fala aí pessoal tudo bem sejam muito bem vindos a mais um vídeo desse canal eu sou malandro teoria musical é um dos assuntos que a maior parte das pessoas não querem estudar porque acho chato desnecessário porém a maior parte das dúvidas surgem justamente pela falta da teoria e para acabar com essa história de uma vez por todas esse vídeo aqui vai ser uma espécie de guia definitivo da teoria musical essencial só coisas úteis práticas e sem enrolação e para você começar melhor proveito desse curso sugiro você comprar um caderno pautado tipo esse aqui dá uma
olhada no índice do curso que vai tá aqui na descrição do vídeo e também na descrição vai ter um link para download que vai ser uma espécie de work book que são exercícios pra você fazer em casa tem os exercícios e no final os gabaritos para você corrige [Música] e para começar vamos falar das propriedades do som elas são importantes porque com elas você identifica o que você precisa adicionar ou tirar e também faz o seu ouvido acostumar com os termos corretos ea primeira propriedade é altura que é quando o som ele vai ser fino
médio ou grosso isso realmente a gente chama de grave médio e agudo e quando tenho essa altura eu posso tocar essa nota que vai ser grave médio e agudo rápido devagar uma nota para o 2º duas notas por segundo eu posso fazer subdivisões dentro de um segundo guarda assim fica mais fácil e essa subdivisão eu chamo de duração e nessa mesma duração eu consigo colocar uma intensidade que essa intensidade e vou tocar esse som baixo ou muito alto fraco ou forte e o que faz você reconhecer a sessão o que faz você diferenciar um som
de um piano o som de uma guitarra e uma voz diferente da outra é o timbre então a gente tem quatro propriedades altura grave médio e agudo a duração se eu vou tocar essa nota rápida ou devagar a intensidade forte ou fraca e o time que é o que faz você reconhecer a nota e pra que essas propriedades façam sentido a gente passa para as notas musicais e as notas musicais dó ré mi fá sol lá si sete notas musicais e meu papel depois que eu sei dessas sete notas musicais é passar isso para uma
escrita musical que é a linguagem musical a famosa partitura a partitura eu divido da seguinte maneira para começar a escrever ela eu vou usar a pauta o pentagrama que são essas linhas aqui elas são compostas por cinco linhas uma duas três quatro cinco e quatro espaços 1234 essa disposição de linha espaço é bem importante você já vou entender o porquê disso o futuro próximo agora que eu já tenho as notas e tem uma pauta eu vou precisar de um símbolo que vem começo dessa pauta para dizer que eu posso escrever as notas para dizer como
essas notas vão ser chamadas esse símbolo eu chamo de claves eu tenho três tipos de cláudio na verdade eu tenho mais mas eu vou falar três para ficar mais fácil de guardar a clave de sol clave de fá t a clave de dó agora vamos pegar aquela sete notas musicais e passar para dentro da pauta com uma cópia aí vão falar o seguinte debaixo de todas as linhas vou fazer uma bolinha e passar o próximo meio de um espacinho que fez uma bolinha essa nota aqui eu vou chamar ela de dó porque ela é primeira
nota reparem que se dói ele tem um passe no meio e se traz no meio vou falar com essa nota está na linha por isso que aquela disposição de linha espaço é importante se essa nota está na linha eu vou e coloca uma próxima no espaço subindo essa nota aqui se é o dó essa via o hair reparem que uma tem outras cinco a outra não e aí eu vou coloca uma próxima na linha vou aproveitar a linha do própria pauta porque é pra isso que ela serve esse é o dó ré mi vou e
coloco a próxima no espaço csm falta no espaço próxima linha sol próximo no espaço olá próximo na linha sim eu tenho linha espaço linha espaço linha espaço linha dó ré mi fá sol lá si e aí você usa essa lógica para saber o nome de todas as notas você sabe onde um dó é acrescido de referência e vai contando até chegar na outra nota vamos supor que você quer saber qual a nota essa aqui você não sabe qual é você vai desenhar dó de referência do ré mi fá e conta até chegar na nota que
você quer vale uma curiosidade aqui que é o seguinte é para que a clave de sol ela começa aqui ó na segunda linha de baixo para cima por esse motivo essa nota é a sol outra dica legal é você usar mais uma referência a gente está usando dó de referência o sol o sofá usuário e tenta contar isso tanto ascendente quanto descendente porque se você quer saber qual é a nota que está próxima do la às vezes é muito mais fácil você descer uma do que com tanta dó ré mi fá sol até chegar à
nota que você quer o caminho inverso às vezes é mais fácil notebook que tá pra download tem exercício para você treinar as notas faça o download e faça os exercícios na copa de faé a mesma lógica porém inverso ao invés de contar a ordem das notas musicais a dó ré mi fá só assim eu vou contar descendente dó se lá sofá me recordo invés de fazê lo do aqui embaixo em cima de todas as linhas vou dar um espacinho faccioli e passo um caso no meio e se aqui vai ser o dop essa bolinha que
na verdade se você pega alguns livros de teoria chamada de elipse mas vamos falar bolinha fica mais fácil de entender aí eu faço o seguinte esse doyle está na linha porque tem esse tracinho que vou escrevo a próxima no espaço ou descendo se é o dó chelsea se está no espaço próxima da linha vai virar la plata na linha próximo no espaço que vai virar um sol para o espaço próximo à linha de tiro fatal no espaço próximo à linha que firme ea última o rec está na linha e aí eu chego na ordem das
notas da clara de falta dó se lá sol pa mim e aí você pode estar se perguntando eu tenho uma nota que eu sou outra o the sun a conta ascendente outro encontro descendente qual é o sentido disso isso acontece justamente porque o do ele é única nota em comum entre as duas cópias imagina que essa cobra de fakih ela não existe eu só tenho a de sol tenho dó do jeito que eu falei pra vocês debaixo de todas as linhas eu tenho uma bolinha compra assim no meio agora imagina que é e só aqui
que não existe em cima de todas as linhas eu tenho uma bolinha contra assim no meio por esse motivo esse doyle é chamado de dó central porque ele está no meio das duas claques seu de suas notas a partir dele eu vou ter dó se laço alfahmi redó por isso que é descendente e se eu subo as notas a partir dele e vou ter dó ré mi fá sol lá si dó na verdade não é que uma clava e invertida da outra eu parto do meio central aqui de uma parte central de suco consumo mas
como você já deve ter reparado essas notas elas podem continuar eu posso fazer coisa pra cima e coisa pra baixo notas para cima e notas para baixo por isso eu chamo esse conceito de minha suplementares se eu fui construindo linhas desenhando linhas e desenhando as notas eu vou ter notas para baixo a mesma coisa se eu chegar naquele se que a gente comentou que era o nosso limite e for empilhando ainda assim no espaço uma linha no espaço na linha um espaço na linha chegou aqui eu vou construir as minhas próprias linhas isso é chamado
de linhas suplementares são esses dois espaços aqui eu nomeio essas linhas simplesmente iguais os outras notas se a kill team dó eu vou descendo dó se lá se eu terminava que não se vou continuar eu continuo dó e vou seguindo as notas até chegar nas linhas fundamentais o próprio dó ele é uma linha suplementar porque eu não estou usando a linha da pauta estão fazendo uma linha nova mas a gente começa explicando por ele fica mais fácil de entender a mesma coisa na clave de fá se eu tenho o doc de referência se eu subir
dó ré mi fá vou desenhando as linhas e vou colocando mais notas se for dispondo as novas linhas espaço nem espaço nem espaço para chegar uma hora que vai acabar aí eu construí as próprias linhas os meus próprios espaços e vou dando os nomes das notas na ordem das notas musicais que vai uma curiosidade aqui quando eu pego uma nota tela mesmo em uma região superior eu fui contando dó ré mi fá só assim de novo dó de ver se dou até o outro tópico chamado de 8ª porque são oito notas oitavas e essas oitavas
que a gente usa para medir o tamanho de um piano ou de algum outro instrumento por exemplo aquele do central eu comentei ele é exclusivamente essa nota que são essas notas do piano aí eu tenho a outra oitava a outra oitava ontem as linhas em implementar es e vou descendo isso daqui que já entraria a kove de falta agora que você já sabe a altura das notas você já sabe que nota que está em qual oitava onde ela vai ser escrita onde está sendo representado na partitura vamos pensar nos tempos é super importante você ter
o tempo de uma música que através dele você consegue reconhecer que música quer se você toca uma música com notas erradas mas no tempo certo o vídeo ele reconhece agora se você toca uma música no tempo errado mas com as notas certas fica mais difícil de reconhecer que cada tempo de se eu represento com a figura musical essas são as figuras que representam o som cada símbolo desse representa a quantidade de segundos digamos assim que vou ficar segurando o repetindo determinada nota a primeira é semibreve mínima ser mínima colcheia semicolcheia fuzuê sem fusão cada figura
dessa recebe um valor uma duração então semibreve ela vale 4 tempos como se fosse 4 segundos quatro segundos que vou ficar segurando aquela nota e todas as outras vão valer metade da anterior se essa vale 4 essa vale 21 tempo meio tempo um quarto de tempo um oitavo de tempo e 1 16 avos de tempo aí você pode estar se perguntando como é que eu vou contar um 16 avos de um segundo ea nossa lógica aqui não é pensar em 1 16 avos de um segundo é pensar que eu preciso de 16 notas para dar
um segundo ou seja tem que tocar 16 notas um segundo é super rápido outro exemplo eu não tô pensando que é semicolcheia nota vale um quarto de tempo eu estou pensando que eu preciso de quatro notas em um tempo quatro notas de um segundo que a nossa comparação essas figuras aqui as indicam o som que é o que eu vou tocar porém também indicam as figuras que representam o silêncio é preciso saber quanto tempo vou ficar parado em determinada nota onde determinada parte preciso fazer com que isso se torne lógico e cada figura dessa tem
uma representante do silêncio a sair em breve escreveu ela na primeira segunda terceira quarta linha e se é assim aqui mais gordinhos digamos assim da mínima mesma coisa primeira segunda porém na terceira linha virada para cima em breve não vale mais ela fica em cima mínima não vale menos aqui em baixo de um jeito fácil de decorar a pausa da ce mínima figura de silêncio da cemig é essa a cobrinha meio esquisita aqui dá colcheia ela um zinho com a perninha da semicolcheia tem duas linhas aqui também tem duas da fuzarca tem três aqui também
tem três essa força tem quatro também tem quatro esses valores dessas figuras eles não são fixos eles podem mudar mas nesse começo a gente vai usar a simplifica muito mais fácil de entender mas logo logo a gente vai mudar esses valores vocês vão entender o porquê mas por enquanto vamos continuar assim e falando da figura especificamente ela pode ser composta até de três partes ela sempre vai ter a cabeça sempre vai ter essa parte aqui seja preto e volta aqui pintada ou branca vai ter a haste e colchete a quantidade de colchetes influencia também que
figura que ela vai ser uma outra regra não escrita quando você vê duas figuras que têm colchetes elas vão aparecer pra você escritas normalmente assim são juntas e se de repente são colchetes diferentes aqui tenho aqui tem dois o primeiro tem 1 e aqui tem dois riscos elas foram escritas assim normalmente na pastor que não sei se vocês acabaram reparando mas todas as figuras que a gente falou são valores país e eu preciso de um jeito de colocar valores ímpares na minha contagem e pra isso eu uso um negócio chamado de ponto de aumento que
nada mais é do que um pontinho que vai do lado da nota que ele aumenta metade do valor da figura essa figura aqui um compasso quaternário no compasso de quatro tempos que aquela tabela que a gente viu ela vale normalmente dois tempos se eu coloco o pontinho à frente dela ela vai valer 2 mas é só metade ou seja ela ficava lendo um total de três tem uns além do ponto de aumento eu tenho também o ponto de diminuição que é um jeito de diminuir o valor da nota só na execução que esse pontinho que
acompanha a cabeça da nota aqui ele também é chamada de staccato eu tenho também a ligadura que é um símbolo quando preciso tomar a duração de uma nota com uma outra nota aqui eu tenho uma sessão dividida pelas nossas bases de compasso vocês vão entender melhor daqui a pouco sobre isso essa figura que ela vale dois tempos essa figura vale um tempo e essa figura que também vale um tempo aqui também agora eu tenho essa base com passos dividindo a minha seção que eu quero eu quero que essa figura vale dois tempos ela tem a
duração de dois tempos então eu coloco essa liga dura zinho aqui significa que eu vou somar o som dessa nota com essa porém então não vou tocar seu nota eu simplesmente vou da adoração completa o agora que eu já tenho as figuras já sei quanto vale cada uma eu preciso de uma regra para escrever essas figuras e pra isso a gente chega no negócio chamado de compasso existem dois tipos de compasso o compasso simples que o compasso composto esses dois compassos que são divididos em três categorias o binário ternário e com a terminar posso ter
um simples binário o composto binário ternário simples treinar composto com a tornar simples e com a treinar no composto o compasso binário é um compasso que eu vou ter o primeiro tempo forte e o segundo tempo fraco ternário que vou ter o primeiro tempo forte segundo e terceiro tempo fracos e quatro na área eu vou ter o primeiro tempo forte o segundo tempo fraco terceiro tempo meio forte meio fraco e o quarto tempo fraco esses tempos são as minhas contagens é quanto vai durar quanto às notas eu vou poder colocar dentro entre essas duas abas
entre estas duas taxas entre essas barras na verdade pensando em contagem mesmo pra ficar mais fácil um binário em 12 12 o primeiro forte segundo fraco ternário 12 3123 primeiro forte os doutos fraco e com a treinar com 1 234 terceiro é meio fraco com 123 qual vamos ver o exemplo aqui mais musical para ficar mais fácil de entender [Música] aí a velocidade que eu conto estes compassos a gente chama de andamento seu conto os tempos de um compasso lento eu preciso contar tudo lento a proporção de um tempo tem que ser a mesma se
eu tô contando 1234 isso precisa ser constante e não posso contar com 123 1 a 1 2 3 4 isso não faz sentido eu preciso ter um pulso preciso ter uma pulsação constante que ela acontece igualzinha o tempo todo outro rápido ou tudo médio ou tudo lento e esse andamento musicalmente eu tenho alguns termos até alguns nomes que me ajudam a medir os nomes eles vão aparecer na maioria das vezes italiano e tenho presto muito rápido que um passo a medição impulso a ações por minuto 128 a 208 através de um aparelho chamado metrô no
que ele marca isso na hora que estiver tocando e aí esses nomes eles dizem respeito à velocidade que eu vou tocar isso aparece indicado na minha parte dura desse jeito aqui com a velocidade que eu vou usar vai está escrito aí você pega média ou com o nome a essa música vai tocar um adágio e aí você já tem mais ou menos uma noção de qual velocidade que você vai ter que tocar mas pode acontecer também do primeiro tempo tempo forte que é o tempo que indica com um passo ele está numa parte fraca de
sonoridade e isso a gente chama de cinco pick comércio aqui com o tempo forte tá tudo bem tudo certo porém aqui no meu segundo compasso a primeira nota ela tá ligada ou seja eu não vou tocar e ela já começa no tempo fraco essa duração vem daqui fica preso a essa nota não toca nada isso começa a tocar a partir daqui isso recebe o nome de cinco pe quando a nota não tá primeira nota não está no tempo forte é a pode acontecer também do primeiro tempo deu uma pausa se uma figura de silêncio e
isso a gente chama de compra tempo é quando eu tenho o primeiro tempo pausa e um tempo forte vai acontecendo ali na metade do tempo até mesmo no 2 ou 4 no tempo inteiro e para que faça sentido eu marcasse compasso binário ternário o quaternaglia vai representar no começo de uma música uma fração matemática com o numerador e um denominador essa fração ela vai ter um número dois por quatro por exemplo e vai ter indicado a quantidade de tempo num compasso que quer dizer se vai ser binário ternário ou alternar e aqui em baixo vai
ser a figura que representa um tempo e eu tenho outro exemplo que pode ser 234 binário treinar com a plenário e aqui sim vai entrar numeração da tabela por isso coloquei x essa tabela é o seguinte eu vou pegar as figuras musicais tabela da fifa que vale um isso aqui não é aquela tabela das figuras que a gente já viu uma outra coisa não confunda e cada figura dessa agora vai ser representada pelo número 100 em breve um mimo a 2 e assim por diante e eu faço o seguinte vou colocar a fração que eu
quero do meu compassos e vai ser binário treinar o ator na área e escolheu qual que vai ser o número da minha tabela por exemplo eu quero fazer 13 por dois então já sei que um número que representa os dois na tabela é a mínima então o que eu faço número 3 por 2 tac a representação dela vou desenhar a ordem das figuras musicais lembrando essa tabela é diferente dessa outra que não confunda só têm em comum o nome das notas ea ordem das notas e já que eu quero dois embaixo eu vou pegar esse
dois e vou dar um tempo para ele esse dois acaba valendo nenhum tempo e aí aplicar aquela regra o de cima vale o dobro que os de baixo valendo metade da anterior 1 16 avos e um 32 anos de tempo desse jeito eu acabou mudando aquela tabela que eu falei para vocês que os valores eram fixos quando o mundo o número de baixo eu mudo-me relação das figuras e essa numeração de baixo pela chamada de unidade de tempo que a figura que preenche um tempo inteiro no compasso se eu tenho uma figura que preenche o
compasso inteiro uma figura só era chamada de unidade de compasso vamos fazer um outro exemplo quero fazer agora 14 por 81 compasso quaternário onde há colcheia que essa figura aqui que valia 8 vai ser o meu primeiro tempo tão bom tempo pra colcheia as de cima vão valer o dobro o dobro que o dobro do brilho dessa dobro dança e dobro dessa e as de baixo valor metade do anterior meio tempo um quarto de tempo um oitavo de tempo ou seja se estiver tocando uma música que apareça isso aqui no congresso 48 já vou assumir
automaticamente essa tabela aqui com essa duração de tempo e para fechar as figuras rítmicas do nosso compasso da nossa música eu tenho que altas se eu pego essa figura aqui indivíduo por dois vão acabar tem duas 10 eu tenho uma figura de um tempo que dividindo das duas de meio tempo agora ser dividido por três eu vou ter uma divisão irregular eu vou ter quase 0,33 por figura falando bem matematicamente mesmo então uma figura de um tempo ela vai ser dividido em 30 33 e ela vem com esse símbolo zinho esse colchete esse número aqui
em cima e essas que altas elas podem existir com outros números também com 5 com sete e com outros que você pode somar de acordo com o seu compasso vamos ver o exemplo como isso sou e qual é a diferença que isso faz para os nossos ouvidos [Música] e pra fechar essa primeira parte da alfabetização musical vamos falar dos sinais que tem dentro de uma partitura tenho aqui as chaves de repetição tem os sinais repetição que consigo fazer saltos dentro da música são estes daqui a partir de repetição de um trecho é que eu vou
fazer uma vou retornar só daqui e tenho também os trechos que eu refaço a repetição de um compasso só isso aqui é um sinal de tremor que eu faço uma repetição da nota então vamos resumir se eu tenho aqui uma chave significa que o comércio tocando uma música vou tocando tocando tocando cheguei na chave 1 eu tenho um símbolo de repetição eu volto para onde eu tenho um símbolo de repetição de novo tocou tudo de novo chegou aqui na casa um eu não toco mais ela pulou para casa dois e continua tocando tocando tocando tocando
tem a chave aqui de novo toque a chave 1 volta onde tem esse símbolo que é aqui toca tudo de novo público a 2 e faço a minha música sigo a minha música pega esse outro exemplo é que também a música não tem nada escrito mas pelo que está acontecendo aqui comecei vou tocando tocando tocando tocando cheguei aqui otto s ao concordar em voltar nesse símbolo que adoece vou lá volto pra cá toca toca o tópico chegando corda que é símbolo aqui e vou automaticamente pra cá encerro minha música então resumindo toque do s álcool
da volta no s chego no coldre e volta pra ele que termine a música é uma outra situação outro exemplo aqui embaixo comecei minha música é a mesma coisa a gente tem está rolando aqui tem alguma coisa escrita ou tocando tocando tocando cheguei aqui o s ao final cheguei aqui vou pro s cheguei no final acabou minha música terminou aqui eu tenho também o símbolo de treinando mordenti e apodi natura quando eu vejo esse símbolo aqui esse desenho aqui acaba interpretando a nota desse jeito e apodi atura eu toco rapidinho a nota que ela está
escrita e vou pra nota que falhe o tempo de verdade tenho também os símbolos que indicam os oitavos quando eu vejo o símbolo ao invés de tocar só notas prometeu a clave de sol aqui vai tocar um mim eu vou tocar esse mesmo estava baixo como oitava acima é para facilitar a leitura afirma matta que é o símbolo que indica que você vai dar um respiro um pouco maior naquela nota você não precisa tocar exatamente a adoração dela esse símbolo aqui o ipê ju você vai tocar com uma nota de cada vez vai tocar todas
ao mesmo tempo rapidinho a ligadura de expressão que é uma ligadura que você vai tocar essa nota bem presa até chegar na última faz uma comparação com o português falado mesmo o invés de falar vou pegar a caneta falou vou pegar a caneta é uma coisa só mais fluida e essa outra ligadura que a ligadura para somar o tempo eu sou nessa nota com essa e acabam não tocar na segunda que a gente já viu aí no compasso eu tenho a barra dupla que a barra para mudar uma sessão uma parte específica de uma música
a barra final quer dizer que a música terminou quando tem isso aqui ea barra de espera quando vai ter esse símbolo e um número aqui em cima significa o número de compassos o número de partes que vão ficar em silêncio só aguardando agora vê chegar agora chega na parte dos acidentes que são notas que mudam o valor real a nota real daquela nota que você está tocando no caso do plano que é bem visual são as famosas teclas pretas e eu tenho dois acidentes pra gente começar que é o sus temido que o ball um
jeito fácil de guardar esses acidentes para confundir ex sustenido sobe e o ball desce imagine o seguinte eu tenho a ordem das notas musicais dó ré mi fá sol lá si dó normal só repetiu doc entre o dóia eu posso ter uma outra nota que é o docs temido por isso ele sobe entre o rm mesma coisa no entanto mil faro não vou ter nada faz e só voltei eu faço tenido entre o sol e lá só os temidos lá esse rapaz teria ido se dota também não vou ter nada quando estou subindo leva em
consideração os temidos descendo entre por exemplo ou se o lá eu vou ter um cinemão entrou lá o sol o ramon só eu falo só de mol time não vou ter nada miami bom é dó ré bemol na verdade entre mim o fato eu tenho sim um início tremido de um sistema mas isso teoricamente eu não penso nisso sustenido ou nesse bom fisicamente se eu tenho um desenho que das teclas de um piano na tecla do teclado fica bem fácil de entender tenho as notas aqui dó ré mi fá sol lá si dó continua em
oitavo se tornou dó e subiu pressa aqui eu fico num dos estendido seu tom é subir por essa aqui pra fica no resto tem ido dormir e profa lembro que comentei que não tem nada porque eu não tenho uma tecla física aqui isso acaba ficando mais fácil de entender desse jeito acaba não tendo nada e eu vou continuando agora se eu estou merecendo ser titular e vou pro sol eu voltei lá bemol setor não só voltou por lá eu tô no sol sustenido reparem que a mesma tecla pode receber dois nomes só os temidos um
lado de mon e isso em música a gente chama de e na harmonia no braço de um violão uma guitarra até mesmo contra baixo com mais ou menos cordas é a mesma lógica eu tenho aqui a corda solta me a esse grupo o ffa depois faço tenido sol só o temido vou seguindo essa ordem a mesma coisa em outras cordas isso é que não está inscrito mas se estivesse fazendo um movimento descendente seria assim se vê mall lá labmon sol sob on farm projeto chrome e assim por diante [Música] eu tenho também um outro jeito
de classificação à distância das novas que eu chamo de tom e semi tom cuttone guarda como se fosse a referência do número 1 ao cm tão bom como se valesse meio à referência de meio fez o seguinte entre o doi ué não é a menor distância que eu posso tentar essas duas novas eu tenho um dó sustenido no meio então em conta que de dodó para dó sustenido eu tenho meio ou um cemitério de si dó sustenido para esse ré eu também tem mais meio a meio mas meio acaba dando um tom então a menor
distância de uma nota para a outra é um semi tão quando eu tenho 2 m tons acontecendo meio mais meio acaba dando um tom e para você começar a usar isso vamos exercitar contar a distância maior de uma nota até outra nota se eu tô num dó e quer saber quantos thomsen semitons eu tenho até o ffa eu faço a seguinte lógica veja quais as notas que eu tenho um meio de dólares tendo eu tenho meio de nós ter ido pra eu tenho mais meio de ré para respondido mais meio a meio e meio então
daqui pra cá eu vou ter um daqui pra cá mais um e daqui pra cá meio ou seja de dó até fa eu vou ter dois tons e um semi tom com dois tons e meio e você pode aplicar essa lógica para qualquer distância que você querer achar é agora pra ficar mais fácil ainda aqueles acidentes que são os tênis dados e os b boys que a gente viu que eu falei que um subia e outro descia na verdade o que ele faz é o sustenido ele altera meio tom casino eo bebê mall desce meio
tom altera meio tom para baixo os habitam pra cima e não sabe então pra baixo esses acidentes eles podem aparecer de outro jeito também existem outros acidentes eu tenho o sustenido que aumenta mais meio como os habitam o dobrado sustenido que aumenta um tom ou 2 cm tânia cada 2 m tons de ontem o bebê mall que desce - meio com o sangue tom é dobrado bom que desce um tom e aí eu tenho esse outro símbolo que é chamada de b4 que o efeito zero se eu tenho aqui uma música e ele mostra no
começo o fato dó sustenido que é onde eles estão inscritos aqui ó o fatah passando pela linha eo dó pelo espaço significa que toda nota dó vou tentar escrever aqui e toda a nota à fa vai ser automaticamente estendido aqui eu tenho faro não está escrito sustenido mas já vou tocar sustenido automaticamente porém quando eu cheguei aqui nesse terceiro compasso falha tem um de quadro não significa que eu não vou tocar e se faço o temido autocad natural porém esse outro fã gestos temida então eu escrevi e sustenido aqui nesse outro exemplo eu tenho esse
bequadro acontecendo porém o meu outro file não tenham sucedido não tem um quadro não significa que esse acidente ocorrente essa alteração tá valendo ainda ou seja quando eu tenha essa alteração ela vale o compasso inteiro caso eu quero que ela termine eu simplesmente volta o acidente nesse outro exemplo eu já tenho uma nota que tá sustenido que é o sol que não aparece no começo que não é o fail dó isso significa que ela vai valer também só pra esse compasso quando aparecesse sol compasso inteiro vai ter sol sustenido nesse segundo compasso reparei que ele
apareceu de novo porque a primeira nota não é só ter ido então e só natural virou sustenido esse dó eu quero que seja natural como ele tem aqui na madeira declarou no começo da minha música coloca o quadro no próximo compasso ele já não aparece significa que ele já vai ser normal resumindo a nossa história quando você tem um acidente na mais dura de clube que ele aparece no começo da música do lado da clavícula de sol de forma independente de qual for aquilo vai valer para a música inteira quando você tem alguma coisa que
acontece só naquele compasso seja uma nota sejam bequadro ou alguma alteração a gente onde a alteração recorrente só vale para aquele compasso caso você precise que aquilo seja alterado o mude você precisa fazer as alterações de novo além de ver o tom e semi tom entre as notas a distância entre as notas eu também consigo medir em números quanto eu tenho um espaço de uma nota para a outra isso a gente chama de intervalo se eu tenho por exemplo dó amy e o conto dó ré mi eu tenho um intervalo de tempo se eu tenho
de dólar dó ré mi fá sol lá eu tenho intervalo de sexta se esse intervalo na minha contagem bater até o número 7 ele vai ser chamado de intervalo simples passou dos 7 a partir do oitavo chamada de intervalo com o posto de algumas dicas para facilitar sua conta para agilizar para deixar mais rápido é o seguinte todo intervalo de segunda também pode ser um intervalo de nona no intervalo de quarta 11ª e o intervalo de sexta e décima terceira segunda dó ré vou pegar esse re e vou até o outro estava então dó ré
mi fá sol lá si dó ré 9 tebaldi segunda é a mesma coisa com intervalo de nona e assim nos outros que a gente acabou de falar também que além de medir esses intervalos em números eu também consigo classificar que aí que a coisa começa a ficar mais interessante ea gente vai conseguir aplicar mais essa classificação é como se fosse um sobrenome nesse intervalo então primeiro faça a medição da distância que a distância em números e depois a classificação que é o que a gente vai ver agora eu pego a nota dó de exemplo e
faço doha é depois do amigo do afaa do sol dólar do ácido dóia e dorme na 8ª eu vou chegar no intervalo de segunda terça quarta quinta sexta e sétima oitava e nona e décima seu conto quantos tom semitons eu tenho de dólar é que eu vou chegar no intervalo de segunda maior vou nomear esse intervalo de segunda maior ele vai ter um tom eu pego intervalo de fome e também conta com os tons eu vou te vou chegar no intervalo de dois tons que vão nomear como terceira maior de do afaa que vou ter
dois tons e um semi tão uma semana quarta justa de dó a sol eu vou ter 33 11 m tão ou três tons e meio mas é uma quinta justa e aplicar essa ideia em todos os outros de dólar vai dar uma festa maior de doha se uma sétima maior do dólar estava justo e dói é maior e maior porque eu estou copiando daqui conforme eu vou contando esses intervalos eu acabo criando uma tabela quando eu tenho um intervalo de um tom eu tenho uma distância normalmente vou ter um intervalo de segunda maior demanda maior
se eu tenho um tom e mail eu vou ter um intervalo de terça menor com nona maior intervalo de dois tons uma terça maior em dois tons e meio vai ser uma quarta justa uma 11ª justa eu uso essas legendas aqui que essa relação de um tom para o outro faz sentido pra mim o seguinte jeito eu interpreto que eu tenho duas famílias a família do maior ea família do intervalo justo quando eu tô na família do maior se for me mover se for subir isso eu chego no intervalo aumentado o mais comentado de sendo
menor de minutos ou mais que diminuto setor na família do justo subindo eu vou ter aumentado mais comentado na família do diminuto mais 15 minutos eles são parecidos a única diferença que se ele for maior ele tem o menor e se ele for justo ele já vai direto pro diminuto mas o que muda de um para o outro é simplesmente a quantidade semitons que eu vou aumentar seu todo maior eu penso que ele é meu ponto zero se eu quero do maior fazer aumentado eo momento nós meio mais comentado mais meio ainda todo maior quero
fazer o menor - meio torno de um minuto - meio e mais que um outro - meio em justo a mesma lógica justo meu ponto zero aumentado mais meio mais comentado mas meio justo - meio mas que diminuto - meio ainda vamos fazer uma prática aqui eu tenho de faraó primeiro vou pedir números a distância de fala fá sol lá tem intervalo de terça agora eu vou contar com os tons e consome tons eu tenho nesse intervalo de terça de fato era fácil ter medo eu tenho meio de fato em operação mas meio só pra
só estendido mais meio e de sol sustenido pró mais meio a meio mas meio 1 mas nenhum dois tons aí eu vou lá naquela minha tabela com os tons dois tons é uma terça maior fazer mais um que não saiu mas eu tenho uma clava e de sol d é assim de resto o temido meio mais meio até me até falar meio a meio vou contando de e-mail e meio até chegar então de ré amil tem um mais 111 e mail ou seja de ré até se é o intervalo de sexta e eu tenho quatro
tons e mail quatro tons emitam aí eu vou lá na minha tabela quatro anos e meio é uma sexta maior vamos fazer agora um pouco mais diferente de labmon a fácil tenido mesma coisa descarta o irmão e os tenha ido só conta a distância em números o a si dó ré mi fá tem um intervalo de sexta agora sim eu vou considerar o bb on e 1 sustenido para o contato à distância então de lá bemol pra lá eu tenho meio de lá posso ter medo mas meio gostei do prace meio dissipador meio de dólar
para nosso time no meio do oceano praia meio régis ainda mais meio a meio a meio e meio vou contar esses meios agora meio mais meio com 11 com 11 2 345 vou lá na minha tabela o intervalo de sexta ele deveria ter quatro tons e meio porém eu tenho cinco aí eu fui lá naquela escadinha eu vou ver que eu vou ter o intervalo com mais 6 ou seja o meu ponto zero está aqui quatro e meio como eu tenho cinco é aumentar esse intervalo acabou se tornando uma cesta aumentada que aumentei mais meio
na classificação normal na classificação geral digamos assim e essa classificação ela pode ser tanto ascendente quanto descendente eu posso contar a ordem dó ré mi fá como eu posso contar de fato a bola como eu tenho aqui nesse exemplo eu tenho de ré ao aço estendido descendente é dó se lá tem intervalo de quarta vou analisar com os tons sobre tons eu tenho e chegou no intervalo de quarta diminuta vamos fazer mentalmente aqui para forçar isso de ré pradó eu tenho um tom de dó para si bemol com dois tons si bemol elas tenham a
mesma coisa pensa num sentido de contagem de espaço intervalos de contar distâncias eu tenho dois tons volume a tabela dois tons eu deveria ter uma terça maior mas como o intervalo é de quarta e para ser uma quarta e deveria ter dois tons e meio tão simplesmente descendo meio então se tornou um justo desse meio eu vivo de um minuto por esse intervalo de um minuto [Música] agora que a gente já sabe classificassem intervalos é importante também pensar em distâncias dos instrumentos que pra isso eu chego nas escalas eu tenho dois tipos principais de escalas
as maiores e as menores a escala maior que eu vou fazer eu vou pegar nota dó e vou colocar uma nota na sequência uma atrás da outra na sequência das notas musicais a dó ré mi fá sol lá si e repetiu dó proteger uma oitava agora que já têm essas notas dispostas na ordem eu vou contar com as minhas distâncias dos meus intervalos de dóia eu tenho um tom de rehab eu tenho um tom de mia farr 1cm tão fácil ao tom só laton la assim com ele disse à dó um cemitério esse resultado que
gerou é a fórmula de uma escala maior por uma escala maior e existe ela precisa ter essa combinação tomtom tramitam tomtom semitons e aí pra montar qualquer escala maior basta seguir essa forma vamos imaginar que eu quero montar a escala de ré maior pego o recomeçando e montar a ordem das notas musicais até chegar o próximo é tão ré mi fá sol lá si dó verifica agora esse tom e semi tom vai ser verdadeiro tem uma colinha que em cima da forma então daqui pra cá eu tenho que ter um tom bateu tá certinho daqui
pra cá eu tenho que ter um tom porém de mim pra falar eu tenho um time tão bom vou e colocam sustenido aqui para aumentar mais meio para bater isso daqui como tom de fácil entendimento para o sol eu tenho um cemitério de sol para lá um tom de lá prá citam-se pradó eu tenho uns emitam mas segundo a minha forma de ver em ação então colocam sustenido aqui também passar conta dá certo nosso tempo pra ver um cemitério na minha escala de maior é formada por ré mi fá sustenido sol o lá si dó
sustenido vamos fazer mais um quero formar a escala de si bemol maior como o próprio nome diz que ela já fala que ela vai ser se bom foi já começa com o simon então sibemol dó ré mi fá sol lá e se vê mall mesma coisa por fazer dessa forma o ataque em cima de realidade aqui embaixo desse bemol prodon eu tenho um tom tá certo que dobra a ré eu tenho um tom de ré para mim eu tenho um bom por eu deveria ter uns emitam tão eu coloco um mock pra poder fazer essa
compra dá certo de me demoro pra falar que eu tenho um tom de fábula som eu tenho também um cão de sol para lá um tom e de lá para si bemol eu tenho uns imitam a conta deu certo fechou já as escalas maiores elas são chamadas de escalas relativas porque elas precisam de uma escala maior para existir com uma escala menor ela só existe se existe uma maior que relativa dela e para achar essa escala relativa eu penso sempre no 6º grau da escala maior se eu tenho aqui a escala de dar maior que
conto 123456 ou sexto grau é ua então minha escala relativa ajudam maior é um lá menor como fazer um outro exemplo tem um é maior quero saber qual é a relativa de maior a chance de subir ao acessar a nota 1 2 3 4 5 6 na escala relativa de rio maior vai ser um se menor uma vez que você descobriu essa escala relativa você consegue ter até três tipos de escalas menores você tem a menor natural a menor a mônica ea menor lógica tô aqui não dá maior achei o sexto grau houve uma escala
menor a minha escala menor é uma cópia fiel da maior porém começando na nota lá exatamente igual só começando lá vamos ver um outro exemplo é maior acho certo grau que ao se começa a escala a partir do ciee copio ela exatamente igual só que começando se inclusive as atenções com dora sustenido coloquei aqui o faria sustenido coloquei aqui já na escala harmônica ela vai sofrer uma alteração de mais 1 cm tentou um sétimo grau vamos ver a lógica peguei escala de dar maior achei o sexto grau e transformei numa escala de lá menor natural
aí fiz a escola de novo de lá menor natural copia igualzinha porém no 7º grau é um homem they mais um cemitério e esse sol virou sustenido do maior natural pensando dó lá menor natural começando lá e lá menor harmônico começando lá com o sétimo grau terrado mais um exemplo é maior cemar foi a gente mesmo que montou com fácil tenido e do sucedido acho certo grau transforma numa escala menor se menor exatamente igual não muda nada copio sustenidos chegou a ser menor natural se eu faço uma cópia dela de novo exatamente igual à menor
natural porém altera o mais meio no 7º grau vilma se menor harmônica e além dessa menor harmônica eu também tenho a menor melódica a única diferença que a menor lógica vou ter agora mais meio no sexto e mais meio no sétimo vamos seguir de novo é que o fluxo não confundir pega a escala maior acho sexto grau e monta uma menor é natural que a cópia igualzinho só começando lá copiei tudo vou copio a menor natural de novo só que alteram mais meio no 7ª ver uma menor harmônicas eu pego a menor é natural copil
ela de novo exatamente igual mas ao término mais meio na sexta agora na sétima de uma menor melódica e essa menor lógica ela pode aparecer de dois jeitos igual ataque alternando no sexto e um sétimo ou subindo alterando no sexto e no sétimo e quando ela descer quando ela voltar ela vai voltar com sexto eo sétimo naturais vão subir com os meninos voltei natural no caso de quadra vamos ver mais um exemplo é maior escala de maior que a gente montou normal achei o sexto grau para formar uma escala relativa que trouxe menor natural fiz
a escala é exatamente igual é maior porém começando se copia e tudo se menor natural com o psd novo esse menor natural porém chegou no 7º grau é o terei mais meio tom cook um sustenido viram-se menor harmônico copiei de novo não se menor natural aqui para baixo chegou no 6º grau coloquei mais meio tom sobre tom e no sétimo também ver um ser menor melódico e lembrando que o seu lógico que ele pode subir alterado e de ser natural vamos resumir então para não confundir eu fui lá montei escala ainda maior coloquei uma nota
seguida da outra na ordem das notas musicais mesmo e cheguei nessa fórmula tomtom seu então tomtom consome tom o sexto grau nessa escala a sexta nota dessa escala e começar por ela copiando as notas uma atrás da outra eu vou chegar na escala menor natural se eu pegar essa escala menor natural e fazer uma cópia dela exatamente igual porém levar mais uns m tons mais meios estão no sétimo grau e transforma essa menor natural numa menor harmônica se eu pegar essa mesma escala natural de transformar o sexto eo sétimo com mais uns emitam mais meio
tão eu transformei natural menor lógica fá maior sexto grau é o ecoponto igualzinho nclusive com os acidentes começando a ver uma escala menor natural copiei escala menor natural e e levei mais uns emitam um sétimo ver um menor harmônica peguei a menor natural cooper de novo e eu levei mais uns emitam um sexto e no sétimo que não tem nada porque ela já a bemol bemol com sustenido ela virá de quadro não tem nada vou até dezembro o quadro aqui para ficar fácil ficou sem receber 4 vai depender de uma menor lógica [Música] e aí
pessoal só foi uma todas as escolas inclusive aconselho você fazer isso em casa um bom prêmio você vai perceber que os temidos e os b-boys eles aparecem sempre na mesma ordem se eu pego aqui a primeira escala quer de dó essa aqui ela não tem nenhum acidente a próxima escala que vai ter um susto e medo só vai ser de sol que apareceu fácil terminar a escola que vai ter dois apareceu o fai o dó três fa do sol reparem que o começo é sempre ball sempre aparece o ffa depois eu falo dó depois do
fato o sol adoção ré isso vai gerar uma ordem e essa ordem eu chamo de ciclo das quintas se eu contar a distância de dobra sol que é a segunda escala com o acidente do é mi fá sol eu tenho uma quinta para a segunda eu vou ter uma quinta eu vou tirando esse ciclo em quintas depois que o chamado círculo das quintas se eu pegar esse ciclo já que ele tem um hábito eu posso ir para o outro também se eu contar no sentido anti-horário que acabou chegando no ciclo das quartas que a regra
dos b-boys seu todo mesmo doc não tem absolutamente nada e voltar um parecer um cd mall se eu voltar dois aparecesse de moby mall si bemol de novo nível hoje novo e agora o novo que eu lá e assim por diante e eu acabo usando essa lógica para voltar em todos os acidentes vai chegar algumas tonalidades que eu vou ter a e na harmonia com remota é a mesma coisa que um dó sustenido armadura de claro eles são diferentes mas eu penso na mesma nota a mesma coisa fácil tenido e sob bom que dá o
bom e se bastante legal para você usar esse ciclo das quintas de cinco das quartas o seguinte decorre a ordem dos temidos fa dó sol ré lá me disse e aí a ordem dos b boys vai ser exatamente o contrário à adoção relapse similares ao do fato o inverso aí pensei o seguinte uma os cortes e quer montar a escala de maior você vai na ordem das notas musicais uma nota anterior é o réu dó não confundam as ordens a ordem das notas musicais e aí eu coloco meus temido até o dó de ré maior
quero meu objetivo final que é escrito à morte andré foi treino ela vai te falar que dó sustenido vão pensar que eu quero formar uma escala de lá bemol no bom eu já faço um pouco diferente é o avanço os b boys até passar o nome que eu quero então quero fazer escala de lábio mall que eu coloco se me lá bemol e avance um túnel na escala de labilá um vai ter se me lá revelou vamos fazer mais um eu quero fazer escala desse maior pego a ordem das notas musicais nova atrás do se
lá simplesmente colocam sustenidos até lá também escala desse maior vai ter fato dó som e que lá quero fazer escala de me the mall para o nome já fala que ela vai ser bom coloca os acidentes até o meu irmão se é bom e avanço também escala de nível alto vai ter se me pelo alemão uma vez que você já sabe as escalas a gente chega nas denominações dos acordes e o que é um acorde é a combinação de três ou mais notas de três ou mais sons e toda hora que eu fui falar um
acorde pra não ter que falar o acorde tal é nota xyz eu coloco uma letra que representa essas notas e essas letras são chamadas de cifras como eu faço assim eu tenho sete notas musicais 9 mi fá sol lá si começando do ar eu vou dá a letra a e aí na sequência que eu coloco do alfabeto a b c d f g essas notas musicais são representadas por essas letras aí você pode estar se perguntando a mas porque que o do s e não de por que isso não vem do português que noutra língua
faz mais sentido desse jeito mas lutando aqui cada cifra 10 ela recebe sempre um nome e um sobrenome quando você vê só a letra que é como está aparecendo aqui sem nada escrito na frente ela vai receber um sobrenome de maior então quando você vê um hexa vai falar isso falar me maior quando você vê um jeito não vai falar g vai falar sol maior que tem também o sobrenome menor que é quando ele tem esse outro emilzinho aqui na frente de todas as letras mesma coisa serve um de emissão vai falar de ms vai
falar é menor de 1 cm se na frança ele vai falar ó menor há mais o que isso muda isso muda a maneira como eu tô com acordes o dom maior ele é uma combinação de notas do menor é outra combinação de notas agora vamos entender como tirar essas notas como eu tive esses acordes de dentro de uma escala se você lembrar da denominação com acorde ele é formado por no mínimo três notas e essas notas são fundamental 3ª e 5ª naquele intervalo mesmo de distâncias que a gente já aprendeu popular não pensa assim é
fundamental a nota que vai dar um número recorde então quero fazer uma corda de dó fundamental dó terceira torre me então já sei que não acorde vai ter dó de mim a quinta é a quinta nota em relação fundamental um dó ré mi fá sol também o acorde da maiorca formado por dó ré mi só se eu pego isso dentro de uma escala eu tenho aqui a escala da maior dó ré mi fá sol lá e se em cima eu tenho é fundamental que é o dom tenho até terça que é um nome que a
gente já contou e tenho a quinta olha como fica fácil eu extrair com acordes da escala do setor na escala de dó maior e quero extrair o acorde só tocar as três notas juntas que acabou formando com a corte não fazer mais um é maior aqui numa escala de reta há como que eu sei que é maior porque ela tá começando pelo rio pega fundamental pega terça que vai tão fácil ter medo porque pega a quinta também um acorde de ré maior k formado pelas notas é fácil terminar e lá se analisar o que eu
tenho de dó pra mim em termos de distância eu vou ter uma terça maior ou seja vou ter dois tons acontecendo aqui se analisar também distância que eu vou ter de doha sol eu vou ter uma quinta justa a chave está errada que na verdade a chave seria até aqui né de doha só eu vou ter uma quinta justa e aí eu chego na forma de um acorde maior por uma corda ser maior ele tem que ter é fundamental que a nota que da onu ocorre uma terça maior e uma quinta justa se usar essa
relação em qualquer combinação destas três notas sendo fundamental terça maior quinta vai formar uma coisa maior uma corte menor é a mesma lógica a diferença é que eu tiro de uma escala menor tenho aqui uma escala de lá menor natural então meu escala principal do ataque e relativa menor aqui lá menor olá primeiro grau o do terceiro grau e um mix integral lado me formei um acorde de lá menor mesma coisa se eu analisar e se acorde eu vou ver que de lá prá dó que eu tenho uma terça menor um tom e um samba
tom e se eu pegar de lá a dó a chave também está errada acho que xavi torta vocês entenderam vira uma quinta justa e aí eu chego na forma dos acordes menores fundamental terça menor que quinta justa só para vocês terem uma idéia em termos de comparação o que muda então de um acorde maior ou menor é só a terça é pai fundamental fundamental terça maior perceber na roupa que é diferente quinta justa quinta justa da maior dorme sol do menor dó me bemol e só porque uma terça maior ela tem dois tons na terça
menor ela tem um tom no cemitério não tinham menos meio tom por isso que eu uso um bom além desses acordes maiores e menores que eu posso ter também com outros tipos outros sobrenomes de acorde eu tenho um acorde com a quinta aumentado um acorde aumentado que é quando eu tenho a fundamental até essa maior que a quinta aumentada fiz dorme sol coloquei um sustenido não só ver um dó mais 51 dó com a quinta aumentada posso ter uma corte menor com a quinta bemol do menor com a quinta menor mesma coisa fundamental terça menor
ea quinta que era justo que veria uma corte menor deu uma cópia da minuta é um dó me bom pegar o sol e transforme na quinta e além disso eu posso ter também os acordes suspensos que é onde eu tiro a terça e substitui pela segunda aqui com acordes da maior loteria do mi sol tirei essa nota aqui e troquei pela segunda que o repto fundamental segundo maior e quinta justa de um acorde de docs os dois existe também o dos quatro que é onde eu tiro a terça que ela estava aqui que eu me
lembre ela era um fato é uma corja de fundamental corta justa e tintas pra ficar fácil essa relação vamos ver seguinte montagem seguinte lógica tem um dom maior seu destino - meio na terça virão da menor se eu tenho um do menor e desço mais meio ainda na quinta em um da menor com a quinta bemol se eu volto lá não dá maior e subiu mais meio na quinta vi um dó com a quinta aumentada dó sustenido 5 e se você quiser levar mais ainda tudó saiu dos dois e os nossos quadro e aí uma
vez que você montou esses acordes você pode também pensar individualmente por grau da escala que a gente fez a gente pegou escala de da maior tirou o primeiro grau o terceiro eo quinto informou a corte porém eu posso pensar em cada grau nunca um acorde em cada grau de 6 no primeiro vou montar um acorde o segundo vou montar um acorde eu vou fazendo um empilhamento de terças e isso eu já era um negócio chamado de campo harmônico campo harmônico é quando eu tenho uma relação de sequências de acordes de acordo com uma escala na
escala da maior gera uma seqüência de acordes para mim a escala de maior gera uma seqüência de acordes e assim por diante o que eu vou fazer é pegar a escalar de dar maior como referência e vou colocar uma terça em cima de cada nota coloquei uma péssima dó ré mi e assim por diante vou colocar mais uma terça ainda mesma coisa em cima dó no redondo e em todas e porque não também colocar uma quarta os acordes que a gente trabalhou antes eram tríades três notas agora vamos trabalhar com uma corda para deixar as
coisas mais interessantes agora é analisar acorde por accorde o intervalo de que essas notas forma por exemplo de domingo têm uma tendência maior de idosos só uma quinta justa de doha se uma sétima maior e fazer isso com todos eu chego na seguinte combinação já cortes e sidó ele um dó com a sétima maior como eu sei dessas ético simplesmente eu contei à distância do de doha se de intervalos via classificação eulina tabelinha foi isso que eu fiz vou fazer a mesma coisa corra com mi fá e com todos achei um acorde de dó com
sétima maior é menor com o sétimo melhor com 7 uma faca um site com maior só com sétima lá menor com sétima esse menor com sétima toque aos 70 com a quinta de mon essa combinação é a minha forma e acabou gerando uma forma também para acabar usando ou seja o primeiro grau ele vai ser sempre maior com a sétima maior menor com sétima menor com sétima também terceiro grau quarto sétima maior que em tomar com o sétimo sexto menor com o sétimo e 17 que vai ser menor com sétima e quinta bemol beleza já
sei que gerou uma fórmula mas como eu faço para usar isso na prática escolhe uma escala que você quer fazer eu quero fazer aqui o campo harmônico da escala de mimon maior mundo a scala de milão maior liberou o fá sol lá bemol si bemol dó e é aí na sequência pega uma forma eu simplesmente substituiu esse aqui é o primeiro grau pelo nome da nota que copia o sobrenome no primeiro coloquei-me bemol rompeu sobrenome o primeiro real é um grau de mimon com a sétima melhor segundo a mesma lógica substituir o nome o grau
e copiou sobrenome mesma coisa nos outros sol menor com sétima o lábio mall com o sétimo maior seebohm com o sétimo dó menor com sétima e aqui ele vai gerar um réu menor com sétima de novo tá faltando a sétima que demonstre 5 ou também conhecido como accord meio de um minuto com r 1.000 diminuto que é a cifra mas essa bolinha cortada essa lógica de você não tá com por mónica você pode não estar em qualquer escala escolhe a escala vai empilhando às terças sejam cumpridos três notas ou até 34 notas com a sétima
monta o acorde descobre qualquer corte faz a escala e você tem a foto que vou te dá a forma das escalas que a gente viu forma da escala maior da escala menor fiz a mesma lógica montei escala de lá menor natural em pillay as técnicas nas trilhas e foi chegando até quatro notas cheguei nessa combinação aqui de acordes montei escala de lá menor mônica formei todos os acordes no banco o sétimo grau terá dado então isso influenciou no resultado final e fiz a mesma coisa que ela menor lógica montei também as teclas e cheguei missa
resultado final e chegou no final desse conhecimento essencial sobre a parte de teoria musical eu sei que é muita informação é muita coisa e por isso assista esse vídeo devagar aqui no youtube tem aquele recurso de você assistiu o vídeo mais lento o mais rápido tem também os atalhos para você voltar 30 segundos avançar 30 segundos isso ajuda bastante para você ver o vídeo e acompanhando faça o download aqui do timbu que está aqui na descrição do vídeo pra você fazer os exercícios em casa teoria musical um negócio que você precisa praticar você precisa colocar
no seu dia a dia para que você não a esqueça e também para que faça sentido tudo isso que eu passei pra vocês garanto que dá para ser usado uma coisa depende da outra então não poderia falar sobre campo harmônico sem explicar antes sobre os intervalos eu não poderia falar sobre os intervalos se explicar antes o tom m tom para você entender tom m tons e precisa entender sustenido emol para você entender se estende do irmão você precisa entender a relação das notas para você visualizar a relação das notas você precisa visualizar escrita na pauta
musical e para você ter noção de uma música como ela funciona você precisa ter noção dos tempos então tudo um grande ciclo uma grande bola de neve é extremamente necessário e útil espero muito que você tenha gostado desse curso deu bastante trabalho fazer por isso deixa seu like se escreve aqui no canal se você não quer perder nenhum conteúdo novo compartilhe esse vídeo com seus amigos se você acha que seu amigo tá precisa de teoria musical ele precisa entender as coisas compartilha com ele vai me ajudar muito e caso você queira ver mais conteúdos acesso
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