ali área de trabalho que a gente chama desktop a barra de tarefas algumas características sobre a barra de tarefas as janelas e alguns atalhos. Tudo isso eu quero que vocês comecem a incorporar aos poucos na rotina de vocês. É muito importante que você faça uso dessas ferramentas desse aprendizado.
Se você começar a usar no dia-a-dia, você acaba incorporando isso, isso é aprender, porque estou passando para você? porque tem funcionalidades importantes que realmente ajudam produtividade certo? então vamos lá, vamos iniciar então falando sobre o desktop.
Desktop é uma palavra utilizada para dizer área de trabalho, então o sistema operacional quando ele é inicializado, ele traz um ambiente como se fosse uma mesa de trabalho no seu escritório. você tem ali todas as ferramentas e algumas estão dentro da gaveta, grampeador você abre a gaveta e pega e algumas ferramentas ficam sobre a mesa, que aquilo que você precisa sempre estar utilizando mais vezes, então a área de trabalho é usada também para deixar alguns atalhos, alguns arquivos de repente que podem ser utilizados com mais frequência. muitas vezes a gente não vai e guarda a caneta na gaveta, pega um pote e deixa ali sobre a mesa.
Então o desktop é a palavra utilizada para o ambiente de sistema operacional, quer dizer a área de trabalho. Então nós vamos mostrar aqui para vocês eu vou mostrar para vocês aqui como que é essa tela do desktop. Lembrando que as imagens estão sendo utilizadas foram retiradas da internet e a fonte está no final da nossa referências no slide aqui é que vocês podem observar.
isso aqui é uma área de trabalho do Windows 10, não estou acrescentando a minha que meu Windows ele é 11 já não é a versão que pede no edital, mas são bem semelhantes. Então ele é dividido com um papel de parede que a gente chama esse desenho onde tem essa janela que é a tradução de Windows, tem uma janela ali quadradinha, uma imagem padrão do Windows quando a gente acaba de instalar no computador. Então isso é utilizado, muitas vezes a pessoa troca e a gente percebe que embaixo dessa janela, então se a gente observar na parte da parte inferior, essa parte preta, nós temos um objeto que faz parte do desktop.
Então que objeto é esse? esse objeto é a barra de tarefas a barra de tarefas. A barra de tarefas permite a gente observar o que está sendo usado, ter acesso rápido as configurações e notificações do computador, lidar com todas as ferramentas que estão abertas no momento, e também, procurar por aplicações, aplicativos que estão instalados em nosso sistema operacional.
Então essa é a principal funcionalidade da barra de tarefas e ela é representada dessa forma. Aqui embaixo nós podemos observar uma linha preta. Todo o sistema operacional vai possuir uma barra de tarefas, que conta com vários itens.
Cada pedacinho dessa barra de tarefas, tem uma funcionalidade. Então se nós observarmos essa barra de tarefa na área marcada em vermelho, nós vamos perceber que tem um relógio com a data é a hora, Olha só! 2017!
Lembrando que essa imagem foi extraída do site edu. gcfglobal. org, muito interessante acessar a fonte também que lá traz dicas escritas que devem estar imprimido para ler novamente vamos retornar um vídeo, então eu recomendo forte para vocês poderem estar estudando, mas vamos lá voltando aqui essa área vermelha é chamada é conhecida como área de notificação.
Essa área de notificação chega ali mensagens de atualização, mensagens de segurança que você pode observar que tem um papelzinho igual SMS no celular tem uma caixinha branca com umas linhas e o número 1, quer dizer que ali tem uma notificação. Normalmente avisos de segurança, notificação sobre alguma aplicação nova, atualizações, chega ali mensagens para vocês. Você também percebe que tem um POR, esse POR quer dizer que o idioma de entrada, o que é idioma de entrada?
idioma de entrada é a entrada de dados, como que eu envio dados para o computador? então, a entrada de dados pode ser feita por meio do mouse, por meio do teclado, por meio do microfone, tudo são envio de dados, são periféricos que recebem dados e manda para o computador. Entrada de dados neste caso é o teclado do computador.
Nós sabemos que existem teclados que são gamers e normalmente computadores gamers vem importados dos Estados Unidos. Esse teclado não vai ter o Ç por exemplo. O método de entrada idioma de entrada ele não vai ser português, ele vai ser português porém o layout o teclado, que a gente chama idioma de entrada é português, mas o layout?
o layout no teclado é americano. Então no caso, eu tenho aqui em tela, eu vou mostrar a tela do meu computador, só um minutinho aqui que eu vou compartilhar a minha tela com vocês para mostrar como que está aqui no caso do meu computador. Tem algumas ferramentas, deixa eu fechar aqui meu filho de aberto sem querer, e tal e papapa.
Vou usar tecla de atalho aqui, minimizei as coisas, e aqui embaixo eu tenho português. Só que no português tem um INT, português e embaixo tá Estados Unidos internacional isso quer dizer que meu computador ele tem um teclado americano ele não tem c cedilha, nos Estados Unidos nós não temos o símbolo Ç, não faz parte da linguagem. Quando você precisa mudar o idioma da entrada de dados do teclado, imagine que você trabalhou por muitos anos em outro país você tem um teclado que ele é espanhol e ele é diferente do teclado português Brasil.
Então é muito interessante, tem teclados que são diferentes e nós estamos acostumados com teclados conhecidos como teclado ABNT. Esse é o costume que nós temos, teclado que já tem o ç que é padronizado para o Brasil tá bom. Voltando aqui nessa notificação a gente percebe que o teclado utilizado nessa área de trabalho é um teclado idioma português e sim embaixo estiver INT é internacional, quer dizer, o idioma que estou usando para escrever português, porém meu teclado não é brasileiro, ele é de fora do país, que é o caso do meu teclado, que para fazer o ç tem que apertar o acento e a letra C.
Isso pode realmente cair numa prova de concurso, apresentar uma miniatura e perguntar o que quer dizer isso. Então isso tem relação com o teclado. Aqui configurações de som, internet, aquela anteninha do wi-fi ali.
Temos mais um símbolo ali de circunflexo que quando você clica nesse símbolo ele aparece todos os programas que estão sendo utilizados no momento. Quando a gente clica aqui, nessa parte dessa setinha, ele vai mostrar para vocês os programas que estão instalados e rodando no seu computador. A gente fala: programas que rodam o segundo plano.
O que é isso? ele roda sem você mandar abrir. Ele foi aberto automaticamente!
Ficou rodando em segundo plano. Antivírus, programas de chat como TEAMS, Skype, tem várias ferramentas que já estão em funcionamento ali e você pode também sair dessas programas por meio desse símbolo. Vamos continuar então nossos slides, bom seguindo agora quero mostrar para vocês aqui outra parte da barra de tarefas.
Lembrando que essa barra se chama barra de tarefas, muito importante saber o nome dos componentes. A barra de tarefas possui alguns atalhos, então isso aqui são atalhos para acesso rápido aos programas. Então a gente pode pegar um programa de repente e colocar nessa barra, a gente chama fixar, "fixar na barra de tarefas".
Então estou fixados atalhos na barra de tarefa que permite acessar rapidamente os programas de listados, no caso aqui o Edge, o explorador de arquivos, uma loja da Microsoft, Google Chrome, VirtualBox são os programas que estão instalados nessa barra de tarefas. Outro item bem interessante importante e que pode pegar no concurso, porque? poucas pessoas sabem utilizar essa ferramenta.
Você no Windows, se você pegar seu computador aí, pode ser Windows 11, Windows 10, você vai perceber que existe um desenho um quadradinho assim que tem ali Uns detalhes de, meio quadrado atrás para o outro e assim por diante né. Então como que você faz para utilizar isso? o que que isso traz de recurso?
Quando você clica nele nesse quadradinho, a gente chama de exibição de tarefas, eu acho que é mais interessante eu mostrar para vocês aqui na prática no meu computador como que vocês podem estar utilizando isso daí. Então para isso eu vou pegar algumas ferramentas, algumas janelas, deixar aberta algumas aqui no computador, tô preparando elas aqui, eu tenho uma janela do desktop e deixa eu pegar um outro programa, só um minuto. Gerando aqui tela a Janelas para a gente poder estar operando mais de uma janela ao mesmo tempo.
Vou abrir uma aplicação, PAINT, PAINT é uma aplicação do Windows, Ótimo! vamos lá então! Agora vou até voltar para vocês aqui para poder mostrar o que que eu quero com isso.
Estou com windows 11, a prova do Windows 10 mas o recurso é o mesmo eu vou compartilhar minha tela novamente com vocês aqui e demonstrar como funciona esse processo, Tá bom? Vamos lá! aqui embaixo quando eu clico aparecem as janelas, certo?
então tem essa janela início, eu tenho a janela PAINT, fica piscando que é da ferramenta que eu estou utilizando para desenvolver com vocês. Posso escolher aqui ao Paint, clicar com o botão direito e mandar ajustar a esquerda. Essa janela fica à esquerda, e se você quer trabalhar simultaneamente com o PAINT e com essa outra janela que temos aqui do lado do paint, deixa eu pegar aqui no início, eu posso jogar ele à direita.
Eu consigo trabalhar simultaneamente com as duas janelas sem uma fechar a outra. Isso é bem legal! Também quando você quer trabalhar com o Google Drve e deseja fazer backup de arquivos e pastas do seu computador, você pode passar daqui para lá e assim por diante.
Esse recurso se chama exibição de tarefas, tudo muito importante e por fim nós temos aqui ainda, para apresentar mas um outro componente, que é o cortana. Um assistente, é uma pesquisa pode ser feita por voz. Cortana é como se fosse uma inteligência artificial da Microsoft, você pergunta assim: Abrir contrato, procurar contrato, ele vai procurar no computador.
Então a pesquisa se você escreveu Word se você tiver Excel ele já vai aparecer para você poder acessar o programa que você quer. Nessa parte cortana é somente para pesquisas. E nós temos também o botão iniciar, que é o botão que guarda todos os recursos do sistema operacional está contido aqui nesse botão iniciar que pode ser acessado também pelo CTRL + ESC, mais para frente nós vamos ver vários atalhos e hoje já vou apresentar alguns que eu quero que vocês façam isso.
Quando você acessa um programa, aqui você tem uma lista de programas, foi clicado no botão iniciar e ele abriu uma lista de programas. Imagine que você tem um programa aqui que você quer que fique na barra de tarefas então tem como eu ir na opção fixar na barra de tarefas, logo ele aparece o atalho lá embaixo para você ter acesso. É assim que a gente coloca os atalhos na barra de tarefas, uma vez você fixa ele vai aparecer ali junto onde está o Google Chrome, o Edge o Skype, ali embaixo, Então é assim que a gente fixa ao mesmo tempo que se eu clicar com o botão direito do mouse sobre qualquer um desses itens eu posso desafixar da área de trabalho.
A barra de tarefas ela possui configurações, muitas vezes vocês percebem que alguns computadores essas barras de tarefas elas podem estar ocultadas, aparecer e desaparecer. Então existe aqui a possibilidade de você poder estar configurando essa barra de tarefas. Nas configurações da barra de tarefas nós temos vários itens ocultar automaticamente, tem várias configurações, por enquanto não vai entrar em configurações para não ficar muito extenso.
Mostrei para vocês o exibição de tarefas então vou falar para vocês agora sobre janelas. O são janelas? janelas são espaços que guardam os aplicativos, então ela tem algumas funções, toda aplicação é carregada em uma janel,a quando você abre o Google Chrome abre uma janela do Google Chrome, quando você abre a calculadora ela abre uma janela da calculadora, então a janela é o quadro principal que suporta a aplicação.
A janela possui algumas características. Nós temos aqui duas janelas abertas, nós temos uma janela com o site gcf aprende a livre. org e nós temos uma do Google.
com. br. Percebam que na janela existem recursos com X que é o fechar janela, ele acaba matando o programa, mata aquela janela.
Esse QUADRADO maior é o maximizar janela, maximizar deixa do tamanho máximo. Quando ele está ativo desenho muda para RESTAURAR janela que é deixar ele menor. E aqui nós temos o MINIMIZAR, deixar janela no mínimo, que é jogar ela lá para baixo.
Aqui eu vou mostrar mais um exemplo que a gente fez o lado a lado eu fiz na prática aqui no meu computador então a gente ajustou a primeira janela escolhida ali na exibição de tarefas para esquerda e outra para a direita isso permitiu trabalhar com duas janelas ao mesmo tempo de forma bem organizada bem bacana. Para finalizar a aula de hoje eu gostaria de falar de alguns atalhos. Quais atalhos são interessantes para questões que nós estamos trabalhando?