Uber, avaliada em aproximadamente 90 BILHÕES de dolares, é uma empresa que quer mudar o mundo. Ela causou um estrondo gigantesco, gerando empregos e melhorando os serviços pros usuários, mas ao mesmo tempo quebrando leis e regras em quase todos os países. Uma empresa que prega a desregulamentação e livre mercado, causou polêmica principalmente por afetar diretamente os taxistas no mundo inteiro,que reagiram com manifestações e protestos agressivos em diversas regiões.
Fala galera, aqui é o Tales do Canal Elementar, e nesse vídeo eu vou contar a história do Uber e como ele está revolucionando o mundo. Se tu é novo por aqui, este é um canal sobre empreendedorismo onde buscamos compartilhar um pouco de conhecimento sobre empreendedorismo e negócios pra quem busca melhorar de vida. Então se gostar, já te inscreve no canal e fica até o final que vou te contar como usar a estratégia da Uber pra criar um negócio mesmo que tu não saiba por onde começar.
Fundada por Garrett Camp em 2009, a ideia para o serviço começou com a grande frustração pelo serviço dos taxistas, mas foi em 2008, assistindo 007 - Casino Royale, que ele teve a grande inspiração para o aplicativo. No filme, james bond usa o celular para verificar a localização do carro, e nesse exato momento ele pensou "Como seria demais se eu pudesse apertar um botão no meu celular e ver o taxi vindo até mim". E assim, nasceu o Uber.
Com o tempo, Garret ficou obcecado por transformar sua ideia em realidade, assim começou a falar sobre o assunto com todos seus amigos, entre eles, Travis Kalanick, um empreendedor de sucesso que por mais incrivel que pareça, não mostrou muito interesse na ideia inicialmente. Mas foi em uma noite em Paris, Camp e Kalanick estavam em um taxi após uma noite de bebedeira, quando o taxista gritou com eles por fazerem muito barulho e ameaçou expulsa-los do taxi. Kalanick ficou furioso com a falta de respeito e desceu do taxi, foi neste exato momento que ele decidiu que trabalharia no Uber a fim de derrubar o monopólio dos taxistas, uma profissão regulamentada no mundo todo que é muito bem conhecida por serviço de baixa qualidade e preços abusivos.
Inicialmente, inspirado pelo James Bond, Garrett queria comprar uma frota de Mercedes top de linha, mas Kalanick discordou fortemente, mostrando que o caminho não era possuir a frota, e sim distribuir o app para os motoristas. Em um certo momento, Garret chegou para Travis com a papelada completa pra locar um estacionamento inteiro de carros de luxo, mas Travis o impediu, o que os levou a apresentar o app para motoristas de limosines e carros privados, que já atuavam na industria e concorriam com o mercado de taxis. Em apenas alguns anos, esse modelo sem inventário levou o Uber a atingir uma valorização de 65 bilhões de dolares.
Foi essa estratégia brilhante que os protegeu da regulamentação, pois já que eles não eram donos dos carros nem contratavam os motoristas, eles não eram uma empresa de taxis, eles eram simplesmente uma empresa que conectavam pessoas. A primeira versão do app foi toda terceirizada e era realmente simples, o usuário tinha que enviar seu endereço por sms, assim o app identificava o motorista mais próximo e o enviava até o usuário, estava longe de ser algo perfeito e tinha muitos defeitos, mas servia o seu propósito, que era validar o app, inicialmente testado apenas na cidade de São Francisco. Na sua segunda versão eles já trouxeram muita inovação tecnológica, usando GPS e mostrando o motorista a caminho, bem no estilo James Bond.
Com o app validado e a expansão começando, Travis e Garret estavam entusiasmados, mas não queriam tocar a empresa. Isso mesmo, vai entender, né? Mas então que Travis manda um tweet procurando alguem interessado.
Foi então que Ryan Graves surgiu, respondeu ao tweet, que acabou o tornando CEO do Uber. Mal sabia ele que com esse simples tweet ele ficaria um bilionário. E foi assim que começou essa grande empresa que hoje muitos amam.
E sim, muitas pessoas amam o Uber, pois ele revolucionou o mercado de transportes privados. Pra fazer isso não precisava muito, pois o serviço de taxi no mundo todo tem sinonimo de trabalho mal feito, eu sei que não posso generalizar, mas muitos aproveitavam que não tinham concorrência para prestar um serviço ruim, uns até fumavam dentro do carro, e quem nunca viu na televisão as cameras escondidas pegando taxistas super faturando nas corridas de aeroporto com turistas? E como eu prometi no início do vídeo, aqui vão algumas ideias de como aplicar a estratégia do Uber pra começar um negócio O elemento chave que fez com que o uber se torna-se algo da proporção que tem hoje é com certeza a internet.
Se não fosse a capacidade divulgar e expandir o negócio na velocidade que só a internet proporciona, com certeza ele teria sido derrubado por alguma legislação ou pela industria. É exatamente a mesma coisa que acontece com o carro elétrico, que hojé representa o futuro, mas desde os anos 60 e 70 já existem mas sempre foram barrados pela industria do petróleo e pelo monopólio das emissoras de televisão. E por mais que criar um aplicativo possa ser algo complexo, criar um negócio na internet não é, o custo é muito reduzido, tu pode criar um negócio no instagram, no facebook, em grupos do facebook, aqui no youtube, em um site ou blog e tu pode vender produtos teus ou dos outros sem precisar de estoque.
Eu já falei sobre isso no video da Amazon e nós estamos vivendo a era mais fácil de ganhar dinheiro na história tudo graças a internet, então se você quiser um método pra criar um negócio online eu vou deixar um link de um curso que eu recomendo na descrição, assim tu não vai precisar ficar vagando pela internet sem saber por onde começar, lá tu vai aprender varias técnicas e tudo passo-a-passo, mas não vai achando que é moleza, se tu quer ganhar dinheiro sem trabalhar nem clica no link, que aqui nós acreditamos em construir negócios. Bom, então algumas lições importantes que podemos aprender com o Uber: 1) grandes oportunidades nascem como solução para algo que já existe mas é mal feito, olhe a sua volta quantas coisas que decepcionam e podiam ser melhor, ai pode estar o começo de um grande negócios. 2) Mantenha-se conectado com pessoas que querem fazer acontecer.
Garret Camp não deixou sua idéia morrer, mas sabia que sozinho ela nunca sairia do papel, foi se conectando com pessoas que pensavam parecido que o negócio finalmente virou realidade, e algo muito maior que ele pensava quando queria alugar os carros. por falar em se conectar, nós aqui do Canal Elementar criamos um grupo para empreendedores lá no Facebook pra todos vocês que quiserem participar, é um local pra trocar ideias e experiências, se quiser participar o link está aqui na descrição. E ai, curtiu esse vídeo?
Deixa um like, pro youtube entender que esse vídeo é legal e vale a pena mostrar pra mais pessoas. E não deixa de mandar pra aquele seu amigo que sempre pensa em começar em um negócio mas nunca faz nada, assim agente consegue passar essa mensagem pra quem realmente pode fazer algo a respeito. Esse vídeo vai ficando por aqui, um abraço!