[Música] romanos capítulo 10 vamos ver a partir do verso 11 já que o verso 11 vai ser levado em consideração ele faz parte importante do contexto é que nós compreendamos o que paulo está dizendo porquanto a escritura diz todo aquele que nele crê não será confundido pois não há distinção entre judeus e gregos uma vez que o mesmo é o senhor de todos rico para com todos os que invocam porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo como pode invocar não aquele em quem não correram como correram naquele de quem nada ouviram
e como viram se não há quem pregue e como pregaram se não forem enviados como está escrito com formosos são os pés dos que anunciam coisas boas vão chorar mais uma vez pedindo a iluminação do espírito santo queridos para a compreensão da sua palavra de deus que tem o bendito espírito esclareça as nossas mentes na compreensão dessas verdades aqui reveladas por ti ao apóstolo paulo e compreendê las e aplicá las ao nosso coração nos faça crescer no teu conhecimento e se alguém aqui nessa noite que ainda não compreendeu o glorioso evangelho de jesus que possa
ser uma noite de transformação de graça de perdão e de libertação o que nós pedimos em nome de jesus amém irmãos aquino capítulo 10 da sua carta aos romanos paulo atribui a rejeição de jesus por parte dos judeus a própria incredulidade deles porque ele está fazendo isso essa carta tinha como objetivo angariar o apoio da igreja de roma para o projeto missionário de paulo de ir até a espanha la ao norte em cima de roma e lá pregar o evangelho os espanhóis eles nunca tinham ouvido falar de jesus e paulo queria pregar lá ele já
tinha terminado as suas viagens ao redor do ali pelo vale do elearning corrê lo ao redor do mar mediterrâneo durante 12 e 15 anos plantando igrejas nas principais províncias do império romano e agora ele coloca os seus olhos lá o norte onde cristo ainda não havia sido anunciado paulo é o missionário é chamado por deus para plantar igrejas anunciar cristo em locais distantes só que ele precisava do apoio das igrejas e havia uma igreja que estava bem no caminho de paulo até a espanha que é a igreja de roma paulo não é o fundador da
igreja de roma embora como veremos no capítulo 16 ele conhecia muita gente que estava lá provavelmente de outros lugares e ele precisava receber o apoio ea confiança naquela igreja para ir como missionário aquelas regiões distantes anunciar jesus cristo o problema é que paulo sabia que corriam boatos a respeito dele na igreja de roma pelo fato dela ser composta em parte por judeus convertidos ao cristianismo e que ainda guardavam relações e práticas judaicas judeus que tinham querido que jesus é o messias mas ainda circuncidados filhos ainda gostavam de fazer aqueles votos prescritos na lei de moisés
guardavam a dieta religiosa dos judeus o calendário sagrado as festas de israel ao mesmo tempo em que professavam que eram cristãos e esses judeus convertidos ao cristianismo eles tinham dúvidas a respeito da mensagem de paulo paulo já tinha se tornado notório e conhecido no mundo evangélico daquela época no mundo cristão e esse judeus tinham questões do tipo assim o que paulo prega contra a lei porque ele está dizendo que a lei não salva o que ele prega contra a circuncisão que ele prega contra o tempo que ele diz que a nação de israel não não
é rejeitou ao messias e porque todas estas coisas paulo sabe que quando ele chegasse lá em roma ele ia ter que passar por uma sabatina para responder todas essas questões se é que ele queria receber o apoio da igreja para ser enviado como missionário então é carta aos romanos é quando ele faz a sua apresentação do evangelho que ele prega aquilo que ele pretende ensinar la ao gentios' e responde a estas questões ele antecipa resposta que ele haveria de dar quando chegasse lá em roma e essas respostas elas se concentram particularmente nos capítulos 9 10
e 11 da carta aos romanos que é exatamente onde nós estamos agora já faz algum tempo que nós estamos vendo esses capítulos e nós já vimos que paulo é respondia à questão será que deus paulo rejeitou o seu povo já que a maioria dos judeus não crê em jesus cristo então deus esqueceu daquelas promessas e da aliança que fez nós vimos a resposta de paulo no capítulo 9 para o irmão de maneira nenhuma porque a aliança de deus não foi feita com todo judeu mas foi feita com judeus dentro de israel o israel dentro de
israel os escolhidos de deus os eleitos de deus pra esses deus cumpriu a sua promessa ele escreveu no mês ias eles receberam jesus eles sabiam da vinda do messias e criam nele como nós também hoje cremos e vivemos dele pela fé essa é a resposta de paulo no capítulo 9 que é o famoso é o capítulo mais famoso de paulo a respeito da predestinação e da soberania de deus ea ele chega no capítulo 10 onde nós estamos pra dizer que essa soberania de deus na eleição e predestinação do remanescente fiel que são aqueles que crêem
composto de judeus dirigente us isso não alivia a responsabilidade de israel israel é culpado os judeus foram culpados de terem rejeitado jesus cristo no não precisa colocar a culpa na predestinação porque os próprios judeus conheciam o evangelho moisés tinha falado do evangelho pois tinha ensinado que a salvação era pela graça a eles tinham conhecimento disso mas como paulo desde o início do capítulo 10 eu quero que vocês é o seu outra vez se olha o que paulo desde o início capítulo 10 irmãos a boa vontade do meu coração e minha súplica a deus a favor
deles dos judeus é para que sejam salvos até porque não eram porque dou testemunho de que eles têm zelo por deus porém não com um entendimento porquanto desconhecendo a justiça de deus não é que eles não conheceram desconhecer aqui significa desprezar eu não te conheço né conhece apenas a despreza é nesse sentido que a placa desconhecer é usado aqui então desconhecendo a justiça de deus ou seja a maneira pela qual deus justifica o pecador e que está no antigo testamento e procurando estabelecer sua própria justiça eles mesmos disseram não nós vamos ser salvos guardando as
obras da lei eles não se sujeitaram a justiça que vem de deus porque o fim da lei o propósito da lei é cristo o alvo da leitura aquilo que moisés ensinou a ponta pra cristo o fim da lei é cristo para a justiça de todo aquele que crê então os judeus tinham conhecimento tanto é que no verso 5 até o verso 11 que foi a passagem que nós vimos domingo passado paulo demonstra a partir de trechos do próprio moisés que moisés tinha ensinado que o homem é justificado pela fé e que o evangelho que paulo
prega na verdade é o mesmo evangelho que moisés pregou ou seja que se você confessar se você crê com o seu coração que deus o ressuscitou jesus entre os mortos se você confessar com a sua boca que jesus cristo é senhor você será salvo e paulo prova que moisés ensinou isso citando uma em deuteronômio que foi aquela que nós vimos no domingo passado a conclusão de paulo portanto estava no verso 9 se então com tua boca confessar jesus como senhor em teu coração cremos que deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo porque com o
coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação porque a escritura diz todo aquele que nele crê não será confundido foi aqui que nós paramos paulo dizendo a culpa é dos judeus eles sabiam que eles rejeitaram só que o que paulo faz aqui no verso 11 até o verso 15 é dizer que diante da rejeição dos judeus nós não devemos pensar que o plano de deus foi por água abaixo porque deus tem eleitos não somente entre os judeus como por exemplo paulo os doze discípulos de jesus a quantos outros
judeus que creram em cristo quando cristo apareceu e se manifestou ao mundo não deus tem muito mais eleitos do que aqueles que estavam entre os judeus os filhos de abraão ele tem também eleitos entre os gregos entre os gente us entre aqueles povos pagãos que nunca ouviram o evangelho e é preciso levar o evangelho aquelas pessoas e aqui paulo volta a razão principal pela qual escreveu a carta que sacudiu a igreja de roma para se envolver nessa nesse projeto missionário de levar o evangelho aos gentios então aqui nessa passagem paulo tem três argumentos pelos quais
a igreja de roma deveria se envolver com com esse projeto missionário de levar o evangelho aquelas pessoas que estavam distantes diante do fato de que a nação de israel havia rejeitado o messias e o primeiro argumento está aí no verso 12 não há distinção entre judeu e grego uma vez que o mesmo é o senhor de todos rico para com todos aqueles que o invocam esse é o primeiro argumento de paulo não há distinção diante de deus com relação à maneira pela qual as pessoas só são salvas deus não tem um plano de salvação do
judeu e um plano de salvação projétil o grego é o mesmo projeto é a mesma forma eles são salvos absolutamente da mesma maneira e por que é que eu afirmo isso diz o apóstolo paulo note que o verso 12 começa com pois não é isso esse pois remete para o verso anterior o que tem no verso anterior paulo tinha citado isaías o que ele tinha citado de isaías isaías disse todo aquele que nele crê não será confundido ou seja o profeta isaías tinha dito que qualquer pessoa que cresce em deus e nas suas promessas não
seria confundido vocês não ficaria frustrado não ficaria decepcionado mas alcançaria aquilo que deus prometeu paulo então pega aquela expressão de isaías todo aquele que diz no verso 12 que isaías falou assim todo aquele que nele crê não será confundido pois isaías sabia que não há distinção entre judeus e digo o próprio profeta já sabia dos que não tem distinção e na verdade mas só isaías todos os outros profetas como nós vamos ver paulo cita pelo menos mais um para comprovar seu ponto aqui não há distinção entre judeu e gentil no que diz respeito à salvação
no que diz respeito a salvação ou seja isso quer dizer que não que deus não não daria nenhum privilégio especial aos judeus ou um tratamento diferenciado a eles porque eles eram judeus da descendência de abraão com quem deus tinha feito um pacto tinha feito promessas no que diz respeito a salvação de deus do deus não faria essa distinção por várias razões primeiro porque os judeus eram tão pecadores quanto gentios' isso paulo provou dos capítulos 1 2 e 3 da carta aos romanos que não somente os gentios' eles são pecadores estão condenados na sua ignorância na
sua idolatria na rebelião dos seus corações mas judeus tendo recebido a lei de deus eles quebraram essa lei não se sujeitaram ao propósito da lei que é cristo jesus e portanto também são pecadores e devidamente e com justiça condenados então já que todos estão condenados não há distinção a salvação é a mesma e da mesma forma para todos não existe uma diferença a outra razão nós encontramos ainda no verso 12 quando paulo diz não há distinção entre judeus e gregos uma vez que o mesmo é o senhor de todos seja deus não é deus somente
dos judeus porque só um só um deus e deus não é deus só de israel embora as outras nações tivessem outros deuses astaroth rambau moloque a lista é muito grande e acreditavam naqueles deuses mas eram todos os deuses falsos eram criação da imaginação humana na verdade sob um deus só há um deus e ele é portanto porque ele é único não há outro deus além dele ele é deus de toda a raça humana quer seja de judeus que seja de gentios' e porque ele é deus é senhor de todos os senhores aqui significa que ele
é aquele a quem todos haverão de prestar contas não importa se os espanhóis os pagãos lá naquela época eles não acreditavam em deus e acreditava em outros deuses no dia do juízo era a único deus verdadeiro que eles iriam prestar contas de suas vidas mesmo que nunca tenham ouvido falar no nome dele só há um deus em um senhor portanto ele não faz distinção e three judeu e gentil entre uma raça e outra todos haverão de comparecer diante dele o outro argumento de paulo ainda no verso 12 é que esse não há distinção porque esse
deus é rico para com todos os que o invocam não importa seu judeu que clama ele não importa se é o pagão que clama e se deus gentil mas esse deus ele é misericordioso ele é compassivo ele é rico em misericórdia ele tem prazer em entender aquele que se penitencia diante dele que se arrepende dos seus pecados que se humilhar diante dele quer seja um judeu de jerusalém quer sejam pagam lá de antioquia de onde seja aquele que se quebra se humilha diante de deus deus ouve a voz do coração contrito diz o apóstolo paulo
ele é rico para com todos os que o invocam todos todos aqui é judeu e gentil então esse é o primeiro ponto do apóstolo paulo aqui não há distinção entre judeu e gentil a salvação é pra eles da mesma forma não há diferença porque há um só deus e esse deus é senhor de toda a raça humana e ele é rico em responder qualquer um que envolve o seu nome qualquer um que o busque o segundo argumento de paulo desde que paulo tem três argumentos aqui pra convencer a igreja de roma e que deveria pregar
o evangelho ou apoiar paulo pra pregar o evangelho lá entre os gentios o primeiro reis é que a esperança project us porque eles são salvos da mesma forma que os judeus são mediante a fé em jesus cristo que deus não faz distinção e deus é rico para com todos o que o invocam portanto vamos com esperança vamos com confiança deus vai ouvir aquele que crê se arrepender eu buscar o segundo ponto de paulo é que a salvação é mediante a invocação do nome do senhor e portanto isso está ao alcance de todos esse é o
seu segundo argumento está no verso 13 porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salva mais uma vez not a ênfase é na frase na expressão todo aquele todo aqui você vê que no verso 11 ele citou isaías dizendo todo aquele que nele crê não será confundido e agora ele está citando o profeta joel no verso 13 ea frase de joel que ele cita é todo aquele que invocar o nome do senhor relação ou seja paulo está querendo provar parte do antigo testamento lembro que ele está escrevendo pra judeus em roma ele está
querendo provar a partir do antigo testamento que a salvação dos gentios já havia sido anunciada pelos profetas e que por isso a igreja deveria levar a palavra a todas as nações porque porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo invocar aqui significa clamar chamar por socorro gritarem momento de necessidade e dirige-se a deus através da oração e no caso mais específico aqui no contexto invocar o nome do senhor é invocar o nome do senhor jesus cristo como sendo a única base esperança de salvação tipo deus eu sei que eu sou um pecador
eu sei que estou perdido eu sei que eu tenho quebrado a tua lei eu não tenho nenhuma expectativa em mim mesmo do que eu possa merecer o teu perdão mas eu invoco o nome de jesus como meu salvador eu apelo aquilo que ele fez na cruz do calvário não me trata se segundo que eu mereço mas segundo aquilo que ele fez por mim eu invoco nome de jesus cristo como sendo meu único senhor e o meu salvador a minha esperança nesse mundo é isso que essa frase quer dizer todo aquele que invocar um nome do
senhor será salvo paulo tassitano essa passagem de uma profecia de joel e é uma profecia muito conhecida é aquela profecia do derramamento do espírito santo joel capítulo 2 começa no verso 28 quando o profeta joel disse acontecerá que nos últimos dias diz o senhor derramarei o meu espírito sobre toda a carne já vem aí o aspecto universal do evangelho né terra não só para os judeus mas derramarei o meu espírito sobre toda a carne e de magneto e quando isso acontecer joel diz os velhos sonharão os jovens terão visões ele fala dos servos e das
serras que profetizaram ou seja usa várias categorias para dizer que é a bênção seria uma bênção para todos sem distinção nenhuma e no final da profecia no verso 32 comecem joel 2 28 e no final da profecia 32 joel diz e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo paulo pega só essa passagem aqui e ele disse e ele afirma por que eu tenho que pegar gentil por que eu devo ao gentil é porque deus prometeu que todo aquele que invocar se o nome do senhor seria sal quem que prometeu isso
deus através do profeta joel em que situação a situação tudo é um momento de espírito santo que já aconteceu espírito santo já foi derramado já foi derramado sobre os judeus depois derramado sobre os samaritanos depois derramado sobre objetivos finalmente sobre os discípulos de joão batista estou aqui citando aqueles eventos no livro de atos em que o espírito santo desceu sobre aqueles grupos específicos ou seja o espírito santo já foi dado a todos a todas as categorias por isso então podemos afirmar com segurança que todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo porque deus
assim prometeu ele já começou a cumprir essa promessa esse é o segundo argumento de paulo aqui ele está ensinando não há dúvida de que a salvação é mediante invocar o nome do senhor jesus que é a mesma coisa que ele disse anteriormente crer com o coração e professar com a boca invocar o nome do senhor jesus é fazê lo a partir de um coração crente através de uma boca que publicamente declarou o senhorio de jesus cristo os incentivos podem invocar o nome do senhor jesus como judeus podem eles podem ser justificados e salvos tanto quanto
os filhos de abraão mas para isso é preciso que alguém vai pegar pra eles e aqui entra o terceiro argumento de paulo que está nos versos 14 e 15 como podem invocaram aquele em quem não creram e como criaram naquele de quem nada ouviram e como viram se não há quem pregue e como pregaram se não forem enviados como está escrito com formoso são os pés dos que anunciam coisas boas esse é o terceiro argumento de paulo sobre a necessidade de empregar gente use pra mim é indubitavelmente o mais forte paulo aqui estabelece esse argumento
através de quatro perguntas retóricas que eu fiz que os irmãos como invocaram aquele em quem nunca ouviram como o verão tá em quem não creram como crédito naquele de quem nada ouviram como ouviram se não há quem pregue e como pregaram se não forem enviados com essas quatro pergunta retórica perguntas retóricas paulo estabelece aqui é ele estabelece uma cadeia de eventos que começa com o envio missionário e termina com a salvação dos gentios' a cadeia é mais ou menos essa deus envia o missionário vai prega urgente os ouvem o gent os crêem gentios' invoco a
deus gentil são os alvos ou seja é uma corrente de eventos tá ligado é uma cadeia de acontecimentos na ponta final está a salvação do mundo e no início dela está o envio de missionários pela igreja ou seja aqui paulo estabelece uma relação incestuosa arável entre salvação e pregação eu sei que muitas pessoas vão ficar sem um estranho o que estou dizendo a primeira parece que estou ouvindo pastor peraí aquela pessoa que se converteu lendo a bíblia dentro do que daqui porque uma bíblia que levou pra ela caiu do céu no colo a bíblia alguém
deu pra ela né ô ô ô ela achou de alguém que recebeu de alguém que foi enviado por alguém para traduzir a bíblia leva a bíblia para todos os contextos passou e aquelas pessoas que tiveram um sonho a respeito de jesus tem muita história sobre isso aí como é que elas reconheceram que era jesus essas pessoas já tinham pré conhecimento do nome de jesus já tinham alguma idéia do cristianismo ou seja aqui você vê com muita clareza que não pode haver salvação se não houver pregação ensino a respeito de jesus isso paulo está apenas reafirmando
que o próprio jesus disse eu sou o caminho a verdade ea vida ninguém vem ao pai senão por mim ou seja para que alguém seja salvo mesmo aqueles gente us morando nos lugares mais distantes eles precisam conhecer a jesus eles precisam invocar o nome de jesus mas para aqueles envolve o nome de jesus eles precisam crer em jesus mas para aqueles que crêem em jesus eles precisam ouvir a respeito de jesus mas pra que eles ouçam a respeito de jesus alguém tem que ir lá pegar a jesus mas pra que alguém vá pregar a jesus
e ele tem que ser enviado ele tem que ser mandato tem que ser apoiado tem suportado tem que ser incentivada encorajado para que possa fazer isso percebe aqui você tem essa relação entre igreja pregação e salvação essas coisas estão ligadas eu não chegaria ao ponto de dizer como alguns teólogos no passado disseram que fora da igreja não há possibilidade ordinária de salvação eu não chegaria a esse ponto igreja quis ir à igreja visível né a igreja como organização mas eu diria que se a igreja não cumprir a sua missão de mandar pessoas para anunciar o
evangelho de deus não tem plano b em termos de salvação de pecadores o plano é esse e sempre será e esse nós e aqui nós estamos diante do argumento mais poderoso o apóstolo paulo para mover o coração da igreja de roma ele termina que citando e isaías 52 7 como está escrito no verso 15 como está escrito com formosos são os pés do que anunciam coisas boas se você for lá no antigo testamento por livro do profeta isaías abrindo capítulo 52 e ler 1 ao 7 você vai ver que isaías está anunciando a restauração da
nação de israel a nação de israel estava no cativeiro ou seria mandada para o cativeiro permaneceria durante muitos anos mas deus manda os profetas agora anunciarem a boa nova a boa notícia de que deus restauraria sião que deus traria de volta o seu povo que o seu povo seria como no vale de ossos secos ressurreto pelo poder do espírito santo que notícia boa que pés formosos daqueles que correm pelos montes para anunciar a sião atua redenção chegou ao hotel livramento está vindo paulo pega aquela passagem de isaías para dizer que isso se aplica àqueles que
são enviados para levar o evangelho das boas novas aos que estão debaixo de um cativeiro muito pior do que o cativeiro que os judeus passaram 600 anos antes de cristo jesus aqui você encontra a razão para fazer missão aqui você entende por que jesus mandou que fosse nos pregar ao mundo aqui você vê porque nós temos esperança na conversão dos gentios' que nós podemos tirar de tudo isso já encaminhando para o fim eu queria eu ajudei aqui alguns pontos para nós a nossa instrução o primeiro é que deus não faz distinção entre pessoas queridas quanto
ao método de salvação existe apenas um meio que é pela fé em jesus cristo pela graça de deus através da a ação da palavra isso vale pra judeu gente os homem mulher idosos adolescentes doutros ignorantes de todas as raças e de todas as épocas não há diferença e não há distinção deus não faz distinção com relação ao método da salvação segundo ponto aqui que eu creio que é importante mencionar é que isso não forma nenhuma contradiz a doutrina da eleição e da predestinação que paulo ensinou no capítulo 19 e se você vem seguindo a série
de romanos nós demoramos além porque é o que é que paulo ensina no capítulo 9 é que deus dê entre a humanidade perdida escolheu aqueles que ele quiz para a salvação algumas pessoas com doença falar da doutrina da predestinação diz mas isso a distinção de pessoas de deus não faz acepção de pessoas não quando a bíblia diz que deus não faz acepção de pessoas e que deus não faz distinção entre pessoas ele está dizendo que deus não têm diferentes métodos de salvação para as pessoas como se de repente algumas pessoas fossem mais privilegiadas do que
outros não há distinção nesse ponto todas que serão salvas serão mediante a fé no messias não há nenhum outro caminho deus não vai fazer diferente ele não fará distinção e não fará acepção de pessoas do tipo assim a deus vai facilitar a conversão dessa pessoa em distinção a essa pessoa ele nunca fará isso porque são todos pecadores deus não faz distinção nem acepção nesse sentido o fato de que dia entre a humanidade perdida ele escolheu quem ele quis para ser salvo ouvir o evangelho se converter receber a vida eterna não é uma distinção entre pessoas
como se ele estivesse dando privilégio a um tirando de outro porque na verdade ninguém tem esse direito ninguém o direito de ser salvo ou de ouvir o evangelho porque são todos pecadores todos pecaram e carecem da glória de deus e deus não é obrigado a dar a essa glória a ninguém ele dá a quem ele quer e ao fazer isso ele não está fazendo distinção ou diferenciação com acepção de pessoas porque esses que foram escolhidos por deus eles serão salvos do mesmo jeito que seja judeu que ser gentil homem mulher rico pobre vai ser da
mesma forma é nesse sentido que a bíblia fala que deus não faz acepção de pessoas e nem faz distinção com relação ao caminho da salvação e já que eu falei predestinação eu queria lembrar que é pra vocês que esse capítulo 10 que é um capítulo missionário talvez um dos apelos mais pungentes que você tem no novo testamento demissões ele foi escrito por um homem que defende a soberania de deus que defende a eleição de deus leu um capítulo 9 o apóstolo paulo dizer deus tem misericórdia de quem quer e deus endurece quem ele quer e
quem é você para discutir com deus quem é você para discutir a justiça de deus se ele quer escolher um e não quer escolher outro esse é o paulo do capítulo 9 e quando chega aqui no capítulo 10 você conhece uma argumentação mais poderosa do que essa pra missões ou seja o missionário e o teólogo que crê na predestinação são uma ea mesma pessoa não há incompatibilidade na verdade você estudar a história das missões você vai ver que os grandes missionários eles criam na soberania de deus na salvação e é exatamente por isso que eles
tinham esperança de pregar o evangelho que deus tinha eleitos lá fora que se não houver leito lá fora você vai pregar em vão sabe quantos vão se converter se deus não chama iluminai trouxer pela palavra zero ninguém mas porque nós cremos na soberania de deus e que ele tem os seus eleitos nós ficamos com aquilo que deus disse a paulo naquela noite em que paulo desanimado lá em corinto cristo e apareceu e disse greg não te cales porque eu tenho muita gente nessa cidade exatamente porque eu creio que deus tem muita gente é que o
prego porque eu anuncio porque eu tenho esperança de que através da pregação muitos ouviram muitos correram e muitos invocaram o nome do senhor jesus amém que privilégio para nós aqui nesta noite queridos ouvir a palavra de deus você tem essa oportunidade de invocar o nome do senhor ea promessa de que os seus pecados serão perdoados e que você receberá a vida eterna que privilégio alguém um dia veio ao brasil alguém um dia num senhor o evangelho alguém que crew confessou que passou pra outro e é isso que o fruto aqui estamos porque um dia alguém
obedeceu querido não desperdice a oportunidade que deus está lidando nessa noite a milhões eu teria a bilhões de pessoas que nunca ouviram o nome de jesus e que estão sendo condenadas com justiça ao inferno pelos seus próprios pecados e você está aqui nessa noite ouvindo o evangelho da graça de cristo jesus eu quero que você saiba essa noite que se você ouvir você está ouvindo se você crê e se você invocar o nome do senhor jesus você não será confundido você será sal seus pecados serão perdoados você será justificado feito uma nova criatura entrará num
novo relacionamento com deus sua vida vai ser nova nunca mais será a mesma não desperdice a oportunidade que deus lhe dança noite mas envolve o nome do senhor jesus e vos encenação oremos senhor que privilégio nosso ouvir o evangelho que privilégio nosso saber que todo aquele que crê não será confundido todo aquele que invocar o nome do senhor jesus será salvo senhor com formosos os pés daqueles que nos trouxeram as boas novas que damos graças pelos missionários pregadores evangélicos homens e mulheres simples às vezes sem nenhuma formação teológica mas que transmitir oralmente pelo testemunho verbal
o evangelho de cristo a outras pessoas e um dia chegou até nós e dizemos o teu nome por isso perdoa anos as oportunidades desperdiçadas e nos ajuda a ser uma igreja missionária uma igreja que entende o chamado que o senhor nos deu é o que nós pedimos em nome de jesus amém