The Room Next Door (O Quarto ao Lado) - Crítica: o primeiro filme de Almodóvar em língua inglesa

10.83k views1102 WordsCopy TextShare
Dalenogare Críticas
Comentário sobre The Room Next Door (O Quarto ao Lado) - dirigido por Pedro Almodóvar e estrelado po...
Video Transcript:
Tudo bem pessoal hoje comentário sobre o quarto ao lado que é o filme dirigido por Pedro almodovar vencedor do leão de ouro no festival de Veneza 2024 temos aqui uma adaptação do livro da sigr Nunes que é o que você está enfrentando um livro que eu não conhecia que vi que teve grande repercussão no seu lançamento e o primeiro filme do almodovar em língua inglesa projeto anunciado em cam 2023 e por causa disso já consegue Ampla distribuição Warner em vários mercados incluindo o Brasil Sonic classics nos Estados Unidos de antemão eu destaco que nós temos
aqui duas grandes atuações da tilda swinton e da Julian Moore que com certeza estarão ã dentre listas e possivelmente também para indicações é um filme que a própria Sony já tem um plano estratégico muito forte Claro pegando o momentum dessa vitória do festival de Veneza o omov tem esse histórico de personagens femininas fortes complexas e aqui ele propõe uma outra discussão envolvendo vida e morte envolvendo perspectiva envolvendo caminhos diferentes essas duas personagens Elas têm complexidades e situações diferentes que até Você projeta uma situação e acaba encontrando outra levando em conta a relação passado e presente
e do que esperar pro futuro do que esperar com uma situação delicada com uma doença séria e se é possível reestabelecer e reformatar um vínculo de amizade que tinha sido de deixado de lado justamente por conta de um contexto diferente Martha interpretada por tilda swinton e Ingrid interpretada por Julian Moore se reencontram após anos em um momento delicado quando Marta revela estar com uma doença terminal juntas elas embarcam em Uma Jornada para retiro e reflexão enquanto lidam com questões Profundas sobre vida e morte em diferentes momentos da sua filmografia o almod over fez uma reflexão
sobre morte seja de maneira simbólica sobre legado sobre passado nesse filme toda matação é diferente porque existe uma grande reflexão sobre a autonomia e sobre a tentativa de controle da morte o que gera uma certa estranheza no primeiro momento a partir do seguinte debate É possível conseguir aceitar a morte é possível conseguir lidar com o próprio destino e tomar uma decisão bem séria para conseguir lidar com isso aov cria duas personagens muito diferentes ele faz várias relações com o passado e nessas relações com o passado eu acho que o filme perde um pouco da sua
força ao voltar com flashbacks que se tornam extremamente desnecessários porque o foco tá mesmo na relação dessas duas mulheres e nessa reformatação da amizade no caso da Marta nós até acompanhamos as suas experiências a sua vida um pouco dos relacionamentos e ela tem dias de extrema positividade com largos sorrisos mas por conta da doença passa por vários momentos de dor e observa que não pode talvez arranjar uma saída para tudo isso até essa marca do passado e presente ela ven a to tona com filhos ela vem à tona com discussões sobre relacionamento aí entra o
John torturo como um personagem Extra bem pouco desenvolvido na verdade e a questão sempre de o quarto ao lado tá no simbolismo ao título especialmente no Retiro das duas personagens e nessa grande reflexão proposta pelo diretor sobre morte uma reflexão diferente de toda a sua filmografia e eu aqui aplaudo essas duas grandes atrizes ainton que torna marth uma mulher serena e determin nada a seguir com o seu plano lidando com as dores diárias e com essa pressão enorme nos ombros já Julian Moore como uma figura de suporte que precisa rever constantemente seus conceitos sobre vida
e morte existe um grande equilíbrio porque no primeiro momento você pensa o seguinte bom a pessoa que tá doente ela vai ficar desesperada ela vai tomar alguma atitude muito grave ela vai perder o controle e na verdade essa personagem é uma personagem que tem uma decisão ela aceita essa decisão e ela busca lhe dar com todo um contexto para conseguir seguir com um plano para retiro então a postura brilhante da tilda swinton é uma postura bem introspectiva e já a personagem da Julian Moore é aquela que entra no meio do Caos entra no meio do
conflito E aí ela precisa lidar com coisas que ela jamais imaginaria ela precisa lidar com a retomada dessa amizade e esse fortalecimento de um vínculo por conta de uma situação muito grave as cores são muito importantes para adar aquele Impacto visual típico da monovar aqui esbanjando vermelho e verde colocando os dois em perspectiva especialmente no quarto que dá título ao filme Sempre com Boa trilha sonora do Alberto Iglesias reforçando o Tom intimista dessa abordagem no melodrama Existem algumas pausas para reflexão algumas pausas até que cômicas é um filme que constantemente ele traz referências ao cinema
é um filme que ele acaba não só pegando algumas coisas da carreira do almod Over mas fazendo uma reflexão ao cinema clássico também Especialmente quando nesse Retiro das duas elas acabam assistindo vários filmes antigos eu vejo aqui que o amov constrói a partir das duas personagens um rito e ressignificação sobre uma discussão de vida e morte sobre dois conceitos que com certeza vai ganhar ainda mais repercussão a partir do lançamento oficial desse longa nos cinemas para o quarto ao lado nota 7 foi um filme que saiu fortalecido em Veneza teve uma repercussão em Toronto também
na filmografia do almodovar eu não daria tanto destaque é um diretor que eu adoro uma entrada razoável na sua filmografia que é sustentada justamente por duas grandes atuações isso é o super diferencial consegue mais visibilidade Na minha opinião porque vem com aquela marca né o primeiro projeto de um grande diretor como a movar em língua inglesa Isso facilita a visibilidade facilita a distribuição Quando você vê que o mercado gira em torno do que está sendo feito nos Estados Unidos e essa é uma produção que já consegue parcerias muito fáceis na pré-produção Claro que as coisas
mudam de perspectiva acredito na temporada de Prêmios que esse longa vai brigar muito forte pra categoria de melhor atriz no mínimo com indicações porque a Julian Moore tá muito bem no filme Ela é atriz principal e eu até imaginei que existiria algum tipo de discussão pra tilda swinton competir como codig juvante mas a Sony diz que ela vai competir como atriz principal também Enfim uma bonita narrativa do alover um filme que eu tenho certeza vai causar mais e mais debates Como eu disse depois do lançamento nos cinemas certo pessoal Muito obrigado pela atenção até mais
e tchau
Related Videos
Marvel Studios’ Thunderbolts* | Teaser Trailer | Only In Theaters May 2025
3:25
Marvel Studios’ Thunderbolts* | Teaser Tra...
Marvel Entertainment
1,652,923 views
Saturday Night - Crítica do filme: nos bastidores da revolução da TV dos EUA
9:39
Saturday Night - Crítica do filme: nos bas...
Dalenogare Críticas
8,840 views
Gladiator II | New Trailer (2024 Movie) - Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington, Ridley Scott
2:33
Gladiator II | New Trailer (2024 Movie) - ...
Paramount Pictures
119,915 views
Thunderbolts* | Trailer Oficial Dublado
3:32
Thunderbolts* | Trailer Oficial Dublado
Marvel Brasil
4,608 views
"Kinds of Kindness" EXPLICADO! | ANÁLISE COMPLETA do filme e seus SIGNIFICADOS
26:23
"Kinds of Kindness" EXPLICADO! | ANÁLISE C...
o crítico que ninguém pediu
4,379 views
Thunderbolts* | Trailer Oficial Legendado
3:32
Thunderbolts* | Trailer Oficial Legendado
Marvel Brasil
4,637 views
Gladiator 2 - Official Trailer 2 (2024) Paul Mescal, Pedro Pascal, Denzel Washington
2:33
Gladiator 2 - Official Trailer 2 (2024) Pa...
IGN
20,588 views
Flow - Crítica: a melhor animação do ano?
7:35
Flow - Crítica: a melhor animação do ano?
Dalenogare Críticas
21,322 views
Transformers One (O Início) - Crítica: nova possibilidade de rumo para a franquia
9:10
Transformers One (O Início) - Crítica: nov...
Dalenogare Críticas
18,189 views
Ainda Estou Aqui - Crítica: Walter Salles dirige um dos melhores filmes de 2024!
12:52
Ainda Estou Aqui - Crítica: Walter Salles ...
Dalenogare Críticas
112,089 views
Speak no Evil (Não Fale o Mal) - Crítica: remake da Blumhouse toma outro caminho
5:33
Speak no Evil (Não Fale o Mal) - Crítica: ...
Dalenogare Críticas
41,750 views
SEMANA DOS STREAMINGS TUDO QUE ESTREIA [De 22 a 28 de Setembro] 2024
6:39
SEMANA DOS STREAMINGS TUDO QUE ESTREIA [De...
Ei Nerd
34,456 views
Super/Man: A História de Christopher Reeve - Crítica do documentário: vida, luta e legado
7:14
Super/Man: A História de Christopher Reeve...
Dalenogare Críticas
25,375 views
Ao vivo: O Exterminador do Futuro, começo das campanhas para o Oscar, The Sims, Gladiador 3 e mais!
1:44:36
Ao vivo: O Exterminador do Futuro, começo ...
Dalenogare Críticas
13,900 views
GOLPE DE SORTE EM PARIS (COUP DE CHANCE) - O último filme de Woody Allen? (CRÍTICA)
9:47
GOLPE DE SORTE EM PARIS (COUP DE CHANCE) -...
Lucas Filmes
32 views
Mickey 17 - Reação ao trailer e expectativa: a superprodução de Bong Joon Ho
11:37
Mickey 17 - Reação ao trailer e expectativ...
Dalenogare Críticas
21,550 views
John Hughes: o cineasta que marcou os anos 80!: Encontros com Criaturas Notáveis
11:58
John Hughes: o cineasta que marcou os anos...
Andre Barcinski
526 views
Silvio - Crítica do filme
15:06
Silvio - Crítica do filme
Dalenogare Críticas
137,302 views
Nightbitch (Canina) - Crítica: o papel mais esquisito da carreira de Amy Adams
8:30
Nightbitch (Canina) - Crítica: o papel mai...
Dalenogare Críticas
30,379 views
Oscar 2025: melhor filme (prévia de setembro) - a situação após Telluride, Veneza e Toronto
10:51
Oscar 2025: melhor filme (prévia de setemb...
Dalenogare Críticas
20,202 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com