muito bem queridos nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capítulo 6 nós vamos ler do verso 12 até o verso 20 primeiros coríntios Capítulo 6 de 12 a 20 enquanto a gente procura só as lembrancinha pro pessoal que nos acompanha pela pelo YouTube Aproveite aí já para se inscrever no canal da nossa igreja e acionar o Sininho para você receber as notificações de toda pregação nova todo vídeo novo que nós postarmos na nossa igreja primeiro aos Coríntios Capítulo 6 de 12 a 20 palavras de Paulo todas as
coisas me são lícitas mas nem todas convém todas as coisas me são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos porém o corpo não é para imoralidade mas para o senhor e o senhor para o corpo Deus ressuscitou o senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo e será que eu tomaria os membros de Cristo e os Faria
membros de uma prostituta de modo nenhum ou não sabem que o homem que se une a prostituta forma um só corpo com ela porque como se diz os dois se tornarão uma só carne mas aquele que se une ao senhor é um só espírito com ele fujam da imoralidade sexual qualquer outro pecado que uma pessoa cometeu é fora do corpo mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que está em vocês e que vocês receberam de Deus e
que vocês não pertencem a vocês mesmos porque vocês foram comprados por preço agora pois glorifiquem a Deus no corpo de vocês amém até aqui a leitura da palavra do senhor o Deus Diante da Tua Palavra nós pedimos a iluminação do Espírito Santo para compreender o seu significado e para sermos corrigidos orientados encorajados por ti diante desse texto tão desafiador tão atual para os nossos dias ajuda nos o pai a nos submeter a tua vontade também nessa área sexual é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós vimos na primeira parte da carta aos
Coríntios que o apóstolo Paulo a escreveu com o objetivo de resolver alguns problemas de natureza teológica doutrinária e prática daquela igreja que ele havia fundado algum tempo atrás e ele começa tratando de uma questão muito grave que era questão da de uma divisão interna que havia na comunidade provocada pela criação de partidos em torno de personalidades recentes da história da igreja então havia aquelas pessoas que se identificavam com Paulo outras com Apolo que tinha sido pastor lá depois de Paulo outro se identificavam com com Pedro que era o grande líder do colégio apostólico da igreja
mãe em Jerusalém e havia aqueles que se identificavam com Cristo dizendo assim que eles não eram de homem nenhum que eles estavam comprometidos apenas com Jesus Cristo e Paulo Então trata essa questão nos Capítulos 1 2 3 e 4 sendo que o capítulo 4 foca mais na questão da sua autoridade Apostólica que estava em jogo também no meio dessa confusão toda os irmãos se recordam bem como nós do que nós vimos quando estudamos esse capítulo depois de resolver o dia abordar essa questão das divisões o apóstolo Paulo parte para segunda divisão ou segundo grande problema
que ele trata na carta problema da igreja que é a falta de disciplina a igreja de Corinto era uma igreja que se gloriava de ser uma igreja espiritual pela presença abundante de dons espirituais particularmente aqueles dois relacionados com línguas profecias e curas mas ao mesmo tempo era uma igreja que havia descuidado da santidade de vida e da conduta dos seus membros não havia Pastoreio não havia ênfase na ética na maneira de viver que agrada a Deus talvez os Coríntios haviam identificado espiritualidade com Essas manifestações carismáticas o que era um grande erro porque era possível estas
coisas estarem presentes e ainda assim não haver Como existe aqui na igreja de Corinto um compromisso com a vida Santa ou uma entrega uma renúncia completa a pessoa de Cristo Paulo Então trata de três assuntos relacionados com disciplina nos Capítulos 5 vocês nós já vimos dois ele tratou primeiro do caso de um de um membro da igreja que vivia abertamente com a mulher do seu pai ele trata isso no Capítulo 5 e ele repreende a igreja pela soberba da igreja que estava preocupada com tantas outras coisas mas não cuidava de resolver aquele problema que era
um escândalo inclusive para a sociedade de Corinto Paulo então determina que aquele aquela pessoa seja expulsa da igreja seja entregue a Satanás com objetivo de que ela se arrependa e Que ela possa voltar a comunhão da igreja o segundo problema de ordem prática e que precisava também de disciplina da igreja de cuidar da igreja e não teve é que tinha dois irmãos brigando dois crentes em Cristo irmãos em Cristo na igreja brigando por conta de alguma questão financeira que não é definida no texto pode ter sido uma pode ter sido um negócio pode ter sido
aí uma dívida o que quer que tenha sido um se sentiu prejudicado e levou o outro ao tribunal E aí expôs as entranhas da igreja depois a igreja ao vexame diante da de um tribunal que era composto de pessoas que não teriam nenhuma aceitação na igreja Paulo pergunta Será que não tem nenhum irmão sábio aí no meio de vocês que possam que possa resolver isso chegar um acordo resolver essa situação e Paulo disse que era melhor perder ter prejuízo do que ganhar mais as custas de expor o evangelho e a igreja nas barras de um
tribunal secular e agora nós chegamos ao terceiro problema de natureza prática que era ao que parece a prática de alguns membros da igreja de continuar na chamada prostituição cultural que fazia parte muito marcante da vida social da cidade de Corinto eu vou já explicar algumas coisas aqui a respeito disso nosso objetivo nessa noite então vai ser expor essa passagem procurar entender o que é que Paulo está primeiro o que é que qual o problema que Paulo está abordando aqui isso é muito importante para a gente entender a solução depois nós vamos ver os princípios que
Paulo coloca para resolver o problema e as orientações práticas que ele dá a igreja Então qual era o problema em si há diversas referências aqui no texto a imoralidade sexual por exemplo Paulo diz aqui no final do verso 13 o corpo não é para a imoralidade Ele diz também no verso 15 Será que eu tomaria os membros de Cristo e os Faria membros de uma prostituta ou então no verso 18 fujam da imoralidade sexual e ainda no mesmo verso quem pratica imoralidade sexual peca contra o próprio corpo é evidente que o tema que o assunto
que está em jogo é a imoralidade sexual a palavra que é traduzida como imoralidade sexual é a palavra grega pornéia que foi passada por português como é a raiz da palavra pornografia pornografo pornófono pornográfico e ela é a palavra que indica a palavra mais Ampla na língua grega para indicar todo tipo de imoralidade na área sexual pornéia dependendo do contexto pode se referir a relações entre duas pessoas que não são casadas pode referir-se Adultério pode se referir a práticas homoafetivas homossexuais dependendo do contexto em que a palavra é usada mas exatamente então que tipo de
cornéia ou de imoralidade Paulo está tratando aqui e o segredo é exatamente a palavra que ele usa no verso 15 quando ele diz assim que é um absurdo você pega os membros de Cristo e torná-los membros de uma prostituta então o tipo de imoralidade sexual que Paulo está abordando aqui é a prostituição E aí então isso nos leva a o contexto da época e nós vemos como faz todo sentido que seja isso que Paulo esteja tratando aqui no mundo do antigo Oriente e até também no dia de hoje dependendo da cultura as pessoas adoravam Deuses
que acreditavam eram responsáveis pela fecundação da terra pela alternância das estações e pelas colheitas eram chamados cultos pastoris ou agriculturais os deuses eram geralmente considerados como aqueles que faziam a terra florescer que fecundavam a terra e esses cultos eram muitos muito comuns Especialmente porque as pessoas adoravam esses Deuses ou prestavam culto a esses Deuses porque achavam que eles eram os responsáveis pela chuva pela fecundação da terra pelo Florescer do fruto para que tivessem colheita e naturalmente riqueza prosperidade sobrevivência então esses cultos é muito comuns em todo o antigo Oriente e não Era exceção também na
Grécia embora a religião grega religião da Grécia ela fosse um pouco diferente não é mas você tem que lembrar eu creio que você deve lembrar aí dos seus estudos lá do lado do colégio vai acontecer estudou um pouquinho da cultura grega da religião grega que havia Deuses que estavam relacionados com isso ou com esse tipo de coisa havia a deusa Afrodite que era deusa do amor e a deusa Diana que era a deusa da caça o Deus Baco que era o Deus do vinho Daí vem a palavra bacanal porque o culto abaco era um orgia
onde todo mundo ficava embriagado e daí passava para outras coisas né daí passou para o português o nome bacanal a partir do Deus do vinho então havia não só na mitologia grega mas havia esses cultos místicos essas religiões místicas que tinham vindo lá da frísia da mesopotâmia e que infestava o mundo da época e Corinto era conhecida por ser uma cidade que tinha templos que eram dedicados a esses Deuses particularmente Afrodite que era a deusa relacionada com a fertilidade a fecundidade e em outras coisas correlatas o que nos chama atenção aqui é que o culto
a esses Deuses particularmente essa deusa consistia entre eu tinha sacrifícios tinha oferendas tinha orações esses Deuses tinham seus profetas tinham seus oráculos e tinham os seus sacerdotes e as suas sacerdotisas nos seus templos e tinha um templo muito grande lá em Corinto fazia parte do culto que os adoradores depois de trazer a sua oferta a deusa ele se deitassem com as sacerdotisas que eram chamadas de prostitutas cultuais Esse era o nome que dado eram prostitutas sagradas elas moravam no templo e ter relações com elas ensinava a fecundação da terra e fazia parte daquele rito antigo
daquelas religiões antigas então isso era muito comum em Corinto e se a nossa reconstrução está correta a gente então entende o que é que Paulo está falando aqui quando ele diz assim que a imoralidade sexual tá errada e que tá errada você se deitar com uma prostituta praticamente toda prostituição que tinha no mundo antigo era religiosa tinha a ver fazia parte da cultura religiosa e a prostituta geralmente era alguém que estava ligado a uma dessas seitas uma dessas religiões Então é isso aqui essa nossa abordagem de que Paulo está tratando da prostituição cultural ela fica
reforçada porque logo mais no Capítulo 8 ele vai tratar da questão de comida sacrificada ao ídolo e vai voltar a questão da participação dos cristãos no templo para desfrutarem ou serem parte das festas ou dos festivais que eram oferecidos a esses Deuses ele vai tratar isso no Capítulo 8 9 e 10 8 9 10 Então por trás de tudo que estava acontecendo nós temos que lembrar que havia esse apelo era muito forte isso em Corinto Corinto era uma cidade conhecida inclusive por esse tipo de prostituição a ponto de eu já ter citado para vocês aqui
de que o verbo criou-se um verbo o verbo cointizar significava corromper alguém corromper alguém sexualmente exatamente por conta desse ambiente que era típico da cidade de Corinto portanto nós vamos partir dessa premissa que o que Paulo dessa premissa que o que Paulo tá fazendo aqui é abordando esse problema membros da igreja de Corinto continuavam na prática de ir aos templos participar da prostituição cultural como eles faziam antes da mesma forma que alguns estavam indo e comendo da comida sacrificada Ídolos quando ele coisa que eles faziam antes de conhecer a Jesus Cristo abordagem que Paulo faz
aqui é surpreendente ele vai cuidar da questão da idolatria no capítulo 10 capítulo 10 ele vai dizer que quando você vai no templo Pagão e você participa lá você na verdade tá participando com os demônios e com os Ídolos ele vai deixar para o capítulo 10 mas aqui ele vai entrar na questão da imoralidade propriamente dita era prostituição cultural mas no fim era a velha e conhecida por Néia e moralidade então ele vai tratar dessa questão aqui e ele faz isso falando sobre o corpo ele exalta o corpo como uma dádiva de Deus que tem
uma finalidade um propósito muito honrado e elevado a ponto de que a própria ideia da imoralidade ou de relacionar-se com a prostituta degrada o corpo é alguma coisa que está muito abaixo da dignidade que Deus deu ao corpo humano lembrando para vocês que essa abordagem de Paulo aqui ele vai é levar o corpo humano ele vai colocar numa posição impensada para aquela época essa abordagem vai contra o pensamento Platônico que dominava a sociedade daquela época onde havia uma divisão entre matéria e espírito o espírito sendo bom e a matéria sendo má então o corpo era
sempre desvalorizado em contraste com o espírito as coisas do Espírito mas o que Paulo tá trazendo aqui é a visão Bíblica da criação e que Deus nos fez não somente alma e isso é um pecado inclusive dos Evangélicos evangélicos estão sempre preocupados com a salvação da alma mas Deus não nos fez espíritos desencarnados Deus nos deu um corpo a redenção não é somente para mas a redenção é para o corpo também é para o corpo também e ao fazer isso o apóstolo Paulo vai na contramão do pensamento da época e elabora aqui o que nós
chamaremos de uma teologia do corpo que ele vai usar como base para combater a prostituição ou qualquer outra coisa que diminua o status que Deus deu ao corpo humano quando ele nos fez lá em Adão Então é isso que nós queremos ver aqui com vocês aparentemente não havia ação Pastoral nós já Vimos que isso parece que era recorrente na igreja de Corinto ninguém cuidou do imoral do Capítulo 5 ninguém resolveu o problema dos dois irmãos do início do Capítulo 6 aparentemente também a liderança não tava cuidando da imoralidade na qual alguns dos membros estavam vivendo
aqui no final do capítulo 6 Paulo então intervém com autoridade de apóstolo apóstolo de Jesus Cristo com cobertura e jurisdição Universal sobre todas as igrejas para poder resolver esse problema vamos ver aqui os princípios que Paulo desenvolve seguindo a prática dele de sempre colocar primeira teoria e depois a prática porque a prática tem que ser orientada pela teoria senão vira pragmatismo pragmatismo vamos dizer então os princípios que ele coloca aqui começando no verso 12 nos versos 12 e 13 Paulo Responde ao que parece ser um dito um aforisma um provérbio que era citado por esses
membros porque a gente fica pensando né como é que um crente em Cristo que se converteu através da pregação do evangelho pelo Apóstolo Paulo como é que ele justifica isso dele ir ao templo Pagão comer dos sacrifícios e participar lá do culto que inclui o relacionamento sexual com as prostitutas como é que um membro se justifica se você tem a nova versão Almeida ou a NVI ou a nvt que são versões mais modernas você já vai perceber que elas colocaram a declaração do verso 12 e 13 entre aspas se você tá seguindo Almeida atualizada que
a bíblia padrão ainda por enquanto ela não tem aspas mas os estudiosos intérpretes eles entendem que a melhor maneira de entender os versos 12 13 é que o apóstolo Paulo está citando a desculpa que os membros de Corinto estavam usando para frequentar esses templos pagãos por exemplo no verso 12 o que que eles estavam dizendo todas as coisas me são lícitas Qual é a resposta de Paulo mas nem todas convém a eles dizem todas as coisas são lícitas Qual é a resposta de Paulo mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas Eles continuam dizendo
os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos mas Paulo responde Deus vai destruir tanto uma coisa como a outra então o que você tem nos versos 12 13 é um diálogo de Paulo com a desculpa que aqueles crentes estavam usando para poder viver naquela prática e a Desculpa era basicamente essa todas as coisas me são lícitas tudo me é permitido como Cristão Cristo pagou meu pecado ele morreu na cruz por mim eu sou Herdeiro do mundo todas todas aquelas leis do Antigo Testamento que proibiam determinadas coisas não como a isso
não como aquilo não faça tal coisa todas essas leis já foram cumpridas em Cristo portanto eu sou livre e como livre eu sou todas as coisas me são lícitas eu posso é todas elas me são permitidas talvez por alguns de nós isso possa parecer uma argumento absurdo mas a história da igreja revela que esse argumento sempre esteve presente dentro da igreja cristã e inclusive está presente dentro da igreja cristã até o dia de hoje você encontra grupos dentro da igreja que a gente chama geralmente libertinos que é o pessoal que diz isso eu fui salvo
pela graça Cristo morreu na cruz ele cumpriu a lei por mim o antigo testamento a lei é coisa do Antigo Testamento eu vivo na graça e Deus é amor então eu posso tudo tudo minha lícito essa era a desculpa a primeira que esse pessoal estava usando para justificar a participação deles no templo Pagão comendo aquela comida sacrificada Ídolos e participando da prostituição a resposta primeira resposta de Paulo é mas nem todas as coisas convém Paulo não Tá negando que todas as coisas são lícitas ao Cristão e de fato nós não precisaríamos porque por causa do
que Cristo fez nós não precisaríamos ter escrúpulos de desfrutar das coisas boas do mundo o mundo é nosso o Cristão devia ser a pessoa mais alegre do mundo em participar das coisas boas do mundo e para praia e para o campo comer bem um tempo de lazer legões livros ele devia ser a pessoa mais feliz mais alegre e fazer isso com gratidão no coração deviam ser o povo mais feliz da face da terra porque tudo nos é isso tudo isso Foi Deus Quem Fez fez para o nosso aprazimento Para Nossa Alegria mas o apóstolo Paulo
nem tudo convém nem tudo convém de fato Deus nos deu o mundo todo mas ele disse da árvore do conhecimento do bem e do mal você não vai comer lembra do episódio lá no Jardim pode comer de todas as árvores do Jardim mas dessa você não vai comer tudo é lícito mas nem tudo convém Tem certas coisas que não convém ao nosso status de justificados perdoados chamados santificados convertidos e transformados em Cristo Jesus e com certeza a prática da imoralidade é uma dessas Com certeza a imoralidade apneia é uma dessas coisas que não convém aos
santos que não convém aos filhos de Deus não convém aqueles que se declaram seguidores de Jesus Cristo então eles diziam todas as coisas me são permitidas Paulo diz é verdade mas nem todas convém Nem todas convém aí Eles continuam dizendo todas as coisas me são listas ainda no verso 12 e Paulo responde mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas eu não vou deixar que o prazer que essas coisas me trazem que o desejo e a paixão por estas coisas me dominem a ponto de que eu perca o domínio próprio o controle de mim
e eu faço aquilo que entristece o espírito santo de Deus tudo me é lícito por exemplo comer é uma coisa maravilhosa mas eu não vou me deixar dominar pela glutonaria beber um vinho gostoso não é maravilhoso é bom mas eu não vou me deixar dominar Pelo vinho e me embriagar e ofender a Deus pela minha embriaguez eu não vou fazer isso eu posso desfrutar de coisas maravilhosas mas eu não vou deixar que o exagero o abuso e a falta de domínio próprio faça com que isso que é o motivo de alegria e gratidão a cada
se tornando motivo de tropeço para os demais irmãos em Cristo Jesus todas as coisas são lícitas mas eu não vou me deixar dominar por nenhuma delas a ponto de que elas me levem a entristecer a Deus a ofender ao Espírito Santo e magoar o meu salvador que morreu na cruz por mim o outro argumento usado aqui pelos libertinos liberais lá de Corinto é o seguinte argumento sexo é uma coisa natural sexo é uma coisa natural o corpo precisa de sexo da mesma forma que o corpo precisa de alimentos é o argumento aqui no verso 13
se você tá usando a Nova Almeida atualizado você vai ver que ainda está em entre aspas eu creio que a nvt também a NVI eu não tenho certeza mas ele diz aqui olha os alimentos são para o estômago e o estômago existe para os alimentos isso não é Paulo que tá dizendo ele tá repetindo o argumento que aquele pessoal tava dizendo assim mas sexo é uma coisa tão natural é tão natural quanto você ter fome é um desejo natural do corpo da mesma forma que o corpo foi feito para os alimentos e os alimentos para
o corpo sexo foi feito para o corpo e o corpo para o sexo então da mesma forma que é natural e normal você tomar uma refeição para satisfazer o seu apetite natural você ter relações sexuais É também um ato fisiológico apenas de satisfação de uma necessidade você vê que esse argumento é antigo né porque ele é muito usado hoje pastor Eu tenho 23 anos hormônios estão na flor da pele tô queimando aqui pastor como é que você tá dizendo que você é virgem como é que você tá dizendo para eu me controlar é uma coisa
de fato o sexo é uma coisa natural Foi Deus Quem Fez não é verdade Foi Deus Quem Fez Deus nos criou assim lá no Jardim tá escrito macho e fêmea os fez macho e fêmea os feios contudo depois da queda quando a inocência foi perdida e o primeiro casal se cobriu exatamente por conta disso então já não é mais a mesma coisa Deus cercou o relacionamento sexual com uma série de limites para proteger a família proteger o indivíduo e proteger o seu povo Então embora seja uma coisa natural entretanto ela tem limites ela tem limites
assim como também eu o fato de que o estômago foi feito para o corpo perdão os alimentos foram feitos para o corpo e o corpo para os alimentos não quer dizer então que eu vou comer até me internar no hospital né de tanto comer Como tem gente que faz isso né Como tem gente faz isso não quer dizer que eu vou fazer isso não quer dizer que eu vou fazer o uso errado dessa lei natural e é o caso aqui do apóstolo Paulo ele diz olha esta é verdade de fato o sexo é alguma coisa
que Deus fez mas isso Deus Deus vai destruir não somente o alimento como também o corpo e por implicação também a prática das relações sexuais Paulo aqui está falando escatologicamente tá falando do novo céu da nova terra onde habita a justiça Quando Deus haverá quando ele haverá então de nos transformar no corpo da Ressurreição de Cristo vou falar disso daqui a pouco onde estas coisas não serão mais necessárias e portanto eu não devo me guiar por estas coisas Deus haverá de destruir estas coisas esta relação que vocês estão argumentando ela vai passar porque ele vai
chegar uma época que nós não vamos precisar mais de alimento e onde também nós não teremos mais o relacionamento sexual porque turista tem a ver com esse mundo que está passando e o crente então ele seguia pela realidade escatológica embora ele possa aproveitar das coisas boas desse mundo como nós falamos aqui assim Paulo primeiro desconstrói o argumento daqueles membros da igreja de Corinto que estavam tendo uma interpretação errada do evangelho e usando como desculpa para viver na prática da imoralidade e a partir daí então Paulo coloca cinco seis argumentos que são baseados no corpo do
corpo que Deus nos deu o primeiro que tá aí no final do verso 13 quando ele diz assim verso 13 os alimentos são para o estômago e estômago existe para os alimentos mas Deus destruirá tanto o estômago quanto os alimentos porém o corpo não é para imoralidade mas para o senhor e o senhor para o corpo percebe a linha de raciocínio eles é verdade o corpo é para os alimentos mas você não pode dizer que o corpo é para imoralidade o corpo não é para imoralidade Ou seja a comparação analogia que vocês estão querendo fazer
ela não bate Ela tá errada de fato o corpo é para os alimentos mas você não pode dizer que o corpo é para imoralidade isso você não pode dizer porque ele não é para imoralidade ele na verdade é para o senhor e o senhor para o corpo o senhor aqui é o Senhor Jesus com esse argumento de Paulo que o corpo não nos foi dado para que nós praticassemos imoralidade mas que o destino do nosso corpo é o senhor Jesus Cristo revela o status exaltado que Paulo dá o nosso corpo e nos revela uma coisa
muito importante também não somente que Deus nos deu o corpo para que nós pudéssemos ser de Cristo mas que O próprio Cristo ganhou o corpo para que Ele pudesse ser nosso percebe aqui é uma mão dupla o corpo é para o senhor e o senhor é para o corpo aqui o que está sendo desvendado é o propósito um dos propósitos da Encarnação porque que Cristo encarnou para que Ele pudesse ter um corpo para que Ele pudesse fazer parte da nossa raça para que Ele pudesse ser como um de nós então não somente o meu corpo
pertence a Jesus Cristo mas como Jesus Cristo pertence a mim como membro da raça humana ele é o meu irmão ele tem um corpo como meu ele é humano plenamente humano Esse é o destino ou o alvo que Deus tinha em mente quando ele criou essa raça chamada homem lembra que antes disso ele criou uma outra raça que são os anjos os anjos também são seres Morais eles têm raciocínio eles têm inteligência tem arbítrio tem discernimento são seres não é como nós conscientes entretanto Deus não lhes deu um corpo esse privilégio Deus deu para raça
humana por que que ele fez isso porque já era o plano dele um dia se tornar como um de nós para fazer parte da sua própria criação o corpo não é para imoralidade quando você usa o seu corpo para imoralidade você está usando o seu corpo para uma finalidade que está muito abaixo da dignidade da Glória do Propósito elevado que Deus concedeu quando nos fez no pó da terra nos fez com o corpo macho e fêmea ele nos fez para sermos membros de uma nova humanidade membros de um povo cujo cabeça Jesus Cristo é um
de nós segundo argumento dele tá no verso 14 Deus ressuscitou o senhor e também nos ressuscitará pelo seu poder esse corpo que vocês estão profanando através da prostituição ele um dia será ressurreto diz o apóstolo Paulo da mesma forma que Deus ressuscitou Cristo de entre os mortos ao terceiro dia e lhe deu um corpo incorruptível perfeito glorioso eterno Imortal o mesmo Deus um dia nos tirará da Sepultura transformará os que estiverem vivos por ocasião da vinda do Senhor e nós teremos um corpo semelhante ao do Senhor Jesus ou seja mais uma vez Paulo coloca aqui
o alvo de Deus nos dar um corpo que é esse corpo da Ressurreição esse corpo glorioso semelhante ao corpo de Cristo Jesus Deus ressuscitou o senhor Jesus e ele também haverá de nos ressuscitar um dia um dia ele haverá de nos tirar da Sepultura e nos fazer semelhante ao Senhor Jesus terceiro argumento de Paulo verso 15 a 17 Esse é um pouco mais extenso ele diz aqui vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo e será que eu tomaria os membros de Cristo e os farinha membros de uma
prostituta de modo nenhum ou não sabem que o homem que se une a prostituta formam seu corpo com ela porque como se diz os dois se tornarão uma só carne mas aquele que se une ao senhor é um só espírito com ele os argumentos de Paulo aqui pode ser resumidos da seguinte maneira primeiro nosso corpo individualmente é de Cristo como ele diz aqui vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo Cristo Depois da sua ressurreição ele tem o mesmo corpo com qual ele padeceu corpo ressurreto ele inclusive disse
a Tomé depois da Ressurreição né coloca o dedo aqui e veja que é é o corpo com qual eu morri só que é o corpo que esse corpo está glorificado esse corpo está agora imortalizado ele é incorruptível o corpo da Glória o corpo da Ressurreição de Cristo Paulo chama de corpo espiritual em primeiro Coríntios 15 que é o mesmo corpo que nós vamos ter o que Paulo está dizendo aqui é que o nosso corpo é membro de Cristo é como se Cristo fosse uma grande entidade espiritual a gente chama essa essa relação de a união
Mística do crente com Cristo nós estamos ligados a Cristo não somente espiritualmente esse aqui é o ponto aqui nós estamos ligados a Cristo não somente espiritualmente na Esfera do Espírito mas o nosso corpo é parte dele é como se ele vivesse aqui nesse mundo e se expressasse aqui nesse mundo através de nós nós somos a manifestação visível de Cristo aqui nesse mundo nós somos a manifestação visível de Cristo aqui nesse mundo porque nosso corpo individual é membro de Cristo membro de Cristo que coisa profunda Paulo nos ensina aqui que coisa misteriosa um pouco a gente
fala a respeito disso por isso que eu disse que a visão cristã do corpo ela é distinta da Visão daquela época que eragnóstica né o platônica e também da visão de hoje de hoje onde as pessoas separam alma e espírito quer ver um exemplo dessa separação como é que é sexo é definido hoje não é mais biologicamente mas subjetivamente o que você acha que você é isso você vai impor ao seu corpo o seu corpo então ele tá debaixo daquilo que você acha você diz assim eu sou mulher embora você nasceu o homem e você
então Imprime uma identidade genérica feminina a um corpo que é masculino ou seja há uma divisão entre as duas coisas quando na verdade a gente é homem ou mulher de alma e de corpo alma ao espírito e corpo somos uma unidade não tem como separar essa separação que está por detrás da ideologia de gênero para poder atrás dessa ideia subjetiva de que a gênero é uma questão sexo é uma questão definida através da sociedade e não biologicamente e uma série de outras coisas ou por exemplo a questão do aborto porque eles acham que é natural
matar um bebê porque o bebê não tem consciência ele não pensa e o que torna uma pessoa humana e quando ela começa raciocinar e ter consciência auto consciência de que ela existe assim pelo tal mês percebe faz uma separação entre o corpo e a consciência isso tá por detrás do argumento dos abortistas que eles acham que não vem problema nenhum não é um ser humano não é um ser humano dois três meses não é um ser humano porque não é um ser humano porque não pensa não tem identidade não sabe o que é nem para
onde vai entende separa a visão cristã do homem e da mulher é integralista nós não podemos separar nosso corpo da nossa alma por isso que tá errado essa ênfase só em salvação da alma só em salvação do Espírito perdão de Pecado a gente esquece de redimir o corpo esquece da estética esquece da beleza Esquece da questão do aborto esquece das questões de gênero esquece do cuidado do corpo Exatamente porque esquece dessa teologia do corpo que Paulo coloca aqui que é a base para a gente entender quem a gente é Inclusive a nossa própria identidade ame
o seu corpo você pode ser feio você pode ser bonito Você pode ser alto você pode ser baixo careca cabeludo barrigudo que for mas foi assim que Deus me fez Deus lhe deu esse corpo e ele tem dignidade ele tem um propósito portanto não diminua o seu corpo não desonre o seu corpo não profane o seu corpo com imoralidade com prostituição se entregando a quem não é seu cônjuge ou de qualquer outra maneira profanando essa esse privilégio que Deus deu a raça humana e não deu aos anjos por isso Paulo diz ter relações com a
prostituta é levar Cristo para relação veja que argumento forte no verso 15 primeiro ele disse no início do verso 15 que o corpo de cada um de nós é membro de Cristo aí ele pergunta Será que eu tomaria os membros de Cristo e os Faria membros de uma prostituta é a conclusão lógico se eu sou membro de Cristo e Cristo se expressa através de mim se eu tenho relação sexual com uma pessoa eu tô levando Cristo para aquela relação porque eu ele se expressa através de mim eu sou membro dele E aí ele Paulo traz
a base bíblica para isso porque alguém pode dizer mas como você tá como assim você tá trazendo Cristo para essa relação a ele cita no verso 16 Gênesis 2:24 ou não sabem que o homem que se une a prostituta forma um seu corpo com ela porque como se diz e aquele citologia nesses dois 24 os dois se tornarão uma só carne paz referindo ao episódio da criação da mulher quando Deus trouxe EVA para o seu marido e então Ele olhou para ela e disse essa é osso dos meus ossos e Carne da Minha Carne será
chamada varoa porque do varão foi tirada por isso deixa o homem seu pai e sua mãe se une a sua mulher e será os dois uma só tá se referindo ao relacionamento sexual então o relacionamento sexual nos faz uma carne uma só carne com aquela pessoa que é o nosso parceiro se você tem relações com a prostituta ou com qualquer outra pessoa que não seja seu legítimo cônjuge casado como a Bíblia manda você está trazendo Cristo para essa relação que o apóstolo Paulo chama de imoralidade sexual três vezes aqui no texto imoralidade sexual e moralidade
sexual e quando ele faz a pergunta Será que eu tomaria os membros de Cristo e o tornaria membros de uma prostituta a reação que Paulo espera do crente de jeito nenhum pau mas nunca não tinha pensado nisso eu não tinha pensado nisso é isso que ele espera mas infelizmente hoje esse Paulo usasse o mesmo argumento provavelmente tinha muita gente cara de pau na igreja quer dizer e daí qual é o problema disso aí Qual o problema disso é uma prostituição é uma profissão como qualquer outra aliás é a mais antiga do mundo né Ia ser
legalizada com carteira assinada por aí vai nada contra as prostitutas muito se converteram Aliás hoje eu tava até lendo na minha devocional Jesus dizendo para os fariseus que as prostitutas entravam no reino de Deus na frente deles porque elas se converteram com a pregação João Batista os fariseus não se converteram meu problema não é com a prostituta mas como prostituição quando ela se converte deixa isso é minha irmã em Cristo Claro Paulo espera que a gente colhe de vergonha diante da possibilidade de que nós estejamos levando Cristo para esse tipo de relacionamento Cristo cordeiro de
Deus que morreu pelos meus pecados que morreu para me purificar de toda imoralidade de toda a injustiça e é o que é que faço em troca levo ele para ter uma relação Prostituída uma relação imoral se esse argumento não funcionar com você eu não sei com quem que outro tipo de argumento funcionaria tivesse 17 mas aquele que se une ao senhor é um só espírito com ele nós já nos unimos ao Senhor Jesus Cristo através da conversão do Novo Nascimento fomos Unidos a ele espiritualmente e somos unidos a ele também fisicamente ele se expressa através
de nós nós somos membros de Cristo vamos aqui para o penúltimo argumento que Paulo usa que tá aqui no verso no verso 18 a perdão verso 19 eu vou pular o verso 18 que ele já é a conclusão Paulo antecipa aqui do verso 18 Mas vamos para o 19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que está em vocês e que vocês receberam de Deus e que vocês não pertencem a vocês mesmos Será que vocês não sabem disso pergunta o apóstolo Paulo que o corpo de vocês é
santuário do Espírito Santo esse espírito santo que vocês tanto valorizam que vocês querem tanto os dons espirituais todas essas manifestações do Espírito Santo mas vocês não sabem essa verdade básica a respeito do espírito que vocês são Santuário dele palavra Santuário a palavra que é usada para designar o Santuário mais interior do templo onde somente o sumo sacerdote entrava uma vez por ano levando sangue de animais no dia da expiação era o local da manifestação de Deus onde estava a arca da aliança com a lei de Deus era ali que Deus apareceu o seu povo só
o sumo sacerdote podia entrar ali era o local da habitação de Deus Paulo usa esse termo que se refere a esse lugar e usa para o corpo do cristão com isso dizendo que Deus não habita mais em templos mas ele habita no Cristão nos cristãos na coletividade dos cristãos vocês são o santuário de Deus será que vocês ignoram essa verdade básica vocês são o santuário de Deus que está em vocês e que vocês receberam de Deus e que isso significa que vocês não pertencem a vocês ou seja você não pode fazer o que você quer
ou dá um destino ao corpo que você queira porque esse corpo pela presença do espírito santo ele pertence a Deus na verdade não só pela presença do Espírito Santo e aqui o último argumento de Paulo é que ele foi comprado verso 20 vocês não pertencem a vocês mesmos porque vocês foram comprados por preço vocês foram comprados por preço o preço aqui que Paulo fala ele não diz qual é mas os crentes de Corinto certamente entenderiam em todo o evangelho entende Qual foi o preço pelo qual nós somos comprados O preço foi o sangue precioso do
nosso Senhor e salvador nós somos comprados quer saber o valor do seu corpo é o valor do Sangue de Cristo vocês foram comprados por preço o seu corpo vale tanto quanto sangue dEle Esse é o preço que ele pagou pelo seu corpo Note que ele não tá dizendo aqui que pagou pela alma pagou pela alma também pagou pelo meu espírito também mas ele também pagou pelo corpo pagou pelo corpo vocês foram comprados por preço e o preço é o sangue de Cristo essa compra Como eu disse atinge o ser humano como um todo o ser
humano como todo Quais são as implicações e orientações práticas do apóstolo Paulo algumas já foram adiantadas aqui eu vou colocar aqui diante de nós porque nosso tempo já se acabou então a luz de tudo isso Paulo antecipa no verso 18 a orientação fujam da imoralidade sexual a luz de todo esse argumento não poderia ver outra conclusão fugir da imoralidade sexual fugir não somente dela mas de qualquer ocasião ou tentação ou de ambiente que possa tentar você para isso fuja Como José no Egito vocês lembram a história até transcrevi aqui Gênesis 39 de 6 a 12
não vou ler vocês depois podem procurar mas todo mundo sabe a História José foi tentado pela mulher do seu patrão mulher de potifar várias vezes e ele disse não não finalmente a mulher aproveitou um dia que estavam sozinhos em casa deita de comigo ela disse E ele E aí agarrou ele e ele então fugiu para não cair em moralidade com aquela mulher e a mulher ficou com a capa dele é melhor perder uma boa capa do que perder uma boa consciência né então fuja fuja da imoralidade Como José fugiu fuja desse namoro se o seu
namorado tá querendo levar você para cama ou se sua namorada tá querendo levar você para cama fuja disso fuja dessa amizade se essa pessoa quer seduzir você sendo você casado fuja dos meios de comunicação se você se sente atraído por pornografia e é sempre uma tentação para você fuja da imoralidade não pode haver outra conclusão depois de tudo isso que eu aposto Paulo falou e quem pode imaginar Quem poderia imaginar argumentos que justificam igrejas e movimentos inteiros que inclusive incentivam jovens a viver dessa forma que não tem limites a respeito disso que aceita que os
membros da igreja vivem de qualquer maneira nenhuma pessoa vai ser barrada aqui nessa igreja se ela viver uma vida promíscula se for uma vida de prostituição de imoralidade é muito bem-vindo mas na hora que disser assim eu quero me tornar parte dessa igreja membro dessa igreja e quero aqui professar o nome de Jesus Cristo aí é coisa muda é que nós vamos dizer bem nesse caso Vamos colocar sua vida em ordem né diante de Deus não tem que ser perfeito mas aquelas coisas que são evidentes né Nós temos que corrigir Claro tem um processo de
santificação pela frente mas para começar com bem aba Vamos começar como é que vai ser como esse seu relacionamento com seu namorado como é vamos começar aqui da base por aí como é a sua fidelidade a sua esposa como é que vai ser o casamento vamos começar por aí E é assim que deve ser somos perfeitos não somos tentados somos pecadores indignos mas a igreja ela não se move ela não seguia por pragmatismo situações de fato mas pelo ideal da palavra de Deus é por isso que a gente tem que viver portanto fuja da imoralidade
diz o apóstolo Paulo e aí ele argumenta qualquer outro pecado que uma pessoa cometer fora do corpo mas aquele que pratica imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo Esse é um dito meio que misterioso de Paulo os comentaristas não sabe direito o que ele quer dizer com isso pecar fora do corpo pecar dentro do corpo contra o corpo mas o Consenso que ele tá dizendo é o seguinte que a imoralidade sexual é um pecado que atenta mais do que qualquer outro contra dignidade do corpo os outros são pecados também não pensem aqui que eu
estou reforçando aquela ideia de que pecado na igreja evangélica é só imoralidade não os dez mandamentos são muito mais do que o sétimo então tem muitos outros pecados além da prática da imoralidade sexual mas eu tô dizendo que a bíblia destaca esse fato que a imoralidade e os pecados na área sexual eles trazem um dano muito maior ao nosso corpo do que outros do que outros por isso eles recebem curiosamente nas listas de pecado que você tem no Novo Testamento quase sempre todas elas são encabeçadas por pecados de ordens sexual tem uma olhada nelas são
mais cinco seis listas quase todas começam com pecados sexuais exatamente por causa da gravidade do mal que eles fazem Ao corpo e diante é claro do que o corpo representa para nós na nossa teologia o corpo é para Cristo encarnou para ser um de nós o corpo vai ser ressurreto o corpo tem um destino glorioso Imortal na vida eterna o corpo é o santuário do Espírito Santo o corpo foi comprado por um preço comprado por um preço que foi o preço do sangue do filho de Deus a segunda exortação que o apóstolo Paulo nos dá
aqui é no verso 20 vocês foram comprados por preço agora pois glorifiquem a Deus no corpo de vocês aquele não tá se referindo a dançar no culto não tá porque o pessoal usa essa passagem para isso texto fora de contexto é vamos glorificar Deus no corpo igreja e trenzinho de Jesus coreografia né Vamos lá reteté de Jeová vamos lá arrasta o pé aí cabeça do cão aí por aí vai né não Gente esse texto tá falando de você fazer coreografia dancinha evangélica não com corpo né glorificar a Deus com corpo não vocês perceberam pelo contexto
o que é que significa glorificar Deus com o corpo é que você usa o seu ouvir use o seu corpo de maneira Santa de maneira correta não se prostitua não pratique moralidade É assim que você glorifica a Deus com seu corpo é assim que se glorifica Deus com seu corpo e reforça aquilo que nós falamos de que da perspectiva Cristã nós não podemos fazer a separação entre nossa alma Barra Espírito E o nosso corpo nós somos uma unidade nesse sentido nós não podemos separar isso desde então caminhar para Conclusão o que é que nós podemos
aprender primeiro cuidado como você usa a liberdade Cristã e cuidado com as inferências que você faz do Evangelho da Graça tudo é lícito Mas nem tudo convém tudo é lícito mas você não deve se deixar dominar por coisa nenhuma segunda coisa Veja a importância de uma base teológica para ética Paulo podia simplesmente ter dito assim gente para de safadeza Vamos parar com essa sem-vergonhice aí de ir para o Templo de se deitar com prostituta vocês são crentes gente botar tudo para fora da igreja gastou aqui metade de um capítulo expondo a teologia do corpo o
que é o corpo Porque o Crente que não é convencido por argumentos ele vai continuar com a mesma opinião anterior cedo ou tarde ele vai voltar a fazer então nós temos que persuadir nós temos que convencer mostrar explicar porque é que não pode não é só dizer não pode você tem que explicar porque é que não pode e é o que eu posto Paulo tá fazendo aqui o que me leva a minha terceira conclusão nós não podemos separar doutrina de prática né prática de doutrina eu sei que em alguns quartéis evangélicos existe uma depreciação da
doutrina que a doutrina é muito seca que a doutrina mata a letra mata irmão sem a doutrina e sem a boa teologia a prática vira ativismo pragmatismo superstição ou qualquer outra coisa que vem da cabeça aí de qualquer pessoa Precisamos de uma boa teologia para termos uma boa ética também é importante lembrar de como nós devemos amar Honrar e cuidar do nosso corpo não importa se ele é feio bonito saudável fraco deficiente ele é tão importante quanto a sua alma ele é tão importante quanto a sua alma e da mesma forma que você cuida da
sua alma seu relacionamento espiritual com Deus você tem que ver também que você tá honrando a Deus com o seu corpo em todas as dimensões Amém Que Deus nos abençoe queridos que nós temos aprendido um pouquinho mais e a nos amar nesse sentido aqui É nesse sentido que a gente pode dizer né Ame a você mesmo porque Deus lhe deu um corpo em vez de você se rejeitar você se não não ame o seu corpo ele é o que em vez de ficar dizendo assim eu tô insatisfeita porque eu nasci mulher num corpo de homem
ou insatisfeito porque eu nasci homem no corpo de mulher não Deus lhe deu um corpo e ele tem tudo a ver ele tá em harmonia com a sua alma tudo isso mais essa distorção certamente não vem de Deus peça a Deus iluminação e sabedoria nessa área também