Barreiras mentais - Artur Valadares

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NEPE Paulo de Tarso
Palestra realizada na Feira do Livro Espírita de Araraquara/SP, no dia 18/10/2018. Transmitida ao vi...
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boa noite a todos que a paz de jesus nosso divino mestre amigo esteja com todos nós nosso coração esteja aberta esteja receptivo para acolher as bênçãos que o alto sempre derrame em abundância onde dois ou mais se reúnem para meditar acerca das palavras de vida eterna que jesus cada um de nós possa sair daqui mais fortalecido mais estimulado na caminhada do bem é com esse intuito que é que estamos na condição de um simples irmão aprendiz que vem com partilhar o pouco que tem podido aprender mas aquilo que tanto nos têm feito bem nos tem
ajudado na jornada em direção a jesus gostaria antes de mais nada de parabenizar ao uso de araraquara pelo evento pela feira é sempre muito importante investirmos na cultura espírita investimos na educação espírito no estudo que liberta que abre novos horizontes que ajuda nos a vencer a superar as chagas e as trevas da ignorância é o livro se bem lido meditado verdadeiramente uma chave de libertação nós precisamos dessa luz desse alimento para a nossa alma se quisermos de fato avançar e progredir espiritualmente portanto obras ou eventos como esse são muito são muito úteis e muito importantes
em nosso movimento porque é justamente um dos pilares fundamentais do espiritismo amor e educação sem isso não chegaremos a qualquer transformação duradoura efetiva no seio da humanidade então que nós espíritas comecemos investindo valorizando a educação sobretudo com imenso manancial com imenso cabedal de obras que nós temos em nossa doutrina se imaginarmos apenas por exemplo as obras do nosso querido chico teríamos encarnações em conta podemos estudar meditar e digerir tudo que ali está então como nunca nós precisamos investir resgatar essas obras de chico de edivaldo de vôo e dos clássicos do espiritismo a começar pelas obras
básicas tantas vezes desconhecidas dos espíritas mesmo kardec as revistas espíritas gabriel delany leon dn e tantos e tantos outros que formaram para nós essa base este fundamento sólido onde o espiritismo pode então se construir no passar dos tempos com a vinda de tantos outros missionários e missionárias então é preciso que valorizemos isso e é preciso que cada um de nós na condição de espíritas estejamos cada verão cada vez mais conscientes do imenso poderia dizer do infinito tesouro que cada obra dessa traz pra nós quanto mais a gente leu uma obra ou as obras por exemplo
do chico de kardec quanto mais a gente as relê que existia ali mais do que antes nós conseguimos enxergar do que antes nós conseguimos ver porque uma das belezas da leitura isso ela como que acompanha o progresso do leitor de modo que ela nunca é a mesma o mesmo livro nunca será o mesmo na medida em que você na jornada evolutiva não será o mesmo e é por isso que às vezes relendo pela terceira quarta décima vez uma obra de um chico por exemplo a gente vem se deparar com o texto de uma riqueza de
uma profundidade que a gente fica a pensar mas como não visões talvez até tenhamos lido já mas não conseguimos ir para além de certas limitações que tínhamos naquela época e foi mais ou menos esse o contexto que originou a reflexão que hoje a gente gostaria de trazer que e compartilhar com você uma das obras de mano uma das preciosas e obras de mano e intitulada com um certo como buscar aí orientar melhor o rumo da nossa vida e da nossa caminhada quando nos deparamos com uma mensagem muito interessante que está no capítulo 57 das obras
é uma mensagem intitulada barreiras e será essa a mensagem que vai nos conduzir a reflexão aqui nesta noite nós vamos aqui fazer como que um estudo compartilhado comentado desse texto de manoel buscando identificar quais são essas barreiras da qual ele nos fala que vão de certo modo nos limitar nos impedir de expandir um pouco mais a nossa consciente de avançar um pouco mais na senda do progresso de experienciar algo mais profundo em termos de felicidade e de paz com o mestre com cristo existem certas barreiras que ainda nos limitam quem ainda nos impedem de alcançar
gradativamente aquilo que jesus nos apresentou como sendo um dos cernes do evangelho uma vida cada vez mais abundante essa é a proposta central do evangelho jesus nos fala de um reino que é uma experiência que vai com o passar do tempo e com o esforço da criatura se aprofundando cada vez mais se tornando cada vez mais profunda cada vez mais legítima cada vez mais plena é essa vida que ele veio nos apresentar parece até interessante jesus nos dizer jesus dizer no evangelho eu vim para que tenham vida e vida em abundância porque tecnicamente falava ele
com vivos mas queria jesus nos dizer que a vida se manifesta em múltiplas expressões sempre crescentes sempre maiores no sentido de beleza de amplitude e profundidade de verdade e de felicidade é essa jornada em que todos estamos inseridos no grande processo ascensional pra deus e é nessa jornada que jesus vem nos conduzir ajudando nos a nos libertarmos das amarras que nos impedem de avançar ajudando-nos a destruirmos ou abrirmos as cadeias ou as prisões que muitas vezes nós mesmos criamos e que nos impedem de abarcar melhor qual a dimensão do projeto divino para cada um de
nós por isso talvez jesus inicie a o anúncio do seu evangelho anúncio da boa nova está registado nos e pelos evangelistas talvez por isso ele tenha iniciado assim arrependei vos porque chegado a voz o reino de deus essa expressão arrependei-vos talvez por não termos ido não olharmos mais detidamente no sentido da palavra original e ficamos presos apenas a palavra no português nós não conseguimos captar toda a dimensão dessa forma porque a palavra o verbo arrependesse no grego a palavra que lá está é metanoia metanoia a conjunção de duas palavras gregas uma preposição e um substantivo
meta é uma proposição que significa percorrer atravessar ir além então por exemplo percorrer correr todo todo o percurso todo o trecho perfurar furar por completo então a meta noia a expressão a preposição meta significa esse prefixo pêra esse perfil de totalidade de ir além de expandir e o substantivo nóis significa pensamento ou mente de modo que a palavra que nós utilizamos arrepender-se significa literalmente no grego ampliar a mente ou seja algo que antes você não via agora você passa a ver não é o que acontece na repende momento você não enxergava aquilo aquilo não tinha
incomodava a partir de um certo momento você toma consciência daquilo e aquilo passa no caso se foi um ato equivocado a te incomodar daí a palavra arrepender mas veja jesus inaugura boa nova com essa frase arrependei vos porque chegado a voz o reino de deus no nosso modo de ver jesus queria nos trazer já nos orientar para o verdadeiro sentido daquele reino e de como nós deveríamos nos preparar para recebê lo jesus dizia cada um de vocês esteja preparado para romper com velhos paradigmas esteja preparado para romper com velhas limitações com antigas compreensões esteja preparado
para se abrir para o novo para renovação para expandir a consciência para expandir a sensação sentimento para largar o vaso da nossa alma a fim de que possamos acolher a grandiosidade do que seja esse reino ea experiência profunda da vivência com deus então por isso ele começa dizendo arrependei-vos é preciso que estejamos dispostos na jornada com jesus a romper com certas barreiras com certas cadeias mentais e daí o título que quisermos dar barreiras mentais para que a gente possa de fato alcançar toda a dimensão do que é basicamente isso que mano vai tentar nos ilustrar
nessa mensagem que está no livro um certo capítulo 57 intitulada barreiras ele vai começar dizendo assim que a sofrimentos em toda parte do mundo não há a negar reflitamos porém nos sofrimentos criados por nós mesmos então ele parte de uma realidade palpável qualquer um que olhe ao seu redor e não esteja completamente cego pelo egoísmo pela indiferença verá que o mundo é marcado por muitas dores por muitos sofrimentos natural no mundo como o nosso mundo ainda de inspiração e provas como aprendemos quando o tema espírita o mundo ainda mais próximo da base da escala do
que do topo da escala do progresso dos mundos nós encontramos ainda espíritos que estão processos de expiação e provas espíritos muitas vezes rebeldes às leis divinas espíritos revoltados espíritos que temos todos nós um passado equivocado com o qual nós temos de nos reajustar e por isso essas experiências difíceis ou dolorosas tem uma finalidade aprendemos com a doutrina espírita que a dor não tem finalidade punitiva tem uma finalidade de alerta de despertar mento da consciência para o fato de que talvez os caminhos que tem percorrido até ali não são os melhores talvez o que esteja fazendo
a maneira como está se conduzindo perante a vida não seja melhor possível ganhador portanto como esse alerta ganhador como e se esse convite a repensarmos iannucci ajudar a nos reajustarmos tanto na forma de inspiração como na forma de prova que vem como um convite pra desenvolvermos algo em nós que estava adormecido a semente que estava internada então vem a aprovação como um convite a darmos um passo além na senda do progresso como um estímulo pra avançar então a dor não não padece de dúvidas mas será que todas elas seriam entre aspas necessárias é isso que
manda nos convida a refletir quantas dessas dores na verdade não nascem ou não são acrescidos multiplicados pela nossa indisposição em quando há dificuldade chega quando a circunstância da vida nos convida a repensar a nossa indisposição em nos abrirmos aquilo que a vida nos querem ensinar a nossa indisposição em nos transformamos perante os convites da vida a disciplinarmos emoções abrimos horizonte nos libertando das chagas da ignorância que nos faz tomar uma série de atitudes contrárias à nossa própria paz enfim mano quer aqui nos convidar a olhar melhor para as nossas dores e pensar o quanto na
verdade essa situação difícil essa dor não é muito mais um resultado de uma rebeldia minha de uma indisposição minha mudança de uma indisciplina de minha parte do que efetivamente um processo de reajuste perante a lei divina claro que toda dor vai nos convidar esse processo de reajuste mas a gente pode e deve melhorar em muito esses processos dolorosos é isso que os espíritos vamos ensinar a fazer ea meditar sobre o evangelho segundo o espiritismo quando vamos falar por exemplo do bem e do mal sofrer a um bem sofrer ea um mau sofrer alguém sofrer que
é aproveitar a circunstância difícil não criada por nós aquela que nos chega como convite da vida e com ela crescemos com ela amadurecemos desenvolvemos um novo olhar para a vida para os outros semelhantes mas ao mau sofrer que é aquele sofrimento aquela experiência que me chega e eu então passo a cultivá-la a minha pegar a ela quando eu acho que sofrer por sofrer vai de certo modo me ajudar a crescer ou quando por indisciplina e rebeldia me revolta ante as experiências que a vida me propõem e passo a ficar amarrado vinculado a essa experiência sem
deixar que ela passe deixando o que poderá deixar em termos de crescimento então o convite aqui é pensarmos nesse bem e mal sofrer entendemos esse bem sofrer como aquele sofrimento aquela experiência difícil que não foi buscada mas que se chegou será por mim tomada como um auxiliar com um recurso educativo e entender e se não sofrer muitas vezes como a nossa rebeldia nossa disposição em avançar nos em progredimos em nos iluminamos e portanto nos libertarmos das raízes ou das causas que nos fazem sofrer é perceber o quanto da nossa infelicidade não é causada hoje e
não é decorrente de experiências passadas equivocadas o quanto é causada hoje elas nossas escolhas e agora pelos pelas emoções que temos cultivado agora pelos pensamentos que temos cultivado agora né recordando aqui de o livro dos espíritos na questão 921 quando kardec foi justamente essa pergunta relacionada à felicidade ele vai perguntar é certo que só seremos efetivamente felizes na terra em termos coletivos quando fomos um mundo regenerado ou para além disso já um mundo feliz mas até lá é possível que construamos alguma felicidade mais ou menos nesse temos a pergunta de kardec e os espíritos vão
ser claros eles vão dizer assim o homem é quase sempre o obreiro da sua infelicidade ou seja quase sempre as nossas angústias e sofrimentos de hoje decorrem das nossas posturas escolhas e atitudes de hoje como temos conduzido a nossa vida agora não são consequência de experiências pretéritas e eles acrescentam a muitos males se formaria aquele que praticasse a lei divina soubesse contentar se com o que tem há muitos males se fora muitas angústias muito sofrimento formariam evitaria aquele que buscando melhor entender a lei divina e disposto a romper essas barreiras avançar no sentido de expandir
a sua consciência o seu coração para melhor acolher essa experiência do reino de vida do qual jesus falava e se encontrar uma felicidade possível na condição em que se está a é isso que o espiritismo compete a cada um de nós desenvolver a felicidade que não seja possível no patamar em que nós estamos é interessante isso esse é um movimento de autonomia esse é o movimento de quem já minimamente consciente percebe que está muito mais próximo do que imagina a possibilidade desse reino é muito mais acessível do que possamos a gente imaginar essa felicidade da
comas a comas promete jesus ela não está associada às circunstâncias exteriores ela está associada apenas a minha postura perante as circunstâncias exteriores portanto ela acessível a todos porque esse é um conceito que jesus vai renovar profundamente o evangelho ele não escondeu ou não prometeu pra nós que teremos uma vida exemplo de aflições não nos escondeu que a condição do mundo em que estamos é ainda o mundo de aflições ele disse está lá a última ceia com discípulos dirá ele no mundo tereis aflições porque faz parte do processo em que estamos mas ele veio renovar para
nós a ideia do que seja a felicidade do que seja paz dizendo nos que apesar das aflições apesar das dificuldades a paz ea felicidade da qual fala o seu evangelho ainda assim são possíveis apesar das circunstâncias por isso dirá ele aos discípulos ea todos nós que hoje somos discípulos deixo-vos a paz a minha paz vos do mas não vou lá dou como o mundo a dar ou seja cuidado o meu entendimento de paz e felicidade diferente daquele do mundo quem geral está associado com as circunstâncias quando os aspectos financeiros vão bem quando a família vai
bem quando a saúde do corpo vai bem então estamos bem pacificados com cristo é diferente é uma paz uma felicidade muito mais associada à maneira pela qual eu tenho me conduzido na vida por isso acrescenta ele tenho vos dito estas coisas para que em mim tem a spas porque no mundo tereis aflições mas tende bom ânimo eu venci o mundo olha o contraponto que ele está fazendo ele está falando de uma vida com aflições com dificuldades mas ainda assim uma vida com o passo a passo para nós que é quase um sinônimo de felicidade o
próprio mano dirá felicidade significa em tudo paz em nós essa paz em nós quando nós estamos em cristo por isso ele diz tem ovos dito isso para quem mim pinhais passa e se estará entre isto é o mesmo que os espíritos disseram à kardec lá no livro dos espíritos aquele que procura praticar a lei de deus é tão feliz quanto possível na sua atual condição ou seja representando aí pra nós o esforço de cada um de nós por estudar por compreender melhor as leis divinas o universo ea nós mesmos e a partir daí modificar a
nossa relação com a vida com os outros o meu corpo com o que eu faço enfim realmente incorporar essas lições e torná-las práticas isso é estar em cristo tanto quanto seja possível no atual estágio em que estamos aquele que assim o fizer será tão feliz quanto lhe permitirá sua atual condição e na medida em que for crescendo nesse processo cada vez mais entendendo e aplicando essas leis mais será feliz apesar das aflições então essencialmente é disso que que estamos falando aqui cada um de nós a partir deste novo olhar que a doutrina espírita vamos e
repensarmos as dores que temos passado e passarmos a ver o quanto disso de quanto está fora da minha alçada porque a gente vai ver que uma série de dores uma série de barreiras a nossa felicidade foram por nós mesmo criadas é aquilo que os espíritos vão dizer também do evangelho segundo o espiritismo no capítulo 5 e tem 23 os tormentos voluntários quanto os tormentos não são por nós voluntariamente criados e cultivados são essas as barreiras que mandou vai nos convidar olhar e ele diz assim reflitamos porém nos sofrimentos criados por nós mesmos e ele começa
aquele da solidão em que nós iríamos através de falsos conceitos é um deles e dos maiores uma das maiores barreiras mentais uma das maiores um dos maiores sofrimentos voluntários criados por nós mesmos é esse sofrimento do insulamento é o sofrimento da auto-suficiência do individualismo quando acho que vivo apa ou vivo separado desconectado de tudo que me certa dos outros quando me vejo o suficiente a tal ponto a ponto de acreditar que não precisa dos outros que a minha vida diz respeito só me mesmo e que não influencia também os outros como os outros me influenciam
é e o sofrimento uma das características da nossa sociedade moderna o sofrimento da solidão resultado claro natural de uma sociedade individualista em que em que estamos em meio à multidão completamente só em que as pessoas convivem na mesma casa sobre o mesmo período completamente apartados umas das outras tamanho o insulamento as grades da separação dessa indisposição de sairmos de nós em direção ao outro sentindo olhando acolhendo a mando como fez o bom samaritano esse é um dos primeiros é uma das primeiras cadeias mentais que nós criamos e que é de certo modo alimentada pelo modelo
sociedade vivente que nós temos hoje e ele segue dizendo constrangedoras cercas mentais em que nos graduamos desertando da vida comum barreiras às mais diferentes ou seja cercas mentais que a gente cria nos insulano desertando da vida comum quando me fechem mesmo meu mundo apenas meus desejos acreditando que poderei ser feliz assim distante do olhar ao outro distante de um projeto de felicidade que incluiu outro enquanto não estão aí a comprar essa ilusão acreditando que fazendo carreira solo sem pensar nos demais encontraram aquilo que tem tanta sede encontrar quando na verdade nos ensinava dois mil anos
o evangelho a felicidade só é capaz de vista e já de florescer quando partilhada como um jardim então a gente deserta da vida comum se isola no nosso egoísmo nosso orgulho na nossa vaidade e inveja e tudo mais e perde todos os frutos todas as benesses que a experiência da vida comum ou da convivência poderia nos dar porque não tem outro jeito de nos enriquecemos de paz e de felicidade a não ser por meio de uma convivência harmoniosa seja onde for celular seja na casa espírita seja no trabalho seja com todos é o outro a
minha ponte o meu degrau de conexão com deus sem ele não avançou um passo que se quer na senda da evolução mas muitas vezes iludidos pelo egoísmo achamos ser o outro nosso problema quando na verdade é a mais preciosa solução que deus nos deu aquele que me incomoda é justamente a solução preciosa que deus me deu para olhar em mim o porquê do incômodo o porquê do incomum porque se eu já tivesse realmente avançado a atitude dele por mais que equivocado não me incomodaria tanto assim é aquilo que se diz ou muitas vezes nos pegamos
a dizer nossa mas como ele orgulhoso pois bem é este orgulhoso que como professor divina deus lhe deu pra ensinar humildade porque se já fosse humilde o orgulho dele não se incomodaria só incomoda porque és ainda orgulhoso porque o humilde se tornou inatingível pelo orgulho porque já tem em si mesmo o próprio antigo e então quando a gente vê isso a gente tem é o que afastar a isolar por que nos incomoda mas justamente aquilo que nos convida a olhar pra sair do incômodo e saná lá nós criamos uma grade uma cerca mental uma barreira
que nos impede de aprender e portanto de construir a felicidade mais duradoura então é a vida comum a começar pelo la na convivência mais íntima a maior escola ea maior fonte de tesouros para a alma por isso uma das leis morais será a lei de sociedade no livro dos espíritos questão 7 6 6 e 7 6 8 quando os espíritos nos viram a 768 o homem que em viver se insulados embrutece e escola ou seja sem a vida comum sem abertura para a convivência para olhar o diferente acolher e amá-lo ainda assim agentes embrutece a
gente volta à normalidade e aí se cria esse clima de divisão de agressividade por conta dessa nossa disposição em nos abrirmos em olharmos para o outro na sua humanidade em amargos armos apesar de ver agentes embrutece ea gente estimula como a flor que murcha perde a vida porque a seiva da vida só nasce das trocas do amor das trocas da compaixão e aquele que se fecha para isso puxa com uma flor que pede a seiva embrutece este ano por isso dirá kardec também no livro se ao inferno no capítulo 3 vai dizer se tem a
pedra de toque da virtude como do vício é a vida em sociedade e por sociedade a gente pode entender não só a sociedade como um todo mas a micro sociedade do lar a micro sociedade da casa espírita é a convivência no seio dessa sociedade a pedra de toque me revela o que eu realmente sou não há imagem que idealizei acerca de mim mesmo porque a pedra de toque aquela usada pelo ourives ele aperta pedra contra uma superfície de metal para ver se ela é de ouro puro ou se apenas uma casca então é a convivência
com outra pedra de toque mostra-se o que eu era era ainda apenas uma casca de virtude ou se de fato de a uma vez tude consolidada aqueles que se fecham a isso seja pelo orgulho seja pela vaidade seja pelo egoísmo pedem essa oportunidade criam barreiras ao seu próprio progresso portanto prendem se a si mesmos na sua infelicidade porque orgulhoso é invejoso orgulhoso vaidoso tem ciúme egoísta isso nos faz sofrer não é isso que está dito aqui nos tormentos voluntários permitam me ler um trechinho o espírito de fénelon vai dizer haverá maiores tormentos que aqueles causados
pela inveja pelo sion para invejoso para o ciumento não é repouso está perpetuamente em febre o que eles não têm o que os outros possuem diz causa insônia e assim vai seguir nessa descrição ou seja eles mesmos criaram essa barreira ou essa certamente tal que os prende na sua própria felicidade pela indisposição de com humildade caridade se abrirem a convivência experiência olhar respeitoso e compreensivo para com o outro e mais a descobrir em que a felicidade que o cristo promete não não está associada com um circunstâncias anteriores portanto nada do que o outro tenho venho
deixar de te perié peso sobre a nossa felicidade a não ser que por compaixão por a morosidade ea falta que ele tem me incomode aí sim mas aí já é daquele daquela angústia boa que nos move ao exercício do bem é aquela angústia de quem já despertou da indiferença saiu do gelo e foi a vida foi à luta o exercício do bem é o que ele diz no primeiro parágrafo o homem está incessantemente em busca da felicidade que lhe escapa sem cessar porque a felicidade sem médio mescla não existe na terra entretanto malgrado ou seja
apesar das vicissitudes de forma o cortejo inevitável desta vida o que jesus falou no mundo tereis aflições poderia pelo menos gozar de uma felicidade relativa mas ele a procura nas coisas perecíveis e sujeitas às mesmas vicissitudes ao invés de procurar nos prazeres da alma que são antigos dos prazeres celestes imperecíveis em lugar de procurar a paz do coração única felicidade real deste mundo é ávido de tudo aquilo que pode agitar de perturbá lo e coisas singular parece criar propositadamente tormentos que não cabe se não a ele evitar ou seja aquela felicidade a mais acessível ao
alcance de nossa ação cotidiana paz do coração muitas vezes não queremos buscar estamos presos ainda nas velhas concepções daquela felicidade ilusória que por mais que a gente busca as conquistas efêmeras nunca veremos alcançar os tormentos voluntários então emana agora vai descrevendo algumas outras barreiras para alcançarmos nessa experiência do rei aos que admitem perdão aos que se admitem demasiadamente envelhecidos na experiência física e se em paredão contra toda espécie de renovação como se a natureza não fosse o período áureo da reflexão com as alegrias conscientizados da vida ou seja uma das barreiras já é mano essa
barreira do desânimo perante por exemplo a idade do corpo como se fossemos o corpo como se em qualquer época da nossa vida aqui encarnados não estivéssemos ou não fosse possível renovarmos aprendemos expandimos um pouco mais a nossa consciência o nosso coração como se não fosse sempre tempo de recomeçar tempo de fazer diferente tempo de mudar afinal de contas no corpo fora dele em qualquer época e idade seja na infância e na juventude na madureza ou na velhice é sempre tempo de realizar mas quantos não se deixou desanimar por conta das certas restrições que a idade
trans e deixam morrer aquela força aquela vitalidade que nos compete sempre manter a verdadeira juventude do que no corpo é a juventude aquela disposição constante em se transformar em se aperfeiçoar com as circunstâncias da vida em qualquer tempo em qualquer lugar eu me recordo aqui de jesus ressuscitando o jovem filho da viúva de naim é pra mim aquela uma passagem simbólica é o cristo que vem ressuscitar a nossa juventude que às vezes está morta morta no desânimo morta no pessimismo morta na desesperança o cristo com um toque inovador do evangelho vem dizer ao nosso jovem
interior vamos levantar e vamos trabalhar porque isso é a juventude isso é a perenidade do espírito que transcende a efemeridade do corpo essa juventude da qual vai falar um denim num livro seu recentemente lançado pelo céu de 131 dn do rio de janeiro com textos inéditos capítulo terceiro que ele fala sobre o juventude ele vai falar isso da juventude idealista aquela que transformará o mundo ele vai dizer essa juventude não está associada apenas ao corpo a idade física essa juventude é daqueles que souberam conservar em todas as épocas da sua vida a poesia o frescor
do ideal a poesia o frescor renovador smu os valores nobres à disposição por trabalhar pela mudança de si e do mundo esses são os jovens de fato ea sua juventude acessível a todos essa que devemos buscar mas quantos não se permitem emparedar deixando a juventude morrer às vezes até mesmo com a consciência da imortalidade ficam a pensar mas eu vou começar agora alguma coisa nova e daí você vai continuar ea gente tem esses exemplos tão bonitos daqueles que com 90 anos começaram uma graduação nova e concluíram começar um projeto novo aprender um instrumento fizeram porque
porque estes romperam com as barreiras percebendo que a nossa felicidade o nosso bom ânimo não pode estar limitado ao nosso corpo porque nós não somos o corpo nós somos eternidade e nos alimentamos de eternidade então essa é uma das barreiras aos que vararam acidentes afetivos e entraram em pessimismo sistemático como se o amor divino herança do criador para todas as criaturas de ver se está escravizado ao nível da incompreensão é aqueles que vivenciaram a experiência amorosa e se decepcionarão e passam a desacreditar do poder do amor passa a ter miramar com medo da ingratidão ora
o amor não se importa com gratidão porque o amor se alimenta de si mesmo já dizia khalil gibran um amor se basta a si mesmo porque aquele que ama descobriu a verdadeira fonte de eternidade a verdadeira fonte de sociedade da sede de nossa alma é isso que irá dizer jesus a samaritana todos nós quem beber da água desse poço ou seja quem busca a sociedade da alma numa relação de uma pessoa num objecto de alguma coisa fora de si na água parada haverá de sentir sede novamente mas quem descobriu a fonte a jorrar de si
mesmo no caminho com cristo nunca mais terá sede e é isso que irá dizer porque quem beber da água que ele der descobrirá então em si uma fonte jogar e ter idade é o que ele fala simão pedro está narrado no livro boa-nova capítulo 12 amor e renúncia quando simão pergunta mas e se os nossos amigos nos compreenderem se forem gratos então jesus virar simão simão o amor não espera retribuição o ato de dar é a própria essência da sua vida e ainda que os nossos amigos um dia se convertessem em nossos algozes em nossos
adversários não poderiam jamais nos tirar a alegria de um dia eles dado alguma coisa porque essa alegria pertence aquele que dá e ninguém pode tomar aquele que descobriu a alegria de dar descobriu uma fonte imperecível e é isso que ele está aqui dizendo é isso que os espíritos dizem no livro dos espíritos quando kardec pergunta da ingratidão daqueles que deixam de amar ou aqueles que endurecem o coração porque passaram pela ingratidão eles falam ainda não entenderam que é o amor ainda não entenderam porque ainda estão esperando a retribuição passa se alimentar do amor que se
dá então este nunca faltará porque só depende de ti ti foi o chico falou a uma senhorinha que veio buscar ele perguntar reclamando da ingratidão daqueles que havia auxiliado ele pegou em suas mãos é apenas lhe disse minha filha aprenda se alimentar do amor que você dá eis aí a fonte outra barreira a ser superada aos que se declaram ludibriados pelo fracasso e sem casulo no desânimo olvidan a construção da felicidade próprio quando nós deixamos de enxergar no fracasso na verdade um convite a renovação a fazer diferente a perseverança quando deixamos de enxergar na desilusão
que chega à nossa vida justamente o convite da verdade que vem nos tirar da ilusão caminhando nos agora para a realidade das coisas como são mas mostrando que aquela felicidade construída sobre uma ilusão não é duradoura mas por incrível que pareça quando a desilusão nos visita nós achamos triste nós achamos ruim nós os decepcionamos preferimos estar iludidos há de fato abraçar a realidade como ela é e na realidade ou com a realidade construir a verdadeira felicidade então enxergar para além do fracasso enxergar aqui na caminhada com cristo fracasso legítimo fracasso real é deixar de ser
gay após cair em chegar que com o cristo vencedor não é aquele que não peça que não fracassa vencedor com cristo é aquele que apesar dos tropeços e apesar dos fracassos nunca chega a existir sempre avança sempre se ergue porque sabe que o futuro o espera e para além de todas sombra sempre uma luz que para além de toda tempestade há sempre o raiar do sol que para além de toda a noite há sempre um amanhecer e que para além de toda cruz há sempre ressurreição vida nova outra barreira a ser superada aos que acreditam
muito mais na doença e na saúde vendendo culto a suposta incapacidade acreditar mais na doença porque na saúde somos convidados pelos que o evangelho espiritismo nos traz a enxergar até mesmo uma doença a experiência dolorosa no corpo a limitação momentânea que estejamos passando com muitas vezes o próprio caminho de cura aquilo que cura o que de fato somos espíritos por meio daquilo que momentaneamente investimos o corpo e passamos para enxergar para além da doença e entendê-la que o entender que se bem vivida é ela um caminho de cura real da alma porque com jesus não
há cura milagrosa não há transformação instantânea com jesus a cura efetiva da nossa alma é sempre uma jornada é sempre uma caminhada não esperemos mudanças bruscas não esperamos milagres esperemos sim da parte do cristo sempre à disposição em nos dar a mão para trilhar qualquer experiência difícil então enxergamos na doença na enfermidade também as oportunidade de irmos mais além roubamos com as barreiras do pessimismo do abatimento e vejamos a vida enxergamos a vida em termos de eternidade dirão os espíritos também no capítulo 5 do evangelho do fim de seu filme de ray ban que a
gente só mede de fato se algo é bom ou ruim para a nossa vida pelas consequências a gente precisa ter esse olhar menos imediatista um olhar mais na perspectiva da eternidade por que dirá ela digam me o que é melhor ao que traz uma infelicidade é uma dor momentânea mas que prenuncia depois muitos anos os séculos de liberdade maior felicidade ou ao que momentaneamente traga felicidade e euforia mas que depois vai resultar em séculos de reajuste de reequilíbrio e quantas vezes não é assim que o nosso corpo quantas vezes a nossa saúde é mal utilizada
não é justamente aquilo que construímos ou aquilo que nos faz construir séculos de aflição mais adiante pelo mau uso do nosso corpo pelo mau uso das potências do nosso corpo do sexo etc mas quantas vezes não é aquela enfermidade de alguns anos ou mesmo de uma encarnação aquilo que reajusta séculos de equívocos no passado se bem vivida com paciência com resignação exemplo nos faltam aí está um jesus gonçalves que vencendo a lepra hanseníase pode enfim se libertar se iluminar aí está o exemplo de um jerônimo mendonça que veio a ser conhecido como gigante deitado porque
ainda que deitado paralítico segue sob cantar para os corações a alegria do evangelho de jesus relembrando até o caso de sua mãe sua mãe que não era reencarnacionista não era espírita certa feita ele se preparava para mais uma viagem iria mais uma vez palestrar e ele que tinha oito irmãos e ele era o único paralítico dos irmãos sua mais chega próximo dele diz eu tô quase começando a acreditar nessa história de reencarnação mas porque a minha mãe olha você não é único dos meus filhos paralítico cinema pois é e é justamente o que menos para
em casa é o mais comprometido em termos de possibilidades de locomoção mas é o que menos está em casa então ele diz mas mãe sou paralítico do corpo mas não posso ser e nem o serei da alma porque vi já nessa paralisia a minha cura a bênção que jesus me deu pra avançar e ele rompeu então essa barreira e apesar daquilo soube ser feliz e soube cantar a sua alegria sua felicidade aos que o ouviam mais uma barreira vencida por isso semana prossegue dizendo em todos os lugares cerca de amargura desalento tristeza e de execução
então pensemos melhor na nossa vida quantas dessas cerca de desalento de angústia e tristeza não foram por nós mesmos criadas ou não tem sido por nós mesmos cultivadas no ciúme que eu não quero trabalhar nem inveja que não tenha conseguido superar o egoísmo que não quero iluminar do qual não quero me libertar no orgulho na qual não quero tratar são essas as verdadeiras cercas que nos impedem de sermos felizes tanto quanto seja possível aqui e agora porque como falávamos jesus vemos mostraram nos falar deste reino que está ao alcance de todos apesar das circunstâncias ora
se o quisermos se o quisermos podemos vencer essa seca que podemos alcançar a felicidade porque porque ela está na possibilidade de servir de ajudar de estudar de conhecer de ampliar horizontes de amar quem no mundo estará impossibilitado de alcançar esses recursos enumeremos aqui alguém no mundo que estará impossibilitado desses recursos até mesmo aquele que está na cama em estado vegetativo seu espírito ali está ele é permitido ao menos vibrar pelo bem dos outros vibrar paciência vibrar serenidade e isso pra ele será a felicidade manter se calmo como dirá santo agostinho no evangelho a calma em
meio às tormentas da vida não será em si mesma felicidade manter se calmo e sereno apesar de quem está impossibilitado de alcançar isso quem nos impede de chegar lá senão nós mesmos através das barreiras insistimos em criar por isso talvez girar o apóstolo paulo se deus é por nós quem será contra nós a não ser nós mesmos essa parte eu acrescentei no final não tá lá no texto alguém vai lá no texto não tá lá se deus é por nós quem será contra nós se a gente pensar o único que pode ser contra nós ea
nossa verdadeira felicidade somos nós mesmos então ele vai acrescentar a vida igualmente em toda parte oferece a todos os seus filhos uma senha de progresso trabalho e participação então se as barreiras a nossa felicidade o nosso progresso são represento esse insulamento e essa estagnação o contraponto será trabalho e participação quando eu vou a vida quando eu me abri a vida a convivência trabalho e participação e ele diz se dispõe a aprender e servir ninguém pode avaliar o tesouro das oportunidades de elevação que se te descerrará o caminho ou seja se você minimamente se dispor a
aprender e servir ninguém pode avaliar a dimensão do tesouro de bênçãos que você vai passar a enxergar no seu caminho uma simples mudança de postura íntima no insulamento do fechamento das grades para liberdade para a abertura para a participação você ganha uma infinidade de recursos e de possibilidades de crescer e de ampliar a sua felicidade a felicidade que nasce do estudo a felicidade que nasce do amor a felicidade que nasce da caridade a felicidade que está em toda parte para quem já tem olhos de ver e coração de sentir abençoou a disciplina que nos orienta
o coração com as diretrizes justas mas não te prendas a limitações e imaginárias que separem da idéia de deus e da grandeza da vida então não perca nunca não deixe nunca que essa essas limitações e imaginárias tim peçam de avançar de acreditar de confiar quando te encontres em dúvida quanto à libertação espiritual aqui todos nos achamos destinados pelos princípios da evolução e aperfeiçoamento olha para o alto olha para o céu toda a região que nomeamos por céu não é mais que uma saída gloriosa com milhões de portas abertas para celeste ascensão pra quem sabe olhar
pra cima pra quem sabe enxergar o horizonte além não há uma não há duas não há dez portas existem milhões de portas milhões de oportunidades ao longo de uma encarnação para a celeste ascensão se estivermos dispostos a romper abre e escancara as grades e as cadeias mentais que temos cultivado o nosso coração realmente temos cada um de nós a nossa vida nas nossas dores e buscamos enfim superar busquemos como jesus orientou ampliar e expandir a nossa mente eo nosso coração a quente que possamos albergar sempre cada vez mais a felicidade divina que está muita falta
a todos muito obrigado
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