Método etnográfico, kula e funcionalismo [Malinowski]

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Mateus Salvadori
Bronisław Kasper Malinowski (Cracóvia, 7 de Abril de 1884 — New Haven, 16 de Maio de 1942) foi um an...
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o Olá pessoal hoje falaremos um pouco sobre a importância de malinovski para a antropologia especialmente em torno da sua obra chamada argonautas do pacífico ocidental um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia no a um Só estudante de Antropologia ou de uma das outras áreas das Ciências Sociais ou mesmo alguém interessado pela cultura dos outros povos que não conheça o grande antropólogo malinovski malinowski em 1915 com 30 anos aportou em uma das ilhas through an E aí ele começou os seus estudos o seu trabalho de campo e o
que que é o trabalho de campo primeiro é deslocar-se junto ao povo escolhido para o estudo segundo permanecer com esse povo por um tempo prolongado e terceiro participar da vida coletiva deste povo utilizando a língua para se entender a sua dinâmica E essas com se remetem a um verdadeiro rito de passagem ou mesmo uma ruptura com a forma tradicional que antropologia trabalhava porque antes de malinowski e os funcionalistas os antropólogos os positivistas os evolucionistas Eles não iam a Campo portanto a grande Inovação de malinowski e outros autores é o fato deles irem a campo é
importante frisar aqui que antes mesmo de malinowski que com boas ou radcliffe-brown ele já desenvolveram um trabalho de campo Franz boas 30 Anos Antes de malinowski já tinha permanecido junto com o povo esquimó e radcliffe-brown permaneceu em 1906 a 8 junto com o povo do Golfo de bengala vamos ver o que o próprio malinowski nos diz agora a partir da sua obra argonautas do pacífico ocidental sobre o trabalho de campo diz ele Imagine se o leitor sozinho o diabo apenas de ser o em uma praia tropical próximo a uma aldeia Nativa vendo a lancha ou
barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista ponhamos Além disso que você seja apenas um principiante sem nenhuma experiência sem roteiro e sem ninguém que eu possa auxiliar pois o homem branco está temporariamente ausente ou então não se dispõe a perder tempo com você isso descreve exatamente minha iniciação na pesquisa de campo no litoral sul de Nova Guiné e esse período que malinowski que permanece em campo estabelece as bases para pesquisa e para o entendimento do povo que ele está estudando no caso a sociedade trobian desa o que ele busca entender portanto
economia a sociedade sexualidade cultura magia religião direito e sistema de trocas e com isso ele acaba estabelecendo também a sua própria metodologia de trabalho o seu protocolo para um bom trabalho de campo a program desses emergem dessa pesquisa não como um povo bárbaro sem Rei Sem Lei ou sem fé mas de um povo com instituições comparáveis às instituições da Europa Claro instituições diferentes não significa que superior ou inferior essa tese do Superior ou inferior do evoluído e do não evoluído é uma tese positivista é uma tese do evolucionismo malinovski aqui está criticando este evolucionismo social
defendendo o que Esses povos possuem sim instituições que são diferentes das instituições da Europa por exemplo mas são instituições com toda uma complexidade gigantesca e com toda a sua relevância para o seu meio social assim a sociedade do Povo estudada é pensada de forma integral e não fatiada malinovski na obra argonautas destaca três princípios da E hoje vamos a eles diz ele em primeiro lugar é lógico o pesquisador deve possuir objetivos genuinamente científicos e conhecer os valores e critérios da etnografia moderna em segundo lugar deve o pesquisador assegurar boas condições de trabalho o que significa
basicamente viver mesmo entre os ativos sem depender de outros brancos e finalmente deve ele aplicar certos métodos de coleta manipulação e registros de evidência Tais recomendações podem ser agrupadas metaforicamente da seguinte forma primeiro esqueleto segundo corpo e sangue e terceiro espírito o esqueleto é a organização da tribo e anatomia da sua cultura já o corpo e o sangue era o cotidiano as atitudes o dia a dia do povo e por fim o espírito era o modo de pensar as fórmulas mágicas as narrativas e os provérbios e o objetivo final da pesquisa a marinox que era
entender o ponto de vista do nativo era entender a visão de mundo dos nativos e desta forma a proposta dele era que a antropologia ganhasse o estatuto científico conforme por exemplo a botânica tinha mas claro que aquele mesmo destacava que as Ciências Sociais possuem um caráter uma natureza diferente das ciências naturais portanto a antropologia como uma ciência social tratava do ser humano e não de um objeto inanimado como por exemplo os objetos tratados pelas ciências naturais e também na obra argonautas do pacífico ocidental marinox que nos apresentam o sistema de trocas denominado pula essa modalidade
de trocas cerimoniais braceletes e colares de coral recebe de malinowski uma tensão inusitada para os padrões da época em vez de um costume Bárbaro simplesmente considerado como algo atrasado malinovski considera o sistema de troca e como algo fundamental para o entendimento do Povo tô grandes e a própria organização social desse povo se dava a partir desse sistema de trocas portanto existe uma função e um sentido do Kula para a sociedade daquela época parafraseando o autor o Kula é uma instituição que aciona uma rede de parceiros de troca e envolve relações diplomáticas recursos econômicos rituais Mágicos
conhecimentos Náuticos técnicas de construção naval por exemplo após Marcel mauss na obra ensaio sobre a dádiva fala que o Kula é um fato social Total finaliza o vídeo destacando agora a crítica dos funcionalistas aos evolucionistas a grande crítica dos funcionalistas a antropologia clássica aos evolucionistas se refere a arbitrariedade das categorias utilizadas as comparações entre as sociedades eram feitas sempre a partir de itens se tomados de forma autônoma separados com o seu todo e com esses fragmentos se obtinha sem a visão do todo visão essa totalmente arbitrária para os funcionalistas os elementos culturais não podem ser
manipulados e nem compostos arbitrariamente passados quase 100 anos que aquele barco com malinowski abortou uma das praias das ilhas turian na Nova Guiné a sua Saga continua sendo lembrada e se mantém viva influente claro que hoje quase ninguém mais se proclama funcionalista vivido as diversas controvérsias com o método etnográfico mas o seu ensinamento com a sua metodologia e com a sua pesquisa de campo marcou profundamente a história da antropologia finaliza o vídeo citando mais um trecho da obra argonautas do pacífico ocidental de malinowski diz ele o meu passeio matinal pela Aldeia pôde observar detalhes íntimos
da vida familiar e os nativos fazendo sua toalete cozinhando comendo pôde observar os preparativos para os trabalhos do dia As pessoas saindo para realizar suas tarefas grupos de homens e mulheres ocupados em trabalhos de manufatura brigas brincadeiras cenas de família incidentes Geralmente triviais as vezes dramáticos mas sempre significativos formavam a minha atmosfera da minha vida diária tanto quanto a da deles dessa forma com a capacidade de aproveitar sua companhia e participar de alguns de seus jogos e divertimentos fui começando a sentir que entrará realmente em contato com os ativos isso constitui Sem dúvida alguma um
dos requisitos preliminares essenciais à realização e ao bom êxito da pesquisa de campo até
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