Sem água, a vida tal como a conhecemos não seria possível. Existem apenas alguns organismos que conseguem reduzir o seu teor de água e se manterem vivos, mas sempre de forma latente. Por exemplo as sementes, alguns esporos de fungos, alguns animais que no momento da seca reduzem o seu teor de água ao mínimo, mas também param as suas funções vitais.
É impossível permanecer ativo sem água. A água é o componente mais abundante dos seres vivos. O ser humano pode.
. . ser composto desde 60% até 70% ou 75%, dependendo da idade.
Quando mais velhos ficamos, menos água temos e por isso temos rugas. Mas a água é parte de todos os organismos em grandes quantidades. E a água é fundamental para a vida porque a usamos para tudo.
Em primeiro lugar, além de ser o componente mais importante, a usamos como parte de alguma das reações químicas que ocorrem em nosso corpo. Algumas dessas reações químicas precisam de água. É também o melhor meio de transporte.
Em nosso organismo, tudo se move pelo sangue e o sangue é água. É água com outras coisas, mas basicamente é agua. E na hora da troca, de introduzir e retirar coisas do corpo, ela é melhor porque é o que chamamos de solvente universal.
Na água é possível dissolver vários componentes químicos diferentes. Alguns não são solúveis na água, mas a grande maioria das coisas que nós precisamos introduzir no corpo ou retirar do corpo podem ser feitas com a água. Uma das coisas fantásticas sobre a água dentro das células dos seres vivos é que ela pode dissolver muitos tipos diferentes de moléculas.
Por exemplo, a maioria das proteínas podem ser dissolvidas na água. Além disso, os aminoácidos que formam a proteína podem ser dissolvidos na água. E os sais que precisamos como o sódio, o cloreto, o potássio e o fosfato.
Muitas e muitas coisas diferentes podem ser dissolvidas em água. Algumas vezes ela é chamada de solvente universal porque tantas coisas diferentes podem ser dissolvidas nela. No entanto, outras coisas não podem ser dissolvidas com água.
Coisas como os lípidos. As cadeias de ácidos gordos que você encontra na membrana das células não se dissolvem em água. Então a membrana das células é feita de um tipo de.
. . molécula que tem duas personalidades diferentes.
De um lado ela tem cadeias de ácido gordo e eles não se dissolvem na água. E do outro lado, ela tem um fosfato. Então estes tem os chamados de fosfolipídios.
A parte do fosfato irá ficar na água, na parte de fora da célula e dentro da célula. Mas as cadeias de ácido gordo que não querem se dissolver na água se escondem no meio da membrana. Então se formam espontaneamente estas bicapas lipídicas que formam a membrana da célula.
Então a água tem um grande papel tanto na fisiologia da célula. . .
através da dissolução das moléculas. . .
como também ajudando na anatomia da célula para que ela seja formada também. A água é essencial para toda vida também porque as plantas não podem crescer sem água. O motivo de não poderem crescer sem água é que elas precisam absorver certas coisas através da sua raiz.
E porque a água age como um ótimo solvente, muitos dos nutrientes essenciais que as plantas precisam podem ser transportados pela água através do solo e então absorvidos pela raiz. Então a pergunta é: Como transportar tudo a partir da raiz até as folhas? E também para o resto da planta.
Uma das formas em que isso é feito envolve um processo chamado de transpiração. A medida que a água evapora das folhas. .
. As raízes estão conectadas às folhas por séries de tubos muito pequenos. Então a medida que a água evapora das folhas, a água ali embaixo na raiz sobe para substituí-la.
E esse processo de transpiração não apenas traz a água para cima, mas também as coisas que estão dissolvidas na água. Então por exemplo, digamos que uma planta está absorvendo nitrogênio. Normalmente isso está na forma de nitrato quando vem do solo.
O nitrato se dissolve muito bem na água. . .
A raiz absorve a água e o nitrato que está na água e então o nitrato pode subir até as folhas onde é reduzido essencialmente a amônia e então colocado em uma molécula de carbono. É assim que são feitas as proteínas. Ou ao menos os blocos de construção das proteínas: os aminoácidos.
E então os aminoácidos são usados para fazer coisas como os ácidos nucleicos. Então tudo pode ser rastreado de volta ao fato que o nitrato se dissolveu na água e pode ser transportado tanto para a planta, como pela planta, por causa da água. Obviamente, sem as plantas não haveriam animais.
Então todo o sistema está interligado. Na natureza, a maior parte dos processos são cíclicos. Eles são bem desenvolvidos e funcionam muito bem.
Então na terra, por exemplo, a maior parte da água que temos é água salgada, depois água congelada e a água que a maior parte dos seres vivos usam na verdade é uma quantidade muito pequena. Que é a água doce, a água corrente. É a que temos nos rios, lagos e nas águas subterrâneas.
Na verdade é uma quantidade muito pequena, mas é o suficiente para abastecer as necessidades de todos os seres vivos. E o sistema é tão bem pensado que toda essa água é usada, reciclada e pode ser reutilizada indefinidamente. O problema é quando nós seres humanos entramos no sistema.
No processo. E começamos a fazer coisas, a tirar água do sistema que depois não pode ser reincorporada. Ou não será reincorporada em boas condições.
Por exemplo, quando poluimos a água. . .
Essa água já não pode voltar ao sistema e ficar útil de novo. Então isso é algo com o que devemos ter muito cuidado. Porque quando interferimos nos processos naturais, quase sempre é para pior.
É muito difícil que possamos melhorar o que está na natureza, porque está muito bem projetado. Quando os seres humanos interferem nesse sistema que está bem pensado e funciona perfeitamente, normalmente nós estragamos as coisas. Então por exemplo, nos lugares onde existe pouca água, onde de naturalmente há pouca água: Nos desertos, nas zonas mais secas, os animais e as plantas estão preparados para usar pouca água.
As plantas que temos ali, ainda que passem vários meses sem chover, elas podem sobreviver. Porque elas tem mecanismos para fazer isso. Estão preparadas.
Os animais precisam de muita pouca água. Os animais dos desertos muitas vezes nem bebem. Eles são capazes de obter a água das plantas que podem comer.
Inclusive alguns animais são capazes de condensar a água que existe na atmosfera e fazer que deslize pelo seu corpo até a boca e com uma gotinha de água já tem o suficiente. O problema é que nós, inclusive nas zonas secas ou nos desertos, queremos viver como se estivéssemos em uma zona onde a água é abundante. Então o que fazemos é usar quantidades imensas de água para plantar jardins onde não deveriam existir ou para colocar campos de golfe onde não deveriam estar, ou para colocar piscinas onde não deveriam haver piscinas, e essa água temos que retirar de algum lugar.
O problema então é que o excesso do uso da água de alguns cria uma carência de água para outros, porque a água que temos é a que temos. Esse é um problema. Outro dos problemas é a contaminação da água.
Quando nós introduzimos na água substancias que a natureza não está preparada para filtrar e eliminar. . .
Porque no ciclo normal da água. . .
a água se contamina. Quando nós ingerimos a água, a bebemos e depois a excretamos, essa água contém uma série de substâncias que depois a natureza se encarrega de filtrar. E a água volta a ser pura e limpa quando se evapora no ciclo normal da água para que possa ser usada de novo.
Mas quando introduzimos outros componentes com as nossas fábricas, com. . .
as granjas industriais, que contaminam muito a água, com toda a poluição que introduzimos na água, com metais pesados. . .
Isso muitas vezes a natureza não consegue extrair. Pelo menos não no ritmo que nós precisamos que seja extraído. Então o que estamos fazendo é que estamos reduzindo mais e mais um recurso fundamental que é a água.
Então o que nós podemos fazer para. . .
Ajudar a manter esse recurso que é a água que é fundamental para todos e que é muito importante? No nível individual, existem algumas coisas que podemos fazer. Não gastar mais água do que precisamos, tentar contaminá-la o mínimo possível.
. . Se tiver um jardim ou uma horta, use o mínimo de produtos químicos possíveis, porque depois isso vai para a água e termina em outro lugar.
Tenha cuidado com esse tipo de coisas. E uma coisa muito importante, algo que seria fundamental, é educar-nos a todos como sociedade sobre a importância desse recurso e do que estamos fazendo com ele. Porque algumas das mudanças que precisamos não são do nível individual.
Estão em um nível maior. Envolvem nossas grandes fábricas, envolvem nossas grandes explorações. .
. São coisas que alguem sozinho não consegue fazer, mas que se participar na consciencialização social, com todos podemos sim mudar. Porque é possível.
É possível ter uma sociedade mais sustentável, onde a água seja um recurso valorizado. Muitas vezes o problema é que não a valorizamos porque ela está ali fora, está em todos os lugares, está no oceano, e parece que não é tão importante quanto ela realmente é. Devemos valorizá-la e entre todos tentar tratá-la como deveríamos.
Porque no final das contas os que irão perder seremos nós.