Elis Regina no Vox Populi (1978)

117.72k views6702 WordsCopy TextShare
TV Cultura
Em 1978, a cantora Elis Regina (1945-1982) foi entrevistada no Vox Populi da TV Cultura. Exibido ent...
Video Transcript:
[Música] [Música] Boa noite eliz Regina Oi eliz você podia rapidamente traçar o seu perfil sem papel e lápis de perfil ou sem perfil bom Eu me chamo Elis Regina Carvalho Costa nasci em Porto Alegre em 17 de Março 1945 parece-me que não só na idade mas na hora de ser crucificada e comecei a cantar com 12 anos de idade com 18 eu vim para cá depois fui pro Rio Aí voltei para cá cantei o arrastão ganhei o primeiro Festival de Música Popular brasile fiz o filme da bossa cantei com Jair Rodrigues viajei por algumas partes
do mundo viajei muito pelo Brasil fiquei memb por aí fazendo algumas coisas importantes algumas coisas de muito Pouca importância talvez muita coisa mais de de de menor importância do que importante mesmo e gosto de música gosto de cinema gosto de ler gosto de cozinhar gosto de plantar e tô aqui porque recebi um convite que eu achei que era maravilhoso de participar de um programa que eu gosto muito de ver normalmente e de uma certa forma sempre me imaginei fazendo parte dele e como eu não gosto de morrer com vontades eu vim fazer el você deu
uma série de informações pessoais agora você normalmente pelo público não é conhecida pessoalmente mas sim profissionalmente Qual sua expectativa de ser entrevistada pelo povo num papo assim direto com as pessoas que te conhecem mais profissionalmente de repente saber qual é que que é que as pessoas acham que eu sou evidentemente em função de coisas que elas leram coisas que elas ouviram falar eu tenho uma certa expectativa eu gostaria de saber por isso que eu tô aqui bem sua expectativa começa a ser atendida a partir de agora com você como convidada do Vox pople vamos tá
você conhece Regina sim que que você acha Ah eu acho uma boa cantora e também bastante Popular bastante conhecida assim no meio artístico é uma excelente cantora eu gosto dela Tenho to quas da coleção ótima cantora favor que que você acha da para mim a melhor cantora brasileira não tem outra e você eu concordo com ele porque é uma garota que convém a gente né chama atenção de todo brasileiro né Eu gostaria de saber o que foi importante para você subir em sua carreira muita coisa importante teve uma série de pessoas com disposição de me
ouvir Como por exemplo Armando pittigliani que foi quem me deu a possibilidade de fazer um disco do jeito que eu achava que devia ser feito cantando músicas de caime Edu e uma série de outras pessoas que eu respeitava muitíssimo teve o Walter Silva Picapau que me considerou capaz de participar da programação do Teatro paramon o falecido teatro paramon aqui em São Paulo teve o Edu Lobo que achou que eu era a pessoa indicada para cantar a música dele no festival independente disso teve um momento né que a música brasileira tava saindo de um período de
Bossa Nova que fez toda uma preparação inicial para trabalho da gente havia realmente a possibilidade de que pessoas novas com propostas novas se apresentassem parece que não havia medo de novas propostas não havia medo de gente jovem então a gente teve condição de fazer uma série de coisas e teve inegavelmente e modestamente uma vontade minha de fazer as coisas custasse o que custasse resolvi que eu ia fazer então essa série de coisas acho que foram muito importantes e foram as coisas que contribuíram para que eu pusesse minha cabeça de fora e ficasse desnorte aí esses
anos todos Regina se você não fosse cantora hoje o que você seria hoje eu seria uma péssima professora primária porque eu tava me preparando para isso mas eu ia ser um horror ia ser um provavelmente expulsa pelo Ministério de Educação e Cultura por incompetência ou por falta de afinidade com o cargo e eu provavelmente se não fosse cantora não seria a pessoa que eu sou que eu acho que é muito mais importante do que a profissão que eu tenho Aprendi muita coisa nessas andanças aí pela vida a tá sentindo que agora no Brasil tá se
abrindo um período de possibilidade de articulação dos Artistas em movimentos culturais mesmo movimentos artísticos né então vê como é que você Elis né sente se sente dentro dessa possibilidade de articulação então você que ficou esse tempo todo digamos de de um outro grande momento de ativação cultural no Brasil lá pelos de 68 esse tempo todo você fez a sua carreira enquanto atriz fez nome enquanto atriz então como é enquanto cantora como é agora existe possibilidade de se articular com outros cantores e com os músicos mesmo né bom existe houve realmente esse período de vazio né
a coisa foi muito bem colocada inclusive em termos de data a partir de 68 A gente passou por um período de vazio inclusive vazio físico né porque muita gente tava fora e não se contava assim de imediato com até com um respaldo da presença de Gil de Edu de Caetano de Chico de uma série de pessoas que normalmente a gente costumava encontrar quando eu falo que havia o vazio físico havia um vazio que era um misto de saudade e um misto de de ansiedade de realmente não se saber exatamente o que que é que tava
acontecendo e para pessoas mais ingênuas hum no meu caso na época bastante né com certo medo até depois as pessoas foram realmente se dedicando à falta de coisas maiores a a fazer foram se dedicando a tomar conta de suas carreiras Porque afinal a gente come disso né então era fazer o melhor possível o que era possível ser feito esperando Se respirar emconjunto parece-me que se começa a respirar Como eu vejo isso eu vejo como uma coisa muito saudável porque não dá para ser de outra forma né pelo menos eu acho que eu fui criada para
que fosse assim e eu não consigo entender a vida de outra maneira a articulação existe quer dizer a gente tá com possibilidade de se encontrar parece que já não causa espécie ter um grupo de 10 15 pessoas debatendo problemas que dizem respeito à sua profissão dizem respeito ao seu trabalho à sua forma de se comunicar com as pessoas a sua forma de ser dentro da medida do possível o repórter da sua Sociedade do seu tempo da sua terra do seu povo da sua cultura a gente tá fazendo e tá passando por um período de amaciamento
Porque a gente já não não tava muito mais treinado para isso né então evidentemente a gente tá cometendo zio erros como muitas pessoas devem estar cometendo também pela falta de prática pela falta de exercício mas eu acho que o importante é a gente tá fazendo e só erra aquele que tá fazendo alguma coisa e nesse momento eu acho que a coisa mais importante é que a gente faça E que encontre uma ressonância né porque falar sozinho já tá provado que não dá certo eu perguntaria a Elis Regina minha par particular amiga sempre fomos amigos com
a fundação da associação assim qual a procuração que ela tem em falar em nome dos músicos por pelo que nós sabemos foi endereçado a minha pessoa um abaixo assinado por mais de sem músicos os músicos que gravam para que se fundasse abramos Associação Brasileira de músicos e conseguimos também que juntasse a nossa Associação todos os músicos do Rio então abramos está com os poderes totais dos músicos ou seja os músicos do Rio e de São Paulo aqueles que gravam e eu não entendi o por ainda se fala tanto em músicos nas se fala em músico
nim senhor Wilson Sand que Aliás não é meu amigo particular porque eu tenho uma tenho extremo Bom Gosto na escolha dos meus amigos eh assim é associação de intérpretes e músicos ela foi fundada e reconhecida pelo Conselho Nacional do direito autoral no dia 14 de abril de 1978 fundada em fevereiro de 78 também não me lembro precisamente o dia mas me parece que foi dia 15 ou 16 eu não me considero uma pessoa que tenha eh delegação de poderes para falar em nome do músico quem teria seria o presidente da ordem no caso o senhor
que nada está fazendo pelo músico eu falo em nome do músico porque eu sou músico eu sou portadora de uma carteirinha azul de número zer 022 da Conselho Regional do Rio Grande do Sul da ordem dos músicos do Brasil portanto eu sou músico meu instrumento é a voz aliado à palavra não aceito discriminação com relação a abramos como músico e como presidente da assim eu queria dizer o seguinte Cadê o seu alvará de reconhecimento do Conselho Nacional do direito autoral os seus abaixo assinados enquanto não houver o reconhecimento pelo Conselho Nacional de direito autoral não
servem para nada a não ser para fins secundários e não divulgás ao público seu abaixo assinado eu ao seu abaixo assinado eu contraponha um do Recife um de Salvador do Rio de Janeiro que não é de 100 sabe é de uns 1000 mais ou menos f insatisfeitos e maiores explicações a respeito da sim provavelmente eu poderia Lar ao vivo na Rua Minas Gerais número 41 ou pelo telefone 257 2547 ou então procure Marcos Vinícius na Marco Pereira disco que ele sabe perfeitamente O que dizer meu secretário executivo aliás uma pessoa BR ansima que também é
músico viu e que não tá satisfeito com uma série de coisas que perduram há muito tempo entendeu perduram há muito tempo a acontecem a nossa revelia inclusive eleições da ordem eleições do Sindicato das quais eu sequer fui cientificada ainda que por jornais de alta circulação e de uma série de outras coisas que o Demétrio lembra do Demétrio saxofone Pois é Demétrio deu uma série de outras dicas pra gente também documentadas todas e que poderão ser acionadas a qualquer hora muita gente fala em defender a a arte Nacional música Nacional contra a penetração de de música
estrangeira eh você o que que você acha você considera correto que sejam postos freios ou Barreiras nacionais ao desenvolvimento da arte da música em particular a coisa é abstrata quando a gente fala assim proteção à música nacional não quer se dizer que a gente esteja brigando contra a música estrangeira em princípio é nada disso a gente briga é contra a música de péssima categoria estrangeira que tá sendo executada no Brasil eu acho que quanto a isso a gente não não pode nem dizer que não se está falando uma verdade esse chibum chibum xibum de discoteca
que tá pintando aí eu juro que não é nem o melhor de lá Lá deve ter coisa mhor é o que de pior tá sendo tocado aqui né então em princípio a gente não pode ser contra a música estrangeira porque de repente você pode estar sendo contra de que E aí a gente tá sendo imbecil então a música estrangeira a gente não é contra a gente é contra uma imposição de música estrangeira trabalho que já de pela sua própria constituição é estreito e que vem ainda estreitar mais a coisa então quando a gente fala em
proteção de Cultura a gente tá mais ou menos falando a a mesma linguagem daquele moço que é dono de um laboratório pequenininho que faz pílulas há muito tempo e que de repente tá em vias de ser deslocado no mercado por uma um grande laboratório Alienígena entendeu quer dizer o problema de se lidar com música faz com que a coisa pareça um pouco mais romântica e mais bonita mas o esquema de imposição de multinacional é exatamente o mesmo e toda gravadora é multinacional entendeu então a preocupação da gente é muito a longo prazo quer dizer é
terrível você chegar numa cidade chamada Tracunhaém que é uma das bases da cultura popular da cerâmica popular do Nordeste Pero e vi aqueles meninos que estão fazendo os seus bonequinhos de barro cantando Essas músicas que estão passando como fundo de novela na televisão falando uma língua que não é exatamente a nossa entendeu que a coisa já tá chegando num ponto de de de de loucura tal de massificação tal que Ok é a mesma coisa que tudo bem Entendeu bicho é isso isso aí tá tudo assim tá sabendo isso aí manando viu carinha e não dá
para viver num país assim né quer dizer eu acho que tá tudo bem tem os carinhos que tem os os charis tá tudo certo não sou nada contra não mas que haja um lugarzinho assim pras pessoas que estão preocupadas em pelo menos agir em português né Tá difícil o incentivo inexiste naquela tua gravação querelas do Brasil você diz que o Brasil está matando o Brasil que história ess el Eu gostaria que você lesse jornal eu queria saber se com esse som Juventude som discoteque o jovem brasileiro está prestigiando o cantor Nacional de maneira nenhuma e
tem uma coisa aí que não vai acontecer nunca isso aí porque esse pessoal que frequenta a discoteca via de regra também não vai comprar disco brasileiro não quando tiver uma graninha disponível ele vai comprar o importado então não tá acrescentando nada a gente não tá acrescentando nada muito pelo contrário tá só tirando chance é claro que a gente faz força né as pessoas de um certo nome Como Milton como Chico Betânia gau o Caetano Eu João elas vão se segurando mas hoje em dia A Maré Está muito mais para diversos do que para Chico boque
de Holanda pode-se crer Elis Por que que você por que que você sempre usa o cabelo curto por eu não tenho cabelo comprido é assim que eu gosto ó que agora tô pensando em deixar crescer um pouquinho fazer uma moldurinha para o rosto assim de vez em quando eu acho gostoso entende beijo no tempo do menino das Laranjas de arrastão era maiorzinho armado cheio de laquê algum Bombril por baixo assim para deixar mais alto aquele tempo eu assim em termos de layout eu era minha mãe eu tô mais jovem hoje em dia apesar do peso
da idade e hoje você é quem el sou a mãe do João do Pedro da Maria Você viu que eu tenho uma imaginação fertilíssimas meus filhos têm os nomes mais rocambolesc possíveis diz Gilberto Gil que a gente precisava voltar a ser brasileiro até em nome de filho então eu aderi logo o Regina você que tem um sorriso tão bonito eu tenho uma leve curiosidade em saber se seus dentes são naturais não são [Música] dentadura é natural meu filha ó não tem nem aquela coisa de colar aquele cimento né natural mesmo que barato Esse seu sorriso
acabou virando meio marca registrada de algumas das suas apresentações né rapaz as pessoas são loucas tentura barato que loucura que diss Elice como é que Você dirige a sua vida fora do poco bom Elisa eu queria saber como você consegue conciliar sua vida familiar com a vida profissional assim quando você viaja para fazer shows Como que você faz com seus filhos bom eu tô vindo de 45 dias de norte nordeste com eles quer dizer sufoco são três né e nas idades mais estranhas com as vontades mais diferentes umas das outras eu tenho viajado muito pouco
de 5 anos para cá eu tenho ficado muito mais por São Paulo que por outros lugares então eu eu tô meio desacostumada dessa essa coisa de deixar filho né orora eu realmente não saberia como fazer daqui para diante inclusive porque eu não tenho uma uma estrutura montada né para deixar os meninos sem que eles fiquem com problemas assim até de assistência já não digo de carência mas de uma assistência permanente não é muito difícil se conciliar as coisas desde que a gente aja muito as claras quer dizer hoje tem trabalho eles compreendem a Menorzinha não
que tá com 11 meses ela não sabe nada dorme mais que qualquer coisa mas os dois mais velhos já têm solicitações maiores então é um pouco mais difícil mas costuma-se agir as claras quer dizer hoje tem trabalho hoje eu não vou sair para trabalhar eu vou sair para ir o cinema também sou filha de Deus mereço e eles são pessoas compreensivas quer diz eu ten a impressão que o filho do artista em geral já tá mais ou menos já é até mais ou menos concebido com essa de acordo com essa estrutura de trabalho da gente
de vez em quando até no meio de uma viagem né né então já facilita um pouco a coisa O cara já vem do nascedouro sabendo qual vai ser a barra que ele vai encarar não é muito difícil também não é muito fácil a gente vai tocando né até agora tem dado certo não temos assim problemas graves dentro de casa Os meninos estão bem assistidos a gente tem tido possibilidade de ficar com eles orora eu não tenho muita dúvida em dizer que se começar a ter problema vai pender mais pro lado deles sem grandes dramas não
é isso é que eles até nem pediram para pintar né então fez Mateus que o embale não é el você como mulher e brasileira que que você acha da condição da mulher brasileira e do feminismo condição da mulher brasileira e vem logo a minha avó minha mãe que continuam sendo maioria né porque o Brasil não é de Rio São Paulo não acho muito legal [Música] não que que que a acha do ensino do sexo na escola eu acho que é isso aí bicho tem mais que ter porque digamos assim pente numa casa não há problema
com o relacionamento de pais e filhos né os tabus inexistem as coisas são conversadas abertamente Então as pessoas as crianças ficam sabendo da vida do que é viver do que é namorar casar ter filho com a maior clareza possível dentro de um um clima de naturalidade de normalidade mas tem gente que vê Fantasma em tudo que é lugar né Então essa gente que vê fantasma fatalmente vai gerar vai criar aliás uma série de outros Fantasmas na cabeça dos seus descendentes né Aí vai ficar Russo então a escola é melhor né a escola vai mostrar que
não é fantasma que não é bicho de sete cabeça e tem gente que não tem condição de falar a respeito do problema porque não tem condição não foi instruída não sabe E aí tá A grande maioria né então a escola também vai favorecer eu acho que tem mais é que ensinar agora de preferência sem atormentar né e dizendo que é bom sabe e tudo que é bom tem que ser aproveitado né Elina Por que suas músicas são tão estrambólicas assim queria só saber isso porque as suas músicas não tem sei lá não dá para se
sacar nada não entendo nada por que será que tão estrambólico daria para você explicar para mim estrambólica eu acho que aí não dá não dá para explicar porque que é tão estrambólica Eli sobre o seu show transversal do tempo eu não tive oportunidade ainda de ver porque não estreou aqui em São Paulo ainda mas eu comentei assim com várias pessoas que já veram seu show no Rio e eu vi dizer que ele é muito politizado Como que você explicaria isso bom como é que eu vou explicar a linha do espetáculo é uma linha de debate
de uma série de assuntos o espetáculo tem a a a a pretensão de ser jornalístico de abordar uma série de temas eh fazendo um tocar né porque sonda de profundidade em Du horas realmente não dá para se lançar ele faz uma série de denúncias digamos assim sentido de entrar uma série de coisas quanto a ser político preocupação da gente não era especificamente essa mas acho que a gente tem que participar um pouco né da vida porque senão corre o risco de virar Carolina o tempo passa na janela e ela não vê então a gente fala
de muita coisa como por exemplo destruição de mato destruição de Rio destruição do homem a desapropriação a gente fala de dona de casa de trabalhador de gente que trabalha no campo de boia fria a gente fala de uma opção de coisa através de músicas de pessoas muito conhecidas e faz-se uma exposição né a gente fala a respeito das coisas e não toma partido as pessoas é que tomam partido se isso é ser político então o show é político a gente acha que ele é jornalístico mas quem sabe ele não é político de repente você falou
tô até pensando vi que eu fiquei alguns minutos pensando na na coisa até responder alguns minutos alguns segundos de repente até é só ou não quem sabe talvez tudo é possível Oi tudo bom Eu queria saber de você o seguinte a gente sente fao brilhante transversal do tempo uma proposta específica de trabalho eu queria saber de você Qual é o critério eh de escolha dessa proposta é digamos o momento social é o seu momento tá uma coisa sua pessoal é um trabalho de discussão do grupo digamos você chega uma conclusão a partir de uma discussão
de grupo realmente como é que a coisa é elaborada até chegar a proposta final bom Esse é meu amigo Viu como eu tenho bom gosto até pelo layout dá para saber os meus amigos como eu tenho bom gosto Thomas é um compositor é uma pessoa que eu przo muitíssimo é um grande músico um ótimo cantor daqueles muitos que eu falei para vocês no começo tá esperando a chance né para mostrar o quanto ele pode fazer como ele pode fazer bem as coisa enquanto seu Lobo não Vem ele fica transando umas aí que também são ótimas
porque são muito bem feitas em publicidade bom como é que a gente trabalha a gente trabalha assim não dá para separar o momento que a gente tá vivendo como pessoa como cidadão como indivíd narcis olando espelho assim o dia inteiro dizendo eu me amo não dá pr separar a nosso relacionamento em termos de grupo é muito forte a gente debate muito tudo que acontece desde program de televisão até notícia de Jornal A gente até às vezes Lê jornal junto e um Comenta uma notícia pro outro é muito difícil que asis não sej bate e que
as coisas não sejam postas em votação e que as coisas não sejam Afinal levadas adiante quando são o pensamento da maioria porque a gente é assim a gente acredita nessas coisas de democracia assim sabe então a gente age desse jeito então a gente debate as coisas debate a o que a gente tá a fim de fazer o que a gente pretende fazer o que a gente pretende onde a gente pretende chegar com trabalho a quem a gente pretende atingir aí depois sai fazendo com as pessoas que a gente também escolhe né de como um acordo
e invariavelmente no trabalho da gente tem as ansiedades pessoais as ansiedades coletivas as ansiedades do Social é muito difícil diss sociar né e a gente assim entre uma votação E outra vai fazendo um showzinho Elis em em seu show transversal do tempo que assisti no Rio de Janeiro me pareceu que sua presença Como sempre muito forte ofusca toda a participação dos músicos e mesmo todo seu domínio sobre e até iluminação cenário enfim o show em si criando uma tensão muito grande não seria mais proveitoso uma libertação maior Eu também acho viu seria bem proveitoso uma
libertação maior Você não acha Elice G vinha querida tudo bem Elice eu queria saber de você uma coisa por que que você não aparece mais na televisão você tá deixando tanta gente com saudade principalmente eu que sou tua macaca de auditório você sabe que eu não tenho tempo de atear para te ver que eu viajo a benção Você devia de vez em quando aparecer na televisão né nega cantar umas coisas lindas pra gente com essa voz maravilhosa que Deus te deu me responda por que você não quer saber da televisão minha cantora legal Dona saputi
não é que eu não queira até tenho feito alguns programas de televisão fiz uns dois ou três especiais nos últimos tempos Não não é questão de não fazer que eu tô afim de fazer legal Sabe podendo fazer as coisas que eu acho leg GS você sabe que um dia desses Faz tempo isso eu fui convidada para fazer um programa de televisão um plástico desses aí e quando eu cheguei ao Estúdio O Cara perguntou sabe o quê Fale o que que você vai fazer falei cantar ele falou só aí eu fui para casa porque a única
coisa que eu sei fazer é essa e se não serve só eu fui embora quer dizer no dia em que pessoas não precisem passar mais pelo vexame de ouvir esse tipo de pergunta você vai cantar só aí dá para transar porque eu gosto de cantar como você também gosta de cantar eu quero chegar e cantar Não quero falar não quero dançar não quero contar piada não quero botar roupa de Vedete encher de pluma já fiz esse troço sabe já me violentei o suficiente por medo por covardia por uma poção de coisas e como me fez
muito mal eu não quero tornar a fazer coisa que me faça mal Então o dia que eu puder transar de cantora numa boa eu vou ter muito prazer de fazer não pensa você que não me faz falta faz porque um programa de televisão que você faça desses ditos Via Embratel você poupa muito mais tempo se comunicando com as pessoas mas a fazer qualquer coisa eu prefiro não fazer porque eu já tenho uma série de distorções sabe já tô encarando e desfazendo uma série de coisas que eu permiti equívocos que eu permiti fossem criados através da
imagem partindo da imagem entendeu me lembrando que um dia eu cantei uma música do Milton chamada Nada será como antes numa cabine telefônica quer dizer quem tá assistindo devia com toda a razão tá perguntando quem era imbecil né fatalmente sou eu porque quem tá fazendo sou eu se eu assinei embaixo sabe por causa dessas coisas desses traumas que eu tenho com televisão é que eu prefiro esperar a hora legal para fazer quando Pinto especial legal que que eu vou fazer você vai cantar que é no fundo o que a gente gosta de fazer né é
o que você gosta de fazer o que eu gosto de fazer sem Parangolé sem munha aí tudo bem vou fazer morrendo de alegria um mês até sem dormir e vou PR casa morrendo de rir mas não vale a pena a gente sacrificar às vezes um dia para fazer do minutos e não ter coragem de assistir em casa porque sabe que tá uma droga Então eu prefiro já fiz muita porcaria para fazer de novo tem mais idade para isso não a resposta sria você deu agora faltou uma questão que não ficou bem explicada Que negócio é
esse de gengivinha [Música] ah eliz tenho certeza que você se lembra dessa música e do momento que ela apareceu que eu acredito que tenha sido uma dos momentos mais felizes da nossa música popular brasileira pra Nossa Música Popular Brasileira Eu gostaria de saber de você se você acha que isso pode novamente acontecer ou ainda o que deveriam fazer os artistas ou os veículos de divulgação para que isso acontecesse e ainda mais caso isso aconte que deveriam fazer os artistas para preservar uma coisa que reconhecidamente foi tão bom para Nossa Música Popular Esse é meu amigo
viu tenho bom gosto na escolha dos meus amigos Independente de ser meu amigo é músico toca um instrumento toca muitíssimo bem talvez seja um dos melhores pianistas desse país se amig Godói que me acompanhou durante muito tempo não só no filme da bossa como em andanças e cheganças por aqui por Europa por África por Venezuela Uruguai Argentina e é uma pessoa de quem Eu particularmente gosto [Música] muito e respeito como profissional mais do que ele Até posso imaginar eu nunca tenha dito assim ao vivo pela televisão seja mais fácil porque eu tenho certos problemas de
inibição ainda por incrível que pareço Hamilton essa hora aqui de música que a gente viveu realmente eu acho que foi muito importante como foi importante Bossa Nova como foi importante tropicalha eram momentos que a gente estava muito junto né e que a gente falava as coisas que a gente tinha vontade de falar talvez a gente não tenha um momento mais brilhante porque já não se fala como antigamente a gente mede muito as palavras H muita metáfora talvez aí a dificuldade até de que a gente crie todo um clima de corrente digamos assim né essa esse
choque da gente com o público que era uma coisa realmente inacreditável né se isso vai voltar a acontecer Amilton eu tenho fé que vai Alô ali agora como é que eu vou escutar a resposta dela tá me ouvindo como é que eu vou escutar a resposta dela não consigo porque você não vem aqui na Brasilândia fazer um show hein aqui no ginásio mesmo aqui pertinho Ah eu juro que você tá escutando a resposta que bar o que que ela respondeu respondeu que vai vir vai vir viu eu gostaria de conhecer você pessoalmente em qualquer lugar
Pode ser aqui na Brasilândia mesmo você não estran a eu vou assim juro que eu vou que maravilha Vou sim moço juro por Deus que eu vou ai que barato que coisa boa mas é aquela experiência do circo não deu muito certo né porque era a sua ideia fazer show em Periferia com o circo eu fiquei esperando um terreno aí para armar o circo né porque o falso brilhante ele foi ele foi todo programado para ser feito num circo e aí eu fui andei pedindo assim tipo secretaria né Não essas secretarias da vida um terreno
não era negócio de grana não sabe mord dura mas não perco a pos não era problema de dinheiro para fazer a gente ia fazer com que a gente tinha mesmo queria um lugar para montar né o circo foi espetáculo PR feito aí a gente ficou ensaiando 3 meses e 3S meses era um tal de gabinete do um pro gabinete do outro e falea com o Dr fulano e vai pro Dr cicrano e o deputado x e o governador e não sei o que e o negócio Acabou Não saindo então a gente fez em teatro realmente
a a proposta era totalmente inversa né era de ir memb onde desce Porque se o espetáculo fosse feito com o circo dentro de um circo aí não teria mais nenhum problema porque o circo já estaria todo equipado e se bastava para qualquer Apresentação mas a coisa gorou no nascedouro inclusive foi providencial o aparecimento do teatro Bandeirantes porque o cenário era gigantesco que ele tava sendo todo estruturado para ser feito no C porque a gente tinha a promessa de que o terreno sairia e dentro do Bandeirantes acabou ficando legal né porque o teatro é enorme tem
uma uma boca imensa de pau então acabou dando certo ali dentro agora se não tivesse saído Bandeirantes eu não sei o que que ia acontecer com a gente não com aquela tralha toda armada e num teatro pequeno ia ter que redimensionar tudo nesse sentido você nunca teve então diretamente essa experiência de cantar pra Periferia Na periferia não pra Periferia na periferia só essas coisas que de vez em quando você faz né tipo [Música] showing Clube as coisas que você faz e que não faz questão que ninguém fique sabendo sabe como é que é não acredito
muito em obra de fachada não a gente vai e faz e ponto acabou a gente sabe as pessoas ficam sabendo e Jesus Cristo toma nota no livrinho lá aí depois no saldo positivo saldo negativo ele Soma divide faz a prova dos nove de repente o entra no céu [Música] agora não quero que ninguém fique sabendo já fiz alguma coisa assim vamos conversar a respeito de outra coisa tá você acha que esse outdor sobre a Cláudia alim Rodriguez Vai trazer algum benefício para a juventude Ô rapaz se eu pudesse falar tudo que eu tô pensando vai
trazer nada rapaz não viu que o cara tá na Suíça numa boa o cara tá na Suíça ele deve ser raia miúda deve ter muita outra coisa atrás disso aí e se a conversinha de pé de ouvido valer não é bom nem falar nesse assunto que é muito perigoso acho que Olha esse troço é muito nojento demais para ser conversado nessa hora sabe gosto esse negócio não quer saber por que você gravou o rancho da goiabada e Saudosa Maloca nesse ritmo que você gravou Eu particularmente acho que ficou muito ruim tirou toda a força principalmente
da Saudosa Maloca mas eu gosto assim tem uma história do mo Santos que é boa n o jeito que ele fazia arranjo as pessoas não se conformavam né que era completamente diferente dos outros então dia numa sessão de gravação um trompista resolveu encrencar lá com jeito que ele escreveu o arranjo dele F mas não se escreve assim Ma Senhor me desculpe me perdoe não me leve a mal mas não se escreve assim ele falou mas toque aí o cara tentou tocar a segunda vez falou mas o senhor me perdoe mas não dá para tocar porque
não se escreve assim como o senhor escreveu para TR el falou ah não escreve falou não fi assim então saia dizendo por aí que moass escreve eu gosto assim do Saudosa amoca é o meu jeitão eu respeito você não gostar mas eu gosto assim ali ali ele Ó que barato ah el Regina Se você soubesse eliz Regina Se você soubesse como eu gostei da sua gravação da sua interpretação você não pode calcular como eu gostei eu e todos os meus amigos gostemos demais você cantou Como eu queria cantou legal gostei mesmo da sua interpretação do
Saudosa Maloca viu eliz Regina minha queridinha vou vou eu precis encontrar com você para dar o o samba que eu falei que você na Tupi do despejo da favela sabe eu disse Você gravou legal muito bem muito obrigado mais alguma coisa poder mostrar o meu repertório se você gostar não tem importância não faz mal dispois que nós vai depois nós volta é isso aí bicho falou gente finíssima outro amigo Olha que bom gosto você viu é é tudo uma questão de conversar com as pessoas né tive conversando com air antes de cantar porque de repente
podia ser que ele se sentisse muito agredido por isso ele falou que era exatamente o contrário agora eu só cantei assim lento e arrastado porque eu não acho graça sabe não acho graça você tá num determinado lugar e de repente 24 horas você tem que sair sabe dar Deus para onde então isso não é engraçado Sabe tem que haver uma certa coerência de som e imagem né a história que tá sendo contada ela tem que ter uma sonorização razoável né razoavelmente parecida com o que ela tá dizendo porque senão fica uma loucura só fiz assim
porque eu acho que sabe um desrespeito já morar já morar Nas condições em que o cidadão morava já acha um desrespeito agora ser despejado em 24 horas acho maior desrespeito ainda o cara já não tem mais nada já tá vendido por que que tá tem que ser tocado enxotado que nem gado doente então sabe é o meu Jeitão de ver a vida me parece que é mais ou menos o jeitão da dona Iran porque já em Porto Alegre eu soube que ele tava muito satisfeito aí encontrei com ele na famosa padaria ao lado da Tupi
e ele me prometeu uma música nova que era o despejo da favela provavelmente vai ser até bem mais triste acho que é um equívoco em relação à Dona Iran sabe as pessoas confundem a obra do compositor Don Barbosa com o tipo com o personagem que ele fez a vida inteira a Don Iran não é uma pessoa para se estar rindo dele você sorri é um camarada muito sério para a gente tá fazendo cãs cãs cãs a toda hora sabe eu acho Me desculpe Já falei para você que eu sou Democrata a respeito do seu ponto
de vista mas eu tô colocando o meu a primeira chance que pintou ainda não fui entrevistada noutras Estações entende então tô respondendo eliz Regina como você sentiu esse contato direto com a voz do povo que foi proporcionado por Vox po olha eu achei legal principalmente porque você respeitaram uma coisa que não sei se vocês sabiam mas é o que eu penso sabe a respeito do chamado artista Popular tem que saber das as pessoas que realmente o ouvem até gravitam um pouco em torno dele o que que é que eles estão achando o que que é
que eles estão pensando quer dizer desde o menino que queria saber se eu tinha dente de verdade ou não até a universitária preocupada com com a retomada dos Artistas no sentido de uma maior preocupação com o dia e a hora que eles estão vivendo dentro da sua da sua terra do seu país passando por esse moço que foi realmente o o grande presente muito obrigada eu fiquei contente eu não saberia responder para teóricos sabe um não tenho essa facilidade também não tenho tanto conhecimento assim para chegar para um doutor em música popular e responder coisas
talvez até pela própria falta de tempo as coisas que eu sei são muito mais do que eu vivi do que eu ouvi da prática mesmo sabe e da confrontação da minha profissão com uma série de outras profissões então eu fiquei muito à vontade sendo entrevistada pelas pessoas que me assistem que me ouvem que ligam rádio para me ouvir ou que estão com rádio ligado e de repente eu passo que de repente devem fazer um bicho de S de cabeça da minha vida eu queria pedir uma desculpa àquela moça que perguntou quanto eu ganhava de ter
dado uma resposta mais bruta mas é que tá meio na moda agora né pessoal fica preocupado com quanto o artista ganha para saber se ele pode ou não pode dizer certas coisas ou seja mais ou menos pede um atestado de pobreza da gente para falar respeito de certos assuntos Como Se só tivesse autoridade moral para falar a respeito de certas coisas quem vivesse vivenciasse o problema você não pode saber da Injustiça desde que você não foi um injustiçar Aquela tal da discussão do sexo dos anjos que eu falei as pessoas perdendo tempo com imbecilidade o
ladrão chegando tomando tudo levando embora então eu achei que foi muito legal saber essas coisas a moça que não gostou da Saudosa Maloca e que não gostou do boia frio airan que gostou Angela Maria que quer me ver sabe achei que foi o maior barato achei muito legal e agradeço muitíssimo devo est vesga agora desculpa é que eu fico nervosa o olho vai pro lugar errado e sendo para ser assim bicho a qualquer hora é só o meu o mesmo telefone mandar chamar que eu tô aqui de novo [Música] [Música] n [Música] [Música] [Música] [Música]
non as
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com