Olá, meus queridos. Graça e paz para tua vida! Olha só, nós aqui estamos agora em mais uma aula onde nós vamos aprender algo muito interessante hoje sobre os primogênitos que não foram resgatados.
Ou, pelo menos, não consta na Bíblia que eles foram resgatados. E aí, você pode dizer para mim: “Passou, mas por que que eles são povo de Deus e não resgatou os primogênitos? ” Pois é, muitas vezes Deus falava assim: “Porque vocês não guardaram a minha lei, porque vocês não me obedeceram, porque não andaram segundo os meus estatutos.
” Em vários momentos, nos livros de Reis e também no livro de Samuel, no livro de Crônicas, principalmente, né, também vai dizer um texto assim: “E Deus os entregou na mão do inimigo. ” Porque? Porque desviaram, esqueceram do Senhor.
E o que que eles esqueceram? Eles começaram a fazer exatamente o oposto daquilo que Deus falava; né, em vez de entregar os seus primogênitos até o altar e resgatá-los, muitos deles sacrificavam os seus próprios filhos nas mãos de Moloque. O próprio Salomão chegou a fazer isso, entregar os seus filhos e sacrificá-los a Deus.
E aí você vai ver, ao decorrer da Bíblia, que o povo, ouvindo a Voz de Deus, não tinha cuidado em guardar os preceitos, os mandamentos, as leis do Senhor que Deus deixou estabelecido nesta terra. Aí, em Gênesis, capítulo 26, e no versículo 5, diz assim: “Porque Abraão obedeceu à minha voz. ” A primeira coisa é obedecer a voz de Deus, obedecer aos mandamentos, aos preceitos, aos estatutos e às leis.
Olha que interessante que está nesse versículo: “Portanto, Abraão obedeceu a minha voz; um, os mandamentos; dois, os preceitos de Deus; três, os estatutos e as minhas leis. ” Abraão obedeceu em tudo. Abraão foi dizimista, obedeceu a voz dele, circuncidou [música] por um mandamento de Deus, e Abraão resgatou o seu primogênito.
Tudo que Abraão poderia ter feito se cumpriu nele. O evangelho foi pronunciado a Abraão; Deus revelou a Abraão os dias de Jesus. Por quê?
Porque guardou a voz de Deus, guardou os mandamentos de Deus, os preceitos de Deus, os estatutos de Deus e a lei de Deus. Agora, quando Abraão faz isso, cumprindo tudo o que Deus deixou estabelecido, ele é chamado pai da fé. Quando você vai resgatar o seu primogênito, é um ato de fé, dizendo para o mundo espiritual: “Eu resgato meu filho, porque estou obedecendo o mandamento que Deus deixou estabelecer.
” Muito bem! E Ismael, ele era um jumento selvagem; a Bíblia fala sobre isso. E o jumento precisaria ser resgatado por um cordeiro.
E o interessante é que não se nota que Ismael foi resgatado; eles viraram muçulmanos por causa de uma promessa que Deus fez, e Deus cumpriu. Ele estaria na divisa dos seus irmãos. Então, Israel está tudo cercado pelos ismaelitas.
Né? Também o Esaú não foi resgatado; ele vendeu, ele desprezou a primogenitura. A Bíblia é muito clara em dizer que ele disse: “O que que me adianta a primogenitura?
Seu estômago está todo primogênito, está morrendo, correndo atrás de caça que não acha, fadigado o dia inteiro correndo atrás de coisas, mas, na verdade, a grande bênção está ligada ao pai. ” E se ele tivesse sido resgatado, a bênção caía sobre ele; só que não poderia resgatar ele porque a promessa estava sobre Jacó: “Do menor será maior. ” Mas, para ele não pegar a bênção, Jacó resgata com dois cordeiros, enquanto Esaú não pode se resgatar a primogenitura que já era dele, e ele a rejeitou.
Depois nós encontramos também Rubem, que não foi resgatado, ou não se nota que foi resgatado. Porque não é porque eles eram judeus, os hebreus que moravam em Canaã, e faziam tudo o que era de Deus. É um exemplo!
A Bíblia vai dizer que, quando Raquel sai da casa de Labão e vai embora, a Bíblia diz que ela roubou os ídolos do seu pai. E ela vai ser idólatra durante muito tempo. Porque, quando o pai volta lá, Labão conta para pegar os ídolos, ela se esconde, dizendo que estava no período menstrual, e coloca os deuses debaixo dela.
Sabe o que isso significa? Está dizendo: “É ele que é a minha segurança. ” Sabe o que aconteceu depois?
Lá na frente, de nada vai ser violentada. E Jacó disse: “Tirai os deuses e os ídolos do meio de vós. ” Era um povo de Deus, mas idólatra, porque amava mais as coisas do que a Deus.
Quando eu não resgato meu primogênito, justificando que isso é do passado, estou mandando uma mensagem para o mundo espiritual: “Estou amando mais as coisas, e o meu coração está dedicado mais às coisas do que às coisas de Deus. ” Então, se você tem um filho, você não pode deixar de fazer o resgate. Mas podem acontecer consequências graves de não fazer.
Você não será punido se não fizer, porém você pode não receber grandes benefícios que estão ligados a ela. Então, esses não foram resgatados. Davi teve sete primogênitos, e no caso deles não se nota que foram resgatados.
Um deles foi Absalão, que matou a mão. Depois teve outro chamado Adonias, que Salomão matou. Todos eles eram primogênitos.
Só que tem um chamado Daniel, que também era primogênito de Davi e também não se nota que foi resgatado. Ele foi esquecido. Teve outro que o nome é bem esquisito, lá, uma coisa assim; ninguém lembra dele.
E Safadias, eu só Farias. Eu tenho diversas versões. Também não foi resgatado; já falei de seis.
E teve mais um que é o filho de Bate-Seba, que também era primogênito e não foi resgatado. Todos eles foram eliminados da terra. E mais um primogênito que não foi resgatado foi Manassés, e Manassés significa esquecimento.
O que muitos primogênitos têm acontecido tem sido esquecimento. Efraim ficou sendo primogênito porque, na hora da bênção, trocou as mãos e abençoou o menor. Isso significa banido, filho de Moisés, ou seja, esquecido, banido.
Peregrino. Então, quando você vai vendo esses primogênitos que não estão sendo resgatados, é esse tipo de unção que está na vida de cada pessoa. Compreende o que eu estou dizendo?
Agora, quando você… Eu já vi pessoas dizendo assim: “Então, eu vou dar uma oferta resgatada; ele vai voltar para a igreja. ” Não é isso, não. Não é para isso.
Para ele voltar para a igreja, tem algo muito mais forte do que qualquer oferta; significa Espírito Santo, que convence o homem do pecado, do juízo e da justiça para salvação. É Jesus. Salmos 49, versículo 8: a alma do ser humano não pode ser remida, porque ela é caríssima; só Deus pode.
Você não dá oferta para resgatar o seu primogênito que tem pecado, não. Sexualismo, prostituição… Não, não é que você já está atrasado. O ato do resgate do primogênito tinha que ter sido feito quando ele nasceu: 31 dias, 40 dias… Estava ali dentro de um mês, dois meses.
Esse era o tempo do resgate do primogênito, porque poderia cair num dia de sábado, uma festa; então, não poderia ter esse resgate. O interessante é que tanto resgate era um movimento financeiro. Então, cicaísta, no sábado, não podia, porque era literalmente uma troca, um resgate.
Você entregava a oferta e trazia seu filho; você estaria trazendo de volta para você aquilo que Deus um dia tinha tomado para Ele, dizendo: “Ele é meu. ” Então, eu te dou uma chance de você resgatar. Quando você fazia isso, trazia isso no nascimento, você estaria projetando ele para o futuro, para coisas grandes, para adquirir família, se no decorrer do tempo ele pudesse ser um sacerdote, né?
Beleza, porque essa seria a função dele. Com certeza, teve muitos primogênitos que nunca executaram a presença de Deus sobre a terra, mas eles poderiam viver uma vida abençoada se colocassem os princípios de Deus estabelecidos. Então, Deus mandou resgatar o primogênito ou trazer o primogênito a Ele.
Não foi na lei, não foi. Então, Abraão só executor? Não foi só na graça, que na graça também temos.
Não foi só isso. Aonde foi? Foi em Gênesis, quando ele falou com Caim e Abel.
E a primeira vez… Agora, olha que interessante: vai encontrar resgate do primogênito. E falando sobre primogênito, tem Gênesis, Levítico, Números e Deuteronômio. O primeiro livro, que é chamado a Torá, que é chamado Pentateuco da Bíblia; esses cinco livros têm resgato o primogênito em todos eles.
Então, depois, o demais da Bíblia foi escrito após, né, esses livros; a base, esse Pentateuco adorar é o início de tudo. Jesus está nela, tá tudo nela; a graça está nela, o juízo está nela. A Torá, ela é uma Bíblia e ainda é uma Bíblia completa.
Só que você vai ter que definir aonde Ele está. Jesus está em Levítico o tempo todo, desde o começo. No Levítico, Jesus é representado por aquele cordeiro.
Quando eu trago uma oferta do resgate do primogênito, eu não estou neutralizando Jesus; eu estou trazendo à memória que nós fomos resgatados do Egito. Por quê? Porque no Egito todos os primogênitos foram resgatados.
Eu vou falar isso na próxima aula; é algo muito interessante sobre o que aconteceu naquele dia. Então, quando não há resgate, simplesmente eu não estou cumprindo o propósito que Deus deixou estabelecido. Quando eu resgato, eu tenho direito de clamar aos céus para que Ele venha trazer na terra aquilo que um dia Ele prometeu, né?
Não é que Ele, Deus, é obrigado a fazer; não, Ele não… Deus não é obrigado a fazer, desde que Ele não fale. Mas, uma vez que Ele falou, Ele se obriga a si mesmo a executar o que saiu da Sua boca. Por quê?
Porque foi falado e o que foi falado Ele cumpre, não mente. Então, Ele disse: “Traga a oferta, resgata o seu primogênito, libera-o, deixa ele prosperar sobre essa terra. ” Porque isso aconteceu.
O fato é que concretizou o dia em que os primogênitos adoraram os bezerros de ouro. Tá bom? Então, nesse dia, Deus definiu, literalmente, que era para trocar homem por homem, animal por animal, e colocar os levitas no devido lugar dos primogênitos.
E os primogênitos estariam livres para enriquecer, desde que essa oferta de resgate. Jesus não aboliu isso, Jesus não abriu. Jesus veio para cumprir.
Inclusive, o próprio Jesus, depois nós vamos falar também mais à frente… Não foi resgatado, tá? Porque, se eu tivesse sido resgatado, neutralizaria a morte dele e Jesus teria que morrer para que cumprisse o que está escrito em toda a lei, em todo adorar, né? Então, se Jesus não foi resgatado, por que que Jesus não foi resgatado?
Pode ter certeza que nós vamos também falar sobre isso mais à frente. Tá bom? Então, essa aula aqui fica esclarecida para você que ouve pessoas que viveram no Antigo Testamento, mas não guardaram a lei, e Deus não cumpre sobre elas.
Quando você quer, meu princípio. Então, vamos terminando essa aula dizendo para você que vai ser muito forte ainda daqui para frente. Na próxima aula, nós vamos falar quando Deus vai resgatar Israel.
Tá bom? Deus abençoe.