#097 - O padrão de Deus para o marido - Fundamentos

2.8k views2685 WordsCopy TextShare
Fundamentos
O padrão de Deus para o marido. Esse foi o tema abordado por Mario Fagundes na live do Fundamentos. ...
Video Transcript:
Amada Igreja do Senhor, menina dos olhos dEle,  esse tema como todos os assuntos que temos falado, ele é muito importante, ele toma uma  importância maior nos nossos dias, nesse tempo, porque a família tem sido profundamente,  tremendamente e absurdamente atacada. Se nós não tomarmos posição clara segundo a Escritura que  é inspirada pelo Senhor e útil para nos ensinar, para nos repreender, para nos corrigir e para  nos educar na justiça; afim de que sejamos perfeitos e perfeitamente habilitados para  toda boa obra. Que Deus nos traga graça hoje.
Então você vai ouvir o que eu vou compartilhar  aqui que não tem novidade. Em tudo; toda doutrina, todo padrão que Deus já nos deu. Mas eu te peço  que faça uma pergunta enquanto estiver escutando o que eu vou tentar comunicar.
Que Deus me conceda  a graça para comunicar a vocês, a pergunta é: já ouvi tantas vezes, já sei, mas quanto disso  de fato eu vivo? Quanto disto de fato eu pratico? Quero comunicar aquilo que Deus tem nos revelado e  nos trazido há tantos anos para pormos em prática e caminharmos segundo a sua doutrina, segundo  o seu padrão, o padrão de Deus para o marido.
Para desempenhar seu papel, Deus  deixou três mandamentos ao homem: Primeiro mandamento está em Efésios  5:25, “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo  se entregou por ela”, amar a esposa como Cristo amou a Igreja, o Senhor estabelece o mais alto  padrão de amor para o marido amar a sua esposa, como? Como Cristo amou a sua igreja e assim  mesmo se entregou por ela, nada poderia ser mais elevado; é o mais alto nível de amor, de entrega e  renúncia. Significa, perder para a esposa ganhar, ser envergonhado para que ela seja honrada, morrer  para que ela viva.
A palavra grega para amor que aparece em Efésios 5 é Ágape, refere-se ao  amor de Deus. É um amor puro, sacrificial, perfeito e permanente, esse tipo de amor está  escrito em I Coríntios 13, amar é ser paciente, bondoso, benigno, é não buscar  seus próprios interesses, é não ser inconveniente, amar é ser perdoador  e ter domínio próprio. I Coríntios 13:4-8, você vai encontrar uma explanação, uma explicação  do que significa o amor, amar é também servir, proteger, instruir e santificar, é o  amor que não depende do sentimento, esse amor envolve sacrifício em favor da esposa;  a si mesmo se entregou por ela, é um negar-se a si mesmo, é abrir mão da tranquilidade, da comodidade  e do prazer em favor da esposa amada, isto é amar, foi isto que Cristo fez pela igreja.
O contrário  disto é o egoísmo, o marido egoísta busca a sua própria comodidade, usa autoridade para seu  próprio bem e sempre espera ser servido, sua atitude é de Senhor e não de servo, nunca  renuncia a comodidade como desculpa para ajudar a mulher, este marido está longe da vontade de Deus. Deus quer que o marido negue a si mesmo, se pareça com Jesus e aja como ele: deve sacrificar a  si mesmo pela esposa, buscar a felicidade e bem-estar dela tanto no físico como emocional e  no espiritual. O marido deve dizer como Jesus: “eu não vim para ser servido, mas para  servir”, não usar da sua autoridade para fazer o que gosta e o que quer, mas exercer  a sua autoridade para servir àqueles que moram em sua casa e sua esposa principalmente.
Uma das  coisas com respeito a isso, é que o homem tem que ter romance e afeto, amar a esposa significa  ter romance, ser afetuoso; em Cantares de Salomão: 2:10-14 está escrito assim: “O meu amado fala e  me diz: Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno, cessou  a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da  rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu  aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.
Pomba minha, que andas pelas fendas dos  penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz,  porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável”. O amor sentimento também deve  estar presente no casamento, tudo que dissemos anteriormente estabelece bases  sólidas para que este amor se desenvolva e cresça. O romance não é apenas para lua de mel, mas para  toda a vida, os discípulos do Senhor devem ser os maridos mais enamorados por suas esposas,  o amor dos mundanos se perverteu em egoísmo, entretanto, amor sentimento de um marido cristão  nasce do verdadeiro amor de Deus que vive nele, por isso os discípulos de Jesus devem ser os  melhores maridos, os mais românticos de todos, cultive em seu coração este amor a enamorar-se a  sua esposa, valorizando, apreciando e elogiando, seja expressivo com ela, demonstre seus  sentimentos de várias maneiras, algumas delas: mandando flores, chocolates, cartões, alguns podem  dizer eu não sou desse estilo romântico, aprenda, podemos aprender todas as coisas, podemos  aprender uns com os outros e demonstrar nosso sentimentos através de ações claras como  estas que estou falando e outras mais como: jantar com algo especial, com palavras doces,  com declarações, com cartões e enfim com algumas coisas que você pode expressar na prática o quanto  ela tem valor para você e o quanto você a ama.
O homem que trata a sua esposa com amor faz um  bem a si mesmo e fortalece a unidade do casamento, aquele que trata mal a sua  esposa destrói a si mesmo, esse é o primeiro mandamento segundo mandamento  que Deus nos dá; está em Colossenses 3:19: “Maridos, amai vossa esposa e  não a trateis com amargura”. Com amargura significa, asperamente, este  parece ser um erro comum dos maridos no exercício de sua função, muitas vezes quando  se iram os maridos tratam a esposa asperamente, outros são ásperos o tempo todo, sempre falando de  uma forma ríspida e estúpida, de uma forma forte, de uma forma confrontativa. Não tratar com  amargura significa, tratar sempre com amabilidade, doçura e bondade, e nunca com rudeza e grosseria,  esta ternura para com a esposa deve ser prática nas palavras dirigidas a ela nas diversas  situações que envolvem o trato cotidiano, a amabilidade e carinho.
A mulher foi feita com  características emocionais diferentes do homem, isso não é uma debilidade, mas uma  característica dada por Deus para, por exemplo, desempenhar sua nobre função de mãe,  a fim de criar os filhos com ternura e delicadeza. O marido deve entender isto e não desprezar  sua sensibilidade e não trata-la como se fosse um homem, há maridos que são amáveis com os  outros e descuidados e duros com a esposa. Isto, meus amados é hipocrisia, incoerência e falta  de inteligência.
A esposa tratada asperamente ela acaba se embrutecendo, Deus quer que o marido  trate com ternura, respeito, suavidade, paciência, carinho, doçura, delicadeza, bondade e amor. Outra  coisa com respeito a não tratar com amargura é ser firme, terno, ser amável não quer dizer ser  frouxo. Alguns confundem isso, o homem terá que ser firme ao corrigir erros ou tomar decisões.
Muitas vezes o tratamento áspero é por falta de firmeza correta. O marido deve ser firme e  terno, firme nas decisões, terno no tratamento; quando isso não acontece frequentemente ele se  torna frouxo e grosso, frouxo na sua decisão e grosso no seu tratamento, quando o marido perceber  que tratou mal a sua esposa deve consertar imediatamente, confessando o seu  erro com humildade e arrependimento. Firmeza nas decisões, doçura no tratamento.
Uma coisa simples que eu gosto de dizer quando falo sobre isso é, você tomar uma decisão, a tua  esposa certamente algumas vezes, não sei todas as vezes, não vou afirmar assim, mas algumas vezes eu  sei que ela vai tentar mudar um pouco aquilo que você disse ou fazer de outra maneira ou dar uma  opinião, ou tentar mudar sua decisão. Na decisão você seja firme, mas no tratamento seja terno,  você não precisa ser rude, grosso. Ao tratar com ela você pode ser totalmente terno dizendo assim;  “meu amorzinho nós vamos fazer assim, minha doçura nós vamos fazer desse jeito, preciosa é assim que  nós vamos fazer.
A firmeza em não mudar a decisão, o trato continua sendo doce e tranquilo. Às vezes  o homem confunde, não firma sua decisão e então reage de uma forma abrupta, estúpida. Firmeza  e ternura também para não tratar com amargura, tem que haver compreensão, o marido deve também  conhecer e compreender a sua mulher, para isto, é necessário escutar com atenção o que ela diz,  escutar com atenção aquilo que ela está dizendo, saber escutar é uma das qualidades  mais valiosas que se pode ter.
Quando o marido entende o que a mulher  pensa e sente e quais são as suas cargas, pode animá-la conduzi-la e protegê-la com  sabedoria, um abraço, uma palavra amável terna mostra a uma mulher que ela tem ao seu lado  alguém que a compreende e a ama, uma mulher que se sente compreendida e atendida pelo marido  dificilmente será rebelde e opositora, alguns homens têm dificuldade de serem afetuosos porque  não têm esse costume, é necessário romper meus amados com as barreiras e ver que está é a vontade  de Deus para o relacionamento com sua mulher, amá-la como Cristo amou a igreja e não tratá-la  com amargura. Terceiro mandamento está em I Pedro 3:7: “Maridos, vós, igualmente, vivei a  vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte  mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida,  para que não se interrompam as vossas orações. Dignidade é igual a respeito e honra não é só  a esposa que deve respeitar ao marido ambos são igualmente filhos de Deus, o versículo acima diz  que se o marido não trata a esposa com dignidade, suas orações são interrompidas, tratar com  dignidade com a parte mais frágil significa honrar a esposa; cuida-la, protegê-la e não  sobrecarregá-la.
Parte mais frágil, algo que e frágil você não toma de qualquer maneira, você  pega um copo de plástico e pega de qualquer forma, mas um de cristal você toma mais cuidado ao pegar,  aquilo que é frágil você vai com mais cuidado, aquilo que é frágil está escrito assim: “não  coloca muito peso em cima para não sobrecarregar, você tem que aliviar, tem que tratar com dignidade  como a parte mais frágil, honrando a tua esposa, cuidando da tua esposa, protegendo a tua  esposa e não sobrecarregando a tua esposa. O homem deve ter cuidado e proteção real  e prático com a sua esposa, ela precisa sentir-se segura e confiante em seu marido,  quando ele não o faz, ela se vê desprotegida, as preocupações sobrecarregam e agitam a mulher, o  homem deve assumir seu papel: atender os assuntos da casa, resolver todos os problemas que lhe  competem e não passa-los para sua esposa. A mulher deve poder dizer, meu marido é o meu  pastor e nada me faltará, como a igreja diz de Cristo, “O Senhor é o meu pastor”, tratá-la  com dignidade, também admirá-la e terem máxima consideração como presente de Deus para  você, Provérbios 19:14, Eclesiastes 9:9; cito esses textos e depois você leia.
Fazê-la se  sentir especial e única todos os dias, no livro de Ezequiel Deus se refere a esposa do profeta  como a delícia dos teus olhos, Ezequiel 24:15-18, a esposa é uma demonstração da bondade de Deus  para com o homem, Provérbios 18:22 diz isso: “O que acha uma esposa acha o bem e  alcançou a benevolência do Senhor. Aleluia! Que Deus nos ajude a amar nossas esposas  como Cristo amou e não tratá-la com amargura, e sim com máxima consideração, com  dignidade como parte mais frágil.
Quero falar um pouquinho mais para vocês,  o homem deve representar a Jesus no lar, o homem é responsável por primeiro  manifestar a vida de Cristo na família, assim como Cristo é imagem de Deus o homem  deve ser imagem de Cristo no lar, deve andar em espírito, ser santo, manifestar alegria  constante, dar graças por tudo, deixar fluir o amor, a graça e a paz do Senhor, manifestar  na plenitude a vida de Cristo que habita em ti, você é responsável por manifestar essa vida, ser  responsável por criar o ambiente na tua casa, para fazer esse ambiente essa atmosfera ser  Cristo, a presença dEle no teu lar. Outra coisa, estabelecer o governo de Cristo, não só a presença  de Cristo, mas tens que estabelecer o governo de Cristo, o homem é o cabeça da mulher e Cristo  é o cabeça de todo homem, portanto o homem deve estabelecer a autoridade de Cristo no lar e  não a sua. Se um homem não está sujeito a Cristo como vai governar sobre sua mulher e filhos? 
Quando o Senhor delega a autoridade ao homem não lhe dá carta branca para fazer o que quer,  mas estabelece critérios específicos e concretos, toda autoridade sujeita a Cristo deve agir com  firmeza, mas também com amabilidade e humildade sem fazer concessões indevidas, mas com disposição  para dialogar e escutar. É importante que saiba discernir a vontade de Deus e que cuide para que  ela se cumpra no seu lar, bem claro, Deus não me delega autoridade sobre a esposa para eu fazer o  que eu quero, mas para estabelecer o seu governo e a sua vontade sobre a minha e a tua casa.  Terceiro: ministrar a graça salvadora de Cristo, o homem deve exercer o sacerdócio em sua família,  não basta abençoa-la com orações superficiais, deve se interessar por cada um, dar tempo a cada  um, conhecer suas necessidades, lutas e aflições, dar a cada um dos filhos uma atenção particular. 
Constantemente ajudar a esposa a ver dimensão eterna e grandiosa em sua função como esposa  e mãe, cuidar para que ela não se desanime com suas tarefas que às vezes parecem triviais e  insignificantes, mas são de tremenda importância. Ministrar a graça salvadora de Cristo, exercer  teu sacerdócio levando tuas orações e súplicas, intercessões, jejuando por tua casa por tua  família, por tua esposa e por teus filhos, estabelecendo que a vontade de Deus venha e que  as coisas de fato se concretizarem ali sobre a tua casa. Quarto: doutrinar e edificar sua  família é importante, usar as circunstâncias ocasionais da vida para ensinar, mas isto não é  suficiente, o homem é responsável por ensinar toda a verdade de Deus de forma ordenada e metódica à  sua esposa.
Filhos são seus primeiros discípulos, deve determinar horários concretos para sentar  com eles e compartilhar a palavra, culto familiar; deve haver lugar para participação de todos  e tudo deve ser cheio de oração, o homem deve considerar a esposa como ajudadora, para isto não  deve anular, mas tão pouco deve passar para ela toda responsabilidade para edificação dos filhos.  Devem trabalhar juntos, tudo isso deve ser feito na dependência do Espirito Santo, na meditação  da palavra e com a ajuda do corpo de Cristo. Homem, marido, irmão amado e querido, que Deus  te conceda graça, sabedoria e discernimento, que você se debruce sobre a palavra do Senhor,  entenda de fato o padrão que Deus tem para ti como marido e te dedique na dependência  do Espirito, na meditação dessa palavra e na ajuda do corpo de Cristo a ser este homem  para edificar a tua casa sobre uma rocha sólida estável que nada pode abala-la, que venha  ventos que soprem, que os rios transbordem, mas ela está edificada sobre a rocha e  você é o homem que Deus estabeleceu para fazer isso, edificar isso dentro  da tua casa.
Que Deus nos abençoe. Temos as perguntas: 1 - Que tipo de amor o marido deve dedicar a esposa? 2 – O que significa não tratar com amargura?
3 - Como o marido pode ter firmeza e ternura ao mesmo tempo? 4 - O que significa tratar a esposa com dignidade? 5 - Quais são as responsabilidades do  homem como representante de Jesus no lar?
Related Videos
#098 - O padrão de Deus para a esposa - Fundamentos
22:38
#098 - O padrão de Deus para a esposa - Fu...
Fundamentos
2,298 views
A RESPONSABILIDADE DO MARIDO
13:32
A RESPONSABILIDADE DO MARIDO
Jeferson Nascimento
168 views
O Natal e o inferno. | Bispo Jadson Santos
1:13:45
O Natal e o inferno. | Bispo Jadson Santos
Bp. Jadson Santos Oficial
15,619 views
O PADRÃO DE DEUS PARA A ESPOSA - Fundamentos - #098
1:24:58
O PADRÃO DE DEUS PARA A ESPOSA - Fundament...
Fundamentos
10,416 views
OS SEGREDOS  NÃO  REVELADOS* A ERRATICIDADE E SEUS MISTÉRIOS* O FINAL  DO CICLO ... ©TV Chico Xavier
1:57:18
OS SEGREDOS NÃO REVELADOS* A ERRATICIDAD...
TV Chico Xavier
805 views
01/12/2024 - Encontro Geral - Evangevaldo
1:20:38
01/12/2024 - Encontro Geral - Evangevaldo
IGREJA EM BOA VISTA
438 views
#099 - A comunicação no casamento - Fundamentos
30:59
#099 - A comunicação no casamento - Fundam...
Fundamentos
2,362 views
LEARN, GROW, AND SERVE - Fundamentals - #002
22:41
LEARN, GROW, AND SERVE - Fundamentals - #002
Fundamentos
23,125 views
O PADRÃO DE DEUS PARA O MARIDO - Fundamentos - #097
1:27:51
O PADRÃO DE DEUS PARA O MARIDO - Fundament...
Fundamentos
9,455 views
A criação dos filhos - Mario Fagundes
58:31
A criação dos filhos - Mario Fagundes
Discípulos em São Paulo
9,682 views
Pr. Augustus Nicodemus Responde Perguntas Atuais
59:00
Pr. Augustus Nicodemus Responde Perguntas ...
United TV | CTKU | EUA
81,532 views
#108 - A presença de Cristo no lar - Fundamentos
28:40
#108 - A presença de Cristo no lar - Funda...
Fundamentos
5,103 views
#096 - Os papéis dos cônjuges - Fundamentos
23:02
#096 - Os papéis dos cônjuges - Fundamentos
Fundamentos
2,515 views
#105 - Divórcio e Recasamento - Fundamentos
40:37
#105 - Divórcio e Recasamento - Fundamentos
Fundamentos
2,298 views
WHY DID JESUS COME TO THE WORLD? - Fundamentals - #003
21:44
WHY DID JESUS COME TO THE WORLD? - Fundame...
Fundamentos
24,795 views
[Sermão] Razões humanas contra divinas: a "lógica" da alma acidiosa - Pe. Ivan Chudzik, IBP
25:11
[Sermão] Razões humanas contra divinas: a ...
IBP-Belém
1,461 views
A Batalha dos Missais: não discuta sobre o que você não conhece!
54:14
A Batalha dos Missais: não discuta sobre o...
Padre Paulo Ricardo
251,845 views
UMA PALAVRA AOS HOMENS SOLTEIROS - Podcast Fundamentos
5:09
UMA PALAVRA AOS HOMENS SOLTEIROS - Podcast...
Cortes Fundamentais
353 views
#138 - Relacionamento entre irmãos: Estar juntos e a percepção - Fundamentos
42:02
#138 - Relacionamento entre irmãos: Estar ...
Fundamentos
844 views
COMO POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO? | Conexão com Deus | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
36:12
COMO POSSO SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO? | ...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
399,315 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com