E aí [Música] e vendas e as lojas de inicia esse primeiro ciclo de sessões a minha se a nossa jornada discípulos do selvagem em 2022 14 ciclos os sonhos relevantes de Gaia mulheres plantas e pura e memórias ancestrais essas informações vão tá toda site do selvagem e a gente quer lembrar aqui todos os nossos movimentos são gratuitos O que acompanhar já é uma grande alegria Mas você se sentir e é convidado a colaborar com as escolas vives isso é muito importante porque já são projetos maravilhosos por si só coordenadas pela Cristina Itaquá e tem muita
informação sobre essa nossa esse nosso movimento de fortalecimento de apoio ao fortalecimento das escolas vivas e eu também quero lembrar que é importante se inscrever nos ciclos para receber um e-mail com as informações adicionais com cupom de desconto para os livros essas com todas as informações assim mais técnicas mas a gente está aqui realmente tirando agradecer né a esse empenho todo da equipe do selvagem a madhav que é Laísa Laísa a na tia Bruna a Ketlin também tá hoje ajudando já a transcrever todo o essa conversa ela da comunidade agradecer a toda comunidade agradeceu o
escritório do teu embaixada francesa porque a gente tá podendo traduzir essa fala em francês com o apoio deles e agradecer imensamente também a participação da Zoe dogos que é uma artista convidada que vai desenhar esses fios desenhos dela já estão ilustrando o nosso as páginas de 15 envolvem esse ciclo só até pelo aqui que anotando algumas coisas que são milhões de informações linhas Então esse ciclo dos sonhos ele é composto de em encontros hoje todos eles mediadas pelo aí o como se salve Ailson Você já está aqui para gente sete cadernos e vão diz dobrando
os temas e os assuntos que a gente vai estar conversando no círculo hoje a gente começa com a nas taxa Mas não tem nada não está acha a e começa depois a partir da próxima terça tem o Leandro altmann sidarta Ribeiro e para finalizar o Moisés e ela ficou a Cristal o que mais que eu preciso me lembrar e é tudo vai ficar gravadas no YouTube Quem quiser mandar Pergunta a gente vai tentar na medida do possível de acordo aqui como essa experiência né se der a gente compartilha e realmente hoje para a gente é
um momento muito importante a convidar na Anastácia é como um chamado selvagem é importante para a gente entrar nesse tema sonhos pensando na confiança da escuta e da Visão dessas esferas não humanas é mas taxa boas-vindas É uma honra estar com você aí eu Tom na casa sua nave a sua bem-vindo boa conversa E aí e obrigado Luana gratidão Que ótimo você nos anunciar aqui para quem está chegando agora e nós tivemos a alegria de pensar essa oportunidade do ciclo abrindo com a natássia nesse encontro de hoje e tivemos aquela Rara oportunidade de fazer um
teste de conexão e já nos aproximou imensamente então eu posso cumprimentar na taça é como minha visitante querida bom dia boa tarde na taça bem-vinda G1 Ah é assim é é muito obrigada a Éfeso seja mais falei então agora sou eu vou falar sou eu que o filho essa falar agora sim e você fala agora você é [Risadas] é daquelas que a vida é assim obrigado então eu estou muito contente de ter sido convidada e deixar aqui com vocês hoje é uma experiência um pouco fora do comum assim fazer uma coisa com vários idiomas e
e é muito interessante poder ouvir assim é surpreendente e eu vou então começar tá entrando diretamente no assunto dos sonhos então os sonhos a justamente onde eu trabalhei eu passei vários anos com uma mulher que se chama da área que é esse a chefe do clã e logo depois da queda da União Soviética e que ela tem essa família era reunir essa família dela com ela e e eu pude aprender muitos com ela sobre essa questão dos sonhos talvez eu possa começar dizendo que o que ela dizia o tempo todo quem vive para poder sonhar
de verdade tinha que ser a evitar virar-se para dentro desse mês lá é melhor você ir para longe fora do seu mundo porque se você não for fora do seu mundo não dá para encontrar ninguém bom então eu vou voltar sobre esse assunto depois mas eu vou contar uma história agora o que ela me contou e se conta inclusive são redor do da lareira do fogo e aí à noite com os amigos as pessoas começam a contar histórias de sonhos e ela que fala agora eu quando era pequena eu não sabia de onde vinham as
crianças um dia minha mãe levou-me a um lugar na floresta perto de onde estava o urso A Cabana onde eu nasci tinha uma grande Rocha no meio das Árvores maior do que eu e a Maria leva a mão até as ancas para me mostrar o tamanho a minha mãe e disse o seguinte essa é a sua Rocha você veio daí depois ela foi embora e me deixou sozinha durante várias horas com a rocha e me disse para eu refletir sobre esse assunto eu voltei Arrocha me perguntando a mãe queria dizer como é que eu poderia
sair daquela Rocha pesada assim nem sequer eu conseguiria levantar eu conseguir levantar depois a minha mãe voltou a gente se sentou e ela me disse que quando eu nasci eu tinha me recusado a comer ela disse que eu chorei durante dois dias sem parar a pa último chamante nós conhecemos aqui veio até o nosso urso no terceiro dia ela passou a noite com a gente ela cantou e depois ela sonhou de manhã ele me disse o quê que ele tinha visto seu sonho é o seu nome foi mal interpretado eu queria chamar você de Juliana
mas eu não podia ser o seu nome ele disse que conheceu a minha mãe no sonho e ela morreu algumas semanas depois que você nasceu Então ela disse que eu deveria dar os nome dela para que seu choro parar se você escolher esse viver e da área olhou para mim e sorriu é por isso que o meu nome é da área porque o apa conheceu a minha vó e a pedra com que a pedra tem a ver com isso não tem certeza de Cidália o sonho japa ainda vive naquela pedra a minha mãe acabou de
me contar a pedra transporta a memória do sonho como uma memória das circunstâncias do Nascimento É verdade um ponto fixo para voltar quando se esquece como se chegou e e quando eu vejo a pedra do meu sonho eu me lembro disso dois meses depois aí eu voltei para as montanhas francesas e eu comecei a pensar naquilo que ia a dar eu tinha me contado E isso tem a ver com a história do sonho e também houve um outro narrativo ano outra narrativa dos hoje Buá do Canadá hoje boa no L é isso não significa no
caso que a alma tenha se ajustado imediatamente a um corpo pelo fato de um corpo a nascer do outro às vezes é uma falta de ajuste da Alma no corpo Algumas pessoas dizem que eles ouviam recém-nascidos gritar constantemente até alguém reconhecer o nome que estavam tentando dizer quando foi dar esse nome as crianças deixavam de chorar quando isso acontece e o significa que alguém que uma vez viveu na terra está tentando voltar a vida oh alô é o comentou aqui essa história indica que a reencarnação é muito comum entre os hoje boas e que recordar
As Memórias da vida pré-natal pode ser crucial para a sobrevivência da criança só é confirmada quando é dado o nome correto correto no caso é tem que se ter essa relação entre aquele que foi embora aquele que já partiu mas que ainda está preso entre os dois mundos Como diz da área a quando ela contou a história para mim a da área eu fiz uma pergunta para ela e a resposta que ela me deu mudou a minha percepção das nossas noites em turva e isso deu um peso e uma eficácia que não era simbólica nem
etérea mas era histórica e e não tem mais diamante eu perguntei a da área não apa aquele que eu nasci foi o último ele morreu quando eu tinha 10 anos a tá o velho que você conheceu que vive sozinho debaixo daqueles Galhos na subida do Rio é seu filho ele ainda sonho e é por isso que ele vive lá em cima sozinho como uma raposa mas não ajuda mais ninguém e como é que a gente pode fazer para encontrar outras Almas é porque sabemos que não podemos fazer sozinho então a gente precisa ajudar e a
daria me disse que era muito simples era preciso sonhar sozinho sem o chá longe é preciso se treinar para sonhar não são dos não solta os espíritos dos mortos que por vezes nos visível E é isso que temos que fazer para poder sobreviver na floresta os animais sim é preciso Tentar sonhar com eles para compreender o que fase e para onde vão e eu perguntei porque e ela disse é claro para saber o que nós vamos fazer é uma outra manhã de inverno eu acordei e vou encontrar os rapazes que estavam dormindo e Matilda genro
diária estava encostado na mesa junto ao fogão e eu olho para ele pensando vagamente no longo e aborrecido o dia que estava chegando Ela já se foi ele disse sem olhar para mim ela deve ter estado a roupa sonhar e os seus passos vão em direção ao rio eu me avisto um visto rapidamente calças Botas e saio correndo antes mesmo de chegar ao fim do acampamento eu vejo as letras de da área contra a parte de trás da clareira eu paro e Observo a sua aproximação ela tem um sorriso ela está muito orgulhosa como uma
criança que apanhou a sua primeira borboleta ela me mostra uma truta Arroio Íris ela disse ontem à noite eu os vi falaram comigo e disseram-me onde eles iam estar eu sabia que eles iam se entregar e eu rápido eu fui para o lugar que vi no meu sonho vieram quase imediatamente mais tarde na frente da casa do pequeno banco sentado sobre os poucos Raios de Sol nós rimos ajuda recebe graça do Rio de mãos vazias ou é você não sabe que não vale a pena ir se não tiver visto antes a noite no sonho a
gente pode sempre tentar disse Matilda E aí ó Ah não eu queria agora é eu queria ver esses fragmentos Oi e eu queria começar explorando as razões Por que que a no ocidente nós temos parado de sonhar bom então porque estamos fechando não fechados no tipo de sonho merecer você nós somos herdeiros no uma tradição na qual o sonho EA realidade foram vistos como duas esferas muito distintas e hierarquizadas em seus graus de importância se as imagens noturnas relacionadas a fantasia que eram consideradas como reflexos Palio dos do mundo para Aristóteles essa concepção só de
se enrijecer com o tempo e o trabalho de distinção entre a realidade de urna original EA ilusão noturna a projeção se tornou o ponto fundamental fundador nodal deve estar concepção ainda hoje a maioria de nossos contemporâneos mesmo aqueles que não são nem filósofos nem cientistas concordam que o mundo vivido durante o dia mais real do que as imagens noturnas em soluções de Harry Potter de Aristóteles se tornou um lugar comum compartilhado por todos os sonhos distorcem o mundo pois são apenas projeções distorcidas deformadas de uma realidade que a mente humana recupera desajeitadamente durante a noite
dessa ideia deriva uma afirmação que amplamente aceita é um consenso e que ninguém discute os sonhos teriam da realidade mas não são a realidade considerações podemos considerar EA divisão entre as imagens de urnas e noturnas se estabilizou mais firmemente durante o Renascimento em 1633 de carta em seu tratado sobre o homem apresentou uma tese que rapidamente se tornou uma evidência irrefutável no ocidente os sonhos são eventos inteiramente psíquicos analisadas em termos quase mecânicos a nossa eu tô sem Cerro Definitivamente a porta aos adormecidos visionários europeus cujas práticas pressupõe a independência parcial da alma em relação
ao corpo se o sonho pudesse ter sido concebido ainda na Idade Média como transporte presença exploração Revelação seus possíveis registros de ação eficiência se viram drasticamente simplificado os confinados a única localização da mente humana Mas vamos por exemplo considerava que os sapatos sábado era sinal de sonhos loucos atestando o grande o poder da Imaginação poderosa mas sempre ilusório se a alma vagueia viajar desvia de vaga ela só faz em termos metafóricos nada sai nada deixa o corpo o seu relaxamento é suficiente para explicar os movimentos erráticos do espírito que permanece o lado nele essa nova
concepção do ser indica que as imagens confusas produzidas pela mente são incapazes de gerar informações objetivas úteis exceto no contexto da autoanálise que vai ser desenvolvida 20 anos mais tarde pelos psicanalistas o sonho como o olhar revisão torna Sul teatro do interior uma espécie de representação que mais tarde vai receber uma dado uma qual vai estudar no valor íntimo mas não social entretanto se nos interessamos a etiologia veremos que a palavra sonho só se impõe no final do século 18 para substituir o futebol como é que eu vou dizer o e a imaginação a fantasia
embora abundância de Pesquisas etimológica é sobre a palavra enigma da palavra parecia indicar que era Originalmente o conceito móvel é só muito recentemente cristalizado em seu último mais sentido mais pobre A projeção torna o sonho uma projeção Mental é nós temos então palavras assim que que significam realmente devagar se acertar invadiu se delirar odiar se ficar para ser transportado e outros termos nós vemos então é errâncias e Idas e Vindas dessa calça etimológica que são invocadas no final da idade média com uma máscara que se usa na Banda No Carnaval até que era clássica finalmente
ele terminou seu sentido aquele que é queimavam digamos o sonhador o apoio eliminar todas as antigas habitações do termo no século 19 no entanto o princípio estabelecido é projeção onírica parece vacilar um pouco sobre a pena dos etnógrafos ao lê-los desse que são os modelos que é aquele que os modernos consideram com verdadeiro quando consideram Suas Fantasias noturnas é uma concepção que vende sua história ou melhor arrumar exceção em relação a história dos outros as narrativas de ções relatados pelos etnógrafos transportam os leitores para mundos que consideram ter visões noturnas dão acesso à realidade que
são muitas vezes mais importantes do que as permitidas televisão de urn ocular essas menos narrativas simultaneamente os trazendo de volta essas velhas concepções as mesmas que deram lugar às a categorias científicas atuais e tando a área e sua família e a na realidade nunca me deram ao Mete uma a capitalização precisa da vida onírica entre eles o mais uma coisa é certa quando consideram sua trajetória aumentar os eventos da região de não discutir os sonhos O que ocorre durante a noite ocorre como como um evento a cor do mesmo jeito que ocorre durante o dia
o cotidiano diante de me mostrou que ela considera dois tipos de sonhos que aconteceram dois processos que merece merece o mesmo nome os povos animistas não passa o seu tempo sonhando com as almas dos animais ou dos Mortos eles também projetam no exterior as situações que viveram no dia e como nós e apesar dos psicanalistas a diferença a primordial com as nossas concepções modernas é que esses sons não são considerados como uma única coisa mais que estão poucos interessados ou quase nada você não foi para lugar nenhum você não encontrou ninguém Este é o comentário
mais clássico de da área quando eu falo minhas visões positivas noturnas e contrariamente a mim ela vai se abster de contar restrições de manhã a menos que eu subi que que ela faça porque não significam nada sobre o mundo externo nem as relações que podemos ver na realidade dura da existência enquanto que nós temos hábito no ocidente da prática de nos contar nossas visões noturnas a de manhã para esperar nossa problemática interior e eu você vem de chá e quando isso acontece permanecem discreto conta o conteúdo de suas projeções eles fingem que nada aconteceu e
isso é simplesmente porque para eles nessa noite realmente nada aconteceu eles mostram muito desinteresse pelos movimentos entendidos eu disse que enquanto estão inteiramente focados nesse outro tipo de sonho muito mais difícil de manifestar que consiste em sair de si mesmo para encontrar outra pessoa nadaria certamente concordaria com pho.co para dizer que os sonhos projetivos Brasil traduzem os afetos do sujeito que acompanha a alma e seu corpo enquanto manifestam adormecido seu próprio estado arthemy Dante convocado por focou responda bem aqui é contra e no pé que traduz na Alma O que é da Ordem do corpo
e o herói que excita a alma e a modifica a partir do exterior tem um tiro entre esses dois o primeiro fala do monólogo interior da pessoa o segundo do mundo um decorre dos Estados de alma e do corpo o outro antes Ipa os eventos que podem ocorrer uma mostra memórias desejos deficiências o outro é um sinal que vem de fora para a alma que é suscetível de modificar sua trajetória e da área e sua família acreditam que a alma está conectado aos pulmões e o coração maizena e também ao já esportes de quando se
sonha Realmente de verdade não produtivamente esses três órgãos estão ativos no corpo ainda que a alma ter ido viajar se os sons anímicos tão difícil e se manifestar é porque impõe uma disciplina ao mesmo tempo mental e corpórea exigindo uma forma de ascese que existe aprende exige perdão aprendizagem paciência para poder se deslocar no mundo dos outros é preciso primeiro se mover dentro de si mesmo colocasse uma disposição mental que permite abertura alteridade e às vezes fisicamente se morder fora de uma vida cotidiana que não favorece a porosidade os movimentos dos seres que nos são
externos se os encontros de sonho puderem a estudar as formas dois se destacam em incha os encontros com as almas de humano já falecidos e aqueles Encontros com as aulas de frete compartilhado nos lembramos aqui do chamando a apa e da viagem onírica que ele entendeu quando daria nasceu durante a qual diagnosticou que o seu sofrimento pode Natal estava ligada a sua avó aqui o sonho anímico torna possível compreender a certas situações problemáticas naqueles que vivem e às vezes desbloquear essas situações se o encontro sonho tivesse sido bem-sucedido a isso se soma necessidade comum deixa
de ajudar aqueles que partiram a encontrar seu caminho e levar algum se lembrar de ti o segundo marido de da área que aparece tranquilamente os seus sonhos na forma de um osso e ela conversa com ele a noite e segundo suas palavras ele volta para estar com ele quando deveria ficar em outro lugar a variante mais comum e mais os sonhos de encontros com os animais é aquela que apoia os humanos nas suas práticas de caça esses sonhos são usados para localizar as presas e imaginar os lugares em que se encontram como no caso dos
peixes que dar encontrou de manhã naquele local específico no sonho que ela visitou em sua Um Sonho a noite no entanto chega muito redutor acreditar que os encontros de sonho com animais só estão por trás da lógica predatória mas muitos não produzem esses efeitos de direitos ela queria com por exemplo encontrar de manhã o animal que se persegue depois de tem que ser disso sua trajetória à noite mas produz mais efeitos de uma magnitude maior compreender os movimentos dos animais há também uma forma de obter indicações do sistema muito mais amplo dentro do qual todos
estão inseridas em índia como é em lugares em que vagueiam livremente os animais dizem que precedem os humanos em termos de sua atenção ao modo são mais sensíveis às mudanças meteorológicas sentem a mudança prematura ou tardia das estações antecipam os movimentos e flutuações dos elementos e seus ambientes de vida porque os animais sentem e pensam antes dos humanos então por isso que a seus movimentos que os humanos devem prestar atenção Se quiserem compreender a dinâmica dinâmica mais Ampla das condições atmosféricas ou dos fluidos terrestres de qual a todos dependem nesse sentido se os sonhos anímicos
permitir uma comunicação entendendo a possibilidade de retornar carregar de um entendimento mais fino dos poderes dos outros aqueles que anima interessa um ser humano aqui é uma sensibilidade maior aos componentes elementar a a o gogos que forma os meios através dos quais as trajetórias de todos animais e humanos desdobro É por isso é por causa dessas capacidades sensoriais ou sensitivos que são aumentados nos animais que os humanos que procuram rede descobrir a noite através do diálogo anímico com um objetivo muito pragmático de obter informações sobre a tiramos a direção que os elementos e os acontecimentos
mal tomar dando-se um meu olho de responder na forma adequada Se tivermos uma certa informação é mínima sobre a direção geral dos fluxos fica difícil agir de uma forma em consequência até prejudicial imaginar de digestão na direção oposta em índia então durante a noite que se cria uma continuidade de existência us em e através dos elementos que torna a vida possível ou ameaça à Vida e os olhos de manhã para rede descobrir o que significa ser Guardiões o depositários de uma vitalidade encarnada nesse mundo que nos atravessa e vai muito além de nós infinitamente além
de nós é o início de setembro a tundra ficou amarela e as árvores decíduas também estão oscilando entre Ocre laranja o tempo é bonito o céu já não tem nuvens há vários dias e com as mulheres e crianças ainda estamos dormindo na cozinha deverão atingir e as primeiras horas da manhã são frescas e eu atendo Acenda a fogueira novamente que quando sair dos cobertores deixei o véu meio aberto que nos protege dos mosquitos e a luz da lareira eu vejo o rosto adormecido de daria os olhos se movem sobre suas próprias e sua respiração é
rápida Ela está dormindo e sonhando o amanhecer eu lhe pergunto e ela me responde no sussurro essa noite eu voei com os gansos eu os vi ir embora eu vou aí com eles e acompanhei durante um tempo antes de voltar o tempo vai mudar o inverno está chegando devemos prepararmos era isso para o monólogo muito obrigada E aí E aí então na geração tá aí eu sou uma coisa que você Obrigado também por me lembrar disso que estava sem o microfone na taça que bom te ouvir trazendo essa paisagem [Música] maravilhosa que você andou visitando
e eu gostei muito de saber de outros povos que buscam desenvolver diferentes habilidade sobre sonho e é como se fosse treinar para sonhar e essa possibilidade de seres humanos é se dedicar a conhecer para além do sonho curto e para além daquela Revelação que o nosso querido Yanomami o campeonato e arrumar ele ele disse que uma parte da humanidade só sonha consigo mesmo e ele chama esse sonho de sonho curto Oi e ele emitiu uma opinião sobre esse tipo de sonho que chega você muito dura ele diz que uma parte dessa humanidade sonha como se
fosse um machado aquela ferramenta que fica jogado no hospital é eu acho que você se referiu também aí esse tipo de sonho que aquele que sua sua amiga da área é não dá muita importância para esse sonho eles ali esse sonho correr consigo mesmo e Que bom que é para sonhar é melhor não voltar sobre si mesmo é né Ah eu entendi essa mensagem que para sonhar é bom não voltar sobre esse mesmo que é exatamente o de sair desse quantos quando estamos muito preocupado a gente não sonha e quando estamos muito anciosos querendo resolver
alguma coisa nós não não é não sonhamos nós acabamos nos envolvendo com a produção de muitas outras imagens e experiências de é como se elas embaralhar se as imagens e não permitisse que a gente fizesse nenhuma leitura de nada desse sonho eu gostei muito de ouvir sobre essa sua atenção com o sonho também como instrução para a vida é e eu gostei muito é de saber da sua experiência e quando os seus sonhos é te vinculam a uma memória que nos seu relato escute a máquina em português ficou com esse título escute a Fera E
aí é uma amiga me falou que esse escute escutar em português Pode não ter exatamente o sentido de um e seria compreender a investir escutar e e deve estar trazendo alguns algumas observações para você que você já conhece mas é e Me interessou muito na taça saber que o povo com quem você convive no naquela região norte da Rússia eles estavam interessados em ficar longe da cidade e ficar longe da cidade e longe do Convívio com com essa vasta humanidade o que sonha consigo mesmo tem um sonho curto O que é essa esse seus amigos
e eu não sei pronunciar direito o este nome aparece que é-IV eles estão indo embora ou longe da cidade eles estão indo embora para longe desses ajuntamento onde um barulho o barulho do dia não deixa as pessoas sonhar não deixa acalmar sonhar e e eu acredito que lendo você a gente tem notícia de que uma parte das pessoas do mundo gostar vinho de escapar a dança a comunhão de humanos que cada vez mais se agrupam em estruturas muito grande e desaparecendo com a possibilidade de comunidade o e virando essa grande é fusão o confusão onde
há a possibilidade de um uma um coletivo se reconhecer e ser capaz de experimentar o mesmo código onde eu digo para você que eu sonhei com estava voando ou que estava lá e mergulhando na água mas o signo de voar e de mergulhar não é mais compartilhado nós estamos vivendo num mundo onde a maioria das pessoas não experimentam mais fisicamente um é esses estados nem de voar nem de mergulhar cada vez menos o corpo precisa viver as experiências que o sonho é possibilitar se o nosso corpo não vive as experiências que os nossos sonhos nos
apresentam nós estamos separando a experiência da vida é de uma maneira que e a aquelas pequenas comunidades que querem ainda viver como tribo que querem fugir do abraço utilizar tório fazendo é extravagantes ficam parecendo estranhos não querem o convívio aqui no nosso país no Brasil é as nossas tribos seus nossas pequenas comunidades humanas que chegaram a constelar centenas atualmente estima que ainda tem 305 pequenos conjuntos desses e e muitos povos o número é 60 indivíduos 300 indivíduos raramente você vai encontrar um grupo desse que tem mil indivíduos um ou dois mil indivíduos é estão escândalo
mas nós vivemos num mundo agora de bilhões de pessoas e é como se está multidão de humanos estivessem é soterrando as possibilidades de afeto entre mundos que produz sonho não sonhos que são produzidos é somente nesse campo das relações que pode subsistir entre os que ainda estão vivendo agora e os seus ancestrais seus parentes que já morreram e os que estão vivo e que você está certa maneira se refere como almas ou espíritos né o os não-humanos e os não humanos parece que tem pouco a ver com essa ideia de alma e espírito e [Música]
as experiências é que aparece do seu profundo contágio com seu encontro sugere que você não para de sonhar e com eventos que você experimentou no cotidiano na rotina do dia-a-dia mas que ele pode trazer assim fagulhas cápsulas divisão ou de uma visão de uma experiência O que é do tempo do mito ele não é do cotidiano ele Ele ativa uma uma uma cápsula que tem a ver com o a compreensão do tempo do mito que é diferente do tempo da história alguma coisa que podia ter acontecido Há Mil Anos Atrás o Maravilha maravilhamento destes sonhos
que pode nos por em contato com uma experiência com algo que pode ter acontecido Há mil anos para frente caminho anos para trás não tem importância e ele abre uma possibilidade de diálogo também muito estimulante natássia porque ele nos dá a pensar um tempo né que não é o tempo da história e e que foi ignorado também até muito recentemente por considerar que os povos que vivem essa experiência do tempo é esse tempo aberto a gente poderia chamar de tempo do mito Não Contam a a cronologia não ficam contando da cronologia não ficam narrando um
tempo que tem que ter que ter correlação com a história não tem importância da história mas de qualquer maneira no seu e é muito importante ver que um punhado de pessoas que constitue o mundo em si mesmo quero escapar desse mundo de tópico é que coincide com o fim da União Soviética aquele fim da União Soviética mas que podia ser o fim também de qualquer outra é experiência é contemporânea onde a e a coesão EA força do mandato político aniquila qualquer é disposição é e de afeto qualquer disposição é para a vida selvagem é a
vida selvagem não tem lugar no mundo organizado para ser operacional o mundo organizado para o seu operacional para ter petróleo para ter fábrica para tem indústria para ter exército pentear mas não cabe sonho não cabe sonho esse mundo do que está sendo cada vez mais instituído é um mundo para acabar com a possibilidade de comunidades humanas que cultivam sonho o tive um sonho da mesma maneira que cultivam a comida que tu tinha no tabaco que cultiva ou que criam e cuidam dos pássaros daquilo que está por perto cada vez mais do que está por perto
e desaparece e nós temos uma imposição de mundo eu achei uma uma correlação muito Estreita daqueles povos que estão lá naquela península no norte da Rússia fugindo da cidade fugindo desse convívio dessa intensa convivência que Urbano promove e os nossos os nossos parentes que estão vivendo uma experiência traumática agora na Amazônia onde onde esse bloco de intervenção no corpo da terra chega na forma de petroleiras madeireiras produção de energia elétrica construção de infraestrutura então tem uma infraestrutura chegando na Amazônia agora tão grotesca quanto aquela que chegou no norte da Rússia a 40 60 anos atrás
essa máquina e ela se move em vários sentidos ela se movem do centro da Europa para o norte se move da América do Norte para o resto do continente americano então essa máquina esquizofrênica ela não para de se mover em direção aquilo que nós chamamos de sonho a vida porque você teve essa maravilha de encontrar esse não mano o que registrou um evento desconhecido para a maioria das pessoas alguém pode achar que ele só produz trauma pela experiência dessa só produz trauma mais uma experiência dessa Dependendo de quem vive a experiência ela pode usar a
mente Abrir horizontes para sonhar mundos possíveis diante da distopia que nós estamos convidado ao cotidiano ao dia a dia cotidiano Eu tinha anotado essa observação do cotidiano da minha leitura que eu fiz de seu livro e em que o tempo do mito com o tempo o tempo do mito ele é muito mais é percebido quando sonhamos do que quando pensamos é o jeito que nós fomos levado a pensar o mundo ele não encontra é uma uma uma porta de entrada é acolhedora e ali é de quando nós tivemos a sua experiência no sonho e não
me interessa saber de você como como que a experiência de não humano se expandiu para você depois de ter vivido esse tempo com seus amigos na floresta de onde você saiu com essa é [Música] a UEFA marca é que e passa a constituir também a sua pessoa é é é a alma uma recorrente ideia de que E aí e o que distingue os humanos dos outros seres é que os humanos têm linguagem e os humanos têm linguagem isso distingue os humanos dos outros seres é mas será que nós somos capazes de a compreender uma linguagem
o dilão humanos E é só os humanos têm linguagem é o que se afirma e quando nós temos um encontro com não humano qual a linguagem que subsistia que línguas opera Qual é a língua que opera com a linguagem que opera é um Oi livre e muito bom lembrar que você dedica a Esse trabalho seu a todos os seres também toma da metamorfose a todos os seres da metamorfose aqui e lá quem é fala sobre metamorfose eu fico atento a uma E aí é uma observação de que o próximo corpo não tem memória do corpo
anterior Essa é a borboleta não lembra que foi lagarta e vice-versa lagarta não lembra que foi borboleta quanto nós perdemos uma experiência de corpo é a memória que a gente vai ter e o que que ela traz da forma anterior oi oi o nosso querido Emanuelle Rocha com aquele seu é o chamado para a gente observar a experiência da transição da lagarta para borboleta é ele está nos informando que não me meta na metamorfose o corpo não tem memória da sua forma anterior o corpo não tem memória da sua forma anterior quer dizer é o
quanto nós temos uma experiência com seres não-humanos e essa experiência e pode ser é é uma transformação também física Hum será que nós começamos também a experimentar essa outra linguagem o que não é exclusiva dos humanos outras linguagens é [Música] e as plantas da Pedra da de outros é e não humanos é que se é o que se põe em presença física é tão expressiva quanto esse seu amigo que te encontrou na floresta esse curso é e como é que passa onde é que passei encontrou o seu duplo é que você que todo mundo tem
direito um duplo e Você finalmente encontrou o seu nessa experiência que você viveu é é aquilo no Convívio com os meus parentes que levar aqui e também com outros parentes de outras de outras tribos de outras etnias é nós vivemos experiências ao longo da vida alguém que vive 50 60 anos um pouco mais é já tá na vivido tempo suficiente para não andar mais sozinho e dizer a pessoa não anda mais sozinho porque ele já tem companhia e o que eu tô chamando de duplo aqui pode ser uma experiência do duplo no sentido espírito e
esse duplo é um e ele tem uma e ele implica uma reflexão sobre a nossa constante relação humano não humano em constante Deixa de ser um estranhamento o encontro com na humano o encontro com não humanos passa a ser uma pendência Florida e em muitos casos necessária para que a pessoa possa ampliar a sua presença no mundo se sentir mais habilitado A pescar caçar fazer a casa a achar remédio é quando alguém é às vezes muito cedo uma menina com 12 anos com 10 anos ela pode sonhar que está colhendo ervas plantas para fazer remédio
e como uma clara indicação de remédio para quê Para qual finalidade aí a menina vai acordar durante o dia depois vai buscar as medicina vai tratar do e do assunto da enfermidade e vai curar vai dar tudo certo ela não fez isso sozinha a menina fez isso porque agora ela tem um auxiliar a tem gente que ajuda quem ajuda ela não é outra pessoa humana a quem ajuda a ela que ajuda essa menina pode ser a é uma presença muito A Luminosa no seu sonho é é é representado por um pássaro um formiga ou qualquer
outros ser vinho que mobiliza a atenção da menina para destruir ela do é de qual a planta que ela vai fazer buscar e como preparar a medicina então um sonho presta essas pessoas com quem eu tenho proibido nos últimos sei lá nas últimas décadas é é uma aquisição [Música] importante na vida é o tempo todo mundo anseia por é ah está é e se momento É nesse o universo a gente pode imaginar um universo onde que esse sonhos acontecem e com a o desenvolvimento de diferentes capacidade [Música] as diferentes capacidades e [Música] e eu conheci
Dilma uma comunidade que ainda agora o final do século 20 começo deste Século 21 é guarda a experiência relacional comunitária de ensinar para os meninos novos nova geração de meninos principalmente de meninos homem e a sonhar e é como uma instituição do sonho aqueles meninos que estão com há 11 anos depois de 10 anos 11 anos até 13 14 anos por aí eles são é muito bom é estimulado a fazer parte de um seleto Grupo e vai ter treinamento para sonhar o treinamento para ganhar eles são retirados do Convívio com todo mundo são levados para
acampamentos na mata na floresta e não fica sozinho é junto esse grupo fica junto e ele tenho os seus padrinhos os seus orientadores mais velhos e geralmente estão seus tios o irmão da sua mãe e da casa da dança da mãe são tios tios adultos ensinando jovens à prática de sonhar Então tem um conjunto de um conjunto de normas tem disciplina para isso e eu acho maravilhoso que eles estejam vivendo no século 21 sendo capazes ainda de visitar esse esse lugar que eu acho que ele é do tempo do mito ele não tem um contato
direto com esse tempo histórico que a gente tá vivendo agora é porque as experiências que esses jovens são acessados que ele tem acesso aprender elas podem ter acontecido Há Mil Anos Atrás pode ter acontecido há dez mil anos atrás em alguns fragmentos alguns algumas coisas que eles acessam não precisa estar acontecendo agora pode ter acontecido há muito tempo pode acontecer também se é possível imaginar um tempo futuro é depois ou antes então essas esses sonhos maravilhosos essa habilidade maravilhosa ela permite que alguém possa estar nesse mundo de uma maneira muito mais livre e muito menos
refém desse inferno caótico que as narrativas constituindo sobre a vida sobre as sociedades e tudo tem uma narrativa sobre nós todos humanos e não-humanos e essa narrativa ela é tão consistente que ela quase que obriga a gente vai ficar chapado plasmado nesse lugar estudo onde o sonho não tem relevância onde sonhar é uma coisa de pessoas que não tem não tem o que fazer né E não seria muito conveniente o gerente de uma corporação acordar de manhã e contar para os seus acionistas Hoje eu tive um sonho ele ia perder o emprego na hora e
eu ou qualquer um desses Grandes Homens chegaram a sua empresa dizer hoje eu tive um sonho Isso é coisa por Martin Luther o ensinam até tória dele na oratória ele podia dizer eu tenho um sonho mas na vida ordinária dos homens dizer que tem um sonho é um prejuízo eu acho que maravilhoso a gente poder nesse ciclo está convidando pessoas que vivem a experiência e compartilhar essa experiência vivida não com alguma coisa que aconteceu no passado remoto quando os nossos avós estavam vivos mas agora agora que nós estamos aqui convivendo com essa experiência contemporânea de
assistir a terra se é triturada na organismo maravilhoso é da terra e a floresta as árvores os ursos Todo mundo precisa a borboleta lagarta precisa desse organismo vivo esse organismo tem que estar vivo pra gente continuar tendo sonho porque é uma compreensão de que é esse organismo vivo da terra o que faz a gente sonhar não são espíritos no sentido é digamos no sentido sei lá e metafísico não é uma metafísica não é uma metafísica o sonho é uma experiência é objetiva é uma experiência aplicada é uma experiência que pode nos dar novas habilidades pode
nos capacitar melhor para enfrentar a violência que a gente poderia chamar de uma violência eu sempre térmica e ela institui uma narrativa e ela pode ser também uma violência no sentido é a conta lógico é uma violência instalada o que quer nos convencer a todos de que esse mundo horroroso É a coisa certa esse mundo das Clínicas esse mundo da Super estruturas organizadas inclusive daquela máquina da saúde que foi te resgatar é uma máquina da Saúde então tem uma máquina da saúde tem uma máquina que controla tudo e que querem nos convencer de que isso
é uma experiência da vida é que nós conseguimos conquistar a gente conquistou isso que a ideia de civilização a ideia da civilização ela é o discurso mais potente e mais é é importante que as estruturas é que agem contra a produção da vida na Terra conseguiram estabilizar agora no começo do século 21 então eu acho muito bom essa oportunidade de encontro nosso Quero agradecer você de estar trazendo essas duas esse seu sua experiência de vida e aqui no no Brasil é eu conheci na pessoa de sujeitos que decidiram fazer uma etnografia engajada e de lá
pelos anos 80 90 se jogaram a Campo foram conviver e trabalhar com algumas das nossas famílias para humanidade bom e que viveu também experiências radicais é de mudança mudar a perspectiva da sua própria atuação como cientista como pesquisador porque o são experiências radicais em vários para crianças onde você perde o controle do que seria e a sua viagem Tá bom eu gostei de ficar falando com você eu já devo ter falado o dia que eu devo ter existe exagerado a minha fala mas vamos conversar eu acho que a Anna também quer conversar Eu sinto que
nada quer entrar na conversa com a gente né Ana e com certeza Oi hoje eu vim aqui assim nem pensar um pouco que eu acho que você começou uma pergunta sobre linguagem sobre o humano sobre a sua Luiza só fala que eu acho que seria ótimo a gente escutar a nas taxa falar um pouco sobre essa questão da linguagem não humana se você maravilha oi sim sim claro bom muito prazer muito obrigada muito obrigada realmente foi magnífico poder ovillo e acho que a uma ideia é muito bonita eu vou responder à pergunta mas só para
voltar sobre que a Então falou que é sonhar Talvez seja aprender a não caminhar mais sozinho eu acho que tá muitos é Oi e esse E é verdade sobre hemodiálise que na modernidade os seres humanos se alto pessoas dirão que caminhavam só na vida como os seres humanos e construído por humanos e claro que caminham como a sorte e seus sonhos e as a gente vai ser visto como louco quando diz que sim a um momento dado podemos ser acompanhados nos sonhos assim como na vida e aí passamos por loucos e eu como o francesa
Quando eu digo isso e como cientista é seu digo isso mas eu acho não devemos minimizar a violência que ocorreu para as comunidades nativas e que caminhar o sonhado na vida e na vida aí no sono é uma realidade a violência a colonial do Grande do Norte foi isso em primeiro lugar de ter vergonha agora e já não poder verbalizar o que antes estava no cerne da relação com o mundo e é exatamente o que ocorreu para dar e para sua família eles viveram até 1989 não colocou os onde Curitiba é o viram a coletivamente
numa comunidade durante aquela coletivização E os sonhos eram inteiramente restritos e essa é a ideia de voltar para a floresta exatamente no momento em que a this já está se afirmando em algum lugar há o desejo é acreditar assim é para recuperar maneiras de sobreviver a Claro Vamos botar a ser caçadores-coletores e não tem mais sonhos porque as lojas fecharam e é preciso encontrar maneiras concretas de sobreviver mas não na realidade quando a gente pergunta é o que as pessoas dizem não nós fomos embora para a recomeçar a estar em relação com os outros seres
do nosso mundo EA única maneira de restabelecer relações é recomeçar a sonhar e recomeçar a sonhar é só acontece deslocando-se na floresta e ao se deslocar na floresta se está de novo em contato com é assistir séries bom então quanto essa questão da linguagem E aí é isso cria esse vínculo com o que o Railson tava dizendo sobre a era dos mitos o tempo dos meus é preciso lembrar ia se o tempo todo que em todo caso E se eu entendi bem essa pergunta e todas as perguntas que já levantaram isso que eu também adorei
viveram no Grande do Norte o momento do sonho momento de macia abertura sobre a era do mito época dois meses eu não sei como é que funciona com caynax mas é no Grande do Norte a essa ideia de que as histórias começam a ser era a época que os animais extintos humanos falavam a mesma linguagem Antes que as línguas te diferença fáceis e aqui é esse mito Essa era do medo é uma era antes da especiação antes da diversificação dos corpos e das disposições físicas a e que havia uma porosidade Entre todos os seres que
permitia que todos se compreendessem Oi e essa especiação dorna o mundo é uma viveu o logo se torna um lobo o ser humano se torna um ser humano essa diferenciação das espécies mas perde-se a capacidade de dialogar e que existia na época em que não havia essa especiação então eu com minha voz de ser humano Eu agora não consigo conversar dialogar com o urso com uma árvore com salmão porque minhas disposições físicas me impedem de fazer isso e na era do mito no tempo do mito era quando Justamente não as híades estabilizado as formas as
formas eram excluídas então havia relações e comunicações a imensa beleza dos sonhos e entendidos com amor ações anímicos ações e que permitem encontros é que na realidade a Rê abre a porta sobre essa era do mito essa Essa época histórica do mito é uma linguagem que pode então se criar Entre todos e eu não sei explicar em que linguagem e socorre Mas é uma linguagem que quis a presídio dos corpos e esse tribos.io e o metal O que é fantástico nesse caso é que de manhã como Ailton disse e eles têm um objetivo gente tem
um eles orientam as trajetórias do dia a dia e até mesmo existenciais dos seres humanos O que é fantástico é que de manhã é como uma forma de alteridade do sonho permanece Ah e por isso é importante não sonhar sozinho está dentro de um coletivo e para poder contar um para o outro o que que aconteceu nesse momento onde a alma não estava mais presa ao corpo físico nem as disposições físicas existe eu acho que [Música] só foi uma pergunta que foi feita E aí eu sei que e eu acho que sonhar é uma aprendizagem
nesse ia coletivo Como eu disse para vocês não há mais Xamã eles morreram lá pela década de 60 Então as pessoas aprenderão a sonhar e aprenderam também uma maneira de viver baseada na Caça aí e a um nível de tecnicidade do sonho eu já não existia mais eles mesmo tempo do Xamã então eles tiveram que reaprender a fazer isso sozinhos e Isso mostra que o sonho não é apenas uma história de instituição cultural é na verdade o que acontece é que qualquer pessoa pode aprender e a história que o quando é e é justamente baseado
Nisso porque eu queria entender como é que eles viviam ah e também a encontrar o urso primeiro no sonho depois na realidade Oi e a escolha a escolha que a pessoa faz de se ajoelhar e realmente aprender e estar disposto a e a criar uma disposição de porosidade de fronteiras e nesse caso o sonho acontece os povos modernos eu poderia dizer que é meio complicado é é interessante está no mundo mas bom e as pessoas dizem Fantástico Esses povos é que estão no mundo ainda que se mantém no mundo ainda para nós povos modernos digamos
assim não temos mais já não temos mais essa possibilidade e eu acho que é isso que eu quero dizer E aí Oi Ana se você quer você quer acrescentar alguma observação Eu gostei muito de interesse comentário da natássia e principalmente chamando atenção para o fato de que não é necessário que existam lugares construído do instituídos para que experiência do sonho é possa ser vivida por pessoas em qualquer circunstância em qualquer lugar Gostei dessa observação e e ela está muito imply cada com a outra fala que nós tivemos que é a sonhar é aprender a não
caminhar sozinho É parece que a a ideia de caminhar sozinho ela é um convite insistente da civilização e o a sociedade moderna ela existe que um sujeito caminho sozinho E aí eficiência no mundo moderno Ela implica em fazer sozinho apesar de todo discurso é como é que chama de apesar de haver um discurso de coesão de Convivência de coexistência e até mesmo de tolerância um disposto a prática ela mostra e o tipo de civilização Que Avança no século 21 é do individu e é uma individuação Radical para além da especificação Flamengo especificação existe uma individuação
que é premiada que é estimulada pelo tipo de cultura globalizante que nós estamos vivendo quando nós ouvimos que ainda tem comunidades humanas que vivem radicalmente experiência da vida e parece que é uma extravagância parece que é um escândalo por isso que eu mencionei o fato de comunidades humanas na Amazônia estarem sendo atacadas literalmente pelo capitalismo atividades da extração de ouro mineração a construção de usinas barragens todas essa violência em cima desses territórios para além de um acesso a novos recursos que é o apelo da economia história de novos recursos o que está acontecendo ali uma
guerra de monstro é o que está acontecendo ali é uma nova é uma nova guerra contra formas de estar vivo no mundo experimentando a vida radicalmente como se fosse uma Ofensa e a e a miséria que assola o planeta e a essa ideia subjacente de que no mundo falta tudo bom então quando você tem comunidades humanas que vivem da abundância Que viva uma experiência de abundância a vida é uma dádiva e só demais a estabilidade de uma narrativa sobre o mundo eu tenho cada vez mais me aproximado da ideia de que uma grande parte da
violência que é dirigida contra esses territórios e essas comunidades humanas que escolhem viver num mundo permeado pelo sonho e não é para acessar uma nova riqueza do mundo faz essa guerra o mundo faz essa guerra para impedir outras maneiras de viver O que é a maneira de viver seja essa seja essa coisa Urbana consumo mercadoria a civilização da mercadoria ou a sociedade da mercadoria como diz o período copenal A então Essa sociedade da mercadoria lá reagir com o organismo nervoso quando alguma vida é insiste nem produzir cada vez mais sentimento de Êxtase De euforia de
estar na vida está vivo é radicalmente e me Paranaense na taça que o capitalismo não suporta conviver com a produção da vida no sentido mágico no sentido selvagem E aí E aí e não seja não esquecer que se tinha visão que é que fica bastante Claro o quê há uns dias atrás eu tava escrevendo no livro que eu vou justamente publicar e a respeito de um fato aqui eu acho que ia você deve Ia conhecer o ter ouvido falar na parte de cima do Rio Oi e a partir do desse rio ontem ele já se
deslocam né eles sonham sobre isso E por que ir lá em cima desse Rio a minas de níquel o Kia existem desde o início dos anos2000 e tu todos os produtos utilizados na mina para extrair o níquel são os jogados no rio são os ácidos sulfúricos e outros produtos nocivos que conhecemos e a Pepê sem compliquei é muito complicado me leva o moleque é para te pedir ter a capacidade de poder restituir a maneira de estar no mundo o e Cia essa região tem uma espada de dâmocles na cabeça nesse nessa região das minas de
níquel e bom e vocês também já passaram e né porque ela mesma experiência no Rio Doce Não foi eu não sei o que que vai acontecer daqui por diante e tudo parece que vai ficar intoxicado mas e assim porque tava ontem eu acho insuportável que o que as pessoas continuem A Emma ainda que as pessoas que se reúnem no mundo de uma maneira diferente estejam sendo ameaçadas estejam numa situação precária e e quanto se pensa nessa questão do níquel e pensar que todos os objetos na verdade vem de uma certa maneira desse tipo não é
de exploração é o a participar possível não é possível isso é impossível deixar acontecer por isso que é importante reunir forças para levar essa indignação essa voz e mostrar que nós não estamos sozinhos e isso essa conversa que nós estamos tendo demonstra isso e essas forças inclusive surgem de vários lugares diferentes eu acho que nós já chegamos a um momento muito importante de encruzilhada mesmo onde nós vemos isso acontecendo e eu registrei com atenção a o fato de a essa comunidade Lá no norte da Rússia ter aprovei terem aproveitado de causas tem percebido a descontinuidade
da máquina de ocupação como uma janela para que eles fugirem dali sair daqui dali e é quando quando acontece à falência dessa máquina é que nós conseguimos escapar e sair para o meu alguma outra outro lugar que no caso é a floresta sonhar a floresta voltar a sonhar floresta é uma pelo que tem afetado a gente em vários lugares do mundo mesmo em regiões do mundo onde a floresta já acabou sonhar a floresta ainda tem um chamado uma pelo muito grande eu estou vivendo nas grandes metrópoles do mundo bom e se essas pessoas têm ouvidos
para um convite a espanhar a floresta é e talvez a gente tem alguma chance é ao menos de negociar um termo onde comunidades humanas que ainda sonham e que vivem da floresta possam ter onde viver possam ter lugar para viver tô sabendo que a disputa por petróleo níquel e todas as outras coisas que essa cultura Global consome consome toda hora todo dia nós não podemos nos eximir dessa responsabilidade quando a gente está aqui usando um aparato que precisou cortar a terra para tirar um pedaço de cada uma dessas coisas né então são mentais que estão
aqui em torno tá cheio de liga aqui de coisinhas raras foram tiradas talvez de como diferentes continentes Tem coisa que foi tirado daqui da América mesmo tem coisa para tirar provavelmente da África ou de alguma outra algum outro território nós estamos vivendo uma uma radical experiência de comer a terra comer literalmente e o corpo da terra e as comunidades humanas que só sabem viver na integridade do organismo da terra se organismo da terra não tiver integridade esses seres também não sabe mais viver assim como o leão a girafa o canguru é aquele peixe-boi dos rios
da Amazônia a onça é e os nossos outros Olá companheiros de viagem eles não tem como viver com os rios podres e com a floresta em prestigiada pelo petróleo Então nossa voz talvez tem que ser um pouco mais um burro talvez a gente deve ser menos gentil e de vez em quando honrar E aí E aí a dama e e e até lá e a gente tem algumas perguntas exatamente sobre essa questão do sonho coletivo foi Gabriela Toledo Qual o papel dos sonhos nas mudanças coletivas é é é e se vocês quiserem falar um pouco
sobre isso acho que você já estão falando sobre essa questão das mudanças coletivos inclusive com sonhar como uma grande mudança coletiva próprio ato de você buscar o sonho já era certa forma uma e foi assim que estiver completo não adversários para além de não poderia falar de jeito nenhum adorar que ser um da questão conectiva nesse sentido é um coletivo que ia sonha junto no sítio da humanidade em geral é uma questão totalmente abismal digamos assim então eu acho que os sonhos e fala aí Donato Raica a como eu trabalhei na floresta e a Ticha
a e foi o que mais ou menos eu coloquei e antes nos sonhos encontro e a uma visão do encontro e isso ao tem uma impacto no coletivo e a um sentido muito [Música] brutal pragmático e é a primeira coisa que a gente vê esses sonhos também que tem a ver com os dispositivos e os sensitivos o sensíveis dos animais e no que diz respeito à atenção com o mundo E aí e por exemplo um animal selvagem não precisa refletir sobre o mundo como nós precisamos para saber o que está acontecendo no mundo o caso
do clima por exemplo que está sendo a totalmente [Música] destruído os animais migratórios conseguem imediatamente sentir o fluxo daquilo que está acontecendo no caso dos rios também da flutuação e do Rio nesse caso é interessante sonhar com os animais para sentir mais ou menos sentir Qual é a direção dos acontecimentos E aí é como se nós pudéssemos pegar um pouco da experiência específica do conhecimento específico deles e a nós sentimos sempre tudo Oi e a partir da reflexão mas nós temos muita dificuldade em e novamente a estar ou chegar a um estado de meditação praticamente
onde tudo passa por nós e esse conhecimento é muito importante para o coletivo Porque a partir desse conhecimento por exemplo como vai acontecer com o clima vão decorrer Então as escolhas concretas que a vamos fazer Onde vamos correr jornal viajar é quando vamos nos colocar em estado de habitação ou comunitário então é muito importante desculpe a resposta é meio deficiente porque realmente está na escala dos pequenos coisas o tio digamos mais assistiria realmente muito fácil fazer uma resposta generalizante de gancho principalmente se aceitarmos que as suas coletividades sonho e organismo sua relação com o mundo
graças a esses sonhos já é muito digamos dizer isso o dreamule oi oi César aparece também na taça às vezes somos interrogados sobre o que estas pequenas células de humanos que ainda sonham sem para contribuir com a humanidade E aí a sua Clara a sua Clara reação a isso dizendo que uma ideia dessa Humanidade em si já é abismal a informalidade mas pensar ela pensar essa humanidade já é um abismo Ah e não não vejo como compartilhar uma ideia é de fato da experiência mesmo vida de sonho para um coletivo tão vasto não é tão
imenso é um desastre e é como se nós estivéssemos tendo que admitir que a a escolha que já foi feito no passado ela determina que consentido o sonho acabou e eu estou citando mas eu estou tentando uma canção do século final do século 20 na onde havia uma um alerta de sonho acabou agora se para essa humanidade se ela conseguiu necrosar o sonho ela conseguiu matar o sonho e declarar o fim do sonho é ficam uma uma questão grave a nós nos interrogarmos agora como restaurar essa humanidade é uma experiência vivida por povos que estão
Resistindo com muita dificuldade a sua é [Música] a persistência entre os seres vivos no planeta não com a particularidade de humanos porque não se imaginam tão humanos assim é a minha meu comentário foi interrompido por uma uma uma coisa de telefone ao lado eu queria recorrer a frase dizendo no mundo que já fez a escolha que temos imaginar que a humanidade somos nós todos Esse é um esforço exagerado ela não existe uma narrativa então nós talvez temos viveram experiências suficientemente radicais no contexto que cada um de nós vídeos para ver se alcança o sentido de
sonho para ver se alcança Esse é o cansar o sentido de sonho da consequência essa experiência não fica tentando se conciliar com a ideia de uma humanidade porque isso além de ser uma ideia abissal ela é também uma fantasia porque não existe essa humanidade G1 em Goiana PE e nós apareceu um aviso de áudio original é isso o áudio original Oi eu não vi esse aviso Natasha você quer falar alguma coisa agora vem quando é E aí é um mpt Claro o mês sim o melhor eu tava escutando Ailton e pensando comigo mesmo e talvez
a acrescentar que além da ideia de que cada um tem as suas experiências oníricas E aí essa talvez dá-se conta de cada pessoa que é possível caminhar acompanhado nos sonhos e não Somente acompanhado a outra por seres humanos é a tarefa que eu determinei para mim mesmo que é restituir encontrar maneiras de restituir essas histórias e no caso Sim essas histórias de todos esses coletivos que ainda sonham e vivem de uma maneira diferente e que mostram que outros mundos são possíveis hoje eu penso que devemos parar como dizer de considerar eu acho a grupos coletivos
humanos como depositários uma cultura do que esse dia é necessário Musa e ficar a conciliar e que é a ainda estão aí para tentar salvar as coisas para as instituições que ainda procuram guardá-los em seus livros encaixá-las e seus isso não é mais possível estamos aqui para restituir vozes e potências o forças que foram retiradas pelos processos coloniais nessas coletividades e para mim hoje continuar a fazer meu trabalho é contar essas histórias como dizer Ailton contar mais uma história mais encontrando as maneiras os modos para tornar essa história forte potente na sua o som eu
acho que é uma forma de engajamento possível de todas as formas de uma maneira de acompanhar uma maneira para mim em todo caso de dizer a esses grupos coletivos aqui não estão sós a dessa forma É sim é isso Oi lindo você trazer essa questão da história que de certa forma o acompanhar uma história coletivamente é em geral esse pequeno coletivo né ler as quem leu escute esferas de certa forma cria uma ligação entre esses leitores dentro de um universo Imaginário e talvez não seja realmente no momento da gente pensar em grandes humanidades mas perceber
Quais são os pequenos coletivos que compartilham imaginários o e mesmo Vivendo em cidades em ambientes mais complexos os cá onde isso em surge onde esse diálogo é possível a formação de pequenos de pequeno de coletivos porque nem todo mundo tem a condição nesse momento de lidar né com essa questão climática podendo sair na de uma cidade eu ia mas ao mesmo tempo que usa se todos nós somos Transportes nós somos a própria expressão da natureza talvez essa conexão possa se dá internamente e a partir de conexões possíveis de alianças de encontros de imaginários de percepções
é um pouco de uma das minhas reflexões diante dessa conversa e embora não é a casa para voltar sobre o que já foi dito e eu posso falar sim só para voltar sobre o que a Ana estava dizendo que é uma coisa que eu acho que traz muita esperança é que muitas vezes E essas outras maneiras de desistir no mundo Ressurge em o nosso território de tentativas que ela não funcionaram com nas por assim dizer isso é bonito porque se fosse possível lá no final da no fundo da floresta na Amazônia na Sibéria a ter
com pessoas que nunca tiveram contato com o mundo moderno capitalista na qual que importa quando se chame queria esse contato seria muito interessante mas seria difícil ver um segmento ou e haja Vista a catastrophic podemos ver para o futuro que nós vemos é exatamente o contrário é que sobre as ruínas dos grandes sistemas políticos e econômicos que estão é ruindo renascem colete coletividades coletivos que retomam o novos seres de tomar os sonhos a sério e isso foi começa a ser institucional lá mesmo onde a instituição tinha se fragmentado derrubado Eu acho que isso traz uma
imensa esperança para os tempos futuros E aí o natássia Ana eu eu tinha certeza que assim esse encontro essa conversa ela teria o contato com com essa com essa abismo é porque eu nós não podemos imaginar que o século 21 e É na Batida que está seguindo vai parar a violência contra os os lugares que a terra produz sonho vida e que produz esperança no sentido material da vida nós precisamos de água nós precisamos de floresta e nós precisamos que a Terra é se expresse com a sua potência com sua face e ela está sendo
esfacelado e que nós nos sentimos vinculado essa potência da vida como expressão da terra da natureza nós não podemos coexistir com uma narrativa que insiste na ideia de desenvolvimento Progresso progresso guerra ocupação colonização e ao mesmo tempo que nós queremos restituir O lugar é de respeito aquelas pequenas comunidades humanas que estão ameaçadas mesmo ameaçadas de fato Como estão os Yanomami com 20 mil garimpeiros no território Yanomami uma floresta Amazônica como estamos no do Urucu no Rio Tapajós e muitas outras comunidades que precisam da floresta para viver e estão neste momento sendo desgastados por uma ideia
de Economia economia então eu acredito que para além da gente é experimentar esse contentamento e essa é a essa alegria de conviver com essas comunidades humanas e imaginar futuros possíveis nós devemos também reagir e a violência dirigida contra esses territórios e transformar a nossa experiência cotidiana em alguma coisa o que mostra a nossa disposição É eu sabia que a conversa ia ser intensa Porque ela acha apoia nas experiências de vida de pessoas que se alimentam essa radicalidade na vida e agradecer a todo mundo que acompanhou a gente na conversa até aqui é bom saber que
essa conversa não termina aqui a gente vai continuar tendo a oportunidade de diálogos sobre como atuar no mundo real apoiado na nossa experiência de sonho e fortalecendo a nossa capacidade de implicar nos uns com os outros de implicação que a ideia de não sonhar só Essa é a gente não pode convocar todo mundo a uma ideia de um mundo dos sonhos e seria uma poética travagant mas nós podemos convidar a cada um a responsabilidade de sonhar e não sonhar sozinho é isso que eu desejo compartilhar E aí E aí bom obrigada nas taxas e quer
se despedir aqui mas ela seguir assim ó a agradecer muito fácil vejo que não sei tona eu acho que é só seguir o que Ailton disse eu acho que a resposta está óbvia está evidente E aí em casa obrigado natássia obrigado Ana obrigada obrigada obrigada a E aí [Música] Oi bom dia [Música] [Música] E aí [Música]