olá pessoal tudo bem eu só acaba no blog o time do mundo e hoje vou comentar o último capítulo de casa grande senzala este é o último vídeo da leitura compartilhada que fizemos no primeiro semestre de 2009 em que a cada mês eu e um capítulo do livro e no mês seguinte comecei então o último capítulo estava programado a terminar a leitura em junho e fazer vídeo em julho por isso estou aqui fazendo encerrando esta leitura compartilhada já adianto que para o próximo semestre vocês escolheram a história da loucura do flu co agora vamos ao
último capítulo de casa grande senzala este último capítulo 5º ele é a continuação do quarto tem o mesmo título até o título é o escravo negro na vida sexual e de família do brasileiro então continuação neste capítulo a ambiguidade que eu já havia apontado acho que nos dias passados a habilidade da obra fica mais crítico o que justifica muitos gostarem muito de testarem a obra então eu vou ponto algumas coisas só algumas coisas ele fala de muita coisa que já falou antes mesmo porque continuam os capítulo então já ponto e não vou estar aqui vou
destacar algumas coisas pra evidenciar isso que estou falando como ambigüidade aqui é mais presente uma das coisas que ele caracteriza aqui é a figura do senhor da casa grande que é o senhor dinheiro porque a gente está aqui no contexto do norteste nelsinho bater o feirense pernambuco então ele destaca aqui o comportamento do senhor do nordeste no recife fim daquela região e é logo se forma na nossa cabeça pela figura do nordeste na rede em cheio de calor falando devagar é isso que ele pinta aqui e aqui ele traça esse perfil para depois é justificar
esse perfil como uma teoria naturalista o clima quente pode ter contribuído para maior lubricidade a maior liquidez do brasileiro mas não as criou ou produzir então aqui é é uma fase muito curta é um período muito curto mas é uma síntese da oposição do gilberto freyre nessa obra ele fala aqui sim isso existe que sim a influência do clima que sim ao a superioridade da raça branca que sim que sim mas que o brasileiro é vítima que um escravo é vítima esses que devem ser dominadas que são inferiores eles são vítimas deles disse isso de
várias formas durante a obra então é uma obra que é a princípio principalmente a partir do capítulo 4 e começa a ler e e até está que isso no outro vídeo para ser contrário à eugenia e alguns momentos ele é mas aqui depois ele defende eugénie durante toda obra e fala da influência do clima no comportamento do brasileiro a influência do clima do sol do tópico tudo mais mas ele não parecia ser o gene está aqui tem uma passagem que já pontuou a isso que eu falei pra vocês nossa insistência visa outro fim a sinto
arc a formação brasileira não faltou o concurso genético de um elemento superior executado entre as melhores famílias e capaz de transmitir a prole as maiores vantagens do ponto de vista eugênico e dinheiro fosse ao então assim em alguns momentos atrás ele parecia não concordar com a higiene aqui têm essa falta dele e aí você pensa nossa eu estava acreditando que ele era contra isso quem tinha caído nessa bola e aí continua nesse mesmo assunto de superioridade e inferioridade olha só que ele fala o que houve no brasil inpe mais uma vez acentuar com relação às
negras e mulatas ainda com maior ênfase do que com relação às linhas e mamelucos foi a degradação das raças atrasadas pelo domingo adiantado então novamente ele vem com esta ideia de superioridade de na raça mais adiantada dominante que deve dominar na passada um dos pontos altos deste capítulo é quando ele fala dos filhos bastardos tantos de senhores de enquanto de religiosos raro um senhor de engenho que morreu sem deixar alforriados no testamento negros e mulatos de sua fábrica é verdade que o alforriado observa alcântara machado referindo se aos negros nas fazendas de são paulo nos
séculos 16 e 17 é muitas vezes um bastardo fruto de amores do testador ou de pessoa da família com uma negra da casa mais um trecho sobre a pressão desses preconceitos desenvolvem se em muito mestiço evidente complexo de inferioridade que mesmo no brasil país do favorável ao lado se observa em manifestações diversas tão favorável lá por essas coisas que ele fala essa forma romanceada de tratar o escravo negro e tal dizendo que eles são benquistos dizendo dizendo coisas bonitas que amaciam a língua que eles isso que aquilo que muita gente de teste são como se
ele tivesse jogando pra debaixo do tapete todos os monstros toda a condição objeto e talo e só tivesse exaltando essas características aqui que ele acredita serem positivos ele vê vantagem onde não lá e aqui ele fala dos filhos bastardos que padres e religiosos talvez em um país católico tenho até hoje os filhos ilegítimos particularmente os de padre receber o tratamento tão doce ou crescido em circunstâncias tão favorável mais um trecho a cresce que a actividade patriarcal dos padres embora exercido muitas vezes em condições morais desfavoráveis trouxe a formação do brasil a contribuição do elemento social
eu ia unicamente superior homens das melhores famílias e da mais alta capacidade intelectual indivíduos educados e alimentados como nenhuma outra classe em geral transmitiram aos descendentes brancos e mesmo nestes casos essa superioridade ancestral e de vantagens sociais inclusive a da cultura intelectual e da riqueza então aqui ele está associando os dois temas que eu comentei filhos bastardos de religiosa ea eu queria então assim hora foto de religiões têm filhos na verdade é até uma rádio é uma coisa boa porque aí purifica enaltece enobrece o descendente porquê porque os religiosos são de raça superior em vez
de considerar aos filhos dos senhores com escravos indivíduos socialmente perigosos reunindo os vícios dos dois extremos considera-os charles conte que é está falando do domingo lá que estudou essa questão livres 12 convenientes tanto de uma classe como de outra e constituindo um infeliz meio que eu tô indo pra ele é feliz então filho de padre bastardo é uma criatura felizes os negros são feliz feliz tudo maravilha olha que ele fala ainda que na mesma página fala um dos filhos de padre não valeu filho legítimo particularmente filho de padre que não seja feliz assim é o
país da felicidade o brasil naquele momento ela um outro ponto que eu destaco é a questão da prostituição das escravas então muitos senhores e principalmente muitas senhoras no carro com a prostituição de suas escravas já colocado meninas de 12 anos para se prostituírem e ficavam com o dinheiro e aqui ele fala por boca de um outro autor as as leigas que a honra a virgindade de muitas senhoras da sociedade foram 1 se mantiveram imaculada anos até o casamento porque aí os homens se refestelavam lá com as negras se divertiam e deixar umas brancas em paz
mais ou menos isso ele comentando essa questão das cópias das letras salvarem os corpos das brancas da desonra da píton foram os copos das negras às vezes meninas de 10 anos que constituíram na arquitetura moral do patriarcalismo brasileiro o bloco formidável que defendeu dos ataques é afoiteza dos dons a virtude das senhoras branco e último ponto que eu quero destacar neste texto é o último parágrafo só nesta parte ele fala do que a maioria das pessoas que leu o livro e com um crítica obra acha que ele deveria ter falado que é ter estourado a
condição abjeta a condição do negro de modo geral ele fala assim mas não foi toda alegria vida dos negros escravos nos reuniu se daí as brancas houve os que se suicidar como terra e for candussi envenenando se com ervas e portagens dos mandingueiros o banco deu cabo de muitos o banco a saudade da áfrica houve os que ditam banzeiros ficaram lesos e derrotas na morreram mas ficaram pernambuco e sem achar gosto na vida normal entregando se há excessos abusando da aguardente da maconha masturbando-se doenças african seguiram-nos até o brasil devastando os nossos ensaios e tem
mais o parágrafo continue este último parágrafo eu acho que é muito revelador sobre esta obra ele trata de questões que são carlos para a gente para quem se interessa pelo tema só que em um parágrafo e finaliza porque quem finaliza com este parágrafo só pra ninguém falar que ele simplesmente ignorou toda a questão que ele trata aqui em um para talvez seja isso mas isso mostra evidencia bastante a posição ambígua dele a gente critica mas a gente não sabe se ele poderia falar do jeito que ele gostaria de falar sobre se é que ele gostaria
de está aí a gente tem aqui durante toda obra ele defende um lado também defende o outro em alguns momentos ele parece ser adepto de uma das teorias outro momento de outros e depois ele pareceu aquele parecer não ser adepto como é o caso da eugenio e ainda defende depois enfim que a gente não pode se esquecer é que a década de 1930 quem escreveu isso nessa década a gente o brasil estava buscando a identidade nacional a gente também queria mostrar para o mundo que o brasil é um país maravilhoso no país harmônico que não
há a racismo ela uma política de governo até isso tinha começado com toda a questão da imigração de atrair europeu própria para o brasil e continuou depois com a formação da identidade brasileira a gente não pode esquecer que houve muitos estudiosos defendiam a vinda de europeus pra cá pra branquial brasil e também o brasil no âmbito internacional e não poderia ser parecer um país são atrasado então como eu já que foi o último a abolir a escravatura o brasil tinha que parecer um país da alegria da cordialidade da harmonia e tal a gente não pode
esquecer que na década de 30 a gente teve um estado novo então ali a coisa não era fácil eu não estou querendo defender muito gilberto fernando estou defendendo a obra porque por mais que ela seja ambígua é muito reveladora de um contexto então quem me acompanhou aqui durante todo esse sachê 5 né quatro ou cinco vídeos sobre a obra viu que eu muitas vezes defendia muitas vezes criticava e assim é é difícil você defender tudo o que ele disse você pode defender a obra mas é difícil defender tudo o que ele diz mesmo evitando o
anacronismo o fato de aquelas teorias por isso estarei vigentes naquela época justifica muita coisa então a gente tem esse elemento ela mas teorias vigentes da eugenia da superioridade tudo mais teorias revestidas de embasamento científico em de fundamentação científica então como contestasse a ciência sempre teve o status assim acima do normal principalmente os ciências biológicas exatas ea gente também não pode deixar de considerar o contexto político a ordem e progresso da nação a busca de identidade o interesse em estudar o brasil e mostrar como o brasil era para o mundo para qualquer país faz isso o
tempo inteiro com a imagem que a gente quer mostrar e que a gente quer deixar e com o legado histórico que a gente quer deixar tão assim as narrativas são construídos o que ele fez aqui não é diferente de muitos dos que viveram naquela época fizeram é eu estudei alguns textos da década de 30 porque eu estava interessado em outras coisas e aí muitos autores que a gente conhece defende tal intelectuais da época eles não poderiam falar contra o governo eles criticaram e depois justificar fazia o que gilberto freyre faz aqui a gente está na
época isso jamais pro fim da década está num ovo criticar uma truculência mas eu quero mas depois justificar o não podia ser de outra maneira por conta disso disse 16 não podiam falar gilberto freyre podia falar aqui não sei talvez pudesse mas aí as teorias da época tinha a questão da política internacional tinha busca da identidade resumindo a obra totalmente ambígua mas porque eu defendo porque ela retrata um momento histórico aquele momento histórico é ambíguo assim muitos intelectuais tinha se posicionado simplesmente não tinha distanciamento que a gente tem é porque não poderia encontrar política é
porque realmente acreditava nos teres é por um monte de coisa que eu falo que a gente não pode cometer um anacronismo é muito fácil com o sol de hoje os valores de hoje 2019 criticara o que foi escrito em 1930 difícil é tentar entender os valores da época o que está em jogo não é ele quem discorde de tudo o que esteja aqui e nossos valores hoje são outros a gente tem que entender que ele retrata o momento história e daí vem a grande porque essa obra naquela época era certo esse vídeo da talon encerra
por aqui e eu espero que vocês me acompanhe na leitura de fukuoka a gente vai se falando muito obrigado a assistir não se esqueça de se inscrever no canal de me seguir nas redes sociais o time do mundo instagram e facebook a página do blog ligado a beijo tchau