Unknown

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semana passada a gente comentou sobre a questão do pão o pão da vida e falamos passamos por tudo isso né hoje eu gostaria já começar pelo menos a tratar de um terceiro símbolo do lugar santo que é o incenso que deveria permanecer aceso o tempo todo e o sacerdotes se revezavam na manutenção daquele lugar santo mantendo sempre o incenso aceso e aqui é importante a gente antes da gente começar a comentar sobre o incenso eu queria fazer uma introdução para a gente poder entender Esse aspecto uma introdução da cultura do povo hebreu e de características
da língua hebraica é muito importante a gente compreender que a cultura Hebraica era uma cultura de concretudes Ela não é uma tradição de Abstrações isso é muito importante então já se inscreveu muito comparando o espírito grego a cultura grega o pensamento grego a produção intelectual e cultural grega com a produção intelectual dos hebreus a cultura hebraica e esse esse ponto é ressalta ressalta é tanto que o Giovani Giovani reale que tem aquela coleção história da filosofia sétimo volumes o Giovani reale deixa muito Claro na introdução do volume 1 que a filosofia nasce na Grécia outros
povos pensaram construíram teorias construíram seu misticismo sua espiritualidade suas crenças religiosas seus raciocínios até matemática um pouquinho de ciência mas a filosofia Logos o pensamento sistematizado abstrato crítico é grego não é o caso da cultura Hebraica não é o caso Então se a gente e esse é um problema para nós porque nós somos herdeiros de uma cultura Greco Latina nós somos herdeiros nós que eu digo Portugal Brasil a Europa como um todo nós somos herdeiros do mundo grego romano e Roma bebe na fonte da Grécia o pensamento romano é o pensamento grego o que difere
em Roma é a organização social a organização política a organização Econômica o avanço do Império Romano mas o pensamento Romano bebeu totalmente na fonte Herdeiro do pensamento grego e quando a gente começa a interpretar chamado de velho testamento ou os textos do cristianismo os textos do novo testamento nós sempre corremos um risco de acreditar que a origem que a fonte desses textos é também uma cultura abstrata filosófica histórica isso confunde Ainda mais quando a gente pensa que por exemplo todos os textos do novo testamento foram escritos em grego é porque o grego era o inglês
da época ela a língua universal como cristianismo tinha essa pretensão de se espalhar de ser universal de se estender a todos os povos ele precisava usar uma língua universal não podia usar uma língua hebraica se ele ficar restrito a terra de Israel e nunca ia atingir os chamados gentios Então essa foi uma estratégia muito importante como é hoje como é hoje se você quiser publicar algum artigo de grande Impacto de grande relevância no mundo científico você publica em grego as grandes obras os grandes estão em gregos ninguém entende grego é ótimo Tá eu voltei tanta
né voltei tanto que eu fui lá para Grécia então se você quiser publicar um artigo científico de grande Impacto precisa ser em inglês precisa ser no inglês os grandes best-sellers são em inglês as expressões do mundo econômico né as terminologias o tanto de palavra que a gente usa aqui mesmo no Brasil tudo em inglês né tudo em inglês e a gente cada vez mais a misturando isso tudo né por conta da universalidade ali eu fato é que se você falam inglês você conversa em qualquer país do mundo em qualquer país do mundo você vai conseguir
se virar você vai conseguir se comunicar de um modo de outro né então assim era o grego mas veja o fato do novo testamento ter sido escrito em grego o fato do velho testamento ter sido traduzido por grego não significa que os autores desses livros pensavam em grego Então nós não estamos pensando aqui em Abstrações então é muito importante muito importante muito importante a gente viver essa experiência que eu me permito contar alguma coisa que autobiográfica não gosto disso mas eu acho que Lúcia porque foi uma experiência que eu tive eu gostaria de contar duas
grandes experiências que eu tive para entender esse mundo Oriente esse mundo do Oriente Médio no qual se insere a nação de Israel o povo hebreu Então a primeira experiência marcante para mim foi ficar foi caminhar por duas horas e meia três horas no deserto do Mar Morto o deserto ali das proximidades do Mar Morto alguns quilômetros próximo de Jericó né de Jerusalém descendo de Jerusalém para Jericó eu caminhei ali no deserto e foi uma experiência muito importante que primeiro eu pude viver a experiência do Silêncio do deserto deserto é um silêncio é um silêncio que
nem todo mundo tá preparado para ele segundo ver andando pelas pelas estradas ovelhas aquele aquele mundo que é o Mundo Bíblico olhar e ver ao longe o Rio Jordão as colinas de golan o território né o relevo de Israel [Música] então eu pude ter uma ideia muito nítida da concretude da experiência daquele povo é uma experiência concreta é experiência com sol é a experiência com o deserto é a experiência com o vento é uma experiência com os animais daquela região é uma experiência com as plantas daquela região com aquele clima é uma experiência muito concreta
muito concreta Então você tá em contato com a natureza com a natureza é forte né uma natureza bruta e a Outra experiência foi quando eu fui fazer um congresso espírita em Dubai e Abu dhab E aí eu tive oportunidade de ir para o deserto agora não mais o deserto de Israel mas o deserto de areia mesmo deserto das Arábias né E aí também foi uma grande experiência porque eu vi aqueles árabes chega no final da tarde eles vão para o deserto Eles sentam ascendem fogueiras e ficam ali conversando eles gostam do deserto é uma experiência
incrível também mas veja mais uma vez é uma experiência com o concreto com aquilo que a natureza tem de mais forte mais piedoso e é esse mundo concreto que produz o texto bíblico então não dá para eu chegar no texto bíblico cheio de teoria cheio de ideias cheio de filosofia essa é uma grande crítica que se faz né que os alemães fizeram isso né se apropriaram do texto bíblico né com aquele espírito herdeiro da Grécia né então tem muita teoria muita teologia muita coisa né e a gente pede esse contato com o símbolos concretos né
então o que que eu tô querendo dizer aqui no mundo nesse mundo o território de Israel das Areias ardentes da Arábia né que Paulo visitava nesse mundo concreto a única coisa que tem de Sutil é o vento que sopra e você não vê o ar que refresca e você não vê a fumaça o fogo que é um negócio estranho que você não consegue pegar mas se você toca ele te queima é o que tem de abstrato e tô dizendo isso para chegar no incenso então incenso é aquela coisa que tá queimando tem um foguinho ali
um pequeno fogo uma fumaça e cheiro e o cheiro Mas pensa você naquele deserto aquele povo ali no deserto né como é que ele explica o cheiro né não tô falando explicação não me venha com explicação científica é juro conseguiu [Música] então sem explicação científica diz sensores no nariz impulso elétrico é moléculas aromáticas anéis de carbono não não esse povo não conhecia isso Então você via aquela fumaça subindo aquele perfume e aquilo era o que tinha de mais abstrato naquele deserto aquilo era o abstrato aquilo é um abstrato então eu tenho concreto a rocha que
eu pego eu tenho a água que eu bebo tenho o pão que eu como o azeite né carne pouca pouca carne né que ali não rebanho você não é assim não é um peixe ervas a tâmaras não é aquilo essas coisas concretas de repente vem uma fumaça perfumada misturada com fogo Esse é o O fogo é o fogo passa a ser visto na literatura bíblica como um símbolo do espírito ele é forte ele aquece ele queima mas ele não pode ser você não pode pegar o espírito também a vida passa a ser vista como o
vento você sente os efeitos do vento mas você não enxerga você não pega não é como a rocha como a água como ovelha como a lã com a Tâmara como azeite como pão então eu tô E no caso do incenso além daquela daquele foguinho ali na haste do incenso aquela fumaça e o aroma delicioso cheiro agradável e o que acontece com essa fumaça ela sobe ela sobe eu tô assim né Eu tô aqui eu tô mexendo com sensório de todo mundo que tá ouvindo aqui porque a gente precisa usar o acessório estudo do Evangelho interpretação
bíblica não é só uma atividade intelectual é sensorial também se não você não vai entender então a água desce a fruta cai a ovelha protesta cai também tá tudo descendo tudo é concreto e de repente tem algo que sobe de repente tem uma fumaça perfumada que sobe alguma coisa tá subindo para as alturas aquilo que abstrato uma fumaça um cheiro que eu não consigo pegar você pega cheiro não pega Então você sente aquele perfume você vê aquela fumaça você tem um fogo e aquilo tá subindo então naquele mundo Qual é a associação feita com incenso
o incenso é o espiritual o incenso é a transcendência o incenso é quando eu deixo aquilo que é concreto aquilo que é denso aquilo que pesa aquilo que sofre a força da gravidade e vou para uma outra realidade para uma outra dimensão daquilo que sobe de um perfume que sobe o espiritual é um incenso ali representa isso porque veja o próximo passo é o santo dos santos o santo dos santos é o lugar do invisível do divino da coluna de Fogo da nuvem da Glória lembra a gente comentou isso aqui né existe uma coluna de
fogo seguindo o tabernáculo e essa coluna ficava no santo dos santos Olha o fogo havia uma nuvem uma nuvem da Glória quer dizer dando a entender que Deus e o santo dos santos é imaterial é incorporeo e material e incorpore é por isso que é proibido fazer imagem de Deus porque ele não tem forma ele não é Corpore não é material é proibido na tradição Judaica representar Deus não pode não pode pode nem pronunciar o nome porque Qual que é a mensagem ele é transcendente ele é incorporeo e material infinito ilimitado [Música] né Então essa
ideia mas ele se faz presente ele atua ele age ele conduz ele se manifesta então o incenso é uma é uma miniatura é uma entrada é uma entrada que você serve preparando para o prato principal o prato principal é a Coluna de Fogo a nuvem da Glória a cherrina o incenso é a entrada o incenso é a entrada legal né Leonor acho que avancei muito aí né vamos ver se tem alguma pergunta aí Elias você achou uma pergunta como é que é da Vânia da Vânia Elias eu tenho assim era abstrato em termos porque era
visível em termos para a gente em termos para gente porque nós temos o abstrato eles não eles não o abstrato para eles é a nuvem a fumaça é o fogo isso é o mais abstrato para eles é tanto que você tá estranhando Nossa mas o abstrato é a nuvem o abstrato é o fogo eu tô vendo pois é tá vendo estranhamento não é porque nós somos herdeiros de uma tradição grega e que o abstrato é a ideia que não é visível não tem forma não tem nada isso não existe na cultura hebraica isso não existe
então agora se expressões exatamente o estranhamento então o fogo o incenso e isso é um abstrato deles o que o concreto é rocha é pedra é areia é água é pão isso é um concreto agora entendi não tem invisível é grega eu tô na fila aqui juro para comentar também não pode daí a boa tarde para o pessoal já que você chegou atrasadinho não chega atrasado não cheguei juntos só que eu não consegui entrar com a minha imagem maravilhosa aqui né mas então garoto quando a gente fala você tava falando né se eu tô entendendo
né que é o fato da gente analisar um texto é que retrata um contexto de abstração diferente do contexto de abstração atual né do abstrato atual né então é um texto que a base origem dele vem de um tempo que para aqueles viventes daquele período que os contemporâneos abstrato eram coisas que para nós hoje são bem concretas assim quase né a gente a gente consegue imaginar mas como concretas mas esses Hebreus nós só falando de que época de que de que de que tempo que porque o hebreu a pergunta é agora do burrinho mesmo né
quando você fala de Hebreu Quando é que a gente tem o hebreu ainda ou a gente não tem mais o que a gente tem o grego né quando você pensa naquela população naquele naquele povo o povo hebreu ele ele como Hebreu como é que eu nunca pensei sobre isso historicamente quando é que quando é que isso começa e termina que eu nunca nunca pensei sobre isso porque hoje se fala povo hebreu não Fala Júlio Porque a partir do ano 780 antes de Cristo quando Nabucodonosor invade as tribos do Norte o povo hebreu perde a sua
unidade de 12 tribos é como se tivesse uma invasão no Brasil e dos 27 estados 17 deixassem de existir 17 estados fossem reunidos e dominados por um império e sobrassem apenas 10 Estados no caso dos hebreus 10 foram invadidos sobrou somente dois a tribo de Judá e a tribo de Benjamin Acabou então aquele povo das dez tribos foi levado cativo para Babilônia e o povo que ficou na Terra passou a ser chamado de judeu O que eram da tribo de Judá cuja cidade principal é Jerusalém e a tribo de Benjamin fica unida a tribo de
Judá Então nesse momento você deixa de ter o hebreu e passa a ter o judeu como nós estamos em Êxodo aqui tem povo hebreu porque aqueles estão peregrinando no deserto 12 tribos 4 à frente do Tabernáculo 4 tribos atrás 4 à esquerda 4 à direita 12 tribos mas é um pouquinho de história né quer dizer é importante né Para a gente se situar no aspecto de Claro comparação né quando é que o sentimento é porque você tinha se havia esse sentimento do povo hebreu como um povo como uma nação né E depois como é que
fica fica né Eu quero o povo hebreu né vira essas duas essas duas tribos que restam né É bem interessante a gente podia estudar um pouquinho de história com você muito legal mesmo agora aqui a ideia do concreto do abstrato é mesmo para o povo grego contemporâneo dos judeus mesmo para o povo grego abstrato para eles era uma coisa totalmente diferente do que era abstrato para o povo de Israel A Marta tá perguntando se essa sua explicação é a diáspora uma delas né o povo vai viver várias né várias começa aí mas vai seguir até
o ano 135 depois de Cristo tem muitas diásporas a Sandra também perguntou interessante algumas religiões usam o incenso como Purificação para o espantar qual sentido e a outra amiga também fez alguma pergunta com relação ao incenso entre os a Índia né e é outro contexto aí é outra aí é outra cultura é outra perspectiva religiosa é outro significado completamente diferente aqui a gente tá estudando o incenso o incenso que está presente no lugar santo o incenso do Tabernáculo o incenso do povo hebreu se a gente vai estudar um incenso na cultura na tradição budista budista
da China do tibé o budismo ou o hinduísmo da Índia aí a outra é outra coisa completamente diferente e mesmo o incenso em culturas indígenas aí é outro significado é outra coisa né Sai sai assim completamente do estudo de Êxodo né E nem sei se interessa muito né porque eu digo interessa muito para compreensão do Tabernáculo tá tudo todo estudo de cultura é maravilhoso e interessa né Eu tô querendo dizer para compreensão do Tabernáculo a gente precisa entender o incenso na tradição do povo hebreu na tradição do povo hebreu o incenso é uma miniatura da
coluna de fogo e da nuvem da Glória é uma bosta é uma mostra asinha é uma prova tá quando alguém tá fazendo ali uma comida gostosa só dá uma provada vai ser nossa tá muito bom a minha pergunta porque quando a gente começou a falar sobre o incenso eu fui ali em Êxodo 30 né que é a parte de êxito o capítulo que vai falar sobre o incenso sobre a confecção desse altar e tudo e na sequência ele no ele vai falar que Arão queimará o incenso sobre o altar todas as manhãs quando vier cuidar
as lâmpadas saiu a minha pergunta era isso é um ofício do sacerdote né quando você fala que é um é um experimento é quase assim o homem experimentando está em comunhão né com Deus alguma coisa assim isso é bonito viu Leonora O que significa que tudo tudo que pertence ao Lugar Santo é provisório é passageiro precisa ser renovado constantemente Então as lâmpadas da menorá se apagam eu tenho que renovar o azeite e acender o incenso acaba eu tenho que colocar um novo e acender a chama novamente os pães murcham mofam eu tenho que trocar os
pães então é uma experiência de espiritualidade é uma experiência de conexão Mas ela é passageira é a nossa experiência a nossa espiritualidade são essas incursões temporárias porque quando chega no santo dos santos Eleonora não tem mais nada temporário e não precisa mais ficar mantendo porque já é permanente ninguém precisa acender a Coluna de Fogo ninguém precisa manter a nuvem da Glória ela é imutável então o espírito puro ele ingressou numa espiritualidade ele ingressou numa comunhão permanente não tem não tem mais solução de continuidade nós não a nossa conexão com Deus são relâmpagos você vai dar
um relâmpago dá um relâmpago ele é intermitente precisa ser mantida constantemente Daí vem a ideia da Vigilância né então a vigilância O sacerdote ele vigia ele vigia porque porque o pão não pode murchar não pode não pode mofar o a menor não pode se apagar o incenso não pode se apagar ele fica ali vigiando vigiando e trabalhando [Música] muito são as obras da Torá a vodatorar a servidão da Torá permanentemente eu tenho que manter esse trabalho a expressão que foi traduzida para o português infelizmente por obras da lei que é um equívoco você tá falando
né quero ficar quero estar nesse lugar aí na gente está no lugar santo né aqui observando é esse símbolos né e tal lá a gente nós encontramos de Plata acho que não tinha falado para Haroldo mas a gente a gente na entrada a gente fez uma dinâmica que nós remontamos fizemos uma similaridade com esses com esses com essa esse símbolos né então o pessoal quando chegava entrava e lavava os pés das bacias entrava e tava ali A ideia era justamente naquele momento a gente tá exercitando esse cuidado né que a gente tem que ter da
vigilância do lugar Santa Fizemos lá simbolizando a melhorar o incenso os pais e foi muito bonito né pra gente que tá estudando aqui em êxito pelo menos nós conseguimos um dia algumas horas com tudo mas você falou né dessa questão na evolução quando é que esse Cuidado com essas essas coisas né do incenso dessas coisas todas acontece porque o pensamento de Deus né que que é constante né nos mantém né Aí não sei porque que me veio essa essa imagem de Deus cuidando né de nós com seu pensamento né algo e fecundo né e tal
e qual a relação que pode haver desse pensamento que me surgiu com esse com esse trabalho que é eterno de evoluir né para nós Quando é que a gente vai se sentir num lugar que é eterno e que você não tem que mais cuidar assim né dessas coisas sendo que o processo evolutivo é tão longo assim para nós espíritos nos parecer interminável né Tem um processo constante e terminar você já pensou sobre isso sim porque o que acontece Júlio a primeira ordem não é a ordem dos Espíritos perfeitos não existe essa ordem é curioso porque
assim terceira ordem espíritos imperfeitos segunda ordem bons espíritos primeira ordem espíritos perfeitos deveria não tem espíritos puros porque tem problema nenhum você ser imperfeito até porque você será imperfeito eternamente só há um imutável só há um ouve Israel o senhor é nosso Deus O Senhor é um só tem um imputável o desafio da evolução é se tornar puro [Música] porque o conselho de Pureza tem a ver com senso moral é pureza moral pureza moral é aquele espírito que incorporou a moral do Cristo esse tá puro ele não tem nenhum problema ele até tem uma alegria
infinita de ser imperfeito porque ele tem aprimoramento para Eternidade vai conhecer vai explorar vai ampliar seus poderes infinitamente me lembrou me fez uma imagem né Desse aspecto treino né e a gente na música gosta muito dos compassos ternários né eles são compassos muito envolventes né e ele e eles vêm elas são andantes né um dois três um dois três um dois três aí me veio essa imagem a mente agora né do desse dessa evolução em espiral que saiu nós gostava tanto de falar e essa e esse e esse espaços né sendo cada vez mais elaborados
mais elaborados mais elaborados então você vai ter sempre acima uma um Pátio uma área do pátio do gentios melhor uma área do lugar eu fico imaginando isso vai caminhando a compreensão porque do jeito que você falou né Haroldo daqui algum tempo estudarem a gente vamos falar assim abstrato para eles era isto [Música] mesmo que a evolução ela vai ser onde eu deixo aí já caminhando assim para o finalzinho né Mas você fez a sua pergunta Sim era essa sobre o incenso e o Ofício né a Márcia Godoy fez uma pergunta essa vigilância seria nossa evolução
espiritual fiquei pensando assim enquanto a gente tava lá no pátio era sacrifício quando a gente entra entramos no lugar santo é trabalho trabalho de vigilância né de vigiar isso é vigilância moral é vigilância moral porque porque você não é por ainda então você pode tropeçar e ferir a lei divina e ferir a lei Divina significa originar dar origem algum tipo de mal sofrimento do teu próximo é isso daí a vigilância agora olha que bonito o Júlio tava falando essa questão da abstração né Essa é a nossa grande questão O Livro dos Espíritos são número 88
os espíritos tem forma determinada limitada e constante porque gente para ter forma só tem forma o que é limitado porque para uma coisa ter forma eu tenho que ter as bordas não tem eu tenho que ter os limites uma coisa que não tem limites é ilimitada o ilimitado não tem forma a pergunta de Kardec é genial os espíritos tem forma determinada limitada e constante Olha a resposta veja não tá falando de perispírito gente não tá falando de Corpos espirituais tá falando o espírito o espírito em si não os corpos que ele tem o espírito Olha
a resposta para vós não ponto e vírgula para vocês encarnados para vocês não tem é abstrato de mais para você para vocês não tem forma é uma abstração que vocês não tem condição de compreender para nós sim [Risadas] é maravilhoso isso gente tem que tem tem mas para vocês parece que não tem parece que não tem mas que tem tem né aí vem um ponto ponto final aí começa uma outra frase o espírito é se quiser aí agora vem metáfora agora vem um símbolo não vem descrição agora vem uma imagem para gente tentar compreender aqui
os espíritos eu vou dar um negócio vocês acharem bom essa imagem se vocês gostarem é uma chama um clarão uma centelha eterna o fogo gente ficar achando que você vai pegar não você imagina é claro que são a imagem é claro que isso é uma metade é tanto que só se quiser você quer uma imagem Você quer uma companhia vou dar uma ideia para vocês aí não é mas vou dar uma ideia é uma é uma centelha que é o que a gente dá conta de compreender então agora o que que é bonito aqui porque
eles pegaram um símbolo da Bíblia [Música] foram lá no santo dos santos as línguas de Fogo usar uma referência já conhecida né poderia ter usado o outro poderia Mas essa aqui não ficava melhor mais compreensível ficava aí o Kardec aproveita né bom gostei né Eu aceito essa imagem né Essa chama o centelha tem cor [Música] olha só tem uma coloração que para vós para você não para a gente Ô gente o tempo todo eles estão dizendo assim escuta vocês são cegos e nós estamos descrevendo a luz para você vocês são cegos de nascença e nós
vamos tentar descrever a luz para você porque falta a vocês um sentido para perceber o que nós estamos dizendo mas nós vamos tentar vamos tentar vamos tentar tem uma coloração que para vós vai colorir do escuro e opaco há uma cor brilhante Qual a do Rubi conforme eu escuto é mais o espírito é mais ou menos por se ele for menos puro ele é mais opaco o colorido dele é mais escuro se ele for mais puro é brilhante é um colorido que tem esse brilho do Rubi que a cor do vinho outro símbolo bíblico uva
vinho trocaram Bodas de Caná na resposta não tem espírito boba aqui não gente bobo é só a gente que ler aqui é tudo mestre das letras Bíblicas tem nenhum inocente aqui respondendo a Kardec nós temos aqui muitas perguntas sobre incenso sobre outras questões mas né às 6 horas chegou o nosso horário quem quiser ainda ver o Haroldo hoje né tem palestra ao vivo lá no Sheila às 19 horas é o congresso da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte quem está em Belo Horizonte eu fiquei sabendo hoje que a abertura presencial e o mais surpreendente que
a abertura era presencial comigo Mas vai ser transmitido para o YouTube então todo mundo entra aí E qual é o tempo aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte vai ser transmitido no canal do YouTube deles mas eu terei que está presente virtual mas eu vou estar presente O tema é eu sou a luz do mundo Olha só olha só toda vez garoto vai ter que haja abstração [Risadas] foi muito bom olha agradecer todo mundo aí a semana passada né da semana passada mas vamos marcante a gente Ter comentado né E o pessoal se emocionou muito com
a matemática abordada ali que envolveu a esse Setembro Amarelo sem que nós planejassemos né falamos um pouco não até bastante né algumas pessoas ficaram preocupadas comigo como é que fala é desnutrição [Música] e agradeço a todo mundo né que mandou mensagem para gente o pessoal que mandou mensagem depois falando Agradeço também oportunidade de estar aqui junto e aprender junto viu é isso é isso né deu né deu por hoje é só até continuidade agora semana que vem nós vamos de quê não vamos continuar aqui ainda né tem essas questões tem muita coisa aqui ainda tá
bom e nós seguimos o nosso trabalho de vigilância né Vamos até a melhorar acesa licença aí queimando os pãezinhos sempre novos alimentos espiritual né jogo para ninguém ficar com fome é isso daí né e é semana que vem a gente vem novamente para esse estudo gostoso né semana que vem você vai estar viajando não tá viajando Júlio tem que depois a gente nós vamos na semana em Orlando né Yolanda e Orlando congresso Ainda bem que tá retornando esses presenciais né Graças a Deus viu então é isso galera um beijo para todo mundo fiquem com Deus
Haroldo tchauzinho fique com Deus obrigado viu [Risadas]
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