reduzir Deus a um soberano que não pode ser contrariado que inclusive é melindroso que se você não faz a vontade dele ele te castiga te manda para o inferno isso é um reducionismo muito grande isso isso a pequena Deus e também nos é pequeno tanto no catolicismo quanto no protestantismo o cristianismo ocidental ele gira ao redor da Cruz de Jesus Cristo da morte de Jesus Cristo falar de cristianismo é falar de Jesus Cristo crucificado Jesus morreu Jesus o filho de Deus morreu na cruz e morreu por nós a ideia de que a morte de Jesus
é o centro do Evangelho é muito fundamental mas essa morte de Jesus ela é uma morte que é explicada nas duas tradições tanto na protestante quanto na Católica por causa de Santo Agostinho isso no quarto século por causa de Santo Anselmo isso no século 12 que fala sobre a morte de Jesus por nós a morte de Jesus por causa do nosso pecado por causa da reforma protestante Matinho Lutero Calvino século XVI Jesus é explicada como sendo alguma coisa necessária para satisfazer a justiça de Deus Nós seres humanos Fizemos alguma coisa aqui embaixo que deixou a
divindade Furiosa irada e essa divindade teria em razão daquilo que nós fizemos o direito de nos mandar para o inferno e a morte de Jesus é a solução para que a divindade fique satisfeita que a sua Ira seja satisfeita porque Jesus morreu na cruz e agora a gente não precisa mais ir para o Inferno essa compreensão do Evangelho cria a metáfora porém se judicial que coloca Deus como juiz o ser humano é o réu o crime é o pecado a penalidade do réu condenado pelo seu pecado é ir para o inferno e Jesus é não
somente o nosso advogado de defesa mas aquele que cumpre a pena em nosso lugar essa ideia de que a transação entre o Deus Criador e a humanidade é algo que acontece dentro de um tribunal e esse Deus Criador ele é representado tipificado quase que preponderantemente como um juiz coloca a relação entre Deus e a humanidade a humanidade e Deus em chave moral crime pecado Qual que é o nosso pecado é moral é desobedecer e essa leitura eu acho particularmente muito infantilizado eu acho que é infantilizar Deus e a humanidade o papai e a mamãe falou
para não comer doce aí a gente comeu doce e o papai e a mamãe falou ah porque você comeu doce agora você vai para o inferno é muito simplório isso reduzir Deus a um soberano que não pode ser contrariado que inclusive é melindroso que se você não faz a vontade dele ele te castiga te manda para o inferno isso é um reducionismo muito grande isso a pequena a Deus e também nos é pequeno mas isso como eu tava dizendo é o cristianismo ocidental mas o cristianismo não está presente só no ocidente por exemplo para quem
tem conhecimento da Bíblia Sagrada o livro de Atos dos Apóstolos conta como o cristianismo se expandiu então vamos fazer um mapa mental aqui Aqui tem a Palestina Aqui tem mármonia de Terrâneo aqui para cima tem a Ásia Turquia hoje é Turquia e aqui tem Europa o cristianismo sai da Palestina vem para Ásia onde hoje é a Turquia vai para a Europa e aqui é que tem a conversão de Constantino é que é o berço do catolicismo romano e Europa Ísis séculos depois tem a reforma protestante chega nos Estados Unidos da América do Norte e dos
Estados Unidos da América do Norte chega para nós aqui na América do Sul e no Brasil o catolicismo chega da Europa para América do Sul com toda a história de colonização que a gente conhece e o protestantismo chega vindo da América do Norte só que a expansão do cristianismo com as viagens missionárias do apóstolo Paulo que faz esse caminho Oriente Ásia e Europa não é a única expansão Teve gente que saiu da Palestina e não subiu para Ásia para Turquia e para Europa Teve gente que veio para baixo para África Teve gente que foi mais
pro Oriente que foi para Rússia onde a Rússia hoje então tem um cristianismo no Oriente tem um movimento muito interessante que é um movimento monástico os pais da Capadócia os pais gregos os pais então esses teólogos aqui eles faziam outras leituras e fazem leituras muito interessantes esses teólogos por exemplo os russos do cristianismo ortodoxo oriental e esses esses homens que viveram ali logo depois da morte dos primeiros Apóstolos eles viveram no segundo século terceiro século quarto eles faziam leituras diferentes Irineu de Lion ele diz assim século dois hein toma no século 2 ele diz assim
que Deus se fez homem para que o homem pudesse ser feito Deus ele diz mais Nós seres humanos estamos destinados a ser pela graça de Deus pelo sopro de Deus pelo toque de Deus aquilo que Deus é por natureza você tem Basílio de cesareia século 4 Ele disse que nós nos tornaremos por causa de Deus Assim como Deus se tornou humano por nossa causa Gregório nazianzzo século 4 disse que nós seres humanos somos seres que recebemos a ordem de nos tornarmos Deuses o incrível disso é que isso está na Bíblia não são só os teólogos
do século 4 do século 2 Salmo 82 diz categoricamente que nós somos Deuses Jesus cita o Salmo 82 dizendo vocês são Deuses o evangelho de João diz que o verbo se fez carne o verbo filho de Deus se fez carne para que todos aqueles que nele crêem recebam o poder de se tornarem filhos de Deus esse é o conceito da teógenes Benfica Deus nos criou a sua imagem a sua semelhança o apóstolo Paulo diz que que nós somos predestinados a sofrermos uma transformação tal a nos tornarmos semelhantes a Jesus Cristo para que Jesus Cristo seja
apenas o primeiro entre muitos irmãos Pedro Apóstolo diz que Deus nos prometeu tá na Bíblia Deus nos prometeu que um dia nós participaríamos da sua natureza divina então na tradição ocidental salvação é ir para o Céu depois da morte salvação é ir para um lugar na tradição oriental salvação não tem nada a ver com o lugar para onde vai ser vai mas tem tudo a ver com o tipo de ser que você se torna ser salvo não é ganhar um passe para você ir para um lugar chamado céu e escapar desse outro lugar chamado inferno
isso nos tira daquela pelo menos na minha leitura daquela chave infantilizada de compreender o pecado em categoria moral de desobediência que a travessura do ser humano foi comer um fruto lá que Deus falou que não podia comer e joga a questão para um lugar ontológico e não moral é uma questão de ser não é uma questão do que você faz ou deixa de fazer é que tipo de ser você é E aí então o comer da árvore do conhecimento do bem e do mal é metafórico porque enquanto eu não comi da árvore do conhecimento do
bem e do Mal alguém me diz o que é bem o que é mal quem diz o dono do bem e do mal é Deus quem diz mas quando eu como da árvore do conhecimento do bem e do mal eu digo para Deus agora eu assumo daqui para frente eu assumo chave moral é a minha mão começar a me esbofetear me tapear aí eu seguro meu braço e ela tá tentando me bater a chave moral ela tá desobediente chave ontológica é o meu braço falar assim ô Ed eu não quero mais ser do seu corpo
eu tô aqui bem no meio do seriado você quer levantar para fazer pipoca eu quero continuar vendo seriado eu tô aqui dormindo você quer levantar para correr eu quero continuar dormindo eu não quero ir almoçar Onde você vai almoçar quinta-feira eu quero ir para outro lugar eu não quero mais ser do seu corpo eu quero decidir o que que eu faço aí eu digo para o meu braço mas não tem jeito de você sair de mim você só vai continuar Vivo se você tiver em mim se você sair de mim você vai morrer ele diz
não vou não aí ele se amputa de mim e ele cai no chão com a energia residual e fica se debatendo e dizendo para mim assim não morri não morri eu falo para ele é o ventilador que a gente desliga da tomada e ele continua ventando e girando até que ele para energia residual esse ser humano desconectado de Deus ele morre então o nosso problema não é ir para o inferno nosso problema é morrer o nosso problema é acabar porque fora de Deus nada existe a gente vive de favor Deus nos dá vida nos chama
a existência então pecado não é falar mentira pecado é Pretender existir sem a comunhão com a fonte da vida que é Deus O que Jesus faz não é morrer na cruz O que Jesus faz é vencer a morte na ressurreição a grande mensagem do Evangelho não é que Jesus morreu a grande mensagem do evangelho que ele ressuscitou ele é o filho que não se desconectou do corpo não saiu de Deus e é por isso que Deus se faz humano para vencer a morte e nos levar de volta para o nosso caminho de nos tornarmos participantes
da natureza Divina Jesus é esse filho de Deus que não se desconectou de Deus Adão é o filho de Deus que se desconectou de Deus ele se faz homem não se desconecta lembra como ele nos ensina a orar seja feita a tua vontade assim na terra como no céu ele não se desconecta Adão é o filho que diz seja feita a minha vontade assim na terra como no céu então Jesus ele se faz homem para nos levar no nosso caminho de nos tornarmos ou sermos feitos pela graça participantes da natureza Divina nosso caminho de teóricas
o nosso caminho de benficação então nosso destino não é o inferno e o nosso destino inclusive não é nem mesmo céu o nosso destino é Deus o nosso destino é Cristo e é isso que é o evangelho [Música] [Música]