e mesmo assim temos possibilidades de controlar nosso destino e moldar nossas vidas para melhor e o modo inimaginável para as gerações anteriores e aí [Música] e aí e aí e aí olá neste primeiro capítulo da obra sociologia adianta guiddens nós podemos notar a eleição do principal objeto da sociologia e no ambiente onde esse objeto se dá mundo moderno para o guinness é o ponto de partida de compreensão de uma sociologia enquanto ciência ela vai se preocupar com o mundo dentro das suas tensões conflitos e divisões sociais o que vai tornar este mundo por profundamente preocupante
é um mundo em que a tecnologia atua contra a natureza que a técnica atua contra estética que a ética é secundária à medida que os meios de produção importam mais para a organização das relações humanas do que as próprias relações humanas contudo o guinness vai apontar que é uma possibilidade de controlar o seu destino diferente de tudo que antes se passou nas outras eras em outros momentos do mundo a idade clássica e a era das grandes viagens gregas e os domínios romanos a expansão do cristianismo nada disso possibilitou ao homem a possibilidade de controlar o
seu destino da maneira como o mundo moderno possibilita hoje oi e aí o guinness vai eleger essa como uma preocupação central da sociologia como o comportamento humano nesta sociedade moderna mas é claro que é preciso pensar em algumas questões profundas e necessárias para compreender esse de um mundo paralelo qual é a direção que as mudanças tomam e como surgiu este mundo é porque a vida é diferente hoje do que ela já foi em outros momentos o objeto da sociologia então está desenhado o comportamento humano no mundo moderno vai edificar se a partir de uma certa
lógica oi e essa lógica vai criar os principais problemas que a sociologia vai abordar funcionalistas interacionistas marxistas vão se apegar ao mundo moderno para dominar as suas seus entráveis sobre a questão da igualdade tô pensando no metro para por em prática esse estudo do comportamento humano quanto as meninas vai levantar a possibilidade de pensar o mundo para além das suas questões pessoais ou para que aquele que estuda o mundo para aquele que olha o mundo não se prenda a rotina familiar padrão que ele tem e os seres humanos tendem a ver o mundo para essa
rotina familiares tem né estar presos a uma ótica pessoal o que vai ser condicionada muito por uma aflição olá pessoal e uma angústia pessoal que determina a visão do todo e essa aflição pessoal ela pode ser combatida com uma coisa que charles wright mills vai chamar de imaginação sociológica é uma saída para se ver o mundo fora do subjetivismo clássico do senso comum é uma proposta de desnaturalização ou seja eu preciso olhar o mundo de forma entender que os processos de conexão que existem de forma inteligíveis nas ordens estipulados no mundo moderno são instituições sociais
e não da experiência individual que os próprios cidadãos tem nesse sentido é preciso tentar ir além daquilo que se vê enquanto sua experiência pessoal suavizam a sua opinião a sociologia como ciência vai combater a opinião e o senso comum e vai se pautar certas teorias contra intuitivas e que vão e se ordenar as mais a interessantes correntes teóricas aí dentro da lógica do pensamento das ciências sociais para resolver problemas ligados aí a uma a imaginação sociológica que esteja fora da rotina padrão e para isso o guinness vai propor no texto um exercício de imaginação sociológica
bom e que nós podemos compreender se trabalharmos o exercício da mesma maneira em primeiro lugar é que a imaginação sociológica precisa encontrar fatores não perceptíveis ao senso comum porque se nós estamos ligados prontamente a nossa aflição pessoal e a nossa rotina familiar vamos tender a dar uma opinião pronta e de forma é intuitiva que será sempre alinhada as nossas preferências passionais isto é de alguma maneira os nossos gostos os nossos desejos as nossas frustrações os nossos sucessos e a nossa experiência pessoal como um todo vai influenciar no modo como nós emitimos um julgamento do mundo
oi e o senso comum como um todo se ordena desta maneira a questão que o guinness vai por aqui existem 5 fatores que são imperceptíveis no um olhar angustiado do próprio homem e que precisa de um certo afastamento crítico para que eu possa chegar neles quais são esses fatores então ele vai tomar um exemplo importante tomar uma xícara de café e vai dizer que para qualquer pessoa e para qualquer resposta pronta tomar uma xícara de café é um ato de gosto uma resposta um pouco mais elaborada vai contar uma experiência afetiva ligada a tomar uma
xícara de café uma possibilidade um pouco mais remota talvez seja explicar alguma questão pessoal que estivesse relacionado a tomar uma xícara de café mas pô o e baseado aí na teoria do charles wright mills a imaginação sociológica vai obrigar que a gente transcenda esta lógica pessoal e expõe a um caráter amplo dos fatos sociais além de uma aflição de uma angústia existem tendências sociais quais são essas tendências sociais que nós podemos notar no texto e que a teoria da imaginação sociológica vai privilegiar em primeiro lugar um caráter ritualístico existe em todos os atos sociais por
exemplo tomar uma xícara de café existe um caráter ritualístico por trás de ou poderia ser esse caráter ritualístico aqui aqui é bom notar uma coisa muito importante cada ato e cada ação social demanda evidentemente como o guinness vai explicar em como ritmos vai já vai explorar melhor no seu texto e como nós já vimos em outras situações uma certa circunstância um certo modo um certo local e algumas pessoas que se envolvem nela então eu não posso pensar uma ação social no vaco mas eu não posso tomar tomar uma xícara de café como um todo eu
preciso imaginar esta ação de uma forma concreta então a sociologia acabar se tornando uma ciência do concreto então eu posso pensar por exemplo tomar uma xícara de café da se expõe caráter ritualístico todas as vezes que ela chega do trabalho ela liga a cafeteira coloca a cápsula na cafeteira seleciona o que ela quer quais o seu café senta no sofá toma o café e isto compõem um ritual de chegada dela do trabalho para o momento do café o que não significa que ela não tenha outros significados pessoais ea funcionários dentro dessa ideia é só significa
que existe um caráter ritualístico ali se você já uma ritual que vai ser cumprido esse ritual geralmente é inconsciente trabalha de forma a operar uma prática e um costume que já está engendrado no próprio ser para ela não escolhe ela não planeja lá não organiza este ritual ela simplesmente o faz então por exemplo um almoço de domingo na casa de uma família tradicional protestante americana ele é sempre precedido por uma reza e um agradecimento pela comida não é pensado é ritualístico é o simplesmente farei então a uma exposição de um caráter ritualístico nessa situação o
ou aquelas pessoas que têm certos costumes e certas práticas que referem-se a um modo de ser que não é um modo de ser prático nenhum modo de ser costumeiro mais um modo de ser mágico e que acaba ligando estas pessoas a um certo ritual específico que para elas têm um sentido prático e imagico mais quem para os olhos externos não passa de um ritual como por exemplo o natal nas famílias católicas ou nas famílias ou na maioria das famílias brasileiras ou na maioria das famílias do mundo ocidental o natal é uma festa que tem um
caráter ritualístico nós passamos ao item 2 então existe uma visão social sobre um chá tomar uma xícara de café na arábia é um crime tomar uma xícara de café nos estados unidos é um fator de relaxamento porque os americanos trabalham por exemplo com aquele café expresso do começo do dia ligar para o trabalho ligado a correria ligado a rotina então mas tomar uma xícara de café tem uma visão de tomar uma xícara de café na sociedade brasileira tem uma outra visão não depende eu vou tomar uma xícara de café no boteco vou tomar uma xícara
de café num restaurante chique vou tomar uma xícara de café em casa então a sociedade tem uma visão do que é tomar uma xícara de café já pegamos o exemplo clássico aí né da dona florinda aí do professor girafales você gostaria de entrar para tomar uma xícara de café é evidente que a visão social que se impõe naquele tomar uma xícara de café não tem é o mesmo caráter que você encontrará em outros lugares o muito em três um caráter econômico global existe para cada ação oi e esse talvez seja um ponto mais forte ligado
ao desenvolvimento do capitalismo moderno e para que uma xícara de café seja possível é preciso pensar em todo uma dinâmica econômica que fez aquele café chegar até uma mesa you can in vazou o café que encolheu o café quem tomou o café quem vendeu o café em comprou o café como ele chegou no lugar quem trabalha nos mercados quem trabalha nas lavouras quem trabalha para os produtores quem trabalha terceirizado para carregar o café ou quem trabalha fornecendo o saco tudo um caráter econômico global se mexe para o café está na mesa de alguém não existe
no mundo moderno com raras exceções ou raríssimas exceções e é de ermitões e pessoas isoladas no meio do mato que está vivendo as suas próprias no mundo moderno a via de regra é que um caráter econômico seja desenvolvido de forma globalizada para o café está na mesa do americano ele movimenta a colômbia em movimento brasil ele movimenta toda o transporte latino-americano ele movimenta o próprio economia americana ele movimenta as franquias então a uma certa ideia que todos os produtos passam por um desenvolvimento econômico muito considerável bom e que não é possível alienar-se desse desenvolvimento ou
seja não existe compra e vende não existe produto que está na nossa casa ou na nossa mesa de maneira gratuita existe um desenvolvimento para que ele chegasse lá e esse desenvolvimento vai bater em uma série de outros trabalhadores pessoas produtores eu seja cria-se um sistema e esse sistema tem um caráter global o quarto item diz respeito ao desenvolvimento histórico isto é todas as coisas tem uma história porque é que nós tomamos café então nós vamos buscar a história do café como café se constituiu como como um grão nobre como este grão virou uma bebida como
esta bebida foi trazida a sociedade como a sociedade encarou ela de uma maneira e não de outra e isto é preciso pensar os caminhos que aquilo teve para chegar onde ele chegou tomemos por exemplo o chocolate como o nosso produto de desenvolvimento histórico não fossem os colonizadores espanhóis terem chegado a sociedades mesoamericanas não teriam visto a gosma feita do cacau que secava ao sol com a sua e era servida como uma iguaria com a sua amargura não fosse levar colar esta gosma para a europa e a partir lá do suíços como o e nestlé a
introduzir o leite nesta gosma ia curá-la de uma maneira diferente não teríamos o chocolate ao leite não tem a introdução do achocolatado ou do chocolate quente então é vejam esse ponto ele é fundamental para aqui eu uso no celular uma televisão uma cadeira qualquer coisa tem uma história de porque lá se tornou o padrão e porque este padrão chegou nas nossas casas nas nossas vidas sem que ele seja inventado por nós em outras palavras progridem o mundo moderno transforma as coisas e ele não cria por fim temos uma associação a um estilo de vida e
todo ato de fazer alguma coisa está associado a um simples grupo estilo ou contingente social o caso de tomar uma xícara de café no starbucks no shopping depois do almoço com o notebook aberto e de óculos é um estilo de vida tomar uma xícara de café no bar da esquina 7 horas da manhã está associado a um outro estilo de vida tomar uma xícara de café depois do almoço no restaurante e também está associado a um estilo de vida como tomar uma xícara de café de manhã no trabalho todas as ações têm uma associação a
um certo estilo de vida e um padrão que vai desenvolver o que nós vamos chamar depois de identidade que nós veremos mais adiante nos capítulos posteriores e de qualquer modo o que eu gostaria que ficasse claro neste momento é que os fatores não perceptíveis aos sentidos existem em todas as ações sociais e norteiam os fatos sociais como tal e eles independem da nossa visão e da nossa opinião sobre como aquilo vai se manifestaram na realidade objetiva e por isso o guinness vai propor um exemplo ilustrativo para mostrar isso refletir sobre situações cotidianas vamos mostrar esses
aspectos sociais e ele vai pegar um que é particularmente interessante para nós que é o perfil universitário ele vai dizer que o perfil do estudante universitário no mundo moderno na atualidade corresponde na ordem de três quartos dos estudantes ouvidos pelas pesquisas são brancos isto é pertencem a uma etnia específica tem um background profissional podem trabalhar apenas meio turno e deseja um bom emprego apenas quando se formarem e o que significa que eles podem dispor da faculdade sem o problema do custo e também sem se preocupar em arrumar um emprego naquele momento quer dizer existe um
contexto social padrão este é o contexto social padrão do universitário no mundo moderno esse nós lendo isso não nos encontramos neste padrão significa que nós estamos fora da curva ordenada ou do filão estrutural que a sociedade moderna impõe em termos de cultura sobre alguma coisa então como ele tá elucidando dessa questão do papel do universitário porque este é um livro uma obra voltada a universitários no geral e não apenas a sociólogos na verdade não há sociólogos mas aqueles que não são interessados em seguir a carreira de ciências sociais mais precisam entender o contexto base ele
está mostrando que a um padrão de comportamento e esse e onde comportamento determina um poder de influência em como as pessoas vão lidar com as suas vidas na hora de escolher os seus destinos isto é se você não pertence a este padrão a esse perfil traçado a inserção no mercado de trabalho a partir de um diploma universitário no mundo moderno para você é deveras complicado porque ele está pondo essa questão porque ele vai também e é levantar a possibilidade de que as mudanças de padrão e as mudanças na ordem social a são contínuas no mundo
o que significa que eu posso não ter mais este perfil numa nova medição se as pessoas trabalharem para tal e isto é o filão estrutural muda à medida que muda a contestação da sociedade e esse da no que ele vai chamar de criação da individualidade ou de um fator de posse da individualidade que o que a sociedade faz de nós em relação ao que fazemos de nós mesmos são que a sociedade deseja o que ela quer de mim o que ela o que ela impõe a mim mas isso em relação aquilo que eu quero de
mim mesmo do que eu desejo em que eu vou fazer é isso porque o guido em vai parte do pressuposto do pierre bourdier do interacionismo ações humanas tanto estruturam o mundo como são estruturadas por ele é o conceito do bordieri de estrutura estruturante é a medida que os homens agem no mundo eles modelam o mundo social como essas estruturas que estão postas são modeladas por ele à medida que o conjunto de eventos também modela este homem e também é modelado por ele em outras palavras o que o bordieri define como um conjunto de eventos sociais
não é nunca completamente aleatório ele existe em certa regularidade ou seja a uma certa ordem inteligível nos fatos como queria o barão de montesquieu é o conjunto de eventos vai estar em constante reestruturação pelos seres humanos os homens agem nesta neste os homens agem no jogo social à medida que o jogo social influencia nas suas condutas e que suas condutas influenciam o jogo social isto forma uma dinâmica de interação esta dinâmica de interação é colocada para o tecido social do mundo moderno tal qual para o caráter individual de cada um dos sujeitos que está agindo
ou que está reagindo no mundo isso vai fazer com que as ações não só mudem o mundo como também mudem os sujeitos à medida que elas serão regidas pelo próprio tecido social isto é o mundo não para a sua dinâmica de estruturação e reestruturação de mudança e transformação e por fim o guinness vai perguntar quais são as implicações práticas desse pensamento sociológico no mundo moderno e que podem nos trazer alguma elucidação importante sobre o que pensar como pensar e por que pensar de forma sociológica primeira dessas questões que ele vai trazer é o fato de
que pensar o seu logicamente ou seja imaginar o mundo de forma sociológica traz consciência de culturas a consciência de diferentes culturas ver o mundo a partir dos olhos dos outros ou a partir do outro que é diferente da minha pessoa permite que o modo de vida dos outras pessoas possam ser entendidos compreendidos à medida que seus problemas são elucidados e não pelos meus olhos mas pelos olhos deles mesmo o que significa não julgar e não impor a minha cultura e o meu modo de ver as coisas aos outros mas a entender porque aquele povo aquele
grupo ou aquelas pessoas ou aquele indivíduo ou aquele político ou qualquer outra gente social age como age permeado pela sua própria cultura sem que eu consiga aproximar-me de mais ou sejam certo afastamento crítico a sociologia vai desenvolver e em segundo lugar é possível pensar avaliação e efeitos das políticas públicas e as pesquisas podem demonstrar as mais claramente os resultados dessas ações explicar que as ordens e racionais e que parecem ao senso comum objeto de magia ou dádiva divina advém e podem ser estruturadas pelo pensamento pela ação humana e avaliar políticas avaliar ao como a ciência
social olha a esfera política das nossas na nossa convivência social é fundamental para entender o pensamento sociológico e utilizo tudo por fim o que ele vai chamar de auto esclarecimento ea capacidade que nós temos de saber como e por que agimos nós agimos como o eu agi permite claro o maior domínio do futuro e da sociedade à medida que você se conhece melhor e consegue compreender as estruturas que estruturam a sua forma de pensar é claro que isso vale para grupos minoritários para grupos homogêneos heterogêneos inclusive grupos que se encontram no poder eu preciso me
alto esclarecer em compreender a minha forma de trabalho à medida que eu vou conseguir dominar a compreensão das minhas estruturas de pensamento já terminamos aqui essa breve introdução sobre o capítulo que é sociologia no próximo episódio nós vamos compreender as principais correntes sociológicas de modo resumido e simples para posteriormente nos próximos anos explorá-los de maneira mais específica com seus principais autores os grandes clássicos karl marx émile durkheim e max weber e sobretudo pensar o mundo moderno e olhar a sociologia como ordenamento de uma cultura moderna mais que tenha isso as raízes históricas e que possui
aí uma forma específica de ver humor e obrigado por assistir continuamos no próximo episódio até mais e aí e aí e aí