1- Assim Falou Zaratustra e o Pensamento Trágico - Roberto Machado

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Laboratório de Sensibilidades
16 a 19 de janeiro de 1997 mini-curso Zaratustra Tragédia Nietzschiana com Roberto Machado
Video Transcript:
é [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Música] [Aplausos] [Música] é é e parece que a melhor maneira de introduzir ajudar a custear essa situação com relação ao conhecimento da tragédia é o primeiro livro donne di eu vou começar portanto com introdução estabelecendo uma relação entre assim falou zaratustra nas vendas é a primeira tragédia com muito de você caro é tem dois objetivos principais a primeira o primeiro objetivo é ser uma crítica da racionalidade conceitual inaugurada por sócrates e platão na filosofia segundo a apresentação da filosofia trágica filosofia trágica que seria a expressão das funções
artísticas dionisíaca ea polônia como alternativa à racionalidade razão para nishi na época é um modo de representação que procede por conceito e por argumentação por combinação lógica e no nascimento da tragédia nit denuncia o que ele chama de estética racionalista que seria estética inaugurada por sócrates e platão como sendo aquela que introduz na arc a lógica tanto que subordina à arte a lógica a teoria ao conceito em que é pedido no sentido em que a criação artística deve derivar em uma postura crítica essa idéia o poeta o fará bem o que quer fazer se souber
prévia mir teoricamente porque quer fazer mas é preciso ter consciência da sua tarefa artística para ser um bom artista quer dizer o saber passa pela consciência que tramite é a própria 10 destruição da experiência trágica quer dizer subordinando a beleza a razão essa atitude racionalista diz classifica desvaloriza o poeta trágico por não ter consciência do que faz o dito de outro modo por não apresentar claramente o seu saber do que estou falando de uma antinomia entre a arte aqui trágica que a suprema planit e metafísica conceitual metafísica racional que foi inaugurada na filosofia do sócrates
e platão essa economia portanto entre arbitrage cuca e metafísica nacional estou dizendo de outra maneira o que eu já disse até agora significa planit duas coisas por um lado o sócrates snipes tepco subordinou com o poeta ao teórico o pensador racional e por isso considerou a tragédia tal como existia em é excluí só por eles como sendo irracional que significa dizer a tragédia ou saber trágico é nacional significa dizer que é um compromisso de causas e efeitos de efeito sem causa tv não há uma relação de causalidade não argumenta não não a raciocínios naquilo que
lido esse é uma idéia por outro lado a arte trágica será considerada por mitch atividade que dá acesso às questões fundamentais da existência portanto quem dá acesso ao ano da vida não é a filosofia nacional e sim essa experiência trágica apresentada pela arte situação que faz da arte até hoje para emitir moeda de duto a metafísica uma título a metafísica racional porque o motivo dessa crítica da racionalidade e da esse elogio da tragédia é que enquanto a metafísica é incapaz de expressar o mundo em sua tragicidade subordinar é o pensamento a razão o dedo-duro modo
pela prevalência que consegue a verdade e detrimento da ilusão à crítica de emitir é uma crítica na verdade quando vocês vão ver é uma crítica da dicotomia de valor feito por exemplo no campo do conhecimento entre verdade ilusão como será a crítica economia de valor feita na moral entre bem e mal dizer a metafísica como dinamite depois é a crença na oposição de valores e toda tentativa é o que nós vamos ver nesses dias da filosofia trágica do mit é pensar sem cair na alíquota de valero pois bem a metafísica nacional é incapaz de expressar
vida o mundo e sua tradicionalidade porque ela estabelece oposição entre bem mal entre verdade e ilusão entre essência e aparência por outro lado na arte a experiência da verdade dizia nietzsche nessa época se faz e dissolúvel mente ligada à beleza que para mim é uma ilusão e para limite é uma aparência dito de outro modo a mesma coisa enquanto o espírito científico o que é que emite chama do espírito científico é a criança na penetrado lidade da natureza é a crença de que o conhecimento pode ir até o amam das coisas que o conhecimento pode
explicar o mundo na sua essência é o que ele diria o outro modo é a crença na virtude de panacéia de saber tanto enquanto o espírito científico acredita que o pensamento segundo seguindo o fio da causalidade quer dizer através do raciocínio através da demonstração através da argumentação portanto que o pensamento seguindo o filho da causalidade pode conhecer ou descer em seus abismos é mais longe qos e até ler corrigiu senhor quer dizer corrigir a vida como ela é como se nos apresenta que se tal como é nós vive e vivemos dito de outro modo enquanto
a metafísica dica essa expressão muito interessante que o conhecimento é capaz de curar a ferida da existência a experiência trágica com sua música o seu mito é capaz de justificar a existência até o pior dos mundos transfigurando cerveja é é toda a tentativa do limite é criticar a dicotomia de valores que faz a gente distingue o mundo da essência o mundo aparência o mundo bom eo muito mau o mundo verdadeiro e 12 horas quer dizer como é que nós poderemos ter acesso ao mundo sem produzir essas oposições de valores essa dicotomia quer dizer dito de
outro modo como afirmar a vida que integralmente é assim tem que deixar um lado seria banda podre da vida de lado portanto numa situação de inferioridade da qual se quer escapar para mitch tiveram a ferida da existência não tem cura vocês vão ver que emite é vai criticar justamente essa idéia de prêmio uma outra vida para quem vê de uma determinada maneira nessa vida ou vai ficar tão chamados melhoradores da existência aqueles que projeto no futuro e não mais na eternidade a redenção do instante atual isso a gente verá depois como é apresentarmos araújo interessante
é que no âmbito dessa problemática a trágica metafísica racional e do ponto de vista da forma de expressão do ponto de vista do estilo de pensamento e sentar é o terrorismo entre o conceito ea palavra poética ou o conceito e o canto é fundamental para emitir a maravilha da arte grega não está impregnado de concelho se lembra alguns de vocês até viram aquela palestra que eu fiz sobre um mero sobre a epopéia a maravilha da epopéia homérica é porque ela não lhe dá acesso ao mundo inteiramente diferente do nosso e ter amigos pelo menos dois
sentidos porque ela não existe cristianismo nós vamos dominar mesmo quando são os ateus nós vamos dominar tudo valores cristãos a questão não é pra gente a modernidade eo cristianismo latente agora ali não está no mundo do paganismo segundo não existe um mero nada de conceitual tudo é poesia pura então é difícil porque hoje até a própria arte é dominada é pelo conceito portanto se a maravilha da arte grega não está impregnado de conceito pois justamente o fato de eu saber trágico não ser nem poder ser expresso conceitualmente que o fez ser negado que o face
picado pelo saber nacional pela metafísica racional socrático platônica essa negação do trágico liga se entre si a caminho segundo o dnit a rejeição da música tragédia morre essa é uma peça essencial na cena da tragédia quando a música é expulsa do teatro eo teatro se torna uma mera ilustração de conceito concluído esse ponto desse modo é possível dizer que no início da reflexão filosófica de elite que é o nascimento da tragédia o conceito é uma palavra enfraquecida enfraquecida pela distância em que se encontra da expressividade musical do trágico portanto conceito palavra enfraquecida por outro lado
o canto é aquilo que eleva a palavra ao ápice de sua musicalidade é um grande elogio que vai fazer a poesia lírica que segundo ele está na origem da tragédia quer dizer o canto e que a palavra se apoia na música o canto faz com que a palavra encontre o recurso à força originário essa é a primeira ideia crítica da metafísica racional e ungiu da arbitragem que foi reprimida por essa metafísica racional você sabe que relatam dizia o poeta é um grande mentiroso por isso deve ser expulsa da cidade ideal você vê que há uma
hierarquia de valores verdade falsidade a verdade ilusão mas a análise do nascimento e da morte da tragédia os dois aspectos que o sangue e teve até agora é toda ela realizada nesse livro em função do presente quer dizer em função da qualidade deles nesse sentido o nascimento da tragédia tem um terceiro objetivo sem o qual o livro não pode ser inteiramente é compreendido é a denúncia do mundo moderno a denúncia do mundo moderno como sendo uma civilização socrática como estando em continuidade com esse nascimento da metafísica e também é a tentativa de descortinar um renascimento
da tragédia na modernidade o renascimento da visão trágica do mundo em algumas manifestações culturais da modernidade que manifestações só essa quer dizer se unit via um renascimento da tragédia qual é a condição para que se lê esse retorno é que o espírito científico moderno deixe de ser ilimitado é que a previsão do espírito científico perca a sua o seu desejo de validade universal utiliza assim que o homem moderno seguindo o exemplo de grande schiller e vi e vii que se coloque na escola dos livros tv como mídia um filólogo né ele pensa filosoficamente sobretudo no
início a partir dessa formação tecnológica como se alguém que fosse matéria é maravilhado com os textos que ele estudava como fillon quando levantar a cabeça e via o mundo via os homens achava que aquilo era pura decadência qualquer um sem forças e portanto o homem moderno deve se colocar na escola dos gregos pra quê para aprender a importância da música e do mito trágico que tem em dionísio a matriz sua matriz como diria o seguinte que a vontade neste ano e tocar o seu tempo com seu pensamento apoia-se sobretudo nessa época é a mítica e
25 anos os trágicos gregos como se pode perceber por exemplo é pelo modo enfático como ele termina uma conferência da época na segunda tragédia de chamada do drama musical velho ele diz o que esperamos do futuro já foi uma vez realidade em um passado que tem mais de 2 mil anos e único trâmite os prezados desse despertar progressivo do espírito desligo na música e na filosofia por um lado a música the bar bebedouro e de wagner sobretudo wagner que nessa época é o grande motivador é o grande inspirador das sandálias benítez inclusive a quem o
livro é dedicado e esta dedicatória wagner celebrado como sublime precursor na luta pelo reconhecimento citação benítez de que a arte é a tarefa do trimarã que a arte é atividade propriamente metafísica dessa vida portanto influência da música bar beethoven wagner por outro lado a influência da filosofia nessa época depois a gente vai ver que não será mais assim kant chope sobretudo schopenhauer que teriam brotado das mesmas fontes denise acho que a música que teriam aniquilado o socratismo científico que o que ele chama de prazer satisfeito da existência porque porque eles colocaram a questão dos limites
dos limites do conhecimento o que tramite significa introduzir uma concepção e infinitamente mais séria e profunda das questões da ética e da arte que ele não hesita em chamar uma sabedoria denizia e chega a chamar uma sabedoria de energia disposta em conceitos filosóficos é uma idéia geral é que estou dando nascimento da tragédia até três teses morte o meu nascimento morte é nascimento da tragédia que eu disse que seria um dos três objetivos principais do primeiro livro de vídeo dezesseis anos depois passa o segundo ponto da minha exposição hoje 1º foi dar uma ideia sinta
do projeto nascimento a tragédia segundo gostaria de falar da autocrítica denis fez em agosto de 1886 ano e que ele redige prefácio da quase todos seus livros anteriores o que ele escreve uma tentativa de autocrítica nascimento da tragédia que vocês encontro como prefácio de todas as edições tudo em cima da tragédia inclusive da boa edição recente da companhia das letras que um dos objetivos dessa autocrítica é ressaltar a importância novidade do problema central abordado nascimento da tragédia qual é o problema novo que me disse acho que se colocou na sua juventude é o fato de
a racionalidade científica filosófica de nacionalidade estocar platônica ter sido vista pela primeira vez como suspeita você sabe nem se intitulava um final da suspeita acha que ninguém antes dele usou suspeitar tanto da vida tal como ela por justificada quer dizer ele acha que ele é aquele que levou à suspeita a aal último porque porque foi ele que colocou pela primeira vez a razão como suspeita suspeitou da própria vontade de verdade pois bem é um dos objetivos da autocrítica é ressaltar essa novidade nessa grande suspeita da razão através de uma análise realizada na horta na na
ótica da arte da arbitragem no entanto embora elogio que acha essencial na sua de marchi e que vai ficar presente até o final de sua vida no entanto ele considera nascimento da tragédia as palavras são deles um livro estranho e início problemático e até mesmo impossível porque eu diria que por duas razões complementares rua diz respeito à forma de conteúdo outra diz respeito à forma de expressão essa questão vocês vão ver que isto é importante para entender zaratustra a questão do conteúdo quer dizer o que é dito ea questão da forma do estilo como o
egito vejamos primeiro a crítica ao conteúdo a crítica o conteúdo incide principalmente sobre os dois grandes inspiradores da primeira vez o filho dele diz valle no jornal é super interessante porque o limite era filósofo um dia descobre um livro de chope raul não ligaria leva pra casa fica maravilhado parece passar dois dias seguidos sem fazer nada mais do que isso lendo adelir a partir daquele momento se sente fillon disse o piloto depois ele encontra wagner e vem wagner uma vaga na a presença de uma concepção filosófica de chope roubar ea eles é se aproxima eo
nit bebe muito na fonte do wagner em 86 quando ele já tinha cortado o dia digamos brigado com wagner wagneriano ele comentará tem estragado análise do problema grego da tragédia fazia ligando ao que ele chama nesse momento de mim nos grego de todos os problemas de todos os movimentos a 15 que é o wagner é super interessante porque num livro de 72 portanto logo depois do nascimento da tragédia chamado e já de wagner em bayreuth nit comparava da esc lula considera o ápice da tragédia grega que nesse momento wagner ser apontado como aquele que mostra
o caminho dar do futuro pois bem agora wagner será considerado um romântico em segundo no grid da época portanto um contrário de um músico dionísio de um pensador eo nível ideia explicitada em um dos textos mais esclarecedores uma posição final de emitir a respectiva de show penal que eu aconselharia vocês algum dia lei é o parar os 370 da gaia ciência que se chama justamente o que é romântico não parada que deve ter uma página e meia extraordinária sobre a crítica do romantismo e nome do classicismo sobretudo número trágico que emite é estava fazendo naquele
momento quer dizer referindo se aos grandes erros super estimações reequilíbrio que o nascimento da tragédia desse parágrafo da bss nit vai definir o romantismo como uma resposta artística aos que sofrem de empobrecimento da vida a idéia da compaixão a idéia da piedade quer dizer o homem é pobre de vida e vai então procurar um repouso vai procurar com repouso na arte e no conhecimento o romantismo se esse repouso que a arte daria para um homem pobre de vida quer dizer para o carro nós veremos bem essa questão é posteriormente ao falar dos árbitros a crítica
à schopenhauer está presente quando ele denuncia fórmulas campeão nesse show operariana ferrari ano apresenta o livro por exemplo ele fala muito ainda em termos de essência aparência ou de vontade e representação onde fernanda de coisas e que são categorias filosóficas platônicas kantianas superrally ano a novidade do dnit é tentar mostrar que você não pode estabelecer uma economia que esses dois termos esses dois pólos têm que estar unidos têm que vir mas ele ainda fala além do bolinho com uma aparência do desemprego como essência ou do apolíneo como representação o dionisíacos como como vontade e assim
por diante então ele vai mostrar que não pode existir sem o outro essa é a novidade mostrar que não é esse o o o artista quanto mais ele diz ela a verdade mas ele se maravilha com aquilo que ele não sabe ele trabalha com esses tempos tentando superar a dicotomia que é mais ainda entende está marcado é por esse pensamento é do analista ficam então ele sente isso como limite o limite presente no seu pensamento da época porque porque era super final de ano é tudo super interessante ver isso no smith tem que ser estudado
cronológica mídia como focou por exemplo de beleza é diferente de retrospecto sistema de pensamento eu sempre digo de receptores a mesma coisa de maneira diferente chocou não por conta sempre mudando onde ele fala de arqueologia do saber o dia hoje é genial dia do poder depois é uma genealogia do sujeito e você não pode colocar no mesmo saco tá entendendo eu acho que isso são um momento diferente e o que é maravilhoso focou eu acho que aí quase profundamente neste ano e isso sempre se render novas evidências que ele vai criando e conhecer não tem
nenhum compromisso que já pensou eu nunca é fiel ao seu próprio pensamento em mente era assim a lua dela estava mec foi amiga dele chega a dizer que é um limite mal eles queriam ir pra provar alguma coisa no dia seguinte já queria provar justamente o contrário não é isso é um ato é uma luta constante no pensamento nisso como você não se fixar num pensamento como vice do outro lado essa idéia de uma eo pensamento perspectivo que pode assumir várias perspectivas nem isso vai lhe várias viradas né várias óticas todo determinado fenômeno gente vê
isso o tempo todo e índia então isso é que me faz o início seu final sem aliados ele começou ainda com esses aliados wagner schopenhauer mas pouco a pouco ele foi né abandono dessas peles entende e assumindo outras minuto então veja filosofia política na radicalidade crescente radicalidade trágica que vai na linha a ponto dele era um dia e 885 dizer eu sou o primeiro trágico os gregos ainda eram muito maiores isso é extraordinário e você vem sempre entendendo essa idéia de uma transformação de todos os valores é como se ele não tivesse um solo a
partir do que ele fizesse a crítica então a polícia sempre vertendo valores procurando escapadas alternativos em terceiro mas é muito difícil tocou uma coisa nova sem cair nem ser catapultado sem cair na armadilha daquilo é que já foi pensado pois bem ao criticar schopenhauer ele vai criticar inclusive uma passagem ou vai citar inclusive uma passagem em queijo tem raul pensa tragédia como caminho de resignação como um caminho de renúncia vai ser o pessimismo de schopenhauer é que vocês vão ver que estão estará bem presente nos atos têm porque política é na sua maravilha de criador
ele vai criar um personagem chamado adivinho que a gente vai ver que o profeta do mesmo passivo que o pior que existe esse personagem será inspirado e schopenhauer e é é no debate é não afrontamento com esse personagem que a possibilidade de passar o trágico ela é o último dia então é o ápice da filosofia início a relação entre trágico eo lirismo passar contra essa idéia do da tragédia como caminho de resignação de renúncia de abdicação da vida proveniente de que a vida não é capaz de nos proporcionar uma verdadeira satisfação e portanto por isso
seria e digna do nosso apelo emitirá como ela difere que a linguagem que me falava de prata e é não é seu rumo que é seu último livro de puro lixo de proclamar que chope raul a enganou se em tudo é diferente da perspectiva nit reafirmará que o nascimento da tragédia está em algumas fórmulas impregnado do perfume fúnebre de chopin hall eu estou querendo dizer autocrítica conserva o chuta mental da visão do jovem nite e tenta como quer dizer ele dava mal é relacionado com pensadores que não são assim tão trágico são românticos wagner isso
é a crítica do conteúdo essa visão que ele vai dizer que a questão de mais do que a conquista de mais um que é a visão da resignação no caso do shopping em hama e que o então que a visão do do consolo dos aflitos no caso de wagner eu não tava errada perspectiva eu estava errado na o que associava essa perspectiva é exatamente isso que disto eu misturei o problema grego com menos grego de todos os problemas que seria é dos movimentos seriam romani isso é crítica ao conteúdo a segunda crítica que é habitual
shiloh a crítica à forma de expressão isso é muito interessante essa crítica ao estilo diz respeito essa incompatibilidades que aparece no livro entre o conteúdo da denúncia qual é o conteúdo da denúncia do nascimento da tragédia é dizer que houve um a morte do saber trágico pelo saber racional e leva o que eu falei como ferro um dos primeiros objetivos do livro torben na autocrítica isso é super interessante limite vai descobrir que ela e compatibilidade no próprio livro eat o conteúdo dessa denuncia a morte do trágico pelo racional ea expressão da denúncia quer dizer a
linguagem do próprio nascimento da tragédia veja que idéia eu queria criticar a razão em nome do saber trágico então eu fiz uma apologia do trágico mais o fim de uma patologia do trágico uma linguagem nacional pois bem não chegar lá ele irá mal não é próximo de zero hoje achei aquela alma nova e diz aquela alma nova que já era a sua naquele momento ao fazer apologia da arc trágica em detrimento da racionalidade não deveria ter utilizado uma linguagem sistemática e conceitual como ainda é o nascimento da tragédia e aí uma frase que eu valorizo
imagem que ela é extraordinária e eu deveria ter cantado que pena dizer que eu não tenha ousado dizer como poeta o que eu tinha a dizer que talvez eu tivesse sido capaz no dia seguinte se a tragédia nasce do couro trágico esta é uma peça essencial na cena da tragédia tanto que o primeiro que pra isso o tráfego do nascimento da tragédia no espírito da música então o dnit é valorizar o que é puro trágico como sendo uma representação no coro das bacantes nas orgias nas bacanais em honra é a violista todos e é daí
que nasce a tragédia portanto é da música do que demitiram bo de o diego era da música e louvor ao deus é de união pois bem se a tragédia é nascido como trágico e morre porque perde o espírito da música eurípedes segundo ele introduziu é a estética socrática na estética racional é na tragédia e com isso o curso de organização é da própria tragédia quer dizer se a tragédia morre porque perde o espírito da música aos e subordinada ao conceito um livro com o nascimento da tragédia que é o livro do grid esse livro ao
pretender demonstrar conceitualmente essas duas teses não estaria ele próprio no ponto de vista do estilo do ponto de vista da forma de expressão mais próximo do racionalismo socrático do que da própria poesia trágica mesmo que tivesse intenção e se posicionar ao lado do tráfico seja entender o amor ea família a dificuldade ea pensão de princípio dito de outro modo rivalidade poderia ter uma crítica total da razão realizada a partida que sentido poderá ter até lá para razão contra a própria razão sabe inclusive nem coisa 8 di-d marcou muito meu pensamento contemporâneo sobretudo na frança never
pensadores com focou como beleza e com lyota comitê da interdição muito marcado é ter um pensamento nisso acho que o mítico primeiro eu acho que é a crítica da modernidade que levou por dia diz falasse de pós-modernidade nasce com lídia e chega a dizer minha filosofia crítica da modalidade eu acho que é o primeiro entre algumas vezes por bem para concluir esse ponto e passar para o que nos interessa é usar o ato de levantar essa questão do estilo da forma de expressão neste prefácio de 86 16 15 anos depois mitch está mais uma vez
e agora no último período de sua criação filosófica salientando uma tábua holismo entre diz custo adicional e arbitragem mas ao mesmo tempo ele está fundando uma dificuldade para toda a filosofia que com a sua rede com a postura trágica e ao indicar uma postura trágica precisa se expressar uma linguagem adequada a uma visão a essa visão trágica do mundo eu diria uma linguagem artística e não se indica uma linguagem figurada e não conceitual ora se essa dificuldade eu termino com isso com essa ideia é o estudo da autocrítica que é o segundo momento da minha
posição hoje se essa dificuldade não parece aos olhos de elite insolúvel não precisa ser necessariamente uma contradição que a possibilidade de por que razão para ele é o discurso argumentativo é o discurso demonstrativo é o discurso conceitual pois bem é pra ele pode não haver incompatibilidade de pensar tragicamente sem precisar se utilizar esse instrumental conceitual oferecido pela filosofia pois me parece que se essa dificuldade não é e transponível é para emitir neste momento em que ele escreve em 86 autocrítica isso se deve principalmente ao livro que um ano antes ele havia concluído o livro esse
que destaca como a parte da filosofia e sua filosofia mais importantes como seu livro mais importante porque porque é o seu livro mais afirmativo é o livro que segundo ele é fundamentalmente de 5 esse livro usado assim não será a esse respeito sintomático que essa tentativa de autocrítica sinserv com o texto dos atos ter um texto inclusive sobre a alegria trágica logo depois dos atos do personagem central do livro ser chamado de demônio deonísio a mídia é que ao na obra de mídia assim falou zaratustra é o canto semana que diz que eu deveria ter
cantado pois bem eu uso essa ideia pra dizer na obra do dnit zaratustra é o canto que em 86 ele lamentou não ter cantado com o seu primeiro livro zaratustra significa portanto a meu ver uma terapia sua tentativa mais radical de evitar que a contradição que é lutar contra a razão através de uma forma de pensamento submetida razão só tentativa mais radical de seguir a via da arte para levar o e levar a filosofia à lei o aquém da pura razão sua tentativa mais radical de fazer a forma de expressão artística criar a temática filosófica
teológica eu acho que mitchell próximo é um crítico da razão isso significa pênis eja i racionalista ele é um crítico da razão por que pra ele arrasou econômica e ele quer justamente superar as dicotomias as oposições de valores mitchell crítico da razão por que é trágico porque que afirma a vida e de quebra viu a gente verá o que é isso falar um pouco da natureza com relação a essas questões gosta de se situar a posição que eu acho que é ímpar singular e original que usar a pinça ocupa na obra mídia e para continuar
com o raciocínio vem desenvolvendo tanto do ponto de vista do conteúdo quanto do ponto de vista da expressão primeiro quanto ao conteúdo desde um livro até o chamado humano demasiado humano eu vou dizer as datas que eu sei que temos um especialista é importante saber 78 da tragédia 9781 foi publicado em janeiro 72 em 78 ele publicou um livro no qual estava trabalhando e 76 chamado mundo demasiado manning detido a gente vai ver o significado e 78 esse livro é publicado depois em aurora que é o seu livro seguinte que foi publicado em 81 quer
dizer mítico estes livros cada vez mais se afasta da sua primeira problemática do primeiro lixo em geral e o compartilho dessa idéia o especialista acha que diz três bits o três momentos no seu pensamento o primeiro que é o momento do nascimento da tragédia e que vai até as considerações extemporânea é como apresentar cá e chá de varine embate segundo momento é o chamado switch off claire unit iluminista ou chama de positivistas ético é o momento de um ano demasiado humano de aurora e até mesmo um pouco a dar ciência finalmente se tem um terceiro
momento que seria do nit trágico que começa justamente com certo susto no dia seguinte que desde o ano de masi adn humano unidos começava a se afastar dessa metafísica de artista que era a contrapartida de metafísica racional que orientava o nascimento da tragédia portanto desde o mando é baseado ano ele começava a se afastar de wagner e de chuva é menor no entanto é como usar a pulseira que a meu ver ele atinge a maturidade que significa que isso no seguido e que aparecem nesse livro pela primeira vez o santos nessa época os temas mais
singulares os temas mais original os temas mais importantes o turismo aqui é o seguinte é é a vontade de potência não existe embaixo a planta de potência foi um livro organizado pela glam no limite né é apaixonado por peter gasta com fragmentos da obra inteira do nit sobretudo o último lixo é organizada de uma maneira sistemática e querendo por exemplo me lixo europeu aí vem uma série de temas então é eterno retorno vontade de potência denísio assim podia dizer transformou aforismos que foram inscritos alimentos que têm uma data numa obra sistemática que não foi dada
pelo lide então a última edição crítica foi organizado por cole continar na alemanha a publicar também na itália e na frança acabou com a vontade de proteger transformou os fragmentos da vontade de potência e postos vendendo colocando mesmo pec ou nos postos que armando unidos não tinha público publicada no livro vontade poder portanto a vontade de potência não é uma obra de nietzsche e minha postura é que você tem sempre que se subordinar os aforismos aos livros da época vendendo quer dizer que são afinal de contas é fragmento de elite não publicou eu acho que
você só pode dar um sentido a esses textos não publicados como a gente é que o dnit já se sabe ele vivia em três lugares nem fora da cidade né o grande cidade onde tinha um problema ele era muito problemático é muito doente né alguns dizem que ele teve sífilis que ele morreu de paralisia geral progressiva não se sabe muito bem deu alguns contestam e se possível um diagnóstico psiquiátrico mas o que acontece é o seguinte que a situação muito frágil ea dor de cabeça terríveis ele tinha é home então ele ia muito mal e
por isso ele escolhia sempre o clima que ele achava que era o ideal para a saúde vive em 3 lugar esse é sair da universidade amiga de 79 teve um auxílio saúde que era parece que é muito pequena de vez em quando eu estava na conta de um cheque que ninguém sabia de onde vinha e ele pedia muito modestamente e pensões o 10 não era nua a jogar bonito que já foi chamada andrade na suíça é um lugar onde ele teve a prisão de até retorno e 1888 uma visão existe até hoje a pedra do
sapo chutado do promotor e assim que um lago assim de águas verdes em nome daquela entre aquelas montanhas e da floresta lugar é maravilhoso é aí que a gente queria fazer uma mosteiros intelectual minhas amigas por ben vive aí é no inverno desculpe no verão quando o tempo começava a esfriar ele ia é para um lugar chamado rapallo porto é porto fino é que é perto e de génova e aí na estação intermediária e descobriu uma cidade francesa que ali se que ele gostava muito dela então foi nesses três lugares que ele escreveu é usar
atos então é super interessante essa ideia ele andava muito seis horas por dia é em um problema assim para tentar dormir nu e não conseguia da menina chegou a dizer dele eu não sou o caçula dinamite então e era nesses passeios que ele com caderno na mão ele é notável e surpreendente uma letra tão me que ele mesmo depois não conseguia ler a equipe técnica que até casca tinha sido aluno deles na basiléia que traduzir pra ele organizar o livre a esses fragmentos se inscrito está atendendo no meio da natureza assim em passeios campestre pois
bem é eu acho que esse prisma escrito assim tem que ser relacionado com o momento de alegria das obras publicadas sobre interessantes e cotejá o nascimento de uma ideia e desde a primeira vez que aparece a morte de deus a resposta não foi a gente aprende muito que ela vendo as pequenas modificações têm que emitir vai dando uma roupagem nova e quem é seu pensamento eu diria a vontade de potência não é propriamente um livro sobre a origem dos postos fragmentos costa como são chamados hoje ea gente deve sempre me parece relacionar como os livros
é que ele estava pensando em elaborar naquela época por exemplo da época usar a pista e tentei fazer isso porque às vezes dá uma ideia melhor daquilo que ele chegou é a publicar é posteriormente então dizia 0 atos político considerou a mais livre das suas produções inaugura esse terceiro e último período a sua filosofia período que cria conceitos ou é propõe temas que antes não existia na sua filosofia do exemplo dos mais importantes eterno retorno e chega a 300 atos seu mestre do teleton chega a dizer que escreveu usará tucha por isso que eu disse
que a última aula seria mais importante escreveu usará tucha país tournedor então é evidente no f10 ato cheio o eterno retorno só aparece na gaia ciência é no penúltimo aforismo antes da natureza e no livro seguinte que além de bem mal só dois aflitos só publicado o resto é problemática diz artur se não são fragmentos postos de atendimento que você tenta interpretar relacionando com esse pública vou falar isso na última hora outro exemplo a vontade de potência a vontade de poder que vocês sabem que eu tenho fundamental na filosofia do lide o delegado diz que
a filosofia deles é a filosofia do eterno retorno e da vontade de potência ora em aí que aparece pela primeira vez a expressão vontade com atenas foi tão super homem é é um termo com a expressão é um termo zera tudo e quase não existe entendimento o resto da obra ninguém a idéia de dirigismo aparece nessa época e até mais visada pela primeira vez em 14 ou então a idéia de transformar a oração de todos os valores dessa transformação dos valores totalmente aparecem nessa nessa nesse caminhar 'nesse nessa trajetória nesse aprendizado nessa formação da natureza
como filósofo trave portanto eu diria que do ponto de vista do conteúdo a importância de usar atos em missa porque ali começa a última filosofia do limite com os seus termos para dizer conceitos mais importantes mas a posição ímpar usar atos a meu ver está sobretudo de realizar a adequação este conteúdo expressão que faz desse livro uma obra de filosofia e ao mesmo tempo a obra de arte como eu disse o canto que emite não cantou com seu primeiro livro e que por isso termine considerá lo como ápice de sua filosofia traje é uma idéia
que eu procurei defender e tem nessas palestras a concluir esse ponto eu diria o caráter artístico isto é inegável beleza se pra dar só um exemplo considera mit o nome de teatro que ele quer dizer conheça 20 um homem de teatro de seguida em que ele introduziu o dia 4 na filosofia e com o teatro novos meios de expressão novos meios de expressão que segundo eles transformaram a própria filosofia o pensamento filosófico e ao fazer essa afirmação beleza refere-se espírita mídia quem alvará twitter considerando os atos um livro concebido inteiramente integralmente na filosofia dizer como
uma obra de filosofia mas ao mesmo tempo concebido para cena como o teatro admite ano dá vontade de potência do eterno desejo é uma interpretação dele pois bem quem caminha essa ideia e dois modos dizendo que essa originalidade dos atos na obra de vídeo essa singularidade que estilística do zero atos ter se manifesta e duas bandeiras fundamentais é o que eu vou é encaminhar agora como conclusão primeiro deslocamento de uma linguagem conceitual há uma linguagem artística ou mais precisamente de uma linguagem conceitual característica da filosofia quase na sua totalidade para uma linguagem e uma linguagem
conceitual característica todos dia e com a sua totalidade para a linguagem poética segundo deslocamento é de uma linguagem sistemática argumentativa e uma linguagem que propõe uma teoria também é característica da filosofia em quase sua totalidade o flamengo quer justificar o voto que quer provar o confronto que é demonstrar nosso é explicar assim por diante há uma linguagem construída de uma forma narrativa dramática vou mostrar como é que eu vejo a presença dada é da linguagem poética e da linguagem narrativa dramática nos autos primeiro a forma poética do guará tudo isto é também o poeta diz
um dos capítulos do parto dessa idéia para dizer o seguinte que eu escrever assim falou zaratustra nit não está propriamente interessado em renovar ou modificar os conceitos da filosofia no momento todos nós faz isso é criar novos conceitos aprimorar conceitos que outros criaram a meu ver é uma hipótese se o objetivo principal do ponto de vista da forma de expressão é libertar a palavra do conceito libertar a palavra do conceito construindo um pensamento filosófico através da palavra poética mais do que inclusive como nas outras obras do dnit através da coleta ea florida construir uma obra
através da palavra poética quer dizer a renovação da filosofia que ele faz se essa introdução da poesia a introdução do canto ora isso não é característica geral da obra dure sobretudo se você pega algo mais crítica depois do seu sim começa ou não ele disse que ia fazer uma crítica da comunidade de uma forma através do fragmento através do que é conhecido como a folha como é que eu posso devolver essa idéia rapidamente me parece que não há dúvida que é uma obra do filósofo até mesmo a obra mais importante disse pelosi que ele só
que a meu ver é uma hipótese a economia arte filosofia que ele denunciou no nascimento da tragédia é justamente com a crítica do socratismo que negava que reprime a arte trágica e que ele denunciara ainda na tentativa de autocrítica como presente no próprio estilo conceitual de seu primeiro livro que se ele mesmo não sendo um piloto trágico porque pensar racionalmente pois bem essa dicotomia arte filosofia é agora neutralizada pelo projeto de fazer da poesia o meio de apresentação que o pensamento filosófico não conceitual e não demonstrativo diria o pensamento principal da razão assim falou zaratustra
de smith é um livro daquele e para aquele a expressão agora dele daquele para aquele que lhe pode adivinhar detesta inferi de teste demonstrou se preocupa em demonstrar que é incapaz de linha daquele e para aquele que pensa tem pouco valor o que precisa ser provado daquele e para aquele que admira a potência daquilo que ele chama de grandes vejam como ele define o outro livro chamado crepúsculo dos ídolos o que é o grande potência que não tem mais necessidade de prova você está escrevendo fazendo tese agora veja audácia do hit e veja se contrapõe
ao que fazer é provar alguma coisa fazer uma tese então é super interessante dizer que o grande estilo para ele é isso é a potência que não tem mais necessidade de prova que 10 tinha agradar vamos pensar na nossa experiência como escritor vamos ver como isso é difícil né escreve para agradar continua que dificilmente dá resposta interessa responder de produzir suas próprias questões então é essa a imagem que eu penso em mim escrevendo que não sente distribuídos por perto eu tenho a sensação de que ao escrever uma frase pensa logo em 10 objeções que há
sempre atrás de minc que se diz é que o grande potência daquele que não sente testemunhas por pé que vive sem se dar conta de que 15 em oposição a ele que repousem se fatah lista uma lei em thrillers assim falou zaratustra a forma poética de filosofa tem como ápice a última aula o eterno de todo o pensamento trágico que só pode ser adequadamente anunciado através do canto de dentro uma impossibilidade de demonstrar racionalmente o que ele chama de eterno retorno eu vou ficar só na última aula porque ele também é o pensamento traje por
excelência explicar a relação racionalmente justamente invalidar o povo traz jack e que oferece traz como alternativa para racionalizar quer dizer o eterno retorno só pode ser anunciado adequadamente a meu ver através do canto através da palavra poética em outro extremo o eterno retorno ele chegou depois dessa o 1 que a sua autobiografia é porque é o último livro que ele escreveu que ele chama de amares alta forma aula a mais alta forma de afirmação até hoje dada até hoje atingida será isso a mais alta forma de afirmação da vida do mundo da terra até hoje
atinge pois bem eu diria que o eterno retorno tem como forma de expressão apropriada o de pirambu dinamismo que é a forma suprema da palavra seu canto e homenagem a dionísio a violência de tirano deonise haco a respeito do qual ele disse que com ele o vôo milhares de milhas acima ea lei do que até então se chamava a crise cvm nada modesta e as contratos típicos de tiramos 2012 ele voou milhares de milhas acima e além do que até então se chamava se não não adquiram eu vou falar sobre ele há pelo menos 6
é d tiramos 11 anos são cantos corais em honra a violência é que estão presentes no puro e das tragédias pois bem o eterno retorno como nós veremos no último dia está ligado ao novo canto há uma nova liga mas não se pode restringir a problemática do canto da música da poesia unicamente ao cinturão ambos 15 um eterno devedor minha ideia é que o projeto de ti assim falou zaratustra é ainda mais ambicioso eu vou tentar mostrar nestes dias nunes ele inclusive essa é o mesmo que todos os atos são de tirando a solidão e
não fala zaratustra algumas vezes como dança ele fez o alemão dança espero que esteja fazendo português dança vocês vão escrever te deixo zaratustra é dança e música e chega a dizer que o próprio iphone sentido dessas afirmações quer dizer por que usar atos um livro seria música a meu ver o musical porque ele realizou admite ano de fazer a escrita atingir a perfeição da música isso me interessa muito porque eu acho teve que culturalmente a música pra mim é aquilo que me dá mais intensidade eu acho que eu pelo menos nunca assim nada tão forte
na vida quanto no momento em que estou é ouvindo pedro pena não poder ser músico já tentei eu acho que seria o tráfego a xxi tem muita inveja desde 1960 não fosse assim não sei pergunte admiro demais e eu disse que se sentia um grande músico não sei vocês sabem né ele era um desenvolve um pianista sobretudo ótimo improvisador ele tem alguns algumas o mata já existe até um livro publicado o livro um disco publicado com as sonatas dele admite que se pode ver não só considerada muito muito boa então os que gostam do rio
de janeiro é sobretudo um grande jogador ea gente não sabe o que é improviso presidente cinco contra si até que ele chegou a tocar para wagner e ovar gripe parece que teria dito melhor você será o melhor músico como filósofo [Música] foi aí que ele rompeu contagem pois bem sempre na esteira de wagno de schopenhauer e nietzsche considerará a música um ar superior a mais importante das artes está presente no início que ele era profundamente marcado por vários shopping raul inclusive todo o livro mais ou menos na mesma época dos atos foi muito bonito vai
chamado beethoven foi até traduzidos e wigan pela universidade de campinas pois bem mas sempre mesmo dando justificativas difere para superior da música sobre as outras artes o nit sempre considerou a música a superior que dá um pequeno exemplo uma frase de 87 portanto quase no final da vida luz da política porque em janeiro ele piro janeiro de 9 89 a 87 e dizia que comparada com a música toda a comunicação por palavras é vergonhosa a as palavras de louis as palavras brutalizam as palavras despersonaliza as palavras torna incomum minha hipótese é considerar a usar a
tusca tanto significa dizer que nele a palavra canta pela própria musicalidade da palavra não será isso o que indica essa é o bo essa biografia final benite quando alguém desequilibrar a pista é música explicita essa idéia e um sentido inclusive que evidencia o quanto ele já está distante légio chu peggau da música porque o show penal é dar o privilégio a busca em sentido estrito ora nit ao pensar que a escrita pode ser musical não se trata propriamente da música no sentido que estava pensando ferrol e beno saída não se trata da fundamentação que chupem
aula dava para essa superioridade da música porque porque a justificação que chupem radar está ligada à da economia coisa esse fenômeno ou és em sua aparência ou fenômeno coisas se desculpe é vontade representação porque até do pinhal é que todas as artes dizem respeito ao fenômeno a aparência a representação só a música a fingir o âmago do mundo que é a vontade quer dizer só a música vai é sem ser sua música fingir apoie-se sua música se liga e expressa imediatamente à vontade fora o limite neste momento não passa não pensa mais a partir da
economia entre a vontade e representação pois venho eu dizia que essa superioridade da música e usar a tusca como canto como sendo a própria música da palavra a própria musicalidade da palavra aparece explicitavam zaratustra quando eu tive no disco essa é um coisa disto zaratustra de música e explícita essa idéia afirmando que usar atos teerã e bíblica o renascimento dark delfim que usará justa era atos trama é a ocorrência tornar da música pelo retorno da linguagem a natureza da imagem portanto é aquela questão do conceito ea contestação do conceito não é isso que leva à
filosofia para o lado da ciência das entidade da racionalidade e justamente afastando do conceito e buscando a musicalidade que é produzir um conceito palavra enfraquecida ea música com a possibilidade da intensidade da potência a própria palavra dentro do elevador com carrinho fazendo a crítica é justamente resgatar essa idéia e aí o dever de trabalho principalmente a questão da música num a partir de um conceito que diz que eles inventaram para conseguir retorno belo exatamente [Música] isso é uma coisa diferente para discutir depois quero dizer o seguinte eu estou tomando uma posição diferente de beleza eu
aqui no meu deus que eu falo sobre não vou falar sobre isso aí que a gente tem coisa mais importante pra falar ela tem toda a razão o o o de lazy por causa da filosofia de independente da filosofia do limite que a lei é muito preocupados em estabelecer as fronteiras o que é a arte o que é filosofia ea ciência e aí o interesse porque oferece sacrificando uma filosofia século 20 que reduziu a filosofia a filosofia de alguma coisa a metalinguagem você tem estados e da linguagem na líbia tipo que teve stein você tem
também o positivismo da escola de viana menina você tem isso na equipe ia tá entendendo que dizer a filosofia ele não fala do mundo não fala da vida a filosofia fala da linguagem sobre não tendo mais o que eu achei mais impressionante por último e te falar uma coisa que é o século passado e que hoje é uma discussão sobre contemporânea diferente é mais do que certo então é eu deixei de lado aqui essa questão é do delegado que eu gosto muito como uma saída do beleza mas eu acho que é fogo rica para explicar
os relatos que a importância é é do renato chega como poema é é dramático que como poema épico trágico se entendendo e inclusive nesse texto eu devo mostrar que embora os aparatos é o nicho do disco beleza é df da filosofia como sendo conceitual ele diz que o caso dela tudo é diferente que o livro era twitter é feita ao modo que o personagem conceitual se confunde com o personagem artístico que diz respeito a terceiros e excepto ea reta do deserto de graham então isso pra mim serve mais então no polimento com beleza deu a
posição dele é essa a ele por que eu deveria dizer isso porque ele já tá é bastante inspirado emitir ao pretender fazer uma rodovia da singularidade porque o conceito para the lazy não é mais a representação da generalidade da universalidade por conseguir respeito à singularidade que evite via como sendo a característica da arquiteta plano e aí quero mostrar que a própria concepção de conceito em inglês já é marcada pela de mach m é deste ano segundo argumento que uso é que o próprio beleza e quando fala do zaratustra ele diz que é um caso singular
na própria obra do lixo tendo então por aí que o pacote mais impressionantes contágios metric uma coisa para admitir que também ter contagiado por todas essas coisas que 20 anos eu acho que no livro que escrevi sobre beleza é ter essa filosofia eu dizia isso é que é nítido é o piloto mais marcou de letra né eu edito hoje ac nielsen aliado a isso foi rompendo todas as alianças eu dizia a filosofia denit escuta todo feito de beleza é procurar novas alianças para mim diz é a igreja geografia do pensamento eu acho que o ápice
dessa geografia élite mas em nível menor ele sempre vai encontrando outros espinosa os estóicos focou exceto eu acho que ninguém até hoje eu acho que essa postura do de leza atingiu essa radicalidade trágica tal como o lítio felipe schmidt foi fundamental e seguido para a formulação da filosofia de beleza e outros pensadores sobretudo foi o de fazer isso é contra então eu tava querendo dizer que quando tite fala que os relatos de música ele está falando desse renascimento da arte de ouvir está falando que ele é louco ência tornar da música pelo retorno da linguagem
a natureza da imagem aí vou ter essa questão imagem conceito a língua mesmo jeito que o mero e que os trágicos grupos de imagens e não conceitos eu acho que o nit procura fazer a mesma coisa é como usar o twitter não está essa idéia inclusive e continuidade de contas a formação do grid como por exemplo de que escrever é liso é dançar com a pena de que o maior desejo de um filósofo é seu bumbum dançarino nesse sentido engraçado lê o v é engraçado ver elite acabar um dos seus livros chamado h ciência fazendo
aflorar o próprio livro os espíritos risonhos do livro que ele acaba de escrever escreve e última flor smo da bs ciência mostra ele pensando os espíritos riso ninhos do livro que aparece para protestar contra ele protestar gritando dizendo o seguinte olha que coisa interessante não suportamos mais fora com essa música de corfu mitre não estamos no âmago da mais radiante das mães interessante sobre o relvado verde macio que é o reino da dança houve algum dia houve alguma hora mais favorável à alegria quem escutar a uma canção tão ensolarado da tão leve tão aérea que
não espante nem mesmo as cigarras que em vez disso as convite a cantar ea dançar connosco eu diria que mesmo que tenha apresentado justificações diferente para isso durante toda sua trajetória nit sempre foi sensível caráter afirma a dor transfigurador da vida que a música possui e assim falou zaratustra a meu ver é a expressão isso justifica a hipótese de que há uma crítica do conceito em nome da plataforma de expressão poética do livro finalmente para concluir o último ponto que é a forma narrativa dramática dos atos no caso a imagem como contestação do conceito e
imagem poética como contestação do conceito racional da filosofia no outro caso que veremos agora essa forma que eu chamo de narrativa dramática como contestação num discurso argumentativo demonstrativo é da filosofia olha aquele times desconfiamos de todos os homens de sistema evitando escuta o dólar cuidadosamente a vontade de sistema é ao menos para nós pensadores algo que compromete é uma forma de moralidade ou então não estou bastante limitado para o sistema nem mesmo para meu sistema eu valorizo afirmações como essa me parece que a obra limite sempre foi espantosamente 40m confronto nem incoerente mas ele foi
e profundamente coerente com essas anotações feitas nos últimos anos de sua vida só que o time pode assim falou zaratustra pretende escapar da ideia de sistema da ideia de tratado é da idéia de discurso demonstrativo da idéia e doutrina de um modo específico através da narrativa e do drama formas que em consonância como eu vou mostrar partir de amanhã com a temática do dionisíaca e do apolíneo aproxima o livro tanto da tragédia quanto de papéis assim falou zaratustra é uma narrativa dramática que tem como objetivo principal apresentar as experiências do personagem central da nato que
tipo de experiência em 1883 quando ele estava começando a escrever novela twitter nit fez a seguinte anotação fragmento postos a esse respeito expor a respeito de zaratustra o ideal dos sacrifícios necessário abandonar seu lugar natal sua família sua pátria viver sobre o desprezo da moralidade reinantes viver o tormento das tentativas dos fracassos viver o desligamento de todas as alegrias que oferece luís ideais essa experiência tem nome na linguagem dirige ao apresentar no final da gala da ciência é o último parágrafo última corrida antes do início dos atos é justamente ao apresentar neste último a flores
da eficiência o início da trajetória do personagem central do livro seguinte é o seguinte vocês lei último é é a origem do quarto livro dos atos que é o último foi escrito os atos o livro começam do mesmo jeito quase mudando duas palavras que o início da turnê pois bem como é que é apresentado aí a trajetória de usar o twitter como declínio como a descida como o caso pois bem ao apresentar a trajetória dos atos como o declínio como o caso mitch mesmo como príncipe é ela a príncipe tragédia quer dizer inicia-se a tragédia
e da palavra essencial assim falou zaratustra é uma tragédia e podem usar a indústria um herói trágico usando uma palavra dos outros quitutes que é h assim é o retorno dos vidros ele fala de mim se quiser a turista começa a usar a turquia poderia incitar atos ter é esse cabelo não é evidentemente uma tragédia no sentido preciso e exclusiva de um gênero artístico determinado como por exemplo a tragédia grega e esta de sófocles de um livre eu acho que usar a turquia tem uma forma híbrida tem uma forma polivalente tem uma forma múltipla e
com essa forma híbrida usará tucha me parece inclusive um resultado da independência do trágico com relação à tragédia quase foi assim que se inaugurou modernidade com rendeu com o chile é compreender quando a questão da essência do trágico passa a não se ligar necessariamente a uma forma estética determinada tendo decidido usar atos tié trágico mesmo que não seja a reprodução de uma forma de uma tragédia e quanto drama tudo isso que eu digo ela híbrida por exemplo de fundamentalmente de narração que a forma da epopéia e drama que é a forma é da tragédia mas
mais do que isso é bem paróquias para o de vágner parou de chope raul para hora de todo mundo fundamentalmente o mec já leu nem sabe que às vezes né a gente tá parecendo ter havido anticristo palavras você podia vontade de lhe sugerir uma moto matou josé wilker fazer algo contestado não vai fazer o papel de conselheiro não é botar um ator em pleno sertão nordestino dizendo essa loucura dos 102 municípios integrando assim aquelas cidades que o que daria nem quem é aquele regime militar fui para a sua guerra civil o sentido de usar atos
como tragédia tô procurando concluir pode ser esclarecida meu ver a parte e aí pode provocar é encaminhar a partir de amanhã pode ser esclarecido à parte da problemática do apolíneo e do município nessa tragédia fazendo uma volta o modo como iniciei dispunha o dobro milagre grego criador da apple pé da tragédia a partir de deus apolo o deus brilhante que iluminou solar que é bom que para dar um sentido à existência através da beleza a princípio reprime o deus de uniso mas ao notar que isso é impossível segundo milagre se lembra que já leu isso
se cria é a epopeia é o exemplo máximo romero cria os deuses olímpicos como deus da beleza como a festa do escudo que aqui com muralha contra que quando o perigo outro perigo tem medroso de um deus que vinha de fora e que ameaçava totalmente o funcionamento da sociedade grega né esse povo é modesto que dizia que ele era a civilização que os outros tudo barra a civilização apolíneo né é uma forma organizada família à sociedade a educação depois veio tudo isso tava sendo posto em questão porque pelas orgias básicas por essa religião que a
religião de mulher e no de homem o edil que não tem tempo que é ignorante que é numa que não se passa na cidade se passa no campo que não festeja durante o dia e sim à noite assim por diante que não quer saber de conquista não quer saber de civilização está pensando no barato da droga da bebida é isso que em vez de lucidez entre a games que em vez de consciência de si é é esquecimento de se quer dizer isso era contra ideal que punha em questão toda a elaboração milenar da realização do
primeiro centenário de exploração de quatro séculos de diferença pois bem a repressão que se a vera que se verifica é insuficiente porque cada vez mais esse ideal apolíneo tava perdendo terreno para essas esses festivais orgiástico é de um dionísio pronto selvagem estrangeiro é um deus queria da asi embora os outros fosse bárbaros mas o grupo sempre tinham uma espécie de curiosidade né o que era o que era esse mundo bárbaro já estava na sua estratégia foi um segundo milagre não mais reprime mais integrada construir uma aliança e reúne se com a ponta é isso é
essa justamente como isso através da arte através de uma arte à polícia de onde dizia que o teatro não mais embriaguez mas representação da em breve é o poder e chama usando uma expressão muito bonita do reino miller se embriagar um copo d'água isso quer dizer que abandonar esse cunho lado do do contrapeso não é aquilo é a droga pode ser muito bom mas ela pode matar é isso então como como né como é é sempre h mas ao mesmo tempo é capaz de tomar distância e ver e curtir sua empresa lhe é essa idéia
de embriaguez em perda é de lucidez são os dois princípios apolo e dionísio quer dizer transformar para dizer em termos políticos do nascimento da tragédia transformam veneno remédio ainda de forma com um grego é que a mesma palavra que é tanto veneno de pintar dose mesmo é a questão é o o orizicultor desmesura é e o apolíneo a medida como fazer coexistir desmesura à medida que me prendendo o grande problema das chuvas o filme disse desde o nascimento até a gelly que a segunda hipótese está presente é no próprio é gratuito eu dizia que não
é devido à tragédia ninguém fala do duplo milagre e grego que salvou a civilização primeiro é essa repressão desse deus perigoso terrível que vinha de fora basta vocês lerem a iaa as bacantes de eurípedes que é um extraordinário não é uma peça maravilhosa que mostra isso é como penteu que eu era o rei de tebas nem foi trucidado pela própria mãe é isso que cortou em pedaços pela sua cabeça e levou e passeata em cortejo e até tróia eu sempre fico imaginando um bloco de carnaval que podia criar em mim é loucos de dionísio e
aí cadê mon a sua saída da gavi é isso vê aqui no e diz que pelo menos se ela não se ela não recobrava nunca mais a lucidez ela não vai sentir a sua miséria o terrível que aconteceu com ela então essa idéia de reunir o terrível aniquilador da vida é o que vocês sabem que aparecem no nicho nascimento da tragédia como a sabedoria do chileno o rei midas prende se lê no a briga ele a confessar o que vale é o bem supremo e aí aquele saque do chileno é companheiro percebi que todo dia
o litígio ea que vivia nos bosques rindo bebendo dançando não quer falar mas pressionado ele o melhor dos reis o homem é não ter nascido imagina uma divindade jeito pra você nem baixar aqui o espírito de melhor game não tenha sido esse é o grande barato mas não seja mas eu já perdeu mas resta ainda pra vocês o segundo dos bens morreu o quanto antes então veja bem o perigo que o saber eo nise comunique lador da vida ocasionava não é isso para uma van uma civilização a polícia pois bem se esse deus apolo a
princípio reprimiu deonísio nota-se isso impossível e une-se a ele dando origem como eu dizia essa arte apolíneo teorize cá que tem em dionísio seu herói primitivo através de testes demitiu tese de emitir no nascimento da tragédia todo grande herói de tragédia seja édipo seja a a ajax ii seja hércules seja antigo nam é uma máscara de unir é uma encarnação apolínea do deus denise e é por isso que ele sofre ele sofre para mostrar ao público que o mal é justamente essa individualização entendendo que apesar do padecimento dos grandes sofrimentos inclusive da morte do herói
épico a vida como totalidade chegava à natureza à vontade para usar o termo de schopenhauer como essência como núcleo do mundo ela é ela é até então é a a a função da tragédia já dizia nietzsche na época produzia livre fazer o equipamento da individualidade não é o único lamento da vida alguma coisa além de tudo a vida continua a vida é essa e totalidade este conceito totalidade permitir do esse preto e romantismo e do classicismo não é tá bastante é presente pois bem a meu ver o grande parentesco e assim falou zaratustra o primeiro
livro de nicholas segunda tragédia se evidencia dramaticamente usar atos é o que eu vou tentar começar a mostrar a partir de amanhã 10 atos a princípio um herói apolíneo o que a primeira coisa que faz é usar o twitter é o primeiro item é é um discurso de agradecimento ao som de uma saudação ao sol será torcer só lá entre eles será reconhecido logo depois pelo santo ontem o eremita como fogo e deixe tudo acontecendo você tudo se passou aqui há dez anos atrás mas como você está mudado naquele momento será só cesa quer usar
a força ainda muito cristão agora você é só fogo eles quando você não teme o castigo que o somos domiciliares nessa idéia que ela então não minozzo que ele vai queimar tanto que ele vai atingir todo mundo essa idéia de como o sol que interpreta como sendo uma presença desse ideal dessa sabedoria polícia no início do seu é do seu aprendizado com o show no início de sua trajetória no início é de sua caminhada ora despontando como um herói apolíneo em seguida ter corrido o caminho que levará integrar o lado do turno o lado sul
rio um lado tenebroso da vida portanto 10 atos trio um herói a princípio épico apolíneo que se torna de turismo que se torna trágico eu dizia na minha interpretação zaratustra é um tornar-se filósofo trágico do personagem central será twitter é a narração dramática do aprendizado trágico dos atos da personagem e um fragmento do pós único 87 portanto já no final da vida lúcia do lide nit diz que o espírito heróico é aquele que diz sim a si mesmo na crueldade trágica por ser bastante forte para os permita ao sofrimento como um prazer se a chegar
lá é capaz de experimentar o sofrimento até o sofrimento com alegria idéia semelhante ao modo como nascimento da tragédia definiu mito trágico como é que definiu idade um acontecimento épico que glorifica o herói combatente o herói lutador pela apresentação de sofrimento existentes no estilo do herói dos seus triunfos mas dólares você já viu liso uma tragédia é só sofrimento como ela começa a mostra anual por judeus como édipo e aí vai leva porrada da vida é justamente isso que acontece contratos o herói a princípio fundamentalmente apolíneo que no final de um processo de aprendizado em
que deve enfrentar o lille em suas várias formas vou falar muito da questão do livro que diz que começou na filosofia nesse momento pois bem enfrentando o mesmo ele é capaz de no fim de assumir seu destino trágico que significa dizer sim à vida como ela é sem introduzir oposição de valores de que modo vou mostrar no último dia afirmando poetry khalip artística de eterno retorno do tempo eleitor daí eu diria que radicalizando nascimento da tragédia quando esse primeiro livro do mit pensa que a finalidade da tragédia ao exibir o sofrimento do herói a produzir
alegria nit ao mesmo tempo filósofo sofrimento e filósofo da alegria que tenta mostrar que existem compatibilidade entre sofressem alegre bid no momento que é o momento dos atos e que se sente o primeiro final trágico pretende mostrar com a trajetória de zaratustra pensada como tragédia nessa hipótese que apesar de todo o sofrimento a afirmação do eterno retorno torna um herói trágico fundamentalmente alegre o que segundo ele teria escapado aos autores de tragédia todos os antigos e clássicos curtas moderno essa relação e trágico e até te torna especial o santos o que lhes do rio a
mais trágica história com o desenlace de mim era tudo isso torna se gradualmente maior sua doutrina desenvolve-se à medida que ele cresce o eterno retorno brilha como um sol políti sobre a última catástrofe assim falou zaratustra narra a história do aprendizado de zaratustra como a história da descida do declínio do ocaso de um herói trágico que segue uma trajetória marcada por dúvidas angústia terro náusea piedade mas termina com o seu amadurecimento no momento e que ele assume alegre emitir o pensamento trágico por excelência o pensamento de tempo de dor aí está uma grande diferença do
zarathustra com relação tanto apple pega uma tragédia e sua grande proximidade do romance de aprendizado do romance de formação da alemanha do final do século 18 e isso é o que o senhor pensa do gueto pensando no rio enquanto o romance de formação por exemplo os anos de aprendizado e vila omar master de grande ou o hyperion dvd relata a passagem do herói do estado de ignorância ou de reflexão a um estado de conhecimento de sabedoria o que é que é a tragédia o que caracteriza a tragédia grega é uma descoberta não existe aprendizado é
de que não aprendeu nada e descobriu alguma coisa a tragédia grega é descoberta de um segredo nenhum herói épico neutrais que sofre uma evolução estaria por exemplo ver nã que este especialista não é isso grego e grécia francês desde o início ao fim do drama ele permanece psicológica e moralmente o mesmo mas sem que ele saiba sem ter desejado nem merecido o personagem de piano se revela em todas as suas dimensões social religiosa humana o inverso de como ele aparece à frente da cidade no início da peça oitão editarem um grande fomentador da tragédia e
só ele é calmo hard rock e um alemão que diz o que é outro tanque guru é o personagem permeável a qualquer ensinamento apesar do esforço para instruir um feito por emo que é o seu filho ou portugueses que é o de vida em geral de especialistas a meu ver estão de acordo sobre esse ponto quer dizer não existe evolução não disse uma trajetória do disco um aprendizado leroy que diz ter descoberto eu sou caráter monolítica em estoque mesmo contra a vontade eles são levados a assumir a temática do sul já quando back time é
esse teórico do romance apresenta uma característica do romance no seu início do século 18 e 19 no que é o momento do grande momento do vila mas ele bem poderia estar anunciando os proprietários a torre ele não tá falando da natureza ele está falando além disso o romance ele diz o seguinte o personagem deve ser apresentado não como feito e imutável mas como um ser que evolui se transforma em educado pela vida é isso que eu vou procurar mostrar o que acontece com zaratustra percebendo essa expressão ser tocado pela vida será tucha a meu ver
começa querendo dar um presente aos jovens e ele a capa é receber um presente ninguém da vida é essa é a problemática que eu vou tentar mostrar dessa passagem de uma sabedoria bolinha para a sabedoria de origem a concluiria a idéia de uma trajetória trágica que tem como meta o encontro do destino do personagem central pela afirmação do eterno retorno aparece algumas vezes do livro como caminho pelo qual zaratustra se torna o que é nítido e valorizar muito essa expressão e pinda tornasse o que esse é um paradoxo tornasse mais tornar-se o que se é
bonitinho e modesto como ele era ele escreveu sua autobiografia é ser humano e colocou um título você sabe como alguém se torna o quê atingi lo esse lugar nesse momento e o filósofo traga um dos textos mais importantes a esse respeito se encontra no covalente é um dos textos mais importante do livro que eu pedi pra vocês lerem o que é o final no final da terceira parte pois muito bem diz o texto por muito bem sabe os seus animais atitude pois muito bem sabe seus animais quem é e quem deve tomar é do mestre
do eterno lisboa este agora o estúdio e hayden que salienta num belo texto sobre ela chama tem exatos a emitir esse aspecto essencial do livro é antes de tudo tornar se o que ele é ela puxa recuo rádio falando diante de tal devido o terror veja como é trágico veja com um cão uma trajetória veja como a uma grama é sempre o mesmo ele varia de um morro e varia de pensamento era tucha recuo diante de tal de enterro é sensível e um extremo a outro da obra que é trata sua história esse terror marco
estilo explica o caminho hesitante e sempre leto da outra e se ter o curso foca no início do caminho toda segurança e toda a atenção dos atos se é preciso que os ataques da nato se torne antes de tudo aquele que ensina eterno retorno ele não pode logo no início daí o que é dito em assim falou zaratustra depender de quem duvide se alguma coisa dito da natureza pelo vinho pelos animais ou qualquer outro personagem o pêlo é limita e assim por diante eu diria isso que é dito no teu mesmo valor de verdade entendo
como uma peça de teatro no romance é dito por aquele personagem diana que está num contexto que significa alguma coisa portanto o que é dito não usar duchas depende de quem o diz que o que é dito por usar a indústria remetem às circunstâncias e ao momento da narrativa e que ele diz que o discurso sobre o super homem na mesma coisa que o discurso vai atrás de todos vocês vão ver amanhã como vou apresentar a questão da morte de deus superando que é o primeiro tema o segundo vai ser a vontade de potência e
finalmente terceiro o ápice não saber traje que é ele que pode dar intensidade a vontade de potência o equipamento há discurso diferença e isso é dentro do próprio livro com onda que é o representante do povo pergunta para zeca tem certos porque você fala pra gente de uma maneira diferente você fala fácil disse que continua e por que sentada próximo discípulo de uma maneira diferente daquela que você fala pra você ver poderia usar duchas em discurso para todos no discurso para os não disputar a mídia é o discurso até mais por isso é o mais
importante é portanto eu quero dizer isso faz com que o eterno retorno seja um tema fundamental do rio por isso a última hora será melhor aquilo para o qual tudo converge como vocês verão pelo que eu vou falar o resultado da transformação da transfiguração da metamorfose baratos quer dizer que de outro modo o ponto final da trajetória que ele vai se tornar o que é um filósofo do trágico a idéia é que dissocia os conteúdos temáticos dos personagens que o anuncia e até mesmo como no caso de araújo personagem que passa por metamorfoses dissociar do
momento em que esse personagem o hino ciro é desrespeitar a estrutura temporal desrespeitar o desenvolvimento do dramático do qual esses temas são apresentados mundo pois bem vejamos nas três horas seguintes como a expressão dos temas principais a filosofia de emitir sob a forma de um poema dramático faz de assim falou zaratustra uma filosofia assim sujo que nas palavras do seu modesto criador é o maior presente até agora da unidade eu vim aqui para dar esse presente 12 [Aplausos] o carro assim eu vou falar vou fazer é falar pouco usada por sims é e já é
colocada da maneira como ela vai aparecer na obra final do lixo a partir da vontade de verdade a questão da verdade remete à vontade quem é aquele que tem vontade de verdade é aquele que deseja o verdadeiro e porque desejo verdadeiro hit vai dizer porque é fraco e precisa se apoiar numa questão que a gente vai ver ah ah ah usar a busca na sua caverna no alto da montanha e sim uma paródia do mito platônico e da caverna no alto da caverna o mal da montanha garatuja está em estado de plenitude e abundância de
excesso depois de dez anos de solidão se iniciasse nishi achasse que o cristo começou a pregar muito cedo com 30 anos e por isso barato ser enquanto cristo para 40,1 deserto era o passo dez anos na caverna na montanha gozando de seus filhos pela solidão ele chega a dizer se aquele judeu tivesse vivido mais dez anos ele teria aprendido importante do rio o texto como eu já me referi ontem começa com um discurso de agradecimento ao sol pelo que devia usar a turquia recebeu esse discurso ocupa todo o lixo do prólogo eu acho e ponte
de luís i deia o estado de plenitude é o fato que dará tudo começa só lá você se lembra que relaciona isso configura resplandecente de apolo não é pra dizer que já atua como quem vive nesses dez anos chegando um carro nela vive a primeira etapa rosa é como se ele subisse cinzas você se lembra a essa metamorfose escrita metaforicamente como passagem de cinza sol o é como se ele começasse metafísico cristão e se transformasse em filosofia política [Música] daí essa importância de um sol que eu acho que a gente é capaz de notar em
toda a primeira parte era twitter além da idéia e plenitude a ideia de o caso é como ele se cansasse nesse estado de presídio e necessitasse de homens a quem dá é muito interessante porque é uma espécie de concepção de tiana do amor como mudar de banco ou da quem tem excesso não é a metáfora da taça que quer transbordar e é super interessante nesse início que a imagem do transbordamento da taça está ligado à idéia do desfazem o mito da raça que são duas metades refere o que é muito rica na pm plenitude e
outro na falta que nessa exigência de encontrar o outro como dar de volta o que se tem em excesso pelo estado plenitude há sempre o perigo do esvaziamento e vocês vão notar que usará twitter é todo escandido na ideia de propina diferença e solidão e abandono [Música] só usará tuschi em geral
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