[Música] [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] não eu te falei que eu não ia deixar lá eu deixei em lugar de C Olá está no ar o programa fora da caixa edição especial edição de debates E hoje nós temos um debate muito especial e a temática desse debate Será que o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo Será que nós estamos falando de um mesmo evento ou são eventos distintos para abrilhantar o programa fora da caixa nesse debate é meu lado direito está ele Professor Pastor debatedor Mateus Alves e do meu lado esquerdo ele também debatedor
teólogo escat cólogo Ivan Santos todos já conhecem vem muito aqui no debate e este tema é um tema muito pertinente profor Mateu Alves seja bem-vindo Obrigado meu irmão Deus abençoe a vida de você é um privilégio Pastor Juliano de verdade como eu te falei uma honra estar aqui uma grande alegria poder conversar sobre esse assunto né tão importante e ao lado de homens de Deus eu tô aqui para aprender daqui a pouco eu vou só servir cafezinho aqui porque eu tenho aqui só só que aprender com vocês como bom Mineiro tem um café bom né
cafezinho Tem queijo tem pão de queijo seja bem-vindo viu Mateus um prazer tê-lo aqui tá na mesa no programa você é uma pessoa especial a gente pode perceber isso e hoje temos o prazer de tê-lo aqui pessoalmente um amigo Pastor Ivan Santos mais uma vez seja bem-vindo ao programa fora da caixa esse programa já é seu também né Pois é estamos sempre aqui mais uma vez e nesta ocasião aprove a Deus que tivéssemos Então essa oportunidade de debater esse tema tão relevante e estar aqui também conhecendo o Pastor Mateus uma simpatia né então teremos aqui
um um debate muito edificante em nome de Jesus para os ouvintes aqueles que estão nos assistindo agora no programa ao vivo ah o tema é escatologia este este assunto abrange aí a escatologia bíblica o Mateus Alves ele é a milenista e claro ele é pós tribulacionista Ivan Santos dispensacionalista Claro pré-tribulacionista ã Pastor Mateus Alves e um minuto que é o amilenismo e daqui a pouco Nós entramos no tema para quem está em casa entender a sua posição o que é o amilenismo correto eh o amilenismo é a a linha teológica né dentro da escatologia que
compreende eh uma realização de um Milênio porém não literal nós pegamos a o texto de Apocalipse Capítulo 20 né e compreendemos ele dentro da literatura Apocalíptica onde algumas realidades são representadas através de cores de símbolos e de números então nós olhamos para Apocalipse Capítulo 20 como a ideia de um Milênio realmente uma um reino de Cristo mas que este Reino de Cristo não seria de forma literal aqui na terra Depois da sua vinda porque compreendemos que depois da vinda em Glória do nosso senhor Jesus Cristo já se dá então o Estado eterno né E aí
As pessoas sempre perguntam né Eh e as profecias do Antigo Testamento onde elas se cumpririam já que o milênio então não seria literal onde o boi vai pastar né com o cabrito e etc onde se cumpriria isso tudo isso nós temos respostas em Apocalipse Capítulo 21 e Capítulo 22 o que me fez ser a milenista nem foi tanto o texto de Apocalipse 20 e sim as profecias do antigo testamento de um período de paz e de uma conclusão de uma totalidade da missão e do trabalho de Cristo né a segunda vinda de Cristo cumprindo as
profecias que faltam do Antigo Testamento eu entendo que todas as profecias Ezequiel 40 Isaías 65 Isaías 11 Zacarias 14 todas elas se cumprem já no reino eterno e isso não porque eu acho e sim de de forma textual eu consigo encontrar muitos Paralelos nos textos do antigo testamento em Apocalipse 2122 e o texto de Apocalipse 2122 é já o Novo Céu nova terra né então isso me fez ser amilenista podemos dizer que o amilenismo começa com Agostinho eu sim e teologicamente sim teologicamente sim teologicamente sim mas eu vou ser sincero para vocês eu nunca li
absolutamente nada de Agostinho a respeito do eh do amilenismo né eu compreendo sim pelas páginas das escrituras Ok professor Ivan dispensacionalismo bom dispensacionalismo antes de tudo é um sistema hermenêutico que interpreta as escrituras sagradas literalmente especificamente os livros de gênero Profético dessa forma entendemos que as profecias do texto do Antigo Testamento que faz referência a um Israel étnico estas profecias terão um cumprimento pleno e literal sobre a vida deste povo ainda no futuro como consequência da interpretação literal o dispensacionalismo faz uma distinção entre igreja e Israel e esta é uma questão central nos debates entre
pré e pós tribulacionistas compreendendo essa distinção obviamente Deus tem programas escatológicos distintos para Israel e para a igreja e um outro ponto que faz parte do dispensacionalismo é o arrebatamento pré-tribulacional e a perspectiva de um Milênio literal que será implantado por Cristo no seu segundo advento Que bom eh aqueles que estão em casa já tem uma ideia do que é o amilenismo o dispensacionalismo ã Pastor Mateus Alves o arrebatamento da igreja e a segunda vinda nós estamos falando de eventos distintos ou estamos falando de um único evento o que você vai defender você tem um
tempo aí de 3 minutos a isso Maravilha eh eu compreendo que a vinda de Cristo ela é o grande evento e dentro deste grande evento vinda de Cristo nós temos sub eventos o arrebatamento seria um sub-evento dentro do evento vinda de Cristo para que o nosso senhor Jesus vem por que estamos o aguardando nós temos na escritura sagrada alguns sub eventos dentro do grande evento vinda de Cristo por exemplo ele vem para castigar os ímpios para juízo para para encontrar seu povo arrebatamento vem para vencer a morte ele também vem para ressuscitar os homens para
glorificar o seu povo para restaurar a terra para recompensar seu povo e para reinar eternamente então nós compreendemos que a vinda de Cristo abrange todos esses sub eventos dentro dentre eles né o arrebatamento e como eu não consigo eh compreender o arrebatamento antes da vinda em Glória eu preciso mostrar na escritura Como será a vinda de Cristo né porque o nosso próprio Jesus e os apóstolos disseram Como será a vinda de Cristo então eu já compreendo apenas uma direta clara e objetiva né não em duas etapas ou não de duas formas né Eh em dois
momentos Não compreendo uma única vinda que nós aguardamos porque Jesus disse que a vinda dele será pós tribulação a Bíblia também diz que será visível a Bíblia também diz que será audível a vinda de Cristo também será como ladrão mas como ladrão para ímpios assim como está no texto bíblico e quando Apocalipse 19 e o próprio Jesus em Lucas 21 e Lucas 9 vai falar sobre a sua vinda ele mostra uma vinda em Glória Hebreus Capítulo 9 Versículo 28 diz que essa vinda de Cristo também será de forma direta apenas uma única vez quando Jesus
vai falar sobre a sua vinda também ele fala de forma direta e objetiva tá lá nos textos de Apocalipse 1:7 Apocalipse 3:11 inclusive em Apocalipse 17 ele diz que Todo Olho Verá né Apocalipse 22 versículo 7 Apocalipse 20 2 Versículo 20 todos esses textos mostram uma única vinda de Cristo direta e objetiva com todos aqueles sub eventos que nós já falamos aqui eu compreendo que eh o pré-tribulacionismo e eu não sei mesmo se é o caso do Ivan ele pode me falar eh faz uma distinção entre vinda do Senhor e dia do senhor né isso
Faria algum sentido no pré-tribulacionismo mostrando que o arrebatamento seria na vinda e o dia do Senhor seria a grande tribulação já e aguardando a vinda em glória só que eu compreendo segundo as escrituras que vinda do Senhor e dia do Senhor são eh termos intercambiáveis que mostram o mesmo momento eu posso mostrar isso em primeira Tessalonicenses 4 no 15 quando Paulo diz né que a vinda do Senhor na vinda acontecerá o arrebatamento logo depois ele diz que o dia do Senhor vem como ladrão mas mas também segunda Pedro Capítulo 3 diz que nós os crentes
temos que ficar Santos até o dia do Senhor e Paulo em primeira Tessalonicenses 5:23 diz que nós temos que ficar Santos até a vinda do Senhor Então compreendo que vinda do Senhor e dia do senhor faz parte do mesmo evento é termos diferentes para o mesmo evento acho que eu termino por aqui né dou a palavra Pastor Ivan Santos a rebatamento da igreja a segunda vinda nós estamos falando de um mesmo evento ou eventos distintos naturalmente como dispensacionalista né e consequentemente pré-tribulacionista nós entendemos que o arrebatamento é um evento distinto da segunda vinda nesse sentido
nós afirmamos que há uma vinda de Cristo nos ares com intuito de arrebatar a igreja e a introduzir nos céus isto com base em João Capítulo 14 dessa forma nós já pegamos aqui algumas distinções entre o arrebatamento e a segunda vinda Mas para ser bem objetivo Nessa fala Inicial quero apresentar aqui algumas razões básicas pelas quais nós podemos crer piamente que o arrebatamento da igreja não ocorrerá no mesmo momento da segunda vinda mas consequentemente são eventos distintos em momentos distintos e para públicos distintos a a primeira razão é a diferença que há entre igreja e
Israel se nós entendermos que igreja e Israel é um único povo e Deus tem um único programa escatológico então consequentemente o arrebatamento poderia ocorrer na segunda vinda considerando que a segunda vinda Deus tem o propósito de salvar Israel das garras do anticristo no fim da tribulação e consequentemente estabelecer O Reino milenar ao passo que o arrebatamento o alvo objetivo é a igreja Ah nós podemos dizer também que a doutrina da eminência ela deixa claro que a vinda de Cristo para arrebatar a igreja não é a segunda vinda pelo fato de que a segunda vinda ela
é precedida por diversos sinais e sinais pontuais e específicos então o dispensacionalista quando ele Analisa textos como Mateus 24 Apocalipse 19 que descrevem o segundo Advento de Cristo nós concordando concordamos plenamente que aquela vinda ela ocorre após a grande tribulação entretanto como pretendo trabalhar mais adiante em nenhum desses textos ou os demais que descrevem a segunda vinda de Cristo no fim da grande tribulação faz menção a ressurreição de mortos e tão pouco ao arrebatamento da igreja então a ideia de um arrebatamento iminente ela já Diverge com a segunda vinda porque um arrebatamento iminente e todos
os textos que lidam com arrebatamento como João 14 primeiro aos Coríntios Capítulo 15 primeiro aos Tessalonicenses Capítulo 4 você vai perceber que diferente de Mateus 24 e outros textos Paulo não trata sobre sinais assim como Jesus também João 14 não trata sobre sinais ah Podemos destacar também que há um uma promessa de Livramento para a igreja a igreja será isenta do período tribulacional Podemos trabalhar isso em Apocalipse Capítulo 3 Versículo 10 onde é prometido a igreja de filadélphia que esta seria guardada da provação que haveria de vir para tentar para provar todos os habitantes da
terra e considerando algumas questões gramaticais em Apocalipse 310 fica muito muito óbvio que a igreja não será guardada em meio ou durante a tribulação mas será guardada sendo retirada deste ambiente onde a tribulação sobrevirá Ah podemos destacar também que em apocalipse do Capítulo 6 ao 19 que é o texto que descreve em detalhes a grande tribulação não há nenhuma menção à igreja e os termos utilizados ali habitualmente são termos próprios a de Israel ah os textos que descrevem o segundo advento omitem o arrebatamento da igreja e podemos pontuar ainda que há diferenças gritantes entre os
detalhes que nós encontramos em Mateus 24 versos 30 e 31 que descrevem o segundo advento e os textos que descrevem a vinda de Cristo nos ares para arrebatar a igreja como João 14 em primeiro os Tessalonicenses Capítulo 4 Pastor Mateus Alves palavra está contigo eh começando aí por pela fala do meu irmão Ivan Ele disse que a palavra igreja não aparece em Apocalipse a partir do Capítulo 4 né a partir do capítulo 6 do Capítulo 6 e em diante ela não aparece a palavra igreja não aparece e se ela não aparece e Isso prova que
ela não tá na terra também Então deveria provar que ela não está no céu se a palavra igreja não aparece do Capítulo 6 em diante como provamos que ela está no céu se a palavra igreja e isso é primordial para um pré-tribulacionista eh se a palavra não aparece como é que nós iremos provar inclusive ela também não aparece no capítulo 19 a palavra igreja também não aparece no capítulo 20 também não aparece no capítulo 21 só vai aparecer no Capítulo 22 Mas é claro que alguns sinônimos como Santos no Novo Testamento né não em na
sua totalidade Mateus 27 parece que não mas em outros textos a palavra Santos É sim eh um termo usado pelos Apóstolos para a igreja eh inclusive depois que o texto de Apocalipse fala eh do da dos selos das taças e das Trombetas nós temos lá no Capítulo 22 no Versículo 16 Jesus dizendo eu Jesus enviei o meu anjo para para vos testificar estas coisas às igrejas Então se o selo trombeta e taça não foram direcionadas para um período em que a igreja estava na terra porque que é que essa revelação foi foi para a igreja
e não somente para os Judeus o meu irmão também disse que é muito claro um livramento da parte do nosso senhor Jesus em relação à igreja para livrá-la né para tirá-la da grande tribulação porém segunda Tessalonicenses Capítulo 1 a partir do versículo 7 nós temos o que eu entendo ser o oposto da fala do meu irmão né segunda Tessalonicenses 1 a partir do versículo 7 Paulo vai ensinar a igreja e mostrar a igreja quando a igreja terá Livramento das tribulações e das dificuldades que ela passa e o texto diz assim e a vós outros que
sois atribulados alívio juntamente conosco então vocês que são atribulados terão alívio quando quando o arrebatamento acontecer antes da tribulação não quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os santos anjo com os anjos do seu poder em Chama de Fogo tomando Vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem o evangelho de Nosso Senhor Jesus est sofrerão penalidade de eterna destruição Versículo 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram naquele dia então Paulo na segunda carta aos Tessalonicenses está dizendo que
alívio a igreja é somente quando Cristo vier em glória para ser glorificado ou seja para reinar eternamente juntamente com os seus e quando os ímpios sofrerem penalidade de eterna destruição isso não é um evento na visão pré-tribulacionista do arrebatamento não mas é um evento na vinda em Glória Então esse texto mostra que a igreja terá Livramento somente quando Cristo vier em Glória Eh o meu irmão também falou né sobre eh os textos do arrebatamento não incluírem todos os detalhes como eh glorificação de Corpos e etc né só que por exemplo primeira Tessalonicenses 4 do 13
ao 18 mostra ressurreição mostra arrebatamento mostra a vinda mas não mostra o bema o tribunal de Cristo então será que ele não acontece depois do arrebatamento por causa do texto de primeira Tessalonicenses 4 ou a gente pode fazer uma concatenação de texto para compreender os eventos tribulacionismo sobre a glorificação fala sobre a ressurreição fala sobre a vinda mas não fala sobre arrebatamento primeiro Coríntios 15 não tem lá a palavra arrebatamento Mateus 24:31 na minha visão né fala sobre arrebatamento fala sobre vinda mas não fala sobre glorificação o texto cé dessa questão Nossa sobre a vinda
de Cristo Apocalipse 19 fala sobre a vinda fala sobre o juízo mas não fala sobre a ressurreição ora então na vinda de Cristo em Glória não terá ressurreição porque Apocalipse 19 não fala sobre ressurreição Então eu acho que esse esse ponto de não ter um texto falando da vinda de Cristo em glória sobre o arrebatamento na visão pré eu acho que ela não é válida apesar de para mim tem Mateus 24 mas como eh na visão pré não tem Eu acho que não é válido porque outros textos tamb não mostram todos os eventos né da
da vinda de Cristo da escatologia par ou continuo tranquilo tem tempo tem tempo pastor I vamos lá vamos eh bom eu vou começar de frente para trás mesmo em relação à ausência da igreja no período tribulacional você fez menção que em Apocalipse 1920 21 também não aparece ali né o termo comum que é Eclésia Então vamos lá nós temos o termo Eclésia 19 vezes antes do Capítulo 4 de Apocalipse depois nós vamos ter um outro termo que é atribuído também à igreja e ele vai aparecer apenas em Apocalipse Capítulo 19 ali no Versículo 6 e
7 né quando a igreja ela é apresentada como uma noiva e nós temos ali NF né que é um dos termos utilizados Que por sinal repete também em Apocalipse 22 Versículos 16 e 17 nós vamos ter também o termo Gun né que se traduz por esposa duas vezes quando vai descrever já o Novo Céu e a nova terra em Apocalipse 21 versos 2 e Versículo 9 Então olha que interessante nós vamos ter o termo Eclésia antes do Capítulo 6 nós vamos ter o termo guni e NF após o capítulo 18 entretanto do Capítulo 6 ao
18 que é o trecho do Apocalipse que descreve em detalhes a grande tribulação não há a ocorrência de nenhum desses termos e o que nós devemos destacar é que além de não aparecer os termos próprios para a igreja durante o período tribulacional O que é muito curioso né pois se a grande tribulação diz respeito à igreja Por que que os termos que se referem a igreja são utilizados antes do Capítulo 6 e depois do Capítulo 18 e não durante o capítulo 6 e Capítulo 18 propriamente ditos por uma razão muito simples porque o período da
grande tribulação é a sepaga semana de Daniel e a 7ª semana de Daniel Assim como as 69 primeiras semanas que tiveram um cumprimento literal sobre os israelitas essa 7ª semana que são os últimos S anos para totalizar os 490 anos que Deus estabeleceu para restaurar este povo esses 7 anos se cumprirá literalmente em Israel também e nós podemos demonstrar isso né no Capítulo 6 em diante por exemplo a partir de termos que são utilizados que dizem respeito a Israel Olha que interessante nós vamos ter aqui h 22 versos que apresentam Israel em apocalipse né Nós
vamos ter no Capítulo 2 Versículo 14 Israel uma referência a Israel mas no antigo testamento nós vamos ter ah Israel no estado eterno Apocalipse 21 Versículo 12 né quando fala ali sobre as portas da cidade nós vamos ter Israel no primeiro advento né quatro vezes Apocalipse capítulo 12 versículo 1 2 4 e 5 Apocalipse capítulo 12 está apontando para um evento passado no primeiro Advento de Cristo e ali nós temos uma referência a termos que são próprios para Israel a mulher vestida do Sol Olha que interessante a mulher vestida do sol em Apocalipse capítulo 12
ela é um símbolo do Povo de Deus perseguido durante a grande tribulação e aquela mulher ela dá luz a um filho varão que há de reger as nações com céo de Ferro esse filho varão todos concordam que é uma referência ao Senhor Jesus Cristo e nós não podemos dizer que a mulher ali é a igreja que gerou Cristo né ou como alguns pós tribulacionistas dizem é a igreja gerando Cristo no coração dos pecadores ali o texto não está falando sobre isso o texto Está apresentando o povo que trouxe o Messias segundo a carne povo esse
que foi perseguido pelo Dragão símbolo de satanás desde os tempos do Antigo Testamento durante a Encarnação de Cristo e mais uma vez durante a 7ª semana que são os S anos da grande tribulação descritos do Capítulo 6 ao capítulo 18 e nós podemos pegar também os 144.000 12.000 israelitas de cada tribo nós temos então ali mais uma figura mais um simbolismo que aponta para a nação de Israel onde nós temos ali até mesmo o nome das Tribos o que indica claramente que não é uma referência a igreja na sua totalidade na sua perfeição mas sim
apresentando a literalidade de um povo o qual Deus vai tratar primariamente durante a grande tribulação e só para fechar minha fala ah em relação ao texto de primeiro aos Tessalonicenses Capítulo primeiro Versículo 6 ao 10 que o Mateus fez referência como sendo um texto aqui você disse que o texto aponta para o livramento da igreja que ocorre na segunda vinda não é isso exato pois bem esse texto de primeira aos Tessalonicenses É segunda aos Tessalonicenses Capítulo primeiro né Nós temos aqui a descrição da igreja de tessalônica sendo afligida por ímpios e Paulo ele vai dizer
para a igreja de tessalônica que vai chegar o momento em que esses ímpios vão ser atribulados esses ímpios receberão um tratamento da parte de Deus e quando isto ocorrer haverá uma alívio o alívio para esses irmãos da igreja de tessalônica não consiste necessariamente no segundo advento Até mesmo porque o segundo advento não ocorreu no momento em que Paulo estava convivendo com esta igreja Então o texto diz né a vós que sois atribulados descanso conosco quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder com labareda tomando Vingança Dos Que não
conhecem a Deus e dos que não obedecem o evangelho de nosso senhor Jesus Cristo os quais por castigo padecerão eterna perdição ante a face do Senhor e a glória do seu poder quando vier para ser glorificado nos seus santos para se fazer admirável naquele dia então perceba que o tratamento de Deus com aqueles ímpios que perseguiram os cristãos de tessalônica Na verdade ele não ocorre nem no segundo advento ele ocorre após o segundo Advento considerando que o segundo advento arrebataria na Perspectiva pós né os santos e assim traria alívio o alívio aqui ocorrerá no momento
em que esses ímpios forem condenados e esta condenação mesmo na Perspectiva amilenista ela não ocorre no momento simultaneamente com o segundo advento mas sim após o segundo advento bom tem outras questões aqui mas pois a gente trata em relação a Mateus 24 pode falar perdão palavra tá contigo não é porque na verdade eu entendo sim que o juízo contra os impenitentes acontecerá no segundo advento na vinda de Cristo por exemplo a parábola da rede as parábolas dos textos bíblicos de Mateus 13 por exemplo mostram na vinda de Cristo o ímpio já sendo condenado eternamente eu
posso mostrar aqui alguns exemplos disso por exemplo Mateus capítulo 13 do 24 ao 30 na parábola do joio do trigo logo que o joio é separado do Trigo o joio já é queimado no fogo eterno eh a parábola da rede em Mateus 13 47 a 50 logo depois que o justo né tem o seu alívio o ímpio é condenado nas parábolas da das bodas também Mateus 24 do 1 ao 14 nas parábolas dos Talentos Mateus 25 14 a 30 sim na vinda de Cristo o ímpio já sendo condenado eternamente o texto de segunda Tessalonicenses Capítulo
1 mostra claramente quando este ío será condenado é quando quando Cristo viesse manifestar com os anjos do seu poder em chama de fogo quando vier para ser glorificado nos seus santos e quando eles receberem os ímpios penalidade de eterna destruição então eu compreendo sim que esse texto está falando sobre a vinda de Cristo em glória quando a igreja não Simplesmente a igreja de tessalônica eu entendi o seu ponto obviamente mas quando a igreja sofrerá alívio ou melhor receberá alívio destes Sofrimentos quando quando Cristo se manifestar desse jeito aqui e o texto do Capítulo dois também
né que eu já sei a resposta mas diz que a vinda do Senhor e a nossa reunião com ele nos ares e o dia do Senhor para mim são o mesmo evento e termos diferentes para o mesmo evento não acontece sem que antes aconteça a apostasia e que venha revelado o homem da iniquidade Entrando nos pontos que o meu irmão citou aqui a palavra noiva no em em Apocalipse pode dizer respeito à igreja pode mas a palavra Santos não então complica um pouco porque no Novo Testamento nós temos mais de 60 referências entre eh Mateus
e e Apocalipse com a palavra Santos para a igreja então se noiva pode ser uma uma palavra substituta para igreja a palavra Santos também pode por que pode porque o Mateus quer não porque mais de 60 textos bíblicos no Novo Testamento mostram que sim a igreja é chamada de Santo e eu não tenho problema nenhum é encontrar a igreja também sendo chamada de noiva não há problema nenhum então são termos intercambiáveis a igreja em todo tempo não é só chamada de igreja é chamada de noiva é chamada de Santos e etc Voltando ao assunto que
a palavra não aparece né ela também a palavra igreja também não aparece em João não aparece segunda primeira e segunda Pedro não aparece em Judas então não me parece ser uma prova Cabal de que a igreja não estará porque o termo igreja não aparece então João a a as cartas de João não foi não foram escritas para as igrejas primeira e segunda Pedro também não foram escrito para a igreja Judas não foi escrito para a igreja é claro que foi você sabe muito bem que foi e eu sei que você sabe que foi né Eh
os textos de Apocalipse alguns deles mostram muito claramente a igreja nesse período tribulacional olha para você ver que interessante Apocalipse Capítulo 6 Versículo 11 então a cada um deles foi dado uma vestidura branca primeiro esses aqui morreram não por serem judeus né eles eh morreram pelo testemunho que sustentavam lembra vocês serão minhas testemunhas vocês serão meus Mártires Mártires do período tribulacional aqui em Apocalipse 6 Apocalipse 1 os discípulos e toda a igreja Apocalipse 6 os Mártires da tribulação interessante que eles recebem vestidura branca e aí se eu procurar no livro de Apocalipse onde eh quem
recebe vestidura Branca quem recebe vestidura branca igual Mártires da grande tribulação eu vou achar a igreja de sardes em Apocalipse Capítulo 3 Versículo 5 o vencedor será sim vestido de vestiduras brancas Apocalipse 3 tá mostrando igreja recebendo vestiduras brancas Apocalipse 6 tá mostrando Mártires na grande tribulação recebendo vestiduras brancas não só a igreja de sardes a igreja de Laudiceia também no capítulo 18 também recebe vestiduras brancas aconselho-te que de Mim compres Ouro refinado pelo fogo para te enriquecer vestiduras brancas para te vestir estão vestiduras brancas no Apocalipse é algo que a igreja Recebe como símbolo
de santificação como símbolo de justificação etc e etc nós temos também eh o texto de Apocalipse 7 no Versículo 14 eh aquela grande multidão que ninguém podia enumerar chegando no céu e a resposta é eh o Versículo 14 né responde porque o Anjo pergunta Quem é João não sei tu sabes aí a resposta foi meu Senhor Tu sabes ele então me disse são estes que vem da grande tribulação Então essa turma que tá subindo aos céus durante a grande tribulação são aqueles que lavaram suas vestiduras e alvejaram no sangue do cordeiro aqueles que estão vindo
da tribulação e subindo aos céus lavaram as suas vestiduras no sangue do cordeiro e eu pergunto para você no novo testamento para quem o sangue do cordeiro foi derramado atos 20:28 atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o espírito santo vos constituiu o Bispo para Pastori a igreja de Deus a qual ele comprou com seu próprio sangue no Novo Testamento vemos que Sangue de Cristo foi derramado para a igreja Apocalipse Capítulo 14 mostra para nós alguns detalhes de quem são os 144.000 pastor os 144.000 de Apocalipse 7 são judeus o texto
me faz entender que sim problema nenhum só que judeu convertido a Cristo e Judeu convertido a Cristo é o quê brasileiro convertido a Cristo é o quê argentino convertido a Cristo é o quê judeu convertido a Cristo é o quê é cristão Olha o Capítulo 14 de Apocalipse né Versículo 3 então hava um novo cântico Diante do Trono Diante dos quatro seres viventes e dos anciãos e ninguém pode aprender o cântico senão os 144.000 que foram comprados da terra não apenas da Terra Santa Zacarias 212 não apenas Israel da terra me dá mais detalhes sobre
os 144.000 são estes os que não se cam com mulheres porque são castos talvez a grande Meretriz aqui é possível são eles os seguidores do cordeiro por onde quer que vá irmão quem é seguidor do cordeiro se não for Cristão são os que foram redimidos dentre os homens Primícias para Deus e para o cordeiro e não se achou mentira na sua boca não tem mácula então não estou dizendo que não são judeus eu estou dizendo que são judeus cristãos brasileiro Cristão argentino Cristão existe um judeu Cristão também pode existir são aqueles obviamente que se convertem
agora é uma dúvida uma pergunta eu não entendi muito bem a sua fala de Apocalipse Capítulo 21 você mostrou para mim aqui eu acho que no Versículo 12 12 isso as 12 tribos dos filhos de Israel não é isso mostrando que talvez esse texto é para os Judeus foi isso que você me falou ISO Isso é uma referência naturalmente tá ali ah judeus não é isso então então foi isso mesmo que você falou só que exato só que aí olha o Versículo 13 e 14 é porque os irmãos que estão nos ouvindo ele citou Apocalipse
21 Versículo 12 mostrando ali que existem as 12 tribos dos filhos de Israel lá no novo c no terra só que olha o 13 e 14 três portas se acham a leste três a norte três ao sul três a oeste 14 as muralhas da cidade tinham 12 fundamentos e estavam sobre estes os 12 nomes dos 12 apóstolos do cordeiro Então se no capítulo 21 Versículo 12 nós temos as 12 tribos dos filhos de Israel representando a nação de Israel é claro que você não vai entender aqui só as 12 tribos realmente dos filhos de Israel
naquela época Claro que não então no 14 Nós também temos a representação do Povo de Deus do novo testamento se o Versículo 12 é representação de Israel o Versículo 14 é a representação do Povo de Deus gentílico por causa dos Apóstolos que foram enviados aos gentios então nós temos aqui e judeus e gentios na eternidade novo céu na Nova Terra é muito bem vamos começar dessa vez de trás para frente Realmente esse texto de Apocalipse 21 o dispensacionalista não nega que nos céus na eternidade os santos do Antigo Testamento representado aí por essas 12 tribos
e os santos da dispensação da Graça espec ficamente né período da igreja estarão juntos na eternidade estado eterno seja na dimensão espiritual ou até mesmo na Nova Terra O que é interessante nesse texto que o texto faz uma distinção entre 12 apóstolos e 12 tribos então perceba que até mesmo lá haverá essa distinção e o texto está deixando claro ainda que possam estar ali juntos na mesma cidade mas Vamos considerar aqui a questão das vestimentas né você disse que ah o sangue de Cristo foi derramado pela igreja e consequentemente as vestes brancas é o resultado
dessa dessa justificação né Pelo Sangue de Cristo então ah em relação aos santos do Antigo Testamento aqueles Santos não foram salvos Pelo Sangue de Cristo obviamente que sim e eles eram igreja por serem salvos responder então Eh eu entendo que igreja né a a o termo congregação por exemplo como aparece no Êxodo como aparece eh nos textos do Antigo Testamento diz respeito a ao ajuntamento de um povo de Deus mas é óbvio que igreja como nós temos Jesus estabelecendo a sua Aparece sim em Mateus 16 e a partir de Atos Capítulo 2 um formato de
fato do Povo de Deus eu não vou dizer que vivíamos da vivemos hoje na mesma dispensação não sou dispensacionalista mas olha a palavra que você sei não vou dizer que vivíamos ou vivemos do mesmo jeito que os santos e os crentes e os convertidos do antigo testamento não não vou dizer isso um Deus está tratando sim de alguma forma diferente existe sim essa realidade na Bíblia na Nova Aliança em relação à antiga só que a única coisa que eu não posso concordar em hipótese alguma é que era um povo diferente né Nós somos por exemplo
filhos de Abraão não somos somos filhos de Abraão pela fé eh filho de Abraão não é quem circuncisa eh faz circuncisão né no prepúcio não filho de Abraão é quem tem a circuncisão no coração é quem tem a Fé de Abraão nem todos os israelitas são verdadeiramente filhos de Abraão filhos de Abraão são aqueles que são circuncidados no coração tem a Fé de Abraão então é claro o antigo testamento tinha um tratamento é claro antiga aliança o Novo Testamento igreja hoje através da desa do Espírito Sant compreendo igreja no sentido de Congregação povo de Deus
igreja no que estamos vivendo hoje habitação do espírito e etc não não tem como falar Então é isso que eu queria saber porque nós temos aqui o texto em Efésios que de fato confirma esse fato Essa realidade né Uhum ah verso 20 Capítulo primeiro né e manifestou em Cristo ressuscitando dos mortos e pondo a direita dos céus acima de todo Principado verso 22 sujeitou todas as coisas a seus pés e sobre todas as coisas ou constituiu como cabeça da igreja então Cristo só foi constituído como cabeça da igreja após sua morte ressurreição e ascensão Igreja
Só existe a partir de Atos Capítulo 2 os santos do Antigo Testamento foram salvos Com base no sangue de Cristo pela fé no Cristo que havia de vir entretanto nunca houve igreja corpo de Cristo porque igreja no Novo Testamento não é um mero ajuntamento não é uma mera Assembleia de povos trata-se do corpo de Cristo onde o Espírito Santo habita e há essa unidade com o próprio Cristo posso só te perguntar uma coisinha Só pra gente entrar em acordo Nisso porque isso que você falou eu concordo 99% agora você poderia concordar comigo também que o
povo de Deus do Antigo Testamento junta com o povo de Deus no Novo Testamento e faz só um povo S só tem um povo Sim eu sou dispensacionalista revisado Deus tem um único povo porque assim a base soteriológica ou seja a base salvífica para todos os salvos dentre todas as eras Isso inclui até mesmo aqueles que foram salvos antes do dilúvio antes da formação de Israel todos esses povos compõe um único povo eleito de Deus dentre todas as eras entretanto igreja como corpo de Cristo passou a existir apenas a partir de Atos Capítulo 2 aqui
Mas 100% concordo com você 100% nós estamos juntos nisso aí Que bom então vamos vamos então prosseguir nas demais questões aqui ah em relação qual que foi o último ponto que Você levantou mesmo agora deixa eu ver aqui não aparece a palavra igreja em João primeira segunda Pedro fala isso falei ah eu falei uma coisa legal que eu queria que você comentasse é os santos né Eu acho que eu tô levantando a bola para você Tô levantando a BOL exelente excelente era isso a palavra Santos né Santos vamos lá você disse que o termo Santos
aparece em Apocalipse e isso é uma indicação de que é a igreja uhum isso está em Apocalipse Capítulo 13 né Nós temos ali Ah o versículo de número sete que diz foi lhe permitido permitido fazer guerra aos santos e vencê-los e deu-se lhe poder sobre toda tribo língua e nação é muito interessante esse texto né e é e quase que todos os pós tribulacionistas sejam eles pré-milenismo Santos e considerando que o Novo Testamento sempre se utiliza desse termo para se referir à igreja especificamente nas epístolas de Paulo Então eu penso que apressadamente o pós-tribulacionista vai
ter que necessariamente afirmar que os santos aqui também é uma referência à igreja entretanto nós devemos considerar Mateus que João seja no evangelho nas epístolas ele não usa esse termo para se referir à igreja mas essa não é a questão mais relevante aqui na nossa discussão eu penso que a questão mais relevante é nós termos uma ideia do que João tem em mente quando ele usa o termo Santo Será que ele tem em mente Paulo que se refere à igreja e aí então ele está emprestando o termo o termo de Paulo aqui ou João Está
se referindo de repente ao livro de Daniel onde aparece também o termo Santos o contexto aqui define E se nós afirmarmos pelo contexto que os santos aqui na perspectiva de João não são os santos conforme Paulo se dirige à igreja mas sim conforme e Daniel e Daniel se dirige não à igreja ele se dirige primariamente aos israelitas ao seu povo aliás esse versículo 7 do capítulo 13 de Apocalipse nós encontramos ele também lá em Daniel Capítulo 7 quando é dito sobre o Anticristo fazendo guerra também aos santos e vencendo agora Como que eu posso ter
certeza que João tem em mente e não Paulo quando ele usa esse termo o próprio contexto vai nos indicar né o capítulo 12 de Apocalipse quando o escritor do Apocalipse o apóstolo João se refere a mulher vestida do Sol que gera o filho varão que é uma referência à nação de Israel e não a igreja logo adiante ele começa a descrever uma proteção para um grupo de israelitas né representados aqui pela mulher que será protegido ali no período tribulacional e e o texto vai nos dizer aqui na sequência né verso 14 do capítulo 12 de
Apocalipse e foram dadas a mulher duas asas de grande águia para que voasse para o deserto ao seu lugar onde é sustentada por um tempo tempos e metade de um tempo ora de onde João está tirando essa linguagem tempos tempo e metade de um tempo obviamente que é mais uma vez do texto de Daniel Aliás a a a o Apocalipse ele deve ser entendido à luz do texto de Daniel então considerando o contexto imediato aqui do capítulo 13 né isto é os versos finais do capítulo 12 nós vemos João claramente se referindo a linguagens próprias
utilizadas por Daniel em seu livro O que nos indica né Aliás o texto de Daniel Capítulo 7 é muito explícito né Ele é muito é muito parecido com o que está aqui no capítulo 13 versículo 7 não precisávamos nem considerar a questão de um tempo tempos em metade de um tempo então uma vez que nós conseguimos entender pelo contexto que João tem em mente o texto de Daniel A pergunta é os santos aqui é uma referência aos santos lá descritos por Daniel e aqueles Santos lá é a igreja Sem dúvida alguma o senhor tá 100%
certo falando que Apocalipse 13 tem como base Daniel Capítulo 7 a gente precisa entender agora quem são esses Santos Então quem são os santos Daniel de Daniel da base para Apocalipse 13 eu respondo para os nossos irmãos quem são esses Santos Daniel Capítulo 7 eh a partir do versículo 21 olha o texto eu olhava e Eis que este chifre fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles quem quem são esses Santos Versículo 22 até que veio o ancião de dias e fez Justiça aos santos do Altíssimo então esses Santos são os santos do Altíssimo
pastor me dá mais características sobre os santos do Altíssimo Santos do Altíssimo e veio o tempo em que os santos possuíram o reino Olha o 27 o reino e o domínio e a majestade dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos Santos do Altíssimo e o seu reino será reino eterno então não há dúvida alguma de que esses Santos São do Altíssimo e aqueles que herdarão o reino eterno se Daniel Capítulo 7 estiver falando somente de judeus somente os judeus herdarão o reino eterno se eu juntar judeus da época de Daniel
judeus Hebreus né da época de Abraão se eu juntar Isaías se eu juntar os profetas a jeus Zacarias pós exílio se eu juntar os discípulos se eu juntar a igreja se eu juntar nós três se eu juntar os irmãos nós somos os santos do Altíssimo por quê Porque textualmente os santos de Daniel 7 são do Altíssimo e aqueles que herdarão o reino eterno reino eterno é para a igreja e eu provo isso provei em Daniel 7 e prova em Apocalipse 22 Versículo Versículo 5 né Olha só quem vai reinar pelos séculos dos séculos igual Daniel
7 dá a dica Apocalipse 22:5 Então já não haverá noite nem precisam eles de luz de candeia e nem da luz do sol porque o Senhor Deus brilhará sobre eles e reinarão pelos séculos dos séculos o reino eterno é uma promessa para Cristão seja judeu seja Argentina tô falando de Argentina seja judeu se seja argentino seja brasileiro seja quem for dentro de Apocalipse 13 Eu também te dou uma prova de que esses Santos é o povo de Deus E no momento tribulacional Óbvio a igreja olha só que interessante Pastor Ivan homem de Deus S uma
bênção versículo 7 foi lhe dado também que pelejas contra os santos e os vencesse correto deu-se lhe ainda autoridade sobre cada tribo povo língua e Nação agora olha só para você ver como que a igreja tá aqui no período tribulacional irmãos e adorá aão todos os que habitam sobre a terra aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo a besta terá uma adoração no período tribulacional terá quem vai adorar aquele que tá aqui na terra que não tem o nome escrito no livro da
vida e Filipenses Capítulo 4 nós temos uma expressão sobre o livro da vida mostrando que a igreja o povo de Deus é que tem o nome escrito no livro da vida então Apocalipse 13 baseado em sete Daniel 7ete eu te falo quem são os santos aqueles que vão herdar o reino eterno quem é o santo que vai herdar o reino eterno o povo de Deus Daniel eh Apocalipse 13 no Versículo 8 a besta será adorada será adorada por quem porque não tem o nome escrito no livro da vida Filipenses 4 me mostra que a igreja
tem o nome escrito no livro da vida Pastor É possível a tribulação chegar as trombetas né que eu vou dar o exemplo da quinta trombeta é possível a quinta trombeta chegar e eh não atingir o crente mas o crente tá na na terra é possível a quinta trombeta chegar na terra e não atingir cristãos é possível E é isso que ela vai fazer e Apocalipse 9 prova a igreja no período tribulacional Olha o Versículo 9 a quinta trombeta são os demônios atormentando homens né olha o cinco do Capítulo 9 foi lhes também dado que não
os matasse e sim que os atormente durante não perdão é o Versículo 4 e foi lhes dito que não causasse dano à erva da terra nem a qualquer coisa Verde nem a árvore alguma e tão somente aos homens que não t o selo de Deus sobre a Fronte então se a igreja foi arrebatada quem tem o selo de Deus sobre a Fronte Efésios Capítulo 1 Versículo 13 por exemplo me mostra que selados com o Espírito Santo é a igreja então a quinta trombeta tá tocando demônios estão atormentando os homens quais homens aqueles que não têm
o celo de Deus por quê Porque tem um povo que tem o selo de Deus quem tem o selo de Deus é a igreja o meu irmão Ivan também disse em Apocalipse 12 que aquela mulher é perdão você falou que aquela mulher é é Israel Israel Israel Ok até concordo com você por causa do Sonho de José não tem como negar isso aqui não tem como negar é impossível negar Aliás o fato de ter trazido o Messias segunda a carne não tem dizer que é igreja e aí aí está o povo de Deus representado nessa
mulher durante a grande tribulação eu eu até concordo com você que o capítulo 12 começa com um exemplo de Israel que trouxe o menino só que esse menino esse texto não termina ele não continua ele não é todo no período tribulacional por que não porque o Versículo 5 diz que nasceu o menino varão esse menino é Jesus Jesus vai nascer no tempo tribulacional claro que não esse menino foi arrebatado aos céus esse arrebatamento aos céus É no período tribulacional Claro que não agora eu quero te mostrar quem é essa mulher aqui olha que interessante Quem
é essa mulher na sua totalidade eu não tô negando o que você falou é verdade por causa do Sonho de José não dá para negar minha fala eu deixei claro que o texto aponta para o passado antes do nascimento do Messias e também durante e no futuro 7ª semana de Daniel a 7 a gente pode conversar daqui a pouquinho mas mas esse aí até aí até você falar Sep gesa Eu concordo com você continuando a concordância e agora só um ponto para você pensar assim olha Apocalipse 12:17 irou-se o dragão contra a mulher e foi
pelejar com os restantes da sua descendência quem é a descendência da mulher que completa o povo de Deus do Antigo Testamento descendência aquele que vem depois que quem completa o povo de Deus do Antigo Testamento que você disz e eu concordo ser um símbolo muito forte para a nação de Israel quem os que guardam os mandamentos de Deus ó judeu e tem o testemunho de Jesus Quem tem o testemunho de Jesus não é só judeu irmão quem tem o testemunho de Jesus é a igreja Então essa mulher começa com Israel concordo 100% termina em Israel
não por quê Porque Deus vai dar livro para essa mulher e pra descendência dela qual descendência que guarda o mandamento judeu mas o texto não termina só nos mandamentos também diz e o testemunho de de Jesus e como eu não estou negando o texto eu qu I que o irmão também não negasse texto esses que seguem o testemunho de Jesus São cristãos é a igreja ou não sim os que eh seguem o testemunho ou que dão testemunho de Cristo é a igreja e não no período tribulacional não você falou sim quase quase quase vir aliás
deixa dizer para você o que eu acho muito interessante nesse texto é que ele deixa Claro não apenas a questão do testemunho de Cristo mas também o fato de guardar os mandamentos logo tratam-se de israelitas conver a Cristo durante o período da tribulação e uma das características dos israelitas convertidos a Cristo até mesmo no período da igreja eh esse apego aos mandamentos e até mesmo a questões cerimoniais que diz respeito a cultura Israelita então mais uma vez o texto está deixando claro que esses descendentes da mulher ora a mulher sendo símbolo dos israelitas Os descendentes
biológicos e literais de ab E esta mulher os israelitas segunda a carne trazem o Messias segunda a carne e depois o texto descreve e esses descendentes da mulher no período tribulacional esses descendentes também T que ser de ordem sanguíneo eles têm que ter o sangue de Abraão então mais uma vez na verdade quando nós analisamos os detalhes do texto né Principalmente ali no final do texto quando fala do testemunho de Cristo e dos mandamentos de Deus mais uma vez conta claramente para israelitas um grupo de israelitas que receberão proteção durante a grande tribulação agora voltando
aqui à questão de Daniel Capítulo 7 né que você ah fez leitura aqui dos textos onde os santos é uma referência ao povo do altíssimo Eu creio que não somente os dispensacionalistas mas todo salvo entende conforme nós já pontuamos aqui que os salvos de uma forma geral compõe o único e grande povo eleito de Deus dentre todas as eras nós não negamos esse fato contudo o livro de Daniel Ele foi escrito para um povo específico cuja profecia diz respeito a eles e este povo aqui não é um outro povo qualquer não são outros povos que
também fazem parte do grande povo eleito de Deus Daniel quando ele vai trazer essas revelações essas revelações dizem respeito à restauração do Povo Israelita então a grande Pergunta que nós fazemos aqui é este povo ah o povo de Daniel no capítulo 12 ah é uma referência a Quem especificamente o que que você poderia afirmar esse povo aqui é o povo Geral de Deus esse livro o texto o texto foi escrito para quem Para qualquer outro povo Faz Parte do povo composto de Deus soteriologico ou ele foi escrito e direcionado primariamente para israelitas o que que
Daniel tinha em mente aqui com o povo do Altíssimo quem que seria esse grupo aqui é como eu respondi eu vou responder de novo eu eu não vou basear assim a minha resposta de Daniel 7 na minha linha teológica eu quero que o texto responda quem é o povo de Daniel vi o texto tá falando o povo de Daniel vi é o povo que é santo do Altíssimo que vai herdar o reino eterno então tirando qualquer posse de bolismo a milenismo qualquer coisa e ficando com o texto bíblico o texto bíblico diz que esses Santos
são os que vão herdar o reino eterno eu não posso falar nada contrário isso senão vou negar a Bíblia Então quem é o povo Santo de Daniel 7 o povo que vai herdar o reino eterno Daniel e não foi foi é um livro judeu é um livro de um judeu é um livro de um para um povo de Israel sim mas não só para o povo de Israel e eu te provo que Daniel esc só para povo nenhum dispensacionalista que crei que é só para o povo de Daniel então pode ser que Daniel 7 seja
também a igreja ali já que não é só para tem um povo que primariamente recebe a profecia eu concordo né Por exemplo nós pegamos Deixa eu só terminar de te responder deixa eu só te terminar de te responder perdão Ivan e Daniel 9 por exemplo lá nas 70 semanas de Daniel mostra eh o povo eh um tempo né 490 anos destinado ao seu povo Ok só que para no povo de Daniel Não por quê Porque tá prometendo o Messias e o Messias Não é só para o povo de Israel então você percebe comigo uma perspectiva
profética Sem dúvida alguma Daniel 9 é para o seu povo tá escrito como é que eu vou negar Só que essa esses 490 anos é para trazer o Messias sear a transgressão dar fim aos pecados piar iniquidade trazer eterna celar a visão e a profecia E ungir o Santos dos Santos esses seis pontos é obra do Messias só para Israel não ele vai espiar a iniquidade só de Israel não então percebe que Daniel 9 que fala que a profecia do Messias é para o povo de Israel não termina no povo de Israel porque o espiar
a iniquidade Não é só para o povo de Israel Dani das 7 das semanas de Daniel eh no Versículo 24 do Capítulo 9 diz assim 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua Santa cidade ah aí no Versículo seguinte tem essas seis objetividades aí que o irmão citou então quando cita Gabriel a Daniel 70 semanas estão determinadas sobre o teu povo então o povo de Daniel você coloca também como igreja não não não não não não o aquele texto de Daniel 9 há 70 semanas é para o povo de Israel Sem
dúvida alguma daqui a pouco nós vamos entrar nisso Outro ponto que eu eu não entendi talvez quem está em casa também não compreendeu há um ponto passivo entre você e o e o Ivan sobre eh Apocalipse 12 Então aquela mulher vestida de sol que pisa sobre a lua é Israel é um símbolo muito forte para a nação de Israel não tem como negar Ok então mas não para em Israel Ah tá e e aquela perseguição de tempo tempos e metade de um tempo essa perseguição ex é uma perseguição do Dragão contra a mulher essa mulher
ali continua sendo Israel ou agora muda S entender ol não Sim claro mas olha para você ver que interessante Pastor Juliano Fraga te conheço Jacó olha para você ver que interessante Pastor Juliano Contra quem o dragão vai se irar eu vou ler o texto Eu Não Vou defender linha teológica deixa eu ler o versículo Apocalipse 12:17 irou-se o dragão contra mulher Opa o dragão está irado contra a mulher e foi pelejar contra com os restantes da sua descendência ok os que guardam os mandamentos de Deus e os que T os testemunhos de Jesus então o
dragão está irado no período tribulacional com quem caso a descendência aqui na sua perspectiva seria a descendência agora espiritual que é não não não perceba comigo a descendência continua sendo judeus porque se se a mulher ali representa literalmente israelit entendi Os descendentes espit descendentes tem que ser biológico não mas mas por que que não pode ser só porque o texto continua e diz e tem o testemunho de Jesus Mas qualquer Israelita que se converte ele vai ter o test qualquer Israelita que se converte se torna um cristão um cristão dúv então então respondendo a pergunta
eh Contra quem o dragão está irado no período tribulacional para que ela seja guardada contra a mulher contra desendentes biológicos cont cont biológicos e espirituais eu vou explicar por a mulher Os descendentes os que guardam os mandamentos e o que tem os testemunhos de Jesus porque negal o testemunho de Jesus Jesus então não faz parte do descendente então El já é um outro povo não é um povo só é um povo só então o a mulher tem Os descendentes Os descendentes da mulher se a mulher é Israel Quem São Os descendentes da mulher is Os
descendentes da mulher são aqueles que seguem a Fé de Abraão tanto judeu quanto Gentil Ah OK OK tá bom então então é isso agora eu compreendi só para mim fechar aqui né eu queria só falar uma coisa Desculpe mas é porque a gente eu te cortei aava contigo não perdão perdão mas é só para terminar a minha resposta eh eu tenho dois pontos não sei vai dar tempo e eu também não posso fechar e os mandamentos de Deus aqui só com a nação de Israel até porque é filho de Abraão pela fé né Por que
não porque mandamento de Deus não é só para Israel não é João 14:21 aqueles que T os meus mandamentos e os Guarda esse é o que me ama Jesus tá falando isso para os seus discípulos João 13:34 Novo Mandamento vos dou que ameis uns aos outros aí eu fecho falando de Daniel palavra toda sua meu irmão eh mais uma prova de que Daniel não é só para a nação de Israel mas Primar ente é nós temos Daniel 2 a história da estátua com o pé de ferro e barra que uma pedra não cortada por mãos
humanas atinge essa essa essa essa estátua e instaura o seu reino quem é a Pedra Angular quem é a pedra não cortada por mãos humanos é Cristo e o reino de Cristo não atinge apenas judeu atinge todo Cristão em qualquer lugar do mundo eu tenho mais algumas coisas mas não vou Morus você crê que a tribulação são 7 anos ou não não tem texto bíblico para isso mas eu acho muito forte a ideia de 3 anos e meio ah ok ok vai vamos lá só para fechar também o meu ponto aqui em Daniel Capítulo 9
né Nós vamos ter aqui diversas referências ao povo para o qual Daniel dirige A Profecia em todas essas referências este povo sempre são os israelitas né olha o Capítulo 9 que nós temos aqui por exemplo Ah no Versículo 11 Sim todo Israel transgrediu a sua lei Este é o motivo do cativeiro e as 70 semanas Ah nós vamos ter aqui na sequência no versículo de número 15 na verdade ó senhor nosso deus que tiraste o teu povo da terra do Egito Versículo 16 Ah o senhor segundo todas as suas justiças aparta-te a tua Ira e
o teu furor da tua cidade de de Jerusalém do teu Santo Monte então perceba ó o Versículo 17 ainda né agora pois ó Deus nosso ouve a oração do teu servo e as suas súplicas e sobre o teu Santuário assolado então perceba que toda a profecia ela é dirigida primariamente para um povo povo este que são os israelitas Ah o próprio Capítulo 2 ali né a o sonho de Nabuco de nozor aquela Grande estátua nós temos ali a representação de quatro grandes impérios homens ímpios que governam o mundo e governaram durante períodos e na sequência
nós temos ali a pedra cortada sem auxílio de mão que é uma referência não ao primeiro advento e o estabelecimento de um reino espiritual que eu creio que essa seja a perspectiva do Mateus mas ali naturalmente é uma referência ao segundo advento eu o estabelecimento do reino pamento ou milenar ou seja um reino não espiritual mas um reino primariamente político terreno por quê Porque aqueles quatro impérios eram impérios de ordem terrena ou seja são governos onde homens governaram sobre esta Terra dessa forma a pedra a vinda de Cristo o estabelecimento do reino não é um
reino espiritual porque senão não tem tem Harmonia não tem a a sintonia com a literalidade daqueles quatro reinos considerando que os quatro reinos ali são reinos literais a profecia de Daniel está apontando para o segundo Advento de Cristo onde também um outro reino político literal será estabelecido conforme o Capítulo 7 né aquelas aquela estátua representada ali por por bestas selvagens e na sequência o reino do Messias ou o governo onde Deus é representado nós temos ali um semelhante ao filho do homem que é justamente o que a pedra representa lá no capítulo 2 e mais
uma vez nós temos então a confirmação do estabelecimento de um reino literal e para nós prosseguirmos aqui até mesmo ficarmos mais dentro né do tema proposto eu t pensando nso aqui agora a gente saiu bem não sei quanto tempo que tem ainda bom não existe debate pré e pós que fique no tema Eu já eu já percebi isso debate já participei o desdobramento recai em outros pontos enfim tem muitas questões obviamente que foram levantadas aqui que não deu para me pontuar né eu vou fazer assim duas perguntas ah faço uma pro Mateus faço uma para
ti nós vamos para o comercial já está no fim do programa e depois do comercial eu volto com algumas considerações pode ser Ok Ahã pastor Mateus como que h o amilenismo o pós tribulacionismo lida com o Zacarias 14 diz assim Eis que vem o dia do Senhor em que os teus despojos H se repartirão no meio de ti porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém e a cidade será tomada e as casas serão saqueadas as mulheres forçadas e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o restante do povo não será
extirpado da cidade estamos falando de que Eis que vem o dia do Senhor Versículo três o senhor sairá à peleja contra essas Nações como pelejou sim no dia da batalha e naquele dia estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras e está de fronte de Jerusalém para o Oriente e o Monte das Oliveira será fendido pelo meio para o Oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande a metade do Monte se apartará do Norte e a outra metade para o sul e fugirei pelo vale dos seus Montes Vale dos Montes chegará até
a zel Enfim então virá o Senhor meu Deus todos os santos contigo e acontecerá naquele dia que não que não haverá preciosa luz Ok mas será um dia conhecido ã pelo senhor aqui há Ah uma vinda do Senhor é o que nos parece o texto nessa vinda do Senhor e é um livramento de Deus do próprio Cristo possível em Jerusalém Como que o amilenismo interpreta esse texto como que você interpreta esse texto tá é primeiro a gente precisa a tentar Desculpa deixa interromper só um adendo a questão do do do Pastor Juliano Como que você
entende esse texto obviamente nós já sabemos que é a perspectiva do reino eterno aqui acredito V mostrar mas nós vamos ver que aqui no Versículo que é isso que eu quero que ver a sua resposta que após o segundo Advento de Cristo aqui né o Versículo número 16 em diante ele começa a descrever um período de um reino sim mas onde há uma recusa correto de servir a Cristo durante esse reinado Como que você encaixa isso no estado eterno Isso é pessoas não se sujeitando ao Reinado de Cristo no estado eterno perfeito vou ter tempo
de responder tem tem sim o irmão responde eu faço uma pro Ivan o Ivan responde e vamos pro intervalo Ok beleza Eh vocês querem responder Depois do interval eu posso responder agora mas se for corrido pode ser dá para colocar o intervalo agora pode pode agora então vamos assim vamos para intervalo na volta do intervalo nós respondemos programa fora da caixa Está no Ar você que está participando ao vivo curta porque o YouTube entende que o assunto é relevante e levará esse debate para outras pessoas para depois intervalo Pastor Mateus Alves vai responder Zacarias 14
e para o Pastor Ivan segunda Pedro Capítulo 3 a partir do versículo de número 10 ali e prosseguimos conhecendo ao Senhor programa fora da caixa Vamos pro [Música] intervalo líderes preparados igrejas saudáveis este é o lema do seminário Batista livre o seminário teológico que mais cresce no Brasil eu quero te convidar a estudar a palavra de Deus conosco você sabe que hoje não é possível mais eh inadmissível uma liderança um líder um crente sem conhecimento profundo da palavra de Deus inclusive Esta é uma divertência bíblica para que nós saibamos responder com mansidão aqueles que perguntarem
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da caixa Mateus Alves a pergunta pendente é Zacarias 14 que você lute agora é o que que acontece primeira coisa em Zacarias 14 a gente precisa entender nós iremos tratar esse texto 100% literal porque se for 100% literal dia do Senhor é dia do Senhor dia é uma palavra que diz respeito a 24 horas tarde e manhã dia do Senhor abranger toda a grande tribulação e não sei se são 7 anos para você ou 3 anos e meio já não é mais literal Então precisamos compreender se é literal ou se não é literal porque o
apóstolo Paulo lá em segunda Tessalonicenses diz que o dia do Senhor não vem sem que primeiro seja manifestado o anticristo o homem da iniquidade Então como o dia do senhor pode ser grande tribulação se o anticristo vai se manifestar antes do dia do Senhor e nós sabemos que o anticristo se manifesta na grande tribulação então o que que é dia do Senhor eu compreendo segundo sofonias capítulo 1 que dia do Senhor é o dia escatológico é a sua vinda em Glória Então nesse momento que diz sobre o dia do Senhor de fato esses homens ímpios
essas Nações esse povo ímpio estará contra o povo de Deus parecendo Gog e magog na minha visão grande tribulação Versículo 4ro é o alívio que Deus dá ao seu povo na vinda de Cristo é assim que eu compreendo naquele dia no dia da vinda estarão os seus p sobre o Monte das Oliveiras Cristo vem em Glória no mesmo lugar que os discípulos viram subir a terra pode ser restaurada e já entrarmos no Novo Céu e na Nova Terra é o que o texto bíblico me mostra a partir do versículo 8 Olha só Versículo 8 naquele
dia também sucederá que correrão de Jerusalém Águas Vivas parecendo em com Ezequiel 47 E aí se eu for pro texto de apocalipse no capítulo 20 que é sobre o milênio será que eu acho ali Águas Vivas não mas se eu for para Apocalipse 22 versículo 1 eu acho e Apocalipse 22 versículo 1 não é o texto do milênio é o texto do novo céu e da Nova Terra Então me mostrou o rio da água da vida no Versículo 11 também de Zacarias 14 Olha como já estamos falando do Estado eterno habitarão nela e já não
haverá maldição Qual o texto do milênio tá falando sobre não ter maldição em nenhum mas no texto do novo da Nova Terra em Apocalipse 22:3 nunca mais haverá qualquer maldição então eu compreendo que Zacarias está falando sim de um período em que o povo de Deus sofrerá as penas de uma dura perseguição pode fazer menção a os 70 depois de Cristo pode mas pode ser algo mais escatológico completo acredito que sim naquele dia Versículo 4ro no dia da vinda de Cristo teremos alívios dessa dificuldade a partir do versículo 8 eternidade Novo Céu Nova Terra por
causa das Águas Vivas Novo Céu e Nova Terra por não haver mais maldição e a partir do Versículo 16 que foi a pergunta do interlocutor é assim que fala do meu interlocutor o Versículo 16 Olha que interessante todos os que restarem de todas as nações que vierem contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o rei o senhor dos exércitos e para se lebrar a festa dos tabernáculos onde na terra ou no texto perdão do Milênio Nações vêm adorar a Deus Apocalipse 20 Não Nações no texto de Apocalipse 20 vem perseguir o povo de
Deus agora curiosamente no texto do novo céu e da Nova Terra Apocalipse 21 a partir do 24 nós temos Nações junto com Deus olha as nações andarão na sua luz lembra dessa música e Os Reis Da Terra lhe trazem a sua glória as suas portas nunca jamais se fecharão olha o 26 e lhe trarão a glória e a honra das Nações então como eu compreendo Zacarias 14 literal e simbólico é não tem como fugir disso mesmo não porque do um ao três uma perseguição ao povo de Deus no quatro o povo de Deus aqui está
dizendo realmente Jerusalém e etc se eu compreender aí eu sou judeus então se eu compreender de forma literal Será que aqui está falando sobre eh o ano 70 porque Zacarias é pós cativeiro babilônico né Agu Zacarias e Malaquias isso será que é o ano 70 pode ser que sim Será que ali é um símbolo de uma destruição geral pode mas se fosse o ano 70 aí tem um livramento esse Livramento não ocorreu no ano então exatamente por isso que eu tô falando que é perspectiva Será que o ponto chave aqui é o verso 17 e
18 isso até respondi a partir do 16 isso aí no Versículo 4 naquele dia ou seja na vinda de Cristo é que temos o livramento dessa perseguição que o povo de Deus sofre pode ser um símbolo de Israel estendendo para as nações pode ser que sim não estou dizendo que é estou dizendo que pode ser que sim mas se caso for Israel desmonta um pouco a ideia do período tribulacional de que ali Israel seria perseguido que no caso Santos então é a igreja entendi sua visão mas perfeitamente Mas sabe por que que talvez não porque
dia do Senhor aqui para mim é o que pega nessa interpretação porque dia do Senhor não pode ser o período tribulacional dia do Senhor tem que ser a vinda em Glória Não que seja o de a vida em Glória Ok quem é o povo de Deus na tribulação seria então a igreja no caso do pós tribulacionismo mas aqui está falando que é em Jerusalém e o povo é judeu Então essa distinção entre Israel na na linguagem do Antigo Testamento sim parece que está falando de Israel porém o desdobramento do capítulo me aponta para um texto
literal e simbólico de alegorizar não queria usar essa fal por causa da de ser pejorativo mas literal e simbólico porque tem Livramento e não tem Livramento só para Israel e a partir do oito já é novo céu Nova Terra não tem Milênio aqui em lugar nenhum já é novo céu Nova Terra 17 então daqui pra frente ão novos céus e Nova Terra porque o milênio no caso o pastor é Milênio Ok o Versículo 16 17 isso mas não é só porque eu sou a milenista não é porque o Versículo 8 está ligado a Apocalipse 221
porque o Versículo 11 está ligado a Apocalipse 223 e por causa do versículo 16 que está ligado a Apocalipse 21 24 26 então não é por causa do amilenismo é por causa do texto de Apocalipse Ok se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém para adorar o rei o senhor dos exércitos não virá sobre ele a chuva ou seja é um símbolo do favor de Deus quem não veio é porque não recebeu o favor de Deus a chuva é um símbolo de favor de Deus aonde em Oséias Capítulo 6 Versículo 3 Será que
de fato nós teremos festa do tabernáculo na eternidade porque esse texto a partir do 16 prova que é novo céu Nova Terra se esse texto for literal vai ter que ter festa do tabernáculo no Novo Céu e na Nova Terra o texto não deixa essa margem né olha o 20 naquele dia será gravado nas campainhas dos Cavalos Santo ao senhor é uma expressão Santo ao senhor no turbante de um sumo sacerdote em Êxodo 28 e êxodo 39 mostrando que tudo aquilo estava consagrado a Deus então Eh Zacarias a partir do 16 mostra no Novo Céu
e na Nova Terra tudo está consagrado a Deus quem recebeu o favor quem recebeu é aquele que 18 17 18 fala de famílias que não Subirá para adorar o 19 e este será o castigo dos egípcios né então durante o estado eterno vai ter castigo também para o 16 o 16 o 16 17 e 18 não mas é porque o 16 Você também precisa me explicar o 16 quando no Milênio a Bíblia diz que as nações vêm adorar a Deus quando quando isso Onde que tá isso no texo de Apocalipse 20 onde é que tá
isso agora Apocalipse 21 tem as nações se reunindo Apocalipse Capítulo 21 na nossa perspectiva não descreve Milênio ali é estado eterno então exato agora o que acontece no dispensacionalismo o milênio é o estágio preparatório para a eternidade né Isaías Capítulo 65 nós temos características do milênio e temos características do estado eterno então o dispensacionalismo ele percebe que os textos que lidam com a eternidade Novo Céu Nova Terra eles também trazem perspectivas do que nós denominamos no novo testamento de Milênio antigo testamento é o reino intermediário justamente por quê Porque é um período que traz características
muito melhores do que as que temos hoje mas ainda não é perfeito como estado eterno por isso que Zacarias Capítulo 14 descreve o segundo Advento de Cristo após a grande tribulação descreve um reino de prosperidade um reino que tem características do estado eterno por isso que você fez o link aqui de alguns textos com Apocalipse 21 mas ainda há características aqui nesse período do que existe hoje que é o pecado que é o que nós viemos aqui claramente do Versículo 17 ao 19 um período que as pessoas se recusarão a servir a Cristo e por
conta disso haverá castigo eu não sei você mas eu já li diversos amilenistas e naturalmente a única saída é alegorizar né espiritualizar porque senão não fecha conta neg não então para entender ah o Versículo 16 a seguir para o Mateus é estado eterno mas aqui a punição E aí no estado eterno não caberia é isso exatamente não tem como se encaixar isso aqui no estado eterno mas Isaías 65:17 que você disse que tem alguns eh eh atributos do reino milenar não é isso que o texto diz porque olha o capítulo 65 Versículo 17 pois Eis
que crio novos céus e Nova Terra Então como é que eu vou negar o que tá escrito por aquilo que outros textos aparentam não é melhor achar vamos ter uma certeza do texto vamos ter uma certeza o que o texto diz Novo Céu e Nova Terra então a gente que lute para compreender tudo que vem na sequência baseado no que tá revelado Novo Céu e Nova Terra é a mesma Isaías 6517 Eis que criou o novo céus e Nova Terra não eis que criou o milênio Eis que criou novos céus e Nova Terra Zacarias 14
depois da alegorização dos Versículos primeiros É verdade não tô mentindo não nós temos Cristo vindo e livrando o seu povo Mas a partir do oito estado eterno textualmente se eu fosse ler o versículo oito em diante falando que é Milênio eu preciso então ser honesto onde no texto de Apocalipse 20 tem Águas Vivas não tem mais maldição e as nações vind adorar não tem mas por que que eu acho no capítulo 21 e 22 Então não é muito mais fácil lincar se tá no 21 e 22 Só pode ser Novo Céu e Nova Terra porque
o capítulo 21 começa vi Novo Céu e Nova Terra igual lá em Isaías 65 então alegoriza alegoriza mas pode ser um problema para o amilenismo pode ok confesso mas confesse também que os textos ligados Isaías 65 Zacarias 14 com Apocalipse 21 e 22 é uma pedra de sapato no Milênio literal porque textualmente está M mostrando o estado eterno não Apocalipse 21 sim estado eterno mas como eu apresentei para você o próprio texto de Isaías 65 a partir do Versículo 17 de fato ele começa descrevendo o estado eterno e é muito interessante né que a nova
terra o novos céus ali primariamente tem tem tem um povo que é alvo que são os israelitas né na nossa perspectiva são os israelitas fiéis a Cristo no fim do milênio após a soltura de satanás é eles que entram para viverem uma vida semelhante a que deveria ter sido vivida por Adão e Eva se não vamos lá ah vamos lá ã a gente encerra aqui Ener nó vamos ficar andando em círculos aqui desdobramento aqui foi pro 1617 É que na verdade e quando cita que os santos vem com ele esses Santos seriam anjos ou a
igreja e eu respondo mas assim segundo só para só para mas deixa eu só ler deixa eu ler eu não vou eu não vou responder o Santos que vem com eles é olha a primeira Tessalonicenses 3:13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade isento de culpa na presença de nosso Deus e pai na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos quem vem com o senhor Jesus Cristo na sua vinda os santos que morreram eles vão ser ressuscitados e os crentes vivos arrebatados na vinda do Senhor que para
mim é uma ve ainda só primeira Tessalonicenses 3:13 está provando vem Crente e sobe crente vem e sobe nessa vinda com ele nesse dia do Senhor então ele vem com a igreja com a igreja uma parada não não a parte da igreja que está no céu você sabe que tem uma igreja só tem mas essa igreja tá dividida Como assim á Tem uma parte no céu Paulo Pedro João e uma parte na terra essa parte que tá no céu vem Prim tá bom entendi igreja Triunfante igreja mil verdade não não não entendi é exatamente e
olha só Enquanto vocês gostou de Zacarias 14 nós vamos fazer um outro debate eu quero ir pra segunda pedra estão enquanto vem tá aqui mas vocês não estão deixando ah eu eu realmente eu tenho muito desejo de que sempre desejei que Isaías 65 a partir do verso 17 em diante descrevesse Realmente todos os versos fossem uma referência a liter ao estado eterno por conta de uma perspectiva que eu defendo eu não vou entrar em detalhes aqui depois depois a gente eu não vou soltar essa aquias chegaram Já não basta a questão da tristeza no tribunal
de Cristo que já tá terminando se eu apresentar essa outra aqui aí pronto Maravilha segunda Pedro Capítulo 3 Pastor Ivan H há uma uma certa zombaria dos ímpios isso e atacando os crentes onde está a promessa da sua vida e aí o Pedro ele usa alguns recursos primeiro ele busca no dilúvio algo histórico depois eh na Bíblia que um dia para o senhor é como 1000 anos depois ele vai no caráter de Deus no seu atributo moral comunicável que ele não retarda mas eh ele é longino né para conosco querendo que alguns não se percam
senão que todas Venham ao arrependimento mas o Versículo 10 diz assim mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite no qual os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as obras que nela há se queimarão havendo pois de perecer todas essas coisas que pessoas os convém ser e Santo trato e Piedade aguardando e apressando-se desfarão e os elementos ardendo se fundirão mas nós segundo a sua promessa aguardamos o os céus e nova terra em que habita a justiça que dia de Deus é esse não está
falando de um único evento vamos lá a questão do dia do Senhor e a própria expressão aqui o dia de Deus nós devemos considerar que é o contexto quem vai determinar se esse dia do Senhor é uma referência ao período tribulacional Isto é a 7ª semana de Daniel nós vamos ter textos que apresentam o dia do Senhor como um período de destruição não é um dia literal de 24 horas nós vamos ter textos bíblicos como Joel Capítulo 2 por exemplo que apresenta o grande terrível dia do Senhor essa é uma referência específica ao segundo Advento
de Cristo então comumente o dia do senhor se refere ao período tribulacional o grande terrível dia do Senhor é o ápice do fim da grande tribulação quando Cristo então aparecerá em glória e ex terminará o exército do anticristo Ah então assim o dia do Senhor ele tem toda essa conotação tá aqui em específico segunda Pedro Capítulo 3 nós temos uma referência ao dia de Deus ou o dia do Senhor mas o texto se refere à destruição do planeta terra e nós sabemos que a destruição do planeta terra para que um novo céu e uma nova
terra conme que é tratado isso não ocorre imediatamente após o segundo advento eu sei que o Mateus já vai não ele já est anotando mexendo em páginas aqui está se Armando todo mas vamos lá porque realmente o texto aqui na de segunda Pedro Ah ele não vai trazer todos os pontos escatológicos como que eu sei que entre o segundo Advento de Cristo que é o que é tratado aqui de fato e A destrui da terra e o Novo Céu a nova terra como que eu sei que esses eventos não ocorrem imediatamente um após o outro
mas háo intervalo é quando eu vou para Apocalipse Capítulo 20 obviamente então assim um texto mais obscuro ele deve ser entendido à luz de um texto mais claro e devemos compreender também a revelação progressiva Quando nós vamos para Apocalipse aí nós nós temos a informação completa da ordem dos eventos escatológicos né com segund Advento de Cristo capítulo 19 prisão de satanás a ressurreição dos Mártires da tribulação que ocorre após o segundo advento é muito interessante destacar isso e ressuscitam para reinar 1000 anos né Eh então aqui a questão é o seguinte Pastor Juliano os ímpios
estão zombando acerca da vinda de Cristo que na verdade era esperada como próprio Paulo né e e e os demais já no no no no no primeiro Séc e o fato da vida de Cristo não ocorrer ali no tempo desses ímpios e dos Apóstolos começam as zombaria Jesus não vai voltar agora Pedro então ele vai deixar claro que a vinda de Cristo na verdade ela vai trazer uma consequência negativa para esses ímpios a vinda de Cristo ela vai trazer juízo entretanto esse juízo conforme nós vamos ver depois lá em Apocalipse quando se trata da Destruição
da Terra e o juízo final que é o julgamento do Trono Branco eles ocorrem após o milênio Destruição da Terra e aí Somente depois é que nós temos aqui uma referência à Nova Terra que nós também a igreja a igreja também aguarda essa vida na Nova Terra então ah enquanto para o ímpio há uma destruição que haverá após a segunda vinda para o salvo para nós a igreja nós temos a perspectiva positiva de um novo céu e uma nova Terra entretanto obviamente que há eventos escatológicos que não estão incluídos aqui que nós vamos encontrar em
outros textos para montar um um cronograma completo ele está certo Pastor Mateus não como é que eu vou dizer que o Ivan tá errado eu já te mostrei aqui nos Bastidores um homem de Deus desse completamente preparado mas eu vou dizer assim que ele está equivocado ah ok equivocado lembre-se do vídeo é verdade escuta varão eh esse texto é muito difícil para vocês primeiro primeiro você como um pré milenista é difícil porque Pedro está dizendo para aguardarmos dada a vinda gloriosa de Cristo o Novo Céu e a nova terra está escrito no texto não tá
falando de Milênio tá falando para aguardar o Novo Céu e a nova Terra Ok será que Pedro não sabia de Milênio poxa se Pedro leu Isaías numa visão pré-milenismo literal Mas por que que ele fala Novo Céu Nova Terra porque ele leu is Isaías e em Isaías não fala de Milênio em Isaías Fala de novo céu e Nova Terra eu li Isaías 6517 Então por que que Pedro não falou aqui de Milênio Porque Pedro leu Isaías Isaías fala Novo Céu Nova Terra não fala Milênio mas não é o nosso assunto eu sei agora voltando pro
nosso assunto olha para você ver meu irmão como é complicado para uma visão pré agora tribulacionista esse texto virá entretanto como ladrão o dia do Senhor no qual céus tudo que vai acontecer no céu agora olha o 11 Olha o consel de Pedro para a igreja visto que todas essas Coisas hão de ser assim desfeitas deveis ser tais como os que vivem em Santo procedimento e Piedade esperando e apressando a vinda do dia de Deus que que vai acontecer nesse dia tribulação a o dia de Deus é a tribulação o dia do Senhor é anticristo
não a vinda de Deus nesse dia os céus incendiados serão desfeitos e os elementos abrasados se derreterão esse dia de Cristo é o dia da Glória de Cristo é a vinda de Cristo em Glória Por que que é difícil para o pré-tribulacionista esse texto porque Pedro está mandando a igreja ficar Santa aguardando esse dia mas se o dia de Deus como Pedro tá falando nesse aqui é lá no final da grande tribulação por que é que a igreja tem que esperar Santa se a igreja não vai estar na grande tribulação percebe e aqui Pedro está
me mandando ficar santo no dia de Deus em primeira Tessalonicenses 5:23 Paulo me manda ficar Santo até a vinda do Senhor Olha como são termos intercambiáveis se a igreja não estará na terra dada o dia glorioso de Deus porque é que ela tem que ficar Santa na terra Porque Pedro tá mandando ficar Santa se a igreja vai ter subido compreendeu a a questão desse texto aqui é muito difícil para o pré-tribulacionismo sair desse texto isso é difícil né Eu penso que não por que que a então a pergunta é assim ó Por que a igreja
tem que ficar Santa até o dia do Senhor se ela foi embora na vinda do Senhor tô tô raciocinando com a mente do Pré ó em primeiro lugar essa igreja aqui para a qual Pedro escreveu não participou naturalmente seja de um arrebatamento da perspectiva pré e muito menos pós o que Pedro está dizendo aqui é o seguinte que enquanto os ímpios para eles está reservado um juízo castigo eles que estão zombando pelo fato de Cristo não ter voltado para a igreja há uma esperança de um novo céu em uma nova Terra então a a a
o que Pedro está dizendo aqui em relação ao viver Santo hoje é que os que farão parte dessa dessa experiência dessa promessa aqui de um novo céu e uma nova terra são aqueles que permanecem em Cristo em santidade isso é igreja ou não oi isso é igreja ou não Sim hoje é igreja então a igreja estará na grande tribulação não mas aque não faz descrever na igreja na tribulação não mas por quê Porque o dia do Senhor aí o dia de Deus é o dia da vinda em glória e para o pré não não para
o pré o dia da para o pré-tribulacionismo o dia da glória de Cristo o dia que Cristo vem em Glória não é pós tribulação é ou não é pós O Retorno glorioso de CR não é pós Pedro tá mandando a gente ficar Santa até esse dia até o dia do retorno glorioso que os céus se desfarão então a igreja tem que est aqui até o dia glorioso em santidade mas a igreja vai est lá no céu porque o arrebatamento aconteceu 7 anos antes como é que sai disso não mas é que tá a a a
a experiência o que a igreja vai viver aqui não é em um arrebatamento pré-tribulacional e tamp pouco se ele fosse pós tribulacional a o grande problema aqui por exemplo entre eu e você em relação à interpretação desse texto é que para mim essa experiência que está sendo Prometida para uma igreja santa ela não ocorre eh imediatamente Após o Arrebatamento na Perspectiva minha pré E tampouco ocorreria se ele fosse posse aqui há um intervalo entre essa vinda de Cristo entre o julgamento desses ímpios e o estabelecimento do novo céu e a nova Terra Olha eu sou
muito sincero quando eu falei por exemplo Zacarias 14 Eu também queria a sua sinceridade esse intervalo é na sua interpretação ou no texto não Se nós formos para segunda Pedro segunda Pedro 3 é na sua interpretação Apocalipse e segunda Pedro Capítulo 3 não faz menção desse detalhe de um Milênio de interal inter então é a sua interpretação é a minha interpretação não é o que o texto está dizendo mas é a minha interpretação com base em uma revelação progressiva Apocalipse Capítulo 20ee esse texto aqui não entrega toda a revelação escatológica entendi entendi irmã ah Apocalipse
20 ali a ressurreição ali é o Novo Nascimento né não não discordo dos amilenistas nso aí sério sério varão Ah eu quero ver quero ver varão olha para você ver como é bom né a gente vai surpreendendo né Muito bom vamos lá é o assunto voltou pro Milênio Ok mas não tem problema não não mas a gente tem que fechar lá a v questão não não não a gente pode conversar próximo bloco escuta eh olha que interessante esse texto de Apocalipse 20 Satanás preso preso Satanás é um espírito ou tem corpo espírito espírito e como
é que um espírito é preso com uma chave meu Deus como é que ele é preso com uma corrente o texto é simbólico Por que é simbólico porque nós estamos dentro de uma literatura Apocalíptica então como eu compreendo essa prisão de satanás qualquer cois que sair disso aqui ó é falácia é bater em Espantalho a única coisa que eu entendo sobre a prisão de satanás é o que o texto diz não pode mais enganar as nações pronto ou seja o evangelho pode avançar a pregação pode avançar porque Satanás está preso onde é que Satanás está
preso Mateus Mateus Capítulo 12 Jesus veio e amarrou o valente é só nesse sentido Ah ele não tenta não é nesse sentido Ah ele não barra a pregação lá de Paulo por exemplo não é nesse sentido Ah ele não pode fazer nada não é nesse sentido é só de não impedir o avanço da grande comissão Ok quando a gente chega no Versículo quatro vi também Tronos a palavra trono aparece no Novo Testamento 67 vezes no o livro de Apocalipse ela aparece 47 vezes quando o trono está na terra no livro de Apocalipse nós temos somente
ela sendo apresentada como esse Trono como Trono de satanás nós temos isso em 2 13 de Apocalipse em 132 de Apocalipse e 1610 de Apocalipse Então esse Trono que vai fazer menção ao reino de Cristo não é na terra porque Apocalipse mostra 44 vezes O Trono de Deus no céu e três vezes um Trono na terra três vezes é o trono de satanás Agora quem está neste Trono Quem está reinando neste momento aqueles que têm autoridade de julgar Paulo disse que a autoridade de julgar é da igreja primeiro Coríntios 6 nós julgaremos até os anjos
vi as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus estes vão reinar as almas dos decapitados alma dos decapitados está sem o corpo eu creio na imortalidade da Alma então Aqueles que enquanto o evangelho está pregando aqui na terra sobem aos céus assassinados também estão reinando bem como por causa da palavra de Deus tanto quanto não adoraram a besta também os mortos na grande tribulação então percebe quem faz parte deste reino a igreja o povo de Deus e aqueles que subiram na grande tribulação também fazem parte deste reino agora eu chego na pergunta do
meu líder mestre mentor Apóstolo Juliano frag e não receberam a marca na Fronte na mão e viverão e reinaram com Cristo durante 1000 anos essa palavra viveu aqui Esau não sei se é assim certo no grego é a mesma palavra para Lucas 20:38 quando Deus fala sobre Abraão Isaque e Jacó que Deus não é Deus dos Mortos mas Deus dos vivos zau Será que Abraão Isaac e Jacó estão vivos na carne agora não mas eles estão vivos lá no céu eles estão com Deus então esses viveram não necessariamente tem que ser entendido Como ressuscitar agora
e reinaram com Cristo durante os 1000 anos esse viver e essa reinar com Cristo é soir ao céus eh até que o vers diz que a primeira ressurreição isso exato e a palavra ressurreição também significa subir eu não entendo como Novo Nascimento a primeira ressurreição é subir para reinar com cristo no céu é assim que eu entendo essa primeira ressurreição de Apocalipse 20 bom ã no seu ponto de vista Nós já estamos no Milênio sim como eu expliquei né a pregação do evangelho passando e os crentes mortos lá reinando esses mortos reinam no seis que
quando diz mas serão sacerdotes de deuses de Cristo e reinarão com ele 1000 anos não é futuro é pois é mas nós já somos sacerdotes ol Ah nós somos sacerdotes primea Pedro raç Eleita sacerdócio real nós estamos aqui como sacerdotes reais então para você esses esses Santos eles é uma referência a a igreja militante os Mártires que já estão reinando hoje e a igreja Triunfante e a militante a Triunfante tá no céu e a militante está aqui com duras penas avançando o evangelho do Senhor Jesus Cristo como ele mandou e como se dá esse reinado
da igreja Triunfante nos céus hoje aqui Não entendi a pergunta como que eles estão reinando hoje em que consiste esse Ah tá entendi assim ó assim ó dessa forma aqui ó Apocalipse Capítulo 4 eh olha lá no céu o que que tá acontecendo ao redor do Trono há também 24 Tronos e assentado neles 24 anciãos vestidos de branco em cujas cabeças estão coroas de ouro tem Trono pros 24 anciãos e tem coroa Este é um reino celeste do nosso senhor Jesus Cristo glória a Deus porque o reino tá na terra perdão glória a Deus porque
o reino está no céu e o reino também está na na terra como é que eu sei que tá na terra também Mateus 4:17 a primeira pregação pública de Jesus Ele disse é chegado o reino Mateus 3:2 João Batista O Reino está próximo Lucas 17:20 Jesus disse o meu reino não é deste mundo Ou melhor perdão Lucas 17:20 diz o meu reino não vem com visível aparência mas está no meio de vz Jesus já reina bom só para eh a gente pegar nesse ponto aí nós temos aqui Apocalipse Capítulo 2 Versículo 26 que diz e
ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras eu lhe darei poder sobre as nações vara de Ferro as regerar serão quebradas como vasos do Oleiro como também recebi do meu pai como que você entende esse texto aqui é a igreja hoje reinando Terra no cé fut isso aqui é um é uma promessa do Estado eterno novo C Nova Terra e como que no eterno vai se cumprir essa parte de nações quebrar Nações com c de F eh Daniel Capítulo eh eh Apocalipse Capítulo 2 a partir do 28 quando ele diz como se
fosse tem objetos de barro me lembra lá Daniel Capítulo 2 quando o reino de Cristo vem bate na no pé de ferro e barro e instaura todo o seu reino Então esta linguagem aqui darei autoridade sobre as nações é porque o crente vai dominar com Cristo sobre tudo e sobre todos o Messias tem um Cetro de bastão na mão um Cetro de Rei na mão ele tem o cetro ele vem reinar com o Cetro de Justiça o seu reino é sempre eterno Daniel 7 quando ele vier para reinar eterno reinaremos com ele também e Apocalipse
21 mostra aqui as nações ou seja salvos de todas as nações estarão diante de Deus para lhe darem Glória pois bem eu vejo um grande problema ali nessa perspectiva amilenista porque descreve um período onde nós vamos governar e as nações elas não serão quebradas de uma vez será um processo é um reino onde aqueles que se oporem conforme nós lemos ali em Zacarias Capítulo 14 do Versículo 17 e 18 há uma Harmonia com todos esses textos conforme nós vamos encontrar em Isaías Capítulo 11 a partir do Versículo 4 onde os inimigos de Cristo aqueles que
se opuserem de forma contundente determinadas práticas e pecados serão punidos com a morte Esse é o reino milenário então assim eu não vejo Como encaixar uma igreja governando com céo de fé ho vamos lá comou na eternidade olha Apocalipse 22:5 eu paro olha Apocalipse 225 de novo então já não haverá noite nem precisam eles de luz Candeia nem da luz do sol porque o Senhor Deus brilhará sobre eles a você disse não tem como reinar com Cristo lá no etado eterno não vejo isso e reinarão pelos séculos dos séculos na eternidade nós vamos reinar eu
tive um Sem dúvida mas sem sem pedaç sem quebrar naç Não mas aí é o exemplo de Daniel do o reino de Cristo que faz isso eu participei em um debate com a milenista e por isso que eu te fiz a pergunta aham eh porque de forma majoritária o Apocalipse 20 entende-se ah essa ressurreição ali como Novo Nascimento aham e ele disse que não uhum que não era E aí é por isso que eu fiz a pergunta porque eu a eu disse a ele olha se aqui não é o Novo Nascimento eles irão ressuscitar Ok
se nós já estamos vivendo o milênio e o texto diz que tem parte da primeira ressurreição então é literal esse texto Então são aqueles que morreram para reinar 1000 anos ou seja eles irão reinar se já estamos vivendo o milênio eles ressuscitam quando E aí que tá a pergunta que eu fiz a ele ressuscita quando para reinar mais 1000 anos então teriam dois milênios é não entendi você entendeu Claro mas não precisa responder não tranquilo não pode ser não tem problema é que eu fiz essa pergunta para ele Ah tá você tá me explicando porque
você fez a eu entendi entendi end Tá mas não não teriam dois milênios não não é porque esse período de 1000 anos é um texto simbólico para mostrar o período entre a primeira e a segunda Ah tá então é simbólico Ok quando ele dis literal não tem como sair dessa pergunta Sabe por que é simbólico porque eu estou analisando um número dentro de uma literatura apocalips sete espíritos de Deus no apoc Ok bom nós vamos encerrando aqui Mateus e considerações finais depois as considerações deixa seu telefone redes sociais e antes Muito obrigado pela sua participação
is é uma benção prazer conhecê-lo pessoalmente quando vier para cá as portas aqui sempre estarão abertas obrigado pela tão excelente e abençoadora pessoal aqui elogiando muito Aleluia Mateus 24 1 minuto e meio fale alguma coisa sobre Mateus 24 Arrebatamento em segunda vinda minut para você é o mesmo evento 1 minuto e meio considerações finais e a palavra está contigo Eu que agradeço Mateus Capítulo 24 Versículo 31 mostra uma reunião dos crentes ou melhor dos Escolhidos né logo na vinda gloriosa de Cristo qual reunião é na vinda gloriosa de Cristo a reunião dos crentes da igreja
no arrebatamento o texto realmente não fala arrebatamento mas uma reunião de uma extremidade da terra até dos Ventos até a extremidade dos céus linc primeira Tessalonicenses 4 com Mateus 24 eu vejo nos dois textos anjos Trombetas reunião do povo e céus Então compreendo que essa reunião aqui é sim de fato o arrebatamento apesar de não estar explícito que Quero Agradecer vocês é pelo convite Pastor Juliano s é uma benção posso falar do meu livro que benção fique à vontade programa é seu meu irmão Nós escrevemos eu escrevi um livro né Jesus sem filtro desmascarando as
bobagens que dizem por aí sobre o filho de Deus eh o prefácio é de Hernandes Dias Lopes a ideia deste livro é tirar esse Jesus moderno que estão pregando você pode ver aqui ó um Jesus Leão da Tribo de Judá com óculos muito moderno um blazer muito bonito que só o Juliano Fraga tem para pregar nos Gideões lá você mas tá muito moderno para ser Jesus tá muito moderno e esse livro A gente volta com Jesus das escrituras eu quero presentear o Ivan com este livro ele tem tanto material bom que quem sabe um dia
ele consegue ler esse principiante aqui e quero presentear também o Pastor Juliano fraga com queijo minas olha se me desse um lenço eu i eu ia ficar não se me desse um lenço você nem voltaria mais aqui porque lenço é pro Ivan viu falar o lenço seria ser PR mim mas o pastor Elise falou que lenço não sobe né eu também acredito que não mas desse queijo você ganhou queijo minas porque o Juliano brincou assim traz um queijinho porque eu sou mineiro né sou deo falei vou levar pro Juliano fra tanto me abençoa nos vídeos
agora pessoalmente um queijinho lá de Minas gera go amo queijo queijo com café não vou nem comer esfirra viu vou comer o e o bom é que euem eu nem vou ficar com com inveja com cilme porque eu não sou chegado em k mas é chegada a leitura mas a leitura tá aqui Ah tá ok Pastor Mateus este livro quem quer adquirir tá pode ir lá no meu Instagram nabio do meu Instagram PR Mateus Alves Mateus comth PR Mateus Alves tem a o link né para você adquirir na minha Bio tem o link você consegue
comprar Mateus Se alguém quiser lhe convidar entrevistas podcast palestra pregar na igreja pode me mandar um Direct eu vejo todos PR Mateus alos po mandar um Direct que a gente responde convite lá bom olha não é sempre que nós temos a milenista aqui é então por isso bastante perguntas muito bom segundo as informações um dos PST tribulacionistas mais ferrenhos que temos hoje no Brasil Amém Deus disseram que o seu pós tribulacionismo não é custumizado mas eu entendo porque a milenismo dificilmente vai custumizar aí eu entendi pastor I seja sempre bem-vindo e Mateus ali uma palavra
R uma palavra rápida não vou nem pegar a questão dos Quatro Ventos para ter que ir PR Zacarias e tal vamos fechar só no texto [Música] aqui onde eu percebo que mais dien do que similaridades nos detalhes né Mateus 24 31 João 14 primeir tessalon 16 Mateus 2431 diz que ele enviará os seus anjos são anjos quem fazem o ajuntamento dos eleitos Sobreviventes da grande tribulação e esse ajuntamento naturalmente se dá sobre a terra não há arrebatamento né ao passo que João 14 nós temos a descrição da vinda de Cristo para arrebatar igreja para levar
a igreja para a casa do pai que é aos céus e ali é dito eu virei outra vez e vos levarei Olha primeiro Tessalonicenses 4:16 porque o mesmo Senhor então perceba que no arrebatamento o agente ativo quem arrebata quem busca quem ajunta é o próprio Cristo ao passo que Mateus 2431 quem faz este ajuntamento são os anjos Ora se são os anjos em Mateus 24 e em João 14 e primeiro os Tessalonicenses Capítulo 4 é o próprio Cristo Logo não é o mesmo ajuntamento e não é o mesmo evento dentre tantos argumentos né que poderiam
ter sido apresentados aqui o debate acabou indo pras questões ali referente ao ao Milênio que é natural né um debate entre pré-milenismo Mas enfim Então essa é a fundamentação que eu vejo para distinção né dentre entre arrebatamento e segunda vinda e também Quero aqui agradecer né Por ter mais esta oportunidade e também está conhecendo aqui Pastor Mateus uma pessoa muito simpática muito educada um homem de Deus eu creio que todos que assistiram esse debate de alguma forma foram edificados e aprenderam um pouco mais não faço isso não mas deixa mandar um abraço Claro lcia Helena
Valentim Deus te abençoe ir eu te amo em Cristo Jesus Ela tá aqui sim você é um Mateus você é isso você é aquilo Amém Deus te abenço irmã Lúcia tá mandando aqui irmã Lúcia que postura mas eu te amo em Cristo Jesus me perdoa me ensine a Bíblia me manda lá no Direct vamos estudar a bíblia junto se eu sou her ou não talvez discordo de você você também então discorda de mim será que eu posso chamar de her também eu não vou chegar nesse nível porque o pré-milenismo tem muita base bíblica e eu
amo você em Cristo Jesus e só para fechar nós de perspectiva dispensacionalista pré-tribulacionista nós não consideramos irmãos que são pós tribulacionistas independente da perspectiva do milênio de herges tão pouco o pós como uma heresia olha isso o pré-tribulacionismo eu não consigo aceitar mas o pré-milenismo eu eu aceito eu acho que é uma uma uma questão válida apesar de ser milenista não justamente ainda que eu não Concorde obviamente com o pós tribulacionismo eu vejo como um erro doutrinário um erro mas não como uma heresia em si porque crê na vinda de Cristo CR na eternidade Esses
são os pontos principais que faz com que nós venhamos nos manter na ortodoxia Amém Ivan Santos eh Instagram Ivan Santos escatologia Santos escatologia e convite pregar para seminários escatológicos também é só mandar no Direct que nós abrimos lá e importante que os irmãos saibam eh que os dois pastores eh não só falam a respeito da escatologia exatamente palestras de outros assuntos cer eles carregam essa idade aí bíblica para poder contribuir aí na sua igreja enfim ah Estávamos conversando aqui anteriormente antes do do debate e com outros irmãos também ah o debate aqui é para levar
conhecimento a aos irmãos eu percebo que geralmente não todos nos comentários eles nem ouvem aquilo que os irmãos estão ensinando para poder depois ter a sua opinião é uma espécie de torcida que ficam se atacando isso é um desserviço à Obra de Deus ao reino e então que os irmãos não fossem torcidas Mas analisassem o que o Mateus discorreu aqui acerca do assunto Santos e para que possamos aí ter mais conhecimento acerca do assunto não há heresia em umas as partes Há sim um equívoco teológico e de quem Juliano moderador é eu sou moderador Chegamos
Ao Final De mais um programa fora da caixa me senti muito bem que paz neste programa que comunhão entre os debatedores é isso isso que vale todo esse conhecimento junto com essa unidade essa comunhão que Deus te abençoe Até a próxima programa fora da caixa ficando por aqui Deus abençoe [Música]