Liberalismo Teológico - Andrew Jumper Live - Augustus Nicodemus, Solano Portela, Mauro Meister

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Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper
Liberalismo Teológico - Andrew Jumper Live - Augustus Nicodemus, Solano Portela, Mauro Meister N...
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e aí olá sejam muito bem vindos a mais um andrew jumper live nessa noite e nós vamos tratar junto com o nossos irmãos professores doutores augustus nicodemus e solano portela a respeito do famoso senão famigerado um liberalismo teológico algo que nasceu séculos atrás e que a afetou e afeta a vida da igreja como um todo ao redor do mundo nós vamos ter uma breve e palavra de oração e logo depois nossos irmãos augustus e solano vão dar o seu boa noite também senhor nós vos rogamos que essa conversa que aqui teremos seja proveitosa seja abençoada
e seja o deus para a edificação é do teu povo dá-nos a deus sabedoria permite-nos falar com a graça que é própria daqueles que são teus filhos para que o teu povo e a tua igreja e assim como a nossa escola o andrew jumper sejam abençoados é a oração que fazemos um nome de jesus amém eu tô augusto a e esse boa noite mauro boa noite falando boa noite todos vocês que estão acompanhando nossa expectativa é que essa live gravada seja benção na sua vida pode ser esse assunto de tamanha relevância e impacto na vida
da igreja a terra boa noite augusto boa noite mauro e a todos aqueles que nos assistem nós realmente esperamos que a gente possa a lucy dar alguns pontos desse tema que como disse o almoço é tão importante para a vida da igreja e para nossa compreensão geral até do e é liberalismo seu sentido mais amplo é muito bem muito obrigado e você que está aí nos assistindo e se acomodando na cadeira por favor lembre-se de inscrever-se no nosso canal clicar o sininho deixar o seu like que fazer um comentário essas coisas posicionam o nosso vídeo
melhor aí no canal do youtube mais pessoas vão poder assistir e terão esse vídeo apresentado a elas então deixa essas coisas porque elas vão nos ajudar e como um presente para você queria lembrar que a nossa revista teológica fides reformata uma publicação já de mais de ou de 25 anos do centro presbiteriano de pós-graduação andrew jumper ela está online e você pode baixar gratuitamente você segue o link que vai aparecer aí no seu chat e você vai ler os artigos das nossas res e essa edição específica é um lançamento de 150 anos da celebração da
vida do da instituição da qual nós fazemos parte que é o instituto presbiteriano mackenzie então vá lá clica aí no link no chat e você vai poder baixar e ler os artigos da nossa revista então sem mais delongas vamos aqui as nossas perguntas sobre o liberalismo teológico dr augusto de começa a falando para nós um pouquinho sobre liberalismo o que é um liberal e o que seria liberalismo oi mauri e queridos irmãos oliveira é o nome que se dá a geralmente a um movimento ateu lógico que te vinícius depois o tempo depois da reforma protestante
depois de surgir pelo mesmo e que basicamente entendia que a verdade ela poderia ser alcançado através do raciocínio livre do uso livre da razão sem a tutela da igreja e sem a tutela da religião basicamente os liberais queriam conciliar os achados novos da ciência a como por exemplo àquela altura já ideias evolucionistas eles estavam surgindo eu juntamente com a filosofia racionalismo queriam conciliar esses avanços a que superavam como avanços com a fé cristã e tentaram então uma reinterpretação da do cristianismo e particularmente da bíblia e pudesse acomodasse e a esses novos e e e então
esse nome recebeu o nome de e o imperialismo é o lógico um liberal sim fiquei naquela época e hoje e vai mais ou menos nessa mesma direção tenta acomodar meu fazer uma leitura da bíblia e da bíblia e da teologia da fé cristã a partir dos avanços cobertas e declarações afirmações da ciência moderna da filosofia e assim por diante e infelizmente sempre em detrimento de uma leitura simples natural e literal da palavra de deus o amaury augusto acho que uma das coisas talvez que confunda um pouco a o entendimento nessa dia muitos dos que nos
assistem aqui é que essa palavra liberal tem diversos sentidos não é liberal pode significar aquele que não gosta de regras e desafia usos e costumes em comportamentos vestimenta no sentido político e econômico é a palavra designa aqueles que querem ver o poder do estado limitado querem se libertar das amarras do estado e trazer mais força então a iniciativa privada então esse é o sentido até europeu que é trazido muito para o contexto do nosso país no que diz respeito à liberalismo fora da esfera eclesiástica né agora é os liberais no sentido norte americanos são exatamente
o oposto e fala aqueles que é querem mais controle é do governo e querem a esse é o governo regendo com mão de ferro agora o nosso foco aqui e nós vamos nos concentrar nessa vertente que o augusto trouxe aqui e é o liberar o teológico né aquele que considera a bíblia apenas um reflexo humano de religiosidade e não a palavra inerrante de deus aqueles se contrapõe aos teologicamente conservadores daqui abraçam as escrituras o teísmo clássico e firmam suas doutrinas através de uma visão bem alta da bíblia ela é aceita como revelação divina e a
pessoa de deus é em ele disse que é na palavra de deus e faz as coisas que ele disse que faz e tem feitos na história bom então esse livro espera alismo claramente não conservador é aquele que nós estamos abordando aqui nesse nosso tempo né o ok mas só para esclarecer um pouquinho aqui nosso ouvinte existe assim uma uniformidade nesse liberalismo desde que ele nasceu ele só tem uma só tem uma matizo ele só tem um jeito de se apresentar ou existem diferentes formas que o liberalismo se apresenta eu tá falando liberalismo t ah sim
cadê alice teológico isso ele ele nunca ele nunca e dentro dessa e se encontra os professores o pioneiros liberar lógico que ainda queria uma ter de alguma forma o tipo de inspiração bíblica ou de veracidade da escritura a como por exemplo o deísmo e o movimento que tem sede na inglaterra então eu conseguir manter a existência de deus de fato ao deus que criou todas as coisas só que se deus ele não se envolve com o decurso da história ele não interveio ele não faz a história segue um curso natural é regida pela lei da
causa e efeito e não precisa de deus para explicar os seus fenômenos então alguns de listas pelo menos consideravam a existência de deus é o próprio que ele havia dado origem a tudo embora para poder bater corpo a ciência eles queriam negar a necessidade de um deus para que o mundo viesse a funcionar então a matizes aí no meio embora todos eles estão unidos por esse propósito grande para acomodar a escritora ea teologia cristã aquilo que eles consideram a como uma fonte maior do conhecimento que a razão e que é mediado tem como instrumento a
ciência como instrumento a ciência é acho que acho que essa é exatamente o que une todos né esse descolamento da palavra de deus e você trazer e a intuição o a própria razão como sendo fonte de conhecimento na área metafísica e esquecendo sido a grande revelação divina o ok muito bom igual a pergunta quando é que esse movimento começou como é que ele se desenvolveu dentro eu tô subindo aqui que ele apareceu dentro do ambiente teológico e e depois caminhou para dentro do ambiente eclesiástico geralmente se a conta o o o início do liberalismo teológico
como movimento na como movimento bem consagrado e bem definido aí no final do século 17 início do século 18 com a explosão do do racionalismo aguentar racionalista ele queria autonomia do homem no que diz respeito à descoberta da verdade até então a igreja havia tutelar água né essa católica era detentora do crescimento também essa altura os protestantes de aviso sim e eu também ocupando as áreas do conhecimento trazendo a visão cristã de mundo para todos esses apartamento e os racionalistas eles estavam interessados em pensar livremente sem o pressuposto da religião sem o pressuposto da existência
de deus não acredito que o surgimento do racionalismo marca o início do movimento liberal uma vez que uma das características dele exatamente isso é o que não pudesse ser provado pelo método empírico método cartesiano que deve ficar são que a base da ciência não pode ser considerado levado em consideração para a realidade não coisas como a existência de deus milagres encarnação inspiração da bíblia profecia tudo isso uma vez que não pode estar sujeito aos processos científicos e agora equação isso é colocado no andar de cima né não há dado subjetivo da crença pessoal nunca morrer
de público e onde as verdades são determinadas pela ciência isso tudo aí tem início no final do século 17 do século 18 quando esse movimento entra nas universidades influencia as escolas de teologia e mais adiante vai entrar no riacho fundo 1 e aí a gente nunca pode esquecer que essa questão da separação do joio e do trigo isso é inerente a situação que a igreja vive no mundo que a pecado desde o antigo testamento você tinha obviamente as heresias gritantes a idolatria o esquecimento de deus mas várias tentativas nesse sentido escola as diferentes que começaram
a racionalizar mais do que procurar aquilo que estava encontrado nas escrituras e na igreja neo testamentária se a gente for aprofundar essa questão nós vamos encontrar até no lá no 144 da era cristã ou os ensinamentos de márcia o que foi comungado né e durante quatro anos ele propagou de forma bem amplos ensinamentos que ficaram pois eles como marcionismo talvez que mais se eu tivesse vivido em épocas aqui mais recente eu queria associado aos teólogos liberais porque ele ensinava que o deus e moisés e o deus dos judeus não era o deus dos cristãos então
já criava uma diferença aí uma dissociação ele colocou em dúvida a inspiração da bíblia quais livros deveriam ou não ser aceitos aí já vem o julgamento é racional e funcional de acordo com suas premissas né e chegou a formar uma própria relação dele não o plano de e máximo e depois essa tentativa sair de se descolar da bíblia como fonte energética ea autoridade existirão mais a cristalização de e como o movimento mesmo específico e conhecido como liberalismo isso é no século 17 final 117 118 como levantou o reverendo augustus aí oi ana e eu me
lembro nos cursos de teologia bíblica né ah ah um famoso texto de john philip gardiner e é de mil na verdade um discurso dele né na universidade em 1787 o discurso inaugural dele no qual ele faz claramente essa proposta né de fazer teologia sem as amarras da igreja né então a gente vê que nessa história ela vai caminhando lá para trás e a gente vai vendo o movimento aí se se desenvolver não é isso muito bom mais uma pergunta por que que você fala então eu especificamente de liberalismo alemão por que que a esse nome
aí para pega e o que que porque quem primeiro os primeiros teólogos até defender seriamente essa abordagem é que nós acabamos de mexendo aí eles eram professores da universidades famosas da alemanha como por exemplo o dinheiro onde criou-se a escola das religiões comparadas que tem como objetivo mostrar as semelhanças do cristianismo e outras religiões e mostrar que as fontes para os autores tanto do antigo testamento segundo na verdade era a conhecimentos outras religiões aqui não tinha realmente nada nada de novo principais liberais ou aqueles que são conhecidos favor precursores do movimento eles eram professores dessas
universidades e e por isso que ar o esse é o lógico ele fica conhecido como quero também o liberalismo alemão outros países da europa formou acertar tudo na verdade fora mas por exemplo tava na inglaterra como eu já falei ela ficou marcada mas quando surgimento do tem mesmo né onde filósofos e teólogos ingleses eles fizeram essa junção aí e eu já falei numa pergunta anterior mas a questão da abordagem bíblica o surgimento do método histórico-crítico e procura da explicações para o a formação do cânon bíblico do surgimento da bíblia isso tem originalmente pensamento e o
trabalho de vários teólogos alemães que se tornaram forrós todo o antigo testamento quanto do novo testamento no novo o mais conhecido no papel seria última as mas aqui mais para o final né sua liberação o que é lógico antigo testamento você tem o formato também que é mais para cá também logo tem mais proprietário para falar isso aí e outros que marcaram bastante a história da crítica né ana lígia a famosa crítica moderna da bíblia do método histórico-crítico em contraposição o método gramatical histórico que era o método que tem integrado vegetal no diário minutos por
excelência da reforma protestante é mas alemanha foi a sede de sentido e com lastro filosófico né bem muito bem construído pelo problema no el cant né sim sua crítica da razão pura tão filosoficamente ele fornece um lastro lá e marca é constrói em cima disso daí e você tem ele também se descolamento da das escrituras como fonte de autoridade agora coisa interessante sempre sem esqueceu o rei do que deu a visão histórica na dialética de regular da neta né não não tem você não tem uma revelação então absoluta que você precisa de uma uma tese
uma antigas e uma síntese nam mas sempre me intrigou muito augustus a questão de que é só e marcar ele era também de certa forma a pé a trazer uma abordagem racional a lista mas ele era de certa forma o místico não é muitas ideias ele muito no que ele escreveu eram coisas místicas assim sobre a fé e ultrapassa que há aqueles que esperam e conservadoramente e se distraem objectivamente em cima da verdade profissional uma posicional das escrituras eu não quero conseguir compreender muito bem essas duas faces dele com uma metade o o que foi
isso é maker e era bastante envolvido com a igreja aliás era bastante praticante o formato acreditava que o cerne da religião é o sentimento de independência de deus que é um sentimento universal e o que é que todas as religiões têm em comum a todos os homens têm em comum independentemente da religião que eles abraço é esse senso de dependência de deus então ele define a experiência religiosa como sendo o centro do cristianismo e portanto ele foi o livro mais famoso de pelos de hermenêutica ele propõe aqui a melhor parte só pode haver compreensão do
fenômeno religioso sejam entendeu que você tá falando sobre deus o que nós dois desfrutamos da mesma experiência bom então ele é o autor dessa a portagem psicológica a hermenêutica e aí você pode ver o resultado disso se o mais importante na religião se o centro da religião é a experiência com deus sexy tinha um dogma usando as palavras dele eu estou aqui mas e as proposições teológicas elas são irrelevantes o que importa é aquele momento que você se encontra com deus e tenha uma experiência com deus ainda que seja mediada pelos rituais da sua igreja
pelos jovens da sua igreja e tudo mas a doutrina e se ela não tem relevância né aparecer a bíblia se os fatos da bíblia são reais ou não sei o que a bíblia tá escrevendo a histórico não porque o que realmente importa é esse relacionamento com deus essa experiência deus tem já tem escreveu tese querendo mostrar a relação que existe entre a tese de lamarck e o surgimento do liberalismo florescendo e vocês pentecostal o movimento subjetivo vista que é porque essa questão da da do assédio do foco na experiência muito característica do movimento pentecostal pelo
menos ui do início do movimento agora já uma reação então atendido mas é o pai do liberalismo quanto do pentecostalismo claro a gente poderia questionar isso aqui é pessoal levantando esse esse esse ponto foi é interessante para o exatamente isso que eu tava pensando que isso traz alguns marcadores que devem pelo menos colocar alertas né no nosso caminhar no caminhar da igreja contemporânea oi e o misticismo quando ele transcende aquilo que é o misticismo saudável trazido na palavra de deus ele vai levar a uma colocação em segundo plano da própria palavra né e talvez uma
das coisas que tenham assegurado o pentecostalismo histórico pelo menos é que apesar de ter essa visão mística bastante aguçada mas eles nunca abriram mão das escrituras e aí nós vemos os alguns caminhos saudáveis ali pelo trilhados por algumas dessas serpentes porque tem ainda a amarra da palavra de deus que deus nos preserva de não trilhar em totalmente e o caminho do liberalismo né então e é muito interessante mesmo quando os alunos me perguntam né como é que historicamente a gente pode perceber como a alemanha né como a berço do liberalismo né ou pelo menos maior
fomentador a em função exatamente dessas filosofias e de se abandonam que segue o movimento histórico né vem o vem uma mesmo vem o o o iluminismo racionalismo e finalmente vai desembarcar no materialismo é e a gente vê que os movimentos eles esses movimentos eles vão colocando aí determinadas é paz né no suposto o caixão da revelação bíblica né a sendo um dos últimos exatamente aí nos anos 1800 a a a teoria que finalmente vem explica a origem da vida e agora não precisa mais da bíblia né agora não preciso mais de deus agora tá resolvido
a questão e como se não bastasse nesse mesmo período as grandes descobertas arqueológicas ao redor do mundo com a o decifrar de várias línguas antigas do antigo oriente próximo fizeram com que se descobrisse que havia muitos textos lá daquela época dos escritos da bíblia hebraica que eram semelhantes e aí então começou a ser colocar mais essa dúvida né é isso aí é o que se produziu na época e aí a bíblia foi sendo deixado de lado e em sendo a ou vista como um livro ordinário da literatura antiga né e aí na alemanha esses estudos
eles se tornaram assim a febre né nas universidades e exatamente os destacados da do ambiente da igreja né então esse líquido ainda que essas descobertas arqueológicas elas levassem exatamente a comprovação da bíblia sendo sustentada e através dos séculos né de forma confiável né mas a interpretação o ponto as premissas a interpretação levaram a isso e uma outra coisa que o o liberalismo nós vemos aí como ele ele inicia na atacando a igreja as bases da igreja mas ele transborda para a sociedade e ele as raízes dentro da academia são muito profundas e tal maneira que
apesar da gente tá falando aqui do gênesis e liberalismo alemão mas ele é levado com toda a força com todo ir para os estados unidos no final do 19 e início do século 20 com certeza muito bom se você quer saber mais sobre esses temas a eu quero apresentar a você uma oportunidade de estudar aqui no na nossa escola o andrew jumper nós temos vários programas de teologia que são completamente online e você pode estudar conosco seja na área de teologia sistemática teologia bíblica teologia aplicada ou missiologia você tem uma oportunidade o que que você
precisa para poder estudar num desses cursos você precisa ter um curso superior completo e aí você pode a apresentar sua documentação e ver onde estudar aqui conosco no andrew jumper basta acessar o site taí na tela cpj ponto mackenzie.br e procurar pelos nossos cursos de ead e você vai poder então e com dr augusto professor solano e vários outros professores nossos aí que dão aula nesses nossos programas muito bem vamos aí para mais uma questão mais uma pergunta doutor augusto numa ocasião você descreveu bultmann como um dos maiores liberais de épocas recentes o que é
que faz o indivíduo se destacar dessa forma o último não era luterano e bastante se destacou na sua época pela sua erudição última é é talvez é um os estudiosos mais mais capazes da sua época homem extremamente inteligente e portador de um vasto conhecimento não só das línguas antigas mas também da literatura e da história arqueologia e ele era realmente uma pessoa extremamente preparada e ele ela foi consagrado como sendo um dos maiores escolas e eruditos do novo testamento do século passado é só para mim por conta das suas perspectivas seminais o pioneiras do campo
da crítica bíblica mais particularmente da crítica da fórmula e era o método crítico com qual ele ele se identificou mais ela não pensamento ebute mano o o programa de bultmann seria tornar o novo testamento acessível ao leitor moderno influenciado pela pela submersas da ciência pelo evolucionismo pelo naturalismo não poderia não criei milagre não crê em milagres e não criam sobrenatural então o alvo de última ele diz o áudio dele era então respira bíblia pastor lamento novo testamento o seu dos seus relatos miraculosos das lendas e mitos e surgiram ali que foram colocadas ali e chegaram
ao cerne da mensagem bíblica que seria no final a uma mensagem bastante extenso o último acabou seguindo por esse caminho no final a filosofia dele era realmente specialista o o programa de último era tematizar o desmitologizar o novo testamento e forma que apresentasse o verdadeiro jesus jesus da história para ele o que nós temos no novo testamento não é o jesus da história mas o cristo da fé dos discípulos e os discípulos porque tiveram fé em cristo fizeram uma releitura e uma reinterpretação daquele jesus histórico que eles conheceram que era uma pessoa mal era um
judeu inerante à semelhança dos antigos profetas e atribuíram a jesus coisas que ele nunca havia se alto atribuído a começando com a messianidade a em seguida com a ideia de que ele é senhor e finalmente na última etapa do que ele era deus são paulo sendo talvez o principal responsável por isso então ele viu o novo testamento a cebola e o núcleo que é na história e com várias camadas em redor escondendo núcleo você chegasse no que você tem que descascar sigo ele inclusive tem a ele mostra como determinado se você todos os textos que
tratam jesus como é messias esses são mais próximos do original tem origem ali em jerusalém na qual os primeiros cristãos judeus depois vai para o helenismo a ideia de jesus vai para o gente dormir lá quem era jesus recebe para essa carga teológica hellenica ele passa o serviço com o filho senhor aqui com o tiveram título para possibilidades pagãs e finalmente enxerga o apóstolo paulo que acrescenta a última camada mitológica que trata jesus como sendo que fino e tal e última e assim o novo testamento e considerava aqui conquiste uma coisa ele disse que na
verdade nós não temos acesso ao jesus histórico através do novo testamento não tem como saber como ele era você tem novo testamento eu te ajudar a imaginação criativa da igreja da sé e para ele não tem problema porque o jesus que realmente influenciou a história que fez a diferença não é um é o jesus da história mas o cristo dá certo o tom não é diferente essa questão agora a última ele tem uma ele embora ele esteja dentro do liberalismo mas ele já tá na fronteira porque ele chegou à conclusão e que a busca seja
a última decretou o fim da busca do jesus histórico e começou lá atrás no início do liberalismo quem era realmente jesus última chegou à conclusão que não dá para responder essa pergunta porque eu nunca foi que nós temos ela tá cheia de milho que são os evangelhos restante do novo testamento então ele num certo sentido ele posting a busca do jesus histórico e ele acaba ele tem um pé no liberalismo e o pé nas novas hermenêuticas se vão dizer que a mesma forma como os discípulos leram jesus à luz da fé nós também lemos nos
evangelhos a luz da fé ou seja os pressupostos é que vão determinar o significado do texto não intenção o tutorial e assegurar a já está indo no entre os dois mundos né ele é portanto um dos maiores liberais provavelmente o maior e ele acaba com a busca do jesus histórico e abre a porta para as novas hermenêutica saiu de fax dar um e é interessante também augusto talvez uma ponta de ironia é que o bultmann queria se livrar de todos os mitos para chegar o keri de manel que ele chamava do kerigma terá a essência
o cerne aí da mensagem mas é paulo exatamente fala que se jesus cristo não ressuscitou seja paulo em relação o cristo das é com cristo da história o nosso querido uma é irmão né é vazio então o cristo real ele não subir existe fora da sua ainda infecção uma história né e eu uma pergunta ainda dentro dessa linha então você considera que bultmann apesar dele ser classificado tantas vezes como neo-ortodoxo ele tá mais para liberar o mesmo do que a opção com certeza última tá mais para liberal né quem foi contemporâneo dele ele chegou a
kkkk foi karl barth o parto e aqui é vai reagir contra a última e dá início a um movimento 30 assistir chance ar não consegue se vai por que preserva os resultados da crítica bíblica mas tenta salvar dizendo de deus nos fala mesmo através do uso perfeito como a bíblia né cheio de defeitos como é a vida e assim por diante mais com certeza ele tá muito mais liberal mas o professor solano introduziu aí na nossa conversa uma terminologia que não apareceu até agora quê que é um qualquer diferença entre então neo-ortodoxo e o liberal
que como é que a gente classifica essas duas coisas tá bom dando aqui algumas palavras iniciais é e o neo-ortodoxo ele ele não descarta a historicidade de várias coisas ele apenas esqueçam relevantes e ele cria essa visão de uma supra história que é exatamente o reflexo de coisas que aconteceram que não vale a pena você ir atrás delas para ver o que foi que aconteceu realmente e o maior desses desses temas é a ressurreição de cristo mas o que importa é como esses fatos impressionaram a vida dos cristãos aqueles que escreveram e qual reflexo que
aqui não faz na nossa vida espiritual então de certa maneira ele está trazem essa dicotomia para visão da fé cristã da vida da história entre uma história bruta e uma história do salvacionismo o história supra uma super história né aí eles colam' também a palavra de deus como sendo ao mesmo tempo simultaneamente reflexos de fé e revelações daquilo que é transcendente mais ao mesmo tempo confiável historicamente eu creio que esse seja um dos pontos aí que caracterizam os nossos roblox é bem como compreendendo bem que olhar neo-ortodoxia tem a exatamente esse nome porque ela se
apresentou no início como sendo uma ortodoxia uma preço por aquilo que a palavra de deus trás mas abstraindo-se dela como história termina ela colocando a vida em segundo plano e volta aquela questão de exaltar um certo misticismo na interpretação e aplicação da sé e é isso nos leva já tá caminhando para nossa próxima pergunta não sei se eu se doutor augusto vai emendar nesse nesse tema que é o que que o que que os generais teológicos pensam a respeito da bíblia né acho que a gente vai começou a tocar exatamente aí nesse ponto o google
grande o grande o grande desafio que o liberais tiveram que enfrentar era uma explicação plausível para estão full conteúdo da bíblia tanto no antigo testamento como o liberalismo crise em deus e não deus se revelou deus que falou aos profetas falou os apóstolos falou alguns autores e assusta os testamentos agora quando chegaram do racionalismo isso não era mais possível de ser mantido a vez que não tinha como verificar isso pelo método científico por isso que deus é um deus de milagres eram deus que podia falar fazer tudo aquilo que o bebê e quando chegar do
racionalismo e ficou fora da verificação científica e questiona se a sua autencidade então era preciso achar uma explicação plausível para os relatos bíblicos estão com origem ter não aconteceram como é que eles geram paranabi particularmente um novo testamento então eles tinham diferentes respostas para isso e tentaram achar essa resposta seguindo diferentes métodos métodos como a crítica das fontes aqui pontes eles usaram para isso fontes escritas ou aplica da forma qual foi o ambiente vivencial que deu origem a esse gênero que nós temos aqui o a crítica da narrativa o a crítica histórica então já essas
ferramentas eles usaram quase todos eles partiram desse pressuposto o relato bíblico ele não é histórico ou o que você tem labs ilha é e os autores do antigo testamento frio respeito de deus e aquilo que os primeiros cristãos pensavam a respeito de jesus de nazaré mas você tem jesus um canguru não nasceu de uma virgem numa do sobre águas no ressuscitou mortes nem mesmo é viveu depois da sua morte é o terceiro dia então a bíblia ela o que você encontra na bíblia não é o jesus da história ou deus verdadeiro faz aquilo faz o
cristo da fé e aquilo que os os judeus pedaços pensavam a respeito dele então tem muitas teorias deles para explicar porquê e essas histórias estão dentro da vida mas todos eles estão unidos por essa perspectiva bíblia ela não é the hut ela não é inspirada a bíblia não não não é historicamente confiável e o alvo da bíblia passar uma mensagem não transmitir informação nos liberar vizinho assim nós somos salvos pela graça então se é pela graça não é pela história então a história é irrelevante para a salvação a história relevante para a salvação uma vez
que a gente é salvo pela graça e pela fé aliás ele pede ele nós somos salvos pela fé e não pela história então o importante é que você tenha fé no que a bíblia tá dizendo independentemente aqui na verdadeira não alguma coisa aí parecida com que o solo acabou-se a fazer acordo sobre esse é o o almoço tocou no ponto aí chave que é essa premissa básica de que a bíblia não é inspirado e contém erros então se você parte dessa premissa o teólogo liberal passa a determinar o que deve eo que não deve ser
aceito se não tem uma fonte de autoridade externa então toda crença é subjetiva né e toda proposição religiosa ela é pessoal ela não pode ser normativa oi e o estudar a bíblia então isso é apenas um exercício meramente acadêmico para determinar como é que foi escrito e comunidade tem a questão de que comunidade o produziu nasci foi a comunidade look anna o petrina cada uma com suas peculiaridades introjetando na bíblia na palavra de deus para sua compreensão das questões e sem o valor normativo no máximo o valor místico né para atender a esta faceta da
humanidade é interessante né como tá o racionalismo levou a incredulidade na possibilidade de uma revelação objetiva de deus que nós cremos que é a palavra de deus que a escritura e isso ao invés de levá-los para o absoluto ceticismo que é o caso de alguns é levou um grupo a uma forma de misticismo é bem isso que me parece que forma eu o quadro e talvez a grande diferença que eu acho importante fazer entre a dentro do campo que eu chamo de heterodoxia que é o contrário da ortodoxia entre o liberalismo clássico e a a
chamada neo-ortodoxia não é a esse misticismo eu acredito e ele foi necessário entre aspas principalmente na época em que nasce a neo-ortodoxia porque ela ela vem exatamente ali entre as duas grandes guerras quando o grande continente é que era o berço que foi o berço da reforma protestante que nutriu né a fé para a população milhões de pessoas durante séculos a não tinha mais uma mensagem de esperança uma vez que o a revolução industrial a economia todas as coisas nas quais o homem naquele momento estava baseando a sua fé né foram por água abaixo né
foi um continente destruído arrasado então me parece que o misticismo da neo-ortodoxia foi exatamente a a saída que aqueles teólogos que também eram pastores preço como fazer para uma comunidade que no domingo pelo menos ali se reunir para ouvir né o ok gente muito bom que bom podermos conversar de novo é temos oportunidades outras além do nosso é a de no andrew jumper nós temos vários programas que são presenciais modulares para fazer estudar na nossa escola aqui em são paulo você não precisa se mudar para são paulo sempre pode vir aqui é são paulo talvez
três quatro vezes ao ano passar uma semana aqui conosco e você pode estudar nesses vários programas que temos aí nossa especialização em educação cristã nosso curso de revitalização e multiplicação de igrejas o nosso e-mail em liderança educacional cristã nosso mestrado em divindade nosso a mestrado em teologia e nosso doutorado em ministério quero convidar você a a ir ao nosso site sempre j mackenzie.br conhecer aí esses programas está de estudos e quem sabe você querendo fazer perguntas por favor lá nós temos todos os contatos nós estamos prontos aí para lhe dar informações sobre como você pode
estudar e você que está nos ouvindo aí nesse momento você é tem o o processo seletivo de vários desses programas abertos e você pode se tornar um dos nossos alunos para o próximo ano vai lá e conheça a os cursos e programas da nossa escola muito bem vamos aí para mais uma questão o que é que os liberais teológicos então afirmam sobre o nascimento virginal de cristo eu nunca nunca existiu isso é uma invenção dos discípulos jesus era filho era filho natural de maria e josé ou em alguns casos até de gente aí mais ousada
de um caso de maria ter algum soldado romano o homem caso extramarital aí bom então mais jesus não nasceu de uma virgem não foi gerado pelo espírito santo conforme o relato dos evangelhos e essa é afirmações dos liberais para eles isso não era uma construção da igreja primitiva depois de um tempo de reflexão sobre quem era jesus chegarem à conclusão de que ele era deus mas segundo eles me liberar jesus e depois isso é uma atribuição os discípulos jarro final do século primeiro lembrando que para eles toda essa datação do novo testamento é tradicional ué
não é que ficou cada vez coloca a maioria do novo testamento lá no final do século primeiro e para dar tempo para igreja é justificar jesus tornar jesus jesus da história no cristo da fé que se adaptação original elas hidratação conservador quase o tolo testamento tecido produzido antes anos 70 ele é verdadeira não teria tempo para imaginação criativa da igreja inventar esses esses essas lendas a respeito de jesus tempo para isso eles jogam tudo lá para o final do século primeiro e alguns livros para o século segundo conclusão de teatro e durante um tempo foi
mostrar acontecer alguma coisa as cartas de paulo especialmente as questionadas né colocaram então eles acham que isso aí essa gravação original é fruto das a última fase e que jesus era deus e que portanto ele tinha que ter um nascimento sobrenatural divino gerado por deus dorme com deus mais vezes no trem e o relato é verdadeiro só acho que igual temos mais uma vez aquela questão de como eles descartam lá a realidade de milagres bom e como procuram descolar os escritos dos seus autores explicitamente colocados lá e também e ea data reconhecida pela pelos conservadores
jesus então é olhado como se fosse homero homem e mais é se esquecem de que essa informação bíblica que é bíblica tá lá profetizado em isaías 7:14 tá registrado o cumprimento da profecia lucas dois ela é exatamente o que se harmoniza com os relatos da impecabilidade de cristo né mas tudo isso é descartado e eu eu creio que essa questão da rejeição do nascimento virginal de cristo é que levou o que já foi mencionado pelo augusto aí alguns minutos atrás nessa busca do à procura do jesus histórico né as inúmeras vidas de jesus o e
foram escritas aí começando com reimar aros e no final do século 17 início do século 18 aí e desencadeou vários livros procurando se inscrever né porque a vida de jesus tá bem escrita na bíblia mas se reinscrever a vida de jesus então aí é tudo tá consistente com a premissa de rejeição do que é milagroso do que é intervenção divina na história do amanhã idade tá bom eu imagino que se aplica se essa verdade ou essa essa possibilidade né lá por assim dizer para o nascimento virginal a mesma coisa vai acontecer quanto a ressurreição de
cristo não é isso é não vai ser aceita como o histórica né é é exatamente jesus ele não ressuscitou dos mortos fisicamente nenhum sentido e a ressurreição de cristo ela ela cristo ressuscita no kerigma e super bolt fala na cristo ressuscita no kerygma é a pregação a respeito dele ea compreensão da razão pela qual ele morreu e o torna resolver mais ou menos ele diz que os discípulos tinham essa expectativa o que havia uma expectativa a respeito de jesus com relação ao messias e mas essa expectativa dos discípulos se perdeu quando ele não foi aceito
pela liderança judaica e foi entregue aos romanos e foi morto e com isso a esperança dos discípulos teria corrido só que naqueles três dias refletindo eles finalmente compreender porque é que jesus tinha morrido e era para salvar o seu povo dos seus pecados coisa que jesus nunca tinha dito coisas que coisa que eles nunca antes e mais foi assim essa foi a resposta que eles deram deram para o aparente fracasso da missão de jesus jesus teria vindo para reformar o judaísmo foi completamente rejeitado a acaba morrendo uma morte aqui no miniose ser discípulos todos decepcionados
então eles vem com essa ideia e que na verdade a morte dele é foi uma voz que nos nossos pés cabos e ao dá sentido a morte de jesus ao dar a proposta uma morte de jesus jesus ressuscita a sua morte deixa de ser a alça e razão e passa a ter um significado profundo transcendente é lógico jesus ressuscita nessa recuperação para um propósito da sua morte e é pregada pelos discípulos na que é o kerygma então é nesse sentido que jesus ressuscitou e não no sentido carnal e ele não não ressuscita não ser na
lembrança na pregação e na explicação da sua morte através dos discípulos é é assim que os liberais clássicos entendiam isso aí é interessante que nesse entendimento do eles emulam aqui né a visão do estado dos seus né e nos tempos neotestamentários bíblicos vale da vida de jesus eles não acreditavam na ressurreição é mas esse é um dos picos pilares essenciais a historicidade da ressurreição dos pilares essenciais da fé cristã paulo escreveu primeiro coríntios 15 todinho para a reafirmada a veracidade não somente teológica mas histórica da ressurreição em romanos 10 9 também de faz referência a
isso ea ressurreição é um daqueles incidentes que é trazida pelos quatro evangelhos os detalhes dela né mateus 28 marcos 16 24 joão 20 então nós temos abundantes referências bíblicas a ressurreição mas se você descarta e milagres não ocorrem se você descarta intervenção e vinha na divindade de cristo o resto vai como consequência natural dessas premissas falhas né então assim para as próximas e elas vão mais ou menos caminhar no mesmo no mesmo aspecto né mas já assim meio que adiantando então a historicidade algo que não importa neve se jesus ressuscitou foi na mente ou no
coração ou não kerigma ou na mensagem aí né podia ter sido outra pessoa podia ter sido outro indivíduo né pra se ele fosse um cara legal bacana e dissesse palavras profundas talvez pudesse ter sido algum algum outro qualquer personagem né então o que a gente tira que tá e várias teorias né que foram formuladas teoria do desmaio e tudo mais para para explicar como é que gerou se o mito da ressurreição né é isso sim existe um jesus de fato né se esse jesus histórico existiu se essa maria existiu né porque e eu me lembro
ah não dos seminários que eu estudei e que tinha uma veia bem liberal estudei um livro de oscar cullmann que é a formação do novo testamento né e uma das coisas que eu me lembro bem aqui todo toda a introdução ao qualquer dos livros de paulo outros mais ou menos começar você embora a carta de paulo aos efésios não é de paulo e o livro tal não é então assim não há nenhuma conexão de fato histórica né e isso é e o mauro só para a gente te trazer essa discussão porque isso aqui gente não
é uma uma mera firula acadêmica que a gente tá discutindo mas tem relevância no dia a dia da igreja na década de 90 eu fui essa numa numa cidadezinha do interior aqui de são paulo meu tio morava lá e ele me convidou para ensinar a classe de escola dominical da igreja eu dele deu denominação que naquela época já era liberal reconhecidamente liberal e ele me deu a lição da escola dominical e comprar ensinar e era sobre os profetas e ali são todas se ocupava em destrinchar o livro de isaías lá em fazer aquela de extinção
dos liberais e dizer que ali nós temos três livros né e não apenas um só escrita em épocas diferentes varal e e depois que faz profetizadas aconteceram seja essas questões estavam sendo ensinadas ali ao povo que tava indo bebê com sede de saber sobre a palavra de deus mas a aula era de ataque a palavra de deusa esse é o liberalismo ele toma conta né ah e domina o pensamento os conceitos eu não fui fazer meu doutorado na áfrica do sul primeiro domingo que a gente tava lá eu fui lá a uma igreja e o
pastor foi começar um sermão ea meditação dele ele anunciou seria no episódio de davi e golias né e ele começou com a seguinte expressão a lei e não importa se isso aqui aconteceu mesmo ou não o serviço ou densidade não importa importa é a mensagem que nós podemos extrair etc e tal a pergunta oito ela vai caminhar então mais ou menos para mesma resposta né quanto a pecado original penalidade sobre o pecado inferno né o que que o liberalismo tem a dizer sobre essas coisas é ela mesmo botinha para carros liberado fez o relato do
gênesis particularmente os três primeiros capítulos ele é tudo menos históricos nunca houve realmente um pensando agora na questão do pecar com a dori sentido de que como relata o pis vocês vão a partir do pó da terra dele tirou a mulher solo feitos à imagem e semelhança de deus colocados no jardim sob provação né sobre teste uma árvore ea proibição de uma comer dela eles aqui não é lenda que é tudo benção mas nunca houve né pô adotar a teoria da alguma forma de da teoria da evolução tio a vida raça humana ela procede de
um ancestral comum é esse de um de uma cor em toda a vida e que através de sucessivas votações por acaso ao acaso e sem nenhuma orientação pela seleção natural foram escolhidas para determinar o futuro das espécies com levar então eles tem toda uma série de explicações para não receber o que lápis se você não recebe relatos gêmeos um dois e três pontos históricos então você perde o conceito do homem ser distinto da criação na portal do fica você fica sem base para afirmar o valor do ser humano você fica sem base para falar a
respeito da necessidade de uma redenção o que não há penalidade não houve queda não houve aqui de episódio de obedecer a deus e não é importante o homem é um a ouvir mercado o debaixo da juizo de deus pecado nesse sentido pecado é o imperfeição ou ainda alguma fase não não acabado do processo de evolução ou está evoluindo moralmente importante também não é um expert não existe a negação nada e todas essas coisas exatamente por conta daquilo que somente sendo agressivo nega não aceita historicidade a veracidade da bíblia é perto aí para qualquer teoria e
a teoria mais aceita por essa teoria da evolução da península tudo isso a origem do homem igual né claro né o castigo penalidade inferno inclusive a necessidade da morte de cristo na cruz porque o e é no máximo liberal vai dizer que o que ajuda o que a bíblia chama de pecado que nós reconhecemos tão pecado é uma disfunção social que vai ser remendada de alguma maneira né mas a a triste realidade e a bíblia retrata essa realidade é que o desespero e o pecado das pessoas ela é da humanidade é real né e ele
só há um caminho de salvação é que a jesus cristo joão 14 6 na ele é o caminho a verdade e a vida ninguém vai ao pai senão por ele a humanidade é não tem reconciliação com deus as pessoas não podem se reconciliar não ser pelo trabalho e pelo sacrifício de cristo na cruz e a sua vitória da morte então a humanidade está perdida em seus delitos e pecados é assim que a bíblia retrata é a é mas esse ponto ele recebe explicações diversas dentro do liberalismo e é esse tema da gênesis né como mitologia
ele volta né ele tá aí nas igrejas nas redes sociais ele tá o tempo inteiro sendo debatido trabalhado exatamente com aquele famoso ponto da explicação da origem da vida e lá no século 19 apareceu opa agora temos uma explicação para a origem da vida agora a gente não precisa mais da escritura da bíblia e além de deus ai por outro lado há o homem fica ainda carente de uma explicação e ele fica resolvendo uma coisa que eu me pergunto muito é porque que o liberalismo uma vez que ele ele nasce sobre uma discussão em torno
da bíblia ou da bíblia e aí ele desacreditada bíblia porque que eles continuam a estudar e a bíblia essa é a grande questão qualquer um que que faz com que eles continuam em eu conheci alguns liberais que eles não acreditam em nenhuma vírgula da bíblia mas conhecem o texto da bíblia assim como ninguém né de uma forma detalhada no grego no hebraico é impressionante isso né e é difícil muito difícil julgar as intenções do coração é só tem ganhar a vida né é com certeza a isso envolve também é aí né histórias completas a próxima
pergunta é a gente já tratou de certa forma também sobre a autoria dos livros da bíblia das profecias né e o que é essa famosa teoria e do j e d e p o que responder para você né que você põe antigo testamento então mas é mais eu eu tô aí trazendo para os convidados chamada hipótese documentária né ou de graça o house onde ele se partiu a bíblia e principalmente o na verdade o pentateuco né o nome jlp vem das palavras j de jeová é é de halloween o e de seriam os escritos de
eu ter o nome cuscuz passagem que foram incorporadas mais tarde e o pende priestly ou sacerdotais que vem depois ainda usar uma visão levítica não depois tem que uma casta de sacerdotais toma as rédeas da religiosidade no antigo testamento e as o js são aquelas passagens são de deus é referido por jeová e é expelido por eloir mostrando que foram redatores que fizeram essa confira essa compilação de tal maneira que o principalmente o pentateuco lar ele é totalmente é desfigurado de um alto a laika eu interessante aqui quando eu estava no seminário na biblioteca de
uma bíblia enorme e os auditores se deram ao trabalho de colorir essa bíblia não sei vocês cruzaram com essas edições aí onde eles colocam as cores daquilo que foi o redator j o relator é o redator de e o relator fez fica aquilo o verdadeiro arco-íris alguns a gente sempre tem o vidro que isso daí já morreu há muito tempo em círculos até acadêmicos lá fora mas aqui parece que tem vida longa ainda essa visão é isso mesmo é o que é um fenômeno bastante conhecido no meio acadêmico o que que as ideias começam lá
na europa ficam pioradas nos estados unidos e peças para o brasil onde são consideradas como novidade né ambos é bultmann que eu a funcionar até hoje tem gente descobrir no último hoje nas escolas de teologia e assim de branco como se tivesse descoberto a a última a teologia mas o apóstolo hipótese mais recente mais reduzido a expectativa já foi desacreditado bastante tempo inclusive pelo serviço chamado consulte mariano mais importante deles o rs kesman que tinha muita muito questionamento na com relação aos débitos ser o seu chefe então ficamos pessoal entusiasmado com isso tudo é tá
por isso você ainda encontra em escolas de teologia faculdade de teologia aqui no brasil especialmente aquelas ligadas às universidades públicas a você vai encontrar ainda professores e bíblia que ele só botar essa essa essa essas ideias aí então ruim embora ela já esteja ultrapassada secretar e deixar a sua marca não deixa o link para acionar o meu esposo bíblico do antigo testamento que é uma linha mais liberal ele leva em consideração esse a hipótese documentária ela continua ainda em uso muito embora como eu já disse a partir dos ensinos de última última considera que isso
seria alguma coisa osteria que se alguma coisa totalmente irrelevante e aqui decidido tem um tem uma coisa que não falou até agora né em reação até o método crítico ao liberalismo surge a chamada crítica canônica a política econômica com a mônica ela visa salvaguardar as escrituras desse retalhamento que foi feito aí é somente pela crítica da as forças após o comentário o novo testamento também um cartão do surgimento dos evangélicos a partir dessa crítica das suas é muito parecida com a crítica das fontes do pentateuco a crise da canônica o que ela faz ela disse
que o que importa é a bíblia que a igreja e quando a igreja canonizou gênesis igreja reconhece gênesis é no estado em que ele se encontra agora então o ela a igreja não canalizou o documento j nem o documento éden o bp eles por si só eles não representam lado faz uma vez que eles foram unidos e a igreja recebeu a comunidade recebeu ou sendo a um livro então é isso que interessa para nós é fazer uma leitura canônica e desde ficar preocupados com quem é o quem é o é quais são as características como
distinguir um do outro mesma coisa isaías né com aquela teoria de 33 autor três isaías diferentes o que importa é que a igreja recebeu isaías como o livro só nós temos uma leitura tá mole a crítica canônico ela veio com os pés corretivo né para a hipótese documentária crítica das fontes embora e é por um lago aqui no meu ver tem que a canon um bom corretivo para isso aí mas ela tem também algumas limitações é uma vez que no final ela tá bem não vai levar muito em consideração a questão da formação da autoria
e quem sabe até a historicidade o que importa é que a igreja recebeu a bíblia como ela está que a gente deve leila tendão ligamento e isso já é o dinheiro que é o pai aí a chamada teologia canônica né ele foi criticado na década de 90 foi estudar na áfrica do sul e o diretor do departamento de teologia da universidade de onde eu estudei ele escreveu um artigo tchau do significa criança em inglês né e ele escreveu um artigo é bem irônico chamado child child i a child's play and child is thrilled uma crítica
dizendo que a teologia the childs era uma brincadeira de criança né então assim existe aí um engalfinhamento entre os teólogos já dos círculos liberais cada pelo cada teoria né a tentando dançar sobrepassar o desacreditaram a teoria anterior mais um detalhe importante elas não morrem viu essa a teoria das fontes ela hoje ela não é aplicar eu tenho solano o pentateuco todinho coloridinho e eu conheci um teólogo alemão que um dos caras que eu conheci que mais conhece hebraico bíblico era impressionante a capacidade dele a gente fazer leituras semanais do texto hebraico a capacidade dele com
o texto hebraico e eu trabalho que ele tava fazendo naquele ano que eu tava lá na áfrica era é a teoria das fontes no livro de jeremias identificando fonte para os onde já não são mais essas originais jr dp já tem outras mas identificar fonte por fonte nos livros proféticos no caso era o trabalho que ele fazia ele gastar o dia inteiro fazendo isso ano após ano ano após ano isso é insustentável obviamente por academia para fazer esse tipo de trabalho e esse tipo de serviço né o interessante é que jesus em lucas 16 31
se refere a moisés e os profetas ou seja um reconhecimento tácito da autoria de moisés ou uma referência as escrituras do antigo testamento conforme os judeus a designavam né mas como se você não aceita aquelas palavras como sendo é mais elas foram e projetadas de acordo com o liberalismo séculos depois vale tudo né e bem a questão de dessa tentativa renitente doentia de fatiar a bíblia que se apresenta como algo se mencionou e dizer no livro de isaías é nós temos em joão 12 referências feitas a diferentes partes do que seria a primeira segunda e
terceira isaías mais colocadas todos somos vendo do profeta isaías isso cristo né então é ali são declarações neo testamentárias da integridade do texto do antigo testamento que o liberalismo obviamente teima em não reconhecer certeza professor solano fala um pouquinho sobre quem foi grace mexam e o que ele que ele fez como eu o imperialismo o grey's anatomy é o grande teólogo americano o ponto alto dele na história é porque ele manteve uma posição assim eminentemente conservador a dentro de uma igreja que estava caindo assim pelas bordas no liberalismo e o que hoje em dia é
a pc luz a né mais na época tinha outra outra designação e no final ele terminou sendo expulso os liberais conseguiram expulsar os conservadores da igreja o ponto principal dele era o liberalismo que estava campeando exatamente no nas missões da daquela igreja na junta de missões da igreja então é o liberalismo que já havia a avançado nos estados unidos e se enraizado nos seminários agora mostrava os seus frutos destruidores do campo missionário principal é principalmente na ásia e o acompanhamento do trabalho da mensagem desses missionários veio a a lume e veio incomodar grandemente aquele setor
conservador que começou a falar contra essas coisas ele fundou bom então uma junta independente de missões para poder fazer a triagem desses missionários e como consequência disso ela nos idos de 1920/1930 ele terminou sendo expulso da pc o s a e fundou a da época fundou a pca e depois mudou de nome para o pc edu não é não é a mesa pca dos dias de hoje né é ele é conhecido como o fundador da horta docs press pictures e da qual deriva também a bairro parece que ele escreveu então entre os livros que ele
escreveu e são todos muito bons ele escreveu um livro chamado cristianismo e liberalismo oi e ele esse livro ele permanece muito contemporânea até os nossos dias ele está disponível em português e ele é se posiciona contra o liberalismo que uma forma muito muito contundente muito lógica e ele chega e me muito caridosa eu diria até porque numa das questões levantadas assim se liberarem são salvos ou não ele disse nenhum homem pode dizer com segurança se atitude de certos indivíduos liberais com relação a cristo é ser salvadora ou não mais uma coisa é perfeitamente clara eu
vejo ou não cristãos de qualquer modo é claro que o liberalismo não é cristianismo então grande valor dele nessa controvérsia é identificar o liberalismo liberalismo não com o braço da fé cristã mas como uma força absolutamente antagônica grand augusto josé tem a oportunidade de estudar também numa dessas escolas que são frutos do trabalho de leite lá e possivelmente tem muito a acrescentar sobre essas palavras iniciais linhas aqui mas você ficou bem solano de estudar no westminster foi fundado exatamente pelo movimento literário pelo mexa tipo o sinal era neo testamentário né neotestamentário eu digo isso porque
minha área também né então tô puxando aqui abraço para minha sardinha e lembrando que esse rolo todo ele se concentrou no famoso se milagre o que era jóia da coroa né a da igreja presbiteriana um cenário de alta reputação muita qualidade de homens medicamento psicológico e preparados que paralisa poderíamos até dizer que entre os seminários lá eram entre os liberais eram mais conservador dos liberais né sem dúvida algo muito pior dos outros e ele já ele vinha se mantendo né mas a infiltração permanecer não restou ameixa a opção se não sair e juntamente com os
professores são da o seminário de westminster onde eu tive o privilégio de fazer o meu doutorado e o pós-doutorado também e lá no hall lá viu westminster na sala larga a sala de recepção tem uma pintura muito gigantesca né é e aí se esse pioneiro da fé o debate entre liberais e na época os que foram chamados de fundamentalistas fundamentalista exatamente que defendiam os fundamentos da fé seriam as bases da fé cristã contra o liberalismo teológico e o laser bem já chegou a dizer que uma separação entre os dois grupos na igreja é nessa é
uma necessidade urgente no momento isso falando naquela época mostrando que não poderia haver essa uma coexistência pacífica porque uma está tentando destruir a outra né hum é que está se mantendo na bíblia tá mantendo as verdades bíblicas a bíblia como sendo fonte do nosso conhecimento é transcendente das coisas reveladas por deus e o outro atacando aquilo que a fonte do conhecimento religioso e nós temos é a principal que foi a casa né dos grandes teólogos né o old prinston alexander hard warfield e mexam a marley burning e mexam então foi o último né desse os
outros tom é o winston é uma das das principais fontes de liberalismo teológico no mundo e no presbiterianismo né isso me leva a próxima pergunta quais as consequências do liberalismo dentro ah o corpo a pergunta né qual qual as consequências do liberalismo para igreja o mauro é você faz uma referência já mostrando como você tá ficava intrigado e são tão conta na bíblia e são contra as coisas que a bíblia fala vocês são contra a visão de deus que a bíblia apresenta porque é que continuam ainda né é insistindo em permanecer em na igreja eu
acho que o liberalismo é como câncer dentro da igreja cristã ele destrói sé destrói doutrinas destrói veracidade da bíblia mas ele só existe o liberalismo ele só existe dentro de uma estrutura eclesiástica ou de seus seminários ou seja o câncer ele existe quando tem um organismo vivo para se manter morre o organismo peças naquela naquele corpo não tem mais razão de ser ali e ele o dom a igreja à míngua doutrinariamente falando para se manter a consequência eu acho nos dias de hoje é a mesma dos dias de meio a meio já foi expulso pelos
liberais da igreja então se a igreja começa a adotar costuras liberais os liberais ganham a o controle da estrutura e o a visão conservadora a visão bíblica é o cêntrica da vida e das coisas conforme encontramos na palavra de deus ela vai ser mortal para para a própria igreja e nós temos exemplo disso muito contemporâneo nesses últimos os últimos dias até têm surgido publicações de um teólogo conhecido aqui ou uma palestrante o pregador conhecido dentro do brasil que tem colocado que não acredita e nada do que a bíblia diz ele acredita mas ele continua sendo
passou e continua batendo na igreja essa é a consequência do liberalismo a única coisa que ele conseguiu fazer foi negar você é evangélico né isso aí ele mas continua pastor continua pastor de uma igreja continua pregando eu não sei o que como é que usa a bíblia mas tá lá e aí a acrescentar uma coisa aqui que me ocorreu uma beast liberalistas acredita a bíblia como fonte de autoridade desacredito também a bíblia como referencial para moral e outras questões então você vai ver que existe uma conexão entre a champa a agenda é mais à esquerda
tô falando em termos morais e defende aborto eutanásia a ideologia de gênero e eu não conheço nenhum liberal que tem uma agenda de tirei não conheço todo liberal e o conheço ele tá alinhado à esquerda isso porque alguns valores eles só podem ser defendidos a partir da escritura pois é algo o proteção do feto proteção do embrião a gente só pode falar a partir do que a bíblia nos diz o valor do ser humano e que ele foi criado à imagem e semelhança de deus que importante ele ele tem tanto valor quanto já é plenamente
formado na vida adulta bom então a outra coisa para nossa a questão e sexo é tem a ver com neurologia o sexo biológico deus os fez homem e mulher com os devidos aparatos e tem uma vez que você tira esse relato sexo é uma coisa subjetiva ela não tá ligada a biologia a sua identidade sexual ela ela pode ser definida ela pode ser escolhida o determinada por você ou pela sociedade e sem qualquer conexão com o seu corpo com a sua biologia ir e outras questões também uma vez que você tira a autoridade da bíblia
ou esse tutorial da bíblia você é vai entrar por uma agenda moral ética e cultural mais associada como espiritismo outro exemplo essa questão da luta pela justiça pela questão econômica gente vê do nosso país a ester oi gente que vai defender evolução o que vai defender a ações mais radicais de se sentir é geralmente pessoal faz uma leitura baseada da teologia da libertação e é claramente influenciada pelo pensamento uma artista e de uma linha crítica da bíblia como leonardo boff leonardo boff jesus cristo libertador que eu vivo clássico aqui que diz que eu tô falando
leonardo boff ele é ele usa o método histórico-crítico para desconstruir jesus e o a narrativa do êxodo e para então reinventar aquela história como base para é o os movimentos libertários de uma pressão e assim por diante então o liberalismo alijar é consequências e em todas as áreas não somente né para nossa própria igreja temos de fé e a mais importante as mais questões culturais nas questões morais no debate público das questões e essa associação que faz uma tac aquele documento que onde se sustentam boa parte dos valores são defendidos profissionalmente e exatamente a bíblia
a palavra de deus essa é uma obrigação de fazer aqui ó ah e não é à toa né que a gente vê esse esse bater constante né no conceito de desconstruir os valores da cultura judaico-cristã né exatamente você destrói o o documento básico é todos todos querem as benesses e segurança de uma cultura judaico-cristã mas ao mesmo tempo se empenham em construir esses mesmos valores aí né é mais nada disso hoje do que a palavra de deus nos avisa né segundo pedro 21 assim como no meio do povo surgiram falsos profetas assim também haverá entre
vós posso os mestres os quais introduziram dissimuladamente heresias destruidoras até o ponto de renegar em um soberano senhor que os resgatou trazendo sobre si mesmos repentina destruição e nada de novidade então última pergunta liberalismo você encontra aonde no mercado da esquina no posto ipiranga só em denominações tradicionais históricas como é que o liberalismo da caminhando hoje em dia você já teve melhor viu ele já passou melhor ainda exista ele está presente eu creio que as concentrações são os cursos de teologia com reconhecimento do mec nas universidades públicas é ali onde tem uma grande concentração de
liberais e também nos seminários aquelas denominações históricas que já capitularam que já se renderam e abrir mão da doutrina da inspiração e infalibilidade das escrituras são uma vez que isso aí foi derrubado é a primeira pedra apenas o resto vem onde passa boi passa uma bolha uma vez que se nega ou deixa-se de aceitar a autoridade da escritura outra autoridade haverá que se levanta no caso a cultura no caminho da cultura então isso aconteceu com a voz de eliminações e alguns seminários de algumas denominações históricas elas têm é presente é claramente o declaradamente liberado independente
denominação cadê denominação o quanto elas conheciam o vigiam né o cuidado dos seminários para que ensinem a palavra de deus corretamente mas é lá na escola pública de teologia pública reconhecida pelo mec e na dos seminários dos das igrejas tradicionais que já capitularam a abandonar o doutrina da inspiração ah e também é como existem essas instituições de ensino foram mencionadas pelo alguns nós temos é uma abertura e uma necessidade maior de professores de seminários às vezes conservadores de fazer em pós-graduação oi yasmim a pós graduação às vezes de setores que são basicamente conservadores mas é
feito nesses locais que são postos e liberalismo e aí temos visto vários exemplos onde a um deslumbramento acadêmico com a neurociência observo abordagem mais científica daquilo que é o texto bíblico a palavra de deus e terminam por cair presa de ideias liberais que serão carreados de volta as instituições que os enviaram lá nesse sentido do graças a deus pelo andrew jumper que é o bem cursos de especialização pós-graduação mais que pela graça e misericórdia de deus tem se mantido fiel às escrituras sobre a supervisão da junta de educação teológica da igreja presbiteriana do brasil e
também tido todo o ar e encaminhar nesse sentido o que eu posso dizer alguma coisa ainda ainda sobre essa pergunta às vezes acontece que uma denominação ela não é necessariamente liberal ela não acordou a sua confissão de fé onde tem algum item que resguarda a autoridade da escritura mas ela se tornou pomerânia ela aderir ao espírito da época ela crê na pluralidade de ideias então elas permitem e nos seus seminários tem a professores liberais ainda que a posição da denominação não seja o liberal mas ela acredita na que a variedade é boa para o aluno
a não ser exposta a todas essas linhas teológicas aí então vai permitir uma profissão liberal desse tem outros mais conservadores e aí fica a critério do aluno discernir esse esse tipo de civil a verdade o que é que ele vai ensinar eu creio que esse tipo de educação teológica ele pode ter algumas vão e mais a nível superior a nível superior no livro de formação de pastores anime de bacharel o mesmo amigo de escola dominical até marchador cor que o aluno ele não tem senso crítico é de vez em quando aparece aí na nas redes
sociais a rua declaração é só para conhecer o pregador predileto né às vezes em quando aparece assim augustus nicodemus e aí vem o nome de um pastorzão liberal aí tem como é possível que a pessoa pode gostar do teu prévio e gostar do liberar falta discernimento falta crítica então você pegar um professor liberal o nome da pluralidade né botar professor precisar o menino que tem 18 anos e saiu da mocidade da sua igreja não tem discernimento vai escutar a teoria jfpb dp vai estudar lá ele vai escutar situação de bultmann e tudo mais isso não
vai ficar louco aí e não vai ser agora sim uma pós-graduação no doutorado sim a gente tem que ser mestrado mas a nossa precisa ser expulsa por esse tipo de coisas podem ser fui fazer meu doutorado suv ser fazer a parte do programa que eu fizesse duas disciplinas não se milagre liberal que eu fui fazer na holanda lá eu quero meu orientador na holanda não acreditava nem e cristiano ele pelos pecados em ótimo ele tinha sido assistente do famoso era uma líder gosta mas não queria nem na morte expiatória de cristo não queria mais então
nesse nível eu creio nessa exposição é benéfica mas na formação de pastores a formação de pastores denominações que tem um creme não não faz sentido aguardar o resultado mais horrível que é eu o primeiro seminário teológico que eu estudei eram era um seminário liberal e chegamos lá cerca de trinta jovens para estudar bom dia e eu posso dizer eu tava presente participei no final do primeiro semestre seis meses que foi o tempo que eu fiquei lá diga-se de passagem a fé daqueles jovens com exceção de meia dúzia estava totalmente abalada totalmente abalada a confiança na
bíblia como palavra de deus como escritura já não já não existia para a maioria deles estão realmente é devastador o efeito do liberalismo no seminários teológicos como o presbítero solano já falou damos graças a deus a nossa denominação tem uma junta de educação teológica juntos regionais de educação teológica que ele deram cada um dos seminários né nós hoje temos 10 instituições de teologia além o professor solange já foi presidente da ajet augustus também né e a nossa denominação tem lutado por preservar os valores da fé bíblica ortodoxa e contra o liberalismo teológico de todas as
maneiras graças a deus por isso é isso então queridos já chegamos ao fim aqui quero fazer aquela lembrança para você de novo que nos ouve por favor passa aí em cima passa o seu mouse em cima do vídeo no youtube e você vai ver aí o botão inscrever-se inscreva-se clica no sininho para você vai ser lembrado das nossas próximas lives devocionais e vídeos que são postados e você vai então é poder nos acompanhar mais de perto agradeço muito a nossos irmãos solamy e os por esse tempo gasto aqui e rogamos a deus que assim a
seja o vídeo que abençoe a muitas pessoas para entenderem o perigo do liberalismo teológico por favor deem o seu boa noite para nossa turma aí que a gente vai desconectar e obrigado mais velho primeiro é muito obrigado por nos assistirem por pelo interesse que têm demonstrado essas questões que são cruciais não somente para a vida da igreja mas para a vida pessoal e me despeço com dois versículos aqui na palavra de deus e que dizem respeito ao essa questão do liberalismo primeiro está em isaías capítulo 5 versículo 20 e fala da arte de daqueles condena
aqueles que é o mal chamam bem e ao bem mal que fazem da escuridão luz e da luz escuridade não e põe o amargo por doce e o doce eo amargo liberalismo teológico faz exatamente essa inversão de valores e confunde em vez de esclarecer então nós devemos rejeitar o liberalismo e batalhar pela fé uma vez e por todas dadas aos santos como temos lá em judas versículo 3 deus abençoe a todos e obrigado também solando a brigaderia mal pela oportunidade de estarmos juntos participando dessa dessa live gravada mais sobre esse assunto tão importante eu tenho
certeza que vai ser de benção aí para todos vocês que assiste boa noite aí muito obrigado muito obrigado a vocês que nos assistiram deus os abençoe e guarde
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