Bom dia a todos é sempre uma alegria estar com vocês estar nos eventos da associação paulistana a minha sincera gratidão administração por mais este Gentil convite para lhe falar neste neste evento neste conselho como o pastor La Roca mencionou nós vamos falar um pouco sobre cristianismo Progressista há muita coisa que poderia ser dita muita coisa nós não temos tempo para abordar tudo ou para abordar muito menos para abordar tudo em detalhes nós vamos descobrir alguns pontos e eu acredito que o suficiente para que vocês possam ter uma noção do que é o cristianismo Progressista muito
bem cristianismo Progressista é uma versão do cristianismo que se apresenta como mais legítima ela se apresenta como mais aceitável mais palatável do que a fé tradicional o alvo dos progressistas é a fé tradicional Este é o alvo deles neste livro que eu tenho aqui um título interessante em inglês que sem Fish significa o peixe que beija peixe que beija você se lembram que o peixe era um antigo símbolo cristão é uma ideia do peixe que beija é o peixe que vai em busca de outro e aceita recebe Esse é o a ideia do título o
peixe que beija e daí é um subtítulo cristianismo para pessoas que não gostam do cristianismo percebo Onde está o foco deles foco deles é o cristianismo tradicional cristianismo para pessoas que não gostam do cristianismo ele diz assim boa parte dos motivos pelos quais muitos estão deixando a igreja porque eles não estão cientes do cristianismo Progressista ou das congregações cristãs progressistas Claro dizer-lhe esta não é a única razão mas é trágico Que tantas pessoas não estão cientes de que há uma forma de fé que Muitas delas haveriam de apreciar bastante e aqui entra portanto [Música] o
objetivo deles é uma nova forma de cristianismo para aqueles que não gostam de cristianismo um outro livro que eu também tenho aqui livre questions vivendo as questões [Música] a ideia experimentando os as questões com as quais o cristianismo está lidando agora e o subtítulo a sabedoria do cristianismo Progressista dois autores dois pastores evangélicos norte-americanos felton Murphy declara o seguinte muitas pessoas simplesmente não estão mas nem aí não estão mais nem aí elas pararam de frequentar a igreja tempos atrás porque nada daquilo que elas ouviam experimentavam encontrava Eco dentro delas o envelhecimento abandono das igrejas chamadas
linha duras é apenas um dos sintomas desse desinteresse insatisfação com a forma como as igrejas fazem religião sem uma reavaliação dos mitos que organizavam a fé cristã a igreja está fadada Inglesa a expressão é envenenada a igreja está fadada se tornar tão irrelevante como Muitas igrejas do passado é exatamente essa ideia as pessoas estão deixando a igreja porque não aguentam mais aquela versão rançosa da Fé não aguentam mais eles dizem que aquela forma como a igreja como a fé está organizada envolve mitos é mitológica e se a igreja não se renovar ela está fadada ao
fracasso é exatamente esta a ênfase deles se a igreja não se renovar ela está fadada ao fracasso um outro autor John Shelby muito popular nos Estados Unidos escreveu vários livros um deles este aí literalismo bíblico A heresia gentílica literalismo bíblico aí você já pode deduzir um conteúdo ele está atacando a interpretação literal da Bíblia como sendo uma heresia não Judaica E aí todos nós estamos incluídos nessa heresia não somos judeus pelo menos a grande maioria visto que considerar visto que eu considero o literalismo bíblico o meu computador não andou fazendo umas correções eu não percebi
ele está correções do português para o inglês visto que considero literalismo bíblico como uma heresia gentílica eu sinto a necessidade ardente de expor o fundamentalismo por aquilo que ele é a menos que o literalismo seja fortemente desafiado na igreja cristã propriamente dita ele vai na minha opinião destruir a fé cristã o fundamentalismo que para eles é o cristianismo tradicional precisa ser desafiado e precisa ser desenragado do contrário ele o fundamentalismo vai destruir a fé cristã olhem outros títulos que ele Já publicou libertando os Evangelhos reivindicando a Bíblia para um mundo não religioso Vivendo em Pecado
repensando a questão da homossexualidade ou do homossexualismo ressurreição mito ou realidade você já pode imaginar qual é a resposta dele um novo cristianismo para um novo mundo porque a fé tradicional está morrendo e como uma nova fé está nascendo Esses são apenas alguns exemplos alguns autores existem diversos outros muito bem qual é o propósito do cristianismo Progressista portanto eu já disse resgatar a fé daquilo que eles chamam de fundamentalismo resgatar o Verdadeiro Jesus o verdadeiro significado de sua vida e de seus ensinos Por que que eles dizem isso eles dizem que o cristianismo tradicional não
é bíblico cristianismo tradicional produto dos teólogos não é bíblico cristianismo tradicional é baseado em conceitos conceitos não é baseado nem em prática verdadeira religião tem que ver com a prática da fé não com doutrinas e o cristianismo tradicional é baseado em doutrinas conceitos cristianismo tradicional não atende as reais necessidades do crente Quais são as reais necessidades do crente são aquelas definidas pelas pressões contemporâneas as reais necessidades do crente são aquelas definidas pela pressão dos dias em que nós vivemos por exemplo homossexualismo cristianismo tradicional é fechado é exclusivo ou exclusivista intolerante é literalista ele aceita de
modo literal interpreta de modo literal supostos mitos que existem nas escrituras e é fundamentalista nós temos uma tradicionalmente esses termos Liberal conservador fundamentalista tem uma outra tem um outro significado nós não nos identificamos como fundamentalistas nós nos identificamos como conservadores uma posição equilibrada não somos liberais não somos fundamentalistas em geral essa definição de onde você está ou o que é uma coisa e outra tem que ver com um conceito de inspiração O Liberal rejeita a doutrina da inspiração e o fundamentalista acredita numa inspiração mecânica inspiração verbal como se a Bíblia fosse resultado de um ditado
já o conservador aceita a inspiração mas uma inspiração dinâmica Deus inspira pensamentos não necessariamente dita palavras para o escritor bíblico Esse é o posicionamento da Igreja Adventista de vários outros segmentos cristãos conservadores então existem três posições e normalmente esses termos fundamentalista conservador Liberal tem que ver com a visão acerca da Inspiração das escrituras acontece que O Liberal olha para lá que que ele vê Ele olha para lá ele só vê fundamentalista o fundamentalista olha para lá ele só vê Liberal discordou deles é liberal discordou deles é fundamentalista eles não fazem a distinção que nós fazemos
portanto para eles qualquer coisa que foge aquilo que eles estão defendendo é fundamentalismo e precisa ser mudado na verdade o cristianismo Progressista não passa de uma abordagem pós-moderna a fé cristã uma completa modificação da Fé você já puderam perceber uma completa modificação da Fé pressionada ou causada por uma nova mentalidade que existe no mundo que é o chamado pós-modernismo que é o pós-modernismo pós-modernismo é uma nova maneira de pensar de enxergar a vida que emergiu final dos anos 80 claro que isso não acontece da noite para o dia é um processo que em alguns casos
leva décadas uma mudança na maneira de ver a realidade de pensar alguns autores dizem que começou mais no final da segunda guerra mundial com os modernismo é uma reação ao modernismo modernismo era como os filósofos e sociólogos definem a mentalidade que existia até segunda guerra mundial começo dos anos 80 e agora as coisas estão mudando a humanidade não pensa mais da mesma forma então eles deram um novo nome pós-modernismo que caracteriza o pós-modernismo eu acho que passou um monte de coisa aqui que que aconteceu aqui nossa poderia pôr no começo de novo por favor alguma
coisa aconteceu vamos lá Será que fui eu que apertei aqui que que está acontecendo Passou vamos lá vamos lá de novo um dois aqui aqui A propósito eu comecei a preparar o PowerPoint mas não tive tempo de terminar é possível que as duas próximas palestras nós vamos seguir sem o PowerPoint que é o pós-modernismo uma preocupação com o indivíduo e não com o coletivo modernismo se preocupava mais com o coletivo a valorização do aqui do agora pós-modernismo perde uma grande visão da vida perde uma narrativa da vida e do ser humano modernismo ainda tinha o
pós-modernismo valoriza só aqui o agora subjetividade nada concreto e fixo o modernismo ainda buscava a verdades objetivas embora o modernismo não seja também não seja Cristão mas ele buscava verdades objetivas o pós-modernismo nada é fixo nada é objetivo tudo é relativo tudo é relativo aquilo que antes era tido como verdadeiro passa a ser visto apenas como uma hipótese a mais no conjunto de hipóteses portanto eles aceitam multiculturalismo e a pluralidade que é o fruto da globalização e a valorização de cada cultura não existe cultura melhor não existe cultura pior Portanto é melhor ou não citar
alguns exemplos aqui pelo menos não por enquanto mas toda e qualquer Cultura é valorizada como legítima como válida não importa onde você esteja quem você é sua cultura é reconhecida como legítima e como válida portanto eu vi num post recentemente no Instagram de um pastor adventista pelo menos na época converter os índios sim mas mudar a cultura deles não de forma nenhuma coisa mais esdrúxula que eu vi no mundo cristianismo é uma cultura como eu vou converter alguém sem mudar o seu estilo de vida sem mudar o que ele come sem mudar o que ele
pensa sem mudar as relações dele com família com pessoas como cristianismo é uma cultura Monte culturalismo e pluralidade fruto da fruto da globalização a valorização de cada cultura fragmentação misture combinação de diferentes estilos tendências e culturas tudo é válido tudo é legítimo é o seu estilo tá ótimo o meu é assim tudo vale descentralização nada de pensamento regido pela igreja nada do pensamento regido pela pela bíblia vamos descentralizar vamos democratizar as ideias mesmo governos a banalização ou ausência de valores um excessivo humanismo humanismo Quando o homem se coloca no centro Deus é tirado Quando o
homem se coloca no centro então os valores praticamente não existem e eu vou citar um pouco mais sobre isso mais tarde principais influências o modernismo o pós-modernismo embora ele reaja contra alguns dos conceitos modernistas ele preserva muita coisa que é modernismo por exemplo a secularização secularização totalmente uma abandono do conceito de Deus um abandono da necessidade de ser religioso religiosidade bíblica a modernização da cultura ocidental envolve um processo acentuado de secularização modernismo representou um rompimento com as instituições crenças e práticas religiosas cristãs ele rejeitou o conceito tradicional de autoridade estou falando do modernismo substituindo pela
autoridade da razão eu defino eu defino que é verdade ciência materialismo modernismo pós-modernismo continua com essas coisas a visão de Deus por exemplo e outra forte influência no pensamento pós-modernista é o chamado Marxismo cultural Marxismo cultural se vocês olharem na internet a primeira coisa que vai aparecer ele vai ser mais ou menos o seguinte é uma teoria de conspiração primeira coisa que vocês vão buscar vão ver na internet a Teoria da Conspiração eles dizem eles dizem eles que o Marxismo cultural é uma teoria de conspiração mas é só ele nos livros que eles já publicaram
eles usam essas expressões essa expressão Marxismo cultural eles usam eles vêm usando essa expressão por décadas e o propósito deles é explícito no livro nos livros nas publicações Marxismo cultural se destina a derrubar o cristianismo da cultura ocidental Eles tentaram antes implantar o chamado Marxismo material de Karl Marx o comunismo não deu certo mesmo nos poucos países em que ele foi adotado foi uma tragédia um fracasso nenhum outro movimento na história da humanidade movimento político foi responsável por tantas mortes milhões de pessoas Marxismo material não deu certo agora Eles mudaram o foco agora é o
Marxismo cultural e o maior obstáculo do Marxismo é cultural no ocidente é a fé cristã e eles são explícitos no seu esforço de tentar derrubar os valores cristãos e substituídos por valores humanos o pós-modernismo é grandemente influenciado pelo Marxismo cultural muito bem indo para o cristianismo Progressista O que é então o cristianismo Progressista eles se caracteriza por um questionamento da tradição Cristã eu questiono aquilo que eu considero fundamentalista antiquado passado eles aceitam a diversidade humana porque porque tudo é válido todas as diferenças são aceitas não existe melhor ou pior aceita uma diversidade humana Homossexualismo qualquer
outra sexualidade alternativa qualquer outra cultura qualquer outra religião forte ênfase na justiça social aqui no agora lembre-se quando eu falei Eles perdem de vista a meta narrativa não existe uma história maior na qual nós estamos inseridos O que vale é só a sua história a minha história ou aqui e eu agora portanto uma forte ênfase na justiça social produzida por essa mentalidade preocupação com o meio ambiente a única coisa que sobra para mim é o ambiente então eu tenho que preservar o ecossistema substituição da cosmovisão bíblica por uma cosmovisão humanística muito bem vamos de forma
mais específica agora aos ensinos vamos de forma mais específica aos ensinos deles o tempo está correndo eu não sei se eu vou conseguir cobrir tudo às escrituras eles dizem que as escrituras são mitológicas contém relatos mitológicos culturalmente condicionada uma mentalidade antiga pré-científica e não devo levá-las a sério eles defendem graus de inspiração na verdade quando eles falam em graus de inspiração o que ele realmente estão querendo defender é que a Bíblia não é inspirada a Bíblia é humana é isso que eles querem dizer mas eles e aqui está um detalhe liberalismo teológico surgiu entre filósofos
e teólogos nos séculos final do século 18 começo do século 19 ou século XIX liberalismo teológico surgiu na academia entre teólogos e filósofos já cristianismo Progressista surgiu nas igrejas entre pastores essa é uma grande diferença entre o liberalismo e o progressismo portanto eles ainda tentam utilizar a linguagem que nós utilizamos Mas eles dão outros significados a linguagem as palavras aos termos que nós usamos eles defendem o chamado Canon dentro do Canon que que significa isso existem partes da Bíblia que são mais inspiradas ou mais autoritativas que outras é o cano dentro do cano conceito comum
entre eles Chaves neutica Jesus por exemplo é a chave para interpretar a Bíblia nós falamos isso mas não da forma como eles não fala como eles fazem nós falamos isso porque a Bíblia tem um propósito cristológico revelar a Cristo para eles a chave hermenêutica Jesus é utilizada para descartar partes da Bíblia que não se harmonizam com aquela interpretação específica o princípio cristológico muito bem com relação a Jesus Cristo um outro ensino eles dizem que Jesus é a revelação final de Deus bom esse termo não está na Bíblia a Bíblia diz que Deus se revelou aos
pais pelos profetas de muitas formas e nestes últimos dias nos falou também pelo filho O Novo Testamento embora Jesus diga quem me vê a mim vê O Pai o novo testamento não joga não coloca a revelação de Deus por meio de Cristo contra as revelações por meio dos Profetas e Apóstolos vocês estão me entendendo ela continua a uma progressividade mas dentro de uma unidade Mas eles jogam aqui uma oposição entre uma coisa e outra eles dão uma grande ênfase no amor no amor de Deus e no amor de uns para com os outros Eles não
aceitam o conceito de justiça divina não aceitam Só o Amor eles rejeitam por rejeitarem o conceito de Justiça eles rejeitam que Jesus tenha morrido em nosso lugar que é o conceito de substituição Penal eles dizem apenas que Jesus morreu por nós não em nosso lugar alguém pode falar mas eu nunca ouvi isso às vezes nós temos que prestar atenção não só naquilo que as pessoas falam mas também naquilo que elas não fala quando você não ouve ênfase no pecado quando você não ouve ênfase na justiça divina quando você não ouve que a morte de Cristo
foi para nos redimir dos nossos pecados a um problema há um problema os cristianis os cristãos progressistas rejeitam a ideia de que Jesus morreu em nosso lugar que é uma das doutrinas mais sagradas que nós temos tem que ver que o plano da Redenção a ênfase deles é na humanidade de Jesus Jesus como um mestre um exemplo moral esse outro livro aqui salvando resgatando Jesus da Igreja Jesus se tornou refém da igreja essa é a ideia ele chega a dizer que a divindade de Jesus é produto de desonestidade acadêmica ele usa essa expressão no livro
a divindade de Jesus é produto de desonestidade acadêmica adorar o Jesus Divino é fazer um ídolo daquilo que é temporal Capítulo 1 do Livro Jesus o mestre não Salvador não Salvador você pode dizer mas eu nunca vi isso é verdade que existem diferentes graus nem todos os progressistas estão no mesmo no mesmo ponto do espectro vocês estão me entendendo Alguns são mais radicais outros são os pouco menos mas em tese os conceitos são esses que eles defendem Ou pelo menos não enfatizam o pensamento tradicional nos ensinos fundamentais para o cristianismo Progressista é o chamado parenteísmo
teismo clássico Deus e o Universo são coisas diferentes Deus é uma coisa o universo criado é outra coisa Deus criou o universo Esse é o ateísmo clássico é assim que nós sempre queremos existe também O panteísmo Pagão panteísmo Pagão tudo é Deus então a esta pedra Deus esta árvore é Deus este Rio é Deus Este é o panteísmo tá tudo é Deus no teísmo clássico Deus é uma coisa o universo é outra no panteísmo Pagão tudo é Deus os cristãos progressistas vêm com o chamado parenteísmo Deus está em tudo e tudo está em Deus é
uma ênfase na imanência Divina imanência é o conceito de como Deus se relaciona com o mundo Deus se relaciona com o mundo estando presente o verbo se fez carne habitou entre nós me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles habito com o contrito e abatido de espírito Deus no mundo imanência e a Bíblia também fala da transcendência Deus está acima meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos assim como a terra mais alta que o céu é mais alto que até a transcendência os progressistas acabam destrói eliminam a noção de
transcendência e enfatizam apenas a imanência e eles cunharam esta na verdade não foi eles que cunharam foram alguns filósofos antes deles que cunharam o termo panenteísmo mas notem o que esponjas eu já citei esse autor hoje temos que nos distanciar desse Deus do teísmo Sobrenatural que põe perigo a nossa humanidade você falar naquele Deus transcendente põe um perigo a humanidade humana retornar a um Deus que permeia vida tão profundamente que a nossa humanidade se torna o próprio meio pelo qual nós experimentamos a presença divina Deus está na sua experiência Deus está na Minha experiência é
assim que eu experimento divino essa ideia de inclusive orar a um Deus transcendente que está nos céus Não não é aí não é por aí você vai você tem Deus nós temos Deus em nós Deus em nosso coração é tudo isto Isto é tudo para eles conceito de parenteísmo Outro ponto por eles defendidos por eles defendido é o princípio da chamada o conceito da chamada hiper graça na verdade hiper graça nada mais é do que ela velha ideia do Evangelho açucarado o evangelho diluído ênfase na graça ênfase no amor Nada mais é do que a
velha a ideia com o termo novo com rótulo novo a graça Suprema e a Graça Incondicional ora Nós cremos nisso não a graça Suprema e a graça é incondicional eu não faço nada para merecer a graça eu recebo a graça pela fé em Deus eu apenas recebo mas quando eles dizem que a fé Suprema a fé Incondicional eles querem dizer que a fé não depende a graça não depende de absolutamente nada antes não depende de absolutamente nada depois parece que tá tudo certo mas a graça não conduz a nada depois a graça não faz modificação
na sua vida ela não conduz a nada nada antes nada depois nós vamos falar um pouco sobre isso a ideia de obediência Novo Testamento faz diferença entre as obras da lei que são meritórias e as obras da fé que são a consequência da Graça certo as obras da Fé são as obras que o Cristão salvo pela graça vai evidenciar em sua vida para eles o conceito de obras ou de obediência legalismo você falou em lei é legalismo quando você introduz a lei na equação pronto acabou a graça é legalismo universalismo preste bem atenção se a
graça é soberana se a graça não depende de nada antes nada depois pergunta Quem vai se perder ninguém se perde o universalismo é o conceito de que todos vão ser salvos todos porque porque a graça de Deus é extraordinária ninguém vai se perder no fim Deus vai salvar todos outra ênfase deles conceito de salvação presente eles redefinem pecado pecado assume uma outra definição pecado tem que ver com justiça social pecado desigualdade Isso é pecado desigualdade é uma dimensão social do Pecado o futuro pouco importa é o presente salvação não tem que ver com o retorno
no futuro de um estado passado não salvação é aqui e agora olha esse autor aqui do peixe que beija existindo ou não o céu literal nós somos cristãos não por causa de uma recompensa ou glória futura mas para viver uma vida fiel a Jesus e seu caminho aqui e agora para experimentar e compartilhar a salvação ou plenitude e o reino de Deus aqui e agora Por que que eles dão tanta ênfase Nas questões sociais na ecologia claro que o Cristão é preocupado com questões sociais é claro que o Cristão é preocupado com Ecologia não há
nenhuma dúvida disso mas a questão deles é que eles não vem mais nada além disso não vem absolutamente mais nada o seu futuro esqueça vamos temos que nos preocupar com aqui e o agora aí a ênfase Nas questões sociais ortopraxia em vez de ortodoxia ortopraxia se é um termo técnico ortopraxia tem que ver como prática correta ou pós em grego é correto reto praxia tem que ver com prática então prática correta em vez de doutrina correta Eles não estão preocupados com doutrina com ortodoxia eles estão preocupados com Vida Prática todo Cristão é preocupado com a
Vida Prática Mas eles dizem que nós não devemos nos preocupar com doutrina com ortodoxia eles dizem que doutrina é lógica humana que eu pego um texto aqui eu pego outro texto ali outro lá então é lógica humana a minha construção doutrinária é lógica humana fé dizem eles é seguir a religião de Jesus não há cerca de Jesus fé não tem que ver com o que eu acredito sobre Jesus mas com a medida em que eu exemplifico na minha vida a vida de Jesus isso é verdadeira religião ênfase na experiência humana razão e experiência Acima das
doutrinas e regras eles odeiam regras eles odeiam regras eles descartam doutrinas como coisa humana lógica humana eles gostam de falar na Liberdade do espírito a liberdade do espírito o vento sopra para onde quer ouve-se a sua voz mas não sabe de onde ele vem nem para onde vai assim é o Cristão Cristão guiado pelo Espírito nascido de novo e guiado pelo Espírito ele pode ir em qualquer direção que o espírito conduzir e aí não importa a direção eles vão falar é o espírito que está me guiando é a liberdade do Espírito vocês já Ouviram isso
é a liberdade do espírito religião em vez de cristianismo ser religioso é mais importante do que ser cristão ser religioso é mais importante do que Ser Cristão ênfase no sentimento religioso e na ética O que é ser religioso ser religioso é ter um sentimento religioso se é religioso é ser bom Isso é ser religioso isso é muito mais importante do que Ser Cristão portanto eles defendem pluralismo religioso cristianismo não é a única religião no mundo existem verdades em todas as religiões Vamos estudar essas religiões vamos integrar não importa sua origem é o pluralismo religioso Nós
cremos que todos os que seguem o ensino o caminho e o exemplo de Jesus não importa por qual nome e mesmo se eles nunca ouviram de Jesus são irmãos e irmãs em Cristo Vejam a banalização de expressões bíblicas tão sagradas como a expressão em Cristo em Cristo Nós acreditamos que existem verdades fora do cristianismo Claro não há nenhuma dúvida disso eu poderia dar muitos exemplos para vocês mas defender a ideia de que não importa a sua origem isso contribui para a minha compreensão da fé cristã isso torna essas pessoas irmãos e irmãs em Cristo Jesus
o esforço também por harmonizar a Bíblia e a ciência o esforço por harmonizar a Bíblia e a ciência Deixa eu só citar dois exemplos rapidinho aqui quando o meu tempo acabar eu não vou estar nem na metade da primeira palestra por causa daquela eles descartam a transcendência de Deus enfatizo A imanência então Deus está aqui então tudo que acontece no mundo tudo que acontece no mundo são processos divinos processos divinos Então Deus usa os processos naturais Deus não intervei lá de cima como a Bíblia fala não Deus usa os processos naturais portanto evolução por exemplo
é Deus usando métodos naturais eles aceitam a evolução e eles tentam harmonizar a evolução com a bíblia por exemplo o autor recentemente defendeu o seguinte publicou um livro recentemente que vinha ocorrendo a evolução milhões e milhões de anos a evolução quando chegou no homo sapiens NS então naquele momento Deus criou a alma humana e colocou dentro dele aquele foi Adão e a esposa dele foi Eva e aí teve lugar teve início a história bíblica evolução e criação Deus cria a alma humana quando aquele ser evoluiu até o ponto do homo sapiens então ali ocorre a
criação de Gênesis o outro autor que não é teólogo é um filósofo de oxossiânidas ele é um cientista ele procurou resolver uma tensão de acordo com a ciência o DNA humano tem um percentual elevado de similaridade de semelhança com DNA animal Isso é verdade tem a menor dúvida disso Tá certo agora o problema é que eles focam nas nas semelhanças né eles não focam as diferenças mas o DNA humano tem uma semelhança grande com DNA animal Esse é o primeiro ponto segundo ponto é o seguinte todos os seres humanos vivos hoje na terra tem um
ancestral comum isso é Ciência isso é científico tem um ancestral comum tão próximo de nós quanto dois mil anos atrás no tempo de Jesus todos os seres humanos hoje na terra tem um ancestral comum tão próximo quanto dois mil anos atrás Então como explicar essas duas coisas que o nosso DNA é um boa medida semelhante ao animal e como explicar que o nosso parentesco é recente o parentesco entre nós é recente como explicar isso aí entra questões genéticas e biológicas resposta dele vinha ocorrendo a evolução milhões e milhões de anos ainda determinado momento o homo
sapiens Deus crio Jardim do Éden e dentro do Jardim ele queria dar um e Eva no mesmo estágio de evolução daqueles que estavam lá fora vocês estão me entendendo não Deus cria o Jardim do Éden e queria dar um ieva no mesmo estágio da evolução do homo sapiens daquele estava lá fora aí Adão e Eva se cruzam com os de Fora então Adão Os descendentes agora passam a ter DNA animal e um parentesco próximo assim ele resolve os problemas de semelhança de DNA e parentesco próximo é assim as ideias são desse calibre daí para lá
vamos dar algumas respostas agora eu preparei três respostas eu tenho 10 minutos para primeira a palestra número 2 é mais uma e a palestra 3 é uma terceira nessas três eu estarei agrupando vários pontos eu vou ter que acelerar um pouco aqui senão eu não vou cobrir nenhum terço do material muito bem Jesus Cristo vamos dar algumas respostas a eles a questão da divindade de Jesus Como eu disse para vocês eles minimizam eles rejeitam a noção de divindade eles rejeitam que Jesus tenha sido Deus e aí ele tomou a forma humana esqueça Olhe para o
Jesus humano isso aqui o que importa é o Jesus humano eles ignoram a sua divindade eles enfatizam Jesus como um mestre um exemplo moral que que nós vamos fazer com aquelas muitas passagens bíblicas que enfatizam a divindade de Jesus se Jesus é o exemplo que nós vamos fazer com aquelas declarações de Jesus antes que Abraão existisse eu sou o que vamos fazer com essas declarações Eu e o pai somos um eu vim de lá e volto para lá o pai glorifica-me contigo aquela Glória que eu tinha antes da fundação do mundo o que vamos fazer
com as declarações do próprio Jesus Eles não estão preocupados eles são arbitrários seletivos selecionam aquilo que eles interessam ignoram aquilo que não lhes interessa um Talvez um dos maiores apologistas cristãos do século passado século 20 declarou o seguinte alguém que era meramente um homem e disse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre moral ele seria um lunático o povo demônio você tem que escolher ou esse homem era e é o filho de Deus ou então um louco ou coisa pior você pode calá-lo como um idiota você pode cuspir nele matá-lo como alguém
perverso ou você pode cair prostrado aos seus pés e chamado Deus e senhor mas não venha com essa bobagem de que ele foi apenas um mestre moral oh glória se você tem o mínimo de coerência em sua leitura da Bíblia não venha com essa bobagem de que ele era apenas um grande mestre moral o testemunho bíblico é abundante dos Apóstolos e do próprio Jesus quanto a sua divindade no fim das contas vocês vão ver no frigir os ovos mesmo Qual é o ponto ali Jesus e o antigo testamento lembram-se da tal da chave hermenêutico princípio
cristológico interpreto tudo a luz de Jesus mas para eles eu uso isso para descartar aquilo que não me interessa por exemplo Jesus falou alguma coisa sobre o homossexualismo não Então aceita se o homossexualismo e descarta-se aquelas partes da Bíblia em que questionam Homossexualismo porque Jesus nunca nada falou sobre o homossexualismo Jesus e o antigo testamento Jesus pautou sua vida e seu ministério pelas escrituras sagradas Jesus pautou sua vida e seu ministério eu fiz aqui um breve resumo Preste atenção no deserto Jesus venceu a tentação por meio do está escrito seu sermão inaugural em Nazaré Ele
usou Isaías para apresentar suas credenciais messiânicas no sermão do Monte deixou claro que não Viera para anular a lei os profetas mas para obedecerdes ao saber do encarceramento de João Batista Jesus utilizou Isaías além de Malaquias para exaltar o ministério daquele que foi o seu precursor nas disputas com os escribas e fariseus eles reprendia por violarem os mandamentos de Deus reafirmava o conteúdo das escrituras e por meio delas justificava suas ações quando testado por um mestre da Lei um Escriba Jesus mais uma vez recorreu as escrituras deixando claro que o está escrito continuava a ser
autoritativo para o ser humano mesmo acontecia nos seus debates com saduceus Jesus sempre reconheceu os mandamentos de Deus esclarecer recorrendo a Moisés que o princípio da obediência é o amor aproximar-se de Jerusalém onde Em breve seria morto Ele disse que as profecias messiânicas referentes a morte seriam todas Compridas na última semana antes da crucificação de continuava apelando as escrituras para legitimar suas ações na Última Ceia com os discípulos voltou a reconhecer a autoridade da Bíblia ao se submeter voluntariamente ao seu destino Profético pouco antes de deixar o Cenáculo citou Zacarias para explicar os discípulos o
que os aguardavam na cruz usou Salmos para expressar o temor da eterna separação do pai após a ressurreição repreendeu os discípulos por não querer em tudo o que está escrito na lei nos profetas Lucas 24 e um pouco antes de acender aos céus mais uma vez ressaltou a importância das profecias destacando que elas deveriam ser a base da pregação e do testemunho apostólico cadê cadê a evidência de que Jesus não valorizava as escrituras me mostre o único texto Jesus valorizava o antigo testamento 10% das palavras de Jesus registradas nos Evangelhos são extraídas do Antigo Testamento
das palavras de Jesus Jesus citou passagens explícitas de Gênesis do Deuteronômio salvos Isaías Oseias e Malaquias Zacarias explícitas Ele se referiu A Criação de Adão e Eva morte de Abel a corrupção dos dias de Noé e do dilúvio a corrupção dos dias de LoL fogo que desceu do céu a mundanidade da mulher de nó Ele se referiu A Fé de Abraão Isaac E Jacó falou da morte de Moisés e a sarça ardente falou de Moisés no Maná falou de Moisés e a serpente de bronze Davi o pão da proposição falou de Salomão e a Rainha
de Sabá falou de Elias e da viúvo e da Fome falou do leproso na mão falou da morte de Zacarias falou de Daniel e abominação da devolução falou de Jonas e o peixe falou de Jonas e o arrependimento dos mimevitas irmãos Jesus baseava as suas mensagens e nas escrituras do começo ao fim de seu ministério não há o único exemplo se quer de Jesus dizendo não é bem assim não foi bem assim me mostra em um único exemplo se quer não existe simplesmente não existe Jesus enfatizou a continua autoridade das escrituras contínua autoridade lembram-se da
parábola aquela história meio estranha do rico e do Lázaro Lázaro morre vai para o seio de Abraão rico morre vai para o inferno aí o rico tá lá sofrendo e ele olha para Abraão e fala pai Abraão seguinte eu tenho ainda vários irmãos manda Lázaro lá falar para eles para se arrependerem porque o negócio aqui é complicado Você se lembra da resposta de Abraão eles têm Moisés e os profetas ouçam-nos que que é Moisés e os profetas o antigo testamento as escrituras do do do da época do dia eles têm Moisés e os profetas os
não pai Abraão entendeu eles não são bons cristãos não eles precisam mais do que isso se alguém ressuscitar dentre os mortos aí ele se convenceram Jesus falou qual foi a resposta de Jesus se não crê em Moisés e os profetas tão pouco acreditarão se um morto ressuscitar e poucos dias depois um morto chamado Lázaro ressuscitaria e olha o capítulo 11 de João eles tentam matá-la e matar também Lázaro que a evidência da Ressurreição irmãos Jesus sempre reconheceu autoridade bíblica Mateus 5 17 a 20 eu vou ter que minuto e meio posso ir um pouquinho mais
tem uma Valdo Presidente agora tenho a volta do presidente [Aplausos] Acabo de receber o indulto presidencial para ir um pouco além Abra sua bíblia por gentileza Mateus capítulo 5 eu já estudei essa passagem com vocês em alguns em outros momentos mas essa passagem é a coisa mais uma das coisas mais extraordinárias dentro desse tema e ao mesmo tempo ela mostra quão Ridícula é a ênfase daquelas pessoas dos progressistas dos liberais Versículo 17 Mateus 5:17 não pensei que vinha revogar a lei os profetas leis profetas o antigo testamento as escrituras dos dias de Jesus não vim
para revogar eu vim para cumprir que que significa cumprir prestem atenção eu posso não saber exatamente o que que significa cumprir mas eu sei o que que não significa o que que não significa revogar não significa revogar não vim para revogar eu vim para cumprir porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passa em nenhum E ontem eu jamais passará da Lei enquanto durar o céu e a terra a lei continua Seja lá o que Jesus quis dizer pelo termo cumprir uma coisa tá claro não significa revogar abolir anular não
significa isso Pois aquele que violaram desses meus mandamentos posto que dos menores e assim ensinaram aos homens será considerado o mínimo no reino dos céus Isso aqui é uma expressão idiomática Hebraica que significa não vai entrar aquele pois que os observarem ensinar será considerado grande no Reino dos Céus porque vos digo que se a vossa Justiça não for além e muito da Justiça dos escribas e fariseus jamais entrareis que Jesus está introduzindo os escribas e fariseus eram eles que ensinavam a lei em Israel eram eles que ensinava as escrituras em Israel os escribas E fariseus
aí Jesus dá seis exemplos daquilo que ele quer dizer seis exemplos em todos os exemplos dei uma olhada Versículo 21 que que está escrito ali ouvistes que foi dito aos antigos Versículo 27 segundo exemplo ouvistes que foi dito aos antigos terceiro exemplo Versículo 31 também foi dito quarto exemplo versículo 33 também ouvistes que foi ditos antigos quinto exemplo Versículo 38 ouvistes que foi dito sexto exemplo Versículo 43 ouvistes que foi dito Jesus das seis exemplos em todos eles eles se refere a algo que foi dito Jesus Está se referindo a Bíblia Jesus não está se
referindo ao antigo testamento como é que Jesus cita a Bíblia o antigo testamento está escrito uma outra fórmula muito usada por Jesus não tem desnido sempre que Jesus se refere às escrituras ele se refere algo escrito aquele está falando ouvistes o que foi dito ele está se referindo a tradição dos escribas e anciãos como que eles ensinavam a Bíblia como que os escribas e anciãos ensinavam a bíblia por exemplo o exemplo de número 3 Versículo 31 aquele que repudiar a sua mulher delicada de divórcio é assim que os escribas e fariseus ensinavam você quer se
repudiar da sua mulher queimou o feijão tá tudo certo só dá uma carta de divórcio para ela vocês não risada isso está na literatura judaica queimar o alimento é motivo para divorciar-se da esposa está na literatura judaica Tá certo o que que foi vocês gostaram a reação de vocês é porque vocês gostaram se pudesse voltar no tempo e ser judeu né Vamos lá ver o exemplo 3 Versículo 31 aquele que repudiar a sua mulher delicada de divórcio eu porém vos digo qualquer que repudiar a sua mulher exceto em casa de relações sexuais ilícitas está cometendo
um grande erro está violando a lei quem que está citando a lei Jesus Jesus está corrigindo a interpretação dos escribas do antigo Testamento a interpretação que eles dão o antigo testamento não é Jesus citando quando diz assim ouvistes o que foi dito Jesus não está citando a Bíblia ele está citando como os escribas e fariseus citavam a Bíblia Ficou claro essa questão dei uma olhada aqui eles gostam Desse exemplo aqui os progressistas gostam do exemplo de número 5 Versículo 38 ouvistes que foi dito olho por olho dente eu porém vos digo então eles dizem estão
vendo como Jesus está mudando o princípio do olho por olho dente por dente Jesus está mudando o princípio é a única passagem que eles citam mas a interpretação deles é um desastre queridos vejam bem o olho por olho dente por dente ou a chamada lei de talião no antigo testamento não era destinada a justificar a vingança a lei de talião ou Retaliação talião tem vem da palavra Retaliação não era usada para justificar a vingança era simplesmente significa assim o castigo é equivalente a culpa então se você quebrou o dente de alguém você vai pagar com
o dente se você furou o olho de alguém você vai pagar com o olho mas esse é um princípio bíblico naquela teocracia do Antigo Testamento o castigo é equivalente a culpa você fez isso você vai pagar com isso Mas quem determinava a aplicação da Lei era a parte ofendida não era o conselho de ancião era corte era um juízes o juízes julgavam determinavam que havia a culpa muito bem agora os juízes o conselho de anciãos aplicava a pena não era parte ofendida o olho por olho dente por dente não é uma lei destinada Vingança pessoal
A Retaliação que que os escribas e fariseus ensinavam nos dias de Jesus eles usavam a lei de talião para justificar a vingança e eles tinham em mente principalmente os romanos os opressores Então fez mal para você pode pode retribuir pode fazer não é esse o espírito da lei de talião Espírita Leia um princípio de Justiça pena corresponde ao Crime a culpa mas nunca se destinou a ser usado como instrumento de Vingança e nos dias de Jesus era usado como instrumento de Vingança portanto Jesus não está mudando o antigo testamento de forma nenhuma ele está interpretando
o antigo testamento de forma correta de forma correta irmãos eu poderia me demorar nisso aqui mas vamos vamos adiante que que significa cumprir não vim destruir a lei os profetas eu vim cumprir a luz do contexto Jesus vem fazer valer Jesus veio confirmar ele veio validar a lei os profetas ele não veio para destruir eram os escribas e fariseus com suas interpretações caso místicas que distorciam a lei e os profetas ou vistes o que foi dito vistos O que foi dito a tradição dos anciãos tradição oral como eles interpretavam a lei Jesus e o Novo
Testamento e com essa acho que com esse slide aqui eu termino Jesus e o Novo Testamento eles dizem os progressistas dizem não é só Jesus você tem que interpretar usar Jesus para interpretar o antigo e para usar o outro e interpretar um novo testamento também e eu vou dar um exemplo já falei mas vou ser mais específico ele diz assim Jesus não falou nada sobre o homossexualismo Então o que Moisés falou tá errado e o que Paulo falou tá errado sobrou Homossexualismo então eles descartam o antigo testamento e descarta um novo testamento em nome de
Jesus em nome de Jesus curioso muito curioso vocês vão entender Jesus deixou alguma coisa escrito não como que eu sei sobre Jesus por aquilo que os apóstolos escreveram se os apóstolos não tem autoridade então Jesus não existe eu não tenho Jesus sem os apóstolos eu não tenho Jesus Vejam a incoerência ridículo absurda sem os apóstolos não há Jesus a primeira geração de Cristão sim esteve com Jesus como João fala aquilo que nós vimos ouvimos tocamos mas nós nos fomos parte da primeira geração de Jesus não ficou nada gravado não há nenhum vídeo disponível Jesus não
escreveu nada eu dependo totalmente dos Apóstolos e seus associados para saber para conhecer a Jesus Então se os apóstolos não tem autoridade não há Jesus não existe Jesus Quem são os apóstolos que Jesus fez com eles em primeiro lugar Jesus chamou segundo lugar Jesus separou terceiro Jesus capacitou quarto lugar Jesus inspirou quinto lugar Jesus falou agora vão e proclame o evangelho Jesus nos enviou e ele falou eu vou dar para vocês as chaves do reino que vocês abrirem aqui será reconhecido no céu seus esforços evangelísticos vão ser reconhecidos no céu Jesus revestiu os apóstolos de
autoridade irmãos isso é bíblico eu estou lendo Jesus quando eu afirmo isso então se os apóstolos não tem autoridade não há Jesus eu não tenho Jesus Jesus desaparece para qualquer geração que não tenha sido a primeira geração de cristãos e finalmente a importância da doutrina notem que Doutrina Não é importante dizem que é lógica humana a doutrina bíblica pressupõe algo muito básico com relação às escrituras sagradas a doutrina bíblica sim a doutrina são teólogos pegando aqui ali e lá e pondo junto isso é verdade mas o que que teólogos fazem tirando dali dali e dali
a doutrina pressupõe algo muito S que é bíblico toda a escritura é inspirada por Deus Deus é o autor último das escrituras então quando eu pego um pouco aqui um pouco ali um pouco lá eu estou pegando aqui no que quem falou Deus falou eu estou pegando aquilo que Deus falou e agora eu estou organizando de uma forma lógica coerente respeitando o sentido original do texto respeitando o contexto respeitando a intenção original do autor então quando eu faço meu dever de casa muito bem eu tenho isto aqui é o que a Bíblia ensina sobre o
estado do homem na morte é o que a Bíblia ensina sobre salvação é o que a Bíblia ensina sobre vocês estão me entendendo então doutrina nada mais é do que o reconhecimento da autoria Divina das escrituras não é lógica humana logica humana é aquela forma humana de expressar Pedro lendo Paulo ele falou é Paulo é complicado segundo Pedro Capítulo 3 versículos 15:16 tem coisa lá que Paulo escreve que dá trabalho para gente é complicado Pedro já tinha dificuldade com Paulo se você tem dificuldade com Paulo você tá bem acompanhado a mente de Paulo era complexa
Esse é o lado da lógica humana mas a Bíblia não é resultado de lógica humana é Deus se revelando na história de Israel na vida dos Profetas e dos Apóstolos e na vida da igreja irmãos o que está por de trás da ênfase Progressista e eu disse que eu ia chegar nesse ponto é desacreditar a palavra desacreditar a palavra eles querem um cristianismo a sua moda ao seu feitio E mesmo quando usam o chamado princípio cristológico eles estão sendo arbitrários estão sendo seletivos não estão dando uma interpretação correta e completa aquilo que nós lemos nas
escrituras muito bem Esta é a sua primeira parte obrigado