Unknown

0 views7931 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
[Música] a 2 [Música] [Música] [Música] r [Música] a [Música] [Música] [Música] k [Música] [Música] k [Música] Fala meu querido aluno carranza cursos Fala minha querida aluna carranza cursos Professor ital Trigueiro na área moçada vindo aqui para bater um papo com vocês sobre o cnu Né o concurso Nacional Unificado o tal do Enem dos concursos Alguns chamam aí né de CPN tá E hoje a gente vai trabalhar com vocês um tema que é um tema vai ser cobrado em praticamente todas as áreas do editais que a gente viu então nós vamos estar trabalhando com vocês diversidade e inclusão beleza diversidade e inclusão Ok ó esse conhecimento é básico pros blocos 1 2 3 4 5 6 e 7 só não entra ali o bloco oito que é nível intermediário Beleza então todos os outros blocos essa parte que envolve a diversidade a inclusão da socied ade ela está presente e aí você vai lembrar o que é que tem lá no seu edital então nós temos aqui por exemplo no edital de vocês a parte que envolve ali né Eh diversidade de gênero Sexo e Sexualidade diversidade étnico racial a diversidade cultural tá ali Os desafios sociopolíticos da inclusão de grupos vulnerabilizados como crianças adol idosos as pessoas com deficiência pcds pessoas em situação de rua novos indígenas Comunidades Quilombolas e demais minorias sociais movimento lgbtq a mais Então você tá vendo que na realidade o que nós estamos fazendo é uma análise da sociedade brasileira perfeito com todas as desigualdades que nós temos no Brasil nós temos dois conjuntos de desigualdades né que são muito claros as desigualdades brasileiras elas podem ser chamadas de desigualdades Inter regionais entre as regiões do país Ok eu tenho desigualdades int regionais feito interregional e intra regionais e tanto nas regiões como entre as regiões tudo isso que tá aqui relacionado à diversidade e à inclusão dessas populações é uma realidade então nós temos que levar isso com muito cuidado para avaliar o que as provas podem cobrar feito pensando na prova de vocês né e pensando na banca de vocês a gente tem que ter o olho aberto para saber o que a banca cobra né para saber o que por exemplo tá eh a a a banca de vocês pode trazer como uma cobrança que tem de relevante o que tem de importante o que ela mais tem cobrado né e a gente trouxe inclusive questões aqui da banca do cnu Beleza então avaliar todo esse cenário é uma avaliação extremamente relevante extremamente importante como são muitos pontos né numa Live só não dá pra gente falar de tudo é maluquice mas a gente vai estar falando sobre alguns pontos Chaves hoje ok quais são vou estar falando com vocês aqui hoje sobre povos indígenas Comunidades Quilombolas beleza dentro do território brasileiro e pessoas em situação de rua além das questões óbvio que envolvem a moradia no Brasil Então a gente vai estar falando sobre esses dois pontos principalmente tudo bem o primeiro ponto que eu vou est abordando junto com vocês aqui em relação a essa condição é sobre a população de rua no Brasil todos nós entendemos que o Brasil é um país Urbano certo hoje 86 87% da população brasileira vive em cidades e 13 14% vive na zona rural Professor população de rua só tem grande cidade gente a Rigor a gente só tem C beleza mas óbvio né Se a gente for parar para perdão a Rigor a gente tem tanto no campo como na cidade Mas se a gente for parar para avaliar a gente sabe que a maior parcela dela se encontra onde Trigueiro em cidades em centros urbanos ou seja essa desigualdade ela é fruto do nosso processo de urbanização a urbanização brasileira ela demorou muito para começar ela uma urbanização que nós chamamos de tardia ela só vai acon acontecer na segunda metade do século XX beleza e por acontecer somente na segunda metade do século XX sem urbanização tardia a gente tentou dar uma acelerada no processo então a urbanização brasileira ela é tardia ela é acelerada por ter sido acelerada ela é uma urbanização desordenada não deu certo o apressado come cru galera né eu digo sempre iso se não for miojo não vai dar bom então a gente tentou correr com a nossa urbanização isso gera muitos problemas sociais entre eles né um grande número de indivíduos são chamados de população de Rua Professor existe uma definição formal paraa população de rua existe tá existe uma definição formal aqui eu tenho um decreto certo publicado em 2009 que é o decreto 7053 3 de dezembro de 2009 e esse decreto ele instituiu a política nacional para a população em situação de rua seu comitê intersetorial de acompanhamento e monitoramento e deu outras providências também certo e no artigo primeiro né é instituída a política nacional tá para a população de rua e no parágrafo único ele vai definir quem é população de rua tudo bem para fins desse decreto considera-se população em situação de rua Quem olha lá o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular então pera ainda primeira coisa tem três condições aí para ser né população em situação de rua vamos lá lá grupo de população heterogênea não precisa ser só homem não precisa ser só mulher não precisa ser só Branco sou negro população heterogênea possui em comum pobreza extrema beleza vínculos familiares interrompidos rompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular então eu tenho aí né um grupo extremamente heterogêneo e precisa dessas três condições para ser encaixado como população de rua de acordo com o decreto 753 né E aí ele continua e diz e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaços de moradia e de sustento de forma temporária ou permanente bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória Então esse é o grupo da chamada população de rua no Brasil de acordo com dados oficiais nós temos hoje 200 tô falando 2023 tá o último dado que a gente tem 2023 281. 000 869 pessoas nessa condição de ser população em situação de rua é muita gente moçada a gente parar para observar tem uma cidade aí considerável né Tem uma cidade grande Como morador de rua a pandemia ela intensificou muito essa condição certo São Paulo é a cidade brasileira que tem o maior número de habitantes né em situação de rua e realmente em São Paulo com a pandemia esse número cresceu assustadoramente eu eu conto por experiência pessoal tá Eu costumava frequentar muito São Paulo ia muito a São Paulo via população de rua veio a pandemia deu aquela né travada em quase tudo eu passei eu acho que uns 3 anos sem ir a a São Paulo e retornei a São Paulo no ano de 2023 senão 23 no ano 2023 que era comecinho do ano de 2023 eu fui a São Paulo e me assustou a quantidade de moradores de rua que eu vi em São Paulo naquele momento o que que aconteceu a gente estava né tendo uma queda no número de habitantes de rua a gente terminou por exemplo 2 2019 18 né com 200. 000 moradores de rua tá um número relativamente né estável e a gente teve um incremento esses né anos de pandemia 19 20 aliás 20 21 22 23 Vamos colocar até 22 23 quase 80.
000 pessoas é um volume realmente considerável a gente tem como professor fazer um mapeamento dessa galera tenho como saber quem é população de rua no território brasileiro dá para eu ter um mapa dessa galera dá dá pra gente ter um mapa dessa galera beleza mas antes de fazer esse mapa olha aqui o gráfico que eu tô falando desse incremento né aqui a população de rua no Brasil né em 2012 ela representava ali 92. 000 pessoas ok e você tá vendo que ela vinha numa crescente né escalável mas certa forma ali normal Caiu um pouquinho ó de 96 para 95 aí subiu para 105 para 108 120 em momentos de crise econômica como foi ali ó 2014 né Você tem um incremento um pouco maior tá 202 125. 000 pessoas 137 aqui a gente tem né 139.
000 e eu tenho um salto que vai ser um salto considerável se você parar para observar aonde Trigueiro aqui né entre 2016 2017 quase 20. 000 pessoas vão ser moradores de rua a mais beleza então vinha crescendo certo is que de uma maneira eu posso dizer que Paul Latina esse incremento saindo de 2020 19 perdão de 22. 000 pessoas tá passei ali por 2020 e cheguei a 2023 com o número de 281.
000 tá 869 pessoas é um incremento considerável n um incremento considerável Então você para para observar a gente tá vendo isso em praticamente todas as cidades brasileiras e a pandemia ela é uma responsável por esse incremento não tenham a menor dúvida disso beleza a pandemia é um dos grandes responsáveis por esse incremento dessa população em situação de rua Trigueiro dá pra gente mapear essa galera dá dá para fazer um mapeamento certo da população em situação de rua dá para fazer esse mapeamento Ok quem é que são Professor esses indivíduos estão nessa condição de situação de rua a maioria moçada né dessa população é homem OK Esse perdão esse mapeamento ele pode ser encontrado ali facilmente né em órgãos como o Ministério Público ão Paulo tem o comitê Nacional do Ministério Público que faz parte dessa desses estudos tá então a maioria é o quê homens representam maioria os homens são 82% tá dessa moçada né em situação de rua desses 82% maior parte 67% são negros ok Então a gente tem cor dessa população a gente tem sexo dessa população beleza Trigueiro como é que esse pessoal se mantém Qual é a fonte de renda dessa moçada engraçado né óbvio que a maioria é trabalho informal mas a gente tem uma imagem de que o morador de rua é sempre o pedinte né sempre aquele cara que tá ali te pedindo alguma coisa quando na realidade dos moradores de rua só 15% é pedinte Ok 15% aparece como pedinte Mas qual é a fonte de renda principal dessa moçada bota a cabeça para funcionar pensa na cidade que tu vive pensa por exemplo sei lá em Fortaleza o prensa em Bela Horizonte ou pensa em Recife 52% trabalha né de maneira informal e a maioria dessa galera Trabalha como catador de material reciclável ador de material reciclável Ok de material reciclável a maioria trabalha com isso uma outra parcela considerável é flanelinha beleza são flanelinhas né uma outra parcela considerada desse volume trabalha ali na construção civil né pedreiro ajudante de pedreiro né o cara que consegue fazer o bico ali de pedreiro uma pintura alguma coisa desse tipo e muitos trabalham também fazendo limpeza né limpeza de rua de Calçada a limpeza de casa então essa moçada tá aí a maioria dessa moçada nunca teve carteira assinada tá nunca teve de carteira assinada Ou seja a perda da Cidadania né Ela é um conjunto né e negar perdão e negar a essa população todas essas condições infelizmente é parte da nossa realidade essa moçada tem uma escolaridade baixíssima né a escolaridade dela maioria né não tem o ensino fundamental completo Ok 63% tá não tem ensino fundamental completo até sabem ler escrever alguma coisa certo mas não conseguiram e eh concluir né não concluíram o ensino fundamental 63 64% e 15% nunca estudaram Por incrível que pareça casa com aqueles que que são os pedintes né então óbvio que a Sociologia não é uma ciência exata mas a gente vê muito isso muitos deles não TM documentação 1 quarto não tem documentação e a maioria desses indivíduos tá numa faixa de idade entre 22 e 44 anos tá 53% dessa população tá nessa faixa de idade Então você para para avaliar o cenário eu digo sempre isso poderíamos ser nós né poderia ser qualquer um condição do indivíduo em situação de rua ela não é uma condição que está associada somente a uma classe social mais vulnerável uma classe social mais baixa não moçada Pelo contrário tá qualquer um de nós poderia estar nessa condição porque os motivos pelos quais esses indivíduos perdem esses vínculos familiares podem atingir a qualquer um independente da classe social Quais são esses motivos trigueiros deixa eu colocar aqui no cantinho tá os motivos ou entre os principais motivos tá está um que atinge boa parte da população brasileira alcoolismo e drogas tá 35,5 por da moçada que tá na rua ou é por alcoolismo ou por droga uma outra parcela considerável gente é por desemprego certo 29,8 é desemprego né drogas 35,5 certo E além disso os conflitos familiares quem não tem conflito famíliar aqui né conflitos familiares respondem por 20 91% dessa condição você somar aí você já tem o quê 60 70 80 90 95,5 né os motivos são a Rigor motivos que todos nós poderemos passar né as cidades brasileiras não estão Preparadas para isso 48% dessa população já está nas ruas há mais de 2 anos quase metade dessa galera já está nas ruas há mais de 2 anos Olha que número alarmante olha que eu tenho uma política pública que a gente poderia dizer que é é nova né e de certa forma mas já completa aí quase 20 anos Beleza então a gente tem isso a maioria tem histórico de internação né seja em abrigo institucional seja em orfanato casa de detenção Hospital Psiquiátrico a gente tem isso e na Constituição Federal de 88 artigo primeiro parágrafo 3º fala é um dos fundamentos da sociedade brasileira da Constituição Brasileira dignidade da pessoa humana né a história de termos ali o tal Dom mínimo existencial Então a gente tem que pensar e repensar parte dessa realidade a política nacional né de pessoa com de pessoa em situação de rua né Ela é extremamente importante para combater parte dessa realidade mas a gente percebe que ela não está garantindo uma diminuição Ok não está garantindo Quais são os objetivos dela não trouxe todos mas eu trouxe aqui né sete seis perdão objetivos principais o primeiro deles é assegurar o amplo acesso o acesso amplo desculpa simplificado e seguro aos serviços e programas que integram políticas públicas de saúde educação previdência assistência moradia segurança Cultura esporte lazer trabalho e renda tá na teoria a gente sabe que é tudo bonito garantir a formação e capacitação permanente de profissionais e gestores para atuação no desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais transversais intergovernamentais direcionadas a às pessoas em situação de rua então é preparar quem trabalha com essa galera instituir a contagem oficial da população de rua eu trouxe um dado mas a gente encontra uma dificuldade muito grande para validar muitos desses dados Ok produzir sistematizar e disseminar dados e indicadores sociais econômicos e culturais sobre a rede existente de cobertura de serviços públicos à população em situação de rua desenvolver ações educativas permanentes que contribuam para a formação da cultura respeito ética solidariedade entre a população de situação de rua e os demais grupos sociais a modo a resguardar a observância dos direitos humanos e incentivar a pesquisa produção e divulgação dos conhecimentos sobre a população em situação de rua contemplando a diversidade humana toda amplitude étnico racial sexual de gênero geracional nas diversas áreas do conhecimento ou seja fazer uma análise disso né com a explosão das cracolândias aí pelo Brasil inteiro não se iluda não é só São Paulo que tem a sua Cracolândia né toda a cidade brasileira de grande porte que se pré tem a sua Cracolândia ou as suas cracolândias Isso volta à tona com uma força muito grande né isso voltou a aparecer como um destaque aí na mídia Então a gente tem que levar em consideração essa realidade por qu entender né a vivência desses indivíduos é muito interessante entender por exemplo aonde esses indivíduos se alimentam Ok como é o acesso à alimentação e o iOS onde é que esses indivíduos por exemplo tomam banho onde é que esses indivíduos Fazem as suas necessidades fisiológicas perdão onde é que esses indivíduos dormem tá está em situação de rua não quer dizer que você vá dormir na rua né 69,6 A maioria dorme na rua né alguns preferem até dormir na rua até porque já foram alvo de violência em alguma instituição certo 22,1 dormem em albergues e outras instituições e 8,3 ficam alternando entre dormir na rua e dormir em alberk onde que esse pessoal se alimenta 79,6 consegue fazer pelo menos uma refeição por dia 27,4 comprar comida com o próprio dinheiro muita gente não tem né condições de pagar aluguel hoje no Brasil né os movimentos sociais aí por luta por moradia estão crescendo no Brasil ganhando mais destaque né é necessário a gente pensar nas políticas públicas urbanas 31,4 os albergues e abrigos para tomar banho 14,2 em banheiros públicos 32,6 na própria Rua 5,2 na casa de algum parente ou de algum amigo tá e a gente tem ainda né um dado aqui que não tem uma resposta concreta 25,2 os albergues e abrigos para fazer as suas necessidades fisiológicas 32,5 por na própria Rua 21,3 em banheiros públicos 9,4 em estabelecimentos comerciais e 2,7 na casa de amigos ou de parentes então entender a situação dessa moçada né é pensar nas cidades brasileiras ultimamente as cidades brasileiras vem ganhando né algum destaque as moradias mesmo as condições mais precárias não são para todos né no Brasil nós temos alguns órgãos que lutam algumas instituições perdão garganta tá um pouquinho complicada tem algumas instituições alguns órgãos que lutam por isso né Nós temos um muito famoso chamado mtst né o movimento dos trabalhadores sem teto não confundir com o MS ST o movimento sem terra a Rigor movimento do sem teto o movimento que atua no espaço urbano Brasileiro né em busca de melhores condições de moradia essa população em situação de rua em prol né de uma condição para para uma população que perdeu acesso por exemplo né a sua residência então é importante que a gente tem ação desses movimentos sociais a busca né Por uma uma condição de uma melhoria de vida pra população e por abrigo de qualidade ela faz parte da realidade das cidades brasileiras nós temos um um documento perdão norteador disso que é o plano diretor né o plano diretor é uma lei municipal beleza plano direitor é uma lei municipal orienta crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade né Na realidade as cidades que tem acima de 20. 000 habitantes aí eu tenho a lei 10. 257 de 2001 né que é o estatuto das cidades onde você precisa revisá-la a cada 10 anos então plano diretor tem esse Norte tem esse rumo a gente tem que entender esses movimentos eles são cada vez mais presentees no Brasil e muitas vezes mais necessário justamente por conta dessa condição né se a gente não trouxer esse debate à tona a gente vai continuar a ver aparecendo nas cidades brasileiras isso é não é regra em uma região específica eu disse logo no começo da aula que as desigualdades são dentro das regiões mas também são entre elas e esse problema vai se repetir em praticamente todas as regiões brasileiras é necessário pensar né no plano diretor como algo que possa nortear uma melhoria na qualidade de vida dessa população a Constituição de 88 eu posso dizer que ela é né De certa forma uma constituição muito inovadora tem alguns artigos ali que falam dessas políticas de desenvolvimento urbano artigo 182 artigo 83 n que tratam aí dessa questão da regulamentação do uso dos solos né da propriedade do solo urbano Então ela é um documento revolucionário cumprir Isso é que é o grande problema né E quando eu não tenho cumprimento disso a ação dos movimentos sociais faz-se necessária movimento social ele serve para quê Trigueiro para pressionar o estado né para Pressionar para dar aquela acochada né para dizer Olha nós estamos aqui cadê o o o o o chamado da sociedade para debater esse assunto que é um assunto tão importante a gente tem que levar isso em consideração beleza vamos tentar resolver uma questãozinha aqui pra gente amarrar parte dessa realidade me põe aqui na Questão questão na tela vai dizer o seguinte para vocês olha lá o processo de urbanização no Brasil ocorreu de uma forma concentrada intensa gerando inúmeros problemas urbanos como a segregação socioespacial macrocefalia Urbana déficit Habitacional entre outros por sua vez historicamente a luta pela reforma Urbana vem tentando promover uma maior justiça social nas cidades sobre esse assunto assinal a alternativa incorreta Trigueiro tu acha que no cnu pode vir afirmativa incorreta Claro inocente é claro que pode vir virá virá beleza e aí ele diz o seguinte a primeira grande política Urbana implementada no Brasil deu-se na Constituição de 88 artigos 182 e 83 que definam políticas de desenvolvimento urbano regulamentação do uso do solo e da propriedade do solo urbano nenhum problema tudo certo o mtst é o principal movimento social do Brasil pela reforma Urbana além da luta por moradias populares a população sem teto também tudo certo tudo ok o estatuto da cidade aprovada em 2001 é o principal Marco da política urbana brasileira pois além de consolidação da política de regulamentação da propriedade do uso do solo urbano prevê a obrigatoriedade da Participação Popular no planejamento e na gestão dos núcleos urbanos tudo certo é um um chamamento dessa população e o chamado oramento particip é uma das Ferramentas disponíveis no processo de Participação Popular no planejamento Então eu tenho um orçamento participativo isso pode gerar um maior engajamento da população e em especial dessa população em situação de rua que pode e sim deve participar da sua né elaboração de política pública o item é o item errado Provavelmente o plano diretor instrumento básico da política de planejamento e desenvolvimento no Brasil tá tudo certo sendo Obrigado sua elaboração aos municípios com mais de 50.
000 habitantes Esse é o erro tá não é com mais de 50. 000 passou de 20. 000 habitantes já precisa ter o seu plano diretor beleza professor ele foi só no número aí foi só no número beleza mas eu digo sempre prova por vezes é bom Censo outros itens estão muito redondinhos né gente estão muito tranquilos não tem muito segredo nos outros itens então muito cuidado tá a prova ela é uma faca né de dois Gomes a gente sabe conhecê-la é fundamental beleza E quando eu penso Por exemplo eh na banca que vai est organizando todo esse processo né e a gente pensa aqui por exemplo na forma né na organização das questões certo quando a gente pensa aí por exemplo no processo todo a seis Gran Rio gente Ela tem traços que são muito claros PR eh sees Gran Rio ela vai trazer pra gente por ex Exemplo né uma retilineidade das questões muito tranquilas ela não foge muito a regra tá então eu vou trazer aqui uma questão da seis Gran Rio para você entender como é que essa questão pode funcionar agora já entrando ali né No segundo tópico do do do edital de vocês que eu disse que eu ia trabalhar que era o quê Trigueiro povos indígenas Comunidades Quilombolas e demais minorias sociais no Brasil Beleza então vamos para cá E aí ele vai dizer o seguinte ó eh tem uma questão aqui que diz assim vamos lá Sida mulher negra é contratada para cuidar de Estela uma velha de 80 anos que mora sozinha e é extremamente racista Estela a patroa começa tripudiando em cima de Sida por ela ser negra a relação entre elas fica bastante tumultuada mostrando rivalidade entre as duas por causa da cor da pele se da tudo em silêncio com humildade por precisar do dinheiro um dia ela decide se vingar de Estela usando o próprio jogo de xadrez com o qual Estela mostrava sua discriminação preconceito racial e diversidade cultural e não raro dizia presta muita atenção porque só vou te ensinar uma vez o objetivo desse jogo é tomar o rei do adversário que é a peça principal as peças que valem menos são essas daqui ó peão pião é a mesma coisa que empregada doméstica não vale nada seu preconceito se expressava simbolicamente até na escolha das Pedras Brancas para ela e pretas para estrela para Estela perdão no filme né o xadrez eh das cores né um filme de ficção de tavon né do ano de 2004 que é um filmaço quem não assistiu né um curta metragem Zinho bacana tá eu eu li o diabo do texto Tod não lhe mostrei desculpe certo então tá aqui o texto e o filme é um filmaço beleza filmaço mesmo curta metragem Zinho bacana B vamos identificar algumas coisas nessa questão vamos lá com relação às questões né que a sees Gran Rio pode cobrar quem é Sida pessoal mulher negra beleza Foi contratada para cuidar de uma velha abandonada também tá etarismo e mora sozinha e é extremamente racista o Brasil é um país racista beleza Eh Estela é a patroa é relação de poder tripudia por ser negra a relação é bastante tumultuada mostrando rivalidade entre as duas Sid atura conduta e silêncio por precisar do dinheiro desigualdade Econômica sees gana Rio traz aí para mim né um amontoado de características e aí ele pergunta o seguinte tendo como referência o texto assinale alternativa que esclarece a noção de racismo como uma doutrina que vamos lá prega a existência de raças humanas com diferentes qualidades e habilidades estabelecendo uma hierarquia entre elas com base em qualidades Morais não prega a existência de raças humanas com as mesmas qualidades e habilidades ordenadas de forma a garantir a igualdade Não afirma a existência de uma democracia racial não reconhece a existência de diferentes qualidades Morais psicológicas físicas intelectuais entre as raças ou discute as minorias étnicas das representações da classe social o item correto dessa questão né é o item D Beleza quando a gente para para observar isso o racismo ele é uma doutrina uma ideologia uma né noção vamos dizer assim estabelece uma hierarquia de poder entre as classes sociais né entre o negro e o branco beleza e ele prega qualidades que não são só físicas tudo bem eh óbvio né que ele vai trazer a condição física fenótipo como o principal ponto como a principal questão mas ele não traz somente isso trazendo paraa realidade de Brasil a nação brasileira né a nossa formação étnica ela é resultado de um projeto político foi esboçado no período imperial que consolidou a integridade territorial mas alimentou sentimento de identidade entre os brasileiros a nação surge lembrem disso quando o sentimento de identidade de pertencimento entre os seus integrantes existe no caso brasileiro Apesar vamos dizer assim das diferentes matrizes étnicas né formadoras dessa diversidade tá toda que a gente tem que se manifesta no compartilhamento da língua falada e etc de uma história comum digo sempre que o sentimento de identidade Talvez não tenha brotado é mais fácil falar talvez de povo brasileiro do que de nação brasileira né mas enfim a gente tem parte dessa condição aí exposta pra gente em várias grandes obras tem uma que me agrada muito que é a obra do senhor Darc Ribeiro tá o professor Darc Ribeiro no livro O povo brasileiro né formação em sentido do Brasil vai falar justamente disso né que o Brasil ele passa aí por um processo de miseração dessas matrizes étnicas ao longo da história nós tivemos várias formas de entender essas condições étnicas brasileiras né E a questão que envolve por exemplo o os negros no Brasil ela foi por certo muito romantizada muito escanteada deixada de lado quando o Gilberto freira escreve Casagrande senzala ele é relativista né vai colocar ali o negro num papel romântico né aquela coisa da negra que se né que tinha mais aptidão sexual que se deitava né e ele esconde Ele nega o estupro a violência foram cometidas contra essas sociedades e aí vem o Sérgio Buarque de Holanda no Raízes do Brasil né que é um obra prima assim como é também o Casagrande Cala não se não se né menospreza a obra por isso mas é relativista mas aí vem o o Gilberto o Sérgio Buarque de Holanda e no Raiz do Brasil ele fala do homem cordial né Essa cordialidade brasileira que nega a existência né histórica da violência né que não entende essa missena da população né que entende que essa missena da população é algo positivo quando na realidade esconde joga pro tapete para debaixo do tapete da história Essa violência que cometeram né contra sobretudo as comunidades n ou contra a categoria negro e é criada assim como a categoria índio né e é criada pelo colonizador ela foi elaborada ela foi criada né pelos colonizadores com o processo de escravização do africano e do uso dele como mão de obra no continente americano Muita gente vem discutindo eh eu não sei nem como é que eu chame isso né mas é um relativismo N sem muita densidade histórica né e vem fazendo comparativos do tipo ah mas na África também tinha escravidão uma tribo escravizava outra conotações completamente diferentes tá Não vamos não vamos deixar de lado a a mercadorização do negro do humano tá E essa mercadorização ela acaba em realidades como uma exposta aqui ó dessa obra que é um clássico das ciências sociais brasileiras abolição da professora Emília viotti da Costa né um dos grandes nomes da história Brasil falecida recentemente inclusive uma grande perda pra gente mas a professora Emília viote da Costa ela vai falar né em uma obra aqui eh algo que me chama muita atenção era Brasil era o último país do mundo né abolia a escravidão último país do mundo ocidental abolia a escravidão e olha o que ela diz para uns fazendeiros a abolição significou a ruína e a perda de status um golpe terribilíssimo na opinião de um deles Olha o que que o cara vai dizer o assalto mais inclemente que até hoje se perpetrou no Brasil contra a propriedade privada no dizer de um descendente de senhores de escravos ou seja perdão a escravidão era normalizada né era normalizada e essa normalização ela vem aí com a base em muitas dessas obras né entre elas essa que eu digo sempre que é uma das obras clássicas da sociologia brasileira casia Grande Senzala Tem um trechinho aqui dela né diz assim ó o negro no Brasil as suas relações com a cultura e com o tipo de sociedade que aqui vem se desenvolvendo deve ser considerado principalmente sobre o critério da história social e econômica da antropologia cultural daí seria impossível insist insist nesse ponto separá-los da condição degradante de escravo dentro da qual abafaram se nele muitas das suas melhores tendências criadoras e normais para acentuar-se outras artificiais e até mórbidas tornou-se assim um africano um decidido agente patogênico no seio da sociedade brasileira por inferioridade de raça gritam Então os sociólogos arianistas mas contra seus gritos se levantam as evidências históricas e as circunstâncias de cultura e principalmente econômicas dentro das quais se deu contato com o negro do branco no Brasil negro perdão o negro foi patogênico mas a serviço do branco como parte responsável de um sistema articulado por outros né então Gilberto Freire por mais relativista que ele seja Óbvio tem uma crítica social a essa condição mas é obra é muito relativista nesse sentido né a gente sabe dessa condição eh tem uma das das condições que a gente sempre coloca né que o negro ele sempre participou desse mercado de trabalho é isso que o Gilberto freir tá dizendo né desde o cículo da câm de Açúcar passando pela mineração café tá o negro sempre representou a principal força de trabalho do Brasil sempre e ainda hoje o é né chegaram aqui pelo menos 4 5 milhões de negros né sendo trazidos a maior parte ali né da representação sudanesa né proveniente da África ocidental que né Costa do Marfim Nigéria Então essa moçada veio para cá Moçambique né os bantos tá Moçambique Angola Congo essa moçada para cá veio e a gente sabe né que o papel do negro na sociedade brasileira sempre foi um papel jogado para um segundo plano sempre foi jogado né para debaixo daquele etete maldito da história a gente sabe né que isso é fruto de um processo Esso né conduzido pelo colonizador tráfico de escravisados né tornou-se um negócio muito lucrativo extremamente lucrativo tá aqui né a gente falando sobre isso mantendo-se ativo por três quat três séculos praticamente e declarado extinto né Eh pelo menos o tráfico internacional 1850 com a famosa lei osb de Queiroz né quando essa atividade ela passa a ser proibida no Brasil eh apesar disso o tráfico dentro da província né aumentou consideravelmente em 1900 1888 perdão nós temos a lei Áurea né que é promulgada e mais uma vez eu volto aqui a professora eh Emília viotti da Costa e ela vai trazer pra gente n um um tópico que é muito interessante que é algumas figuras né importantes aqui entre eles uma figura chamada luí Gama tá eh Gama era negro né nasceu em itapariká na Bahía em 1830 filho de uma negra livre e um comerciante baiano o qual enfrentando dificuldades financeiras não hesitou em vender o filho como escravo em 1840 Luiz Gama foi levado para Campinas na província de São Paulo onde viveu alguns anos como escravo fugiu em 1848 alistou-se na Guerra Urbana tá E algumas dessas figuras Sem dúvida nenhuma são figuras que foram né jogadas para debaixo do tapete da história não podemos a gente tem que fazer esse Resgate né o Brasil é um grande Navio Negreiro Como dizia Castro Alves né um sonho dantesco tombadilho né que dá luzernas avermelhada o brilho né em sangue a se banhar e aí a gente vê né negras mulheres pendendo as tetas magras crianças cujas bocas pretas sangue das Mães outras moças mais nuas e espantadas o turbilhão de espectros arrastadas em ânsia e mágoas vãs e rse a orquestra irônica estridente de Ronda fantástica e de serpente ouvem-se os gritos chicote estala e voam mais e mais lerê lerê lerê lerê lerê lerê e desconstruir isso meu amigo uma luta até Brasil é um país racista Brasil é um país onde o racismo é uma realidade né viva corriqueira e que a gente não tem mais estômago no século XX para entender que que esse país ainda é considerado racista ou ainda erra assim né tendo uma população muito maior de pardos e de negros da sua composição e se a gente fosse avaliar os dados de fato aí é que essa população par Negra subiria e muitos negros e muitos pardos não se reconhecem assim justamente por conta de uma né sociedade hipócrita de uma sociedade que né joga o negro para um segundo patamar na categoria social perguntado certa vez o grande Professor Milton Santos negro ganhador do prêmio V Lud que é o prêmio Nobel da geografia autor de mais de 40 obras tá deu aula em universidades em quatro continentes no mundo perguntado se era ser negro no Brasil e e se era difícil ser negro no Brasil isso era difícil ser intelectual e o o Professor Milton Santos responde de uma maneira muito brilhante né ele diz é difícil ser negro e é difícil ser intelectual no Brasil essas duas coisas juntas somadas né ficam muito mais complicadas porque a maioria da população brasileira não está pronta para ouvir uma palavra crítica né para ouvir uma criticidade sobretudo partindo de um negro eh e e isso remonta aí a história né dessa população negra no Brasil a visibilidade do negro no Brasil ela é muito pequena Vejam as novelas Vejam as TV vejam os ministros dos Supremos vejam os políticos Ainda temos uma participação baixíssima da população negra da política brasileira melhorou Professor melhorou mas ainda é muito baixa né o Brasil implementou aí algumas ações importantes como é o caso da política de cotas né o movimento afro-brasileiro ele ao longo de vários séculos ele vem lutando e se organizando no movimento de existência contra o preconceito contra o racismo né pela defesa dos seus direitos civis dos seus direitos políticos pela falsa ideia né de uma democracia racial né raça como retórica foi usada no Brasil para dizer que o Brasil é um país que vive uma democracia racial isso é mentira né Isso é uma patifaria Quem criou essa ideia a gente sabe que existem né no Brasil eh eh inúmeros episódios inúmeros casos de racismo escancarado todos os dias acontecendo tem um projeto foi realizado pela Unesco em 1950 que mandou muitos estudiosos pro Brasil né para entender porque que o Brasil era esse paraíso todo né racial floresta Fernandes Roger batiste né orac Nogueira Thales de Azevedo então uma galera veio estudar isso e a consequência foi muito clara a galera olhou e disse não pera aí não é assim não né Isso é n o brasileiro Como dizia floresta Fernandes é racista mas por muito tempo ele teve vergonha de ser Rac isso causa vergonha né moralmente Isso é imundo amente não Humberto talvez tinha razão quando disse que as redes sociais dão vozes aos imbis O problema é que eles são muitos e a reprodução do racismo hoje ela muito mais escancarada ela não é mais Como dizia florestan Fernandes escondido não causa mais vergonha a gente vê hoje em Copacabana uma mulher chicotear né um entregador negro isso é um símbolo isso tem um peso né Isso é a clareza do racismo estrutural no Brasil né o parafraseando aqui usando né o professor Silvio de Almeida como a referência então a gente vê esse racismo se manifestando ainda hoje é o racismo Recreativo em escolas a gente vê isso né no dia a dia então não tem mais vez e nem voz né para esse racismo dentro da realidade brasileira e outro caso que também nos chama atenção que é importante que a gente lembre né que não se difere desse papel do negro dentro da sociedade brasileira é o papel do indígena né são as matrizes étnicas que a gente vê aí dentro do Brasil se perdendo tá índio jamais tá galera índio jamais né grupos indígenas ou indígenas termos índi indígena né são extremamente questionáveis diga desp passagem pelas próprias populações nativas comunidades nativas né ele se reconhecem como brasis né como Carajá como tapebas suis Chavantes né não como índios né índio jamais Pelo amor de Deus né índio ficou no passado não use né mais a expressão dia do índio tá comemorar o 19 de Abril botar aquele cocá na cabeça de uma criança é ridículo isso é ridículo né Isso é é é um papelão que a gente faz com a sociedade brasileira muitos de nós temos essa foto tampada na na na sala da a casa da avó Dorado do Coração de Jesus né para você entender o que é a sociedade brasileira tá comemore ali o dia dos povos indígenas iniciais maiúsculas digga esse passagem né então a gente tem que lembrar disso ao longo da história né os indígenas né eles foram perseguidos a gente sabe da da do extermínio dessas populações ao longo de toda a história né começa com a empresa colonizadora essas essa esse extermínio essa violência já no primeiro século de colonização a comissão indígena o conselho indígena missionário né o sim ele afirma que a gente vai ter a extinção de mais de 1400 povos indígenas nativos dessa terra né O que era a maior população foi resumida a 0405 da população hoje n e a maior parte na Região Norte na região Amazônica então ao longo da história o índio foi pouco protegido alguns órgãos nasceram nessa proteção como spi 1910 como a própria Funai né mais à frente se não me falha a memória em 1973 então a Funai completou aí recentemente 50 anos de história e mesmo completando 50 anos de História o indígena ainda tem que lutar pelos seus direitos como a história do Marco temporal né mais uma quebra de direito dos povos indígenas no Brasil isso foi aprovado é é chocante né É é irracional certo essa essa né eh ação movida aí no Supremo é é um negócio absurdo né uma teoria né essa teoria do do do indigenato né ela já caiu por terra já faz muito tempo galera então assim não dá pra gente pensar né no indígena como algo a parte da sociedade brasileira a gente viu aí no comecinho do ano né de 2023 de 2023 esses episódios aqui né nas comunidades ianomamis né muitos indígenas morreram né ao Léo abandonados pelo estado brasileiro a própria sorte entregues nas mãos de grupos de mineração ilegal que na Amazônia brasileira recentemente no Brasil eram dados como grupos livres que podiam fazer o que queriam e a gente tem que ter né uma certa ressalva quanto ao papel dessas comunidad na nossa história o povo sem história é um povo sem memória tá então eu tenho parte dessa condição Marco temporal é uma teoria né que diz que o indígena só tem direito à Terra depois né da Constituição né direito até se ele já estava naquela terra depois da Constituição antes não antes meu irmão a história indígena no Brasil ela é a história da formação do país e o cara quer quer trazer de de 40 anos para cá é é é ignóbil é intelectualmente frouxa né uma condição como essa então a gente tem que entender Aonde a banca vai cobrar e eu trouxe aqui mais uma questãozinha pra gente amarrar o nosso conteúdo e ele diz o seguinte sobre o contingente da população indígena no Brasil a partir do século XX pode se afirmar verifica-se uma tendência de aumento desse contingente principalmente em função da delimitação de reservas indígenas É verdade tá aumentando apesar de aumentar pouco essa essa população foi muito reduzida menos de 0,25% tá concentrada principalmente no norte e no centro-oeste também tá correto a superfície Total das terras indígenas equivale a um percentual pouco significativo da área do Brasil deixa esse item aí ocorre um etnocídio no modo de vida hábito crença língua tecnologia e costumes são corretas todas as opções 1 2 3 e 4 H quem diga né perdão H quem diga que nós temos Terra demais para índio no Brasil aí meu amigo né Talvez seja um problema de quem entende que é terra demais eu particularmente não beleza dizer uma coisa para vocês sen tá aí quem tá trabalhando feito louco é a gente mas quem ganha o presente você para você moçada tá essa parte de conhecimento gerais para todos os cargos envolve inclusive é essa parte da inclusão e da desigualdade no Brasil tá com 50% de Ok de 697 por 12 vezes de 29,90 29 perdão 04 sem juros eu acho que a carranza enlouqueceu 50% de desconto pessoal tá aumentando o preço do curso ela baixando Essa Mulher Tá Doida minha nossa senhora ó curso de redação três redações corrigidas cronograma eficiente semanal de aprovação isso é um bônus que o curso ainda vai oferecer tá e aqui você sabe meu filho Tenho mais de 6.
000 vagas e uma lembrança sempre muito muito importante desistir não é opção de gabarito pra gente beleza Segue o professor Trigueiro nas redes sociais @prof.
Related Videos
CNU - Bloco 8 - Matemática - Progressões Aritméticas e Geométricas
1:03:57
CNU - Bloco 8 - Matemática - Progressões A...
Carranza Cursos
2,451 views
CNU - Institucionalização das Políticas em Direitos Humanos - Prof. Fernando C. Branco
1:26:23
CNU - Institucionalização das Políticas em...
Carranza Cursos
45,412 views
CNU - Blocos: 1,2,3,4,5,6 e 7 - Ética e Integridade - Dec. 1.171/94 - Conhecimentos Gerais
1:05:17
CNU - Blocos: 1,2,3,4,5,6 e 7 - Ética e In...
Carranza Cursos
12,732 views
CNU: Diversidade e Inclusão na Sociedade - Uma visão sociológica - Comum a todos os blocos
3:49:29
CNU: Diversidade e Inclusão na Sociedade -...
Estratégia Concursos
132,446 views
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SOCIEDADE: gênero, étnico-racial, cultural e outras
32:32
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA SOCIEDADE: gêner...
Professora Camila Miranda
23,916 views
Intensivo CNU - Blocos 1 a 7: Diversidade e inclusão na sociedade  - Focus Concursos
1:19:55
Intensivo CNU - Blocos 1 a 7: Diversidade ...
Focus Concursos
10,195 views
CNU -LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal - Prof. Fabio Lobo
46:41
CNU -LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal ...
Carranza Cursos
25,651 views
CNU - Blocos: 1,2,3,4,5,6 e 7 - Finanças Públicas - Conhecimentos Gerais
56:19
CNU - Blocos: 1,2,3,4,5,6 e 7 - Finanças P...
Carranza Cursos
23,089 views
Diversidade e Inclusão e BNCC | Aula de Introdução - Késsia Montezuma e Guilherme Augusto
2:16:39
Diversidade e Inclusão e BNCC | Aula de In...
OS PEDAGÓGICOS
15,715 views
Reta Final CNU - Blocos 1 a 7: Diversidade e Inclusão na Sociedade - Prof. Lilian Novakoski
3:10:26
Reta Final CNU - Blocos 1 a 7: Diversidade...
Estratégia Concursos
13,503 views
CNU - Blocos: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 - Governo Eletrônico - Conhecimentos Gerais - Concurso
52:49
CNU - Blocos: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 - Gover...
Carranza Cursos
29,153 views
Concurso Nacional Unificado (CNU) - Bloco 1 a 7: Diversidade e Inclusão na Sociedade
1:06:51
Concurso Nacional Unificado (CNU) - Bloco ...
Gran Cursos Saúde
25,433 views
CNU - Estado do Direito e a Constituição Federal - Prof. Fernando C. Branco
1:22:17
CNU - Estado do Direito e a Constituição F...
Carranza Cursos
21,910 views
CNU - Bloco 7 - Políticas Públicas - Questões - Prof. Fernando C. Branco
1:02:31
CNU - Bloco 7 - Políticas Públicas - Quest...
Carranza Cursos
17,586 views
CNU - Gestão de Risco - Segredos das Específicas - Prof. Fabio Lobo
32:43
CNU - Gestão de Risco - Segredos das Espec...
Carranza Cursos
15,466 views
⭐️ Princípios Fundamentais — Direito Constitucional | @PROFRILU | PHD Concursos ⭐️
53:10
⭐️ Princípios Fundamentais — Direito Const...
PHD Concursos Públicos e Cursos de capacitação
755,949 views
Manutenção CNU - Blocos 1 a 7 - Conhecimentos Gerais Pós-Edital: Diversidade e Inclusão na Sociedade
3:44:10
Manutenção CNU - Blocos 1 a 7 - Conhecimen...
Estratégia Concursos
32,919 views
CNU - Conhecimentos Gerais para os Blocos: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 - Políticas Públicas - Concurso
1:47:02
CNU - Conhecimentos Gerais para os Blocos:...
Carranza Cursos
69,115 views
Concurso Nacional Unificado | Quiz da Aprovação: Diversidade e Inclusão na Sociedade Blocos 01 a 07
1:05:11
Concurso Nacional Unificado | Quiz da Apro...
Gran Cursos Online
7,997 views
[Reta Final] CONCURSO ICMBIO: LEI DE CRIAÇÃO DO ICMBIO
31:37
[Reta Final] CONCURSO ICMBIO: LEI DE CRIAÇ...
SOMA Concursos
10,765 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com