POÉTICA, de ARISTÓTELES, e a TRAGÉDIA

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Video Transcript:
olá hoje eu estou aqui para conversarmos um pouquinho nós todos que gostamos de pensar literatura porque eu trouxe um dos primeiros senão o primeiro porque falar da antiguidade clássica é um pouco difícil em termos assim mais categóricos mas um dos primeiros livros de teoria literária estou falando de um livro que tem simplesmente 23 séculos de existência ele foi escrito por aristóteles eu tenho certeza que você aí já ouviu falar desse grande biólogo matemático filósofo enfim o cara já pensou sobre muitas coisas e escreveu então essa teoria literária chamada poética pra gente o que importa que
também é que ele se debruçou sobre o gênero tragédia se você não sabe do que eu estou falando assista esse vídeo aqui no card zinho sobre o desafio literatura e 2019 porque a segunda categoria para o segundo mesmo então para o próximo em fevereiro é tragédia é por isso principalmente por isso já queria trazer esse vídeo é bastante tempo que eu trouxe então é esse livro grandiosíssimos clássico pra gente conversar um pouquinho [Música] antes a gente começar a falar sobre algumas das idéias de aristóteles contidas aqui nesse livro precisamos trocar umas palavrinhas acerca do contexto
no qual elas foram inscritos porque isso é muito importante aqui pra gente ressaltar estou falando de vinte e três séculos atrás o que é muita coisa se chama então que a gente começou a chamar de mundo grego ou antiguidade clássica ea forma de pensar dessas pessoas era muito diferente basicamente porque a cultura deles e questões sociais também o eram então um exemplo pra vocês eles tinham costume não de ler histórias e aí a gente pode entrar na questão no debate sobre a história da leitura e do livro mas não vamos entrar hoje nisso vamos voltar
aqui no poética mas eles tinham o hábito de ouvir histórias aristóteles ele foi uma pessoa exemplar um gênio e inclusive foi discípulo aluno de platão ninguém menos do que platão que esse seu professor de um apelido para ele na época que era de o leitor com uma certa carga irónica ipri justamente por conta dessa distinção social que o fazia a ser tão distinto para a sociedade porque ele tinha esse hábito justamente diller e não apenas de ouvir histórias ele lia muito avidamente ele era tão inteligente que tem outra grande curiosidade sua vida muito bacana pra
gente destacar aqui que é ter sido professor ou preceptor de ninguém menos do que alexandre o grande um dos maiores imperadores que o mundo já viu que a história já viu de um dos maiores também impérios que já existiram um militar bem sucedido que morreu invicto de todas as batalhas alexandre o grande ele considerava aristóteles como um pai pra si de tão grande e tão forte que era esse vínculo entre discípulo e professores mas enfim sobre cada uma dessas figuras históricas da área pelo menos um vídeo um longuíssimo com muitas curiosidades informações importantes mas voltando
aqui ao assunto nem questão desse vídeo com essa cultura todo esse contexto histórico né do mundo grego dá pra gente a tradução do que era literatura na época porque muito da literatura era usado para gerar reflexões para suscitar questões humanas então nisso a gente percebe algo que inclusive a gente perdeu um pouco de que um pouco muito de que a literatura naquela época ela era muito importante inserida na sociedade na vida cultural daquela sociedade nessa comparação do passado com a época moderna e até mesmo contemporânea vocês devem se perguntar nesse exato momento do vídeo mas
mel porque que esse livro é tão importante pra gente hoje porque eu devo leno ea minha resposta é bem simples bem básica isso daqui na verdade é uma herança pra gente culturalmente falando nós vemos é reverberações do que a história lhes colocou aqui até mesmo hoje vou aproveitar o momento para dizer que eu não sou especialista em literatura clássica nem história clássica ok só estou trazendo aqui experiências minhas pessoais se vocês tiverem algo pra adicionar ou mesmo corrigir por favor deixa aqui nos comentários que será um prazer leu basicamente o que é poética de aristóteles
é uma espécie de discussão acerca de todos os requisitos que os escritos os textos da época precisavam ter isso para serem obviamente bons e mais do que isso para aristóteles a alcançar o objetivo a sua função aqui nós temos em capítulos curtíssimos e de uma forma muito clara e não tão difícil como a gente pode primeiramente imaginar que o é não é gente fiquem tranquilos ok a exposição de então questões importantes para eles feliz na composição de um texto de uma história então nós temos sobre o enredo sobre personagens sobre o desenlace sobre o ápice
né das histórias sobre spoilers a espanha mas não mas o voto este ó qui e spoiler eu diria que o aristóteles foi o primeiro a antecipar essa questão toda de evidenciar revoltas a partir de agora vou mencionar algumas palavras conceitos importantes para stones e também para a história dos estudos literários e essas palavras ou expressões estarão ali em o papa na sua tela para você saber melhor como se escreve quais são enfim pra ressaltá las que eu acho importante comprar estoques todos os textos todos os gêneros são a minha tese ou mimese eu já ouvi
as duas pronúncias dessa palavra de ações humanas e ele se diferem em três pontos os meios os objetos e um modo o meio é o ritmo a melodia a métrica objeto é sobre quem o texto vai falar então pessoas inferiores ou superiores e ele vai dizer que a tragédia vai falar sobre seres superiores e a comédia sobre inferiores e por fim o modo ou maneira encenando ou narrando lembrando que muitas histórias daquela época eram contadas e nós tínhamos fortemente o teatro o drama por isso que acabei de falar em encenação mas isso também é importante
porque a principal poesia mimética para aristóteles era o gênero tragédia um drama certo ou seja uma peça teatral escrita também para ser encenada ou principalmente para ser encenada apesar de termos até hoje algumas tragédias gregas dessa época de mais de vinte e três séculos atrás mas voltando a palavra miss ela é muito importante aqui para stops porque a tragédia ela é a imitação de ações humanas então isso aí por si só é muito importante porque nós estamos falando basicamente isso de imitações vai dizer que o ser humano ele se difere inclusive de outras criaturas justamente
por conta dessa característica que nós temos de imitar os outros ea partir das imitação de aprender muito sobre isso então nós somos formados com imitações somos seres que desde pequenininhos gostamos de imitar coisas e pessoas tão superficialmente essa palavra que é tão difícil de ser traduzida aliás todas essas aqui são difíceis porque nós estamos falando de grego antigo mas o que sobrou pra gente hoje né de tradições muito boas começa daqui foi essa palavra e essa tradução mímese é a imitação da vida ele vai abordar aqui a épica com a epopeia vai estar muito e
lida e odhisséia inclusive já tem um vídeo aqui sobre o disser vou deixar aqui no cadinho pra vocês também que é um outro gênero literário da época outro gênero que ele vai se tá eu mencionei já que é a comédia outra forma de drama junto da tragédia e também nós temos a lírica mas ele se foca muitíssimo na tragédia que pra ele era excelência assim de forma de se representar as ações humanas mais do que isso na verdade o que sobrou do seu texto do seu livro que durante todos esses séculos veio parar em nossas
mãos é justamente esse texto voltado para a tragédia aqui essa edição além de uma tradição ótima é bilingue então desse lado nós temos o texto original em grego e aqui a tradução que é do paulo pinheiro que escreveu uma introdução inclusive muito boa da quinta essa edição ela realmente muito incrível pra você quer estudar esse livro porque também traz algumas notas ao longo de todo o texto do próprio tradutor referentes a questões editoriais do texto mesmo incide como ele encontrou esse texto para traduzir o que assim é direto do grego ele fala muitíssimo sobre o
que é tragédia pra ele o que é um ápice da tragédia em termos de construção de enredo porque o enredo é o que importa aqui indo pra ele é basicamente as mudanças que ocorrem durante a história e elas precisam ter verossimilhança e também a necessidade de existirem a partir da própria história esse enredo ele precisa ter começo meio e fim mais utilizar daminhas e para alcançar a catarse e chegar num desenlace então vamos lá calma por partes ao longo da construção da história ou seja da imitação de ações humanas você precisa ter um reconhecimento e
uma reviravolta o reconhecimento quando o ser humano ele sai da ignorância e vai até a ciência o conhecimento de de algo que até então ele não sabia e justamente por isso acontece a reviravolta ou seja o que eu falei de piloto isso que a gente conhece hoje como twist é uma mudança drástica no fluxo de acontecimentos que estava acontecendo até então é como se a história tivesse um caminho mas de repente drasticamente ela deve tomar outro toda essa movimentação e essa transformação devem causar pavor e compaixão quem está assistindo ou lendo isso porque nós estamos
falando de tragédia e essa mudança é para o pior então a gente chega na chamada catarse que é a comoção emocional a partir dela nós temos a purificação de se ser que está passando por essas coisas tão angustiantes e também de quem está assistindo tudo isso isso tudo precisa estar numa tragédia bem feita que parar estoque ele tinha que ter seis elementos que eu até não ter aqui porque lembra de tudo não é meu forte né a fábula que a reunião das ações em si os caracteres ea que é super legal os caracteres vem de
caráter que significa então a partir de uma escolha dúbia que a pessoa tem que se decidir ali ou por um lado ou pelo outro isso vai transmitir pra gente a qualidade das figuras das pessoas que estão em ação ali encenando no palco ou seja dos personagens é a caracterização dos personagens também idéias então temos que transparecem pensamentos justamente dessas pessoas esses personagens a fala o espetáculo e também o canto algumas outras considerações a respeito da tragédia que esse livro traz a respeito de sua duração por exemplo ela não pode ser tão extensa memória tem que
lembrar de todos os acontecimentos então a recomendação é de que a história não passe uma revolução solar um pouco mais ou seja onde é justamente porque na boa tragédia se você retirar qualquer parte zinha dela ela inteira não vai mais fazer sentido sobre o enredo ele vai falar sobre o enredo simples e o complexo no simples não tem muitas reviravoltas e o contrário com muitas reviravoltas é o enredo complexo uma outra coisa importante é que a catarse ela traz uma liberação uma descarga emocional porque nós chegamos no ápice de toda a comoção é o clímax
da história tá todo mundo tenso com o que tá acontecendo entendi é preciso uma vazão para tudo isso pra depois você ter essa purificação que eu já mencionei com a tragédia é o foco aqui nesse livro também é uma das categorias do nosso desafio de ter ature se eu quis trazer justamente esse foco também para o vídeo por isso que eu mencionei mais as coisas que ele fala a respeito desse gênero mas ele também vai citar outros é o que nos restou aqui do livro refere a comédia por exemplo a epopeia é ele faz uma
comparação entre a epopeia e tragédia falando que tudo que a apple pele existe na tragédia mas o contrário não acontece tudo o que há na tragédia tem coisas que existem na tragédia que não estão na epopeia e é por isso também que pra ele e tragédia entre tragédia a epopeia tragédia seria um gênero melhor é esse livro que ele vai fazer a comparação entre a arte poética ea história sabe a matéria história e é uma passagem muito famosa eu vou até ler pra vocês porque eu acho que faz de usa a um trecho que é
com efeito o historiador e o poeta diferem entre si não por descreverem os eventos inverso ou em prosa mas por que um se refere aos eventos que de fato ocorreram enquanto o outro aos que poderiam ter ocorrido eis porque a poesia mais filosófica e mais nobre que a história os historiadores vão estar nesse momento mas não foi o que eu disse a poesia se refere de preferência ao universal a história ao particular universal é o que apresenta a tal tipo de homem que fará ouvir a tal tipo de coisa em conformidade com a verossimilhança ea
necessidade fez ao que é poesia visa muito embora atribua nomes as personagens particular é o que fez aos cinco edis ou que lhe aconteceu sem primeiro também como que a escrita não é tão difícil assim como a gente inicialmente pode pensar e deparei com definição de metáfora que a gente usa até hoje inclusive no vestibular é matéria de ensino médio e também com a de deus ex machina uma expressão muito famosa também no meio literário que vai definir quando uma solução muito irreal entre aspas e muito inesperada acontece é uma solução fácil entende por isso
que ela não é tão assim valiosa e nem hora também para aristóteles justamente porque cadê a verossimilhança ela se enfraquece um pouco e para aristóteles a verossimilhança ser algo muito muito vantajoso para o enredo que é o mais valioso pra ele aqui na construção de uma tragédia uma coisa interessante é que aristóteles vai utilizar vários exemplos de tragédias então vai fazer a citação a histórias que inclusive a gente conhece outras que se perderam e a gente não conhece o texto em si para exemplificar aquilo que ele está definindo categoricamente falando como eu disse para vocês
estão sim ele vai citar e lida e odisseia e entre outras tão famosas e aí eu já vou é fazer uma ponte um gancho para a parte desse vídeo que eu falo com vocês sobre o desafio literatura se a próxima categoria do mês que vem é tragédia justamente tragédia ele fala multi cimo desse livro que é de que o rei eu já fiz um vídeo só para essa história se ainda não viu está aqui no cafezinho mas ele diz assim ele usa esse livro comum exemplo de muita coisa do que ele vai dizer então pra
ele é basicamente isso aqui é sabe deus no céu de édipo rei na terra com softwares claro que é o que eu queria dizer também é que existiram várias versões de mitos mito de édipo rei é um deles e essa que eu tenho um irmão que é a mais conhecida foi escrita por sófocles sófocles eurípedes e heskey logo foram os três principais dramaturgos da época então nós estamos falando sim de uma obra exemplar e uma coisa interessante é que isso me vem à cabeça assim na verdade eu pego um pouco da memória das minhas aulas
de tragédia que eu tive na faculdade com o marcelismo que alguns de vocês vão lembrar reconhecer alguns textos textos enfim é a questão do mito em si todo o povo grego já conhecia sabe porque os mitos já eram conhecidos pela população inclusive porque eles eram muito ensinados por outras versões de dramaturgos da época então o que acontecia não era não estava em questão não era tanta surpresa sim e daí que eu puxo a idéia de hoje da gente diz pode ler porque o que acontecia realmente não importava tanto assim como importa pra hoje pra gente
o valioso era a encenação eo modo como os atores a peça chegava até a catarse capaz é algo muito importante para os gregos para o mundo grego no sentido das tragédias é clara e não isso não é uma defesa de quem não liga para spammers mas voltando pra ponte construída que a meu deus do céu assunto vai puxando assunto por isso que essa obra tão rica mas é eu indico pra vocês que ainda estão pensando em qual tragédia ler próximo mês é indicativamente édipo rei se você ainda não leu esse livro como já li esse
e outras tragédias também é preciso é justamente essa matéria de tragédia que eu comentei eu escolhi então ler na net é de shakespeare é o ramo e enfim pronúncias como tem comentado com vocês sentiment eu descobri shakespeare vamos dizer então estou bem empolgada para ler algo mais dele e eu escolhi essa peça essa tragédia pra enfim mergulhar nessa categoria tragédia que é do nosso desafio literatura disse lembrando que há um link para um documento do drive no qual estou colocando algumas indicações de leituras para o desafio vou deixar o link ali em baixo tudo bem
é claro que eu abordei todas essas coisas se vídeo assim ficou muito aquilo que eu esperava mas pelo menos ele conseguiu sair a gente né conseguiu que conversar um pouquinho sobre os pensamentos filosóficos sobre a arte de aristóteles né os pensamentos aristotélicos eu poderia sobre cada tópico sobre cada expressão sobre cada definição dele elencar muitas outras coisas que ele colocou e mais do que isso fazer pontes nas ligações com o nosso modo de pensar hoje a arte então vou terminar esse vídeo com o questionamento eu quero que você termine de assistir a esse vídeo com
muito mais questões na cabeça do que necessariamente definições do que é esse livro tá na sua cabeça porque eu quero que vocês leiam se vocês tiverem interesse obviamente mas eu quero deixar aqui pra vocês né com tudo isso que eu falei do mundo grego o que vocês acham que os gregos pensariam a respeito da nossa arte hoje né de hoje e o que que ademais aristotélico nana é justamente nessa forma de pensar e produzir arte hoje então é isso a lembrando que ainda dá muito tempo de você participar do desafio literatura isso é uma coisa
que você pode adaptar para sua rotina então nós temos a rio ano inteiro pra ler livros das 12 categorias confira o vídeo que eu fiz apenas para o desafio e aí vai terminar um pouquinho mais a respeito de cada categoria eu vou ficando por aqui eu espero que vocês tenham gostado desse vídeo se você gostou não se esqueça do seu jovem tinha assim você vai me ajudar na divulgação dele e também avisar o youtube que sempre querem receber as notificações aqui do literatura se que isso é importante não esqueça de se inscrever no canal se
ainda não foi inscrito e de compartilhá-lo com quem você sabe que gosta de ler também a gente se vê no próximo vídeo um grande beijo e até lá a chapa
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