o olá pessoal bem-vindos mais uma vez o nosso a minha diabetes vamos falar aí tudo mais o movimento artístico momento de início do século 20 que chegou aí para revolucionar chegou para romper com vários feito e também buscando né tentando encontrar novas formas novos conceitos novas maneiras aí você trabalhar com artes r secretário através da arte e na verdade palco nem era muito expressão né mas era destinado a uma maneira de uma valvar é uma maneira de representação artística uma maneira de conceitos artísticos de uma forma completamente diferente e pra gente começar a nossa linhas
né tão sempre mostrar gerar camiseta é hoje filme da amelie polan filme que eu adoro muito muito muito mesmo e aqui tem ela tem uma frase né no filme que ela fala que são tempos difíceis para os sonhadores que realmente eu não sendo tempos bem e para sonhadores que não só para os carregadores para todo mundo né mas para os sonhadores um pouquinho mais que a gente sair para isso né para trazer para gente um pouquinho de conforto um pouquinho de alento nesses dias difíceis é apesar de muitas pessoas aí acharem que a gente não
serve para muita coisa né garth não tem utilidade que a gente vai falar um pouquinho sobre isso não tem algum vídeo pouquinho mais lá na frente sobre a utilidade ou não da arte né mas aí é interessado a gente pensar nessa essa tal inutilidade da as pessoas tanto pau tá pra que artista ser artista né é no momento como a gente está vivendo hoje né esse momento aí de e apartamentos social né de quarentena e aí a gente se pega praticamente o dia todo nos momentos que a gente não tá trabalhando no começo a gente
não tá fazendo as nossas coisas mesmo que em home office a gente se pega ouvindo uma música assistindo um filme assistindo uma série vendo shows né vendas live tudo mais ou seja né e ai que tá trazendo um pouquinho de paz aí nesse momento tão difícil que a gente está passando nos dias de hoje então vamos lá vamos para a nossa linha e aí vamos falar de arte movimento artístico que a gente vai falar hoje como eu disse lá na nossa introdução o movimento do início do século 20 é o concretismo é aqui no brasil
a arte concreta pelo mundo né com uma e os movimentos de vanguarda fazendo parte dos movimentos de vanguarda e aqui no brasil foi denominado como concretismo a gente vai falar um pouquinho do início da arte concreta né e depois vamos ali entrar um pouquinho na década de 50 60 aqui no brasil que ocorreram diversas mudanças nos mais diversos setores e isso influenciou muito na produção artística brasileira é primeiramente a gente pode dizer que a arte concreta ela teve ali o seu pezinho né ela surgiu a partir dali dos conceitos e clique em londrina e como
o abstracionismo geométrico e depois ela foi tendo uma mudança de conceitos porque porque os concretistas eles queriam romper com a questão da arte abstrata daquela parte mais objetiva sabe que não tem não tem que ela quis dizer isso matemática mesmo você trabalha muito com as questões que estão mais práticas né que estão mais visíveis é eles não queriam ter tanto ter esse contato com aquilo que é subjetivo com aquilo que eles entendimento de expressão de que é mais invisível né eles iriam trazer algo que fosse mais real ou seja mas concreto né pra dentro ali
dá as suas obras e por isso o uso da geometria né então na década de 1930 é um artista holandês né mas ele escreveu o manifesto né para sobre o concretismo são primeiro que que é que está os manifestos na arte né pra quê que existe isso tem manifesto realiza tem uma literatura modernista né amor em diversos manifestos aí do vidente principalmente as artes moderna para frente né os manifestos vão ocorrência uma e festa acontece quando é vai ocorrer uma mudança no período artístico né quando vai ter uma vez vai surgir um novo período artístico
e os artistas né as pessoas estão participando daquele movimento querem romper com aquilo que ocorria antes e mostrar ali as novas características o que que tem de novo né com esse movimento que está chegando então é a ilha imprimir escreviam né religião um manifesto e nem se manifesta eles colocavam todas as teorias né de toda a parte teórica o que que seria o que iria acontecer dentro daquele movimento artístico para uma obra de arte fazer parte daquele período daquele movimento artístico o que que era necessário né e aí os manifestos eram escritos eles sempre ser
publicado numa mídia né de grande circulação na época os jornais então colocava até ali é certo que as pessoas tinham até só isso e conheciam né sobre o que que viria dentro da se manifesta então essa artista né chamado o theo van doesburg ele era uma dele ele colocou ali dentro de se manifesta as características principais que a gente vai ver agora quais são elas a utilização de elementos básicos para a produção para a composição artística então o ponto a linha o plano e a cor principalmente o plano e a cor o rompimento com a
arte figurativa a arte não deveria ter compromisso com representar a realidade o uso predominante de formas geométricas a arte é universal as obras devem apresentar elementos compreensíveis a todas as culturas e não devem apresentar elementos típicos nem particular de uma determinada cultura ou região a arte racional e objetiva os concretistas não deviam expressarem suas obras sentimentos e emoções como é o caso do expressionismo nem registrar o visuais como fizeram os impressionistas nem imagens figurativas e conecto como pode ser percebido na estética do surrealismo então eles foram alguns dos tópicos colocados ali no manifesto escrito pelo
theo van doesburg né então a gente pode observar ali essa questão essa preocupação com uma arte que fosse mais voltada para as questões dos elementos artísticos então estavam preocupados em utilizar somente a essência da composição artística o ponto é a linha é o plano e a cor focando ali no flamengo na cor por isso de ser uma arte tão geométrica né por isso que ainda utilizavam tanto figuras voltadas ali para geometria na construção das suas obras são outras vezes o que eles queriam também abolir na das produções artísticas era a questão da expressão do lirismo
do sentimento da eles achavam que nada disso era válido na arte e por isso eles queriam mudar tudo né queriam trazer algo completamente novo aí dentro das artes visuais e pode me dizer também né que o movimento é da arte concreta é do vários elementos da bauhaus da escola de bauhaus aqui que seria escola de bauhaus é uma das escolas mais inovadora tratando-se de arquitetura e design dela surgiu na alemanha e ela tinha ali o foco da escola de bal mal era fazer projetos era produzir tanto é construções projetos internos ou externos e designer de
móveis e objetos que tivessem funcionalidade né que também tivesse a questão estética em que fosse algo que exata questão da industrialização também né eles tinham é parecia que os objetos eles eram fabricados né em larga escala então existia é uma simplicidade nas linhas velhos trabalhavam para coisa meio do minimalismo e muito criativo né e ao mesmo tempo tinha que ser funcional então essa essas características né dessa dessa produção do design e da arquitetura da bauhaus foram ali de certa forma dentro do concretismo também 16 alunos da bauhaus chamado marco civil foi ali o precursor ele
foi quem abriu as portas né quem apresentou a arte concreta aqui para américa latina e também para o brasil ele morou aqui no brasil depois da segunda guerra mundial né ele veio para cá e aí ele trouxe consigo nessa sua maneira de representação artística e isso ficou muito marcado né com a bienal com a primeira bienal de artes de são paulo até onde um grupo de artistas suíço puseram seus trabalhos nesse período da década de 50 finalzinho da década de 40 até o final da década de 50 e início dos 60 a gente tem mudanças
enumeras acontecendo na sociedade brasileira tem a gente tem várias coisas ocorrendo entre elas né a gente pode dizer a questão da industrialização que estava aumentando houve uma mudança na nossa paisagem urbana mais prévias mas fábrica então isso também ocasionou uma mudança na nossa arte é uma flor amento na cultura vários museus foram inaugurados teatros cinemas não tivemos ali é uma profusão muito grande da arte da cultura no brasil era o momento de riqueza cultural era que estava acontecendo tivemos também a fundação de brasília né então é todo aquele projeto arquitetônico de brasília né com linhas
também muito bem delineadas né tem que ficar da então a gente tem toda essa influência do que estava acontecendo ali naquele momento retratar o dentro do concretismo também né então aí surge o movimento concreto brasileiro então o brasil estava postando por uma renovação cultural então nós tivemos a fundação do matupi em são paulo a fundação do humano é museu de arte moderna no rio de janeiro a gente teve também teatro brasileiro de comédia que foi primeiro teatro aonde nós fizemos ali equipamentos de ponta na iluminação e o som então também esse investimento ali nessa parte
teatral nós fizemos também a gráfica vera cruz neve queria difundir o cinema brasileiro internacionalmente e também retratava temas que fossem tipos a 15 do brasil né como cangaço por exemplo então no teu filmes eles procuravam da índia fazer para os temas nacionais e queriam aí mostrar o nosso cinema para o resto do mundo a companhia cinematográfica vera cruz ela surgiu no finalzinho da década de 40 1948 né já abrindo as portas ali da década de 50 a onde todos esses outros eventos ocorreram um outro grupo muito importante relacionado às artes cênicas nesse período foi encher
a piscina né que ele foi fundado daí surgiu a partir da ideia de alguns alunos de direito da universidade de são paulo criaram né eles montaram um grupo de astral e aí começaram a explorar nessa essa essa questão das artes cênicas utilizar para as artes cênicas para se estressar e aí entre eles a gente tem gil a máquina escorrer a gente tem também o renato blog temos também jairo arco e flecha então esses três né daí junto com mais uma galera se formaram essa teatro oficina dessa oficina ele ficou muito conhecido né pela sua visão
política né toda sua visão pela sua visão crítica em relação ao que estava acontecendo no país então sempre eles buscaram retratar né aquilo que tava acontecendo na nossa política na nossa sociedade dentro das suas festas sua primeira sede nela foi no bexiga e ela tinha como uma característica muito diferente a gente tinha ela colocação do palco era diferente aí não daquela forma tradicional aonde a gente tem pau pa plateia um pouquinho abaixo os camarotes acima né aí ela lembrava meio que uma arena né gente tinha de várias pessoas colocadas ali em duas aulas ali e
um palco ficar entre elas tá então essa é uma forma que era colocado ali o palco dentro do teatro oficina nos e no período da ditadura militar houve uma grande perseguição né os artistas as pessoas que iam contra né aquilo que que era dito naquele momento e vários integrantes do teto piscina foram exilados também e aí acabou meio que o grupo deu uma certa parada né uma pausa nesse nesse projeto nesse trabalho depois de um tempo essa série o teatro oficina é pegou fogo né também perdeu se muita coisa aí passou por uma primeira reforma
aonde a gente tem ali na questão da arquitetura várias inovações e programa de arquitetura teatral né de arquitetura cênica no primeiro momento é feito uma arquibancada de concreto né tem um palco giratório então as pessoas elas vão ter uma outra visão uma outra coisa muito interessante do graça piscina que eles implantaram né colocaram ali uma forma do público participar das peças né então foi ali uma eles foram like pioneiros nisso a fazer a plateia para dentro da cena é o que é muito muito bacana também e depois né de passar um tempo depois que eu
vim sempre ouvido tombamento do prédio dentro da piscina como patrimônio histórico a gente vai falar um pouquinho sobre tombamento também um outro vídeo vamos conhecer um pouquinho sobre patrimônio histórico como funciona essa questão tombamento é e o prédio não ter a piscina foi né tombado e 84 como patrimônio histório e aí aline bombardi por quem projetou o masp né é e falando um pouquinho da arquitetura do masp um dos requisitos daquele vão né que tem ali embaixo do mato se era uma exigência de que o vértice aquele vão para que não se perdesse a vista
ali ao redor da construção e ela acabou trazendo um pouco disso também para o teatro piscina né ela fez o palco como se fosse uma passarela né central nas laterais eles são três andares de cadeiras aqui bancários para pessoas ficarem ali assistindo e a visão da pesca é muito diferente de acordo com o local de cada um tá sentado soltar o cada um tá assistindo a peça hoje tem oficina ainda funciona né concursos e com apresentações dentro dessa construção da vida vontade também tem uma parede de vidro aonde a gente vai ter a interação da
cidade de são paulo com dentro do teatro né fazendo parte é como se um interagir com o outro dentro com a cidade a cidade com um teatro e o outro arquiteto que trabalhou também ali junto com ali na bondade foi flávio império né então os dois fizeram esse projeto do teatro oficina o rei da vela de oswald de andrade foi uma das grandes peças apresentadas pelos participantes aí pelos componentes do teatro oficina e roda viva de chico buarque também que aí é onde inseriu nessa questão da participação da plateia nessas inovação aí dentro das artes
cênicas dentro do teatro brasileiro também porque né falar de tudo isso né porque todas as esses acontecimentos né como já falei lá no nosso vídeo mundo nosso primeiro vídeo a sociedade a argila representa o que ela observa o seu redor né a gente ela vai mostrar para as pessoas aquilo que tá acontecendo né naquele contexto histórico em que aquele artista se insere então o concretismo né arte concreta ela também faz parte de disso a gente só para viver no momento de novos projetos arquitetônicos né de uma nova paisagem urbana é de uma mudança do contexto
social com a industrialização vários museus surgindo né novas maneiras de se representar na arte técnicas então isso tudo traz também uma inovação para a arte então essa busca por essa simplificação das formas para a simplificação dos conceitos ou seja arte em si mesma ela não precisa de uma explicação ela não precisa de procurar um conceito subjetivo não ela tá ali para sempre dourada para ser observada para ser vivida dentro das suas formas geométricas do teu plano doutor as cores essa era a intenção do competitivo né essa é a intenção dessa festa eu chegava aqui no
brasil então nesse período né surge um movimento ruptura que ele acontece em são paulo e aí ele vai ter como foco justamente essa arte extremamente espertinha né matemática geométrica é os artistas do do ruptura queriam isso né eles queriam mostrar uma arte completamente diferente a gente tem vários artistas que participaram desse movimento né depois a gente vai ter uma diferenciação entre rio e são paulo nesta parte do concretismo nós vamos falar um pouquinho agora vamos observar algumas obras de alguns artistas do concretismo aqui em são paulo geraldo de barros waldemar cordeiro luiz sacilotto é o
início da década de 50 a gente tem esse grupo é chamado de ruptura em são paulo trazendo esse essa nova forma né de expressão de criação artística e juntamente ali um pouquinho mais à frente suja poesia concreta então a poesia concreta teria o que seria uma nova forma que e da escrita só que criando elementos clássicos então ou seja é as palavras eram utilizadas de uma forma diferente com seus jogos de luz e sombra dentro das palavras letras que se repetem e formam imagem o próprio fundo do suporte aonde foi criada essa poesia também acaba
fazendo parte interagindo criando essa essa proteção plástica da poesia também então ela essa forma de testar através da poesia onde a gente vai ter vários conceitos ali embutidos né de pensar de de musicalidade de reflexão de artes visuais tudo junto ali dentro dessa questão poética né então essa nova forma de se criar poesia surge em são paulo também a gente tem aí como precursores da poesia concreta os irmãos augusto e haroldo de campos e também temos pin da tarde né um outro poeta décio pignatari criando ali o tanto da literatura como das artes visuais a
gente pode dizer que a poesia concreta engloba as duas né gente tem ali uma união de duas linguagens para se criar alimentos plásticos buscando ali um pouquinho da nossa visão do nosso raciocínio né da nossa sensibilidade dentro da poesia também a gente tem também né dois artistas tem um pouco mais contemporâneos é o paulo leminski e o arnaldo antunes e trabalhei com poesia concreta então olha só daquele do titãs pequeno cidadão além de um grande de um grande letrista também um grande poeta concreto e um grande artista plástico também trabalha aqui dentro usar esse visuais
ajudar poesia concreta que faz sempre muito bem em 1954 surgiu o grupo print que vai ter uma oposição ao grupo cultura que são paulo grupo frente surgiu no rio de janeiro é ele vai ter ali ele vai querer retomar um pouco da expressividade do lirismo da liberdade dentro da criação art e já estavam que não carte não era só para ser plano forma cor não era só isso tinha que ter algo além esses artistas chego trazendo um pouquinho desses novos conceitos olha só dentro do mesmo movimento a gente tem duas três completamente diferente de pensar
as duas sempre voltada para a questão de geométrico nessa questão de criar através dos elementos básicos né da composição artística nas artes visuais mas outras maneiras e pensar diferentes então enquanto o grupo ruptura em são paulo era aquela coisa certinha não pensa assim ó prédio correria aquela coisa rígida féria de são paulo ea redonda sumaré as linhas mais arredondadas um pouco mais de leveza do rio de janeiro com o grupo frente então vai ter uma maneira da gente comparar os dois estilos perceber que são paulo mais rígido rio de janeiro um pouco mais leve um
pouco mais solto dentro das suas regras do concretismo então agora em algumas obras dos artistas do grupo print do rio de janeiro para vocês poderem perceber um pouquinho essa diferente para né da rede dele paulista e das vezes carioca e dentro das artes visuais do movimento completo e vans epa aluísio carvão lígia clark lígia pape hélio oiticica entre os artistas aí em dentro daí fica aqui surgiram aí também dentro da arte concreta dentro da arte concreta em são paulo e rio elas ficam bem aparente dentro da 1ª exposição nacional de arte concreta que acontece em
1956 em são paulo em 1957 no rio de janeiro que vai abrir as portas aí para o neoconcreto né pneu concretismo ou seja um concretismo que vem mostrando as formas geométricas mas aí saindo um pouquinho daquele são só do bidimensional colocando coisas mais tridimensionais a gente vai ter uma expressividade maior dentro das obras e aí vai e para outros movimentos e vão acontecendo em seguida é um movimento neoconcreto nisso já de 1959 um artistas que achavam que realmente é de não era só aquilo né não podia ser só ponto linha cor e forma e ai
pera algo que ia muito além trabalhar com a confecção da expressividade que trabalhava com a questão do lirismo do sentimental das visões de mundo diferentes e que deveria se espírito deveria sim ser expresso dentro das composições artísticas e aí surge o neoconcretismo pra finalizar então né a gente tem aí uma citação da poesia concreta na música tampa do caetano veloso aquele pretinho que fala assim que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi da dura poesia concreta de tuas esquinas da vida elegância discreta de suas meninas ainda não havia para mim ir lá abrir a
sua mais completa tradução alguma coisa acontece no meu coração o que só quando cruza a ipiranga ea avenida são joão tu é isso gente muito obrigada até a próxima tchau tchau tchau