O Caio, quando o Evangelho se refere aos lobos e ao joio, ele está se referindo a pessoas que fazem tais coisas conscientemente, ou seja, se dedicam realmente a fazer a obra de Satanás, ou ele está se referindo a pessoas que fazem esse papel e nem percebem o que estão fazendo. O joio, aos olhos, são pessoas predestinadas a isso; são pessoas que fazem mal propositadamente ou são pessoas que podem ser transformadas em trigo. Ajude a entender isso, Caio.
Bom, eu acho uma pena, porque, como eu era pequenininho, se sabe quando é que o aprendiz, quando a assembleia, para falar, com os oito anos da 8ª na escola dominical. Mas olha, eu só vi me converter muito tempo depois de oito anos. E se eu sabia, qualquer dano à Igreja Presbiteriana, com frequentado, ser ensinado assim, porque esse texto está interpretado por Jesus.
Então a minha interpretação só vai empobrecendo a interpretação do Evangelho. Jesus contou a parábola do joio e do trigo; aí os discípulos ficaram, sim, com aquela vontade de saber quem era o joio, quem era o trigo, se era para separar. Senhor, quem é o joio, quem é o trigo?
Jesus explicou: o trigo são os filhos do Rei, são os que andam. Quem são os filhos do Rei no reino de Deus? Não é verdade?
Justiça e bondade. Filho do reino são os que vivem em busca da verdade, justiça e bondade em qualquer lugar da Terra, dentro ou fora da igreja. Claro que isso aí não tem passado.
Seus filhos do reino são esses seres, filhos da luz, são filhos do amor, da verdade, da justiça. Na verdade, esses são trigo, de fato. Esses são pão da vida no mundo.
O joio, ele disse: o joio que foi colocado no mundo foi um inimigo que fez. . .
O que lhe perguntarem quanto ao joio, a resposta foi: um inimigo fez isso. Ou seja, o que Jesus está dizendo é que foi a ação do adversário, a ação de Satanás, a ação do opositor do significado e da bondade, do amor e da verdade na vida. Portanto, joio é quem vive sob mentira, injustiça, iniquidade, engano, manipulação, hipocrisia.
O que a grande manifestação do joio é a hipocrisia. Ele parece com o trigo, mas não é. [Música] Parece.
Ele é o rei da aparência, mas ele não é. Esse é o grande inimigo do Rei no mundo. São esses que têm cara de trigo, mas não são.
Por isso, as prostitutas nos precedem, precedem os que têm cara de trigo. Muitas vezes, esses religiosos, países, aquela mostrada. .
. Todo ele disse a eles: Olhem, Betriz, os publicanos, os pecadores, vejam, no reino de Deus, porque eles são explícitos. Eu não estou enganado, ninguém.
Eles são a prostituta. Pergunta: quer comer? R$100 reais e acabou, não está apaixonada por Tino, que nada vai transformar aquele leite; não é hipócrita.
Não. Agora, o joio. .
. No joio, o joio teologia, o joio filosofou. O joio abre ONG; no joio, tem cara de bondade.
O joio tipo Kombi pelas costas. O joio está seduzindo com a mulher, o juiz já querendo te enganar. O joio tem uma agenda oculta em jogo.
Está cheio de outros interesses, mas me parece, parece. . .
E que lugar é esse? Tem gente que pensa que o lugar dessa parábola é a chamada igreja. Não!
Jesus diz que o ambiente da parábola, em Mateus 13, leia, o ambiente da parábola é o mundo e a sociedade humana. Portanto, a gente está falando. Jesus está descrevendo a realidade planetária.
Ele está descrevendo como o mundo é. No mundo, tem gente trigo, e no mundo tem gente joio. E ele está dizendo qual é a maior tentação dos que se presumem superiores e com capacidade de discernir.
Em geral, são os mais enganados, mais equivocados. Que têm mais chance de se aliarem a Satanás na história são os que pensam que sabem quem é o joio. E Jesus disse: não, não.
Para eles, são muito iguais. Me parecia a diferença é que, quando chega a época de dar fruto, o trigo dá fruto e o joio não. Por isso, Jesus disse: pelos seus frutos os conhecereis.
Em tudo ou nada. No entanto, não cabe a vocês a tarefa de separar o joio do trigo. Em qualquer que seja a medida, seja hoje na sociedade, ou seja um novo, respectivos, cardiológico, como aparece na parábola de Jesus, disse que, na perspectiva escatológica, são os anjos que vêm para separar.
Ou seja, está dizendo que isso é uma ação divina que transcende ao vocês fazer essa separação. Numa sociedade como a nossa, que separa o joio do trigo, é o Espírito Santo através do fruto que cada um dá. E qual é o fruto do Espírito?
É amor, alegria, paz, longanimidade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Assim, eu vejo que o meu Deus, esse cara é trigo porque ele dá esse fruto. Agora, eu vejo toda hora trigo se convertendo em joio.
E essa pergunta de trigo se converter em joio. . .
Desse trigo não se convertesse a João, onde ele estaria? Um dia que você estaria. .
. Cá. Se enxerga que você entende a parábola?
No dia que o Brasil estaria. . .
Se trigo não se converter esse joio? Não se convertesse em trigo? Estava joia, joio, joia, Jorge.
Chama todos. Nós, é joio do joio, não estava nada, joia. Agora, o trigo se converte em joio.
É a pergunta: joio se converte em trigo? Por isso eu prego o Evangelho, porque joio se converte entre. .
. Eu sou a maior demonstração disso. Agora, trigo vira joio, vira, vira definitivamente.
. . Joio não é a minha questão.
Eu, quando vejo um trigo que se joga em estado de joio, estou de joio. Eu prego a palavra, ensino a palavra, eu instruo, eu acolho. Eu não sou juiz.
Aí o cara fica intrigado, ela que fica intrigada e se convertia em trigo. Obras. 32 entre dino, entregado, encantam, intrigado, e aí eles ainda abertas dessa Joyce perversa que estava há meses.
Agora, se é predestinado, não um conselho: esquece, isto é destinado, sou eu. No dia de hoje, eu estou vivendo a vida para a qual fui predestinada. Vindos de todo predestinado, não tem essa conversa: ele vive aquilo para o que ele foi predestinado.
Ele foi predestinado para o que? Para refletir a imagem de Deus segundo Cristo Jesus. Então, o que é ser um predestinado?
É repetir Jesus. Deve ver também o fruto do Espírito: amor, alegria, justiça, liberdade, paz. E se esse é o hoje dos predestinados, predestinado não tem ontem, está perdoado.
Não tem amanhã porque não chegou para o destinado. Só tenho o dia chamado hoje, onde lhe dá o fruto para o qual lhe foi destinado. À tarde, resta-me desculpa, gente, é idiotice.
É que o TSE basta dizer que diante: vamos lá, é isso aí, é isso aí. A maior característica, jóia, que é entendimento. E me entreguei.
O júri intriga, o trigo. Oi, trigueiro filho que foi empregado na briga. Pois não, tarde, e fica querendo desviar o trigo que o JJ e Ghani ficam intrigando.
Trigo até o trigo ficar com tanta raiva que se torna junho. Ele, Jorge, é o trigo, virar pastora em um jogo e fica com ódio, e se intriga tanto que se justifica. Ele, jogador de S.
Jorge, jóia. E sim, quem jogue o Jô. Eu tô aí.
O que a ele fica tão enjoado que às vezes acaba do papo de graça e se converte em perigo.