Curso de liturgia da Santa Missa - Parte 3/4 - Padre Paulo Ricardo #igrejacatólica #curso #liturgia

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Santos e Católicos
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em nome do pai e do filho e do espírito santo a inspirar ao senhor as nossas ações e ajudar-nos a realizadas para quem vós comece para vós termine tudo aquilo que fizemos por cristo senhor nosso amigo santa maria mãe de deus é pai do filho e do espírito santo amém muito bem tudo na hora passada nós estamos falando da santa missa e terminamos na proclamação do evangelho ainda não terminamos a primeira parte da missa que é a parte da liturgia da palavra a palavra assim serra praticamente com é a homilia mas tem ainda dois apêndices
podemos dizer que é a profissão de fé ea oração dos fiéis mas vamos por partes a primeira coisa uma visão geral da liturgia da palavra que é o seguinte à liça ela é dividida em duas partes essas duas partes da missa ela eram chamadas antigamente de missa dos catecúmenos início dos fiéis hoje é chamado de biologia da palavra a liturgia eucarística mas por que é importante esse nome antigo missa dos catecúmenos início dos fiéis porque isso porque a gente tem que entender que passando da liturgia da palavra a liturgia eucarística nós vamos passar para um
outro mundo por assim dizer é a primeira parte da missa da liturgia da palavra é uma parte mais missionária ou seja a primeira parte da missa é uma parte onde os não fiéis podem participar tranquilamente ela parte em que os catecúmenos participavam quem o catecumenato até comum é uma pessoa que está se preparando para o batismo na igreja como eram como é a celebração da missa é assim vinha tudo uma premissa fiéis catecúmenos né às vezes algum padrão curioso até podia entrar e ouvia a liturgia da palavra as leituras do evangelho a homilia do bispo
do padre a pregação então a gente vê que essa parcela é mais missionária é voltada mais para a convenção não é a pregação para as pessoas mudarem vida tantos fiéis melhorarem a sua vida cristã como também para aqueles que não são tão fiéis assim se converterem e crê no evangelho essa primeira parte da missa então era chamada de missa dos catecúmenos a liturgia da palavra essa parte em que pessoas que não eram iniciadas no cristianismo podia tranquilamente participar quando terminava a homília a pregação da palavra de deus então os diáconos colocavam os catecúmenos para fora
né ainda hoje na liturgia bizantina né de fugir do oriente terminada a liturgia da palavra não é eles dizem fora os catecúmenos catecúmenos fora fora os catecúmenos as portas às portas então o que acontece é que acontecia na prática os catecúmenos sair saíam e se fechavam as portas da igreja e de portas fechadas iniciava a liturgia eucarística entender por que a liturgia país que era para os iniciados eram os arcanos a palavra cânon quer dizer os segredos pouquíssima gente sabia o que acontecia durante a missa porque é o sacramento a presença de cristo na eucaristia
era algo que a igreja aguardava com um zelo ainda guarda mas guardava como o zelo no segredo do arcano porque não queria que as pessoas fossem retirados aos poucos o estudante faz hoje por exemplo de celebrar a missa na televisão para a igreja antiga seria um absurdo a gente expor o sacramento da missa para essa quantidade imensa de pagão de gente que está lá no cepe né passando de canal em canal e passa de um filme semi pornográfico para uma missa a passar na missa assim velho lá a consagração entanto isso os cristãos antes era
impensável veja não estou criticando a transmissão da missa na televisão porque hoje em dia com a falta de sacerdotes existem comunidades inteiras e pessoas que vivem e alimento a sua fé eucarística a partir dessa dessas transmissões entendendo eu acho que é algo necessário hoje em dia transmitindo isso na televisão eu conheço até comunidades religiosas que não tem padre né as irmãs moram num paróquia do interior lá não tem padre mas é assim o sacrário na casa dela elas colocam à televisão na capelinha participam da missa pela televisão e na hora da comunhão uma delas que
administra a comunhão ao sacrário e distribuir a comunhão com as outras comum e planta de participar na missa é claro e evidente muito dizendo que a mesma coisa que você está presente não está podendo eu tô aqui é fazendo tudo igual a não tanto faz de tudo igual não estou dizendo isso participar do sacrifício eucarístico na igreja o mesmo ambiente é completamente diferente participa pela televisão mas a transmissão da missa televisão para dizer nessa ausência de padres que nós temos falta de vocações sacerdotais é muitas vezes a forma dos fiéis cristãos se manteve quantas vezes
por exemplo durante o regime comunista é da europa oriental a rádio vaticano que transmitia a santa missa era sintonizada por cristãos que não tinham padre atrás da cortina de ferro ele colocava no rádio notar que houve uma missa que os comunistas perseguiam os padres contra os padres a prisão acabou então não estou criticando a transmissão mas estou dizendo que os cristãos antigos tinham um zelo imenso pela pela cânon seu segredo da na tradição eucarística na liturgia da missa dos fiéis então fechavam-se as portas e os cristãos celebram de portas fechadas a liturgia eucarística estou dizendo
isso porque porque aqui é minha opinião tá eu eu faço questão de esclarecer quando todo mundo a conectar um documento da igreja e quanto a dizer uma coisa que a minha opinião por acaso tem um sujeito do qual eu aprendi esta opinião que não se ouviu falar dele é o padre sé a desejar assim que eu falei o padre josé ratinha quando ele era padre jovem na década de 70 ele escreveu um livro chamado o novo povo de deus né e neste livro ele diz isso que a liturgia da palavra é uma liturgia missionária enquanto
a liturgia eucarística não é tão missionária assim tão calma lá vão um frei fazendo isso porque porque os católicos não continuamente nas nossas paróquias pedir missa para tudo missa para a formatura do jardim da infância missa para repartição pública é primícia do ano fiscal riça para não ser que tudo a missa porque o católico pede lista porque não sabe pedir outra coisa na minha opinião não é estas ocasiões em que existe um número grande de pagãos de gente que é até batizado mas que não é católico suficiente nessas ocasiões é importante ser importante o padre
celebrar a liturgia da palavra e não há missa porque porque no meu amigo minha palavra é mais curta número 2 ela é voltado exatamente para isso uma pregação missionário as pessoas que cometeram 3 você não tá tirando pérolas aos porcos desculpa a palavra politicamente incorreta mas também gera atingir apenas as bolas e fazer o que é que nós temos a eucaristia que é o dom mais precioso que nós guardamos e não podia ficar expondo assim um pessoal que não sabe o que é a missa entende se vê por exemplo formatura não é a maior parte
das universidades pelo menos lá as minhas bandas a imperva eles querem fazer formato unificada então todos os cursos fazem a formatura só aí o que acontece os cursos individuais então pedem missa vamos fazer uma missa de ação de graças aí o curso vai lá faz a missa porque terminada a missa é o momento que eles têm de se manifestar enquanto o grupo entendeu é a hora de entregar uma flor para a mãe fazer homenagem para aquele professor especial lembrar o aluno que foi falecido e não sei o que fazer as várias homenagens então não desce
eles participam da missa a liturgia eucarística para a maior parte daqueles rapazes e moças que estão se formando é um negócio cumprido chato e sem significado aquela reta do padre lá no ataque na copa mas nunca né aquela formalidade que para eles não tem sentido nenhum e que para nós é o centro da nossa fé entendi então se você faz uma liturgia da palavra que lá é rapidinho missionário ajuda eles a se voltarem mais para a igreja e pronto eu já fiz várias vezes em formaturas liturgia da palavra pessoa ter minhas patrick missa linda que
nessa linda porque eu me sing sing e ainda mais é mais curtinha né em 40 minutos você fez tudo até falou bastante e sobra ainda aos 20 e tantos minutos fazendo todos homenagens que quiserem tudo entende a coisa mais versátil e você não perder ali a o foco que é mostrar na igreja mas aberta missionária simpática a gente para essas pessoas não é atraí los com uma gota de mel para a verdade do evangelho estou dizendo isso um pouco porque nessa passagem da liturgia da palavra a liturgia eucarística a gente tem que entender que nós
estamos agora entrando no centro de tudo nós vamos entrar naquele que é o mais precioso para nós não é bom falar a respeito só para concluir a questão da liturgia da palavra a palavra a respeito do da homilia a homilia ela deveria ser feita sobre a palavra de deus essa é uma menina normal a explicação da palavra de deus tá agora é claro que essa palavra de deus é explicada dentro da fé da igreja de dois mil anos isso quer dizer que junto com a tradição mas é importante que não seja sermão mas seja homilia
seu irmão é um discurso de que assim sobre qualquer assunto vai fazer um sermão vai falar então ele é um assunto variados não tem nada a ver com a liturgia da palavra mas seja a homilia verdadeiro ou seja a explicação da palavra de deus ou dos mistérios que estão sendo celebradas socorro é a ressurreição e ascensão e pentecostes você vai explicar aquele mistério celebrá ou então até mesmo dentro da família alguma espécie de miss tecnologia que a palavra está hoje nós já vimos né passados a falta dessa palavra apareceu né o mistério é o mistério
de deus e tal a boca é é a questão de conduzir você com duas pessoas como um pedagogo para o ministério a explicação é daqueles mistérios levar as pessoas a entender isso que estão celebrando a família deveria centrar nessas coisas é havia um mal vez uma mania na igreja de se fazer homilia sobre temas variados e pegava um assunto de revista não é um artigo de um filósofo não é o menino é isso que vou fazer palestra sobre isso não está proibido de falar mas não é tanto a missa nomes a nós devemos focar nesses
temas principais o missal permite que em ocasiões especiais o padre fale de uma grave e urgente necessidade da comunidade por exemplo todo mundo conhece é aquela menina que está postado no youtube sobre o plano nacional de direitos humanos aqui família saiu completamente daquilo que é a família normal não é só da palavra de deus não é sobre o mistério centrado não é sobre um dos hits da missa mas é sobre uma base em uma necessidade urgente da comunidade não é uma coisa que eu faço todo domingo é algo que é extraordinário excepcional o missal permite
mas é importante saber que isso não é regra a regra é que seja sobre essas três coisas ou a palavra de deus que é normal o mistério celebrado ou um dos ritos da missa serem explicados isso é normal de uma menina depois da homilia então ali termina é praticamente a missa dos catecúmenos tem nome lia fora catecúmenos macaco - fora aí entra uma parte que a própria já dos fiéis que ainda não é a liturgia eucarística mas que já não é mais a liturgia dos catecúmenos da palavra porque ali pra ele pra gente que já
está introduzida é o credo nos - não é o que o crédito o crédito é o símbolo da fé que quer dizer palavra símbolo da fé símbolo é uma coisa que une é antigamente por exemplo quando um general romano ia pra guerra ele levava um símbolo do imperador sei lá imagine um anel não é que eles cortavam pela metade é um pedaço de madeira que cortava no meio o general levava isso quando o imperador queria dizer olha vocês ao invés de irem pelo norte como nós tínhamos planejado favor pegue o flanco direito e sigam para
o sul chegava ao mensageiro da onu contra ordem ao general conhecia eu sabia se essa mensagem do imperador nero imperador mensageiro vinha com aquele pedaço de madeira que tinha sido quebrado no meio e um pedaço de madeira encaixar direitinho naquele outro então é sinal de que a mensagem é legítima é verdadeira tá entendendo então assim o símbolo é isso sim valentim é com s encaixe símbolo tá então eles pegavam o símbolo encaixavam no outro assim você vai fazer o correto acredito em você então surgiu entre os primeiros cristãos a prática de nós antes de participarmos
da oferecia apresentarmos o símbolo da fé o credo o cara era estrangeiro comerciante tal de passagem além daquela cidade e queria participar da eucaristia o bicho chega a ópera lá vão ser fiel mesmo é um eléctrico um pagão um curioso que quer descobrir novos arcano sobre o nosso ministério qual é sua fã a então a pessoa professava treino em deus pai todo poderoso criador do céu e da terra e o bispo prestava atenção direitinho no credo pra ver se tinha alguma palavra ética fazer não você não participa da nossa eucaristia cai fora daqui você não
é dos nossos então quando todos os domingos você se levanta e professam a fé façam isso sabendo que vocês estão apresentando a carteira de identidade de vocês que para vocês atos de estado e celebrando de adentrar esses mistérios o padre tem nome linha creio em deus pai eu vou entrar agora no lugar que nem todo mundo pode entrar eu vou entrar no mistério que só os fiéis comecem mesmo que as portas da igreja permaneciam abertas mesmo que esteja sendo transmitido pela televisão nós estamos entrando arkham no centro da nossa fé é por isso que então
depois do símbolo da fé vem a oração dos fiéis o nome é chamado de oração universal mas também de oração dos fiéis que quer dizer coração dos fiéis quer dizer que naquele momento são os fiéis exercendo o seu sacerdócio os fiéis estão ali exercendo o seu sacerdócio como sacerdócio batismal também não é uma coisa que você a eu estou ali rezando como qualquer pessoa poderia rezar não é qualquer pessoa poderia rezar você é um filho de deus você é é um católico você já é fiel por isso você pode interceder pelo mundo inteiro é importante
que a relação dos fiéis seja uma oração voltada para estuprar a realidade universal e não interseções pessoas particulares que seja sua intercessão por pessoas particular enquanto aquilo serve de trampolim para uma prece universal vamos supor é a comunidade tem uma ministra da comunhão que está com uma doença grave e que é natural então você pode até fazer isso nós somos fiéis na universal mas da seguinte maneira por exemplo rezemos por todos os doentes de maneira especial por fulana nossa ministra que o senhor os console de saúde foi entender você vai e coloca aquela intenção mas
é importante que na oração dos fiéis o respiro seja universal porque pra todos que deve interessar a todos outra coisa importante ao confeccionar oração dos fiéis é o seguinte cuidado com a falta de fé de muita gente que escreveu nós somos fiéis nesses folhetos nesses livrinhos de mitologia de ser chata muitas vezes quem escreveu aquela oração não têm fé como ele disse isso porque a gente vê que é uma oração recado que a oração recado passar o recado é quando você não está falando com deus pedindo a intervenção divina você está dando um recado para
o irmão que está no lado é como se dissesse assim fulano aqui passou a missa inteira me incomodando tossindo eu digo assim rezemos para que as pessoas sejam caridosos uns com os outros e façam silêncio durante a missa para nós podemos ouvir a palavra de deus a oração recado você não está falando com deus para um recado do caquetá do lado aí então existe muita gente sem fé principalmente o pessoal neco é mais voltado para essa socialização do cristianismo não é o cristianismo enquanto a agenda social transformação de som da sociedade de engenharia social teologia
da libertação eles fazem oração recado para que os cristãos se conscientizem cada vez mais de que precisam partilhar seus bens com os pobres rezemos ao senhor isto não é uma oração propriamente dita é um recado para a comunidade estava com deus só para a comunidade dando um recado de conscientização se você quisesse realmente rezar pelos pobres você diria assim você pedir uma intervenção divina seria senhor vós que há mais os pobres nós sim manifestar o nosso amor o pobre como através do nosso filho jesus e da igreja olha ai compassivo para aqueles que mais necessitam
em enviar nosso anjo com o solo para que os conforte neste vi eles têm o que comer e tocar o coração das pessoas para que sejam generosos e caridosa por isso nós pedimos senhor vendendo setup um texto uma intervenção divina a oração para ser legítima verdadeira autêntica precisa ser uma oração onde eu realmente estou me dirigindo a dell e não estou usando um recurso pedagógico para conscientizar a comunidade de um dever que ela tem né quer dizer assim para que os cristãos se conscientizem que devem pagar o dízimo exemplo aos senhores uma oração gente cercadinho
entendem agora se você chega e diz assim sem novo do nosso pouco nós oferecemos um sacrifício de dos nossos bens algo que não é o resto a sobra do nosso dia a dia mas que é uma verdadeira expressão do nosso amor para com os receber e senhor e aceitar a nossa oferta porque vós sois benin e compassivo voz não necessitar mais do nosso dom porem à prova os corações generosamente receber esse penhor de amor relação à fala com deus realmente não tá dando um recado às pessoas muito cuidado que assim é é uma coisa que
vai moldando a nossa mentalidade se a gente perceber se a gente perceber a gente perde a transcendência da oração e de repente a comunidade aqui com o teto fechado falando consigo mesma acabou e transcendente casa de deus cada encontro com o outro com a alteridade agora somos fiéis ela é é essa realidade de dirigir a deus praças públicas a partir do nosso sacerdócio batismal os fiéis podem e devem oferecer os seus préstimos não somente através do ministro o sacerdote não é mas enquanto fiéis batizados e então começa a liturgia eucarística propriamente dita é importante a
gente saber toda a liturgia eucarística está montada em cima das palavras da instituição de nosso senhor assim como ela elogia da palavra montado em cima da liturgia sinagogas né a primeira parte da missa a missa dos catecúmenos a missa da liturgia da palavra é aquele que os judeus faziam as sinagogas lhe uma palavra de deus né e cantaram salmos então a primeira parte nós herdamos dos judeus a segunda parte é tem influência judaica também mas ela é sobretudo na última ceia do senhor fez na última ceia olha só o relato que a gente encontra na
eucaristia no próprio novo testamento jesus tomou o pão deu graças o partiu e deus seus discípulos dizendo tomar todos recomendam então nesses 40 anos jesus tomou o pão de graças partiu e distribuir os discípulos aqui nós temos quatro pontos importantes da abbtur gil carismática tomou o pão é um ofertório e se tornou o pão de jesus pode ser um tomou o pão simples aqui pô o pão ali do lado o padre pega tomou pão e coloca sobre o altar mas pode ser um tomou o pão maiúsculo digamos assim através da procissão das ofertas ou seja
em que os fiéis levam alta as suas ofertas e o padre thomas nas mãos essa realidade oferecida tá mas aqui é opinião minha novamente eu acho que é importante que as nossas profissões de ofertório de preparação das ofertas sejam verdadeiras ofertas nós temos a mania de fazer tudo simbólico de transformar a missa numa sala de aula entendeu uma coisa simbólica então aí o cara vai pega um símbolo de alguma coisa trazemos a luta do trabalhador é o cara entra lá com enxada primeiro sujeito que está segurando aqui é deixado não é nunca pegou na enxada
na vida segundo a enxada não está sendo oferecida para ninguém porque depois quem levou enxada pá e enxada de volta para casa e aquilo lá não há oferta um recadinho novamente a falta de transcendência entender é uma instância pedagógica a gente transformou a missa é uma pedagogia vamos ensinar alguma coisa o povo quer dizer quem faz esse tipo de coisa a gente se pergunta se a pessoa crê na intervenção divina crer em algo que está sendo realmente oferecido para deus transcendente eterno imortal porque a impressão que se tem é que ele está simplesmente fazer um
teatrinho a platéia dando um recadinho de conscientização então gente o problema da liturgia engajada politicamente exatamente esse o hábito de engajada politicamente é cansada é cansativa o negócio inter diante porque é sempre um recadinho atrás do outro um recadinho atrás do outro não existe verdadeira transcendência é um negócio sufocante fechada o que é uma verdadeira procissão das ofertas aproxima das ofertas é com você leva algo realmente pronta vamos supor os vicentinos estão fazendo a coleta de alimentos não perecíveis então na hora do ofertório aqueles alimentos entram na posição você realmente está dando aula para a
igreja pelos pobres junto com o pão eo vinho entendendo é na minha opinião é importante a gente buscar a verdade da liturgia tudo aquilo que na mitologia meio falso deve ser evitado isso aqui é opinião minha não tô falando em uma lei tão tipo velas falsas né negócio assim que não é vela é um tubo com a vela dentro né não o bonito é ver uma vela de cera que se consome a mais suja suja é verdadeira flores falsas não já foi a flor a flor é flor real entende a gente ultimamente pegamos essa mania
do prático porém o prático não é verdadeiro teve sim então você vai fazer uma oferta vamos levar o violão no ofertório então você está dando seu nome a igreja é um bom real pega o violão mas você está entregando é o que a comunidade precisando entendeu se entregando de presente pra igreja isso porque porque senão nós terminamos fazendo da missa uma coisa assim só pedagógica e não que não tem verdade existencial não é dentro do ofertório na atividade o padre recebe anualmente as ofertas então muitas vezes recebi até imagino quinta neo liberal a galinha é
certa e quando terminava de receber as ofertas ele estava com as mãos sujas então precisava lavar as mãos é por isso que hoje depois que ele recebe a oferta do padre lavar as mãos então todas as vezes que você participar de uma missa e você vira o padre lavando as mãos você deveria se perguntar o que é que eu estou oferecendo para que o padre lavar as mãos é que eu pus na mão do padre não é que hoje eu tô levando pra voltar não somente aquele dinheiro que eu coloquei na sacola mas as minhas
angústias minhas preocupações minhas dores o meu sacrifício que está sendo ofertado ali né aquilo que foi simbolicamente é ofertado na posição das ofertas deve ser um símbolo real de oferecimento de algo agora aquilo lá é simbólico no sentido que é a expressão visível e real de uma oferta porém existe a oferta invisível que é muito mais importante que é o sacrifício espiritual está sendo feito por todos os clientes eu estou me oferecendo a elas claro nós estamos oferecendo também o pão eo vinho para que seja um corpo e sangue do senhor jesus cristo mas quando
a gente faz a oração no ofertório nós estamos colocando ali oferecendo pra deus tom jobim é porque existe ali algo de obra humana é interessante a gente notou uma coisa porque jesus não escolheu como símbolos eucarísticos coisas que estão na natureza por exemplo poder pegar água e uma maçã a água se perde na fonte já está feita a nossa período pedra feito não fez isso ele pegou algo que precisava ser confeccionado pãozinho vinham existe na natureza há uma tendência de mercado têm que ser fermentada né com filtrar e fazer login não existe na natureza o
tributo é recolhido moído não é preparada massa assado e aí é bom porque porque é fruto da terra ou seja algo feito por deus e do trabalho humano nós oferecemos ali na patena e no cálice existe um microcosmos um pequeno mundo é o mundo da criação de deus e da história humana não é somente o que deus fez mas é também o que nós fizemos com que deus fez não é algo somente da criação mas é algo da história do homem pão e vinho não são coisas naturais mas são confecções humanas é criação de deus
com a colaboração humana então nós colocamos ali também na tena no cálice toda a nossa história o que você fez de sua vida o que você fez aquilo que deus fez sua história pessoal é importante então a ofertar em sacrifício de tal forma que quando o padre diz usando as palavras de cristo está no corpo que dado está no sangue derramado existe também no coração cristão um oferecimento desse oferecimento de sua história mesmo que o que você tem para oferecer a deus seja simplesmente o seu pecado para aquele obstruam entende mas ponha algo na patena
ponha algo no cálice espiritualmente então no ofertório ali deus recebe então jesus tomou o pão jesus tomou o cálice esse é o primeiro verbo eo verbo né que ali jesus está tomando está tomando nas suas mãos algo que você está entregando terminado o ofertório não é que é importante lembrar que com esse oferecimento embora seja você quem faça ele é ele passa pelas mãos do sacerdote nós fazemos aquela oração o padre seja assim por até fraturas hora' irmãos para que o meu amor vou traduzir como tal não a tinham pé da letra ora irmãos para
que o meu e o vosso sacrifício seja feito por deus pai todo poderoso é interessante o padre no latim e nós não disse para que nosso sacrifício em português e traduzido nosso sacrifício mas não sei se a nova tradução que será aprovada vai fazer essa distinção mil e vosso sacrifício porque porque meu e vosso significa que o sacrifício dos fiéis que o sacrifício do padre tem uma distinção a forma de o padre se oferecer a diferença na forma do fiel se oferecer existam diferenças nos dois sacerdotes sacerdócio ministerial sacerdócio batismal meu e vossa benefício então
hora irmãos para que o meu eo vosso sacrifício seja aceito por deus pai todo poderoso e aí os fiéis fazem uma oração belíssima que na verdade uma oração porque é um diálogo com o padre o padre disse que os fiéis rezem e os fiéis respondem um desejo respondendo ao padre receba o senhor está falando de deus na terceira pessoa aqui é o fiel falando com o padre a respeito de deus receba o senhor por tuas mãos a mão do padre esse sacrifício para a glória do seu nome o nome de deus para o nosso bem
de todos na igreja a gente repete esse negócio e em pouca gente para prestar atenção no que está dizendo tá às vezes as pessoas nem sabem que estão dizendo e dizem receba o senhor por tuas mãos não é o senhor eu não tô falando com deus eu sou um compadre receba o senhor deus terceira pessoa por tuas mãos segunda pessoa sacerdote esse sacrifício para a glória do seu nome terceira pessoa deus para o nosso bem primeira pessoa do plural e de toda santa igreja então nós oferecemos pela unctad são as mãos que levam a deus
sociedade o pontífice faz a ponte entre o povo e de deus quando um fiel se aproxima de um padre e beijar a mão do padre você está beijando as mãos através das quais o sacrifício da sua vida é oferecido a deus isso é precioso as mãos do padre são ditas por mais que sejam mãos pecaminosas por mais que sejam 11 um sujeito que não merece ali notar o nosso padre sabemos que nós não merecemos ser dames mas nós cremos que a casa não somam simplesmente humanas mas nós vemos na mão do sacerdote a não chamada
do ressuscitado nas mãos de cristo recebeu o senhor por tuas mãos mãos de cristo nos chamadas do deus deu ao padre pio de petróleo à china o dom dos estigmas das chagas deus como se deu a esse sacerdote santo a graça de tornar visível aquilo que a mão de todo o padre de toda sociedade advertiu somente tinha as chagas visíveis mas todo padre tem essas chagas gloriosa receba o senhor por tuas mãos a nossa certa tal e aí então acontece naquele diálogo fantástico do início da oração cabeceia pra vocês verem como a gente não tem
noção né da integridade das coisas é existe um livro chamado tradição apostólica que foi escrito por um bispo chamado hypólito santo hipólito na verdade ele é a anti papa antipapa que diz o seguinte um papa que foi escolhido de forma irregular porque já tinha um papa aí foi escolhido papa também então naquela época tinha dois papas um papa verdadeiro e um papa que não era verdadeiro e santo hipólito ele é um papa que não era verdadeiro hypólito era meio tradicionalista ou seja ele ficou horrorizado porque no terceiro século seja o século no qual ele viveu
a igreja começou a celebrar em latim e isso é um modernismo uma coisa assim horrível porque imagina os evangelhos foi escrito em grego nós sempre celebramos em grego porque a igreja de roma não é a igreja os cristãos de roma falavam grego até o terceiro século a granemann a maior parte da comunidade porque por razões históricas ou seja a maior parte da comunidade cristã de roma fazia parte do gueto judeu seja os judeus que estava em roma e se judeus eram todos os mercadores e comerciantes etc entra e eles falaram grego que é o inglês
da época ou seja a língua internacional então não sei se vocês já se deram conta quando são paulo escreve na carta aos romanos né eles querem grego não falava tinha uma sim mas a comunidade cristã falar grego a internet então é a comunidade cristã durante os três primeiros séculos celebrar o emprego que era a língua na qual foram inscritos evangelhos então sempre pode senão não seria da língua sagrada que é grego a ninguém entende não tem problema então teve um grupo de modernistas que quem começar a celebrar em latim todo mundo queria entender o problema
então santo hipólito reze disse nada de jeito nenhum com esse papa modernoso que sair né acho ter um cisma e ele brigou e queria manter a tradição apostólica então na tradição apostólica de santo hipólito você não estamos aqui falando no século 3º de um tradicionalista então quer dizer que ele está falando de uma coisa mais antiga do século 3º que ele alega ser tradição vinda dos apóstolos então ele vai começa a oração eucarística dele ele diz assim o senhor esteja convosco resposta e com o teu espírito corações ao alto o nosso coração está no senhor
está em deus demos graças ao senhor nosso deus né é nosso dever nossa nação nós é a tradução nossa brasileira ela sai um pouco do do original ativo não é original latino apenas até domingo sobis como o senhor esteja com vocês é com espírito turno com o teu espírito sursum corda corações ao alto né sabemos a dominion temos o coração voltado para o senhor graças à gamas dominando o nosso demos graças ao senhor nosso deus nenhuma que os thomés é digno e justo esse diálogo que nós temos ainda hoje em português e traduzido mais ou
menos bem mais ou menos uma tradição mas esse diálogo gente é exposto por santo hipólito um século 3º como sendo algo da tradição apostólica você está entendendo a antiguidade daquilo que celebra sem se dar conta então o sujeito que não equipe de liturgia desde a vamos fazer um negócio diferente aí está mudando uma tradição que ele não faz idéia da antiguidade horas eucarística segunda ela é baseada nesse cano de hipólito então não falam de oração pra isso que já estava lá no século terceiro na 1ª chamada cano romano ela é exposta por santo ambrósio no
século 4º o núcleo da oração eucarística primeira colocando romano já está no século 4º quer dizer nós estamos falando de coisas antiquíssimas a entender se você vai ver todo esse esquema da liturgia eucarística que nós estamos expondo aqui de liturgia da palavra depois liturgia eucarística isso aquilo tá tudo isso relatado no ano 105 quinta depois de cristo por justino o marketing vocês podem ler o texto aconselha depois dê uma olhada no catecismo da igreja católica no número 1.345 13 456 encontrar o texto de justino e explicando pelo imperador como é que se faz a celebração
cristã operadora antônio pio que foi quem recebeu essa apologia à defesa do cristianismo ele foi imperador entre 138 até 161 depois de cristo a data dessa patologia mais ou menos 150 depois de instalar o relato ele diz no dia do sol como é chamado dia do sol domingo sandei vontade gilson reúnem-se no mesmo lugar os habitantes quer das cidades quer dos campos lei em si na medida em que o tempo permitir ora os comentários dos apóstolos ora os inscritos dos profetas antigo e novo testamento comentários após novo testamento escrito os profetas do antigo testamento depois
quando leitor terminou o que preside então a palavra para aconselhar exortar a imitação e tão sublimes ensinamentos homilia a seguir pomo-nos todos de pé e levamos nossas preces por nós mesmos agora são os fiéis e por todos os outros onde quer que estejam a fim de sermos de fato justos para nossa vida e por nossas ações e fiéis aos mandamentos para assim obteremos a salvação eterna quando as orações terminaram saudamos nos uns aos outros com ósculo abraço da paz que nessa época era feita antes do feitosa em seguida leva se aquele que preside aos irmãos
pão um cálice de água e vinho misturados procissão das ofertas 150 depois de cristo criançada o negócio que requer sério aí vem um sujeitinho de equipe de liturgia querendo fazer diferente e se enxerga compadre estão mantendo essa tradição há dois mil anos agora você é mais bonito que o outro quer mudar você não entende nem anti idade nem a importância ea profundidade aquilo que está mudando é muita presunção ele os toma e faz subir louvor e glória ao pai do universo oração carismática no nome do filho e do espírito santo e rende graças original grego
evitar que o emprego lembra que pode ser em breve tradicionalista eucaristia que significa ação de graças então ele rende graças longamente pelo fato de termos sido julgado dignos desses tons terminar as ações ação de graça todo o povo presente pro rompe não há informação dizendo amém amém final da oração eucarística depois de o presidente ter feito ação de graças o povo ter respondido os que têm nos chamam de armas distribuem a todos os que estão presentes no vinho e água eucaristia usados e levam também ausentes catecismo da igreja católica número 345 nós estamos aqui diante
de um relato do ano 150 depois de cristo seja protestante depois disso tem jeito de protestar depois da presidência entendi venham dizer que a missa que nós celebramos não é a missa que vem do tempo dos apóstolos nós temos relato de 150 depois de cristo pensa bem a situação então a oração eucarística este dar graças estarem desde o início essa grande nação carência então olha os verbos jesus tomou o pão ofertório deu graças para sentar e se o que nós fazemos não é só cá explica começamos com prefácio que é um grande louvor a deus
né que termina unindo o nosso louvor aqui da terra com o louvor dos anjos do céu todas as tradições litúrgicas terminou com o canto dos anjos santo santo santo laíza esse capítulo 6 quando nós cantamos o santo nós estamos cantando não somente nós aqui nós somos nós somente louvando aqui na terra nós sabemos que em cada missa nós estamos elevando a deus com o canto que é cantado para ele no céu por todos os anjos e santos não estamos sozinhos o nosso louvor é ajudado por esta assembleia de irmãos que são os santos e os
anjos que cantam conosco o louvor a deus então todas as vezes que nós cantarmos o santo andré nós estamos cantando isso né santos santos santos santos domino's deus sabe a ordem o que deus sabe a ó meu deus dos exércitos celestes traduzido muito assim metafóricamente por deus do universo assim os exércitos celeste dos anjos né na cosmologia tradicional os anjos são responsáveis também pelo movimento das estrelas dos astros não é então os exércitos celestes aí tentando interpretar isso de céu deus do universo deus dos exércitos e lecce a verdade é que os primeiros questão nem
se preocupar de traduzir porque sabe até uma coisa é uma palavra é branca não é assim tão despreocupada então nós poderíamos tranquilamente em português dizer santo santo santo senhor deus a ó tá bom a gente tem tanta palavra baixas nos estados além do irmão senador também não cita dois mas traduzir deixa lá o importante é saber que o santo é foi feito para ser cantado então se se puder cantar é preferível que se cante o santo e depois do canto do santo em nós cantamos junto com os os anjos acontecem com o momento da consagração
então como esse momento da consagração é muito importante nós vamos deixar para a próxima aula e lembrando que esta realidade da consagração que traz a presença de jesus eucarístico é precedida por esse canto dos anjos que a liturgia bizantina recorda jesus vem escoltado pelos anjos uma multidão miríades de anjos vem escutando jesus e trazendo jesus então o santo que nós cantamos está intimamente ligado com a vinda do santo tem dito que vem em nome do senhor o louvor ao cristo que vem feito pelos anjos foi gente vê na próxima aula
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