Amém vamos fazer aqui um resumo daquilo que estudamos anteriormente Capítulo 5 verso 12 de Tiago aqui nós estamos abordando um argumento básico de Tiago no capítulo 5 de que o verdadeiro cristianismo é abençoado e também abençoador então considerando tudo aquilo que ele ensinou antes o Cristão vive pela fé Essa é a tese dele o crente ele vive pela fé ele vive com base na confiança do senhor a qual é confirmada pelo seu fiel testemunho nas relações pessoais É nesse sentido que as palavras devem ser tão verdadeiras que sirvam de garantia final Tiago diz no verso
12 acima de tudo Porém meus irmãos não jureis nem pelo céu nem pela terra nem por qualquer outro voto antes seja o Vosso Sim sim e o vosso não não então o crente ele vive pela fé e ele vive de tal maneira que nas suas relações pessoais essa fé ela é confirmada de uma maneira que não há necessidade de nenhum meio que Garanta aquilo que ele está pregando aquilo que ele está falando e aquilo que ele demonstra obviamente pela sua fé no seu próprio testemunho pessoal quando uma pessoa regenerada pelo Espírito Santo ela é convencida
pela palavra de sua culpa e condenação diante de Deus e esse convencimento que o espírito santo nos permite ter na presença do Senhor é resulta no arrependimento resulta na nossa na nossa confissão de Pecados e é por isso que o próprio espírito dos conduz até a pessoa do Senhor Jesus Cristo diante do qual nós confessamos a nossa fé nele e por esta fé somos justificados e herdamos a vida eterna essa Graciosa obra da salvação ela se torna o princípio de uma nova vida de santificação nessa vida terrena é isso que Tiago diz no capítulo 1
verso 3 sobre como essa fé uma vez que nós a temos Deus usa provações para que ela seja confirmada e Produza também perseverança então é totalmente razoável o pensamento de que esta fé é o princípio de uma Santificação de um aperfeiçoamento da nossa fé diante do Senhor e na qual provas cumpre em propósitos divinos é o que nós lemos versos 2 ao verso 4 aqui do capítulo 1 mas também tentações da Carne Como já vimos As provas elas têm propostos divinos de aperfeiçoar a nossa fé mas as tentações elas são de natureza maligna elas nos
induz a abandonar a fé abandonar os nossos compromissos e a atender as petições as cobiças do nosso próprio coração então essas tentações da nossa carne ela nos pressionam abandonar a nossa lealdade a fim de tornar de nos tornar amigo do inimigo de Deus qual que é o inimigo de Deus o como o sistema de vida pecaminoso o crente quando ele abandona o seu compromisso com o senhor o crente quando ele deixa ou despreza o subestima sua lealdade ao Senhor ele se apega ao mundo e o mundo ele é inimigo de Deus e tornam-se inimigos de
Deus todos aqueles que estabelecem pacto uma relação de amizade com o próprio mundo ao que tudo indica muitos para os quais Tiago escreveu estavam Deixando os seus compromissos como o cristãos desassociando a fé do testemunho eles estavam interessados em conhecer estava interessados nos estudos mas eles não estavam interessados em viver um compromisso é tangível público real verdadeiro com aquilo que eles acreditavam eles estavam vivendo uma falsa religiosidade por isso que Tiago vai dizer no Capítulo 1 que é verdadeiro é religião é aquela que transforma o discurso de amor a teoria do amor em ações práticas
especialmente a favor daqueles que são mais vulneráveis os órfão e as viúvas os órgãos que não tinham seus pais e as viúvas que não tinham seus cônjuges para mantê-las nas suas necessidades então estas categorias sociais eram as categorias sociais mais vulneráveis e a prática do amor era que demonstrava ou evidenciava a fé verdadeira e a fé verdadeira como nós já vimos aqui é aquela que demonstra não apenas declara um amor Supremo a Deus e o amor ao próximo como a si mesmo então como eu posso amar a Deus se eu sou capaz de desprezar o
meu próximo nas suas necessidades padecendo nas suas necessidades é por isso que Tiago tá dizendo que a verdadeira religião não como um sistema de crenças Apenas não como uma organização não como institucional religiosa apenas mas a evidência de um amor e de uma confiança a Deus a ponto de evidenciar essa confiança nas relações horizontais então ao que tudo indica muitos cristãos estavam parecendo na fé desde associando a fé do testemunho diante do senhor também sendo infiéis ao estabelecer amizade com o mundo Tiago diz no capítulo 4 infiéis ele faz uma dura acusação aqueles crentes que
estavam já já estavam flertando com o mundo como um sistema pecaminoso então ao mesmo tempo que eles declaravam fé em Deus e acreditavam em Deus de fato eles nas suas relações eles não estavam demonstrando lealdade para com essa fé e também no capítulo 4 verso 16 estavam desprezando a vontade de Deus em seus projetos vivendo como se Deus não existisse então eles projetavam o seu futuro planejavam as suas vidas e não havia qualquer consideração pela vontade de Deus a ponto de Tiago falar aqui tão claramente tão fortemente para eles as seguintes palavras em vez disso
verso 15 devia dizer se o senhor quiser não só viveremos como também faremos isso ou aquilo agora entretanto vos já traz as vossas arrogantes pretensões e toda já que dança semelhante a essa é maligna porque aquela maligna porque ela está negando ela está negando a vontade de Deus tá desprezando a vontade daquele que nos criou e a Senhor da nossa vida então tudo isso indica descreve a realidade de muitos crentes para os quais Tiago está escrevendo como uma realidade de uma espiritualidade esvaziada de prática de compromisso de lealdade de fidelidade de lealdade ao Senhor eram
o que nós podemos dizer hoje mais popularmente crentes mundanos tinha um pé na igreja e um pé no mundo ou seja eles estavam associando O que é puro a confiança em Deus né a sua a sua fé em Deus eles declaravam isso mas na Vida Prática eles estavam Vivendo como se essa fé estivesse verdadeiramente morta Neste contexto havia dentro da igreja entre os próprios irmãos aqueles que desprezavam aqueles que oprimiam aqueles que faziam dura transações e aqueles que sofriam por causa disso os oprimidos razão porque os ricos foram e Poderosos foram severamente exortados e os
mais vulneráveis a exercerem paciência não se precipitando nas palavras porque quando nós estamos sob pressão é natural que nós ofereçamos às vezes reações impensadas Depois temos que nos arrepender delas quando nossa cabeça esfria e nós começamos a meditar melhor naquilo que nós falamos naquilo que nós fizemos Aí temos que nos arrepender então esse era o cenário não Bastando as provas da Fé haviam também a seduções do pecado dos seus próprios corações e o mundo era o campo onde essa seduções esses desejos perniciosos poderiam ser saciados os crentes estavam buscando no mundo o que deveriam buscar
Aos Pés da Cruz aos pés de Jesus Cristo então eles dentro da igreja estavam adotando comportamentos inadequados para um cristão e uns estavam primindo e outros estavam sofrendo e sob o risco de oferecer também reações desapropriadas ou ou inadequadas então a vida desses mais vulneráveis deveria ser uma vida honesta e direta a ponto de ninguém suspeitar de suas verdadeiras palavras e condutas eles tinham não podiam viver um cristianismo sobre suspeita eles não poderiam ter um testemunho repressivo duvidoso eles tinha que ter um comportamento Cristão sólido a ponto de ninguém duvidar do seu compromisso de maneira
que a sua palavra sim seja sim e a sua palavra não seja não Ou seja o compromisso dele tinha que ser um compromisso real associando fé com obras para que ninguém colocasse sobre suspeita suas palavras e suas condutas seu deveria ser firme perseverante cheio de esperança o que passasse disso Como disse Jesus procederia do mal pelo caráter do engano quando sim esconde o não e quando não esconde o sim você diz sim e você pratica ou não você diz não e faz o sim isso tem caráter de engano por isso que procede do maligno é
o que Tiago diz no verso 17 aquele que sabe que deve fazer o bem que bem é este a instrução da palavra de Deus o dever de obedecer a palavra de Deus você sabe que deve fazer o bem e não faz nisso está pecando Ou seja você fala que crê você fala que é crente em Jesus que você é seguidor de Jesus mas a maneira como você vive nega isso ou seja está dizendo sim está vivendo o não então isso não procede isso não caracteriza a verdadeira realidade do cristianismo bíblico o cristianismo bíblico é aquele
que é guiado pela verdade da escritura ela é guiado pelas instruções da palavra de Deus e leva o homem a viver em conformidade com essas verdades Vamos ler a passagem de hoje estou dividindo em duas partes nós leremos aqui a passagem do verso 13 até o verso 20 mas nós leremos a primeira parte vamos ver o que Tiago está falando nessa primeira parte e depois na segunda parte verso 19 e verso 20 Então primeiramente verso de 13 ao verso 18 Tiago diz assim está alguém entre vós sofrendo Faça oração está alguém Alegre cante louvores está
alguém entre vós doente chame os presbíteros da igreja e estes façam oração sobre ele ungindo com óleo em nome do Senhor e a oração da festa havará um enfermo e o Senhor o levantará e se houver cometido pecados serião perdoados confessar pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para ser despurados muito pode por sua eficácia a Súplica do justo Elias era um homem semelhante a nós sujeito aos mesmos sentimentos e orou com Instância para que não chovesse sobre a terra e por três anos e seis meses não choveu e orou
de novo e o céu deu chuva e a terra fez terminar Como já avaliamos aqui Thiago está reconsiderando ou repensando ou ele está meditando no sermão de Jesus lá no monte na Galileia sermão esse que está registrado em Mateus capítulo 5 ao Capítulo 7 e nós identificamos na epístola de Tiago pelo menos 12 ensinos de Jesus no sermão do Monte que Tiago está resgatando e esse aqui certamente é o décimo primeiro de 12 desses ensinos de Jesus lá é o ensino sobre a oração Mateus capítulo 6 versos 9 verso 15 Jesus ensina sobre a confiança
de orar quando orar Ore ao pai porque é o pai porque ele é a fonte da resposta Toda oração que Jesus está ensinando ali ela está fundamentada nesta nesta sentença quando você orar Ore ao pai porque o pai é a sede do Poder tem alguns que falam que a oração tem poder né Eu não acredito nisso eu não acredito que oração tem poder eu acredito que quem tem poder é o senhor a minha oração tem poder nenhum a minha oração é a Súplica de uma pessoa que não tem mérito algum e que carece desesperadamente da
misericórdia do Senhor quem tem poder é Deus e Jesus está dizendo Quando vocês forem orar falem com ele porque ele tem a chave da porta é ele quem tem a lâmpada para iluminar o caminho é ele quem tem o consolo para aqueles que estão Aflitos é ele quem tem a capacidade de mover circunstâncias e alterar leis ele a fonte então Jesus ensina a confiar naquele a quem nós buscamos através da oração ele diz portanto vós orareis assim pai nosso que estás nos céus santificado seja o teu nome venha o teu reino faça-se a tua vontade
assim na terra como no céu o pão nosso de cada dia dá-nos hoje e perdoa-nos as nossas dívidas Assim como nós temos Perdoado aos nossos devedores e não nos deixeis cair em tentação mas livra-nos do mal pois teu é o reino o poder e a glória para sempre amém porque se perdoardes aos homens as suas ofensas também Vosso Pai Celeste vos perdoará se porém não perdoardes aos homens as suas ofensas tão pouco Vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas é interessante que nessa passagem de Tiago ele está enfatizando a importância da oração na vida de
um cristão certo mas também ele está demonstrando a confiança a partir do verso 17 e verso 18 que nós precisamos ter quando nós oramos e aí ele dá o exemplo de Elias então este ensino de Tiago aqui ele está relacionado com certamente aquilo que Jesus ensinou anteriormente então desde o início do Capítulo 5 Tiago pelos cristãos para que fossem perseverantes das provações e tentações então na paciência esses que estavam sendo oprimidos e maltratados por aqueles que se sentiam muito confiantes a ponto de humilhar os seus irmãos e desconsiderar Deus os seus projetos Tiago está dizendo
Vocês precisam ter paciência quando estiverem sofrendo injustiças verso um ao verso 11 Capítulo 5 estudo anterior que nós vimos no verso 12 ele afirma a necessidade dos crentes serem firmes no compromisso de fé seja a vossa palavra sim sim não não Ou seja mante um compromisso com aquilo que vocês declaram crer se vocês creem vivam em conformidade com o que vocês crêem se vocês não creem assumam isto assumam isso você não crê então não fica dando mal testemunho como se fosse um cristão pelas suas palavras se você não crer se você não quer compromisso com
Deus assuma assuma o seu Deus compromisso pior seria você dizer não você não crer mas vive debaixo ou atrás de uma religiosidade Cristã dando mal testemunho por aí porque não é possível demonstrar compromisso por muito tempo e aqui versus 13 é um verso 18 Thiago vai ensinar sobre as orações uns pelos outros como que nós podemos perseverar em meio as provas como nós podemos resistir as tentações Thiago está dizendo meus irmãos é necessário que vocês percebam reconheçam a importância das orações uns pelos outros e termina mostrando que a reconciliação dos desviados é um outro esforço
que a igreja precisa ter não é apenas orar mas é colocar o pé na estrada é atravessar a rua é pegar o telefone fazer uma ligação mandar uma mensagem é apenas orar mas também fazer um esforço além em busca daqueles que estão desviados da Verdade veremos esses dois pontos aqui o sofrimento de de um afeta a saúde de todos os demais pois mesmo que estes estejam saudáveis estes demais bom eu sei que o teu irmão que tá passando por um problema lá agora eu estou bem eu com Deus estou ótimo né Estou em comunhão com
Senhores estou muito animado pois bem a realidade é que mesmo que estes verdadeiramente estejam se sentindo bem e realmente sejam bem na comunhão com o senhor nascidos nos trabalhos divinos nos cultos públicos na realidade na realidade pensando na perspectiva de corpo Eles não estão bem Eles não estão bem porque a sua unidade é em Cristo em Cristo e não no bem-estar de cada indivíduo Então como o corpo quando um pé adoece o corpo todo padece sofre os efeitos é quando a sua cabeça tá doendo o seu pé não tá doendo mas quando sua cabeça tá
doendo você faz com que suas mãos seus pés e todo o seu corpo fique quieto você não quer fazer muita atividade o corpo inteiro sofre os resultados de um membro de uma parte do corpo que está enferma então mesmo que você sendo mão esteja bem mas se o seu irmão não está bem na perspectiva de corpo o corpo não está bem o corpo está doente é isso que Tiago tem em mente aqui é isso é evidente na sua teologia desde o início da Hipismo desde o capítulo 1 desde o capítulo 1 por essa razão ele
destacou tantas responsabilidades individuais quanto também os seus efeitos na coletividade da igreja e o capítulo 5 ele é especial enfatiza muito sobre essas questões de como a nossa responsabilidade pessoal ela afeta a responsabilidade Nossa como igreja então versos 3 ao verso 18 perseverantes nas orações uns pelos outros é assim meus irmãos como aquilo que ele começa a tratar desde o capítulo 1 que nós suportamos as provas da fé que nós superamos driblamos vencemos as tentações da nossa carne é orando também uns pelos outros orando pelos nossos irmãos e é tão importante nós estarmos participando de
um pequeno grupo aqui na nossa igreja nós temos o ministério de pequenos grupos uma coisa você vir para o culto uma igreja grande você se envolve ali na multidão ninguém te conhece você não conhece ninguém você tem um momento de contemplação de adoração de exultação de louvor de orações você ouve a palavra você com Deus alimentado está fortalecido mas você com seu irmão continua distante continue distante daí a importância de nós termos contato uns com os outros porque se você observar principalmente no Novo Testamento você vê os autores enfatizando o tempo todo essa relação de
uns com os outros uns com os outros e aqui é um é uma dessas evidências de que a realidade da igreja terrena é uma realidade de pessoas que se relacionam que convivem juntos que andam juntos e que nesta experiência relacional oram uns pelos outros e é nessa experiência de orar uns pelos outros também que nós conseguimos avançar na vida cristã superando as provas e tentações contra fé Talvez um dos maiores sinais de fraqueza na igreja hoje esteja na prática da oração intercessória e na oração de gratidão já parou para observar se você na sua oração
dedica muito tempo agradecendo a Deus talvez se você parar para observar sua experiência da oração você gasta mais tempo orando pelas suas necessidades do que oferecendo ações de graças e orando pelas necessidades dos outros e mesmo através da oração nós mostramos a deficiência da nossa fé a oração começa com gratidão Como Jesus ensinou adorando a Deus exaltando o senhor reconhecendo a sua soberania a sua vontade seja feita a tua vontade já declaramos isso mesmo que ele não queira atender as nossas petições nós estamos reconhecendo que a vontade de Deus é soberana mas ela também é
boa mesmo que eu não consigo entender ela mesmo que eu não consiga aceitá-la tão facilmente eu não perco a noção de que a vontade de Deus é sempre boa e sempre agradável é por isso que independente da resposta que eu venha ter da parte de Deus as minhas orações já começo adorando porque adoração ela é o fundamento adoração a Deus o reconhecimento de quem Deus é antes de reconhecer as minhas necessidades e as necessidades dos outros oração começa a reconhecendo Quem deu certo pai nosso que estás dos céus ele é soberano ele é céus ele
é majestoso ele é perfeito ele não é como os homens ele está nos céus os homens estão na terra e esse reconhecimento nos orienta na nossa experiência de oração e Tiago está dizendo que a prática da oração tanto intercessora como também de ações de graças deve contornar a vida e a experiência dos cristãos verdadeiros mas é muito triste a realidade de que com certeza um dos maiores sinais de fraqueza na igreja hoje esteja justamente associada com oração diariamente percebemos ou somos informados das necessidades espirituais e físicas alheias dos nossos irmãos do nosso país do mundo
Basta você ligar a televisão não precisa muito tempo não cinco minutos é muito você precisa só de um minuto para você ligar a televisão para você ser impactado com inúmeros inúmeros motivos para você interceder inúmeros motivos para você interceder e somos constantemente cercados de motivos para agradecermos pelas bençãos que os outros estão recebendo não somente nós não somente nós só o fato de termos chegado aqui hoje é um motivo de agradecermos a Deus já parou para pensar quantos riscos que Deus te livrou para chegar até aqui como nós não assistimos os anjos do senhor agindo
Amando de Deus sobre a ordem do senhor para nos guardar nós muitas vezes nem nos damos conta de que o senhor está nos guardando a roupa que vestimos o ar que respiramos a comida que tomamos todos os dias o equipamento de tecnologia que nos permite ter contato com pessoas de várias partes do mundo ouvir a santa palavra do senhor são tantos os motivos de ações de graças tantos os motivos então nós estamos sendo cercados constantemente de motivos para agradecermos pelas bençãos que os outros também estão recebendo e Jó é uma grande exemplo disso ele estava
orando pelos seus inimigos pelos seus amigos quando Deus lhe abençoou sobre maneira mais do que tudo que ele tinha antes Deus deu a ele em dobro há muita necessidade de oração a favor dos que estão sofrendo doentes e incontáveis motivos para louvarmos não falta oportunidade para que Oremos sem cessar ou seja de forma perseverante visto que o sofrimento nos lembra dessa necessidade e a suficiência Plenitude as nossas necessidades supridas são motivos para agradecermos a Deus motivos para agradecermos a Deus Tiago usou uma série de três perguntas seguidas de ordens para de forma clara e objetiva
exortar os cristãos sobre a importância da oração primeiro ele pergunta está alguém sofrendo Faça oração direto Sem Rodeios sem muita teologia você sabe que tem alguém que está sofrendo Faça oração está alguém Alegre Opa motivo de ações de graças envolve oração cante louvores verso 14 está alguém entre vós doente façam oração com óleo três perguntas respondidas de forma objetiva quanto a oração o sofrimento no verso 13 não é uma referência a doença física em vez disso é um fardo espiritual causado pelas provas ou mais escolhas e-mail a tentações a alegria deveria ser celebrada com ações
orações de ações de graças e os presbíteros também conhecidos como pastores das igrejas que atuavam em várias igrejas deveriam Orar pelos doentes os ungindo com óleo passando óleo sobre eles a ênfase que Tiago daqui é na importância da oração como uma arma espiritual assim como Paulo também descreve em Efésios Capítulo 6 e um meio de louvor em razão das Vitórias no Sofrimentos e é isso que se encaixa perfeitamente ao contexto segundo tudo que nós já examinamos essa epístola até aqui sua última exortação tem sido causa de muitos debates teológicos a experiência de ungir entre aspas
doentes com óleo e de práticas abusivas em diversas igrejas além dos debates teológicos você vê muita abuso eu fui uma vez uma programação trabalho missionário aqui em Goiânia numa outra igreja que não era Presbiteriana estava eu e a minha esposa e aí eu queria participar de um workshop depois lá da plenária E aí a workshop que eu queria participar com aquele preletor que estava ministrando já estava lotado e eu não podia participar Então eu fui com a minha baixinha para lá e sentamos ali para participar tinha vaga e sentamos para poder participar daquele workshop que
tinha a ver com oração e já no início a pessoa mostrou lá três potinhos com olhos né E foi falar sobre a questão da unção com óleo e eu me lembro que um dos olhos tinha um rótulo que ela colocou que era Unção Do caráter de Cristo Então ela ela a pessoa que tava ensinando ela ela queria nos convencer de que se passasse aquele óleo nós íamos receber o caráter de Cristo [Risadas] aí eu dei um tapinha assim na perna da minha esposa se você quiser ficar aí pode ficar aí levantei ó e fui embora
eu olhei para trás ela tava atrás de mim não dá não dá é muita muita tá muito fora da Bíblia um negócio desse né passar um óleo e você recebe o caráter o caráter de Cristo tá muito fácil né pecado não existe a sede a cobiça do coração não existe né então é muita heresia tem muita abuso nas igrejas em relação essa prática de passar óleo na cabeça das pessoas tá então nós vamos dedicar maior atenção aqui observando atentamente o texto o texto da palavra tá e o contexto também dessa pista é isso que nós
vamos observar aqui com um pouco mais de tempo então há diversas interpretações sobre este texto a oração com óleo é suficiente para a cura de doenças então Alguns vão advogar que não precisa de remédios ir no médico é uma negação da fé e da confiança em Deus e basta então orar e passar o óleo e tá tudo resolvido então Alguns vão com base nesse texto eles vão ensinar isso só que eu imagino que você como eu já viu muitas experiências dessas de passar óleo com pessoas enfermas e elas continuaram enfermas negócio funciona assim Como se
ensina não né então alguém muitos vão dizer que com base nesse texto que basta orar e passar o óleo e isso está suficiente a Igreja Católica Romana ela usa essa passagem para embasar principalmente essa passagem para embasar um Sacramento que é o sacramento da Extrema unção então eles vão a casa eles vão no hospital e ali eles fazem um ritual chamado de extrema unção sobre o enfermo e sobre o Enfermeiro espaço um óleo para que de uma maneira especial aquele que está parecendo enfermidade ele receba o dom divino né da cura receba a solução para
a sua enfermidade uma outra questão também um outro interpretação que é muito comum em cima desse texto de que a oração porque veja só Thiago fala a oração diz assim no verso 14 chame os presbíteros da igreja e estes façam oração então oração é um elemento sobre ele ungindo com óleo o óleo é um outro elemento aí a pessoas que interpretam essa passagem da seguinte maneira a oração ela deve ser associada Com remédios e o óleo que era usado inclusive como caso de Ezequias o óleo era usado como caso da parábola lá de Lucas Capítulo
15 é que o Samaritano usa o óleo sobre os ferimentos então o óleo ele era um um meio um instrumento uma substância que se colocava sobre ferimentos para fazer uma assepsia sobre o ferimento então ele tinha um fim medicinal então alguém vai dizer que o óleo aqui ele representa a ciência farmacêutica Então você precisa da oração como uma experiência espiritual mas você também precisa dos medicamentos você precisa médicos Então as duas coisas precisam dar em conjunto tanto oração como também os remédios e os médicos todas essas divergências resultam de divergentes interpretações sobre o que Tiago
Está se referindo aqui a doentes que a gente foca muito sobre a oração e o óleo o que essas palavras significam no texto mas nós precisamos ir um pouquinho antes examinar o que Tiago está falando aqui de doente que é uma outra palavra chave na passagem que não pode ser ignorada no nosso na nossa interpretação tudo no texto não sugere que Ele se referiu a doença física e sim a uma doença de natureza espiritual pelos seguintes motivos e aqui eu coloco nas minhas pesquisas pelo menos três razões porque eu acredito que Thiago esteja se referindo
a doença de ordem espiritual primeiramente a palavra doença doente é um verbo não é um sub ao vivo não tá se referindo a pessoa doente um adjetivo né uma qualificação do substantivo ele está usando um verbo e esse verbo ele é composto por duas palavras uma partícula a no grego que dependendo do contexto tem um significado de negação por exemplo a teus teus deus A negação a teu significa negar Deus aqui essa partícula está presente atenu ou asteno é a palavra grega ele usa a como negação e externo que isso significa fortalecer é um outro
verbo verbo fortalecer então contra fortalecimento qual é o significado etimológico natural literal deste verbo literalmente significa fraco literalmente significa fraco embora seja usado nos Evangelhos para doenças físicas a maior parte de suas ocorrências como em atos e nas epístolas se refere a uma enfermidade a uma fé enfraquecida a uma conduta cristã imatura E aí nós temos alguns exemplos em Atos 20:35 Romanos 6:19 Romanos 14 verso um Paulo diz sobre o débil na fé ou seja o fraco na fé e a palavra que ele usa ali é exatamente essa palavra primeira Coríntios 8 9 a 12
fala do fraco também da fé é a mesma palavra que aparece aqui então não podemos imediatamente olhar na Língua Portuguesa e dizer se refere uma doença de ordem física calma porque não é bem isso que Tiago Está se referindo aqui segundo argumento este entendimento ele se estende para o verso seguinte Olha o que diz no verso 15 e a oração da festa vará o enfermo pastor como é que o senhor fala que doente não é ambiente fisicamente né Aí você vai no verso 15 fala do enfermo Olha quem fala de enfermo a nossa mente está
tão viciada associar enfermidade com questões físicas que a gente não consegue parar e pensar que existe também enfermidade emocional enfermidade de ordem espiritual em relação à crenças Existem várias enfermidades relacionais enfermidades emocionais queriam enfermidades relacionais então enfermidade ela não está limitada apenas a um foco específico ela se amplia também como nós já vimos aqui então no verso 15 nós encontramos essa palavra e aqui Tiago usa um outro verbo o verbo cano cujo significado literal é exausto a mesma palavra o mesmo verbo que nós encontramos em Hebreus capítulo 12 verso 3 esse verbo aparece lá também
então ele está falando de uma pessoa fraca E aí no verso 15 ele fala de alguém que está exausto Por que que ele tá fraco porque ele tá exausto é como alguém que percorreu uma longa jornada e ele está agora desanimado Ele está enfraquecido ele está doente ele está enfermo ele não consegue mais ouvir a palavra de Deus amar a palavra de Deus ele não tem mais ânimo estímulo para obedecer a palavra de Deus ele está enfermo na sua alma Ele cansou de lutar contra as provas Ele cansou de lutar contra a natureza da sua
alma que o inclina para o pecado e ele está nessa luta ele tá nessa luta e de repente ele fala não aguento eu quero o mundo eu quero abraçar o mundo está enfermo ele está doente adoeceu tá fraco né Tá fraco terceiro argumento nós temos que ele associou esses dois verbos asteno e cano com cometimento Vamos ver aí meus irmãos que diz na passagem verso 15 se houver e se houver cometido pecados Veja a associação que ele faz esses verbos com pecados ele faz Associação com perdão de Pecados tá cometimento e confissão de Pecados verso
16 confessar pois os vossos pecados uns aos outros isso está no contexto nós não podemos pegar aqui o verso 14 isolar de tudo que tá acontecendo de todo o contexto da epístola e do seu contexto imediato Tiago está o tempo todo falando de questões de enfermidade verso 12 seja a vossa palavra assim sim não não aí você vai para os textos anteriores irmãos que estavam ricos e poderosos que estavam usando o seu poder da sua influência para arrastar crentes nos tribunais caluniando o nome que sobre eles era invocado como esses crentes estavam usando a língua
deles verso 9 para julgar e julgar mal e Thiago tá dizendo cuidado com as palavras saem da sua boca o juiz está às portas tudo que Tiago está tratando está tratando dentro do escopo de comportamentos cristãos e muitos estavam enfraquecidos na fé aí ele vem e fala de enfermidade doente a gente fala não tem nada a ver agora Thiago mudou completamente o assunto não mudou completamente de assunto ele associa esses dois verbos esses dois verbos e estendo e camo com cometimento de Pecados com perdão de Pecados com confissão de Pecados e a mais escolha de
alguns se desviando da Verdade lá na frente ele vai dizer no verso 19 se algum entre vós se desviar da Verdade e alguém um converte Veja tudo está apontando para quê crentes crentes enfraquecidos na fé Seu ensino esclarece que crentes enfraquecidos da Fé podem ser restaurados por Deus quando crentes fortalecidos e aqui no contexto presbíteros e também chamado de Justo intercede por eles ora quem que está caído quem que pode levantar aquele que está caído aquele que está em pé aquele que está firme aquele que está estabelecido esse aqui tem condições de tomar pelas mãos
do que está caído E levanta-lo então aquele que está mais fortalecido da Fé ele tem condições de se aproximar daquele que está enfraquecido da fé e rogar diante de Deus por ele e Oração do Justo muito pode pessoa eficaz Oração do Justo faz todo sentido se observamos os detalhes da própria passagem aí o nós ignoramos o que o texto está dizendo pegamos uma vasilhinha lá um recipiente com óleo vamos no hospital e lambrecamos o povo doente com óleo como eu vi acontecer no peru alguns anos atrás uma pessoa completamente equivocada na sua teologia passando o
óleo em monumentos que são históricos dos incas na cidade de Cusco e a polícia teve que abordar lá e foi um péssimo testemunho porque má teologia resulta em uma má ortopraxia comportamento a conduta a disciplina o hábito a rotina tudo passa a refletir má consciência abandona a verdade vive na mentira portanto é muito provável que Thiago não se referiu a acamados doentes ou enfermos fisicamente Mas aos que se tornaram fracos moral e espiritualmente em meio ao Sofrimentos que ele está abordando em toda a epístola Esses são os que devem pedir ajuda aos presbíteros pastores da
Igreja reconhecendo sua necessidade de restauração espiritual com oração porque se você observar ele diz assim no verso 14 se alguém está doente chame os presbíteros da igreja e estes façam oração sobre ele ungindo com óleo em nome do senhor quem que vai pedir ajuda gente ou nós que estamos vendo um irmão enfraquecido ou o próprio irmão enfraquecido e vai pedir ajuda aqueles que estão estabelecidos estão mais firmados na fé tá E aí isso se encaixa perfeitamente aquilo que Tiago está dizendo sobre é cometimento de Pecados Para que sejam perdoados e confessar esses pecados e confessar
esse pecado é o que nós na lida Pastoral lidamos aqui praticamente todos os dias pessoas entram no gabinete confessam seus pecados ela não vai confessar seus pecados publicamente mas ela tem ali um lugar onde ela pode confiar naquela pessoa preparada biblicamente não para expor opiniões pessoais mas para Expor a escritura e orientar com base nas escrituras e ela vai confessar os seus pecados será orientada biblicamente E alguém vai orar com ela alguém vai abraçá-la alguém vai se comparecer do seu sofrimento e vai rogar pela sua vida diante de Deus isso é cristianismo e todos nós
podemos praticar isso não apenas pastores e presbíteros mas aqui Tiago num contexto de uma igreja que estava dispersa conforme Lemos no capítulo um verso 1 os judeus da dispersão crentes em Cristo Jesus não tinha não tinha líderes preparados em todas as igrejas havia um pouco os presbíteros que tinham a responsabilidade de transitar em Muitas igrejas exercitando a sua vocação e cuidando dos crentes então chamem eles era um contexto de perseguição de frágil estabelecimento da igreja naquele território da chamada hoje Turquia então isso aqui tá no contexto isso aqui obviamente pelo sacerdócio universal dos crentes que
Nós cremos Nós não somos mediados por homem algum a não ser pelo homem perfeito chamado Jesus Cristo Todos nós temos acesso a presença de Deus pela fé em Jesus Cristo para interceder pelos nossos irmãos enfraquecidos na fé todos nós este entendimento é amparado pelo ensino do apóstolo Paulo em primeira Tessalonicenses 5:14 de que os crentes mais fortalecidos exortassem os insumimus encorajassem os desanimados que a palavra desanimado ali ela pode ser traduzida também como a covardado ou tímido uma outra tradução possível e amparassem os moralmente fracos a palavra fraco que aparece ali é o mesmo verbo
que aparece aqui no texto de Tiago asceno a isenção de Tiago foi para que os presbíteros orassem sobre os doentes entre aspas ungindo-os com óleo em nome do senhor o verbo ungir é tradução da palavra grega a lei fu que significa esfregar ou alisar e não a crio que é ungir cerimonialmente a mesma palavra que aparece em Apocalipse 3:18 sobre ungir os olhos para que vejam assim não faz sentido de que Tiago tenha se referido a uma unção cerimonial ou ritual como meio de cura divina para doenças físicas mas a prática comum de usar o
óleo como meio de restaurar amar aparência a mulher por exemplo um giro os pés de Jesus na casa do fariseu Jesus entra o fariseu não ofereceu água para lavar os pés Nem olho para um giro a cabeça mas a mulher chamada e descrita pelo texto de Lucas Capítulo 7 como pecadora ela entra ela derrama suas lágrimas sobre os pés de Jesus e com guento ela unge os pés de Jesus e ela não parava de chorar diante dos pés de Jesus a aparência dos pés de Jesus não estava nada boa e como eles andavam em terrenos
de deserto peregrinando de cidade em cidade era comum os pés estarem cobertos de pó ao entrar na casa de uma pessoa era comum mulheres escravos e crianças com a bacia de água num ato de cortes limpar os pés dos que estão dos convidados Jesus entra na casa do fariseu fariseu não teve a menor cuidado com os pés dele que estavam com aparência ruim então por que que a mulher limpou os pés com as lágrimas Lágrimas e ungiu com unguento para melhorar a aparência dos pés de Jesus um outro exemplo dado pelo próprio Jesus e Mateus
capítulo 6 quando você jejua lave o rosto né e passe um hidratante eles passavam óleo também na face que tinha um uma utilidade cosmética cosmética para melhorar a aparência para não demonstrar publicamente que você estava jejuando porque o jejum é enfraquecia ao lavar o rosto e passar o óleo melhorava a aparência daquele que estava jejuando o ponto de Tiago é que o doente enfermo moralmente seja revigorado pelo cuidado Pastoral dos presbíteros com orações enquanto o uso do Óleo neste caso específico seja usado como o sinal de consagração a Deus de compromisso restaurado com a Santificação
de seus pecados e aí nós temos referência Porque vão não podemos nos esquecer Tiago era um judeu criado dentro do Judaísmo com tradições e mentalidade toda forjada no judaísmo e ele estava se inscrevendo para quem Para judeus convertidos então da onde que Tiago Tira e é o único lugar no Novo Testamento que nós temos essa referência de orar ungindo com óleo é somente a quem Tiago da onde que Tiago tira isso aí você vai lá para as leis cerimoniais você vai ver Moisés ungindo por exemplo Arão o consagrando para o ministério um vindo com óleo
e Salmo também Salmo 45 verso 7 fala também sobre essa questão eu separei uma passagem aqui de Hebreus Capítulo 1 verso 9 diz assim a marcha justiça e odiaste a iniquidade você se foi convertido você abandonou o pecado por isso Deus o teu Deus tinha ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros tem alguém andando com óleo derramado pelo próprio Deus sobrenaturalmente sobre a cabeça por aí ou o óleo é um símbolo de uma marca de alguém que está consagrado ao Senhor para o crente cansado desanimado e angustiado a restauração é
garantida e Oração do Justo ficasse para esse fim no propósito de Deus aperfeiçoar fé nas provações e livrar das ciladas das tentações que a restauração espiritual não física é Clara pelas evidências do próprio texto e contexto de tudo que Tiago ensinou desde o primeiro Capítulo se alguém foi reprovado nas provas da Fé você deu as tentações a esperança de perdão e restauração à comunhão cura que ele fala no verso 16 aqui para que Seja Curado né ou para que seja aperfeiçoado restaurado seu estado perfeito se confessar os pecados e recorrer a assistência da Oração do
Justo tudo isso nos leva a última argumento de Tiago na sua epístola que crentes doentes enfermos são responsabilidade dos demais membros da igreja tem alguém doente não ignore chama os presbíteros ofereça assistência a esse querido que se encontram mais fortalecidos principalmente os presbíteros e a última parte diz assim verso 19 verso 20 meus irmãos se alguém entre vós se desviar da Verdade e alguém o converter saber que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de Pecados Este é o décimo segundo ensino que Tiago está
resgatando dos dos ensinos de Jesus no sermão do Monte que é o ensino de restaurar relacionamento quebrados em Mateus 5:21-26 Nós lemos ouvistes que foi dito aos antigos não matarás e quem matar estará sujeito a julgamento eu porém vos digo que todo aquele que sem motivo será contra o seu irmão estará sujeita julgamento e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento no tribunal e que ele chamar tolo estará sujeito ao inferno de fogo se pois ao Trazer eles ao altar a tua oferta e ali te lembrares de que irmão de que
teu irmão tem alguma coisa contra ti deixa perante Altar A tua oferta vai primeiro reconciliar-te com teu irmão e então voltando fase a tua oferta entra em acordo sem demora com teu adversário enquanto estás com ele a caminho para que o adversário não te entrega ao juiz o juiz oficial de justiça e seja recolhido a prisão em verdade te digo que não sairás dali enquanto não pagares o último centavo Jesus ensinando sobre relacionamentos quebrados e como lidar com eles Esse é o último ponto último argumento aqui de Tiago onde ele vai ensinar que nós resistimos
as provas e tentações da nossa carne perseverando na reconciliação dos desviados da verdade então aqui Tiago foca o ensino de que recuperar os que se desviam na verdade reflete a glória da salvação dos perdidos planejada por Deus porque os seus pecados são cobertos da onde que ele tá tirando isso Salmo 32 verso 1 Salmo 85 verso 2 também primeira pedro capítulo 4 verso 8 fala sobre o amor cobre multidão de Pecados é em primeiro João Nós lemos verso Capítulo 2 verso 1 verso 2 lemos o João falando sobre Jesus como a o propiciatório a tampa
que cobre aquilo que dentro da arca apontava para o nosso estado de Condenação e ali sobre a tampa do propiciatório era derramado o sangue pelo sacerdote e João está falando que Jesus é é a propiciação dos nossos pecados é ele quem nos cobre dos nossos pecados ele preferiu concluir sua epístola com palavras de encorajamento aqueles que em meio a Sofrimentos ainda estava em condições de ajudar outros segundo a sabedoria que Deus lhes havia dado conforme Lemos lá no capítulo 1 verso 5 se alguém necessita de sabedoria no meio dessas provações peça a Deus e ele
dá de forma abundante livre liberal e esses na sabedoria divina estão em menores condições para passar pelas provações divinas pelas provações da fé os errantes precisam ser trazidos de volta Tiago não se referiu a evangelização ele não está se referindo aqui a evangelização mas a cura que significa aperfeiçoar restaurar converter voltar ele está indo por um caminho errado e ele então é convencido a voltar isso é converter porque o cristianismo é abençoado e também abençoador eu quero terminar fazendo aqui rápidas considerações Thiago pensando agora em toda epístola esse é o nosso último estudo expositivo desse
epístola Tiago deu instruções Claras sobre Como alcançar santidade prática e maturidade espiritual nesse epístola suas exortações elas foram bastante objetivas e visaram esfaquear as consciências sei que eu estou usando uma experiência uma expressão bem forte né mas talvez uma uma expressão que ilustra bem o que que acontece conosco quando nós estudamos epístola de Tiago como as suas palavras elas elas confrontam a nossa consciência como elas confrontam o nosso coração nossas motivações nossas palavras como Tiago denuncia as nossas condutas erradas e ao mesmo tempo como ele inspirado pelo Espírito está o tempo todo apelando para o
arrependimento para a correção das nossas condutas para fé em Jesus Cristo para obediência a palavra Senhor então é assim que eu vejo Tiago como que com uma espada esfaqueando a nossa consciência a cada frase a cada capítulo em toda sua epístola com almas de seus amados irmãos de Deus persevere com confiança sirva com compaixão Fale com cuidado submeta-se com humildade e compartilha a graça que recebeu é assim que ele termina cuidando dos nossos irmãos nós que recebemos a graça de Deus vamos compartilhar isso com os nossos irmãos e abençoá-los tentar ajudá-los nas suas fraquezas nas
suas dúvidas tentar salvar é muitos destes que estão cambaliando nas dúvidas Como diz Judas na sua epístola no final da sua epístola tentando salvar alguns que ainda estão na dúvida um crente deve ser o que Deus quer que ele seja fazer o que Deus quer que ele faça dizer o que Deus quer que ele Diga sentir o que Deus quer que ele sinta e compartilhar o que Deus quer que ele compartilhe a maturidade espiritual envolve todos os aspectos da vida da vida cristã todos os aspectos da vida cristã são tocados pelo Espírito de Deus através
da serpista e Que Deus fortaleça a nossa fé Para vivermos com precisão o máximo possível segundo a fé que o Senhor tem nos dado aquilo que nessa epístola fomos instruídos em todos esses estudos e que a boa mão do Senhor seja sobre nós para nos abençoar vamos orar Amado Deus nós te agradecemos Senhor por toda essa jornada de estudo dessa tão valiosa epístola de Tiago obrigado pelos momentos de confrontos pelos estímulos das boas obras obrigado pela correção da nossa consciência teológica Obrigado Senhor pela exultação que visitou o nosso coração nos permitindo contemplar os planos e
os projetos misteriosos e grandiosos que o Senhor tem realizado não apenas na nossa vida mas a tua igreja como um todo a nossa oração é que o senhor continue nos abençoando e nos fortalecendo para resistirmos as provações passando por elas como aqueles que são bem-aventurados porque foram aprovados e dando-nos o Deus força e confiança cada vez maior na instrução da tua palavra para lutarmos e resistimos confiança a cobiça do nosso coração que nos atrai abandonar a lealdade para com teu filho que o senhor é o Deus na tua misericórdia perdoe os nossos pecados e se
compadeça de cada um de nós nós Oramos por isso em nome de Jesus amém amém