QUANDO O CÂNON BÍBLICO FOI FORMADO? NÃO HAVIA BÍBLIA NO COMEÇO?

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Dois Dedos de Teologia
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Video Transcript:
quando o cano bíblico foi fechado e o que é que isso significa pra gente como igreja o debate sobre a formação do novo testamento é cheio de polêmicas uma delas diz respeito ao momento em que o Canon a lista dos livros inspirados do Novo Testamento foi finalmente definido esse debate é importante porque se é verdade que o Canon só foi definido de modo definitivo no fim do século i como argumenta boa parte dos católicos Romanos então que textos os cristãos usaram para basear a fé nos primeiros três séculos de cristianismo será que eles não tinham
acesso aos textos que formaram a Bíblia Mas será que os liberais estão certos quando no esforço de diminuir a autoridade a inerrância e a suficiência das escrituras perguntam qual Bíblia a igreja usou nos primeiros quatro séculos fazendo parecer que na verdade nos primeiros quatro séculos de igreja até as listas oficiais da formação do Canon surgirem a igreja tava perdida sem saber exatamente para onde ir porque a igreja não tinha uma Bíblia nos primeiros quatro séculos Será que os cristãos pós apostólicos estavam lançados em um mar de caos canônico bom no vídeo de hoje eu quero
discutir com vocês sobre a formação do Canon do novo testamento respondendo uma pergunta muito simples quando o cano bíblico foi realmente fechado e no fim das contas o que é que isso significa pra nossa compreensão da Fé o vídeo de hoje talvez esteja um pouco pesado cheio de referências aos pais da igreja Então continue por sua conta risco mas eu te garanto vai ser um material importante para nos livrar dos ataques daqueles que tentam fazer parecer que Deus não guiou o seu povo por meio da escritura durante os primeiros séculos do [Música] cristianismo agora deixa
eu começar dizendo que nada nesse vídeo é uma invenção ou descoberta minha esse vídeo como Praticamente tudo que eu gravo aqui na internet não é nada mais do que informação contida nos melhores livros sobre formação do Canon e sobre bibliologia Então se isso aqui fosse um texto ia ter nota de rodapé em tudo que eu dissesse Mas como é um é um vídeo eu não ten como ficar dizendo isso aqui foi do livro tal isso aqui Tirei do livro tal Porque aí o vídeo ia ficar intragável então considere que cada linha do que eu vou
falar aqui foi tirado de algum lugar de o Novo Testamento sua origem e análise de Mario tiney de introdução ao Novo Testamento do d Carson Douglas mu e Leon Morris de e Deus falou na língua dos homens de Paulo w de a heresia da ortodoxia do andr kostenberger com Michael Krueger de o Canon das escrituras clássico de FF Bruce e Canon revisited de Michael Krueger para mim o melhor livro sobre Canon que você vai encontrar hoje no mundo eu vou colocar a lista desses livros aí na descrição do vídeo Esses foram os materiais principais que
eu Consultei para formar o vídeo de hoje então vou deixar a lista deles para você ter fonte de aprofundamento se você quiser então vamos lá nós sabemos que as cartas do novo testamento eram enviadas e circulavam nas igrejas e já eram recebidas como escrituras sagradas não sei se essa ideia é estranha para você mas os autores do novo testamento sabiam que estavam escrevendo escritura sagrada e as igrejas que recebiam essas cartas também sabiam disso já existia uma expectativa Clara de que esses textos eram canônicos o cuidado que as igrejas tiveram em guardar preservar e distribuir
essas cartas mostra que havia algo especial nesses documentos se você quiser entender isso melhor vai no nosso vídeo sobre sola escritura e expectativa canônica lá é o argumento que os apóstolos sabiam que estavam escrevendo o Novo Testamento eles falam disso em suas cartas e as igrejas recebiam esses documentos como tal é por isso que no final do século io os livros do novo testamento já estavam espalhados mas nem todos os cristãos conheciam todos logo de cara em algumas igrejas eles tinham algumas cartas em out as igrejas tinham outras cartas diferentes algumas dessas cartas se perderam
Mas algumas que Deus intentou que fossem preservadas para as igrejas posteriores ainda estão conosco no formato do novo testamento nem todo mundo sabia das cartas que outras igrejas possuíam e provavelmente poucos cristãos no começo do século io veriam todos os Evangelhos ou todas as cartas de Paulo antes do fim daquele século Além disso muitos Evangelhos Apócrifos atos falsos cartas falsas circulavam durante o século ieo e o século io e acabaram sendo aceitos por alguns grupos isso fez com que a alguns desses textos sobrevivessem como Evangelhos Apócrifos ou pseudo-epígrafos que nós temos ainda hoje à disposição
paraa leitura de quem tiver interesse então a Igreja Primitiva tinha vários documentos circulando alguns eram claramente apostólicos outros claramente não eram apostólicos alguns deles eram objeto de confusão quando eu falo dessa variedade de documentos que circulavam pode parecer que a igreja Demorou muito para reconhecer a autoridade dos livros do novo testamento ou reconhecer que havia um cânon a ser preservado mas não é bem assim o debate sobre o cânon do novo testamento não é apenas sobre uma lista fechada de livros autorizados os livros canônicos estavam circulando muito antes de uma listagem formal existir e a
maioria já era reconhecida oficialmente por toda a igreja e aceitos em grande parte dela desde o começo havia uma mensagem reconhecida Nunca Houve um período em que os documentos apostólicos não fossem aceitos pela igreja em todo o mundo claro que havia debates Claro que não existia um Canon bem estabelecido claro que o Canon não era igual em todas as igrejas locais mas esse documentos apostólicos já circulavam por todas as comunidades ainda que em algumas comunidades não circulassem todos ainda que algumas comunidades acabassem não reconhecendo alguns poucos livros apostólicos e ainda que algumas comunidades acabassem reconhecendo
alguns poucos livros que eram Apócrifos Então veja não é um cenário de caus absoluto de recusa completa de materiais apostólicos mas o núcleo principal do novo testamento já era reconhecido em todas as igrejas havia alguns debates Mas eles representavam uma parcela bem menor do que seria o Canon no futuro o debate sobre o Canon era muito mais sobre Quais livros rejeitar do que sobre Quais livros aceitar porque os livros aceitos já eram muito comuns já eram constantemente usados nas igrejas esses livros eram recebidos e aceitos como palavra de Deus porque foram enviados e recebidos assim
outros livros existiam e surgiam e algumas pessoas acabavam usando livros que eram realmente bíblicos para pregar heresias distorcendo o texto real do novo testamento mas com o passar dos anos esses debates for ficando mais intensos mais presentes nas igrejas até a chegada de uma conclusão mais absoluta sobre qual seria o texto final do novo testamento desde o início do período pós apostólico já estava estabele Cida a ideia de autoridade extraordinária daqueles textos e do encerramento do trabalho de Revelação Apostólica era muito Claro no século ieo e no século segundo que os apóstolos tinham escrito certos
textos esses textos deveriam ser preservados e que nenhum texto novo além deles deveria ser aceito na igreja a ideia portanto era que o cânon estava definido só havia um debate ainda amplo ainda por se concluir de que qual cano era esse exatamente por mais que as igrejas concordassem no núcleo principal de qual seria esse cano pensa em Inácio de Alexandria por exemplo Inácio de Alexandria quando Foi questionado por alguns homens provavelmente judeus que não acreditavam em nada do evangelho que não tivesse no antigo testamento Ele respondeu na epístola aos filadélfio e eu tenho uma citação
aqui mas para mim os arquivos não é as fontes São Jesus Cristo os arquivos invioláveis são a sua cruz e a sua morte e a sua ressurreição e a fé que vem dele os sacerdotes igualmente foram bons aqui os sacerdotes não antigam tamento Mas acima de tudo eu me refugio no EV evangelho como a carne de Jesus e nos Apóstolos como no presbitério da igreja aqui o Evangelho se manifesta como a carne de Jesus e os apóstolos se manifestam como o presbitério da igreja esse apelo aqui ao evangelho e aos Apóstolos com Jesus Cristo por
trás de ambos talvez tenha sido uma das primeiras manifestações que a gente tem preservada dessa busca pela origem da revelação de Cristo e dos Apóstolos no Novo Testamento Esse era o arquivo não é do conteúdo acerca de Jesus um arquivo que deveria ser encontrado remontando aqui a mensagem dos Apóstolos Ná entendia que os apóstolos possuíam uma autoridade extraordinária que não existia nos escritores cristãos posteriores nenhum polemista nenhum apologeta nenhum pastor nenhum teólogo depois dos Apóstolos tinha a autoridade que os apóstolos tinham há uma autoridade extraordinária e por isso um encerramento implícito dessa autoridade Ou seja
a autoridade Apostólica era dos Apóstolos e daqueles que estavam ligados aos Apóstolos seus textos eram seus textos e nenhum texto a mais além desses textos poderia ser adicionado a esse construto ial da revelação de Cristo Jesus os primeiros textos não poderiam ser escritos novamente porque eles eram obviamente os primeiros os registros dos Evangelhos feitos pelas testemunhas oculares não poderia ser repetido eles queriam voltar a Jesus e aos Apóstolos então nenhum texto posterior aos Apóstolos poderia ser aceito como um texto apostólico ou seja para Inácio em certo sentido o cânon do novo testamento já estava fechado
os livros que baseavam a fé da igreja já estavam definidos e não poderia ser adicionado nenhum outro livro A mais as igrejas só não estavam preocupadas ainda em criar uma listagem Ampla e absoluta de Quais livros seriam esses porque a igreja ainda vivia de modo muito orgânico muito descentralizado e muito baseado em uma memória Apostólica que era próxima os apóstolos tinham morrido há pouco tempo a igreja ainda acreditava que poderia preservar a mensagem Apostólica de modo puramente orgânico o que se tornou um problema com o crescimento das heresias o que cobrou respostas cada vez mais
formais da igreja a aqueles que deturpam a verdadeira fé incluindo deturpam quais eram os livros enviados pelos Apóstolos nas discussões acadêmicas modernas sobre o Canon a gente fala muito pouco aqui no Brasil sobre o que realmente significa ter um cânon fechado embora a gente use esse termo principalmente para se referir às decisões da igreja no i século de certo modo o Canon já estava fechado muito antes disso O Canon estava fechado a partir do momento que o último Apóstolo morreu e escreveu o seu último texto agora existe uma diferença entre o fechamento do Canon e
o Consenso Eclesiástico acerca dos livros que compõem esse cano e são duas coisas diferentes que não podem ser confundidas porque a gente acha que a igreja fechou o cânon ou que a igreja definiu o cânon quando na verdade a igreja apenas reconheceu o cânon que havia sido dado pelos próprios Apóstolos eu gosto muito do modo como o fragmento moratori ano que é um texto Cristão do segundo século trata um texto apócrifo muito popular da época chamado o pastor escrito por um cara chamado hermas conhecido como o Pastor de hermas o fragmento moratori ano trata essa
obra como obra que poderia ser lida na igreja mas que era rejeitada como livro canônico e a base para essa rejeição olha só era que o livro havia sido escrito muito recentemente em outras palavras o autor do fragmento moratori ano demonstra a convicção de que os primeiros cristãos não estavam dispostos a aceitar livros escritos no segundo século ou depois mas se restringiam a livros do período apostólico Eles parecem ter entendido que a fase Apostólica da história da Redenção Foi algo singular na história da igreja o período em que os livros canônicos foram produzidos e nenhum
livro Extra poderia ser adicionado a esse escopo de de Revelação ou seja isso significa que os textos apostólicos já estavam fechados e definidos nada novo estava sendo construído nada estava sendo continuado logo desse ponto de vista o cano já estava fechado isso no início do segundo século depois disso a igreja não estaria mais aberta para outros livros mas estava envolvida em discussões sobre Quais livros Deus tinha dado era uma discussão sobre o passado não uma discussão sobre o presente não uma discussão sobre o futuro era uma discussão sobre o que Deus havia feito antes ou
seja qual foi o Canon que Deus nos deu e não a revelação sobre o presente qual cânon nós vamos definir em outras palavras as convicções teológicas dos primeiros cristãos a respeito do papel fundamental dos Apóstolos trazia a ideia inerente de que o cânon tinha sido fechado com o final do período apostólico a definição formal desse cano acontece apenas posteriormente por meio de uma série de debates mas a discussão era para perceber Quais eram nesses livros não para construir não para fornecer ou conceder qualquer coisa para esses livros não era conceder um status especial a discussão
era simplesmente para encontrar que livros eram esses por isso que não faz muito sentido quando alguns tentam argumentar a Igreja Católica nos deu o cânon do novo testamento como se uma instituição específica houvesse tomado uma decisão acerca do novo testamento porque o cânon do novo testamento é um dado histórico o cânon do novo testamento é um dado da realidade que não precisava de nenhuma instituição externa ele para conferir-lhe existência mas que existia por si só se nenhuma instituição houvesse eu digo isso por porque uma listagem específica definitiva formal do Canon era uma inevitabilidade histórica Considerando
o fato que Deus havia se revelado por meio de livros livros esses documentos esses escritos dados para as igrejas recebidos pelas igrejas já usados pelas igrejas durante o período apostólico se alguém definiu o Canon se alguém conferiu um Canon Foi Deus no primeiro lugar então os apóstolos a partir do momento que enviaram essas cartas escreveram esses documentos e os colocaram à disposição da igreja a única coisa que foi feita posteriormente foi um dia escrever no papel uma lista de Quais livros eram esses mas o processo das igrejas discutirem mostrarem os livros que receberam então listarem
isso e compartilharem isso para outras igrejas foi só um processo de aperfeiçoamento do acesso a esse material não a criação de uma coisa completamente nova acerca desse material justamente porque não havia espaço para uma nova Revelação nem para um novo livro além daqueles que já estavam estabelecidos porque a igreja já tinha seu cano fechado no primeiro século ainda que se tornasse um consenso quase absoluto no segundo século e um consenso formal lá no quto século o Novo Testamento já estava completamente dado já estava sendo usado massivamente pela igreja no século ieo a busca da igreja
foi encontrar Quais eram exatamente esses livros para que nenhuma outra obra fosse adicionada e nenhuma obra bíblica fosse retirada tem uma informação muito legal de Justino Marte que vem da metade do século I onde ele descreve as reuniões dominicais dos cristãos dizendo exatamente o seguinte que tá na primeira Apologia do dia que se chama do Sol celebra-se uma reunião de todos os que moram nas cidades ou nos campos e aí se leem enquanto o tempo permite As Memórias dos Apóstolos ou os escritos dos Profetas quando o leitor termina o presidente faz uma exortação e convite
para imitarmos esses belos exemplos Aqui nós temos as igrejas usando os textos dos Apóstolos ao lado do texto dos Profetas do Antigo Testamento mostrando que vê só aqui na metade do século iiio já havia um relacionamento canônico com os escritos apostólicos os textos dos Apóstolos já eram usados nas igrejas como se fossem textos canônicos em paralelo com os textos proféticos do antigo testamento em outro texto no diá com trifo ele fala um pouco mais sobre o uso dos Evangelhos ele diz assim ó Porque nas memórias que eu digo que foram nos dadas pelos seus Apóstolos
e por aqueles que o sucederam no caso é uma referência aos dois Evangelhos escritos por Apóstolos e aos dois Evangelhos escritos por discípulos de Apóstolos Mateus e João escritos por Apóstolos Marcos escrito por um discípulo de Pedro Lucas escrito por um discípulo de Paulo Não parece nada factível que houvesse qualquer expectativa na igreja de que outras obras pudessem fazer parte do fundamento da reunião comunitária A reunião Comunitária volta estava apenas para essas obras havia o antigo testamento havia As Memórias dos Apóstolos e é isso isso representa um ideal muito claro de como esse novo Canon
era percebido ainda no segundo século tem um outro homem chamado Irineu de Lon ele falou algo muito importante ao debater com os gnósticos uma heresia daquele tempo era gente que vivia tentando apresentar novos documentos pretensamente apostólicos tirar outros documentos da Bíblia e ele argumenta que só poderia haver quatro Evangelhos e tratou como heresia a tentativa de remover um dos Evangelhos ou adicionar algum outro evangelho ao Novo Testamento lembre século io antes de qualquer pretenso com cílio sobre a formação do cano agora ele não apenas fixa o número dos Evangelhos em quatro mas ele também foi
o primeiro a estabelecer que os livros de maior valor pra igreja seriam aqueles que teriam ligações com os apóstolos isso é muito interessante pra gente entender o modo como eles se aproximavam desses documentos ainda no século II é por isso que Se nós formos atrás de entender a questão de quando e como os vários livros do novo testamento foram recebidos como testemunhos do Evangelho como textos dotados de uma autoridade especial nós não temos que começar olhando para as listas formais que foram Preparadas posteriormente lá no século I mas sim olhar pro modo como os textos
bíblicos foram recebidos e usados imediatamente após a morte do último Apóstolo pelas igrejas que receberam esses documentos a gente pode dizer com clareza que o novo testamento é amplamente citado pelos pais da igreja o que mostra que os documentos possuem uma autoridade antes mesmo de discussões sobre a lista formal do fechamento do cano isso é muito importante uma vez que os documentos que compõem o Novo Testamento já eram autoritativos sobre a igreja antes mesmo do fechamento do cânon ser discutido dessa forma os primeiros pais usaram justamente esses documentos para construir a teologia e apresentar a
obra de Jesus então quando aparece um Liberal dizendo Ah mas a Igreja Primitiva não tinha uma Bíblia nós somos hoje muito apegados à Bíblia nós nos importamos demais com a Bíblia tudo tem que ter base bíblica Mas qual era a bíblia da igreja patrística eles perguntam em seus eventos em que eles tentam nos convencer a atualizar a Bíblia e a assumir que a Bíblia tem erros ou o queer que seja a resposta é que a igreja do primeiro século possuía a revelação Apostólica nos livros bíblicos mesmo antes deles serem encadernados em um único volume as
igrejas plantadas pelos Apóstolos recebiam carta dos Apóstolos recebiam pregação formal dos Apóstolos quando os apóstolos morrem Eles não têm mais acesso à tradição oral dos Apóstolos mas tem o registro dessa tradição nos textos apostólicos que são usados no primeiro no segundo século e que vão ser transformados num documento único acessível de forma mais fácil a toda a igreja no quto século ou seja mesmo antes de uma lista formal que compila o Novo Testamento no único encadernado a Igreja Já Era plenamente submissa e plenamente apegada à revelação do novo testamento agora como a gente tá discutindo
a história de um processo Eclesiástico de 2000 anos atrás nem sempre nós temos como remontar todos os detalhes do relacionamento das igrejas com os documentos recebidos mas sabemos o suficiente para termos segurança de que no máximo até meados do século II os quatro Evangelhos canônicos já estavam circulando juntos na forma de quatro Evangelhos Unidos Segundo Mateus segundo Marcos segundo Lucas Segundo João provavelmente antes disso as epístolas Paulinas já estavam sendo amplamente distribuídas nas igrejas e esse processo de circulação desses materiais ganhou um empurrãozinho porque os cristãos começaram a usar livros no formato de códice já
muito cedo antes os escritos importantes eram publicados em rolos não é em pergaminhos mas a adoção do códice que é algo mais ou menos parecido com os livros de hoje onde folhas avulsas são costuradas ou coladas numa borda facilitou muito o processo de transmissão desses documentos como uma coisa única isso não só tornou os livros mais fáceis de usar como também permitiu publicar vários livros diferentes juntos no só volume a criação dos códices é uma ótima explicação pro surgimento do Canon formal mesmo assim Nós não sabemos exatamente Quando essas listas começaram a ser feitas se
só no século 4 a gente vai ter listas formais do novo testamento baseado em reuniões da igreja códices livros que uniam vários documentos já circulavam muito cedo mostrando que essas listagens já existiam ainda que não fosse uma lista normal existiam como uma lista física de documentos Unidos em um único livro O que a gente sabe é que desde muito cedo esses livros já começavam a circular juntos o que mostra claramente o cuidado da igreja em receber esses documentos como um corpo de Revelação fechado e unido então quando as pessoas argumentam que o cân do novo
testamento só foi criado no século I Isso demonstra um desconhecimento da realidade daquilo que os pais da igreja escreveram no século ieo no século segundo se a gente olhar para alguns outros exemplos além daqueles que a gente já citou aqui nós vamos encontrar um relacionamento muito interessante com os textos apostólicos que nos dão confiança de que os pais da igreja já entendiam que o cânon estava fechado ainda que algumas discordâncias menores existissem quanto aos livros exatos Talvez o documento mais antigo contendo citações de qualquer um dos livros do novo testamento é o texto de primeira
Clemente também conhecido como a epístola de Clemente é uma carta que se encontra no códice Alexandrino escrita por Clemente de Roma pra igreja de Corinto no final do século io aproximadamente ali em 95 depois de Cristo essa carta faz Claras alusões ao evangelho de Mateus a Hebreus a primeira Coríntios e a Romanos Ou seja ainda era século primeiro e alguns dos documentos do novo testamento não eram apenas conhecidos mas já eram referenciados em outros documentos como fonte e base doutrinária primeira Clemente trata os textos de Paulo como vindos do Espírito Santo como textos que eram
conhecidos nas comunidades e que nós deveríamos os submeter a eles ou seja primeira clement é uma fonte sobre o modo como a Igreja Já Era apegada e já usava os textos paulinos na construção da sua teologia e da sua vida de fé Poucos Anos depois ncio de Antioquia escreve a carta aos filadélfio aproximadamente entre 107 e 110 depois de Cristo o seu texto mostra que ele certamente conhecia todas as epístolas de Paulo além de citar Mateus e provavelmente aludir o evangelho de João um pouco depois Policarpo de Esmirna escreveu uma epístola aos Filipenses em uma
datação um pouco incerta algo entre 110 e 140 depois de Cristo onde ele mostrou está bastante familiarizado com as epístolas de Paulo e o evangelho de Mateus ele cita diretamente primeira Pedro e Primeira João algumas vezes e faz referência a acontecimentos do livro de Atos dos Apóstolos um outro documento Bem antigo e muito conhecido é o dqu também conhecido como o ensino dos 12 apóstolos um dos escritos cristãos mais antigos mais conhecidos fora do novo testamento alguns acreditam que foi escrito pelos próprios Apóstolos mas é provavelmente uma tentativa de responder a algumas demandas da igreja
unindo parte dos ensinos dos apóstolos os eruditos brigam um pouco sobre a correta datação desse texto as datações variam de muito cedo coisa de 50 depois de Cristo e até até um pouco mais tarde no começo do século I até 120 depois de Cristo A maioria dos eruditos concorda que a data mais provável da composição é por volta do final do primeiro século entre 70 e 100 depois de Cristo e esse documento usa materiais dos Evangelhos de Mateus e de Lucas bem como muitos outros livros do novo testamento o Novo Testamento sendo usado como fonte
doutrinária para a igreja provavelmente ainda no fim do século io ainda falando de século io a gente tem a epístola de Barnabé a maioria dos estudiosos acredita que essa epístola foi escrita entre 70 e 100 depois de Cristo Logo após a destruição do Templo de Jerusalém o motivo disso é a quantidade de referências a esse evento que aparece na carta é tratado como se fosse um evento tanto recente esse texto cita Mateus mas cita Mateus de modo especial ele usa uma linguagem que é muito comum para se referir aos textos do Antigo Testamento quando o
antigo testamento era citado no Novo Testamento ele diz está escrito isso é uma forte evidência de que muito cedo já atribuíam um valor de Revelação tanto quanto uma revelação do Antigo Testamento aos textos apostólicos um outro texto interessante é é o pastor que eu já citei aqui escrito por hermas o pastor de hermas é uma obra Cristã primitiva escrita em Roma é de aproximadamente 140 a 155 depois de Cristo atribuída a um cristão chamado hermas o texto faz muitas alusões a outros documentos do novo testamento ele alude o evangelho de João a epístola aos Efésios
Hebreus primeira Pedro e faz Claras referências à epístola de Tiago e ao apocalipse de João com uma datação muito parecida papias de hierápolis escreveu um texto chamado a exposição dos ditos do Senhor entre 130 e 100 40 depois de Cristo aqui a gente já tá no meio do século I esse livro se perdeu o que a gente tem dele é citado no livro História eclesiástica de Eusébio de cesareia e a citação que nós temos diz o seguinte Olha que interessante o presbítero dizia o seguinte aqui o presbítero é o papia de erá Marcos intérprete de
Paulo escreveu cuidadosa não porém ordenadamente as recordações das palavras ou ações do senhor ou seja Marcos escreveu um texto cuidadoso mas não em ordem cronológica efetivamente ele jamais ouviria ou seguiria o senhor ou seja ele não foi testemunho ocular dos fatos mas conforme disse mais tarde ele conviveu com Pedro que pregava segundo a necessidade dos ouvintes mas não elaborou uma síntese das palavras do senhor ou seja Pedro não escreveu um evangelho e aí qualquer evangelho de Pedro que surja tá indo contra a historiografia Cristã primitiva Mas Marcos escreveu aquilo que Pedro escreveria assim ao escrever
Marcos de acordo com suas lembranças não cometeu erros ou seja já tem doutrina da inerrância bíblica aqui em meio do século I mas aí é tema para outro vídeo tivera o único propósito de nada omitir do que ouvira nem impedir algo de falso aqui é a cção de papias né então ele vai argumentar é isso o que papias narra acerca de Marcos a respeito de Mateus assevera o seguinte mais uma citação de papias Mateus escreveu os oráculos divinos na língua hebraica cada qual os interpretou Como pode ou seja aqui é papias no meio do século
II dizendo que Mateus foi escrito em hebraico aquilo que ele fala de Marcos é interessante porque mostra essa preocupação no relato dos Evangelhos serem relatos ligados diretamente à Revelação Apostólica ainda no século io nós temos Irineu de Lyon que escreveu Talvez uma das obras mais conhecidas do período primitivo chamado contra as ias um livro escrito contra os gnósticos ainda era século io preste atenção listas formais do Canon só surgiriam no século I mas ele utilizou e citou de modo amplo todos os quatro Evangelhos o livro de Ato dos Apóstolos quase todas as epístolas de Paulo
as epístolas universais e o apocalipse de João ele fez citações diretas de Paulo mais de 200 vezes ele fez alusões a todos os livros do novo testamento exceto Filemon e terceira João são os únicos textos do novo testamento que ele não alude nos seus escritos ainda no século II o que mostra o conhecimento que havia acerca desses textos na Igreja Primitiva em uma passagem específica do seus textos ele criticou Marcião que era um herge daquele tempo porque Marcião dizia que só Lucas e as epístolas de Paulo eram autênticas e ele vai dizer que isso era
uma ideia completamente estúpida o que mostra que ele aceitava como revestido de autoridades não só os escritos reconhecidos por Marcião mas também os outros que compõem o novo testamento em uma citação que Eusébio de cesareia faz o livro contra as heresias nós encontramos detalhes sobre a relação dos Evangelhos com os seus autores ele vai falar dos Santos Evangelhos vai falar de Mateus que publicou entre os hebreus e em sua própria língua um evangelho escrito enquanto Pedro e Paulo anunciavam a Boa Nova em Roma e lançavam os fundamentos da igreja mas após a morte deles Marcos
discípulo intérprete de Pedro transmitiu noos por escrito igualmente o que Pedro pregara Lucas porém queiro de Paulo deixou num livro O Evangelho pregado por este último enfim João O discípulo que reclinou sobre o peito do Senhor publicou também ele o evangelho enquanto residia em Éfeso na Ásia apenas quatro Evangelhos e nenhum outro não dá pra gente esquecer também a produção do diatessaron de Taciano que foi um aluno de Justino Marte que em 160 aqui meio do século II pegou os quatro Evangelhos canônicos e uniu em uma Harmonia então era um livro com quatro colunas cada
coluna um evangelho e ele harmonizava né Cada relato um do lado do outro se tornou um documento tão conhecido e tão usado pela igreja que passou a ser usado como substituto aos quatro Evangelhos na igreja da Síria até o século V quando então eles abandonaram o diatessaron e passaram a usar os quatro Evangelhos mesmo por fim a gente pode lembrar de Tertuliano de Cartago nascido na metade do século II que escreveu muitos livros foi um dos críticos de Marcião aquele herede que queria rejeitar parte do cano do novo testamento Ele escreveu muitos livros eu não
li todas as obras dele ainda mas é bem sabido que ele citou todos os livros do novo testamento exceto Filemon Tiago segundo e terceira João e o que ele cita ele nunca faz como ilustração de algum argumento mas como prova da Verdade a fim de reconhecer para a igreja o que ele chamou de o completo instrumento de cada Testamento e ele faz isso mais de uma vez que não deve ser inserido nem aumentado eu tava conferindo o texto de Tertuliano e foi muito interessante porque eu encontrei ele rebatendo nos herges dizendo o seguinte eu até
anotei aqui a cação ele diz eles não recebem certas escrituras e se recebem algumas não as recebem de modo íntegro já havia uma clara compreensão no fim do século iiio de um escopo de escritura que deveria ser identificado e preservado com integridade Então o que é que a gente percebe a partir do testemunho dos Pais da igreja Nós aprendemos que a igreja já recebia e aceitava os documentos apostólicos como autoridade mesmo sem ter um Canon bem definido e fechado não haveriam novas adições nada novo surgiria depois eu entendo que o Canon estava fechado no sentido
de que nada mais seria adicionado já com a morte do último Apóstolo eles buscavam documentos apostólicos de pessoas diretamente ligadas aos Apóstolos isso mostra um fechamento Claro e final do c ainda que não existisse uma lista formal e uma concordância plena em todas as igrejas sobre Quais livros eram esses a gente pode concluir a partir disso que os Evangelhos já eram amplamente copiados e transmitidos entre as comunidades cristãs do mundo Mediterrâneo desde o século io por volta do século iiio os vários Evangelhos e algumas cartas de Paulo tinham já o mesmo estatus de escritura Judaica
dentro das Comunidades cristãs principalmente nas celebrações litúrgicas onde eram lidos e explicados o primeiro estágio da formação do cânon do novo testamento aconteceu com a aceitação desses textos para uso didático e litúrgico nas igrejas os livros do Canon bíblico já eram amplamente conhecidos e amplamente usados como palavra de Deus no século ieo em alguns lugares poucos desses livros não eram aceitos e poucos livros a mais eram reconhecidos como apostólicos o que foi corrigido com o debate entre as comunidades locais dispersas que posteriormente se organizaram em concílios então quando o Canon foi fechado o Canon estava
fechado no século primeiro com a morte do último Apóstolo porque o Canon é um dado fornecido pela revelação do Deus vivo por meio da escrita Apostólica a igreja de forma Ampla e descentralizada usava esses textos mesmo sem conhecer todos os detalhes do Canon com o tempo esse Canon fechado foi formalmente expresso por meio de listas que formalizaram todo esse material como o único livro chamado de Novo Testamento o que é que isso significa significa primeiro que nós não podemos concordar com aqueles que são católicos romanos e que argumentam que foi a instituição Romana que definiu
o cânon e nos deu a Bíblia e que para isso precisam inventar um caos completo no relacionamento com os textos apostólicos nos primeiros séculos em segundo lugar também significa que nós não podemos concordar com os Mórmons a igreja de Jesus Cristo do Santo dos últimos dias quando apresentam novos documentos de revelação do Evangelho também significa em terceiro lugar que nós não podemos concordar com os neopentecostais que dão às revelações proféticas o mesmo peso de autoridade escriturística já que não pode existir nenhuma autoridade atual que tenha o mesmo peso de revelação dos escritos apostólicos nem magistrado
nem Líder local nem uma revelação Profética nem um padrão Eclesiástico e também significa que nós não podemos concordar com os pós-modernos quando argumentam por uma maior flexibilidade na recepção da Revelação seja Quando argumentam que a Igreja Primitiva não tinha Bíblia e por isso a gente não precisa ser tão apegada a escritura assim seja quando argumentam que Deus é livre livre ao ponto de nos trazer novas revelações como por exemplo quando o Brian McLaren do famoso ortodoxia Generosa parece defender um cânon final aberto dizendo que não consegue ver a história da igreja de nenhuma outra maneira
senão de que estamos continuamente sendo conduzidos ensinados e guiados pelo Espírito para uma nova verdade não temos novas verdades nossas verdades são antigas são as velhas verdades que cantou Eduardo mano o pós-modernismo os Mórmons essas verões extremadas de neopentecostalismo o catolicismo romano são movimentos que na sua visão de escritura não sobrevivem à luz do que nós sabemos sobre os primeiros séculos do relacionamento da igreja com a palavra de Deus e você que que você achou do vídeo de hoje um pouco pesado demais me conta aí esse vídeo é só uma introdução para eu poder fazer
um vídeo sobre a formação do cânon do novo testamento aí a gente vai para século 4 em diante mas antes de discutir formação do cânon do Novo Testamento eu queria discutir o processo de fechamento do Canon e como as primeiras comunidades receberam o Novo Testamento a gente já tem vídeo aqui no canal sobre Canon do o testamento sobre expectativa canônica e como a igreja sentia que viria o Novo Testamento Esse é o terceiro vídeo de uma série então vai conferir os outros dois se você quiser se aprofundar um pouco mais nesse assunto então Talvez venha
mais dois vídeos aí sobre modelos canônicos por não que aí Aí o sarrafa aumenta você você se interessa por vídeos mais pesados geralmente são vídeos que tem menos apelo menos pessoas clicam aqui nesse material então nos ajuda a levar esse canal mais longe clicando em se inscrever assinando as notificações sempre clicando aí no gostei e divulgando isso com o pessoal da sua igreja eu sou o pastor Iago Martins você está no dois dedos de teologia a gente tem vídeo to a segunda quarta sefea sem horas da manhã um cheiro no seu cangote e até a
próxima [Música]
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