é muito bom meu amigo e minha amiga seja muito bem-vinda bem-vinda a mais uma aula do canal valor eu sou Marcelo Neves do seu instrutor e na aula de hoje 19 eu vou te ensinar sobre a meta da Sprint então o que que é essa meta da Sprint a gente já viu o que é a meta do produto e aí a gente agora tem uma segunda meta que é o que a gente pode chamar de também de o compromisso do backlog da Sprint vamos entender direitinho que que é isso aqui a meta da Sprint de
escreve um objetivo de curto prazo que orienta o trabalho dos desenvolvedores na Sprint na verdade orienta o trabalho de todo o time some Mais especificamente ele de quem realmente está construindo o produto que são os desenvolvedores tá bom bom então vamos lá a gente já viu que o produto ele tem uma visão que revela o porque queremos criar o produto ele também tem dentro do freio Cristã a gente defina uma meta do produto que responde a pergunta o que queremos alcançar com o produto e agora nessa aula nós temos a meta da Sprint que responde
a pergunta o que queremos alcançar durante o Sprint então entenda que a meta é um objetivo ele tem que ser terrível ele tem que ser visível para todo o Time Square pois vai nortear o trabalho durante toda Sprint do inteiro time scream principalmente os desenvolvedores Tá certo então nós podemos dizer o seguinte a meta da Sprint é um compromisso do backlog da Sprint mas como assim Mars a calma pequeno gafanhoto eu já te explico aí que que é esse tal de compromisso tudo artefato no scream ele tem um compromisso ele tem algo que que é
um elemento que aqui no caso é a meta da Sprint e que Visa dar ao artefato que no caso aqui é o backlog da Sprint transparência e o significa que como a gente tem a meta da Sprint o que a gente tem no backlog da Sprint são itens selecionados são as tarefas que visam cumprir esse compromisso que a meta da Sprint Tá bom então se a gente fosse olhar ali na linha do tempo a cada Sprint a cada ciclo pequeno de desenvolvimento nós temos o que nós temos a nossa meta e temos o backlog ele
da Sprint né com o personagem do backlog e as tarefas tudo isso com põe ali o nosso plano cada Sprint em que os desenvolvedores vão desenvolvendo ali o incremento do produto ou simplemente de produtos o que que acontece todo times clã se aproxima de quem da Meta do produto tem pode dizer que a meta da Sprint é esse objetivo de curto prazo que guia todo o time scream durante o desenvolvimento do produto na Sprint e que faz com que esse time se aproxime cada vez mais de realizar a meta do produto Tá certo Por isso
que durante os eventos que a gente ainda vai considerar aqui no nosso curso muitas das vezes a gente não usa só a meta da Sprint os a meta da Sprint e o o método produto para saber se o time está na direção correta Combinado então vamos lá para ver algumas características da Meta da Sprint ela ajuda os desenvolvedores a ter foco então isso significa que o objetivo naquela Sprint é atingir aquela meta e nada mais nada mais importante a não ser bater a meta da Sprint a própria meta da Sprint ela tá certo espaço para
adaptação dos desenvolvedores muita atenção ao que eu vou falar agora e não necessariamente todos os itens do backlog da Sprint vão ser desenvolvidos o objetivo Não é esse o objetivo é pa ter a meta da Sprint Espera aí Marcelo Como assim não tô entendendo é o simples pequeno gafanhoto Pode ser que você consiga com menos itens que foram selecionados ali durante no planejamento e que estão ali no backlog da Sprint Pode ser que você consiga bater a meta antes do previsto Então guarda muito bem isso o objetivo durante o Sprint não é desenvolver um implementar
todos os itens selecionados mas é bater a meta da Sprint é claro que em muitos casos implementar os itens todos vão ajudar a gente a bater a meta da Sprint mas o compromisso não é com Olá a todos os itens mas sim bater a meta da Sprint e você precisa saber que em alguns casos o item outro vai acabar ficando de fora e não tem o menor problema se a meta foi batida tá claro isso para você a meta da Sprint pode ser um Marco intermediário na criação do produto de software ela ela não é
mera alegoria não é um apenas um enfeite quando eu coloquei ali que olha ela dá certo espaço para adaptação dos desenvolvedores significa que várias decisões podem ser tomadas e por ter a meta os desenvolvedores podem assim escolher por exemplo se talvez Um item daquele ali não vai colaborar tanto para bater aquela meta pode acontecer tá bom então ela sempre norteia as decisões dos desenvolvedores e casos desenvolvedores entendam que não vão conseguir bater a meta da Sprint o dono do produto tem que ser prontamente chamado e avisado sobre o tal do obstáculo ou impedimento muita atenção
aqui e aí a meta da Sprint responde a seguinte pergunta o que queremos alcançar durante o Sprint Então vamos dar aqui um exemplo do que que você não deve fazer e do que você deve fazer o quê que você não deve fazer olha o exemplo melhorar o desempenho do módulo de segurança porque não porque tá ambigu Ou seja a gente pode interpretar esse melhorar de várias maneiras Isso não é legal não é bom para uma meta da Sprint agora o exemplo a direita substituir o fêmur x20 pelo fêmur que x 25 é utilizado no login
da aplicação tá simples tá direto substituir um frame pelo outro acabou simples assim então vai ser feito todo um trabalho ali para desenvolver os itens e substituir assim esse frango que isso aqui é só um exemplo bem simples do que poderia ser uma meta da Sprint mas ela não pode dar margem a dupla ou tripla interpretação combinado E aí ficou alguma dúvida clica no link coloca aqui nos comentários vou ter maior prazer em te ajudar Não esquece de pisar fundo No Light No botão de gostei e de assinar o canal para ser avisado das próximas
aulas um grande abraço e até a próxima ao