o residente belezinha tia Camila na área para falar sobre simbolismo hoje e antes a gente começar a ver escola literária por se eu quero conversar um pouquinho com vocês sobre a questão histórica não é mais ou menos que que tá acontecendo aqui para que a gente possa entender o papel do simbolismo Não faz durante o século 19 a gente tem essa coisa do Romantismo do Realismo que foram duas grandes correntes literárias dessa dessa época e aí logo depois nasce uma corrente literária parnasianismo o parnasianismo ele é uma corrente literária que se propõe a um materialismo
a objetividade a olhar o mundo buscando as formas perfeitas para nós é mesmo foi no Brasil o movimento poético mais importante do final do século 19 e do início do século 20 ele não teve o mesmo peso que teve lá na Europa hoje foi o contrário O que teve peso na Europa foi o simbolismo aqui no país O simbolismo se tornou um movimento muito periférico por primeiro né Claro porque os parnasianos eram os mais importantes poetas daquele momento e uma outra coisa que que é bem relevante a gente pensar é que os caras que escreviam
poesia simbolista não eram as pessoas que viviam dentro do Rio de Janeiro ali na capital não eram aqueles que estavam nos meios acadêmicos os meios de influência dentro dos poderes eram pessoas que estavam mais afastados tanto que o principal poeta simbolista desse momento que é o Cruz e Sousa ele era um cara da cidade de Florianópolis na época Desterro tá E era um cara negro era um homem negro que inclusive foi impedido de tomar cargo tomar posse de um cargo de promotor em Santa e em função da cor da pele então assim existe aqui uma
certa marginalidade existe aqui uma ideia de periferia não só pelo grande status do parnasianismo mas também porque o simbolismo tinha poetas mais marginalizados como é o caso deste poeta que eu falei para Além disso é bom entender também que o simbolismo foi uma estética que era anti-racionalista o vídeo pensa sobre isso arranjar pensar sobre isso se lá no parnasianismo eles tinham um foco de falar sobre a é a forma de um vaso ou então um chafariz ou então sei lá sombra como se escreve uma sombra e movimento não sei aonde isso não aparecia dentro do
simbolismo porque os simbolistas eles tinham na sua estética uma ideia mais subjetiva né eles buscavam nos interiores do cérebro as novas coisas os sonhos os medos as crenças eram bastante espiritualistas existe uma espiritualidade aqui um misticismo e aí eu quero abrir um parêntese para outra coisa importante misticismo não é necessariamente religiosidade isso a gente tem que também se ligar Porque sim não é que Cruze Souza ou alphonsus de Guimarães que é o outro poeta a fossem homens religiosos Mas eles tinham uma linha de misticismo lidavam com coisas como incensos ou então sinos alguma coisa de
da questão do divino dos céus então a gente não pode confundir aqui o misticismo com a religiosidade isso é importante também a gente lembrar ele trabalhava muito com a ideia do Imaginário então assim os desejos que estavam mais aprofundados dentro dos dos corpos e dos corações os meu e a gente tem aqui uma questão de sensualidade também que aparece bastante sempre gosto de dizer que sensualidade no século 19 é um tantim assim diferente da sensualidade que a gente imagina hoje uma sensualidade no século 19 eles vêm os ombros caindo a gente vê o movimento Tinho
de coco de leve né um pouco diferente do que a gente tem hoje como quesito sensualidade e só aparecia nos desejos do Imaginário e do inconsciente do seu líricos né que faziam a poesia a ser produzida dentro do simbolismo na primeira obra simbolista do país Na verdade são duas ela é a união de dois livros de poemas do Cruze Souza né que é broquéis emissao essa obra ela foi tipo unida porque o Cruz e Sousa não tinha essa visibilidade que normalmente os poetas grandes tinham então ao fazer a publicação do e o Nilce os dois
livros são tá gente depois a gente saber que o Cruz de Souza foi quem começou com as obras simbolistas a gente vai continuar na próxima aula para falar um pouquinho sobre os dois poetas o alphonsus de Guimarães eo Cruz e Souza e por hoje a gente fica só com as características gerais do simbolismo não esqueçam de fazer a leitura da aula aqui embaixo fazer os exercícios dá um like para tia Camila beijo até