem cessar para prejudicá-los poderá fazê-lo de diferentes formas corrompendo seus melhores homens introduzindo traidores em seu meio fornecendo motivos de Cólera uns contra os outros fazendo com que saiam quando conviria que ficassem acampados e permaneçam tranquilos quando esperam ser atacados A
Arte da Guerra nos ensina a não contar com a possibilidade do inimigo não vir e sim estar preparado para ele não depender do inimigo não atacar mas depender principalmente de estar em uma posição invulnerável há cinco defeitos perigosos que podem afetar um general são erros que podem derrotar a prudência e a bravura de um comandante primeiro se ele tiver um temerário descaso pela vida um general que se expõe sem necessidade que parece buscar os perigos da morte é um homem segundo se ele tiver um cuidado excessivo em conservar a própria vida e por esse motivo
não ousa e sim dá mostras de covardia poderá ser facilmente capturado terceiro se tiver temperamento volúvel um general que perde facilmente o controle e se deixa levar pela Cólera será ludibriado pelo inimigo através de provocações e cairá em emboscadas sem se for suscetível à honra um general não deve se ofender de forma intempestiva por querer reparar a honra por qualquer Insulto poderá perdê-la quinto se conservar uma compaixão excessiva por seus soldados um general deve punir seus soldados com severidade quando necessário ministrar castigo e trabalho com discernimento ou poderá ser facilmente desrespeitado esses cinco perigosos traços
demonstram falhas graves de um comandante e devem ser cuidadosamente evitados pois são sem dúvida os motivos que levam à derrota de um exército e à morte de seu Comandante Capítulo 9 o exército em marcha disse antes de movar suas trop posição de seu inimigo Quando fizer seu exército machar atravesse rapidamente as montanhas e fique nas proximidades dos Vales acampe sempre em terreno Alto e em local ensolarado quando travar combate em Colinas não suba o topo para alcançar o inimigo sempre que for necessário atravessar um rio afaste-se rapidamente da margem e jamais o atravesse em presença
do inimigo caso contrário o inimigo esteja cruzando um rio não vá o seu encontro dentro da água espere e só ataque quando a metade de sua tropa concluir a travessia desta forma terá mais vantagem no combate na travessia de pântanos sua maior preocupação deve ser sair deles o mais rápido possível pois além da grande dificuldade de conseguir provisões nestes locais são terrenos baixos e expostos ao ataque se for forçado a combater em um Pântano procure ocupar as orlas adentrar no terreno e se houver Floresta nos arredores situe de costas para elas em terras planas e
secas procure se posicionar de forma que seu flanco direito e sua retaguarda fiquem próximos de alguma elevação no terreno A ideia é ter terras perigosas à frente e seguras atrás quando estiver com sua tropa em movimento o mais importante é buscar as vantagens naturais do terreno que estiver ocupando Em geral os exércitos preferem os terrenos altos e ensolarados pois nestes comida e água são mais acessíveis essas condições certamente favorecem uma vitória quando as chuvas formarem uma torrente e engrossarem os rios não arrisque a travessia espere que as águas retomem seu curso natural evite regiões onde
há penhascos com rios que correm no fundo lugares fechados moitas espessas e gargantas estreitas e se não for possível abandone esses lugares rapidamente enquanto nos afastamos devemos atrair o inimigo para esses locais e talvez ele caia nos perigos que Acabamos de nos esquivar tenha cuidado também com lugares cobertos de Matos e de pequenos bosques Lagos cercados de plantas aquáticas e charcos cheios de junco são locais próprios para emboscadas e esconderijo de espiões traiçoeiros estando perto destes lugares não se movimente antes de fazer um reconhecimento de toda a área portanto devo afirmar mais uma vez que
independente do acapamento ser bom ou ruim deve-se buscar as vantagens de cada terreno Além disso deve-se ficar atento ao inimigo envie Espiões ao longo do caminho e decifre todos os movimentos do adversário se o inimigo esver próximo e e ainda assim se manter em silêncio Ele Não Está ocupando uma posição estratégica se estiver distante e tentar provocar um combate ele quer que avancemos se ele estiver acampado em terreno plano com certeza está protegido por alguma vantagem se houver movimento entre as árvores de uma floresta Fique atento Pode ser que o inimigo esteja avançando se existirem
muitos obstáculos entre os arbustos ele está tentando nos confundir se uma grande quantidade de pássaros levanta voo de súbito é sinal de uma emboscada animais assustados indicam que um ataque surpresa está se formando se a poeira ergue-se alta é sinal de carros de guerra chegando quando ela é baixa e se espalha rente ao chão denuncia a aproximação da infantaria se a poeira se levanta em Pontos esparsos mostra que destac estão colhendo lenha para as fogueiras algumas nuvens de poeira movendo-se de um lado para outro significa que o exército está montando o acampamento sussurros e aumento
dos preparativos para guerra significa que o inimigo avançará linguagem violenta e movimento agressivo para a frente indicam que ele recuará quando os carros leves saem à frente e tomam posições nos flancos é sinal de que o está entrando em formação para o combate proposta de paz sem que haja retrocesso do exército indica uma conspiração se há muita correria com suas tropas em formação está determinada a hora da Batalha se uma parte das tropas avançar e outra recuar o inimigo está tentando nos atrair para uma armadilha se os soldados encontram-se curvados e apoiados em suas armas
eles estão fatigados se os que mandados apanhar água forem os primeiros a beber significa que o exército está sedento se houver uma vantagem e o inimigo não avançar ele está exausto se há pássaros reunidos em algum ponto a posição está desocupada Provavelmente o inimigo abandonou secretamente seu acampamento quando há gritos na noite é sinal que o inimigo está assustado no acampamento o comandante tem pouca autoridade se suas Bandeiras e estandartes mudam constantemente de lugar o inimigo está em desordem se Os oficiais estão irritados é sinal de que seus homens estão cansados quando o inimigo alimenta
seus cavalos com cereais e mata seu gado para comer quando seus homens não se preocupam em pendurar suas canecas de água e demonstram que não querem voltar às tendas certamente estão desesperados e determinados a lutar até a morte quando há soldados sussurrando em grupinhos e seu Comandante falando em voz Mansa e vacilante revela inimizade entre superiores e subordinados Recompensas em demasia significam problemas se o comandante teme pressionar seu exército por conta de motins e oferece gratificações para manter seus soldados de bom humor Certamente ele perdeu o respeito de seus homens quando H castigos em excesso
o inimigo enfrenta dilemas terríveis com o relaxamento da disciplina podendo o comandante perder o controle e irromper violentamente contra seus subordinados para obrigá-los a cumprir o dever se os soldados forem punidos antes mesmo de se afeiçoar ao chefe não demonstrarão respeito portanto os soldados devem ser tratados primeiramente com humanidade porém mantidos sob controle e disciplina isso irá garantir sua lealdade para isso os comandos devem ser consistentemente reforçados durante o treinamento por fim se o inimigo enviar um emissário com palavras conciliadoras ele quer cessar as hostilidades atenção ao inimigo enraivecido que está preparado para confrontar-se com
você por longo período sem travar batalha nem abandonar sua posição considere-o com o maior cuidado em uma guerra devemos ter Claro que não são os números que proporcionam a vantagem de um exército sobre o outro Capítulo 10 o terreno sunsu disse a superfície da terra apresenta uma infinidade de lugares deves fugir de alguns e buscar outros todavia deves conhecer bem todos eles os tipos de terrenos incluem o complicado o indeciso o Estreito o acidentado e o distante o primeiro terreno citado o acessível é aquele em que ambos os exércitos podem se aproximar livremente portanto levará
vantagem aquele que primeiro ocupar um nível mais alto do lado ensolarado e ter estabelecido linhas de abastecimento adequadas o terreno que permite o avanço e dificulta a retirada é o mais complicado de uma posição dessa se atacarmos o inimigo quando ele não estiver devidamente preparado poderemos derrotá-lo porém se ele estiver preparado e não conseguirmos derrotá-lo seremos pressionados a bater em retirada então teremos grandes problemas o terreno indeciso é aquele que oferece desvantagens tanto para o nosso lado quanto para o lado do inimigo neste terreno mesmo que o inimigo tente nos atrair é prudente abandonar a
posição e recuar atraindo por sua vez o o inimigo então quando parte de seu exército tiver saído poderemos atacar com vantagem na passagem Estreita ou desfiladeiros terá vantagem quem primeiro a ocupar e guarne completamente ficando a espreita do adversário se o inimigo estiver com essa vantagem não devemos seguir atrás dele somente quando ele falhar e a passagem estiver mal protegida é que devemos atacar em terreno Alto e acidentado do mesmo modo se pudemos ocupá-lo primeiro devemos nos posicionar na parte mais alta do lado ensolarado e esperar pelo inimigo se o inimigo conquistou essa vantagem devemos
abandonar Nossa posição e bater em retirada por fim quando os exércitos estiverem posicionados a grandes distâncias um do outro e suas vantagens estratégicas forem semelhantes não será fácil provocar um combate por outro lado levar a batalha até o inimigo não trará nenhuma vantagem esses seis princípios que definem o uso do terreno devem ser do conhecimento total e da responsabilidade do comandante changyu conta a seguinte passagem de pei hingen 619 682 depois de Cristo mandado numa expedição punitiva contra as tribos turqu ao Crepúsculo como de costume montou seu acampamento fortificando posteriormente com paliçada e fosso quando
de repente determinou que o exército mudasse as instalações para uma Colina próxima essa decisão desgostou muito os seus oficiais que protestaram aos brados contra o esforço Extra que os soldados iriam despender pe singen todavia não ligou para as reclamações e fez o acampamento ser transferido o mais depressa possível na mesma noite caiu uma forte tempestade inundando o local anterior do Acampamento que ficou sob 4 m de água Os oficiais ficaram espantados com o acontecido e confessaram seu erro como soube que ia acontecer perguntaram peen respondeu daqui por diante contentem-se em obedecer as ordens sem fazer
perguntas desnecessárias durante uma guerra um exército pode ficar exposto a situações de calamidade que não são decorrentes de causas naturais mas sim são decorrentes de erros cometidos por seu Comandante são elas fuga insubordinação colapso ruína caos e derrota nos casos em que as vantagens estratégicas de ambos os lados forem praticamente as mesmas atacar o inimigo que tem um exército 10 vezes maior que o nosso poderá resultar em Fuga quando os soldados rasos são muito mais fortes que seus oficiais O resultado é a insubordinação caso contrário quando os oficiais são fortes e suas tropas são fracas
O resultado é o colapso se Os oficiais dos batalhões forem insubordinados e tiverem o temperamento volúvel sendo facilmente dominados pela Ira e por conta disso levados à manobras não autorizadas de modo que o comandante não tenha conhecimento da força de suas próprias fileiras o resultado será a ruína quando o comandante demonstrar Fraqueza não tiver autoridade suas ordens não forem clar e seus oficiais e tropas forem indisciplinados o resultado será o caos e desorganização absoluta se um comandante negligenciar as forças do exército inimigo e assim permitir que uma tropa enfraquecida emfrente à Elite do adversário e
ainda operar sem uma Vanguarda de tropas de choque o resultado será a derrota total do seu exército são essas as seis formas de atrair a derrota e estão em Total responsabilidade do comandante a formação natural da região e a posição estratégica de um exército são os grandes Aliados em uma batalha mas a capacidade de avaliar o inimigo de criar condições para se chegar à Vitória e de calcular astutamente as dificuldades perigos e distâncias constitui o teste de um grande Comandante quem conhecer esses fatores e os colocar em prática de forma adequada será vitorioso aquele que
lutar sem isso certamente será derrotado desta forma se tiver certeza que o caminho da Batalha garante a vitória Então você deve lutar mesmo contra a decisão de seu soberano mas se o caminho da Batalha não assegura a Vitória então não deve lutar mesmo com ordem do seu governante o comandante que segue para a guerra sem ter como prioridade fama pessoal e recua sem temer o descrédito aquele cuja preocupação for proteger seu povo e prestar um bom serviço ao seu soberano é um Tesouro Nacional se o comandante trata seus soldados como se fossem seus filhos por
recompensa eles o seguirão até os vales mais profundos e o defenderão com a própria morte porém se o comandante for Generoso mas incapaz de fazer valer sua autoridade seus soldados serão como crianças mimadas e ficarão inúteis se soubemos que nossas tropas estão prontas para atacar mas ignorarmos que o inimigo não está vulnerável chegaremos apenas a meio caminho da Vitória saber que o inimigo está vulnerável mas ignorar Se nossas tropas podem atacar para vencer reduzem a metade nossas chances de Vitória saber que o inimigo está vulnerável e que nossas e e ainda assim ignor que o
terreno não nos favorece novamente reduz nossas chances de Vitória portanto quando o soldado experiente se mover nunca ficará desorientado e quando partir para ação não encontrará Limites por isso se diz se você conhece o inimigo e a mesmo a Vitória estar em risco você Conce Tero as naturais a Vitória poderá ser completa TM tsu disse A Arte da Guerra reconhece nove situações de acordo com a variação dos terrenos o dispersivo o fácil o controverso o aberto o de estradas cruzadas o terreno crítico o difícil o vulnerável a emboscadas e o mortífero quando um comandante está
lutando perto de suas próprias fronteiras Este é um terreno dispersivo porque estando os soldados perto de suas casas e ansiosos para reverem suas famílias ficam esperando a primeira oportunidade dada por um combate para espalhar-se por todos os lados quando as tropas penetrarem apenas um pouco no território do inimigo chamamos de terreno fácil porque embora terreno hostil não está à grande distância e será fácil retroceder na primeira oportunidade a região que não oferece muitas vantagens para ambos os lados é chamada terreno são terrenos chave e devem ser disputados a região ou território onde ambos os lados
T Total Liberdade de movimentação é chamada de terreno aberto locais que comunicam-se com o exército inimigo e com as zonas de retirada terrenos de estradas cruzadas são territórios que fazem fronteiras com muitos estados portanto possuem cruzamentos estrategicamente vitais o primeiro a atingi-lo terá a vantagem de fazer aliança com outros estados quando um exército tiver penetrado em território hostil deixando para trás cidades fortificadas Este é um terreno crítico denominamos terreno difícil toda a região trabalhosa de atravessar sejam florestas montanhas pântanos desertos ou precipícios regiões pelas quais o acesso só é possível através de estreitos de forma
que uma pequena quantidade de inimigos é suficiente para atacar nossa força principal são considerados terrenos vulneráveis a emboscadas ou ataques enfim terrenos mortíferos ou sem saída são locais de perigo constante onde devemos combater com toda a nossa força para sobrevivermos assim em terreno dispersivo não lute em terreno fácil não pare em terreno não ataque em terreno aberto não tente barrar o inimigo em terreno de estradas cruzadas faça alianças em terreno crítico saqueie os recursos do inimigo em terreno difícil marxe sem parar em terrenos propícios a emboscadas Elabore planos de contingências e em terrenos sem saída
lute os que foram no passado considerados grandes comandantes tinham como objetivo impedir que a frente e a retaguarda do inimigo pudessem socorrer uma a outra impedir a cooperação entre suas divisões impedir que os oficiais e Soldados pudessem auxiliar uns aos outros impedir a comunicação entre superiores e subordinados e impedir inclusive que as forças dispersas do inimigo pudessem se reunir esses comandantes somente se lançavam à ação se houvesse vantagens para suas tropas sen não permaneciam estacionados se lhe perguntassem Como agir no caso de haver um adversário em grande número e com uma estrita disciplina pronto para
atacar ele com certeza responderia ap poder-se de algo que ele não pode se dar ao Luxo de perder ele ficará em suas mãos a velocidade é a essência da Guerra Aproveite a falta de preparação do adversário avance por caminhos onde não é esperado e ataque locais desprotegidos o exército invasor deve estar Atento e observar o seguintes métodos quanto mais profundo penetrar em território inimigo maior deverá ser a solidariedade entre os soldados dessa forma os Defensores não levarão a melhor saqueie os campos férteis do inimigo para suprir suas tropas de alimentos cuide do bem-estar de seus
homens e não os sobrecarregue mantenha seu exército sempre em movimento coloque suas tropas em situações sem saída seus homens preferirão morrer a fugir uma vez lutando desta forma darão o máximo de si e não terão medo mesmo se caírem no mais desesperado cerco se não houver onde se refugiarem todos continuarão firmes assim sem precisar ser mandados seus homens estarão em constante Alerta cumprirão se deveres e serão fiéis e disciplinados portanto no dia em que esses homens forem ordenados a partir para o combate talvez chorem porém não por medo mas porque todos Estão dispostos a vencer
ou morrer em 73 depois de Cristo quando Pan shau chegou a shan shan Kang rei do país recebeu-o a princípio com grande polidez e Respeito mas logo após seu seu comportamento sofreu uma mudança súbita e ele tornou-se descuidado e indiferente pcha comentou com seus oficiais repararam que os modos educados de quang sumiram só pode significar que chegaram mensagens dos bárbaros do Norte e que Kang ficou indeciso sem saber de que lado se põe certamente é esse o motivo o homem inteligente pode perceber as coisas antes delas acontecer chamou imediatamente um dos nativos que fora posto
ao seu serviço e preparou uma armadilha o homem acabou revelando tudo convocou uma reunião geral de seus oficiais e comeou bebendo com eles quando o vinho havia subido ligeiramente à cabeça testou mantê-los mais excitados falando assim senores no interior de uma região isol at de uma grande proeza ora acontece que um embaixador do Chegou a este reino apenas alguns dias e o resultado foi que o trato respeitoso que nos foi dado pelo nosso anfitrião real desapareceu se esse enviado dominá-lo tomar nossa força e levar-nos para R nossos ossos serão pasto dos lobos do deserto que
faremos unanime Os oficiais responderam Diante Do perigo de vida que corremos seguiremos nosso Comandante vivos ou mortos não se alcança sucesso nas batalhas a menos que os soldados tenham sagacidade e objetivos em comum e mais importante ainda espírito de cooperação a causa primária pela qual deve se conduzir um exército é estabelecer um padrão unificado de coragem assim o bom Comandante conduz suas tropas como se conduzisse um homem pela mão dessa forma essa pessoa não pode deixar de segui-lo um grande Comandante deve ser calado assegurando o sigilo deve ser justo e honesto mantendo a ordem deve
manter o povo na ignorância quanto aos seus planos alterando seus planos ele mantém o inimigo no escuro Mudando seu acampamento evita que o inimigo preveja seu objetivo no momento crítico age como se após subir uma grandea joga-se a escada fora leva seu exército para o interior do território inimigo ao invadir um terreno hostil A Regra geral é que penetrar profundamente no território do exército inimigo D Coesão e se a invasão for superficial mais facilmente seus homens se dispersarão quando sair de seu próprio terreno e levar suas tropas além de suas fronteiras você estará em terreno
isolado quando estiver vulnerável por todos os lados você estará em um terreno de estradas cruzadas quando à sua frente houver um Estreito desfiladeiro você estará em um território propício a emboscadas quando estiver sem saída você estará em um terreno mortífero portanto em terreno disperso deve unir suas tropas em terreno fácil mantenha ligações estreitas entre as tropas em terreno competitivo deve-se a acelerar a marcha em terreno aberto Dê mais atenção à defesa em cruzamento Reforce as alianças em terreno crítico mantenha uma linha permanente de abastecimento em terreno difícil continue sempre avançando em terreno vulnerável bloqueie as
passagens de acesso e finalmente em terreno mortífero lute até a morte antes de firmar a aliança com Estados vizinhos procure conhecer as intenções de seus soberanos e somente disponha seu exército nessas terras com o auxílio de um guia local pois é preciso estar familiarizado com a geografia do local a fim de transformar ílios naturais em vantagens estratégicas a seguir fatores que não devem ser ignorados por um exército digno de um rei ofereça Recompensas grandiosas D ordens extraordin e você comandará o exército inteiro como se fosse um único homem dê tarefas às tropas mas não revele
suas reais intenções coloque-os frente a frente com o perigo mas não revele as vantagens coloque suas tropas em situações de vida ou morte em terrenos sem saída só assim continuarão vivos somente quando se encontram em real perigo os hom formar derrota em Vitória o sucesso da Guerra está em estudar cuidadosamente as intenções do inimigo se ele mostra inclinação para avançar Atraia se deseja recuar deixe que ele leve adiante sua intenção no dia em que for feita a declaração de guerra bloqueie todas as passagens destrua os registros oficiais e proíba qualquer contato com emissários do inja
todos os seus planos com urgência e Rigor e finalize sua estratégia se o inim mostrar alg vulnerabilidade avance sobre el cone que seja de grandeimportância para seu adverso e não permita que el sa Qual o momento de se ataque sig estratégia determinada procure se adaptar aos movimentos do exército inimigo para garantir o result da Batalha a princípio procure exibir a timidez de uma modesta e humilde Donzela e então o inimigo abrirá suas portas depois imite a velocidade de uma lebre apressada e será tarde demais para que o exército inimigo possa mostrar alguma reação ou oposição
Capítulo 12 o ataque pelo fogo tsu disse existem cinco meios de atacar com fogo o primeiro consiste em queimar os homens o segundo queimar as provisões o terceiro queimar Transportes e equipamentos o quarto queimar arsenais e depósitos e por último lançar fogo contínuo sobre o inimigo para iniciar um ataque com fogo deve manter sempre Preparado um material inflamável e aguardar que o tempo e as circunstâncias estejam favoráveis deve-se observar que a época mais adequada para o uso do fogo são os períodos quentes e secos ainda os dias mais propícios para o alastramento das chamas são
aqueles em que a lua estiver passando pelas constelações da cesta dos Ventos do Muro das asas e da plataforma do carro pois estas constelações determinam dias ventosos no ataque com fogo deve-se estar preparado para variar a maneira de agir de acordo com as mudanças de situação que podem ser cinco primeira quando o fogo invadir o acampamento do inimigo deve-se esperar uma reação imediata no entanto se as tropas inimigas permanecerem em silêncio mesmo com o lavrar do fogo contenha seu ímpeto e não ataque segunda se logo após atear fogo observar que as chamas ganham altura e
se puder atravessá-las ataque e não dê ao inimigo a chance de apagá-las se não puder atravessar As Chamas permaneça Onde está terceira Se for possível iniciar um ataque com fogo estando fora do campo inimigo não entre em suas fronteiras mas assegure-se de atacar no momento mais adequado quarta considere sempre a direção do vento atacando em seu favor jamais ataque contra o vento ou vai sofrer tanto quanto o inimigo quinta se o vento soprou continuamente durante todo o dia Certamente ele cessará ao anoitecer tome precauções para não ser surpreendido todo exército bem treinado deve dominar os
cincos desdobramentos relacionados ao ataque com fogo e devem ter conhecimento do movimento das Estrelas para identificar os dias mais adequados para que possa iniciar esse tipo de ataque demonstra grande inteligência aquele que usa o poder do fogo para atacar os que usam a água conseguem um acréscimo de força mas não são eficientes em privar o inimigo de suas provisões a água será bem utilizada para interceptar e ilhar o inimigo as diferentes maneiras de combater com fogo proporcionam uma plena Vitória mas é preciso saber colher os frutos ou todo esforço será uma perda de tempo é
de grande ân também reconhecer o mérito de teus hom e recompensá-los pois se tuas tropas só enfrentarem dificuldades e trabalho sem o devido reconhecimento perá oeito de te exito ocido melora seus recursos coma seus soldados autoridade mantém-nos juntos pelaa fé e os tor serviçais por boas Recompensas se a fé diminuir haverá separação se as recompensas forem deficientes as ordens serão desrespeitadas em batalhas quaisquer que sejam os resultados o gosto sempre será amargo mesmo para Os Vencedores portanto a guerra deve ser a última solução e só deve ser travada quando não existir outra saída um soberano
jamais deve decidir pela guerra se estiver dominado pelo Ódio ou Vingança um bom Comandante não não deve mobilizar suas tropas se tiver o coração tomado pelos mesmos sentimentos ambos devem aguardar dias mais serenos para ponderar Pois uma pessoa em crise pode recuperar seu bom humor assim como uma pessoa no calor da Paixão pode encontrar novamente equilíbrio não marxe a não ser que veja alguma vantagem não use suas tropas a menos que haja alguma coisa ser ganha não lute a menos que a posição seja crítica pois o que jamais poderá ser recuperado totalmente é um estado
devastado pela guerra nem tampouco ressuscitar seus mortos Capítulo 13 Os Espiões sunzu disse constituir um exército de 100.000 homens e percorrer com ele longas distâncias gera grandes perdas ao povo e custa muito para os cofres públicos podemos estimar cerca de 1 peças de our por isso acarretará distúrbios internos e externos homens cairão exaustos nas estradas e cerca de 700.000 famílias terão dificuldades de manter seus trabalhos nos campos uma guerra pode durar anos a vitória é decidida em um único dia portanto continuar na ignorância a respeito da condição do inimigo para poupar quantias em dinheiro é
um ato extremo de desumanidade Não lamente o dinheiro empregado para corromper traidores e obter informações do campo inimigo O que possibilita oo soberano inteligente e seu Comandante conquistar o inimigo e realizar façanhas fora do comum é a previsão conhecimento que só pode ser adquirido através de homens que estejam a par de toda a movimentação do inimigo por isso deve se manter Espiões por toda parte e informar-se de tudo existem cinco tipos de espiões que podem ser usados Espiões locais agentes internos agentes duplos Espiões dispensáveis e Espiões indispensáveis quando os cinco tipos de espiões estão ativos
e ninguém pode descobrir o sistema secreto chama-se a isso teia imperceptível primeiro Espiões locais são os próprios habitantes do país inimigo quando colocados a nosso serviço segundo agente internos em geral São funcionários do inimigo homens ofendidos por ocuparem posições subalternas concubinas gananciosas por ouro pessoas volúveis que estão sempre em cima do muro para lidar com este tipo de espião é necessária muita cautela terceiro Espiões duplos são Espiões do inimigo que trazemos para o nosso lado através de suborno e promessas liberais nós os induzimos a fornecer informações falsas a inimigo e ao mesmo tempo espionar seus
compatriotas quarto Espiões dispensáveis são nossos próprios agentes a quem damos propositalmente informações falsas a nosso respeito a fim de que quando forem capturados ou nos traírem passem informações erradas fazendo então com que nossos inimigos tomem medidas inadequadas esses Espiões certamente serão mortos por fornecerem informações falsas e finalmente Os Espiões indispensáveis ou Sobreviventes são aqueles que voltam do campo do inimigo com informações esse tipo de espião deve sempre fazer parte de seu exército em geral são homens fortes ágeis dotados de grande sagacidade e acostumados a toda espécie de trabalho sujo assim o comandante Dev manter sempre
uma relação deidade com os recos reg e os assuntos referentes a estes hom devem ser mantidos em absoluto sigilo somente um governante Sagaz e intuitivo é capaz de empregar Espiões só o comandante humano e justo é capaz de fazê-los trabalhar e sem uma Sutil e engenhosa habilidade mental não se pode ter certeza da autenticidade de seus relatórios quando um assun seco de esp prematuramente o Espião deve ser morto juntamente com aqueles que tenham tomado conhecimento da informação de maneira geral se o objetivo for esmagar um exército sitiar uma cidade ou assassinar alguém é necessário obter
a identidade do comandante das tropas de defesa seus ajudantes e conselheiros os guardas encarregados dos portões e as sentinelas nossos agentes devem ser empregados para assegurar essas informações é de extrema importância localizar as pessoas enviadas como Espiões pelo inimigo se cuidarmos delas com generosos subornos podemos empregá-las como agentes duplos e através destes poderemos recrutar Espiões locais e agentes internos Além disso é a partir do trabalho dos agentes duplos que saberemos quais falsas informações devemos passar aos Espiões dispensáveis para que transmitam ao inimigo e Com base no que obtivermos dessas mesmas Fontes poderemos completar as missões
dos agentes indispensáveis desta forma Os Espiões duplos devem ser tratados com a maior generosidade pois eles são a chave de todo serviço de espionagem Os Espiões são peças de fundamental importância em uma guerra porque a capacidade de movimentação eficiente de um exército depende do serviço secreto destes agentes Portanto o soberano esclarecido e o comandante ábio por serem capazes de atrair pessoas de extrema inteligência para se tornarem seus Espiões estarão destinados a grandes conquistas [Música]