[Música] [Música] por mais que eu Imagine que a linguagem seja mimética que ela tenha seja realmente um reflexo da realidade na verdade ela vai est sempre ligada a um tempo a um espaço a a minha posição diante do mundo eu sou mais grande ó não mais grande do que os dois essa linguagem é alguém é um sujeito que vai utilizar num determinado momento histórico num determinado espaço numa determinada situação levando em conta seus interlocutores mesmo quando ele é o interlocutor quer dizer quando eu tô sozinho e pensando eu também tenho eu mesma num num jogo
aí e essa reflexão Então essa refração ela vai aparecer também então e esse sujeito quer dizer mesmo utilizando como nós dois estamos utilizando a mesma língua né ele não vai repetir ninguém ele vai se colocar como sujeito nessa linguagem a linguista Elizabeth bra está falando sobre a linguagem como espelho do mundo uma das três definições sobre o tema presentes no texto do professor Odilon curado da Unesp de Assis o ser humano para essa concepção representa para si o mundo por meio da linguagem a função da linguagem seria pois a de representar refletir seu pensamento seu
conhecimento de mundo essa ideia de refletir o mundo ela tem que ser pensada pode ser aceita desde que a gente lembre que essa linguagem constitui e é constituída por um sujeito e mais que a linguagem nunca é só a língua né Eh nós dois aqui quando eu olho para você e vejo o seu corte de cabelo a sua roupa a maneira como você gesticula tudo isso compõe linguagem quer dizer significa a linguagem produz sentidos e nós precisamos disso pra comunicação pra expressão para tudo mais aqui no lugar da foto vocês vão fazer o autorretrato de
vocês que que é a segunda concepção está representada pelos estudos da linguística moderna inspirada nos postulados de S assumindo a visão da língua como código independente do indivíduo a base dá-se pois sob a forma de uma estrutura uma rede de relações Isto é um sistema e suas regras combinatórias a ser descrito em seus diferentes níveis L agem pode aparecer se eu não tiver digamos assim um signo um suporte então se eu tô falando da linguagem verbal eu tenho os signos verbais as palavras com seus sons a sua organização sintática morfológica textual discursiva se eu pensar
na pintura Eu também tem uma forma um suporte digamos as cores eh os traços os os movimentos a distribuição dentro de um de um quadro dentro de um suporte se eu tiver falando na música Eu também vou pensar na forma da música ah o espelho te imita é por qu Você sabe por que acontece isso ah porque ele é você então é você que está fazendo uma terceir con como forma ou processo de interação assim sob esse ponto de vista o diálogo compõe-se como característica decisiva da linguagem quando a gente pensa em linguagem por mais
que a gente queira reduzir só a língua não é verdade dizer você tá me vendo mas você não tá vendo a professora Elizabeth Brait ponto você tá vendo a roupa que eu visto a idade que eu tenho a linguagem que eu uso então a linguagem é também alguma coisa que tá ligado ao seu ambiente a sua roupa a tudo mais a sua idade a tudo mais então não vamos reduzir só a língua mas a tudo que vai comunicar Expressar e mostrar minha posição diante do Mundo no Brasil o nome mais influente entre os teóricos que
concebem a linguagem com ênfase na interação é o do Russo mikil batin bac nasceu em Moscou no final do século X apoiou a Revolução Russa de 1 mas terminou perseguido por Joseph Stalin na década de 20 ele trabalhou com um grupo de outros filósofos da linguagem todos marxistas para baktin a linguagem é um produto vivo da interação social das condições materiais e históricas de cada tempo e a propriedade mais marcante da língua é o fato Dea ser dialógica ou como escreveu o linguista José luí fiorin todos os enunciados no processo de comunicação independentemente de sua
dimensão são dialógicos neles existe uma dialoga interna da palavra que é perpassada sempre pela palavra do outro é sempre e inevitavelmente também a palavra do outro isso quer dizer que o enunciador para constituir um discurso leve em contra o discurso de outrem que está presente no seu por isso todo discurso é inevitavelmente ocupado atravessado pelo discurso alheio o dialogismo são as relações de sentido que se estabelecem entre dois enunciados o próprio baktin descreveu assim a orientação dialógica é naturalmente um fenômeno próprio a todo discurso trata-se da orientação natural de qualquer discurso vivo em todos os
seus caminhos até o objeto em todas as direções o discurso se encontra com o discurso de outrem e não pode deixar de participar com ele de uma interação viva e tensa apenas o Adão mítico que chegou com a primeira palavra no mundo virgem ainda não desacreditado somente este Adão podia realmente evitar por completo esta mútua orientação dialógica do discurso alheio para o objeto para o discurso humano concreto e histórico isso não é possível só em certa medida e convencionalmente é que pode dela se afastar pro btim por mais que nós dois estejamos aqui negociando sentidos
Eu tô fazendo de tudo para chegar a um acordo com você e você comigo nas suas perguntas sempre haverá uma tensão tenso isso aqui em qualquer situação de fala então a tensão é inerente né ao dialogismo ao encontro quando você fala em interação não significa que nós estamos harmoniosos e tranquilos mas é ação entre duas pessoas Então as nossas falas elas estão constituídas do eu e do outro nessa troca Então essa alteridade né outro alter alteridade constitutiva da linguagem é que a marca dessa teoria da da enunciação não é só o eu que se enuncia
quando ele se enuncia ele já tá marcado por um tu e é mais do que uma relação digamos pessoal uma relação Face a Face é uma relação de discursos Quais são as suas crenças quais né ideologia no sentido de valores não é ideologia partidária Quais são as suas crenças Quais são as minhas crenças e como é que isso esses discursos que constituem você o discurso religioso o discurso político o discurso do do dia a dia das suas crenças da sua idade da sua geração daquilo que você leu e vice-versa eles vão se entrelaçar aqui para
produzir sentio A Primeira ideia importante quando se fala eh de dialogismo é pensar que a atividade humana a linguagem ela se constrói eh dentro de relações de interação né Eh e as pessoas eh quando dialogam elas recuperam eh conversas anteriores elas recuperam Fatos e ao mesmo tempo Elas pensam em questões que vão acontecer isso também se dá quando a gente pensa em leitura de textos eh de literatura de textos que saem nas notícias de jornais né E daí a ideia do dialogismo é de textos que tem essa recuperação eh de algo que já passou e
também de algo que você pode projetar para futuro portanto um texto ele nunca é isolado ele não pode ser pensado em si mesmo Maria inis Campos também é linguista professora da USP ela nos contou como a percepção da linguagem como um diálogo pode ajudar o professor a criar ATIV para sala de aula por meio por exemplo de análises literárias eu queria mostrar um poema que normalmente as pessoas conhecem e do drumon do Carlos drumon de Andrade que é o E agora José né nesse poema E agora José a festa acabou a luz apagou o povo
sumiu a noite esfriou E agora José e agora você a gente vai ter uma poesia eh que ele que o drumon escreveu na década de 40 e depois nós vamos ver um poema da poeta Alice Ruiz que se chama Drumond bom na hora que eu tenho Drumond a primeira questão que eu percebo é que ela recuperou o nome do drumon E aí ela diz e agora Maria Então veja e agora Maria O Amor Acabou a filha casou o filho mudou teu nome foi pra vida que tudo cria a fantasia que você sonhou apagou a luz
do dia e agora Maria vai com as outras vai viver com a hipocondria ao mesmo tempo que eu tenho um diálogo com o E agora José eu tenho esta outra conversa ou seja agora não tá mais em José agora tá em Maria então esses diálogos né que eu preciso de novo voltar quem é o meu interlocutor Quem Era o interlocutor né do autor agora se eu não conheço se eu não tenho na minha memória quem era o José quem era o drumon lógico que o poema da Alice Ruiz fará um sentido muito restrito agora se
eu tenho este repertório Eu Vou estabelecer um diálogo grande não só com o momento de hoje como com o passado e também me pergun Tá e agora Marias as Marias de hoje né podendo atualizar o leitor para que ele possa também fazer a sua drumundana a o seu José então a proposta com a poesia com a leitura com a poesia é que o aluno possa também dialogar com essa poesia e também se tornar um leitor de poesia Isso é uma dialogismo puro né puro i