Boa tarde a todos sejam muito bem-vindos para mais um Caravelas podcast hoje eu tenho o prazer de receber um amigo André Melo aqui já conheci de longa data antes de começar nossa conversa aqui é o nosso patrocinadores a domos auria né Tem livros excelentes de doutrina católica livros religiosos escola B de idioma você que não sabe inglês tá na hora de aprender faça logo bway do Jonas Bressan e para vinhos eh lá a casa Florence vinhos sempre vinhos excelentes né os vinhos que costumo às vezes tomar aqui no podcast a nossa Editora Caravelas nós lançamos
título sobre a Revolução Francesa teremos novidades aqui em breve e também a nossa escola Caravelas nós estamos com a promoção até amanhã promoção de R 100 são os cursos mais baratos atos do mercado não perca a oportunidade de adquirir os cursos da escola Caravelas com Bom Desconto vai só até amanhã então André Obrigado hein Um prazer marer o convite hoje nós vamos falar de protestantismo especialmente de Lutero e depois da RCC Pois é eu só venho aqui para falar mal de alguém ou de algo né então hoje vamos falar mal do Lutero vamos a próxima
vez Vamos fazer uma uma coisa positiva né Pois é exato tema que seja PR defesa e não para ataque Pois é mas como o ataque é a melhor defesa é vamos lá atacando o Lutero a gente defende a verdade muito bom vamos primeiro como a gente sempre tem que ver com qualquer figura histórica ver o contexto né o tempo dela exato bom o todo o fato histórico tem uma porção de causas n causas próximas e remotas Lutero não é diferente é quanto mais importante é o fato histórico h mais causas mais influências ele teve né
Hã Lutero não é diferente eh Lutero ao contrário do que muitas pessoas do que pode parecer do que muitas pessoas possam pensar eh ele não era um grande inovador Ele desenvolveu Sim muitas das ideias Mas ele foi um grande repetidor né ah não tava sozinho ele provavelmente foi um portavoz de um movimento eh e ele soube H aplicar muito bem eh por uma finalidade ruim essa é uma pena mas ele era uma pessoa muito competente aplica muito bem os princípios que ele aprendeu né Eh então aqui pra gente dar uma rápida pincelada nos antecedentes Lutero
ele ah bebeu muito nos erros de wycliff através de João wus né então wycliff que foi um herge medieval que H defendia a igualdade na religião era contra a presença real na Eucaristia contra o papado ah muitas vezes e esses erros que a gente vê em Léo já eram defendidos ali por o wycliff que era inglês Eh esses erros vão ser levados Ah pra região da boêmia ah por João UZ eh João UZ vive exatamente 100 Anos Antes de Lutero Ah e João UZ vai defender muito dos erros que Lutero vai defender né Não só
contra os sacramentos mas também eh contra a A Hierarquia contra a Igreja contra o Papa etc eh e o que é interessante é que Lutero vai tomar contato com as ideias de João UZ na biblioteca do convento eh Léo era Agostiniano e lendo a frequentando a biblioteca do convento Imaginem só João UZ foi condenado pela inquisição foi condenado no Concílio de Constança em 1415 vai morrer na fogueira era de fato um herede e ele ã e Lutero Lendo João UZ vai dizer se esse homem é herge eu também sou quer dizer ele tinha as mesmas
ideias de João wus e do ponto de vista mais filosófico Lutero vai ter uma influência aqui grande ah tanto de Guilherme de ocan como de mestre ekra né uma influência maior de Guilherme de ocan aqui e ocan é o grande defensor do nominalismo né O que vai os universais e daqu Lutero vai tirar a livre Interpretação da Bíblia porque se não há universais eh não há uma interpretação objetiva e Universal n das sagradas escrituras ah Lutero vai ser antes de tudo um grande seguidor um grande nominalista um grande seguidor de de eh Guilherme de ocan
Ah vai também Lutero vai tirar muito como a gente vai ver daqui a pouco ah a questão é o que ele vai ser contra os mandamentos eh Contra esse Deus que nos deu a lei isso vem muito ah do voluntarismo de Guilherme deam e de donz escoto né donz escoto que vai ser aí o o o grande pai da filosofia moderna eh que ele vem logo depois de São Tomás e São Boaventura eh e que em lugar de unir eh a a digamos a a técnica a filosofia de São Tomás com a a poesia de
São Boaventura ele vai vai ser o doutor Sutil né que vai ver eh sutilezas e nuances em tudo ah e vai ter o grande erro do voluntarismo que é o voluntarismo Né para DS escoto Deus fez as coisas do modo que ele as fez por um capricho né Deus nos deu os 10 mandamentos da do modo como ele nos deu também por um capricho Deus poderia ter feito o contrário né o que quer dizer que eh eo é um absurdo porque toda a obra se parece com o seu autor né Eh a gente quando conhece
por exemplo muito um determinado compositor por exemplo eu gosto muito de hendel né então se eu ouvir uma uma obra de Handel que eu nunca antes escutara eu Muito provavelmente vou identificá-la embora não seja especialista em música mas a gente percebe a o autor na sua obra tanto é assim que quando tem pintura ou pega um experto para ver se da aquela pintura de determinado outor exato porque ele conhece pela obra conhece bem a técnica o jeito de ser e tal is exato porque o o isso é muito na na literatura isso é na arquitetura
isso é em tudo por quê Porque óbvio que as pessoas tudo que fazemos fazemos parecido conosco Deus quando criou o universo também fez assim porque Deus é veraz né Deus ao criar o universo e ao criar nele seres inteligentes quis revelar-se e quis que nós pudessem somos através da das criaturas conhecer o criador e Deus como dizia é veraz ele não quer nos enganar ele nos deu a inteligência para compreendermos a verdade e não o contrário Ah e Don Z escoto vai dizer que Deus fez as coisas sem um motivo lógico quer dizer ele podia
ter se Deus quisesse fazer um triângulo de quatro lados né uma coisa completamente racional ou poderia ter feito mandamentos que mandasse desprezar os pais é ou matar os outros ou matar os outros etc não teria problema nenhum nenhum problem a a a o mandamento passa a ser bom porque Deus quis ele assim e não porque ele tem uma relação com o próprio ser de Deus com a própria realidade né Deus poderia ter feito o contrário Óbvio que não né mas Deus não é todo-poderoso Deus é todopoderoso mas Deus não pode o absurdo né nem a
contradição porque a contradição não é uma qualidade sim um defeito e Deus não tem Deus é perfeitíssimo isso aqui vai influenciar muito Lutero então Lutero vai dizer que por exemplo há mandamentos eh que são impossíveis serem praticados eh vai ser muito Moisés era muito Moisés lut era muito contra Moisés porque justamente foi para Moisés que Deus Deus os mandamentos de os mandamentos né ah e depois também mestre ecart que é que é justamente a o oposto né Eh o o inimigo mortal de Guilherme de ocan né o inimigo dos dos dos nominalistas vão ser os
seguidores de de Guilherme de de mestre ekart né mestre ekart era alemão oan era inglês eh e ele vai justamente eh defender o o err oposto Em que sentido né Eh um dizer que não havia Universal então que ambos vão negar a analogia do ser mas um negando que haja no mundo qualquer vestígio de Deus e o outro dizendo que o mundo é igual a Deus né a doutrina católica ensina que o universo a criação é semelhante a Deus não é oposta né nem Idêntica eh mestre ecart então dizendo negando a analogia né então dizendo
que então o mundo vai ser o oposto de Deus né então se o se o universo se a criação é ser Deus não é ser Deus é nada né então isso aqui ah isso tudo vai influenciar muito Lério eu passo muito rapidamente por essas por essas ideias mas isso aqui vai influenciá-lo muito e ele vai compreender isso vai saber por isso num esquema de doutrina né eh aliás isso o professor orando nos ensinava né Eh se Lutero tá repetindo erros que foram ensinados né Eh como eu disse por João H por IFF por John Ball
que foi quem levou essas ideias pra Boêmia etc Ah por que ele fez tanto sucesso ou mais sucesso que os outros né porque justamente Eh claro que aqui há há há outros fatores né invenção da Imprensa é uma dela havia uma organização por trás de lut Mas é porque Lutaram sob unir essas duas correntes né as duas correntes haviam sido condenadas pelo Papa João X2 isso em 19 429 1329 Eles foram condenados e o que é interessante era tão inimigos que no processo contra os nominalistas os os discípulos de mest foram justamente depor contra ele
e vice-versa né e Lutero vai consegui nessas duas correntes e por que quando essas duas correntes são Unidas isso dá muito sucesso Porque se o o racionalismo ele tem pouca penetração né o racionalismo se a gente vê eh ainda hoje né na na nessas as doutrinas que são meramente racionalistas o que a gente costuma chamar de esquerda elas são muito secas tem pouca penetração tem pouca graça tem pouco calor né acaba ficando restrita a um grupo de intelectuais ah e o irracionalismo né atrai bastante é sedutor é sedutor porque ele empolga ele Isa melhor com
poesia e tal com poesia etc então a união das duas coisas vai sempre ter um grande sucesso que a gente verifica na história eh diversas vezes né Eh depois Lutero eh aqui uma causa mais próxima ele foi ele ingressou na ordem dos agostinianos a ordem dos agostinianos estava numa grande decadência né uma uma grande decadência eh já por ter pessoas importantes da congregação que eram de má doutrina e no convento onde estava Lério por exemplo o o Vigário Geral que era stalp também não tinha boas ideias eh e o contexto aqui era um contexto de
e na universidade que Ele estudou o nominalismo triunfava né Esqueci o mestre dele que era nominalismo radical você lembra o nome dele foi Gabriel Biel Gabriel Biel Gabriel bi nominalista radical é exato essa e deu aula ele se inspirou nele né então então é então e aí você você veja essas heresias que haviam sido condenadas hoje eram ensinadas nas universidades isso aconteceu em na universidade de Paris eh menos de 100 anos depois da condenação de Guilherme dioca o OC amiso já era ensinado na universidade então quer dizer isso mostra toda essa decadência do final do
período medieval né aqui haveria outros fatores históricos a citar Como por exemplo o cativeiro de avião o atentado de e o cisma do Ocidente que foram eventos que enfraqueceram o papado guerra dos 100 anos que enfraqueceram o papado desprestigiar papado sobretudo nas Nações que eram rivais da França né os estados alemães e e a e a Inglaterra e também Ah aqui havia toda aquela decadência que conhecemos do do humanismo eh é porque o Léo é fruto do Renascimento també é fruto do renascimento e que então o o esse desprestígio do papado eh foi seguido também
havia uma grande decadência no clero e uma decadência que chegou até o próprio papado né Júlio II eh Alexandre vi né que eram um Papas muito pior que o outro muito ruins moralmente né podiam não ter erros doutrinários mas moralmente muito ruins né Eh e Isso evidentemente desprestigia o papado e vai dar força para aqueles que pregam ainda que seja uma falsa solução ah contra essa corrupção do clero que que havia né a causa próxima que eu não trato agora vou dar um pouco da falar um pouco da vida de Lutero mas a causa própria
foi a questão a causa próxima foi a questão das indulgências né que aqui foi o pretexto que Lutero Ah assim emprestou para poder fazer a sua a sua revolta né Eh para falar um pouco da vida dele né Marcelo bom Léo ele é mostra o livro aí também que mostra da vida dele é É verdade nós temos aqui um livro que é a biografia de Lutero esse livro é um livro bem interessante o o Brentano que escreveu o livro não é ele não se opõe a Lutero ele não escreveu o livro para atacar Lutero Claro
que ele escrevendo a vida de Lutero é impossível é impossível não não ficar contra mas por exemplo na bigamia de de Frederico diess Ele disse que lá foi um pecado venial né isso aqui para para quem não conhece o fato né e federo di ele era casado tinha três sete filhos ele se apaixonou por uma mocinha de 17 anos ele apoiava Lutero Lutero precisava da do apoio dos Nobres porque ele já estava sendo atacado por Carlos V Imperador e ele precisava ter exércitos Ah e então o para o o príncipe queria uma justificativa para ele
se casar com a moça porque a mãe da moça não queria que ela ficasse amante dele queria que casassem efetivamente Mas ele já era casado tinha sete filhos como eu disse então ele escreveu para Lério exigindo uma justificativa nas sagradas Escrituras para que Ele pudesse ter duas esposas e o carst ficou preocupado como é que a gente vai fazer isso aqui e lário então deu a solução falou não vamos justificar mas vamos colocar aqui uma condição a condição é que isso tem que ser mantido sob sigilo né então eles deram uma justificativa por por escrito
baseando na Bíblia que ele podia ter duas expostas a mãe da moça não gostou e deu com a língua nos dentes né E e aí o caso se tornou público e aqui que Léo Então vai dizer que que paraa causa da do do protestantismo eh não tinha importância né que malteria dizer uma boa e grossa mentira eh e esse fato né que é um fato escandaloso o Brentano vai dizer que isso aqui foi um pecado venial né então quer dizer mostar que ele de fato não era um inimigo de Lutero né não era um inimigo
de Lutero e esse livro aí então é interessante para você ter uma um apanhado geral da vida de Lutero Ah ele vai contar né então Luter é um homem do final do do nasceu em 1483 nasceu em ais leben né na saxônia era uma fam família pobre alguns ã biógrafos dele vão tentar criar uma história de que a a origem dele vem de de lotário né de filho do filho de Carlos Magno tudo conversa né Tem um outro que faz a linhagem dele chegar até Júlio [Risadas] César que forçação que forçação exato e mas ele
era uma pessoa pobre o pai Mineiro eram pobres né e aqui tem um uma uma uma um ponto da educação dele que acho que acabou influenciando A psicologia de Lutero né o pai dele era muito duro muito duro com o filho muito rigoroso e a mãe procurava contemporizar né Lutero não devia ser uma pessoa fácil né então na na escola ele era muitas vezes punido também e naquela época se batia né na nos alunos na escola pelo menos em algumas escolas e claro que is é um absurdo e ele chegou uma vez a apanhar 15
vezes no mesmo dia isso né então ele era mais uma vez em casa ele havia roubado nozes né que na Europa é uma coisa sem nenhum valor e ele chegando em casa apanhou no apanhou duramente né então Eh isso como a a ideia que os filhos na sua primeira infância né começam a ter a ideia de Deus olhando os pais né então por ISO que aqui fica um aviso né o pai não pode ser nem duro demais nem mole nem mole demais né na nossa época normalmente se é mole demais mas tem essa preocupação né
que os filhos vão começar a formar uma ideia de Deus a partir eh dos pais e Lério então ele depois a família se muda para para herford se eu não me engano eh não vamos para magdeburgo que era aí ele vaiar em magdeburgo que era a cidade da mãe né E e aí então ele vai para para estudar ele era inteligente tinha boa voz mas era muito pobre e então ele cantava de porta em porta foi cantar também em tabernas etc para poder conseguir algum dinheiro Ah isso aqui não vai fazer bem a ele eh
e depois uma senhora chamada Úrsula cota que é tem o sobrenome italiano porque ela era vilva de um italiano fica com pena dele e resolve financiar os estudos de Lutero né ele então depois vai pra faculdade ah e o pai queria que ele estudasse direito que ele estudasse as leis ele queria estudar filosofia né então ele vai estudar filosofia ele não segue o conselho do pai eh quando ele se forma em filosofia o pai manda para ele de presente um conjunto de livros de direito ele entendeu o recado né o pai depois teve uma uma
melhora de vida né chegou até a ser sócio de uma mina etc e e Lério Então vai começar a estudar as leis fazer uma uma espécie de Mestrado não sei o e e havia ele não era uma pessoa que pensava em ser religioso E então isso agora aqui já ele já era uma pessoa de uns 18 20 anos eu acho devia ser portanto em 1505 por aí acho que ele tinha 22 anos ele um dia foi visitar os pais e e voltando da cidade dos Pais eh se forma uma tempestade eh Isso foi no dia
20 21 de junho e cai um raio perto dele tem uma explosão ele cai no chão fere a terna e ele então naquele pavor no medo no susto ele faz uma promessa né Ele diz valei-me Santana que se eu escapar Eu me faço monge então já que tem um monte de erro né Marcelo não se faz promessa assim né Ah mas ele fez se ele fez não tá obrigado a cumprir né porque a promessa é algo muito sério a promessa de frato de fato obriga né Eh a promessa eh quando a pessoa faz uma promessa
e obté a graça ela fica Obrigada ela pode pedir dispensa depois pro seu confessor né no caso ali ele não pediu dispensa vou entrar pro convento e ele vai entrar no convento no dia 16 versão que ele teria entrado Qual que é a outra versão isso a outra versão é que ele havia Duel com uma pessoa e havia matado a pessoa e no duelo ele fora ferido na perna daí a o machucado na perna não é que ele caiu com raiio né e ele ia ser preso doelo era proibido e para não ser preso então
ele ele foi pro convento ele foi fazer aquilo que se chamava refugiar-se sob a cruz né a a igreja tinha a tinha o o seu tribunal próprio né E quem estava na igreja nos Conventos a polícia não prendia não podia entrar porque o fedo era da igreja o fedo era da igreja então tem essa versão que Lutero eh num duelo matou uma pessoa O que é bem plausível em ambiente de Taberna eh de cantoria ele era uma pessoa exaltada também né depois e depois Marcelo Vamos agora pensar do outro lado o lado do Superior do
convento né Por ex São Bento fala que quando um moço pede para entrar pro pro pro convento pro mosteiro tem que deixar ele alguns dias do lado de fora na porta sem sequer entrar implorando para entrar ah que interessante é porque muitas pessoas pode pod pedir para entrar na vida religiosa por um impulso momentan qualquer uma decepção um sofrimento etc como é que uma pessoa diz Ah não eu sou Universitário e caiu um raio há três semanas atrás e agora quero entrar e pro mais decadente que que fossem os agostinianos essa história é uma história
muito mal contada muito mal contada difícil de engolir difícil de engolir exato e nos primeiros anos de Lutero n de ele o nome dele era Martinho porque ele foi batizado no dia de São Martinho né quando criança ele ele nos primeiros anos Marcelo ele ele cumpria a a regra fazia as orações Ah ele precisava pedir esmola né então ele saia para pedir esmolas etc mas lembra que eu comentei a questão que era importante dos Pais o pai ser muito duro etc né Lutero vai ser uma pessoa eu não vou dizer escrupulosa porque o problema dele
acho que é muito além do escrúpulo né uma pessoa eh doentia do ponto de vista de consciência né ele tinha sérias perturbações achando que ele estava condenado que ele era um grande pecador né que para ele não havia perdão etc ah certa vez por exemplo ele tava no couro né o couro é aquela parte da depois da mesa da comunhão né onde os monges ficam para rezar o Ofício e estava-se lendo o evangelho de São Marcos né falando do jovem possesso Léo Então se joga no chão Imagina a cena e começa a gritar não sou
eu não sou eu não fui eu não acompanho não acompanho quer dizer uma coisa de louco Parecia um possesso né e e e ele então ah vai começar a deixar as suas orações né todo monge ele tem que rezar o Ofício em determinadas horas do dia é o são várias horas né cham chamado eh eh a liturgia da da muita chamo Liturgia das Horas também né que são justamente o Ofício Divino e ele deixava de rezar e com seus afazeres às vezes ficava Marcelo mais de uma semana sem rezar e aí ele pegava um dia
se fechava na cela dele e rezava tudo que ele deixou de rezar são horas de oração quer dizer isso aqui primeiro que só vai cansar a alma de uma pessoa depois para uma pessoa como ele dada essas perturbações psicológicas né is só vai prejudicá-lo não ajudava ele em nada e ele sempre com essa esse questão da culpa sempre este medo né esse pavor etc ele muito rapidamente vai ficar Padre eh muito rapidamente como ele ele entra pro convento e vai ficar Padre acho que 2 3 anos depois né Eh eu explico né o aqui os
seminários tal qual nós os conhecemos eles ainda não existiam vão ser implementados pelo Concílio de Trento como é que se dava a formação de um clérigo ele era formado por um bispo por um outro padre etc eh não havia um seminário daí a formação de Lutero Ele é bem verdade ele já era já já tinha o título né de De filósofo eh então ele fica Padre o pai não queria que ele ficasse padre né quando ele fala o pai o O pai já se havia o pai se opôs à entrada dele no convento poris qu
vai ficar Padre o pai fica preocupado e o pai diz olha Tomara que isso aqui seja uma coisa de Deus e não seja eh uma ilusão do demônio né ele fica muito preocupado com isso que o pai disse para ele vai ser ordenado do padre e ele vai rezar a primeira missa dele né é costume o o Nel sacerdote ele até Escolhe um padre né para ajudá-lo na primeira missa né É até uma como se fosse um padrinho né é uma reverência que se faz a pessoa então o superior de do Lério tava do lado
dele e Lério quando chegou no Ofertório não conseguia ir para diante e ele falou assim eu não consigo eu tenho medo eu tenho medo e o superior fala assim ó vamos vamos vamos adiante vamos diante aí ele terminou de rezar a missa né ah Lutero então quando fica Padre o superior Manda ele então de volta pra universidade para ele estudar Ah para ele voltar a estudar sua teologia e ele começa a ensinar exegese na no convento ele vai ensinar sagradas escrituras né era uma pessoa Lutero de ele é uma pessa não só tinha boa voz
mas ele sabia falar sabia sabia falar ele tinha sabia eh expressar-se né Eh sabia escrever etc uma pessoa que tinha talentos naturais Sem dúvida né se se ele foi escolhido para ser porta-voz de um movimento que ele tinha foi exato foi muito muito bem escolhida aqui ele então vai ah vai começar já a desenvolver alguns dos seus erros né Eh mas is aqui ainda não era uma coisa como vai se tornar depois da revolta né então ele escreveu um comentário ao uma ifcat ele vai eh ele não vai ser totalmente contra tudo que a igreja
ensina eh pode ser também que você fosse Não sei uma estratégia né para esconder um pouco o erro eh ter sempre uma uma rota de fuga como faziam vão fazer depois muitos séculos depois os modernistas ah Lutero Então tinha já Como comentei essas más influências na na própria na no próprio convento e uma vez Então ele conversando com o superior com quem ele sempre pedia conselho falando das dúvidas que ele tinha e dos medos que ele tinha se ele ia pro inferno se ele não ia se ele ia ser perdoado se ele foi Perdoado etc
e aí então o superior eh e aqui também tem a versão o superior explicou e ele entendeu errado né lembra fala assim não superior deve ter ensinado o errado para ele e disse o seguinte falou mas esa aí Martinho nós não rezamos no Credo creio Na remissão dos pecados Nós não somos obrigados a acreditar Como verdade de fé tudo aquilo que está no Credo pois bem nós temos que acreditar que que estamos perdoados ora não é isso que reza o credo o credo diz creio Na remissão dos pecados Ou seja que os pecados podem ser
remidos desde que a pessoa se ar aenda peça perdão se confesse né não é acredito que estou Perdoado estou Perdoado isso para Lutero Então vai ser o o grande A Grande Virada que puxa vida então agora eu tenho que acreditar e é o que vai produzir o perdão é a crença de que eu estou Perdoado né E aqui Lutero vai então Ah isso aqui vai ter um peso enorme né na questão do do de acreditar né que está perdoado mas Otero já havia também no convento eh isso aqui já era um erro que tinha entre
os agostinianos Marcelo que era a questão da concupiscência né e a da concupiscência e da Graça do batismo né a concupiscência é o que é eh é a tendência que todos nós filhos de Adão e porque somos filhos de Adão temos para o mal né Eh Adão depois do seu pecado esse essa que é o pecado original isso é transmitido porque Adão Ali era a humanidade né então a origem da humanidade pecou toda a sua descendência peca né em Adão eh e o batismo ele perdoa a culpa do pecado original mas não tira as suas
consequências né uma consequência do pecado original é a morte nós continuamos morrendo eh a doença a ignorância etc e uma delas uma das das consequências concupiscência a tendência ao mal e aquilo que de São Paulo né Eu não quero o bem que compreendo né e muitas vezes quero o mal que que percebe o que é mal eu costumo dar o exemplo pros alunos é o despertador de segunda-feira de manhã n esperador toca eh não não tenho um problema de compreensão né Não eu tenho certeza que o certo é ficar dormindo não eu sei que eu
tenho que levantar o problema é que eu não quero então então essa essa espécie de briga entre a Nossa inteligência e a nossa vontade isso decorre do pecado original Isso é o que se chama de concupiscência a concupiscência Como dizia não é apagada pelo batismo entre os agostinianos Então já se já se ensinava o erro de que o pecado original é a concupiscência ora a concupiscência continua depois do batismo então o batismo não perdoa o pecado original ele vai só dar uma espécie de mas um perdoa isso aqui é um grande erro e se a
concupiscência é o pecado original o desejar é mal a nossa vontade é má n então o homem eles vão dizer que o por exemplo é um erro que os jenas vão repetir que toda a obra de um Pagão é pecado então por exemplo você pega um japonês que não fo izado dois japoneses um que cuida dos Pais na velice o outro que maltrata os pais ambos estão pecando tá é um erro Colossal uma uma coisa exata porque tem a lei natural tem a lei natural etc exato e E então para para os o aqui já
entre os agostinianos você já tinha esse eu isso aqui tudo antes de 1517 né tudo antes de 1517 eh Lutero vai fazer uma viagem a Roma também enquanto monge n os escritos dele dessa época não trazem nenhum relato que ele ficou escandalizado com que viu em Roma né Então essa essa desculpa de que Lutero ficou escandalizado com o que viu em Roma e por isso então ele se revoltou essa conversa né conversa fiada eh o fato é que aqui então o Lutero ele tava eh como porta-voz de um movimento e o que vai ser o
stopim disso vai ser a questão das indulgências que é a questão das indulgências Ah o Papa Alexandre I havia começado a já o projeto de construir uma nova Basílica de São Pedro havia ali uma Basílica antiga que ela foi demolida para se fazer a nova que é que temos atualmente era um projeto enorme muito grande eh o projeto original é até maior do que ela é hoje e as guerras que que Júlio i fez eh Júlio io imagina Marcelo ele tinha claro como ele era o Papa era rei ele tinha tropas ele cercava as cidades
e Escom unava todos Aquiles que defendessem um absurdo Nossa que coisa mas isso aqui também as guerras que Júlio i fez arruinaram as Finanças da igreja de Roma o sucessor dele leão xo para poder dar andamento às obras precisa Ava de dinheiro então ele vai resolver pedir ajuda em toda a cristandade pedir esmola e o Papa então ele ligou às esmolas algumas indulgências né O que são as indulgências as indulgências são o perdão né das culpas que nos restam dos pecados já perdoados então indulgência não é perdão de Pecado daí que nasceu o misso que
a igreja vendia lugar no céu né exato porque aqui ah primeiro que é indulgência não dá para vender é algo espiritual depois não é perdão do pecado depois ela sem toda a indulgência ainda hoje h indulgências ela é condicionada não só a ato exterior mas também um estado interior então por exemplo quando a gente tem urgência da Porciúncula né que se vai rezar eh a pessoa tem que est além de cumprir aquele ato material que é ir até a igreja e rezar ela tem que estar em estado de graça ela tem que est obgada de
todo pecado ela tem que confessar se comungar e rezar nas intenções do pelas intenções do Papa então há uma série não quer dizer que toda vez que a pessoa cumpre o ato material ela teve a indulgência Aliás abendo a verdade só Deus sabe quem recebeu indulgência É verdade que a pessoa não po ex é por isso que convém aproveitarmos as chances de indulgência porque a gente nunca sabe se se de fato conseguimos ou não então o que fez o Papa mandou pedir esmolas da esmolas em toda a cristandade né Para com esse recurso financiar a
conção da Basílica de São Pedro então isso aqui não tem nada demais absolutamente né agora não era obrigatório que não era obrigatório ajud ajudava Quem queria exato agora o que dava ma impressão Marcelo como é que esse dinheiro fazia para chegar em Roma pava dos banqueiros então o dinheiro de você entregue a banqueiros isso aqui dava uma impressão muito comercial né é eu deposito o dinheiro num banco e o banco Rem pro pap fica meio Rem depois eh aliás até eu esqueci o nome da família lá dos banqueiros uma família eu acho que era eu
acho que era acho que era essa família então e depois Marcelo Pode ser que houvesse um padre aqui outro ali que de fatoo pregava essas indulgências de modo incorreto dizendo que aquilo ou ia garantir o céu ou que desviasse dinheiro não sei se tiver se tinha algum padre que agisse mal Isso não é culpa da igreja né nem tão pouco das indulgências Mas aqui então você vai ser o pretexto que Lutero vai vai usar eh ele vai então publicar suas 95 teses em 31 de outubro que é véspera de todos os santos Lembrando que não
foi o único a publicar 95 né teve um outro que quem que publicou 170 você vê que o Lutero não era tão competente e o pico de l mirand foram 800 teses bom o tetel que era um teólogo católico publicou 106 rebatendo Lério logo depois né Eh e aqui a isso aqui então vai ter uma repercussão enorme vai chegar até Roma e a reação do papa o papa quando leu vai dizer que aquilo era uma querela de Frades uma briguinha entre entre Frades eh e também vai olha isso aqui é uma pena né o Papa
lendo vai dizer olha que Belo latim tem o Frei Martinho né como ele escreve bem escreveu só não interessa o ponto de Diva literário né se o que tá escrito são erros né É uma pena que esteja bem escrito né que vai fazer mais mal ainda eh e aí então o Lutero Ah ele vai ter depois para passar bem rápido na história né tedel Vai atacá-lo vou escrever 106 ah eh teses contra Lutero Lutero vai ter depois vai ter uma dieta em vorms né uma dieta a reunião dos Príncipes eleitores né a Alemanha não era
o que a gente entende hoje como Alemanha era uma porção de estados Independentes H os os governadores Os Príncipes enfim eh aquele os que eram os os governantes do desses estados isso era hereditário né O que não era hereditário eraa o Imperador o Imperador era eleito né aí vai ser eleito eh eh Carlos V né espanhol que vai se opor a Lutero né E aí Lutero vai ter um debate que foi um debate que durou semanas ISO que a gente vê Marcelo a diferença da nossa época né para aquela época né quem vai e primo
o primeiro um dos primeiros que atacou Lutero foi fake Johan fake que era um teólogo ele era de ingstad né ele era chancelar da Universidade de ingstad ele vai atacar l e vai dizer que os erros de Lutero eram os mesmos de João wus querer ele entendeu na hora entendeu na hora pegou na hora né isso aqui inclusive vai dar um descrédito para Lutero quando ele mostra que o que Lutero dizia é o que o her jus 100 Anos Antes havia defendido isso vai desmoralizar um pouco Lutero você vão ficar assustadas mas depois vai ter
um debate e o debate era entre vonck e o Car stad o braço direito de Lutero Lutero não entrou no debate Marcelo foi o príncipe da região foi o povo o debate durou três semanas Olha o interesse intelectual da ol interesse intelectual né quando foi no final da segunda semana mais ou menos Lutero entrou na briga né o carst tinha levado uma surra ele era uma pessoa que tinha como eu pouca memória então ele tinha que olhar as anotações dele a voz dele não era uma voz que se impunha e o vonex estava tudo de
cabeça e destruiu o carst né Então aí quando veio o Lutero Lutero também foi arrasado você ter uma ideia o f saiu saiu ovacionado você colocava ele no ombro e saíram em cortejo pelas ruas de tal maneira ele foi Espetacular no debate E aí Carlos V falou opa deu 60 dias para Lutero se entregar esse homem vai ser preso né E isso aqui porque Léo já era para ter ele era para ter ido a Roma o papa o convocara em Roma Mas ele pediu para ser julgado na Alemanha e aí aí que o Papa manda
o Cardeal Caetano ISO aqui tudo antes do do do debate com o faunk E aí então o Lutero ia ser preso ele então tem o apoio já de alguns nobres ele vai ser raptado e vão colocá-lo num castelo o castelo de vbg eu estive nesse castelo né Eh no castelo de vbg ele fica num pseudônimo chamado Cavaleiro Jorge ele até aprende os três jeitos dos Cavaleiros ET para poder enganar Ah e ali ele vai ficar então um ano mais ou menos e aí que ele vai começar a fazer a tradução da Bíblia né E neste
lugar Lério conta que o demônio aparecia para ele diversas vezes isso é muito curioso aqui vai dizer o demônio e eu nos conhecemos de longa data nós Já comemos mais de uma pipa de sal juntos e ele então debatia com o demônio é uma coisa assustadora isso e ele diz que o demônio o convenceu que a missa católica era má agora vai se é só Marcelo ainda acreditável quer dizer há então elementos na religião protestante cuja fonte é o próprio demônio n in acreditava mostra o outro livro O o fundador né tem o Esse é
um outro livro que publicamos chamado conversas à mesa Este é um livro que quando foi publicado os luteranos Foram contra Lutero depois quando ele vai já tava casado com a com a esse castelo Ela já tava junto com ela não tava não aqui não ele vai se casar depois é depois vai se casar depois e então o convento né onde Lutero em vitg onde ele fora monge foi todo mundo embora ele reformou o convento se casou com Catarina de de Bora e ficava vivendo lá e lá ele recebeu alunos recebia alunos e depois do jantar
ele bebia muito os inscritos de Lutero são uma vergonha in esse livro é inacreditável ele bebia E ele fala ontem bebi como um alemão né eu eu ainda não me recuperei do vinho ruim de tal lugar eu tenho que tomar muita cerveja aqui para me recuperar era um bêbado um bêbado blasfemo e ele então Depois do jantar com os alunos todos à mesa ele dava as aulas das palestras e os alunos tavam Léo tinha muito prestígio já aqui né quando o Léo morreu eles então compilaram as suas anotações e publicaram um livro porque o livro
chama-se conversas à mesa os protestantes luteranos Foram contra isso aqui não era para publicar né claro porque aqui Lutero vai dizer Horrores horrores né é inacreditável esse livro é inacreditável Lutero ele enfim e era blasfemo contra Cristo né diz que Cristo pecou contra a mulher do do poço dizendo que Cristo na quando instituiu a Eucaristia ele havia bebido demais n porque se a gente lê no Evangelho de São João São João foi muito cuidadoso em relatar as palavras de Cristo na Santa Ceia e Lutero vai que é uma coisa Sublime de bonita e Lutero vai
dizer que Cristo tava bêbado e que então por isso que ele ficou falando sem parar né então isso aqui para ter uma ideia o que é o Martinho Lutero e e o protestantismo todas essas essa essa então o Lutero vai defender a igualdade né ele dizia que pelo batismo todos somos sacerdotes Então não precisa ter eh um padre a missa não é um sacrifício a missa é uma ceia ele vai dizer que o pior pecado que ele cometeu na vida dele foi ter durante vários anos rezado a a missa baixa né a missa baixa é
aquela que o padre reza sozinho nos Conventos é costume né os à vees São vários Altares laterais os padres todos rezando ao mesmo tempo quando há povo quando há fiéis há uma uma missa no Altar mor PR os fiéis acompanharem porque nessas missas baixas o padre fala sussurrando e os protestantes vão ser contra a missa Baixa porque é uma missa sem fiéis Ora se o sacerdócio é dos fiéis como é que o padre não tem sentido padar sozinho exato e ele vai dizer que se ele tivesse tido uma casa de prostituição o pecado dele teria
sido menor do que o dessas missas que ele rezou que homem baixo Néo impr é uma coisa assim que tem que ter estômago tem que ter estômago exato ele então o Isso aqui vai ter um então uma debandada de Conventos etc ele vai ser excomungado só em 1521 né ele vai ficar então um ano aqui nesse nesse castelo é aqui então que ele começa a mudar ele fala pro Car stad fala pros e o aqueles que estão junto com ele fala Olha nós vamos mudar a missa havia lugares Marcelo que anos depois as pessoas não
sabiam que tinham mudado a missa de forma tão Sutil como eles faziam e Léo dizia olha Eh precisamos agora rezar em alemão a língua do povo a língua do Povo né Ah isso aqui é foi feito muito paulatinamente quando quando Lutero ficou eh recluso lá no castelo eles aceleraram esse processo muitos dos fiéis se assustaram e foram embora lutar Então falou Escreveu para você isso é um erro vocês primeiro precisam trocar aquelas orações que o padre faz em silêncio e muito devagar vocês vão implementando as orações alemão Lutero ele mesmo foi rezar a primeira missa
em alemão acho só em 1527 muitos anos depois então era uma mudança total na religião mas feita de forma paulatina né ele ele foi excomungado né pelo papa o papa havia escrito para ele a que surge domine em 1521 ele queimara a bula papau eh o que mostra que ele não tinha argumento pess ó ele queimou como se fosse o que ele tinha que fazer era responder responder refuto ponto um do isso exato baseado nisso nisso nisso exato ele não era tão favorável se dizia a sagradas escrituras então ele que rebat né então o Papa
depois vai como galo ah Lutero então ã ele vai terminar a tradução da sagradas escrituras e a tradução que ele fez era uma tradução completamente estapafúrdia alguns livros ele tirou né Eh alguns livros ele dizia que eram simplesmente como se fossem eh livros inventados outros ele tirou trechos etc e alguns algumas traduções ele forçou então por exemplo na carta de São Paulo que São Paulo diz nós os justos nos justificamos pela fé ele traduziu que nós somos justificados apenas pela fé mas o Apenas não tem nem no latim nem no grego Então os universitários vem
da tradução dele do Alemão e comparando com o original Opa isso aqui não tá a tradução tá errada isso aqui gerou um burburinho Foram levar para Lutero fó tradução que tá errada no no no original tanto latim quanto grego não tem apenas resposta de Lutero se um papista né Eh acho que ainda falou se um papista ou um asno eh vos incomodar por conta da tradução que eu fiz onde eu coloquei o apenas vocês di Ah aqui que el fala digam que entre um asno e um papista não há diferença e que a única e
que a razão pela qual eu incluí apenas a tradução é uma só e ela deve ser suficiente é porque eu quero quer isso é amar a Bíblia né Depois falam que o Lutero foi Quem traduziu a Bíblia já havia sete edições da Bíblia se eu não me engano em alemã sem contar as diversas em latim né eem trata para tratar das sagradas escrituras também né A bíblia é um livro difícil por isso que Deus primeiro que Cristo e de ensinar né Cristo não escreveu nada eh mas claro as sagr escrituras são a fonte da Revelação
junto com a tradição mas toda vez que a gente tem um livro que é difícil Então imagina que tivéssemos aqui um Tratado de Medicina né não entendendo vem ele ali o o dono do podcast ó Lê aí vocês que eu minha mãe vai ser operada hoje à noe Eu preciso de uma solução figo não é comigo precisa de um especialista exato a sagr estrua mais ainda não dá para dar na mão de qualquer qu queer um né e Lutero dizendo que a Interpretação da Bíblia é pessoal vejam aqui o nominalismo não tem Universal né é
pessoal cada um interpreta como quer porque cada um é iluminado pelo Espírito Santo Isso aqui vai dar exatamente o que a gente vê hoje milhares de seitas se multiplicando todos os dias porque basta uma pessoa ter uma interpretação ela pode fundar sua religião ora a verdade é Una então é preciso ter uma autoridade que seja iluminada que seja tem a garantia das chaves a garantia do auxílio Divino para poder dar a correta interpretação né então a bíblia é um livro difícil né Não dá para dar na mão de qualquer um né É claro que as
histórias sagradas a igreja sempre se preocupou que todos conhecessem isso era assim por exemplo nos Vitrais ou na na nas missas que sempre teve no mínimo duas leituras algumas missas tem mais como ainda hoje assim das temporas por exemplo havia Os Sermões né e as formações que os padres davam que para ensinar o povo conhecia as histórias sagradas conheciam a Bíblia porque eles viam nos Vitrais não é que eles desconheciam a Bíblia é que ler a bíblia que era o problema e Lutero provou que a igreja tava certa porque o modo como ele fez foi
um desastre né Isso aqui vai logo Marcelo fugir o controle então Eh já na época de Lutero eh começa pessoas que eram ferreiros moleiros pregar a Bíblia e fundar religiões então isso aqui fugiu o controle né Thomas munzer que é da época de Lutero né vai conversar com o Lutero Eles brigam eles vão saem de lá se queixando fal tem dois Papas um em Roma e um em wbur e o de é pior eles diziam porque Lutero que pregava essa igualdade na religião não permitia que discordassem deles é igualdade desde que concordasse com concordasse com
ele então Lutero vai ah exigir uma obediência que ele não tinha os protestantes vão se dividir e outros e eh protestantes vão ter tirar conclusões daqueles princípios de maneira ainda vão mais longe do que e Lutero Então os anabatistas por exemplo vão pregar o comunismo chamam anabatistas porque eles negam a a o batismo de crianças né mas vão fundar Ah assim grupos comunistas com tudo em comum etc eh e com os piores pecados hein com os piores pecados porque já que a moral era era algo que não vinha de Deus né por isso que aí
Lutero vai dizer crê firmemente peca muitas vezes porque se a se a se os mandamentos não são bons é preciso não obedecê-los então o Lutero vai aconselhar quando o demônio dá uma tentação aí que a pessoa tem que pecar mesmo para fazer uma pirraça ao demônio quer dier é um absurdo né e aqui a gente vê a a como essa questão essa essa questão da santidade do pecado né o pecado passa a ser não uma coisa que ofende a Deus mas algo que vai santificar a pessoa né então os processos vão se dividir eh Vai
ter até o o o João de Leide né em 1533 que vai eh vai ser até condenado né João de vai ser condenado vão colocá-lo eh vai ser condenado os restos eles vão ser postos numa gaiola pendurados numa igreja quem vai mandar tirar é Hitler né então interessante né interessante interessante Então o vai ter uma grande divisão e o que aqui o o que é interessante Marcelo e e aqui a gente vai um pouco entrando no no no assunto né Essa união dessas duas correntes que é uma coisa muito difícil de fazer ela dura pouco
e logo elas se separam Lutero ele era muito mais nominalista muito mais Guilherme Dian do que mestre Art então o luteran ele é muito mais racionalista que Místico por ISO que eles faziam muitos debates gostavam de atacar pontos de doutrina etc logo depois de Lutero vai haver uma corrente que vai falar que isso não era importante que não prava ter esses monte o que importava aqui era o amor o receber Jesus aceitar Jesus Então vai ter uma I alista que vai se opor a corrente racionalista né E aqui vai o que é interessante aqui e
é que isso é logo depois de Lutero e vai ter uma influência aqui nessa nesses místicos até de Isaac lúria né que Isaac lúria Claro tava na Palestina não tava na na Europa mas as ideias de Isaac lúria também vão influenciar todo esse irracionalismo esse misticismo Isso aqui vai chegar através de de tler né essas ideias vão chegar até Jacob que esse é o homem eh pe a peça chave nessa Alam Mística irracionalista protestante porque Jacob vai ser o pai do Romantismo né ele que vai unir a Cabala ele que vai unir mestre Art ele
que vai unir todo o irracionalismo ele vai ser o ele até chamado né O Profeta dos quakers porque ele que vai então ele era um sapateiro né Jacob nasceu em 1575 né então ele já é uma geração depois de Lutero ele era Sapateiro e um dia trabalhando ele tinha um taxo lá de de cobre a luz do sol reflete nesse taxo ele vê um brilho e ele vai dizer então que ali ele teve uma revelação Mística ele teve um contato com a divindade ele vai depois escrever uma porção de livros né e vai colocar toda
essa questão Mística e racionalista E vai formar o que é chamado o pietismo Né o pietismo eh no protestantismo é justamente o veio irracionalista é o que vai pros Estados Unidos né que são os Pentecostais né é um então não Eles não queriam saber eh de eram pequenos grupos Não precisava ter não devia ter uma igreja organizada uma igreja com hierarquia uma igreja visível como se diz né Eh eles pregavam o trevo então era sempre um trevo né eram normalmente dois homens e uma mulher eh um um dos homens tinha que abrir mão do amor
da Mulher em pró do outro isso aqui é que era caridade e esse esse esses pietist né que os quakers n os quakers chamado de quakers porque eles entr tremiam exato então toda essa questão de irracionalismo de experiências místicas eh que vai dar depois Orações em línguas todas essas questões que vão chegar de alguma forma na igreja católica começa aqui começa com jacobo eh isso vai ter logo nessa época uma influência no catolicismo que é através do quietismo né Eh o o pietismo vai ser fundado por Spinner o quietismo é o padre Bó se eu
não me engano que vai o quietismo o que é é exatamente o pietismo dentro da igreja católica vai influenciar muito o jansenismo que vai dizer então que o homem deve anular a sua vontade que era ele chamava de oração de Quietude e não deve se querer nada era uma espécie de budismo né uma coisa porque Claro se o ser é Malu eu não posso desejar nada né porque desejar as coisas é desejar algo e se o ser é mau eu tenho que anular a min anular o desejo né é uma coisa lembro o budismo lembro
budismo né eram irracionalistas e aqui é interessante porque a gnose para gnose e aqui eu eu trouxe um livro que não tava no combinado mas eu não posso nunca deixar de falar desse livro que ele é fundamental o [Música] baseando-se nas aulas do Professor Orlando ela dá todo o esquema do antropo esquema histórico né e é interessante quando ela trata justamente da questão de Lutero da questão eh de jacobo da questão dos pietist Eu recomendo muito que le tá muito bem esquematizado tá aqui muito claro é muito acessível eh mas PR gnose eu ia dizendo
ah a a a divindade ela está presa da matéria e são três essas prisões que precisam ser destruídas eh uma delas é a matéria Esse é o clássico né a matéria então matéria matéria má matéria é má a matéria tem que ser destruída daí o catarismo né que era contra a matéria daí ser encontra o casamento porque o casamento produz filhos eh eh daí as unes homossexuais são sempre os cedos eh não viam mal nisso mas eram contra o casamento porque homossexual não produz filhos e eles eram contra a matéria contra a Mat né que
é a mãe que produz o a que dá a matéria ao filho Ah então é contra matéria mas a outra prisão é a prisão da lei a moral né por isso que a moral tem que ser destruída a moral tem que ser invertida porque o que Visa a moral né a moral se nós estudarmos os 10 mandamentos estudarmos a lei natural nós veremos que ela sempre Visa a preservação do ser ela parte de um princípio máximo né que é o ser é bom e merece ser preservado Então se a gente Analisa é interessante vermos isso
como tudo que Deus faz é lógico né ah os mandamentos preservam o ser se eu quero destruir o ser eu tenho que inverter né e eu mas poxa quando eu analiso racionalmente eu vejo que a lei é boa mas a lei não é boa é a minha inteligência que foi pelo Deus do mal na minha cabeça que me leva a achar que é bom n a minha inteligência ela é Ela é enganadora enganadora eu tenho que ouvir não a inteligência eu tenho que ouvir a minha pros românticos a vontade né que aí seria a expressão
da divindade dentro de mim ou esse essa empolgação então para os irracionalistas seguidores Jacob todas essa esses Pentecostais a religião tem que ser um uma assim um fazer essa divindade que está dentro de mim manifestar-se então isso vai ser através de danças de cantos de orações em línguas etc né então O o tudo isso aqui parecem coisas soltas mas todas elas TM uma grande eh uma grande razão entre elas né e eu não sei quanto tempo a gente ainda tem porque eu falo bastante mas mas ah isso aqui então Lutero só só PR a gente
enterrar depois enterrar Lutero né ele depois então vai se casar ele tinha ele ele primeiro ele se opôs ao casamento dos Frades né tinha um padre que se casou um ano antes ele foi muito contra depois ele se casou e com Catarina de Bora que era o mais freira eles vão viver no onde ele em vitg Onde ele for a monge Ah vai vai ter filhos etc eh vai continuar escrevendo ele se espantava como o que ele os discursos que ele fazia em tão pouco tempo eram traduzidos e impressos estavam em todos os lugares isso
deixava o próprio lutter espantado né e ele vai ter uma morte vergonhosa né uma morte horrível né os protestantes contam uma versão de que ele morreu Eh perguntaram se ele confirmava e que ia morrer na fé daquilo que ele ensinou em Jesus Cristo Ele disse que sim e ele suspirou né Há várias versões né uma delas é que vai justamente dizer que ele morreu ele tinha ele já tava doente né ele comia bebia demais etc ele vai então depois de um desses jantares ele sobe pro quarto no dia seguinte ele não aparecia Então vão vão
até o batem na porta ele não abre arrombam a porta ele tá caído no chão com o ventre explodido tá tudo eh assim deve ter passado mal à noite né essa capa desse livro aqui né que as pessoas podem Ah vocês colocaram essa capa para denigrir Lutero né Eh essa capa aqui é a máscara mortuária dele né isso aqui quando eu estive em wartburg eh vendia lá o postal eu comprei um postal né Eh e é interessante que em vbg nesse quarto onde apareceu o demônio para Lutero o acabamento da da da parede que é
em madeira os visitantes da protestantes iam lá e tiravam um pedacinho até que tiveram que proibir quer ve eles iam lá pegar relíquias sãoas relíquias são contra contra os santos mas pegavam relíquias né então isso aqui essa esse rosto medonho assustador é o rosto dele é o rosto dele né a máscara mortuária que foi tirada quando ele quando ele morreu mas pergunta alguma coisa aí Marcelo PR senão eu vou falar aqui sem não agora a gente vai PR segunda parte aí da RCC né isso então é parte da RCC que aí então é toda a
questão do irracionalismo Eh esses dois veios protestantes exem até hoje esses dois veios tem tá na história sempre né na igreja católica Ah nós veremos sempre esses erros né isso aqui Claro que não é uma coisa católica é uma coisa se infiltram na igreja mas na nossa história recente houve isso no Brasil foi muito forte na América Latina foi muito forte Ah um erro de teor materialista que era a teologia da libertação né Leonardo bof Frei Beto Ah que era o Marxismo eles mesmos diziam isso né o Marxismo posto em Teologia então o padre só
queria saber de invasão de terra de política eh de revolta e não queria saber de rezar eh eu ainda me lembro quando eu era garoto quando era jovem o o a paróquia lá parte de casa era bem TL né o O diácono lá usava camiseta do PT dizia que a tinha que se filiar a um partido etc o padre organizou invasão de terra no bairro era esse nível né E aí eu me lembro que quando eu comecei a praticar religião a gente começou a rezar o terço na casa das famílias do bairro né E isso
chegou eh Até o padre e numa reunião num sábado à tarde ele criticou imagine a igreja Igreja São Domingos ele criticou terço na igreja São Domingos né então o e que ele falou que não tinha que ficar rezando e o que foi interessante tinha uma senhora lá do nanica muito simples uma senhora eh que ajudava na paróquia ela e o marido eram pessoas muito simpáticas eh obrigado e Ela levantou-se Marcelo foi até a frente pegou o microfone da mão do Padre falou nós queremos rezar nós queremos rezar então o povo queria rezar inacreditável então a
teologia da libertação queria eh via o homem né para usar a metáfora do Professor Orlando como um tubo digestivo que precisava ser preenchido o homem era isso né então isso aqui vai gerar um movimento pendular como sempre ocorre de reação né a a teologia da libertação não pode Marxismo condenado pela igreja esses padres que não falam em rezar que só querem saber de política IPT isso aquilo aquilo outro tem uma reação e essa reação é uma reação que vai pro extremo oposto que é um irracionalismo então agora não é na religião não entra razão a
religião não tem um conjunto de verdades a ser pregado a religião é uma experiência nós temos que ter uma vivência da religião e não conhecimento de verdades não se estuda não tem que estudar nada né os do não tem que estudar nada uma é uma mera prax né é e o outro é uma mera eh experiência sentimental ho mas exato irracional de empolgação né essa reação é que que vai ser a renovação carismática católica que Ah eles mesmos dizem teve a sua origem no protestantismo né teve aqui um papel um apoio quando ela começou vai
começar na ali da década de 70 né Eh isso começa nos Estados Unidos e não é a toa que seja nos Estados Unidos porque o o pentecostalismo Lá é muito forte é muito forte né esse protestantismo no Brasil a gente tem de tudo né do dos dois ramos protestantism mas no Brasil é muito mais pentecostal né E muito mais o o esses protestantes eh dessa linha irracionalista né Muito mais do que os luteranos etc Ah e então o vai eles vão ter apoio do cardel suenan e isso aqui é depois da da do Concílio do
Concílio né então é uma época em que a o número de padres abandonando ae do liberou geral né o número de religiosos religiosos abandonando o convento pessoas deixando de ir à missa número de vocações despencando tava assim tem até o discurso né do Papa falando que se esperava uma primavera pra igreja depois do Concílio e a igreja entrou numa uma espécie de autod demolição e de repente vem a a renovação carismática né que enchia as igrejas e o pessoal cantando e gritando etc então isso aqui foi tido na época como uma primavera Isso aqui é
uma primavera pra igreja e como isso aqui eh como é que isso aqui se mantinha né Eh eles com esses encontros para oração né então aqui no Brasil eh a renovação carismática então tem lá os grupos de oração que às vezes se reuni no horário da missa em outro endereço Então as pessoas não iam à missa durante a semana para ir na reunião nos encontros de oração isso aqui Marcelo essa esse desejo de empolgação isso ah vicia as pessoas é como uma espécie de droga cada vez eu preciso de uma dose maior porque aquela dose
que eu tomei anteontem não não satisfaz funciona mais Então as pessoas aí vão vão querer sempre buscar na religião uma nova empolgação né E aqui acontece acontecia coisas eh então encontros as pessoas não podiam abrir os olhos tinam que ficar a noite inteira dançando e aí se jogavam no chão e aí gritavam cantavam eh e aí tem a questão de falar em línguas né que Porque só falava em línguas isso aí surgiu no protestantismo também é acho que do protestantismo e que é uma coisa absurda e eles querem dizer que isso aqui é uma é
um novo Pentecostes porque assim Como em Pentecostes quando o espírito santo deixou sobre os apóstolos saíram do Cenáculo e pregar São Pedro pregando em sua língua todos aqueles e muitos eram estrangeiros ouviam a pregação e a entendi na sua própria língua né então isso foi um milagre das línguas né o São Pedro falava em sua língua falava em aramaico cada um entendia em grego e na língua que fosse né o os partos etc agora como é que então na Renovação Carismática Eu tenho um dom das línguas que o que acontece é exatamente o inverso ninguém
entende nada a pessoa a pessoa fala uma língua que não quer dizer nada e ninguém entende eles falam que essa aqui é uma língua dos anjos né é a língua que você fala no céu me prova Isso então isso aqui é uma questão completamente arbitrária depois eles têm técnica para ensinar como é que se faz para falar em língua você fala assim começa com uma frase repete essa palavra muitas vezes quer dizer como é que uma coisa que é do espírito santo vai ter uma técnica depois aqui tem outras consequências se é o espírito santo
que tá atuando em mim o espírito santo é Deus o padre não é Deus o Bispo não é Deus o papa não é Deus então Se o Espírito Santo tá dentro de mim falando eu não preciso dar aqui da igreja não preciso que ninguém me ensine nada eu não preciso mais da igreja aigreja agora é invisível não tem mais hierarquia então isso aqui acaba com a igreja isso aqui acaba com a igreja é um protestantismo igualzinho Marcelo igualzinho posto dentro da igreja então tem lá o o repouso no espírito que há pessoas que dizem que
vão nessas cerimônias e elas ficam lá com vergonha de não repousar no espírito porque tá todo mundo repousando então elas fingem e de pessoas que dizem que de fato foram instruídas a fingir então isso aqui tudo tá aqui esse esse é o livro né chegamos apresentar bom o a renovação carismática que foi teve há 20 anos atrás Renovação Carismática com o Padre Jonas Abib etc Teve muita muita muita força mas muita força e e o Professor Orlando na época recebia muitas cartas de gente da RC gente da RCC gente que O que foi da RCC
muitas pessas diz olha Professor eu nem era católico foi através da RCC que eu me converti E então os pessoas criticavam o que o senhor dizia ou perguntavam ou dizer isso mesmo né vou dar um relato aqui aconteceu isso isso isso etc então o professor respondeu muitas cartas sobre RCC algumas cartas mais longas outras mais curtas ess essas cartas com um teor doutrinário muito grande né e explicado de forma muito didática e e recentemente agora 2024 nós estamos vivendo isso esse Carisma ismo voltou com força no Brasil né então Eh gente que Ola em línguas
etc é tava meio morto né umio porque o que que você acredita essa essa renovação renovação a renovação da Renovação né olha isso é difícil dizer viu mas o que me parece aqui é essa ignorância religiosa que nós temos vai levar as pessoas muito facilmente para um lado ou para outro e como alguns estão atribuindo ao Frei Gilson É verdade ou exato não sim mas a agora e E por que o frei Gilson existe né existe no sentido de por ele faz o que faz né porque Claro ele agora faz ele leva muitas pessoas mas
o que o suscitou né então isso aqui eh o que eu tô perguntando é o seguinte o que fez a renovação de fato a ter força né o padre Marcelo Ross Tava um pouco já no esquecimento Você lembra que tinha umas missas aqui em Sant Tamaro que eram Multidões né a gente I colher assinaturas lá contra o aborto eram Multidões né ele fazia até nem igrejas fazia em lugares enormes né aliás né esses espetáculos Cristo nunca fez né Cristo nunca fechou um estádio gente jogar água Bento em um balde né uma coisa uma reverência sem
nenhuma depois o que eles fazem com o Santíssimo é muito pior né eles põe o Santíssimo no ostensório ficam dançando né ou rezando em línguas que é uma invenção essa que é a verdade e questão do Trans né você acha que é um trans uma hipnose coletiva olha Marcelo eu não entendo deste assunto mas enfim pode ser que tenha não em todas os eventos pode ser que tenha pode ser que tenha e e mas o fato é que a gente vê de fato aqui uma um aumento da Renovação carótica e por isso que esse livro
vem muito a calhar né que no tempo do professor era o padre Jonas aliás tem o o o professor sempre que citava o Padre Jonas Abib ele fala os livrecasa e aqui tem um um fato curioso engraçado né curioso não engraçado na época do na na bem na naquela época foi a época que se se tratava da questão das células troncos nós fizemos na época lá da mfor um baix cidado enorme né com coletamos um monte de assinaturas etc e no dia que ia ser votada essa lei Ah se fazia muita pressão nos deputados né
para que eles não aprovassem eh porque eles queriam aprovar junto a questão de experimentos com celular com ibones Ah E aí eu me lembro que o professor foi convidado para falar na canção nova lá aqui na no Vale do Paraíba né ali em Cachoeira Paulista cachira Paulista é bem no no no epicentro no epicentro exato e Então como era uma questão eram iam ser dois programas né ao vivo num programa O professorando ia entrar com mais algumas pessoas eu era uma delas né Nós estávamos em quatro professor e mais três para falar sobre que ano
isso foi você lembra ah Marcelo deve ter S 2004 2002 de 20 poucos anos e Então tinha esse programa e o não foi por quê Porque eu sou contra a canção nova contra mas essa questão Vou defender a lei de Deus estão me chamando lá para falar num programa para defender a lei de Deus contra experimentos com embriões eu vou lá ele foi teve o primeiro prama né etc terminado esse programa lá na Canção Nova é um lugar grande né então a nós saímos aí disse quem que recebeu quem que foi quem convidou lá acho
que era o Zanin não era não tinha o Zanin que era um aluno tinha umas aulas com o professor e era de lá não era Zanin como era o nome dele como era Zanin agora não me lembro mas era uma pessoa que o professor que vinha profor dava algumas aulas e E aí agora Senor tem tem que emar o prédio né que agora o programa que o senhor vai falar EA o profor eland ia falar sozinho É nesse prédio então nós fomos andamos lá dentro Chegamos no tal prédio quando abrimos a porta a porta dava
atrás da arquibancada então a gente via lá na frente o palco programa ao vivo e aqui é a arquibancada a gente embaixo da arquibancada e a gente via o palco veio uma pessoa fala sou o Professor Orlando sou fal olha terminando essa parte aqui vai entrar intervalo aí nós vamos a gente vem aqui buscar o senhor quando voltar do intervalo já é a parte que o senhor vai falar Marcelo aquilo era um pentecostalismo rapaz você não calcula E aí daqui a pouco toca um telefone tinha um telefone assim no canto uma pessoa atende põe a
mão alguém aqui é Professor Orlando fedeli ele falou sou eu foi atendeu Ah pois não desligou vamos lá me chamou chamou a gente foi embora e aí ele falou assim quando eu entrei tinha um chamado aí tinha um chamado ele numa outra prédio para uma reunião e a gente estava andando para esse outro prédio ele falou olha eu quando vi aquilo eu pedi para nossa senhora me tirar daquilo ele falou como é que eu ia aparecer num programa depois de uma coisa dessa E aí Ele entrou quando a gente chegou na no tal prédio onde
havia a reunião ele entrou e ele não deixava ninguém com ele né ele quando era para brigar ele não levava guarda-costas né mas ele não voltava Marcelo aí uma hora fiquei preocupado eu entrei comecei a perguntar olha vocês viram aqui um professor assim baixinho Ah ele tá naquela sala quando eu cheguei na sala ele já vinha abrindo a porta e saindo ele falou para mim vamos embora então fomos fomos pro carro pegamos o carro Voltamos para São Paulo e ele contou para nós F olha me chamaram lá na sala era o pessoal da RCC lá
da da Canção Nova pessoal da canção nova e eles falam assim mas o senhor o Professor Orlando fedele o Senhor nos ataca o senhor diz que os livros do Padre Jonas Abib são livrecasa mesmo Digo mesmo são livrecasa por causa do tamanho que são livrinhos assim de nada e pelo conteúdo brigou com eles e depois então o senhor não pode falar aqui então eu não falo né e fomos embora então por pouco ele não aparece no programa lá né então isso aqui ah naquela época a briga com a RCC Eh tava muito forte Então esse
livro Essa foi uma ideia de um amigo nosso Marcelo Matos que é lá de de Fortaleza eh de compilar pegar todas as cartas do professorando sobre a renovação carismática e compilar é um livro bastante interessante ele tá nós estamos lançando esse livro hoje aproveitando a Live aqui para lançá-lo ele tá com desconto de lançamento e durante a Live tá com um desconto Extra então Aqueles que adquirirem o livro agora durante a Live vão ter 35% de desconto depois ele volta pros 30% Ah que normalmente ele ele tem né sobre a questão das línguas Marcelo só
eu só queria ler aqui um um trecho de São Paulo que eu acho bastante interessante que são paulo fala das línguas né e eu trouxe aqui eh com medo de de de me esquecer e olha que interessante Olha isso aqui isso aqui tá na primeira carta aos Coríntios São Paulo dizendo mas na igreja eu antes quero dizer cinco palavras de modo a ser compreendido para instruir também os outros do que 10.000 palavras em línguas quer dizer São Paulo aqui tá tratando exatamente do dom das línguas da RCC É melhor dizer cinco palavras e ser entendido
para instruir as pessoas do que dizer 10.000 e não se entendido Óbvio nós sen não falava ele era entendido Claro ninguém fala para não ser entendido ninguém fala para não ser entendido A não ser que você queira justamente fazer algo que não seja racional racional que não seja Lógico o que é próprio desse pentecostalismo né ah então essa influência protestante Isso aqui vai penetrar nos meios católicos né Isso aqui vai longe Marcelo vai assim vai toda a questão aí de sagradas escrituras né de tem que tem que ler a Bíblia todo mundo né de que
na Lit tem que ter muitas leituras né vai ter uma influência protestante grande né e os padres que são ligados a esse carismatico eles vão fazer as missas carismáticas imagina só né a missa que sempre foi impessoal né Por que a missa tem que ser impessoal porque a missa é rezada por Cristo né O Padre está ali agindo em Persona Cristo daí as rubricas na missa tridentina ser muito Claras né então toda a missa é impessoal porque toda vez que isso quem diz Roman mério toda vez que um padre faz na missa algo diferente do
que tá na rubrica ele tá se desviando do que a igreja faz e tá chamando atenção para ele né chamando atenção para ele Claro porque ele virou inovador aí ele inovou ele tá chamando atenção para ele CL ex e passa a ser a missa do Padre tal isso missa do Padre x do padre exato Então isso é ruim porque não po a missa não é algo pessoal não existe o toque pessoal né que o o padre ah mas o sermão Cada um faz o seu mas o sermão não é da não pertence à missa né
por isso que o padre tira a casula é não é duucan a o sermão até a Rigor não é costume mas a Rigor se o padre quiser fazer o sermão antes de começar a missa ele pode ou depois né antigamente se fazia depois porque justamente o sermão não é da liturgia então agora o que é da todos os padres T que fazer absolutamente igual e na missa carismática e como você falou aqui depois vai vir uma grande vaidade né porque a pessoa ela vai querer ali eh mostrar aquilo que ela tá descobrindo que ela tá
fazendo que ela tá inovando fica então um espetáculo esp um espetáculo e a missa não é para isso a missa não é para isso eh depois ah essas essas esses grandes eventos né para Miss show em estádios em eh em ginásios esportivos etc isso aqui fica um um mero assim evento de massa que não vai propriamente levar nada aí as só dizem Mas puxa vida e essas pessoas se converteram com ess recessão um argumento que se dá muito esse argumento que se dá uma pessoa que se converte com a conte eh as pessoas podem se
converter tendo o ass como uma circunstância mas não como uma causa e depois eh é claro que dentro da RCC há pessoas bem intencionadas né O que a gente critica são os erros e os métodos né Toda pessoa que tem Boa Vontade estando na RCC e estudando os erros da RCC esse protestantismo né ela percebendo isso Ela sai da RCC F Poxa a RC pode até ter me ajudado eh a a encontrar a igreja católica mas ela tem erros né e eu conheço muitos casos né de pessoas que foram da RCC e depois deixaram a
RCC porque perceberam que ali havia havia uma porção de erros né Eh muitos até foram para mim trientina etc eh mas mas aqui então importante a crítica né Eu não conheço todas as pessoas que pertencem a RCC e nem pretendo conhecer é claro que há pessoas bem intencionadas aqui o julgamento É sobre o que tem de princípio por trás disso né Quais são as doutrinas né A oração em línguas essas essas missas Show Ah ou ou essa esse irracionalismo né esse pentecostalismo essa imitação do protestantismo tudo isso aqui é inaceitável né esses erros nós não
Devíamos estar imitando Devíamos estar combatendo é isso que se deve fazer né alguma outra coisa aí vai começar perguntas vamos lá tem Tramontina ces mandou dogro de falou com ele mandou acho que ele quis falar diabo aqui do diabo ou aqui no no Brentano aqui tem o o o Padre Júlio Maria lomba erge também tem um livro interessante sobre Lutero sobre o protestantismo em geral mas é chama é o o diabo Lutero o diabo e o protestantismo né esse agora que que o Lutero conversava com o demônio isso aqui era eh não não é uma
coisa difícil de encontrar não iso é exato ele e ele conta ele fala que o o demônio dormia com ele na mesma cama que eles assim conversava muito com o demônio etc né o demônio aparecia em forma de cachorro ele jogava o demônio pela janela aquele conta no no livro eh eles eram grandes amigos tem a próxima do Brendo Carvalho eu acho que vocês já responderam já Qual a opinião dos Senhores sobre a oração em línguas presentes hoje na igreja católica obrigado por mais uma live de grande qualidade professor Marcelo obrigado acho que ess já
foi respondido é já primeiro que a gente não acha né Marcelo exato que a gente não acha nada a oração em línguas é um absurdo que São Paulo Condena n e o que a gente teve nas escrituras foi o inverso né São Pedro falando em sua língua e as pessoas entenderam na língua deles ou o que aconteceu com o São Francisco Xavier que chegando nas índias ele imediatamente aprendia a língua mesmo sem estudar assim no mesmo dia ele aprendia a língua local e falava na língua do Povo né então o não tem nunca tem isso
de falar em blá blá blá e as pessoas vão entender eh frases que fazem sentido né webmaster fala um pouco sobre tezel a medida que as moedas tinan hã tinir É aqui tá falando de Tel e é o isso aqui a gente eu comentei né que o que o que dizem é o seguinte que os pregadores falavam que antes da moeda da esmola dada e para construção da São Pedro antes que ela atingisse o fundo da sacola a alma que estava no purgatório já estaria no céu Isso aqui é invenção né isso aqui isso aqui
é invenção Ah mas teve um padre outro que disse isso fez mal o padre né Assim como tem hoje padres que ensinam erros né Isso tá errado e tem que ser condenado mas isso nunca foi a posição a doutrina da igreja mesmo porque como explicamos aqui na questão da indulgência tem uma série de condições paraa pessoa receber indulgência não é e automático não se compra essas coisas vamos lá tem mais perguntas aqui e qual a ligação de Lutero com os judeus pergunta boa aqui o Marcelo deu uma aula sobre a Cabala lá cabalo não são
duas linhas né e a linha da da cabala vi a rlin né mas acho que talvez ele tenha se referido do do a aí Lutero el exato Lutero ele Ava os judeus n assim como eh Então essa relação aqui enquanto os judeus ele era contra mas enquanto ideias cabalísticas eh que é o que é também muito importante isso aqui ele tinha né Eh e depois o a essa as ideias de Isaac lúria vão influenciar esse meio eh o pietismo né esse meio irracionalista protestante né Tem aqui um fato curioso fala Marcelo você vai concluir não
que eu ia mudar de assunto então conclui aí que eu é que at aquela o do lutter e os componeses né Isso que eu ia falar I falar exatamente isso porque quando ainda na época de Lutero ah por conta dos princípios igualitários que ele colocou vai ter uma uma série de revoltas e os Camponeses muitos começavam a ler a Bíblia e pregar a Bíblia e começam a fazer então invasão de propriedades né roubavam os bens da igreja roubavam os bens da nobreza invadiam castelos etc isso aqui então virou um uma revolta Lutero Então manda escreve
pros nobes dizendo que matar um revoltoso desse não era cometer homicídio mas era preservar um mal que poderia ocorrer e que eles deviam ser mortos Como se se mata um cão doente né um cachorro que tá doente então o Lutero na guerra na guerra dos Camponeses ele ficou contra os Camponeses e mandou matá-los então Aqueles que é curioso quees só estavam tirando as consequências do que lutter havia ensinado mas para mostrar como de que jaes era Lutero né Stalin não pensaria diferente Stalin não pensaria exatamente e engraçado porque é a mesma ideia né se propõe
o igualitarismo mas é o igualitarismo do meu jeito né Não pode ser diferente do que eu quero do que eu do que eu mande antes da próxima pergunta tem um um comentário aqui o nome dele tá em russo ele colocou pastor Bis k comentário aqui do po tá em rostos aqui vamos lá Gabriel Almeida aqui na paróquia a única coisa que os RCC fazem é estragarem os equipamentos de música e darem R 2 de dime s com não é o mesmo do pastor boles não exato mas pior PI o que eles fazem é a ideia
né eles o toda a consequência eh todo o resto é consequência Gabriel aqui O duro é são as ideias né E você você brincou não sei se é verdade ou não você brincou que eles dão um pouco dízimo né mas se eles vão ser contra numa igreja estruturada Por que dá dízimo né Por porque dá esmola na igreja né então e às vezes pode ter uma relação né Às vezes sim às vezes não não sei o caso em concreto mas o pior sempre o pior tá nos princípios porque as práticas são consequências de princípios por
sempre que se estuda um erro se estuda os princípios daquele erro se a gente consegue derrubar os princípios todo o restante é consequência e ele cai também é vamos lá e Lutero foi o pior dos reformadores entre aspas ou Calvino e Henrique VII foram tão ruins quanto ele olha a briga é boa aí entre Calvino e Lutero né Eh Henrique vi Menos porque Henrique VII era uma pessoa o o erro de Henrique I era um erro muito mais um erro de pecado contra a pureza né que ele queriaa ter várias mulheres eh quando ele morre
ele deixa no Testamento que o filho tem que ser educado no catolicismo né então ele era muito ruim mas não tão corrompido intelectualmente o erro dos dos anglicanos viam depois na época de Isabel I por influência de Calvino dos calvinistas eh Calvino acho que é pior que Lutero em certo sentido porque ele Lutero por exemplo se opunha ao Papa mas aceitava bispos e padres Calvino era contra o papa e contra os bisos só queria os presbíteros né daí o presbiterianismo ah Lutero aceitava ainda que de forma incorreta a presença real de Cristo na Hóstia ele
ensinava bem verdade uma heresia a heresia do da empana ele dizia que o pão que a hóstia continua pão e o vinho continua vinho e Cristo vem e ali se esconde quando isso não é verdade né Toda Toda a substância de pão e de vinho é mudada se converte no corpo o sangue alma e divindade de Cristo Calvino não aceitava nem isso tá Calvino então era ele foi Além depois Calvino teve um método de repressão em Genebra que é uma coisa assim aqui sim Stalin acho que não só aplaudiria como falar me dá umas aulas
porque eu não sei fazer né então o Calvino colocou por exemplo que todo pecado era crime Então todo pecado a pessoa ia ter que responder na justiça e punia até crianças crianças de 6 anos que tinham eh respondido pra mãe uma criança que chamava mãe de diabo n Claro que tá errado mas você vai pendurar uma criança pelas axilas por causa disso um absurdo depois um um guarda em cada Quarteirão da cidade para tomar conta de quem morava naquele quarteirão e ver se a pessoa tava seguindo as leis teocráticas de Calvino então Calvino foi teve
foi muito mais repressor n do ponto de vista de doutrina os dois tem aqui uma coincidência embora você esteja mais claro em calvendo do que em Lutero mas Lutero já está claro que é a questão da dupla predestinação então que se Deus é um Deus caprichoso e que faz as coisas porque quer e não porque são coerentes Deus então determina se a pessoa vai pro céu ou pro inferno antes dela nascer Lutero já defendia isso né E que então o que o qual é o sinal que a pessoa vai ter se ela está se ela
foi posta por Deus no lado dos eleitos ou dos Condenados né É se ela tem essa fé essa crença de que está perdoada isso aqui é um um sinal que ela é um predestinado eh Calvino também vai dizer isso n Isso aqui vai ter uma importância no protestantismo enorme só Calvino vai dizer que é o símbolo a riqueza material vai simbolizar isso né E aqui vai ter uma um impacto grande na questão da Teologia da Prosperidade que é importante a pessoa enriquecer porque esse é um sinal de que ela é Ela vai se salvar isso
aqui então vai ter muito porque vocês Imaginem que fosse assim que Deus arbitrariamente já decidiu antes da pessoa nascer se ela vai pro céu ou pro inferno e Calvino chegava a dizer hein uma pessoa que está predestinada a ao céu ainda que ela Cometa os piores pecados ela vai pro céu uma pessoa que está condenada ao inferno ainda que ela pratique toda a lei de Deus ela vai pro inferno porque ela está destinada a dar glória a Deus sofrendo as penas do inferno quer dizer Esse é um Deus odiável né voluntarioso cichos exato Caprichoso né
isso aqui então vai vai produzindo as pessoas uma grande apreensão a vida das pessoas vai consistir e se perguntar de que lado Deus me colocou né E toda essa dúvida vai produzir uma grande angústia toda angústia produz tristeza daí a tristeza dos países protestantes daí a tristeza dos países protestantes porque os os protestantes vivem nesse dilema de que lado Deus me colocou né e Vejam Só é a mesma ideia da gnose Deus não é de confiança desconfie de Deus né ele não é digno da sua confiança Então isso é um absurdo tá e depois aqui
também tem uma Outro ponto que é a consequência do pecado original isso tem uma importância grande que ah pra igreja católica o pecado original Claro tem as suas consequências tem a concupiscência como falei no começo Ah mas não destruiu a natureza humana a natureza humana paraa Igreja Católica continua sendo boa ela está doente mas é boa para o protestantismo o o pecado original ele perverteu a natureza humana a natureza humana agora é má portanto aquilo que agrada a natureza humana é pecado daí o comer bem daí o comer mal né nos países protestantes daí não
ter o vinho né porque justamente aquilo que agrada que é uma boa comida né Eh uma boa bebida nas escolas jansenistas e os jansenistas eram Protestantes antes nos Recreios as crianças não podiam fazer barulho coisa completamente irracional né vai do Recreio lá lá no seu Mao você vai ver o que é mas Dom Bosco dizia o oposto Dom Bosco dizia que no Recreio os alunos tem que gritar correr a vontade porque isso vai ajudá-los a ficar em silêncio na hora que tem que ficar em silêncio agora que não pode ter alegria porque a a alegria
a felicidade é um pecado porque isso aqui é uma coisa que satisfaz uma natureza que é decadente curioso é que isso aí lembra o Partido Comunista Húngaro que era proibido rir sab dessa daí caramba chegar na ninguém pode rir então era proibido rir no Partido Comunista H acabou Puxa você v contra alegria imagina contra alegria depois é o riso é próprio da inteligência né só os seres inteligentes R você vê que esse esse mau humor protestante entre os quakers e outros você viê que tinha até no Partido Comunista né que eles tem essas Pontes aí
curiosas né Essas tiranias que lembram o Calvin Lutero lembra o stal essa pessimismo lembra isso essa linha comunista né curioso é deve ter uma relação com o igualitarismo né Essa massificação vamos lá tem mais aqui eh porque as ideias de Lutero triunfaram entre aspas e conseguiram dividir a Europa Então essa aqui Isso daria um outro né Porque justamente quando o Lutero veio a o ambiente já estava muito preparado isso aqui começa já com as heresias do século do século 1 século X e século 14 começa com o ataque do Estado começa a questão dos legistas
que eu não falei só da idade média os legistas que eram os advogados né vão começar a a defender o direito comar o capricho do Príncipe a lei Então vão vão defender uma separação entre igreja e estado né isso aqui eh a gente não falou aqui de outras pessoas poderia ter falado poderia falado de daqueles que defendiam essa essa separação igreja Estado então havia todo um ambiente já muito preparado então por isso que Lutero teve um grande sucesso pois ele tinha muito apoio tinha muita gente divulgando aquilo que ele dizia então ele vai o Lutero
ele é um grande divisor de água na história Porque de fato não só por ele mas claro que também por ele mas por todo o ambiente no qual ele estava inserido né aqui o humanismo né com com toda essa questão do culto ao homem etc isso aqui já tinha preparado muito o terreno então toda a circunstância aqui favoreceu a o triunfo do do do Lutero pergunta boa essa aí é Lutero foi um dos Pais do Estado forte ele Maquiavel e Calvino né Uhum a trede que fundamentou o absolutismo isso é preciso ter em mente que
no final da Idade Média a nobreza estava muito empobrecida como eles não podiam criar impostos não podiam aumentar os impostos você teve toda a questão do Mercantilismo houve uma um grande empobrecimento da nobreza e quando o Lutero Então vai dizer que o príncipe é chefe da religião no seu estado portanto fica com com todas as rendas dos Mosteiros dos Conventos das igrejas Opa os nobres que eram piores ficaram contentíssimo E aí e foram apoiar Lutero porque ali Lutero é que tinha a chave do cofre né deu para eles o pretexto que eles queriam para avançar
nos bens da igreja vamos vamos lá eh o Paulo Alencar a influência da cabala Judaica em tantas seitas evangélicas hoje lev levaram Levaram mais em conta o antigo testamento ou o Novo Testamento da influência da cabala a influência da cabala você vai ver por exemplo na questão da santidade do pecado a Cabala O que é a gnose Judaica né então se é uma é uma gnose ela vai ser uma gnose antinomia né contra lei porque eles vão eh vão dizer que o que vai suscitar a vinda do Messias é a destruição o desobediência de toda
a lei então quando nenhuma lei for mais cumprida ou seja o o ápice da corrup ção do mundo é o que vai trazer o Messias isso aqui em Lutero vai se refletir de que maneira na questão que ele vai dizer crê firmemente peca muitas vezes isso que ele chama de fé que na verdade não é uma fé né é o que cobre tudo e Lutero vai chegar por isso que ele vai ser contra as boas obras que o obrar bem ou seja o fazer o bem dar esmola ajudar ter caridade é algo que é pecado
é dizer que era presunção e porque a pessoa tinha que na verdade pecando provar que confia na misericórdia de Deus né então é a questão aqui da do antinomismo né de ser contra a lei de Deus e de querer eh ver eh eh assim promover o pecado promover o que é contra a lei de Deus O Gabriel gardman mandou um super chat aqui tá obrigado Gabriel eh qual a ligação de Lutero com o nazismo é isso é uma questão que o até diziam que o Brentano tratava né mas não neste livro né isso não tá
tão tão claro né aqui vai ter uma questão do Estado forte como o Marcelo falou né Essa questão desse individualismo né esse individualismo protestante ou seja cada um é a sua religião cada um interpreta a Bíblia como é como quer isso vai ser aplicado ao estado né E vai gerar uma grande rivalidade entre os Estados né Eh aqui vai ter também toda essa questão gnóstica aqui o Marcelo pode explicar isso muito melhor que eu né Marcelo essa questão do do do do novo homem que o nazismo queria queria fazer eh uma nova uma nova raça
né e e que vai ter uma um viés Místico né aí tem que ver a sociedades secretas né que fizeram o nazismo é e referente ao Lutero O Lutero tinha ódio aos judeus né o Hitler também o willam Scherer coloca o Lutero como um antecedor o antecessor necessário pro rit que o Lutero também despertou o nacionalismo alemão né então nazismo tem algumas notas luteranas é nacionalismo exacerbado eh culto ao próprio povo ódio aos judeus um ente de Fora eh e entre outras coisas aí até entra a questão do Alemão né ele traduzia para alemão ele
ele essa nacionalismo exato essa preocupação com a língua alemã vai despertar o nacionalismo é só a gente V que o protestante João de Leide que havia sido condenado como eu comentei em 1533 e que tinha aind os ossos nas na na gaiola foi quem foi Hitler quem mandou tirar né mostrando que Hitler Então tinha uma ligação com o que ensinava João de Leide porque era protestante curiosamente o hindenburg era decendente de Lutero né ele que era foi o último presidente da Alemanha é decendente de Lutero coitado então tem a Ponte aí do Lutero lá com
aquele ambiente Não tô dizendo que tudo que o hitter veio foi baseado em Lutero mas Luter T uma certa influência ex também o nazismo vai ter uma porção de de outros elementos outras influências e tal não dá para colocar toda a culpa no Lutero Claro exato Vamos lá eh sem a revolução protestante não teríamos a Revolução Francesa e a russa muito boa pergunta não não provavelmente não teríamos porque Justamente a o primeiro passo pelo menos logicamente né é a igualdade religiosa porque é a implementação da igualdade na religião que é o que é de mais
importante é o que atinge o homem no seu âmago é isso que vai eh abrir caminho para que outras igualdades a política e a Econômica possam ser implementadas né prisa começar implementando o igualitarismo naquele campo que é o mais fundamental que é o campo religioso então eh a a primeira das revoluções tinha que ser no campo religioso não no político nem no econômico então é interessante é interessante que o Lutero ele lutou contra A Hierarquia religiosa depois na Revolução Francesa se lutou contra A Hierarquia política da nobreza depois A Hierarquia Econômica CL exato É um
ódio cont superior é um ódio é um desejo da Igualdade exato e depois lógica se nós somos iguais em religião Por que não seremos iguais em política que é menos importante por nós seremos iguais na economia que é menos importante então uma vez estabelecido o princípio igualitário na religião né Outro dia eu comentei da questão do do igualitarismo etc e uma pessoa colocou um comentário falou ah mas como assim o protestantismo é que gerou o capitalismo né o capitalismo leva ao comunismo Então esse igualitarismo que Lutero fez colocando os os princípios igualitários é que vai
depois ser o o o antecessor o causador de todos os movimentos igualitários seja na economia seja na política etc Eh vamos lá essas igrejas protestantes do Brasil Universal Assembleia de Deus etc tem raiz em qual ideia Protex essa então no no pentecostalismo o o protestantismo que a gente vê mais massificado no Brasil é um Pentecostal né esses eh e do a igreja lá do PED pedir ma cedo não pedir Macedo pedir Macedo o David Miranda etc Esso aqui são assim do ponto de vista eh de princípios muito rasas né Elas coitadas pegam um povinho que
muito ignorante que às vezes tem lá o como todo mundo tem os seus problemas na vida eles prometem dará uma solução falam de oração dão duas ou três citações da Bíblia e levam essas pessoas eh assim tem muito pouco tutano aí é uma coisa muito superficial eh eh até se se houvesse aí eh por exemplo padres que falassem com essas pessoas que ensinassem para elas a rezar os rudimentos do catecismo isso é evitar que um monte dessas pessoas ficassem protestantes né Porque de fato o que eles usam como chamariz é muito tosco mas daqu no
não é nem tá longe de ser um protestantismo mais teórico como é um luteranismo aqui é de fato um protestantismo meramente Pentecostal sentimental e e superficial Vamos lá eh vocês acham que o protestantismo terá mais força no Brasil que o catolicismo a ele comenta aqui isso se já não tem bom aqui vamos ver o que ele quer dizer com mais força né acho que ele quer dizer com mais maior número de seg segidores estatisticamente se você olhar o gráfico parece que é o que vai acontecer né é eu espero que is não ocorra Claro eh
eu acho que havendo aqui uma mudança na religião no sentido de a aquilo que a igreja sempre ensinou sempre fez o modo como ela sempre rezou da maneira como ela sempre fez ISO voltar a ser feito em grande escala eu acho que boa parte desse mal é revertido rapidamente né quando era criança havia poucos protestantes tinha muito pouco eu me lembro e quando era quando era garoto havia muitas crianças nas ruas as famílias havia muitas famílias tinha uma família protestante no bairro lá no no meu dentre doos meus amigos então quer dizer isso aqui é
porque coincidiu com o Concílio Vaticano I coincidiu com essa noção de ecumenismo de que toda a religião salva coincidiu com a decadência na formação do clero hoje do seminários se ensina muito pouco e aí depois essa falta de combatividade dos católicos no sentido de combater os erros proclamando as verdades católicas né poxa vida a igreja teve assim mas doutores apologistas mas assim aos milhares aos milhares né você pega por exemplo o Frei Damião de bolzano que a gente até publicou o livro que era um homem que falava pro povo do Nordeste o meu pai conta
que ele lembra Frei Damião pregando na cidade dele em Pernambuco quer dizer um homem que escreveu um livro que cita pades da igreja erudito mas que escrevia pro povo né pro povo não ficar protestante escrever um livro né Ou se você quiser um que seja mais aprofundado oou legítima Interpretação da Bíblia que ali trata de tudo de forma extremamente estruturada profunda baseada nas escrituras mostrando que o que os protestantes alegam não é verdade se eles tivessem Muitos são protestantes hoje por falta de conhecimento porque não não tem quem os ensine Então eu acho que sim
do jeito que tá é questão de tempo os protestantes terem maioria Mas por outro lado acho que isso aqui se reverte com muita facilidade com dois TR petelecos 90% disso tudo cai né mas aqui precisaria de fato usar as armas que já existem que a igreja sempre usou O Élder de Araújo recomendam algum livro sobre inquisição protestante ou que pode ser equivalente nos países sobre inquisição protestante não teria Você tem algum Marcel de cabeça não inquisição protestante não tem que pensar depois se posso colocar depois na descrição aqui da Live de cabeça não tenho não
Gabriel Almeida poderiam passar a fonte literária dessa inquisição um calvinista sim depois a gente passa Dr Abelardo Júnior membro há 6 meses é um comentário aqui tá Agradeço ao Professor Orlando ter me ajudado a sair da RCC ai ó olha aí ótimo Excelente excelente tem mais um comentário aqui do Hélder de Araújo grande Professor Orlando fedeli fej usa seu nome furioso e destemido faz muita falta faz muita falta exato Eu recomendo muito esse livro aqui ele é é uma delícia viu é um livro é bastante profundo Porque de fato tem cartas com tréplicas com réplicas
etc e mas a gente tem muito isso gente que fala que olha eu tava na RCC depois que eu conheci o que o senhor explicava e aí que eu fui perceber isso aquilo e de fato tem isso e tem aquilo ah vale a pena para ver a história das pessoas dessas pessoas e para ver também os argumentos né é importante ter os argumentos isso é sempre fundamental aqui foi aqui não tem mais foi então tá bom quer fazer uns últimos comentários aí nos últimos minutos acho que é isso Marcelo falar um pouco eh Lutero eh
é um porta-voz né uma importância enorme um homem que de fato assim influenciou a história do mundo moderno e e contemporâneo decisivamente eh mas católicos não se iludam não não não se assustem diante desse fantasma desse Espantalho né Eh Lutero não era uma pessoa de vida correta não era uma pessoa de doutrina correta e não era uma pessoa de argumentos contundentes né Há muita propaganda pró Lutero mas isso aqui tudo a pessoa estudando e analisando com seriedade isso tudo cai por terra e os protestantes se tem algum nos assistindo eu faço o apelo de que
faça uma análise honesta né uma uma análise intelectual e eh Franca da questão né não não se apeguem a slogans mas simplesmente vejam Eu recomendo muito que Leiam a vida de Lério Eu recomendo muito essa recomendação o Professor Orlando dava leio os escritos de Lutero né um homem que diz o que ele diz não pode ser de Deus na história da igreja houve muitos reformadores suscitados por Deus São Francisco de Assis foi um eh Santo Inácio de Loiola contemporâneo de Lutero foi outro eh reformador sempre houve reformadores essas pessoas se distinguiam Pela santidade de vida
e pela correção da doutrina Lutero não tem nem um nem outro como pode esse ser um reformador suscitado por Deus se ele era blasfemo então não pode vejam com honestidade analisem os argumentos se tiver alguma coisa que parece que não tem resposta escrevam aqui o professor Marcelo depois eh vai responder a gente argument é o que não falta o que precisa sair é do slogan e analisar a questão a fundo muito bom muito obrigado André pela nossa conversa Eu que agradeço Marcelo é sempre um prazer obrigado a todos aí que nos acompanharam Muito obrigado l