Em 2010 era lançado um filme sobre a jornada de um misterioso homem, sua fé e um livro. Repleto de simbolismos religiosos, pequenos easter eggs, referências e muitos detalhes, este filme era O livro de Eli. .
ou Eli. Olá, sou Ranieri, e hoje você vai conhecer Todos os detalhes que perdeu em o livro de Eli. Então já deixei o like, confira a inscrição, e vamos para o vídeo!
Guiado por sua fé inabalável Eli transporta o último exemplar da Bíblia até um local seguro. No final descobrimos ser cego, e que o livro é um exemplar em braile. Não há interpretação nisso, este é o plot twist do filme.
Eli está cego durante todo o trajeto, confirmado pelo roteirista. [Roteirista] Eli é efetivamente cego. Portanto existem pistas de sua cegueira desde o início.
Logo nas primeiras cenas acerta o gato somente após miar. Quase passa direto pelo carro, só descobre pelo som do vento na lataria. Verifica se possui sapatos, em vez de apenas olhar.
Na casa abandonada, empurra os pratos para checar se há algo entre a louça. Esbarra na mesa ao farejar o cadáver. E não se assusta com o corpo, mas sim com a porta caindo.
Além disso, precisa apertar os botões para descobrir que a bateria está fraca. Veremos mais pistas no decorrer do vídeo. Por fim consegue o calçado.
E a noite ironicamente alimenta o rato com um pedaço de gato. Ao acordar, sua pupila não retrai ao olhar diretamente para o sol. Como deveria acontecer se enxergasse.
Continuando seu trajeto encontra um grupo de saqueadores. Onde antes mesmo da revelação de possuir uma bíblia. O viaduto assinala através dum easter egg.
Apocalipse 14:6. [Apocalipse 14:6] “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, tendo o evangelho eterno para pregar aos que habitam na terra, e a toda nação, tribo, língua e povo”. “Ele tá armado.
- Não está carregada. Nunca estão. ” Referência a Mad Max 2, outro filme pós-apocalíptico.
Max usa uma arma descarregada para alcançar seus objetivos. “Vazia! Todo este tempo?
” Logo corta o braço do bandido. Apenas após ser tocado. Depois leva o grupo para batalhar no túnel, onde possui vantagens, tanto pelo escuro, quanto pela acústica.
Embora acredito perceber um pouco de luz. Pois verifica o isqueiro no escuro. Enquanto na claridade passar a mão no fogo para sentir o calor.
Além de guiar-se pela posição solar. Lembrando que cegueira não significa ausência total de luz. Algumas pessoas cegas enxergam vultos, contraste de luz.
A luta foi gravada pelo próprio Danzel, que treinou seis meses para o filme. Desanimando ao descobrir que somente sua silhueta apareceria. As nuvens vão para a mesma direção de Eli, Oeste, um pequeno detalhe sugerido pelo roteirista.
Em seguida desvia seu destino, em busca de energia para o iPod. Ao entrar na loja percebe a arma apontada, e o tipo dela pelo som do gatilho. Portanto ergue as mãos, e segue a voz até encontrar a distância perfeita para desarmá-lo.
[Atendente] Desculpe mas tenho que ver as tuas mãos. O objetivo é verificar se possui Kuru. Doença real transmitida através do canibalismo, levando a deterioração da função metal e motora.
[Atendente]E a manteiga de cacau tem? [Eli] Não, isso eu não tenho, tenho óleo de gato. Caso você tenha perdido, é o que pinga na latinha no início do filme.
Necessário devido a radiação solar. Mesmo motivo pelo qual todos usam óculos. A cidade é comandada por Carnegie.
Intelectual perto dos habitantes mais jovens. Afinal, os mais jovens não leem. Se há uma critica aqui, vou deixar a sua interpretação.
Mesmo não sendo alguém imponente, seu conhecimento lhe dá poder, ainda que alcance através da violência, representado por seu livro de cabeceira. Mussoline, foi figura-chave na criação do fascismo. Além disso, quando os saqueadores trazem livros, escolhe um do Exército americano.
Simbolizando seu interesse, poder acima de tudo, também não demonstra aprender com os erros do passado. Mas sim replicar na tentativa de obter resultados diferentes. Carnegie pretende usar a bíblia como ferramenta de conquista.
[Carnegie] Uma arma que atinge diretamente nos corações e mentes dos fracos e desesperados. Por isso orquestra buscas por livros. Queimando todos aqueles que não beneficiam seus objetivos “- E esses aqui?
- Queime. ” Um dos livros é o diário de Anne Frank, vítima do holocausto, onde os [__] também promoviam queima livros. Em contra ponto do pessoal visto no final em Alcatraz, que arquiva todo o conhecimento.
Outro paralelo são pessoas civilizadas vivendo literalmente em prisões, enquanto bandidos livres. Carnegie é um exemplo da má religião, seu objetivo é usar a palavra para manipular pessoas. Enquanto Eli a boa religião, seguindo cegamente (No sentido literal) a palavra de Deus, sem pensar em benefício próprio.
Veja que após a confusão no Bar, onde recita gênesis. “Porque tu és pó… e ao pó tornarás. ” Lhe é ofertado “Cama, comida quente, mulheres.
Recusa, escolhendo seguir sua fé inabalável. Mesmo assim Carnegie obriga a passar a noite no local, pensar com calma, e responder no dia seguinte. O lugar é um ex-cinema, no quarto há um pôster de O Menino e seu Cachorro.
Tudo o que posso dizer sobre esse filme é passar num futuro pós-guerra nuclear. Da mesma forma de O Livro de Eli, onde prováveis conflitos religiosas com bombas atômicas destruíram o planeta como conhecemos. Para evitar repetições, queimaram todas as bíblias, impedindo pessoas mal intencionadas de explorar seu poder.
Numa cena deletada o capanga queima livros, onde a capa da ‘Time’ indaga: “Chegou a isso? ” com a foto de uma explosão nuclear. Então recebe a visita de Cláudia, esposa de Carnegie.
Por motivos óbvios sua cegueira o interessa. “Você ficou cega na guerra? Ou depois pelo sol?
” Então envia a enteada para coagi-lo a mudar de ideia. Neste momento Eli lê contra a luz, e com dedo no livro, não para evitar se perder, mas porque é Braile. Inclusive por poucos quadros é possível ver a cruz na capa do livro.
“Está claro aqui” Ele não sabe disso. Então meu diálogo preferido. “As pessoas tinham mais do que precisavam.
Não tínhamos ideia do que era precioso e o que não era. Jogávamos fora coisas pelas quais se mataria hoje” No dia seguinte, a garota diz não conversarem. “Nós não falamos muito.
” Mesmo assim repete a reza com a mãe, chamando a atenção de Carnegie. Realizar isso na frente dele é tão estúpido, que considero o maior ou único pecado do filme. Carnegie deveria estar escondido ao vê-la rezar, ou algo do tipo.
Mas ok, vamos continuar. Ainda assim, os pequenos detalhes são ótimos. Como as pantufas diferentes, afinal deve ser difícil encontrar pares iguais num mundo pós-apocalíptico.
Redridge também usa jaqueta de outra pessoa. Koyama. Então expõe ter visto um livro com uma cruz na frente.
Ao mesmo tempo Eli foge, e o guarda paga com a vida. Apenas impressão ou o sangue forma uma cruz? Enfim se encontram fora do cinema, onde há um pôster de Boneca Amorosa, sem muita conexão.
Discutem sobre fé, e como a palavra de Deus ajudaria a alcançar seus objetivos pacificamente. Após o tiroteio Redridge o deixa fugir. Abordarei o motivo adiante.
Mais cruzes. Imediatamente Solara o leva a fonte de água de Carnegie. “Acho que todos que sabiam disso morreram” Certamente matou todos, pois água é poder.
E é através dela que consegue o controle da cidade. “Para onde nós vamos? - Oeste” Não que faça sentido, mas a tela rotaciona, deixando o céu e a direção deles deste lado.
[Eli] Não se mexe não se mexe. Pede para não se mover por causa do barulho. Deixando claro acertar somente pelo som.
A noite, Solara encontra um crachá do Kmart. Estabelecendo Eli um homem humilde e comum. “Tudo que sabemos é que trabalhou no Kmart.
Fiz as contas, e acredito ser por volta dos 17, 18 anos. ” “É fé, é a Flor de luz no campo da escuridão que me da força para seguir em frente. Johnny Cash ao vivo na prisão Falsom” ] Se refere a esse trecho: “♬ É uma flor de luz em um campo de escuridão ♬ ” E reflete sua condição: Fé é a flor de Luz no campo da escuridão.
Completa com: “Sou guiado pela fé e não pela visão” No caminho, procuram água numa velha casa. Chuta o primeiro degrau, antes de seguir em frente. Bate na porta para guiar-se com ecolocalização.
Assim como faz na cidade. [Eli] Ná, ná ná, ná. (Estalos com a boca) Alguns cegos desenvolvem habilidade de guiar-se com base no eco de estalos realizados com a boca.
“Não invada, você não leu a placa? - Eu não vi” Literalmente. “As mãos dela estavam tremendo.
- Uhum é muita carne humana. ”] Eli descobriu por causa do som das xícaras. Então Carnegie cerca a casa e consegue o livro.
Quando leva o tiro, um raio no céu, talvez a desaprovação divina. Preciso lembrar que independente de crenças pessoais, Deus é real no universo do filme. Não somente algo que o protagonista acredita.
Segundo o roteirista, [Roteirista] “Deus está literalmente guiando sua mão. ” Eli fica sem entender já que Deus lhe prometeu proteção. [“Disse que eu seria protegido”] Faz uma cara de pôr que me abandonastes.
A frente, a garota consegue fugir. Presenciando a confusão, e o que uma garota aparentemente indefesa foi capaz de fazer. Redridge tenta se redimir a deixando ir, sai do carro, fica de joelho e olha o céu como quem pede perdão.
O capanga foi tocado pela fé inspiradora de Eli. Primeiro não consegue atingi-lo, testemunhando sua proteção divina. “Você disse que o livro vale o trabalho, eu acredito em você” Acredita pois testemunhou o que Eli foi capaz de enfrentar e abdicar pelo livro.
Recusando uma vida pela qual todos matariam para ter. O roteirista admitiu dar o nome do personagem como um aceno a montanha Redridge de Warcraft. Enfim Solara encontra Eli caminhando ao Oeste.
Distraída quase cai da ponte, embora Eli olha pra frente e não avisa, porque não enxerga. Como fez anteriormente ao percorrer todo o viaduto apenas para descobrir estar destruído. O espectador pode acreditar não dirigir neste ponto para se resguardar, porém pouco depois rema o barco.
Caminhar por 30 anos em vez de dirigir é outra pista de sua condição. “Você falou que está caminhando a 30 anos né? - É.
” Apesar de não ser fácil conseguir um carro e combustível. Enfim encontram alcatraz. O local se tornou basicamente um museu cultural, ou uma arca, “É aqui que vamos começar de novo.
” Com Shakespare, Mozart, Wagner. “Temos uma máquina de impressão, ficará pronta em breve” Adivinha qual a primeira impressão da máquina? Exato, a bíblia, um aceno ao fato de ser a primeira obra impressa da história.
As cores do local transmitem calor e segurança, em contraste ao dessaturado mundo inóspito e selvagem. Então começam a registrá-la, enquanto o vilão descobre possuir um exemplar em Braile. Ao mesmo tempo a câmera foca seus olhos, expondo sua deficiência visual.
Revoltada por perder a filha, Cláudia recusa a ler. Solara era o poder dele sobre ela. Embora numa cena deletada piedosamente lê para confortá-lo em seu leito de morte.
O império de Carnegie colapsa. Após cumprir sua tarefa, Eli se vai. Além de seus significados bíblicos, Margarida, ou Dayse, significa o olho do dia.
“É fé, é a flor de luz no campo da escuridão, que me dá força para seguir em frente. ” Por fim a bíblia é colocada ao lado de outros livros religiosos. Torá / Tanakh, The Holy Qur’an.
Embora a jornada de Eli fosse importante, o final mostra que o livro não foi tratado de forma diferenciada ou especial, e sim como um registro histórico da nossa cultura. Junto tantos outros. Logo a garota escolhe deixar a segurança da ilha e voltar para casa.
Provavelmente após ouvir toda a bíblia espalhará a palavra, seguindo o conselho de Eli. “Faça pelos outros mais do que faz pra você mesmo. ” Esse era seu maior arrependimento.
Em várias cenas o vemos dar as costas para os outros repetindo seu mantra. “Continue em frente. Não é problema seu” Quem sabe guarda um exemplar na mochila, ou um audiobook com a voz dele no iPod.
Agora Eli nasceu cego, ou ficou cego após a explosão? Ambas as versões podem fazer sentido. A mais plausível é nascer cego assim como Cláudia.
Por este motivo deus lhe fez encontrar uma bíblia em Braile, era a pessoa certa para a missão. Aparentemente possui na faixa de 45 à 50 anos. Se caminha a 30 anos como afirmou, sua jornada começou na base dos 20.
Já deveria saber braile antes da radiação, assim como Cláudia, e também explica seus sentidos tão aguçados. Embora funcione também com a outra versão. Primeiro Eli na bíblia nasceu enxergando e foi perdendo a visão.
Como aprendeu Braile? Sentiu a necessidade de ler o que carregava. “Não sabe ler então não tem serventia pra você.
” E pediu para alguém lhe ensinar. “Então me ensina” Deus lhe protegeu durante o trajeto, e em 30 anos desenvolveu suas habilidades olfativas e auditivas. Além de não cogitar que Cláudia nasceu cega.
“Você ficou cega na guerra ou depois pelo sol? ” Agora outro problema é carregar apenas um livro, enquanto a bíblia em Braile possui por volta de 18 volumes. Acredito ser uma falha consciente pra fazer o roteiro funcionar.
Imagina um cara carregando 18 livros numa mochila durante 30 anos. Embora uma boa teoria, é carregar apenas o último fascículo. Compreendendo ser impossível percorrer o trajeto com inúmeros livros pesados, a medida que memorizada, descartava, restando apenas este.
Cada cena foi meticulosamente pensada. Existe Storyboard de praticamente todo o filme. Também há uma animação revelando um pouco da infância de Carneige.
Abusos sofridos, e como a religião distorcida por seus pais moldou sua infância. Essa foi uma sugestão de vocês. Pode demorar, mas uma hora sai, então não deixe de comentar.
Se assistiu até aqui, deixe o like. Um grande abraço, até a próxima!