o lacre dos alunos olá internautas nessa aula vamos vamos falar de um dos filósofos que mais aparecem no vestibular mas aparecem no enem e na verdade em todos os grandes vestibulares que cobram filosofia hoje falaremos de immanuel kant quando cai kant nos vestibulares e sobretudo no enem é o nosso principal foco costuma cair três coisas do cante a questão da crítica da razão pura a síntese que o cante efetua entre perisic racionalismo e isso é uma questão de ficar bastante chocante que é também bastante a questão da crítica da razão prática aparece muito no vestibular
a questão da ética do cante dos imperativos categóricos e por fim também caiu em outras coisas mas geralmente cair' isso que eu falei e por fim cai muito no vestibular um texto do cante chamado o que é esclarecimento que alguns estados inclusive como o que é iluminismo é um texto relativamente curto se você procurar na internet o domínio público você acha com muita facilidade temos 89 páginas que não está muito acostumado a ler talvez encontre alguma dificuldade mas recomendo muito que você assista neste vídeo e terminando esse vídeo vai lá ele o texto leva com
você pra escola para o ônibus do metrô para o treino o carro claro quando você não tiver dirigente quando seu passageiro leva e tenta ler o texto conhecer o texto cai muito no méxico até mesmo na fuvest o vestibular ou entrar na usp esse texto apareceu como tema de redação da colocava em trechos desse texto e pedisse que você se posicionar se a respeito do assunto então vamos ver esse vídeo explorar os conceitos principais do texto que é esclarecimento ou que é iluminismo para kant vamos lá [Música] horas antes de adentrar nos nesse texto eu
preciso esclarecer algumas coisinhas pra você para você compreender melhor as idéias fundamentais que nele aparecem então em primeiro lugar os textos do campo seu conhecido dos seus textos difíceis mas esse texto especificamente a aaa o que é esclarecimento é um texto que ele publica nos jornais nem um texto destinado a toda a população letrada então é o texto restrito a quem está estudando muito filosofia pública do plano isso de todo o texto kant é mais fácil tá em suma é isso a segunda coisa importante sobre esse texto é preciso para acompanhar ele bem entender o
que é o propósito da filosofia do cante o cante diz por exemplo na crítica da razão pura que o filósofo não é um artista da razão ele disse que o filósofo é um legislador da razão como assim professor quer dizer que para o cante filósofo dias como a razão deve ser com ela não deve ser é um dogma tático não é nada disso o que ele quer dizer é que há uma das principais não é única mas uma das principais tarefas da filosofia é refletir sobre a própria reflexão é fazer a crítica da própria crítica
é pensar como funciona como se processa a reflexão eo pensamento é isso que ele faz em toda a crítica da razão pura então quando a gente pode discutir esse texto que é de crescimento é preciso que você entenda que na visão do cante uma coisa que o filósofo tem que fazer é pensar sobre o próprio pensamento é pensar sobre a própria reflexão oscar como ela funciona começa a ver como ela se processa como ela se engana como ela certa por exemplo dentro de uma universidade onde tem vários cursos na biologia física história e antropologia engenharia
tempo de uma universidade a função uma das funções da filosofia é mostrar para os outros para as outras áreas de conhecimento como funciona o saber ea reflexão então na visão do do cante e jogou maneira concordo todo mundo tem que estudar filosofia porque a filosofia de ajuda a entender como funciona o entendimento e assim a filosofia fornece suporte para as outras áreas entenderem melhor as suas questões e isso tudo a universidade aliás na visão kantiana e eu até concordo com isso é um lugar de troca de saberes é um lugar de troca de conhecimento se
você tem uma universidade várias faculdades que não se conversam se na universidade isso é um conjunto de faculdades que aliás é algo bem comum a universidade um lugar de troca é um lugar onde os conhecimentos universais diálogo é uma das funções da filosofia é mostrar isso para as outras e bom estou falando isso porque você vai entender o que o candidato quer dizer com o uso público da razão quando ele fala em uso público da razão trata se de que é muito importante para a razão é muito importante para o conhecimento vocês por ele para
outras pessoas para que estas pessoas critiquem o seu conhecimento e discutam o seu conhecimento e assim o seu conhecimento seja refinado uso público da razão vamos dizer assim é quando você publica o seu conhecimento público não pública no sentido de inscrever necessariamente um jornal pode até ser assim mas pública no sentido de torna público que mostra a razão em grande uma razão republicana mas é claro o cante vai dizer quando ele está dizendo em uso público da razão pra você falar do seu conhecimento para qualquer um porque muita gente não vai entender que não é
da área kant disse se você expõe o seu conhecimento pra quem não é da área para quem é de outro departamento assim quem não tá nem aí que nunca pensou nessas questões é comum que essa pessoa não crie uma discussão cria se um debate no sentido ruim do termo quer dizer a pessoa vai querer vencer você uma pessoa que uma discussão filosófica que é vencer a outra pessoa que não pode nos oferecer muitas coisas a gente tem que buscar no nosso uso da razão o diálogo a troca porque quando as pessoas têm idéias diferentes quando
eu exponho a minha ideia era se refina ela melhora uso público da razão é isso não expor por alguém que não quer te ouvir não expor por alguém que não tá nem aí porque está falando essa pessoa vai querer vencer você faz a pessoa querer vencer o debate a gente não está interessado em que quer ganhar e quem quer vencer a gente está interessado e que quer refinar a razão quem quer melhorar o conhecimento garantir aí uma década ao cante o progresso da ciência então quando ele fala no uso da então o que a gente
vai falar muito vemos muito isso nesse texto no uso público da razão uso privado da razão são os momentos vamos dizer assim que você é forçado a obedecer momentos assim de um dentro do trabalho dentro de uma guerra que alguém fala uma coisa e não é o momento de discutir o momento de lá e fazer o que está sendo proposto mas você tem que obedecer você tem que mas depois você pode discutir o que foi feito uso privado dá razão às vezes trata se de um discurso público da razão é o momento em que a
razão debate e disse que faremos hoje do uso público da razão como relacionado ao esclarecimento vamos lá então bom colocadas então todas essas questões o que é para kant esclarecimento esclarecimento é a saída da humanidade da melhor idade é quando a humanidade começa a entrar na maioridade que o cante quer dizer com isso é bom que o menor de idade com pessoal pouco nisso menor de idade é alguém que não pode onde ele quer um menor de idade o que não pode fazer o que quer o menor de idade está sob a tutela dos pais
menor de idade não pensa sozinho não agiu sozinho não faz sozinho precisa de alguém dizer pra ele o que é certo eo que é errado que fazer o que não fazer um dia onde não esse é o menor de idade que é o maior de idade com maior de idade é aquele que pensa sozinho que decide o que é certo e errado que decide o que fazer eo que não fazer o menor é alguém que vive numa situação de é ter o nome a aspp não significa o outro é economia o outro dá o nome
a mim quer dizer o menor vive em situação de é ter o nome a outra pessoa diz pra ele fazer o que não fazer outra pessoa diz pra ele o que é certo e errado o maior teve uma situação oposta é ter o nome ia que a situação de autonomia eu me no meio eu digo que é certo e errado eu digo que não fazer o que fazer e tudo mais bom então a uma contraposição aqui o menor eo maior diz o cante a humanidade está vivendo como se ela fosse menor de idade como assim
a humanidade vive numa situação de é ter o nome a ou seja as pessoas não decidem elas próprias o que é certo e errado um guru decidir por elas um líder religioso decide por elas o exército decidiu por elas o estado decide por elas maioridade é quando a humanidade começa a fazer o uso público do seu entendimento é quando a humanidade começa a fazer o uso público da sua razão quando a humanidade começa a decidir ela própria o que é certo e errado ela própria o que fazer eo que não fazer ela própria começa a
pensar por si própria muito cuidado porque os plano isso você pode entender tudo errado primeiro a autonomia é quando a humanidade começa com os erros no seu entendimento em primeiro lugar não trata se de uma questão individualista já que trata se do uso público da razão então é você usar o seu entendimento expor e discutir e debater uma razão republicana e em segundo lugar ao contrário do que alguns podem imaginar não trata de negar a igreja no trata-se de negar o exército não trata se de negar o estado trata se de só aceitar essas coisas
se elas estiverem em conformidade com a sua razão trata se da sua razão ser fiel a ela mesma quero dizer eu só vou aceitar o que diz a igreja depois daquilo passar por um processo de crítica só vou passar pelo só vou acreditar e obedecer o estado se eu concordar com isso passar com o processo de crítica processo que é público que era o debate só concordo com o que diz a minha escola meu professor meu guru se aquilo passa por um debate não se trata de negar tudo se trata do seguinte tudo que venha
nós deve passar pelo tribunal dá razão é como se a razão fosse um juiz que julgar se tudo o que vem à nossa mente e só quando ela prova eu obedeço isso é ser maior de idade isso é ser uma pessoa esclarecida para kant a a coisa mais contrária à nossa dignidade uma das coisas mais contrárias à nossa dignidade é a razão monárquica que arrasou monárquica quando um gênio diz eu sou esclarecido eu sei de tudo e você vai obedecer o que estou falando porque eu sei mais o que você quer dizer quando alguém se
diz ser portador de uma verdade superior e manda a gente o bc só por obedecer e disse só se você está desconfiando de mim é porque tem uma força aí fazendo você desconfiar de mim líderes religiosos gurus líderes políticos que se portam como os portadores da verdade os gênios esclarecidos e quero que você obedeça por obedecer eles tiram a sua dignidade na visão do cante a maior de todas as tirinhas é a tirania no campo religioso porque quando alguém tira de nós a nossa capacidade de obedecer de pensar por si próprios vamos ver alguns trechos
desse texto do cante para você entender melhor o que estou falando eles vão aparecer aí a gente vai conversando sobre eles diz kant é tão cômodo ser menor se eu tiver um livro que tenha entendimento por mim um diretor espiritual que tem em minha vez consciência moral um médico que por mim decidi a dieta e tetra então eu não preciso de o próprio me esforçar não me é forçoso pensar quando posso simplesmente pagar nesse trecho cantina dizendo muita gente tem preguiça de ser esclarecido ele vai dizer inclusive que as duas principais causas das pessoas se
manterem na melhor idade são a covardia é não tem coragem de se contrapor aos tutores ela não tem coragem de se contrapor às autoridades ea preguiça é cômodo pagar alguém para pensar por mim em vez de ler um livro decorar fórmulas em vez de entendê las é cómodo mas aí você vai ficar no estágio de menoridade e lembre-se a melhor idade na idade e na unidade maioridade mental você pode ser maior com 15 anos e um menor com 90 tá então é muita gente fica na melhor idade não têm autonomia vive uma situação de é
ter o nome por preguiça por covardia e aí que o cante disse tenha coragem de fazer uso do seu entendimento da sua razão sapere aude que significa impor uma expressão latina que significa em português ou saber esse é o lema do esclarecimento e saber audi é uma é uma frase de um poeta de um filósofo romano chamado horácio aliás todos se conhecem e horácio da turma da mônica é o dinossauro que está pensando nas coisas o horário da turma da mônica é inspirado no filósofo por aço que diz a terê áudio e o cante se
apropriar dessa frase de souza saber não tenha medo de saber não tenha preguiça de saber não há pessoas reveladas todos somos seres humanos todos somos iguais em direitos ninguém todos somos iguais em dignidade nem pode impor uma coisa para você sem essa coisa passe pela crítica eu li isso pela primeira vez de 2009 eu estava numa padaria lendo e falei nossa fiquei muito impressionado e ao lado naquela padaria na avenida nove de julho havia um estúdio de tatuagem naquele estúdio de tatuagem foi nosso quero tatu a isso e acabei atuando aqui ousa saber atletas é
saber saber áudio de tanto que isso me impressionou então ousa saber esse é o lema do esclarecimento na verdade está subjacente neta implícito no pensamento do cante a idéia de progresso a idéia de que o esclarecimento de que o uso público da razão vai melhorar a humanidade há uma esperança aí que é uma esperança típica do iluminismo lembre-se ficante é um ministra então a uma experiência uma a uma esperança típica uma crença típica do mesmo que a crença de que o esclarecimento vai trazer o progresso coisa que depois outros filósofos alemães os filósofos da escola
de frankfurt vão criticar mas isso é tema para outro vídeo vamos ver aqui mais um trecho do cante diz kant depois de terem os primeiros mente os tutores embrutecido seu gado doméstico e terem preservado cuidadosamente essas tranquilas criaturas a fim de não usarem dar um passo fora do carrinho para aprender a andar no qual ela sincero mostram em seguidas o perigo que as ameaças se tentarem andar sozinhas ora esse perigo na verdade não é tão grande pois aprenderam muito bem andar finalmente depois algumas quedas aqui o que está dizendo por todo lado esses tutores exército
igreja-estado professores sábios gurus estão dizendo assim pra gente olha sem mim você não vai se dar bem sem mim nada de errado sem mim você não consegue andar sozinho e diz o cante nós não somos esse gado aí tá dizendo kant nesse texto que a gente leu a gente pode andar sozinho claro que a gente vai cair depois de algumas quedas a gente aprende a andar sozinho funciona assim com todos os seres humanos e é muito melhor cair e aprender a andar sozinho do que passar a vida inteira sendo guiado por outras pessoas da ufu
co quando ele analise esse texto ele vai dizer que tem aí no cante duas coisas nesse esclarecimento que tinha uma questão da crítica criticar tudo o que vem de fora e uma questão de libertar se dos outros de não ser dependente dos outros claro você discute você a sua razão se ilumina como nós falamos há pouco a elza público razão na discussão no debate mas você livra se da autoridade dos outros então provocou existem essas duas coisas a questão da crítica ea questão de lembrar se do outro vamos ver mais um trecho do cante de
scut oficial diz não raciocine mais exercitar vos o finance está diz não raciocine mais pague o sacerdote diz não raciocine mas acredite o único senhor no mundo diz raciocinar e tanto quanto quiser diz e sobre o que quiserdes mais obedecer eis aqui por toda parte a limitação da liberdade liberdade fazer uso da sua própria razão renunciar à sua liberdade de anunciar a sua esclarecimento e pior renunciar ao esclarecimento dos seus filhos da posteridade é renunciar à sua dignidade é isso que cante pensa por todo lado as pessoas não querem que a gente pense que a
gente obedeça querem que a gente pague pelo que a gente acredite tem até gente que fala pensa mas depois obedeça quero dizer que ele fala no texto quero dizer por todo lugar tem gente querendo imitar a nossa liberdade em nosso entendimento é preciso fazer uso do seu entendimento com coragem porque às vezes é difícil é difícil pensar sozinho é difícil você se libertar do professor e você mesmo tempo a ler o texto mas é muito melhor quer dizer um beijo bacante apenas por uma aula se você quiser conhecer mesmo kant é preciso ver no cante
porque quem diz que estou ensinando correto quem disse que não distorce alguma palavra do cante como é que você vai saber se você nunca leu kant estou fazendo uma provocação para você mas pode acontecer em todos os campos se você nunca leu o cientista quem disse que a interpretação que eu passando pra você a correta se você nunca fui pesquisar por si próprio quem diz que a interpretação que estão mostrando pra você com idéias que o campo está dizendo em todo lugar tem gente querendo monopolizar a verdade em todo lugar terão que tem gente querendo
ocultar a realidade e é preciso usar a liberdade usar o entendimento com coragem é preciso usar um entendimento com ousadia ousa saber tem a coragem de saber não tenha medo de saber é preciso se opor ao misticismo misticismo que quero dizer com isso que o cante quer dizer com isso alguém que tem um conhecimento que você não tem que vai dizer para você o que é certo e errado fazer o que não fazer é preciso usar a sua razão é preciso ter autonomia o cante se pergunta vivemos numa época esclarecida a resposta que lhe dá
e não vivemos numa época de é esclarecimento quer dizer não somos esclarecidos ainda mas estamos nesse processo esse processo foi aberto e nós podemos pensar no contexto do cântico descreve durante o mesmo no momento iluminista em que tá todo mundo criticando tudo aquele grande estudioso do iluminismo tá pra ser sincero um dos meus preferidos o cosec aquele famoso historiador naquele livro maravilhoso chamado crítica e crise um livro lindíssimo e curto e o que tem muito a ver com o candidato tem muito de cantino na interpretação do conseg conselho que diz que a grande característica do
iluminismo época do cante é exatamente a crítica de todas as coisas né não aceitar nada como verdade sem antes isso passa pelo crivo da razão pode ser até que eu concorde com alguma religião alguma crença ou ideologia mas só concordo depois que passa pelo tribunal dá razão essa é a grande característica do iluminismo e isso parece que o cante leva às últimas consequências lembrando que consegue falar isso que encante a razão chega a criticar a própria razão isso no livro nesse texto mas o livro a crítica da razão pura muito bem então nessa aula vimos
alguns conceitos muito importantes do cante e que aliás costuma aparecer bastante dos vestibulares o conceito de maioridade e menoridade o conceito de autonomia que a maioridade heteronomia que a melhor idade temos que a autonomia bem pelo uso a razão o esclarecimento que nos traz o progresso vimos que a economia a menoridade ela vem de acordo com essas tutelas que essa preguiça com essa covardia de pensar por si mesmo e aceitar a tutela de outras pessoas a evitar que outros contra nosso pensamento gostei pra você alguns perigos não é que o cante nega a igreja o
estado muito pelo contrário eu escrevi bastante sobre esses assuntos perdemos este e outros vídeos mas a questão é que você só pode aceitar essas coisas estiverem coerente com a sua razão você não pode aceitar nem na política na religião nem qualquer âmbito da vida que alguém se coloque como portador da verdade que obrigue a obedecer alguns em que isso passa pelo seu senso crítico é como desfocou criticar e livrar-se da tutela de ontem é isso que está em kant bom queria perguntar algumas coisas pra você e vou ler os comentários dos seus responsáveis primeiro certamente
durante esse vídeo essas idéias do cante fizeram você pensar bastante coisa eu quero saber o que você pensou como é que você consegue relacionar isso com o presente em vez de eu mesmo relacionado eu quero deixar isso pra vocês há muitas coisas hoje que dá pra você se relacionar com as idéias do cante início já passou para a segunda pergunta você acha que essas idéias são coerentes porque é tema de outros vídeos falamos em outro momento vários teóricos como escola de frankfurt como em alguma medida o próprio cocô com criticar essas idéias do cante vão
criticar essa noção dessa autonomia que vem pela razão muitos até desconfiar dessa razão então o que você acha das idéias do cante elas são coerentes que você consegue pensar a partir delas porque no fundo um tema de redação da fuvest foi isso o segundo lugar foi de 2016 para 2017 o tema da redação da fuvest foi que você acha vivemos numa época esclarecida ou vivemos numa época de esclarecimento pense com a sua própria cabeça é isso essa mensagem do cante essa é minha mensagem muito obrigado um grande abraço e até a próxima