O INSUCESSO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | AULA #3 | PREPARATÓRIO PARA CERTIFICAÇÃO PSM I

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CANAL VALOR
Nesta aula #3 eu te ensino sobre o insucesso no desenvolvimento de software como isso permitiu.a ori...
Video Transcript:
é muito bom meu amigo e minha amiga seja muito bem-vindo bem-vinda a mais uma aula do canal valor eu sou Marcelo Neves o seu instrutor e na aula de hoje a gente vai falar sobre desenvolvimento de software e seu insucesso lembra que a gente tá usando aqui como referência o desenvolvimento de software que foi onde as abordagens ágeis nasceram Então olha só se a gente olha aqui o que your report Beira base a gente vai ver que o sucesso dos projetos de software são muito pequenos e a gente já já vai ver um dos grandes
motivos Tá bom então olha só que legal 2011 sucesso 29 por cento depois 2012 27 por cento 2013 31 por cento a coisa gira em torno ali de 28 29 por cento é verdade que a última A medida foi lindo 2015 mas que eu te trouxe aqui mas existem outras né mais recentes que não mudou muito não é porque isso primeiro olha ali A maior parte dos projetos finaliza mais acima do orçamento fora do prazo ou com escopo incompleto expectativa né em torno de trinta por cento dos projetos atendem as expectativas iniciais setenta por cento
não qualidade quase sessenta por cento dos projetos são entregues com defeito para as partes interessadas Olha isso a taxa de projetos que fracassa de fracasso gira em torno dos vinte por cento ou seja aqueles projetos que não tem jeito mesmo né e mais de 65 por cento é entregue com atraso trazendo é claro consequências para o negócio para as pessoas e mais de cinquenta por cento dos projetos apresenta um custo as Eu já vi então assim já deu para ver que o grande motivador para a gente ter o scream abordagens como scream como Framework scrum
é porque um sucesso do desenvolvimento sofre sempre foi muito muito muito grande Tá bom e aí o scream ele se apresenta como uma alternativa ao desenvolvimento Cascata se vai entender o que é o desenvolvimento Cascata ainda mais para frente tá mas basta você entender que é um Cascata São fases São fases que a gente não volta nessas fases São fases muito bem definidos você vai entender isso nas aulas mais à frente basta você entender aqui que apenas o scream é uma alternativa a tudo que já existia antes tá bom o scream ele permite o desenvolvimento
de produtos e de uma maneira progressiva Olha que interessante que que é isso progressiva significa que a gente não desenvolve tudo de uma vez não desenvolve um pedacinho aqui a gente entrega o pedacinho desenvolve mais outro pedaço entrega para o cliente escuta o que que ele tem a dizer e vai fazendo isso até o final vai ter uma aula específica aqui onde você vai entender o que que esse desenvolvimento progressivo que a gente também chama de abordagem iterativa e incremental e olha só o scream ele permite que novas ideias sugestões e demandas posso ser capturadas
do início ao fim do desenvolvimento de software talvez para você seja diferente é estou talvez tenha queria ter uma certa estranheza porque quando a gente utilizava a abordagem Cascata que a gente e ainda mais para frente na próxima aula você vai ver que tinha um momento a gente sentava com o cliente e capturava todas as necessidades dele depois a gente só trabalhava só desenvolveu produtos nada mais podia mudar o cliente não podia pedir nada a mais do que já tinha sido pedido Olha aí o problema com o mundo tão dinâmico com as empresas estão dinâmicas
que a gente tem hoje será que ainda dá para trabalhar sim claro que não Então exclui me abraça mudança através de um processo de trabalho que é interativo ou seja está sempre repetindo as mesmas atividades revisitando o produto produto tá evoluindo constantemente E se puder fechar aqui o Scan ele não é fundamentado na ideia de seguir um plano que era no Cascata assim você criar um clan com eu ia fazer pronto dali para frente depois que acaba o plano você seguir o plano religiosamente e quem quisesse mudar o plano A gente como que brigasse com
essa pessoa porque sucesso Ali era seguir o plano e aqui no scream é completamente diferente talvez a que eu esteja trazendo novos elementos mais calma pequeno gafanhoto pequena gafanhotos vai ficar mais claro vai ficar bem mais claro isso ao longo das próximas aulas mas tem um tema aqui que eu preciso trazer para você BRF Big requirements of Thrones traduzindo ao pé da letra é grande quantidade de requisitos Logo no início que que é isso tá vendo aqui essas caixinhas especificação depois desenvolvimento depois testes depois implantação Era assim que a gente desenvolvia bom então isso aqui
definir muito abordagem Cascata a primeira caixinha é especificação que que é isso é nessa primeira caixinha que a gente fazia todo o levantamento dos requisitos ou seja das necessidades das partes interessadas ou seja o que ela gostaria de ter no produto de software depois acabou essa fase ela não podia pedir nada mais diferente mesmo que ela dissesse assim e mudei de ideia ou e entende a coisa diferente eu quero mudar não não podia mais mudar então Big Record Stop front é uma expressão que se refere ao detalhamento antecipado essa atividade com início e fim muito
bem delimitado no início do projeto bom então é utilizado nas abordagens Cascata a gente gastava bastante tempo no início do projeto só levantando as necessidades do cliente depois ela só implementar então não podia mais mexer nessas necessidades esse requisito então a gente partir da ideia de que é possível identificar tudo no início depois a gente mudou isso Calma você vai entender se mais para frente tá certo e por último o cliente ele se vê forçado a pedir o que precisa E também o que não precisa já que ele não vai ter outra chance de pedir
novas funcionalidades não era incomum e eu tive Participei de muito projeto assim do cliente até começar a inventar funcionalidade porque não ia ter chance de pedir novamente também começava a sonhar ou é inventar funcionalidade Olha aí o problema tá bom tu sim para a gente fechar aqui estratégias par a peça em Um quanto mais você souber as diferenças entre o scream e outras abordagens como Cascata mais você conseguirá entender o valor e o porquê esse frango que tem tanto sucesso só que é um detalhe não adianta você só conhecer os clãs você precisa também entender
outras abordagens a gente vai fazer isso aqui no curso só assim você vai conseguir comparar e entender as diferenças e no exame você vai ser cobrado dessas diferenças não tem jeito dois isso não é Método nem metodologia é fêmur que que é fremok é um grande acabolso com uma estrutura mínima que não pode mudar mas que você pode expandir só que que isso significa o spam ele tem itens que você não pode mudar as cerimónias os papéis e os artefatos as cerimônias papéis e artefatos isso você não pode mudar o resto você pode acrescentar vou
te dar um exemplo você nunca pode remover um scrummaster de um time não pode tá errado Inclusive tem questão do exame de certificação que fala sobre isso olha o time amadureceu o tanto que o pessoal tá pensando em não ter mais uma reunião de área outra pensando em substituir os cromaster pode ou não pode Claro que não pode porque porque o scream é free amor tem coisas que não são negociáveis que são os artefatos que a gente ainda vai estudar as cerimônias os eventos e também são inegociáveis e os papéis não dá para mexer não
dá para remover nenhum deles combinado Essas são estratégias aí fundamentais em E aí ficou alguma dúvida coloca aqui embaixo clica no link um dúvida vou ter maior prazer em te ajudar Não esquece de pisar fundo no like no gostei e de assinar o canal para ser avisado das próximas aulas um grande abraço e até a próxima aula
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