Tibia em Javascript EP.13 (Movimentação na Diagonal) personagem agora anda em todas direções

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portzdev
Nesse episódio finalizamos a movimentação do player, para que ele ande nas 8 direções, igual no tibi...
Video Transcript:
salve galera e esse é o episódio 133 da nossa série criando tib em JavaScript nos vídeos passados Nós criamos a movimentação do nosso Player aonde ele já era animado e andava para cima e para os lados e nesse Episódio nós vamos finalizar as movimentações para as diagonais e se você ainda não é inscrito no canal se inscreve Deixa aquele like e vem comigo então vamos lá pessoal na última aula nós tivemos aqui o nosso Player tá ele já tá com MOV indo PR cima e para os lados tá para cima e para baixo e para
os lados então nós já sabemos como fazer essa movimentação n para cima para baixo pros lados e vamos dar uma recapitulada de como funciona isso aqui primeiro Tá então vamos descer e Verificar como funciona a nossa movimentação tá tudo vem primeiro aqui ó do detecta cli beleza essa função aqui ó detecta cli ela é chamada na hora que a gente um cque na dela qualquer tecla que a gente clicar ele vem para cá k Down add event ler né que é um um evento que fica escutando o nosso teclado e ele entrou aqui no kown
aí ele executa tudo o que tem aqui dentro beleza fechou só que o que que acontece é primeiro caso que ele vê ele Verifica o tipo dessa tecla então ele Verifica o código aqui ó tá então qualquer tecla que eu clicar ele vai verificar o código e primeiro aqui embaixo eu tem várias verificações para ver qual código da tecla ele entrou e se for uma dessas que eu coloquei né Aí sim ele vai atuar aqui embaixo no nosso código então o nosso código vem daqui até aqui em cima sobre a questão das teclas tá você
pode ver que tem aqui ó tecla kW tecla KS tá e k e KD ou seja nós só temos quatro teclas que ele fica escutando né e verificando para dar alguma função então nós temos que adicionar mais quatro já que nós vamos adicionar eh as diagonais diagonal esquerda diagonal direita e as diagonais para baixo também então funciona mais ou menos assim tá entrou aqui qualquer tecla aí ele vai verificar se é alguma das quatro né Eh WS ou a ou ou d e daí ele vai verificar mais algumas alguns detalhes tá vendo ele vai verificar
se o move n ou move S se essa variável ela é verdadeira essas variáveis a gente cria lá no início do jogo né e ele vem como se fosse que ela é verdadeira só que o que que faz ela ficar falsa é se tiver algum obstáculo então tem uma uma outra função que ficar verificando se em volta do player tem algum obstáculo Seja algum esem que é proibido andar ou seja algum obstáculo colocado né ou por motivos quando ele barrou aqui é na borda né Vamos subir aqui ó ó cheguei na borda ele verificou que
barrou aqui então ele não permite mais andar né então vou andando para cima aqui ele agora não permite eu ir nem para cima e nem pra esquerda então aqui nessa função el vai verificar se eu cliquei a tecla w ele vai verificar se a minha Global coluna é maior do que um se mover para o norte é verdadeiro se as três condições que tiver aqui em cima todas forem verdadeira Aí sim ele vai fazer a minha ação que é o quê então ele verificou e vai cair aqui embaixo ele vai verificar se está movendo ou
não tá se ele está movendo lá embaixo essa verica aqui ele vai fazer primeiro ele faz uma verificação aqui em cima isso aqui é simplesmente evitar ele ficar atualizando a posição do jogador beleza e ele sempre colocar o Sprite correto eu V comentar isso aqui para vocês ver se eu comentar isso aqui e salvar Olha só quando eu andando cima ó ele não atualizou meu Sprite então se eu tô andando para cima ali ó andando para baixo agora vou andar para cima tá vendo ele dá um b Walk ou seja esse código aqui ele simplesmente
é para verificar para qual direção que o meu personagem está indo e ver quando ela trocou a direção quando trocou a direção aí ele tem que mudar o Sprite tá então eucomentei e aqui ele verifica ó se a Sprite do jogador está diferente da direção Norte e o movendo for igual a falso ou seja ele não estiver movendo Aí sim ele vem aqui daí ele muda a Sprite do jogador para o norte e ele coloca lá os desenhos das Sprite em zero Tá mas o mais importante é o que aqui de baixo ó ele entrou
nesse nessa linha de código o que que ele vai verificar ele vai verificar se eu já estou me movendo se eu já estou me movendo ele vai simplesmente ignorar isso aqui então se ele não está movendo Aí sim ele vai mover tá ele vai mover não ele vai trocar o valor dessa variável para movendo e ele vai adicionar lá no linha anual né que seria a minha linha atual men-1 tá então ele vai pegar o valor dela que ele tiver e vai subtrair um e daí nisso aqui ele não passa mais até que movendo seja
realmente falso novamente tá isso acontece para cada um das minhas teclas então eu te expliquei Exatamente esse e esse aqui tá da da da tecla w mas aqui embaixo é a mesma coisa que acontece obviamente cada um troca o seu Sprite paraa sua posição se é pro su entro Sprite 2 se é pro Oeste entro o Sprite 03 e aqui no caso movendo ele também se tá falso muda para verdadeiro e a coluna No caso quando for andar na eh na horizontal Ele tá mudando aqui ó o tipo de coluna tá então ele coloca menos
um se for pra esquerda e mais um se for pra direita essa parte do clique Tá ok Ela só serve então para verificar a posição atual do player e para mudar o Estados para movendo mas o que que faz mover a gente tem que buscar lá ó a nossa funin mover né mover acho que é ó função movimentar a primeira coisa que ele verifica para rodar essa função é se está movendo ó tudo isso aqui é a parte de movimentação ele verifica se ela está movendo né se o nosso Player tiver a variável movendo Aí
sim ele vai executar isso daqui se não ele simplesmente ignora Então esse código fica tá a todo momento isso aqui é um código de frame em loop né então a todo momento ele fica verificando movimentar é verdadeiro quando movimentar for verdadeiro Aí sim ele entra em Ação esse nosso código e daí o que que ele vai verificar ele vai verificar a posição do personagem né e ele vai verificar se houve alguma alteração da coluna atual do personagem e da linha atual Com referência né na coluna inicial por isso tem aqui ó coluna anal ou seja
a coluna de agora com a coluna Inicial essas informações de coluna e linha são as que estão aqui dentro do player entendeu são os que definem aonde o player está então quando dá alguma modificação Aí sim que o nosso código vai entrar em ação e ele vai sempre tentar igualar tá ó ele sempre vai tentar igualar ele faz a verificação aqui igualar a posição do player de antes com a posição agora então por isso que sempre o código fica verificando Onde tá a posição e se ela for diferente e a a propriedade da variável movendo
por verdadeira Ele sempre vai tentar igualar Então isso que causa a o nosso sistema de movimentação Beleza então o que que nós já temos já temos Vamos Minimizar aqui já sabemos que aqui em movimentar ele verifica ó mover para o leste mover para o Oeste mover para Sul então nós já temos esses detalhes nós temos a função verifica obstáculos né que verifica se tem algum obstáculo e me diz se eu posso mover tanto para o Norte para Sul pro leste então você vê que lá embaixo no no Clique ele tem move n move S move
l e é o que vai dizer se pode se mover para uma dessas direções tá então aqui como a gente vai paraa diagonal também vamos precisar de mais quatro né direções e quatro variáveis Beleza então vamos começar lá pra gente fazer a nossa movimentação nas diagonais nós precisamos de quatro variáveis mais beleza então o que que nós vamos colocar aqui embaixo as quatro variáveis e como é para cima e pra esquerda nós vamos usar o norte né e como é para baixo e para pra esquerda e para baixo pra direita nós vamos usar o sul
Então vamos usar os mesmos pontos cardeais tá então no para Norte Oeste Noroeste ne Nordeste vamos dar so para Sudoeste se para sudeste então nós já acrescentamos quatro variáveis de direções diferentes beleza primeiro passo foi então agora nós vamos seguir a ordem então agora é pro clique né nós sabemos que aqui ó no Clique nós temos Essas funções aqui né então nós vamos copiar ela beleza ó copiei o nosso primeiro ó moveu para cima e vou adicionar agora mais quatro verificações beleza que são das diagonais então eu posso vir aqui separar no caso aqui e
vou dar cont contr V para ficar mais rápido tá aqui em cima vou colocar diagonais só que agora que que a gente vai precisar fazer nós precisamos colocar as funções nas teclas das diagonais que é o q o e o z e o x não o c não sei faz tempo que eu não jogo ti mas vai ser no c não vai ser no x pronto qualquer coisa se eu tiver errado a CP que me processe é Tá bom então bora lá vamos colocar então no Q que que nós vamos colocar mudamos aqui para QQ
beleza Vamos colocar aqui aí você me pergunta aqui eu uso o que para que que serve isso aqui Global coluna vamos vamos subir aqui em cima subir aqui em cima ó o aqui no norte que é moveu pra tecla w é clicou na tecla W quando a gente chegou no limite do mapa ele verifica se a minha Global coluna for maior que um tá e se ela for igual a um que é o caso que aconteceu aqui então ela não é maior que um ele já não cai aqui dentro ó ele não cai aqui dentro
e não ativa meu sistema para movendo igual true E falando nisso Pessoal esse Global Colon aqui às vezes se você já entende um pouco da programação você já deve estar meio que incomodado que isso aqui tá errado tá aqui pela lógica deveria ser linhas não sei se você lembra mas é o seguinte o nosso código quando ele é desenhado os skm ele é linha zero linha 1 linha 2 linha 3 e assim vai por diante e aqui é a coluna ó coluna zero coluna 1 coluna 2 coluna 3 fechou só que que acontece então aqui
como eu tô andando aqui para cima que seria na vertical aqui deveria ser linha mas em alguma parte do nosso código eu devo ter me confundido e inverti as posições onde ficou coluna virou linha e onde foi linha virou coluna então que fique ciente que Possivelmente em alguma parte do código foi movido tá E olha aqui para mim nessas horas eu vou fazer como um bom programador faz em todo código que está funcionando não se mexe é melhor deixar os problemas de depois para depois então é isso aí eu vou deixar os problemas de depois
para serem resolvidos depois então se você entendeu aqui seria assim quando ele estiver no limite ele evita com que o nosso Player eh saia da borda do nosso mapa sempre você vai fazer o seguinte se eu quero ir para cima e eu quero ir para a esquerda você vai vir e vai pegar sempre aqui ó a validação do cima e vai adicionar o pra esquerda beleza então ficou além da verificação que era anterior de três parâmetros Agora são quatro Então você tem que verificar se a tecla foi clicada é a letra q no caso a
gente vai para cima então ten que verificar se eu posso ir para cima se eu não bati na borda do mapa para cima eu tenho que verificar se eu não bati na borda pra esquerda porque eu também vou para cima e pra esquerda e eu vou verificar se pode mover né para Noroeste então aqui onde tem move n nós vamos colocar move no Beleza então as outras formas também vão ser assim eu tenho que fazer isso para as outras tá para cada um das outras direções então aqui nessa parte de cima do código ele Verifica
a posição para onde o nosso Player vai estar olhando na hora que vai mudar o Sprite então seguindo o padrão do Tibia Quando você vai pra esquerda e para cima e pra esquerda na direção oeste então a gente pode usar o padrão né se ele está indo para ne verifica se ele é no no caso se ele não está ele vai mudar a nossa Sprite de direção para no tá na posição e aqui embaixo nós temos que verificar qual que é o valor do frame para ele ir pra esquerda né então no caso aqui ó
pra esquerda é 3 tá então a nossa imagenzinha aqui quando ele vai pra esquerda vai ser três Então vamos mudar aqui para três Beleza então nós sabemos que isso aqui é apenas para mudar a imagem né a direção e aqui embaixo é mudar para onde ele está indo então no caso aqui como eu copiei do Norte néu para cima eu vou até colocar aqui ó se moveu para no e eu copiei aqui de cima né que ele pega a linha e eu tenho que lá na esquerda agora e copiar também isso aqui ó tá porque
agora quando é nas diagonais ele troca duas direções não toca não troca apenas uma então ele vai trocar aqui ó ele vai mudar a linha e a coluna Beleza então agora nós temos que fazer isso para as outras três direções tá o padrão Segue o mesmo obviamente uma vai pra direita uma vai pra esquerda e o que muda é isso aqui ó alguma Vamos colocar positivo e vai colocar aqui a direção atual que a gente vai querer e vamos colocar aqui qual Sprite representa se vai pra esquerda ou pra direita Então vamos fazer isso daqui
rapidinho ei ei você é você mesmo você que tá assistindo aí até agora não comentou nada M acabando já pronto pessoal terminei fiz as modificações aqui que precisava né então o que muda mais é isso aqui para qual coluna e qual linha que ele vai e as direções né então ele vai usar o Sprite se vai pra esquerda ou pra direita e as direções se onde diz para se o código da tecla que eu quero então se você quiser uma outra tecla você pode colocar aqui outra tecla né kig ou qualquer outra tecla e depois
de fazer isso então agora nós fizemos a primeira etapa se a gente atualizar aqui e clicar ó pro q pro e pro Z e Pro X nada acontece tá então aqui eu posso até fazer o seguinte para saber se a minha tecla tá sendo chamada eu posso colocar aqui ó console. log tecla para saber qual a tecla que eu cliquei vou clicar f12 para abrir nosso console aqui embaixo aí agora quando eu clicar aqui vocês podem ver aqui no canto ó cliquei o que e nada acon seu cliquei o e nada aconteceu por quê Porque
aqui é o início lembra que eu falei lá no começo é o início da nossa movimentação vem daqui só que a nossa movimentação simplesmente vai mudar a variável movendo para true né verdadeiro e e quem vai fazer o papel de movimentação é lá em cima né é outra outra função Então vamos lá Primeiro vamos colocar a essas quatro variáveis aqui ó né na lá na as nossas noos nossos obstáculos Beleza então vamos aqui onde tem m l vou dar um CTR F para localizar lá ó verifica obstáculos tá vendo que os obstáculos nós temos os
quatro então é uma das etapas vai ser a gente criar o nosso as nossas variáveis novas já vou colocar aqui ó vou até comentar diagonais E Agora Nós temos aqui ó o no ne O S E o se que seriam as novas quatro direções que a gente pode ir só que eu não sei se vocês lembram mas aqui nós temos o seguinte ele tá indo pegar tá o que que esse verifica obstáculo faz ele pega os quatro skms em volta do nosso Player aqui ó os quatro skms em volta né para cima e para baixo
pra esquerda e ele pega através do nosso index que seria o nosso skm atual que é o nosso skm do do nosso Player ele faz um cálculo tá esse aqui ele faz um cálculo e nós sabemos que esse cálculo aqui tá caso você não sabe como foi feito esse cálculo volta lá no na no vídeo que a gente fez sobre os obstáculos que a gente explica como foi feito esse cálculo aqui só que o que você tem que entender aqui o seguinte esse MOV n né ele refere-se a um um skm aqui do Norte Então
esse skm aqui do Norte ele é invisível tá você não tá vendo mas esse MOV n faz essa verificação nesse skm aqui se ele pode mover ou não E se ele tá aqui em cima e ele disser que não pode mover ele muda a nossa propriedade do Move n para falso o que a gente tem que fazer é descobrir o esem que fica atrás da cara do nosso personagem que tem aqui né nosso personagem ele como ele é grandão tem tá escondendo atrás da cara dele um esem E aqui depois do Norte tem tem um
outro skm que é na Norte direita né do personagem olhando ele de frente então aqui também a gente tem que verificar qual que é esse esse sqm tá então eu sei que esse cálculo aqui eu tô pegando esse meu skm aqui o skm que está ao norte do meu personagem tá lembrando que aqui no pezinho dele é o skm Onde tá o personagem então se eu sei que aqui em cima eu vou até colar aqui embaixo eu sei que em cima eu tenho o meu escm do Norte e aqui embaixo eu vou pegar aqui ó
esse cont contr C E aqui embaixo eu tenho o meu esm do Sul tá vendo mve S Eu tenho esse skm vazio que tá aqui tá então ele pega o que tá por aqui então como eu sei que aqui move s e move se é algo relacionado ao sul eu vou colar aqui Vocês já vão entender aqui o cálculo tá ó então pro Sul eu coloquei o o MOV s tá o esm do do MOV s o cálculo para pegar ele e o do Norte eu peguei o esm do moov n Então agora eu selecionei
aqui e basicamente tanto o meu mov no MOV Ne tá como Norte aqui e o meu MOV so MOV se tá como Sul o nosso mov no ele é o quê Norte Oeste então eu sei que eu tenho que vir aqui pro lado oeste do nosso personagem né Então para mim pegar esse skm aqui atrás ele já tá aqui então eu tenho que fazer com que ele seja o quê esse skm men1 E como que eu faço para pegar o norte da direita é mesma coisa só que aqui eu faço meu meu cálculo ser mais
1 tá bom tá até separando aqui para vocês acompanhar Então esse cálculo que era do Norte men1 o esm que vem pra esquerda e mais um ele vem pra direita e aqui a mesma coisa no move S ele tá com esse é sqm de padrão eu tenho que colocar men1 para ele pegar o meu sqm Sul os1 vem para cá e meu skm Sul mais um ele vem pra direita tá porque ele é por padrão né se você lembrar na outra nas aulas que a gente criou ele vem vindo da esquerda pra direita então em
volta seria agora agora esses quatro esemes que a gente adicionou Beleza então nessa parte aqui de Verifica o obstáculo também já finalizamos ó então agora nós já sabemos se o nosso mó no MOV ne se ele pode mover ou não através dos obstáculos mas ainda não temos a movimentação né se você for ver aqui nosso código o nosso loop vamos achar aqui ó a movimentar então o nosso movimentar ele vamos lá buscar e verificar o que que ele tem é essa função aqui ó que ela fica sendo chamada ela verifica se o nosso móve Leste
tá ocorrendo né então se a minha coluna agora em inglês né for maior que a minha coluna Inicial aí ele vem e faz esse cálculo todo que faz a mudança né de movimentação só que eu tenho para o leste para o Oeste para o sul e para o Norte A ideia é basicamente a mesma nas teclas ou seja nós vamos somar as propriedades que a gente quer no caso Leste com o norte isso aqui norte e o leste e assim vamos criar mais uma nova verificação então ele vai verificar ao mesmo tempo Norte e Leste
e depois Norte e Oeste depois ele vai dar a sequência sul e leste sul oeste e depois só as movimentações fixas tá então por que que eu tenho que colocar aqui em cima vou colocar as diagonais diagonais aqui em cima fim da verificação das diagonais e vou agora até comentar aqui verifica verificação eh sozinhas vamos sozinhas Por enquanto aqui não sei que nome Vamos colocar coloquei as verificações sozinhas por que que eu tô fazendo isso porque caindo aqui dentro a função MOV movendo né ela vai ter que verificar se eu estou movendo né Pra Esquerda
ou paraa direita ele vai fazer um cálculo tá e se não tiver aí ele pula pro próximo se eu faço esse cálculo sozinho concorda comigo se eu quero ir paraa Norte esquerda e o o nosso game verificar que a minha esquerda é verdadeira né no caso assim ele vai ver aqui ó minha coluna coluna agora é maior do que a minha coluna Inicial ele vai já cair aqui dentro Mas o que eu tenho que verificar é o seguinte se minha coluna agora é maior que a minha coluna Inicial mas ela seja de uma movimentação em
diagonal que a movimentação em diagonal ela vai colocar essa cláusula aqui como verdadeira só que às vezes ela vai colocar essa como verdadeira e ao mesmo tempo essa como verdadeira então o conjunto das duas vai formar a movimentação na dional E se eu coloco isso aqui lá embaixo automaticamente o nosso código como ele começa de cima para baixo ele vai acabar eh quebrando né ele vai acabar fazendo uma movimentação primeiro pra esquerda E depois pra direita e não na diagonal a mesmo tempo então para que o nosso Player se movimente ao mesmo tempo na diagonal
nós devemos colocar essa verificação antes então primeiro ele vai verificar se o nosso Player tá indo para alguma das diagonais se não está aí ele verifica se ele tá indo para uma das direções sozinhas para cima para baixo ou PR os lados Beleza entendeu se não entendeu volta o vídeo aí porque até eu não entendi agora bom vamos seguindo então primeiro o que a gente tem que fazer é a nossa movimentação em diagonais Então vou pegar aqui o nosso primeiro de exemplo vou dar um move leste dar um cont control c e vou colocar aqui
em cima então a minha primeira verificação vai ser MOV Lest só que daí acontece eu vou mudar ela para Norte Oeste tá então vou verificar se ele tá movendo pro norte e pro Oeste Então eu preciso fazer o quê aqui dentro aqui tem uma apenas uma verificação então vou ter que fazer duas então vou ter que pegar do Norte vamos descer aqui Norte Copie Norte copiei subo aqui e vou colocar a a verificação Norte e agora eu tenho que ver a movimentação para Oeste Então vou colocar vou colocar o nosso e Comercial ele vai verificar
duas coisas e aqui pro est eu vou copiar isso aqui cont control V então aqui nessa verificação ele tá verificando se a minha linha agora é diferente da minha linha Inicial e se a minha coluna agora é diferente da minha coluna Inicial então ele verifica os dois ao mesmo tempo se essas duas cláusulas forem verdadeiras Aí sim ele já cairia aqui dentro se não for verdadeira ele vai seguir o código e pode ser que às vezes só a minha linha agora né linha anal seja diferente da minha linha Inicial Agora Nessas horas do do campeonato
que eu vi que linha anal é um nome bem difícil e desculpe te interromper de novo mas agora que eu vi que o nome da variável linha Nal ela pode ser traduzida de um jeito diferente se falado muito rápido então cuidado na hora de você colocar o nome das variáveis Não faça como eu pensa um pouquinho antes então bora lá vamos continuar agora depois de a gente fazer essa reflexão sobre o nome da variável Então vamos continuar aqui no nosso raciocínio foca Nisso porque se você entender isso aqui o resto pra frente vai só piorar
então quando essas duas propriedades forem verdadeiras Aí sim o nosso código vai cair aqui dentro todo esse código aqui em quase todos eles é a mesma coisa o que vai mudar é o seguinte o que muda é a direção se ele tá indo pra esquerda ou pra direita então ele coloca aqui que é menos velocidade ou mais velocidade dependendo PR direção e se ele muda se é o PX né se a nossa PX ou se é nosso P PX para horizontal e p para vertical Beleza então o que que acontece só que cada uma dessas
propriedades aqui você pode ver que é para uma movimentação só então ele vem aqui e tem apenas uma propriedade de mudança de direção que é o que causa a nossa mudança de direção o que nós temos que fazer é que aqui agora ele vai ter duas propriedades tá propriedade um propriedade dois beleza e aqui embaixo simplesmente é a mesma coisa do código de cima tá então ele também vem propriedade um propriedade dois só que aqui é nossos sqm e aqui é nossos sqm de borda aqueles sqm de renderização que a gente a gente tinha feito
lá nas aulas passadas depois disso ele Verifica o nosso contador aqui ó se o nosso contador é maior ou igual né que o nosso skm render size só que aqui ele verifica isso para apenas uma movimentação também para cima ou para baixo ou paraa esquerda ele faz essa verificação só que para quando é uma movimentação que vai em duas direções eu tenho que fazer também com que ele faça essa verificação tanto para é o Size x quanto para o Size Y Então vou pegar aqui contador vou verificar onde ele coloca o Size x que está
aqui nesse daqui e esse aqui de baixo que é o contador size Y então eu também tenho que pegar aqui então nessas verificações de diagonais eu tenho que colocar ou né ou isso sendo verdadeiro ou isso daqui sendo verdadeiro Aí sim ele cairia aqui dentro tá E que como que eu vou saber né se é contador maior ou igual ou se ele vai ser contador menor ou igual tá eu tô colocando isso aqui para vocês ter uma noção mas eu vou pegar exatamente também da nossa propriedade norte mais Oeste que nós estamos vendo do no
quando for ne nós vamos pegar do norte e do Leste quando é s é Sul e Oeste e quando é se sul e do leste beleza então vamos fazer do no vamos copiar M Norte cont C voltamos aqui e vamos colocar cont control V na propriedade do Norte e agora o Oeste oeste é esse daqui e vamos pegar esse daqui e vamos colocar aqui nessa segunda propriedade e aqui embaixo quando ele cair nessas duas propriedades e for verdadeiro Aí sim ele cai aqui dentro tá você pode ver que aqui na movimentação eh em uma direção
ele vai colocar ou coluna ou linha e já nas movimentações em vertical ele vai ter que atualizar tanto a coluna quanto a linha então nós pegaremos coluna Inicial e Nós também vamos pegar aqui embaixo onde fala linha Inicial e vamos adicionar junto coluna inicial e linha Inicial ele vai ser atualizado os valores dela ele vai jogar o movendo para fals novamente e ele vai chamar a função Create map viw beleza feito isso nós vamos agora ter que colocar essas duas propriedades tá e pegar elas ali embaixo e vamos duplicar elas aqui dentro então primeiro Segue
o mesmo padrão aqui no norte eu vou pegar essa propriedade vou jogar aqui na propriedade número um e aqui embaixo vou colocar também na propriedade número um só que aqui dentro onde diz skm como a gente diferenciou vou colocar skm borda tá ele pega a Sprite e outra velocidade e agora no dois eu vou pegar o Oeste tá então o que que eu pego aqui o norte sul e aqui ó o nosso Oeste e vou copiar esse do Oeste e vou jogar aqui no nosso número do coloquei aqui em cima e coloquei aqui embaixo e
aqui eu tenho que mudar o nome para sqm Borda atualizei e agora nós fizemos o moov no então nós temos que fazer isso para agora as outras três outras posições Beleza então vou fazer isso rapidinho aqui pronto pessoal e agora eu fiz a modificação Já criei as quatro novas propriedades Lembrando que aqui o nossos if eles têm que dar continuidade tá não posso vir aqui e fazer como se fosse dois if separados Olha só Então esse ifif aqui de cima eu separei com comentários Eles começam aqui e eles sempre são if else tá mas aqui
embaixo eu fiz fim das diagonais mas eles não cort ele não pode cortar essa cadeia de if ELS tá então vou colocar aqui o El também por enquanto tá pessoal isso daqui é mais para iniciante então fazendo a sequência tem umas formas mais simples você pode ainda usar e diminuir o número de ifs e a gente lá pra frente vai mexer nesses códigos vamos ver umas formas mais fáceis de fazer isso e reduzir esse código aqui tá então por enquanto é um código movido a gambiarra ou seja vai surgindo a ideia nós vamos fazendo vamos
implementando e depois vamos melhorando Tá bom então conforme o tempo é normal mesmo que o próprio código Fi se remendando e depois sendo necessário a gente fazer algumas alterações Então vamos seguir aqui salvei tá temos Agora toda essa linha inteira aqui ó do nosso código de movimentação tá que ele segue os oito movimentos salvei e vamos testar ó já estou aqui agora vou andar na diagonal e tá o nosso personagem andando já na diagonal ó eu clico X Ele tá andando descendo na diagonal e pronto ele também Segue o parâmetro de proibição ó pra esquerda
eu não posso ir e agora pra diagonal Se você olhar lá embaixo ó Tô clicando Z ele não vai também porque a diagonal aqui e tem um um obstáculo o arbusto então cliquei aqui também não pode vim aqui cliquei Agora ele pode andar Beleza então é isso aí pessoal nosso personagen Zinho já malandro andando na diagonal como se não quer nada poder fugir de umas SD dos PK ó andando na diagonal fugindo da polícia o que nós vamos fazer na outra aula vai mexer um pouco no nosso mapa para que ele fique um pouquinho mais
legal da gente fazer os nossos testes e talvez mudar a Sprite do nosso personagem e se você gostou desse vídeo senta o dedo no like e escreve um comentário aí embaixo Beleza o seu comentário me ajuda demais e faz com que o vídeo apareça para mais pessoas eu te vejo na próxima e até mais
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