Use um Arduino sem ter Arduino! #ManualMaker Aula 5, Vídeo 1

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Manual do Mundo
Se você se interessa por esse assunto de robótica e gostaria de fazer automações com o Arduino de um...
Video Transcript:
hoje você vai aprender duas coisas muito importantes primeira como conversar com o computador não conversar usando computador conversar como o próprio computador e segunda como usar um arduino sem ter uma placa 28 [Música] i i [Música] a gente já falou nas aulas anteriores que para o arduino funcionar gente só colocar uns comando dentro dele a gente precisa programar o arduino e isso a gente vai aprender hoje como colocar comandos aqui dentro do arduino como criar esses comandos eu sei que sempre que a gente fala em programa já vai ter uma galera gigante que quer sair
correndo com esse negócio é complicada e difícil de fazer melhor nem ver vou colar essa aula não calma espera eu prometo que vai ser mais fácil do que você pensa não vai ser super fácil vai ser muito mais fácil se imagina então vamos deixar combinado vai você aprender qualquer coisa um pouquinho que seja uma informação zinha mais que entrou no seu cérebro e já em baixo que a gente fica bem feliz fechou a gente cria um programa a gente está se comunicando com o computador então um jeito em se explicar se fala em orgulho linha
led e aí o arduino ligo led só que a gente não pode escrever lá dentro do código do hino e arduino liga leve a 'mãe' gente conversar com ele e se uma série de regras que a gente tem que seguir para ele poder entendeu que você está falando então para você escrever um programa que tem que usar uma linguagem de programação existe um monte de linguagem de programação uma série mais pra uma coisa observa mais pra outras mais a lógica por trás delas exatamente a mesma mais ou menos como as línguas elas em verbo sal
sem adjetivos elas são muito parecidas entre si quando a gente fala da estrutura o que importa em qualquer linguagem de programação você vai ter uma lógica vai mandar o computador fazer uma coisa depois outro depois outros se acontecer uma coisa que faz uma coisa e acontece outra coisa e faz outra essa lógica é sempre a mesma e ela é comum a praticamente todas as linguagens de programação importante você entender isso essa lógica a linguagem de programação que o arduíno usa é a c ou c++ é uma das linguagens mais importantes mais usadas no mundo então
se tiver qualquer dúvida sobre o fato de achar uma referência mas a gente não vai ver isso hoje porque existe um jeito muito mais fácil de programar - sem ter exatamente que mexer na linguagem de programação que vai fazer é usar um simulador online de arduino vai usar o tim cook qat pode ser estranho falar assim mas está escrita embaixo é só você entrar nesse site se não sei nem se cadastrar você não estiver logado com o google tem opção a de login com as redes sociais é só entrar ali e você já pode usar
sem pagar nada ta que não há propaganda de tinker cade na real tem vários outros simuladores é isso que escolheu para usar porque a gente acha que é o mais fácil de começar ele tem ali uma plaquinha de arduino pronta que funciona virtualmente com uma proto bordini que funciona virtualmente com vários componentes eletrônicos e virtualmente você consegue colocar o código do arduino ali mandar ele rodará a simulação ou seja você consegue programar e testar o seu circuito todinho de arduino sem ter que ter um arduino ou nenhum componente eletrônico eu vou continuar agora mostrando a
tela porque acho que fica mais fácil entender quando você abril tim quer dizer vai ver isso aqui o que interessa pra gente está aqui nesse botão circuits eu vou aplicar e vai aparecer um outro botão criar um novo circuito então a gente vai entrar que criar um novo e vai entrar num ambiente em que a gente consegue criar circuitos aqui do lado você pode ver que vão aparecer vários componentes ea gente pode colocar componente aqui para trabalhar eu vou colocar direto no arduino tá coloque na hora do hino e ele já me dá várias opções
de circuitos que tem arduino que funcionam então tudo isso aqui já está tudo pronto tá funcionando eu vou pegar o primeiro é o mais simples está nessa placa de teste é só clicar lá e aí vai aparecer aqui a placa de teste por diminuir um pouquinho sun ea gente tem um arduino uma proto board ea gente pode ver que o arduíno tá alimentando a própria board ok o positivo saindo dos cinco gols do leão chega aqui nessa linha da proton morde e transfere a energia para a linha de cima também então a gente tem essas
duas linhas são alimentadas com 5 volts o terra também sai do arduino alimenta essa linda protocol depois transfere para essa outra linha isso quer dizer que qualquer coisa que a gente queira colocar aqui no protocolo já está tudo pronto até domingo já está fornecendo energia para ela vamos colocar a coisa mais simples de todas um resistor e um led é só vir aqui nos componentes básicos escolheu um resistor eu vou colocar resultou nessa posição aqui e colocar a resistência de 470 on how i eu posso colocar um número que quiser aqui olha só tem várias
opções de km h 1 milhão mícron eu vou colocar som 471 e um led olha só o led eu já vou conectar com a perna negativa ou o terminal negativo aquino resistor colocar um led amarela e agora eu já vou ligar olha só então negativo eu venho negativo inimigo ele nessa coluna aqui da própria board vou colocar assim o preto só para ficar mais fácil a gente vê então liguei negativo resistor o resultado está ligado no led o positivo do led eu vou ligar aqui na porta vamos colher porta 10.1 a gente até o circuitinho
olha só o negativo passa por um resistor livro negativo da proton onde o positivo aqui na porta 1021 um pino 10 fisicamente é muito fácil fazer tudo isso você pode colocar qualquer componente que você quiser que esteja aqui na lista do tinted é só e arrastando colocando esses filmes é só clicar puxar ele vai ligar uma coisa com a outra pode mudar por mudar tudo que você quiser é muito simples agora como a gente faz negócio funcionar de fato se léo não está ligando ainda aqui em cima a gente tem dois botões um de código
e outro de começar a simulação começou a simulação seria legal hardoim está o código é onde a gente escreve o que a gente quer que o aluno faça o no código aqui aqui ele já está com o código é que já apareceu essa que a região onde a gente coloca o código vai jogar isso aqui no lixo está esse código está mandando ele ligar o led incorporado à agre incorporada e cilad zinco aquilo ali não ter nada de led incorporado quero mandar nesse edital a primeira coisa que vou fazer é puxar esse bloquinho definir o
hino 10 eu estou usando aquino 10 certo aqui então definir pelo 10 como hi hi quer dizer ligado depois eu venho aqui nesse controlar e coloco aguardar um segundo então ele vai ligar o pino 10 de aguardar um segundo depois ele vai pegar 10 de novo e vai desligar opel define como um louco e de novo ele vai aguardar um segundo então o que eu mandei o adriano fazer ligar o pino 10 aguarda um segundo desligar a aguardar um segundo esses comandos que a gente coloca mais dúvidas funciona num ou seja você coloca manda executar
ele fica executando sem parar vai fazendo sem parar eternamente então o que vai acontecer ele vai ligar o led será o segundo desligar led para o segundo lugar leva esperança segundo anos e ttm isso é muito mais fácil de fazer no simulador na prática porque agora é só pegar um play aqui onde eu posso apertar código não só para assumir o código don't play e oled tá aqui ó iskander evelyn olha só em pouquíssimo tempo a gente pegou a placa arduino colocou registou no lec já está funcionando sem ter o imã que tudo muito fácil
isso que acabei de fazer de montar aqueles quatro bloquinhos ali como se fosse um quebra cabeça já é programação a diferença é que ele não está usando em uma linguagem específica estão sendo boquinhas que se encaixam então vou aprender a usar esses bloquinhos agora como é que funciona de bikes bloquinhos tem essas cores como é que encaixa um outro certinho como é que a gente consegue programar o hino sem usar uma linguagem de programação na verdade tecnicamente os bloquinhos é uma linguagem de programação chama linguagem gráfica de programação não fica tranquilo que não vai precisar
ficar nenhuma palavra se quiser voltar a abrir o meu código aqui tem um código que a gente acabou de fazer é para ligar e desligar o led vamos ver primeiro pra que servem essas cores aqui então a primeira é um azul claro que a saída a saída certa a gente controlar alguma coisa está fora do ar do inea olha só que legal define o led do arduino como ligado desligado legal um pino específico então eu posso definir esse pequeno eu quiser aqui como ligado ou desligado eu posso também dá um definirá o número propina depois
a gente vai ver o melhor um pouquinho isso como funciona a mandar uma informação em número e eu posso fugir a um motor cervos então o senhor está conectado por exemplo que nos seis eu quero dirigir em em 40 graus é só colocar aqui depois do jogo na programação ele consegue girar esse servo liga também alto falante e etc então se viu que cada pecinha dessa aqui também vem com opções que você pode controlar além disso ela também tem esses encaixes também tem um encaixe de um buraco e embaixo é uma saliência isso quer dizer
que ela só vai encaixar em peças que tenham essa saliência ou esse buraco isso é muito importante que você nunca vai errar você sempre é conectar coisas que podem ser conectados encaixar coisas que podem ser encaixadas vai ser muito difícil de fazer um programa muito louca que dá tudo é logo em seguida aqui do lado direito a gente vai ter os bloquinhos amarelos são de controle são controles internos aguardar por exemplo que a gente acabou de usar ele executa uma coisa manda lá fora é com o azul depois ele aguarda um poderia usar repetir por
exemplo então vamos repetir dez vezes tudo que tiver aqui dentro eu posso colocar aqui em volta do que eu já fiz ele vai repetir isso aqui dez vezes eu poderia fazer outra seqüência de comandos e mandar repetir cinco vezes são comandos internos serve para controlar outros comandos e eles têm alguns em caixas diferentes olha que esse hexágono a gente vai ver mais para frente onde isso aqui se encaixa logo em seguida a gente vai ter os blocos de entrada ou seja quando a gente conecta a um sensor na ruído como é que a gente vai
ler esse sensor então eles ficam aqui nessa cor meio violeta ou o chinês seria senão violeta violenta ea gente consegue por exemplo leu e no digital número tal então se eu tivesse um sensor conectado no edital número 10 eu poderia ler o que esse plano está fazendo uma coisa interessante que por exemplo um sensor de temperatura ele vai ler o sensor de temperatura no cno a 3 por exemplo aí tem que ser um pino analógico para o sensor de temperatura por isso que é a 3 são esses pneus aqui embaixo e em unidades de graus
celsius está olha que bacana ele tem um formato completamente diferente que não se encaixem nada não tem uma peça para encaixar mas ao mesmo tempo você pode colocar ali dentro das outras coisas então se eu quiser repetir por exemplo x vezes esse código aqui ó ele vai repetir quantas vezes foram lidas no setor de temperatura como assim isso porque o sensor de temperatura lei a 15 quinze graus ele vai repetir-se código daqui 15 vezes e temperatura baixar mais ainda ele vai repetir - vezes tá vendo como está sendo lido e um sensor já pode ser
usado aqui dentro da programação o verde estão os bloquinhos de matemática sabe que eles fazem contas para a gente então vamos dar uma olhada clique aqui você pode ver que existem várias opções aqui a gente faz operações básicas de matemática aqui a gente compara pra ver se ele é maior é igual é diferente é menor e etc aqui a gente consegue selecionar um número aleatório de 1 a 10 por exemplo e assim vai como vocês podem ver que alguns formatos diferentes e um se encaixa dentro do outro tá bom pegar essa operação básica aqui então
a gente consegue é aqui com o mais um meio besta né mas enfim um lugar no 11 poderia colocar por exemplo uma leitura do ppi no digital no meu três somada com a leitura do ppi no edital número 15 então aqui a gente consegue fazer uma soma de duas leituras ea gente pode pegar essa soma e jogar aqui no tempo em que o programa teria que aguardar então ele vai aguardar a súmula da leitura de dois pinos digitais a gente consegue fazer esse tipo de operação ou se você quiser em vez de aguardar soma aguardar
a divisão de um pelo outro pode com alguns exemplos bem maluquinho sakineh na hora que a gente foi o programa de fazer ver que isso aqui é relativamente fácil em cinza vem os blocos em que você pode fazer comentários dentro do programa ele não vale absolutamente nada quer dizer eles não mandam nada são só observações que você coloca aí como se tivesse colado um bilhetinho para avisar você mesmo ou alisar a próxima pessoa prometido aquele código então vamos porque a gente fez esse programinha que ele repete dez vezes todas essas coisas eu vou colocar aqui
um comentário então um comentário escrevendo assim é ligar o led porque não lembro que aquilo significa que é legal led vou colocar trulli como um lembrete pois em baixo colocar um segundo depois embaixo desligar o led e embaixo 11 segundos você pode ver que enche de coisa cinza no meio e isso só me ajuda a entender o que está acontecendo pode parecer estranho mas na programação se usa muito isso é de bom tom é importante que se faça esse tipo de comentário por isso uma pessoa programa negócio super complexo e morre ea outra chega lá
pra dar manutenção que outra pessoa feliz mas tem que entender o que foi feito e às vezes demora muito tempo a entender o que foi feito para dizer que pode ser é impossível de entender se a pessoa não colocar esses comentários dizendo que ela fez o último conjunto de bloquinhos que é o roxo é uma coisa absolutamente importante na programação que são as variáveis na matemática é fácil a gente pensar o x por exemplo é uma variável quando tem uma equação xl acre x é uma variável tem esse nome porque o valor pode variar então
vou pensar em variável como você se pode aqui então vou dar um nome para essa variável está agora o nome vai ser recebidos por exemplo variável recebidos está vazia tá não tem nada dentro de recebidos eu posso colocar uma caneta em recebidos então sempre que eu falar de recebidos é uma caneta que está lá dentro eu posso trocar essa variável colocar um alicate nela então agora recebidos vale um alicate para esse quesito mas sim seguinte alguém vai passar para pegar uma encomenda que você fala pro seu irmão entrega para o motoboy o que tiver dentro
de recebidos ele vai entregar um alicate percebo que você não falou para entregar um alicate se falou pra entregar o que estiver dentro do recebidos você pode trocar as coisas são bem recebidos ele vai entregar sempre a coisa certa porque está havendo uma variável vamos ver isso funcionando ali no bloquinho terminou clicar com o botão direito que deletar esses blocos de comentário que está atrapalhando vem aqui em variáveis e vou criar uma variável é o nome da variável vai ser tem por exemplo cria variável tempo então eu comecei aqui definir tempo comum 10 seja e
aí eu tenho essa bolinha que é o tempo em si é como se fosse o pote então aqui eu definir o que eu quero colocado no pote posso colocar aqui antes da repetição e aguardar o tempo isso quer dizer que se eu definir se eu colocar cinco aqui em cima ele vai aguardar cinco se eu colocar três aqui em cima ele vai aguardar três aqui embaixo perceba que isso aqui manda nisso eu posso colocar tempo aqui também então quando colocar três aqui os dois vão guardar 3 se eu colocar 10 os dois vão aguardar 10
olha só como isso é bacana vamos porque eu tenho vários comandos de aguardar eu quero trocar todos de uma vez só e sempre eles vão ser a mesma coisa né sempre tem que aguardar o mesmo tempo eu crio uma variável o momento em que altera aquela variável altera tudo que está lá embaixo é muito mais prático muito mais inteligente do que ficar alterando coisa por coisa para fazer aqui dois programas bem simplesinhas para você ter uma noção mais ou menos de como colocar as coisas em prática o melhor colocado no simulador e se você quiser
comprar do hino colocar em prática de verdade o primeiro deles é como fazer um led ficar forte e fra forte e fraco vagarinho feitinho federal sem ligar e desligar fazer um movimento mais suave estou usando exatamente o mesmo esquema que tal mesmo circuito oled conectado às mesmas portas tudo mais a primeira coisa que vou fazer é criar uma variável nome dessa variável vai ser intensidade e eu vou definir a intensidade aqui no começo do meu programa como 10 então intensidade que vai ser a intensidade do led começa com 0 logo em seguida o governo controle
e eu vou pegar esse tipo de contagem aqui tá então na contagem ele vai fazer uma contagem pra cima contagem subindo né aumentando ele vai pular de 5 em 5 isso quer dizer que ele vai contar cada vez que ele contaria aumenta 5 para variável intensidade então intensidade vai começar a subir de 55 começando do zero até 255 então tudo que tiver aqui dentro desses passinho vai acontecer enquanto intensidade vai tá contando tá então eu venho aqui na saída vou definir com quem o 10 que é o piloto usando a linha e não dez como
o qual o valor de pi no 10 a a ice intensidade então quer dizer que na hora de definir o pino 10 ele começa com 0 depois cinco depois 10 que em 20 vai pulando de 5 em 5 depois disso eu preciso colocar um aguardar aqui embaixo vou colocar bem curtinho mas por 20 milissegundos isso é importante porque senão isso vai acontecer muito rápido e eu quero que demore um pouquinho né então se quando eu comecei a minha simulação a idéia é que esse led e vai aprendendo aos poucos vamos ver a opel ascendeu aos
poucos depois apaga porque intensidade volta a 0 executando isso aqui em loop se você prestou muita atenção naquela nossa primeira aula sobre do hino você vai falar não tem uma coisa esquisita nesse código prevê fez porque a saída digital ela só pode ser ligada ou desligada e ainda um programinha não é bem ligado desligado cilad tem nuances ali no meio ele tem uma hora que ele não estava bem ligado ou desligado ele vai ligando desliga vai ligando desliga vai ligando como é que está sendo feita uma porta digital isso acontece porque o arduino é capaz
de simular uma porta na lógica dentro de algumas portas digitais esse recurso se chama pwm ea gente consegue simular de 0 255 como assim de 0 55 0 é desligado 255 é completamente ligado e no meio disso a gente consegue fazer um por exemplo 1 101 é ele seria quase na metade ele consegue deixar mais ou menos ligado à então a gente consegue no led e de 0 55 então cada vez mais ligado então se você olhar bem pertinho do da placa arduino você vai ver que está escrito ali digital pwm e tem um tiozinho
na frente e significa que todos os números que tiverem sitiozinho é ou seja todos os pinos que tiverem sitiozinho tem a capacidade de fazer essa simulação de pwm então aqui em 1311 1097 missão pinos em que a gente consegue fazer esse tipo de coisa é por isso que o corintiano programinha a porta número 10 vamos voltar lá e tentar fazer com que o led caia também devagarzinho porque ele tá só subindo e apaga de repente sobe a parada repentina fazer uma montanha ele sobe desce sobe desce suavemente olha só que legal esse aqui é o
bloquinho que faz aquela contagem plano de 5 em 5 taher vou ter que fazer a mesma coisa só que ele vai ter que descer convém aqui e duplicar e duplicou eu coloque embaixo olha que legal aí é só colocar diap para dar um ele vai descer de 0 55 não né porque vai começar lá em cima 255 ele vai descendo até 0 e definir pino 10 como intensidade beleza é a variável que está contando a guarda 20 milissegundos então eu tenho aqui todo um bloco que serve para subir para ligar o led e tem aqui
um bloco que serve para desligar o led aqui a gente singular vamos ver se ele vai estar o ithaa acho que arranquei uma perna do led no meio antes de começar a simulação sei que ele tem problema a gente vem aqui nível de novo colégio jonan do pino 10 beleza agora sim a e volta vá em pó conseguimos fazer um anti que acende e apaga suavemente próximo programinha é besta de tudo vou apertar um botão e acendeu um led lógica de poder fazer isso ser do hino né é só colocar o botão aline um dos
terminais do led só que é legal a gente fazer isso em julho para aprender alguma coisa para aprender como que o arduíno lei um botão então basicamente vamos pensar no que vai ter esse programa na programação do evento e colocar alguma coisa assim tipo se o botão de apertado em leds botão não estiver apertado se ligue led simples assim se não fosse o fato de que onde a gente bota esse botão num botão tá aqui do lado direito então vou pegar esse botão e arrastar pra cá colocar esse botão em qualquer posição é certo eu
vou ligar o botão uma perna dele direto eo positivo então esse botão telhado do positivo quando aperta o botão a energia está vendo aqui pelo positivo ela passa para esse outro lado tá ela vai alimentar tanto essa coluna quanto essa e aí que vem o segredo pegar um resistor esse hesitou eu vou colocar 10 km vou aproveitar para girar e se surgir aqui no canto está colocando na horizontal e vou trazer hesitou pra cá esse gestor eu vou ligar no negativo então quer dizer que quando eu apertar o botão eu vou tá ligando o positivo
negativo isso parece uma coisa bem esquisita mas vai entender porque eu tinha um fiozinho daqui do meio pra cá exclusiva da volta pra cá pra fazer essa convivência é um clipe ele entra cá e ele vai entrar aqui no e número dois então estou tirando esse filme aqui jogando no número 2 isso quer dizer que esse pepino naturalmente está ligado negativo porque olha só que tão negativo ele vem passa pelo resistor em vai pro pino 2 até aqui tudo bem isso quer dizer que esse plano 2 está com uma inflamação de ligado negativo quando aperta
o botão a energia também do positivo então positivo passa pra cá e opino 2 passa a receber informação de positivo de 1 5 volts nem que é o que o órgão está trabalhando aqui então quer dizer que com esse botão consigo definir se o kindle 2 está recebendo positivo ou negativo isso é importante para que fique muito claro frase do hino se o que ele está recebendo um botão ligado ou desligado se eu não fizesse esse circo tinha pequenininha que com um resistor e tudo começa a ficar complicado do ano entender esse botão está apertado
ou não mas é só isso já tem um botão instalado aqui e ele está no pino dois então vamos fazer um programinha que leu o pino 2 e 5 2 é apertado desapertar nesse botão estiver ligado desligado ele manda acendeu led que tá aqui no hino 10 não vamos aqui para o código a primeira coisa que vou pegar esse controlador aqui se acontecer alguma coisa então faça isso esse outro é caso contrário se não estiver acontecendo faça aquilo o que tem que está acontecendo aqui romano matemática a gente vai usar isso aqui tá usado esse
roquinho dentro dessa primeira condição a gente vai pegar uma entrada ele vai ler o pino digital número 2 a 1 se o ppe no edital número dois é igual ao que voltar matemática igual à rai então se o pino digitar o número do estiver ligado a gente coloca a dizer se o pino digitar o número do estiver ligado ele vai ligar o led guled eu coloco aqui definido e no último 10 10 como ray caso contrário é outro 10 se o botão de liga leve coisa pra comandar o orgulho de qualquer outro jeito o importante
é você saber qual bloquinho ali pra ler o botão como é que a gente lê um botão como é que o arduíno entende está ligado desligado ea partir daí você pode tocar um som tocava uma larva exigirá um motor etc etc é importante entender como é que esses bloquinhos minimamente funcional e agora vou contar um segredo pra vocês aqui aqui em cima da escrito blocos né eu posso colocar aqui blocos mais texto e vocês vão ver que aparecer uma coisa aqui do lado e essa coisa é programação e isso quer dizer que quando eu mexi
nesses bloquinhos eu estava programando sim já na linguagem do arduino usa então ele foi criando aqui isso aqui você pode copiar jogar lá no ar do mdf e fazer rodar exatamente do jeito que está aqui então você pode primeiro programar com os bloquinhos depois e copie o código foi gerado e coloca na unb é só beneficiar do hino de verdade e ele vai funcionar tem um detalhe aqui se você colocar no código aqui tabox mais textos você não pode colocar só no texto que ele vai perder todos esses blocos de pedra que você fez então
é um probleminha que não é compatível tá vou fazer só para mostrar o bloco 1 coloca no texto ele fala tem certeza que deseja fechar o editor de blocos todos os seus blocos atuais serão perdidos se eu continuar eles eram toda a programação aqui então você sempre tem que colocar ou no blocos ou no blocos mais texto e aí você copia o texto não dá pra editar esse texto aqui tá ele sempre vai ser gerado automaticamente pelos blocos se você quiser editar o texto tem que vir só no texto e perdeu bolas têm que escolher
um dos dois para trabalhar não dá para trabalhar com os dois ao mesmo tempo sei que mesmo usando bloquinhos coloridos a primeira vez que a gente vê programação assusta um pouco é meio estranho de pegar a lógica da coisa então a gente está deixando aí no link em baixo do vídeo esses projetos pra você poderá abrir no seu team kehdi o que a gente acabou de fazer aqui e poder mexer nesses projetos e walter a colocar tudo diferente do que a gente fez e vai fazer uma pausa nisso você quiser pra poder entender a programação
então está tudo aberto e pode ficar e fazer os seus próprios testes e entendendo a lógica do negócio porque o nosso próximo vídeo a gente vai programar na prática e fazer o aluno funcionar com que a gente programou mesmo o primeiro simulador a gente coloca no real
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