é com muita alegria que vamos dar início aos trabalho dessa noite essa noite tão esperada em toda a semana hoje temos alegria de ter conosco esse irmão Dr Sérgio Felipe de Oliveira nosso colega médico de São Paulo neurocientista Dr Sérgio vai nos ajudar colocando o papel da música na medicina e na Capelania na nossa prática capelan querido irmão mais uma vez obrigado em nome da Capelania em nome da Associação Médica Espírita seja bem-vindo a Capelania e ao nosso coração a palavra é sua ah Muitíssimo obrigado tema eh música e medicina eu não sou na verdade
experte no assunto mas creio que posso compartilhar com vocês algumas reflexões sobre essa questão a primeira delas que eu diria é quem ouve a música são os ouvidos é o cérebro o coração é o espírito que ouve a música embora a música seja transmitida por uma onda mecânica que é a onda sonora e o o ar serve de meio de propagação do som que faz vibrar o tímpano Então você tem ali a manifestação da onda sonora aquela onda sonora vem impregnada de uma informação por exemplo se você deixa cair sobre o teclado do piano o
seu celular E aí você vai ter um acorde sem alma P um barulho ali não é música por quê porque aquele acorde que foi provocado pelo acidente de um celular que caiu sobre o teclado do piano ele é um barulho não tem alma agora quando você toca um acorde e você transfere a tua motricidade para o teclado você transfere também as informações emocionais intrínsecas da motricidade a sua movimentação motora ela traduz algo além da mecânica como você toca alguém aquele toque pode ser uma agressão como pode ser também uma carícia ou ele pode ter a
consistência de uma transmissão de um apoio então ele tem uma mensagem além da da questão mecânica o som também porque as ondas elas transportam informações o violonista por exemplo ele tange as cordas do violão e ele transmite a emoção dele através das ondas sonoras então quando o que acontece a onda sonora atinge o tímpano enquanto estrutura mecânica mas as informações que ela carrega atingem a alma se se você tiver agitado ansiosa nervoso você vai tocar um violão não sai aquela sonoridade tranquila e apaixonada como é próp ou do som aveludado do violão sai impregnado de
alguma coisa que a alma percebe daqueles que são os ouvintes e que são informações transportadas pelas ondas assim também a nossa voz a voz ela é a materialização da ideia do pensamento o pensamento ele é imaterial mas quando nós transformamos a ideia e o pensamento na construção da palavra que traduz aquela ideia nós materializamos aquela ideia e ela vem não só com uma onda mecânica que se forma pela conjunção do dos diafragmas do nosso corpo acionando as vogais e as consoantes e os sons não é somente essa onda mecânica mas é também a tradução daquilo
que a pessoa traz em seu coração eu posso dizer eu te amo para alguém mas apesar de da sonoridade ser a mesma a informação pode traduzir até o oposto como por exemplo de uma situação de ironia ou alguém pode dizer eu te odeio apertando suas bochechas e quer dizer eu te amo então aquele eu te odeio veio impregnado de um algo que aquele som traz no coração que era uma brincadeira para dizer exatamente o contrário a gente emite a palavra que representa a mecânica sonora mas também emite as informações que ficam impregnadas nas ondas sonoras
que traduzem aquilo que nós trazemos em nosso coração é interessante que a Palavra Falada ou cantada até poderia dizer que toda Palavra Falada ela tem uma prosódia ela tem uma melodia Então ela também tem uma música Ela aciona todas as estruturas do corpo por exemplo faz uma experiência comigo quando você fala assim uh uh você aciona o diafragma vocal o diafragma respiratório e você sente também o diafragma pélvico vai lá embaixo uh pode perceber aciona todo o corpo a pronúncia da palavra que vai traduzir tanto a prosódia que é a melodia da fala a intencionalidade
a emocionalidade que passa pela onda mecânica gerada pela propulsão do som tsn as cordas vocais ela movimenta todos os três diafragmas toda a estrutura corporal Então ela é a tradução de toda a cinética corporal e essa cinética corporal a tradução daquilo que nós trazemos em nosso coração isso vale também para toda a movimentação quando se toca um piano toca sua flauta toca se um violão cada um com a sua cinética própria acionando ou não eh a fala mas falando de alguma forma pelos sons e essa fala não é só de conteúdo mas ela também como
eu disse das emoções que traduzem aquilo que na música é chamado de dinâmica a dinâmica é a emoção que você coloca na música que você toca a dinâmica musical ela vai vai trazer aquele rubato da canção ela vai trazer aquela melodia apaixonada ou aquela sequência de de notas articuladas traduzindo uma Mara traduzindo precisão traduzindo qualquer tipo de emoção que o compositor ele descreve na partitura através dos sinais próprios da dinâmica musical aquela sequência de acordes precisa ser forte e depois é piano é leve e depois volta a ser forte e toda essa dinâmica traduz a
emocionalidade e a intencionalidade emocional que ele descreve na partitura musical e que o músico precisa saber ler para ele traduzir aquele movimento que é chamado de dinâmica e que traduz essas expressões da Alma quando você toca o instrumento a ainda que seu instrumento seja n suas cordas vocais pode ser o violão piano a flauta qualquer instrumento você quando você toca na verdade você está tocando a tua alma traduzindo ela a partir do instrumento quando eu era estudante de música o meu professor ele falava Você vai precisar de um Rivotril Sérgio fazendo uma metáfora de que
se acalme porque a tua agitação transparece na música que você tá tocando você tá tocando a mesma Sonata de Mozart Mas é uma sonata de Mozart que quem ouve sente a sua ansiedade e o m queria traduzir a leveza queria traz queria traduzir sons que se integram à natureza que abraçam as nossas emoções Profundas da alma e você tá passando a sua ansiedade por cima da dinâmica musical que mozard descreve na partitura a gente poderia dizer também assim como a partitura musical ela não é a música Até que o músico interprete aquela partitura também o
evangelho de Jesus Ele é uma partitura que somente se transforma na música da ação do amor quando nós transpomos do da letra da partitura que eu tô chamando do evangelho para as ações práticas fazendo música daquilo da dinâmica descrita no evangelho tudo aquilo que transforma os movimentos das disrupções da alma em movimentos de amor não é a mesma coisa você percebe o essa consciência profunda a gente se identifica no coração faz uma experiência coloque-se diante do espelho e diga eu eu eu eu e você se sente no coração que é a sede da consciência reflita
Comigo tudo que você traz na sua mente e nos conflitos e você pode até pensar que que andei que que andou passando pela minha mente pela manhã de hoje ao longo do dia ou ontem e você é capaz de analisar então você não é sua mente você é a pessoa que Analisa sua mente e essa pessoa que você é na sua essência Ela traz a sua força do coração quando Jesus disse vós sois Deuses podeis fazer tudo que eu faço e muito mais ele não disse vós sereis ele disse vós sois porque todos nós trazemos
essa Consciência em nossos corações que é a imagem e semelhança de Deus e veja que curioso como está descrito na Bíblia o som surge antes da luz porque no início era o verbo que foi o verbo que que fala que pronuncia o fiet luux no sentido de que a consciência Divina pronuncia e aí é feita a luz o ato de criar de expressar o processo criativo é o verbo criar é o verbo que mais nos aproxima de Deus quando Nós criamos nós exalamos a nossa essência cada um de nós Ocupa um lugar no espaço e
só você ocupa o espaço no Cosmos no infinito do Cosmos somente você ocupa esse espaço ninguém olha o mundo como você olha do ângulo que você vê então você tem algo algo muito singular a expressar como processo criativo também e a música é a expressão mais profunda do processo criativo na medida em que ela é uma projeção do nosso psicossoma sobre o instrumento seja um instrumento vocal seja um instrumento um violão piano uma flauta um saxofone um violino um violoncelo um tambor é a projeção sinisi lógica do nosso psicossoma trazendo as expressões de nossa alma
de uma forma singular você sabe que nós estamos no século das Artes esse não é mais o século da da ciência a ciência foi o século passado a ciência normatiza O que é média o que está de acordo a arte valoriza o que é diferente e a singularidade de de cada um que desperta o interesse valoriza o diferente nós estamos numa época de acolhimento das diversidades humanas culturais religiosas e etc é o século das Artes o século onde as pessoas são convidadas a colocar a sua individualidade a sua particularidade o seu jeito de ser e
é a forma inclusive de nós encontrarmos a nossa essência singular cada um encontra a sua essência singular quando exerce a arte criativa que representa a essência singular de cada um yug dizia quem não faz arte enlouquece por quê Porque a dissociação Mental é próprio da perda da consciência de si quando nós trabalhamos a o processo criativo da arte nós retomamos a nossa essência singular encontramos o nosso eixo então é de fundamental importância gerar a música criar a música você canta você toca o seu instrumento você se expressa você traz as singularidad da tua alma você
você percebe se percebe se sente você se encontra você se centra você se conecta você se localiza então a a música assim como outras expressões de arte tem as suas peculiaridades dentro do mesmo princípio eh É extraordinário para o encontro de si você veja uma pessoa que tá com a mente cindida numa disrupção por exemplo de Uma Obsessão espiritual às vezes nem sequer o tratamento da desobsessão quebra os elos porque a pessoa precisa reforçar em si quem sou eu e quem não sou eu e na medida em que se faz o exercício do encontro de
si do encontro de sua singularidade facilita o desligamento dos processos obsessivos das energias que não te pertencem Então quando você faz música que você encontra a expressão singular de si você encontra o eu sou e você desliga qualquer energia que não te pertence quem canta seus males espanta Exatamente porque é a representação do encontro de sua essência porque ao cantar você canta a sua identidade singular a sua expressão própria e se localiza assim a música ela tá intrinsecamente ligada a ção da saúde e portanto será uma ferramenta extraordinária da Medicina no futuro você sabe uma
coisa curiosa a minha a minha avó teve um demeno muito sério já não identificava mais nenhum dos familiares nem sequer a mim eu fui criado pela minha avó a minha mãe dividia com a minha avó tanto que eu chamava a minha avó de mami Ah a minha avó não se lembrava de de mim e uma vez eu encontrei um acordeão velho da época da Juventude dela e nós reformamos o acordeão e eu toquei umas umas Valinhas antigas dela Adeus Sarita não sei o que da Boiada na vida inteira não é e e ela arregalou os
olhos e começou a cantar comigo e eu tocava a sanfona e a minha avó voltou a reconhecer a todos nós minha avó saiu da cama minha avó começou a se alimentar minha avó nasceu pra vida depois eu estudei os estudos de Oliver sax da Universidade de Nova York fez pesquisa científica demonstrando exatamente o que eu tô colocando porque a a música ocupa uma área do cérebro da memória diferente daquela que é afetada pelo Alzheimer então quando a pessoa tem perda de memória tem perda o Alzheimer a música reforça As outras áreas cerebrais de memória facilitando
a recuperação mas você precisa ter fazer música Se você não tem música na tua história de vida você não tem ferramenta para poder se salvar de uma situação dessa eu ouvi a voz de um espírito me dizer na minha mente Sérgio você vai ter que estudar as notas musicais tanto quanto você estuda das moléculas dos remédios então a medicina no futuro vai utilizar a música como recurso porque toca as fibras mais profundas da alma é interessante eu conheci uma vez voltando a a a progredindo aqui no assunto o um Maestro que me fugiu o nome
dele agora que eu conhecia ele em Pernambuco um rapaz extraordinário ele fez um projeto com o uma a maternidade que ele fazia o seguinte ele ele pegava o som da batida do coração do bebê dentro da barriga da mãe sabe quando Coloca aquele sonicador ele produz um som ele gravava o som da eh do coração do bebê aí ele ia no estúdio e compunha uma música para um quarteto de cordas violino viola violoncel e baixo e na hora do parto O Quarteto tocava a música para que o parto da durante o parto da da gestante
Olha que coisa extraordinária is eu acho uma experiência extraordinária toda a música Ela inicialmente surge das batidas do coração é a percepção da batida do coração que dá a o tu tu tu tu tu tu tu então daí surge todo toda a ritmicidade da música surge a partir da batida do coração é uma uma uma percepção corporal que é traduzida pra música é uma imitação da batida do coração também essa mesma Batida do Coração que é a música essencial da vida ela é reproduzida em pequenos aparelhos que eh São colocados através embalados em tecido e
colocados eh no próximo do bebezinho recém-nascido com o ritmo do coração da mãe e o bebezinho recém-nascido desenvolve melhor porque a música primária é a batida do coração então vamos dizer a música Ela tem capítulos extraordinários em várias especialidades médicas a pediatria neonatologia a Obstetrícia não é para não dizer no no encontro de si da essência de si nas moléstias da psiquiatria quando nós temos as desagregações mentais dos nossos pânicos das nossas tristezas há um conceito muito interessante trazido por um psicodramatista fundador do psicodrama moreno que era um romeno ele coloca um conceito chamado tele
tele é mais ou menos o seguinte se uma pessoa tá agitada você põe uma música suave ela não faz conexão você precisa pô uma música agitada e depois vai trazendo a pessoa para o o acalmar Às vezes a pessoa tá agitada você põe uma música suave ela não conecta Coloca uma música mais agitada ela conecta aí você vai trazendo ela para vai trazendo ela para Su avisar então precisa entrar em intele para você poder trazer a pessoa então a música ela é capaz de conectar com a alma e trazer a pessoa para alma uma vez
me aconteceu uma coisa que para mim foi uma uma autodescoberta eu estava eu estava com uma angústia uma coisa assim que não é comum Eu sou uma pessoa de muita alegria interior e e me veio uma angústia eh que tava me incomodando uma coisa estranha e eu passei o dia com aquela angústia era um final de semana aí eu estava o meu piano tinha um concerto de Chopin que eu gosto muito que eu nunca tinha me aventurado a a entrar dentro daquele concerto E aí eu abri aquele concerto numa hora que já não tava satisfeito
com nada tava aquela angústia e tal e comecei a rascunhar o conserto nossa tão lindo o conserto ele era a exata tradução do que eu tava sentindo mas ele traduziu a minha angústia e me e ele evolui de uma forma que ele te tira da angústia eu falei nossa eu saí daquilo Aquilo me desapareceu que que te me tirou disso foi a a música você pega por exemplo um paciente a autista no seu numa idade a criança autista você colocar som de água remete a vida uterina é terapêutico som de água remete a vida uterina
ajuda a a ajuda a acalmar não é Olha nós estamos na psiquiatria veja que interessante Por falar nisso o o Ernesto Nazaré eh O Ernesto Nazaré Ele viveu no Rio de Janeiro lá no início do século XX eh você tem uma ideia Walt Disney tem filmes com músicas do ené Nazaré ele que é foi um dos criadores se não ele com Chiquinha Gonzaga foram criadores do choro que era mais ou menos uma mistura da música de Chopin que ele admirava muito com os batuques do Morro do ineco no rio no Rio de Janeiro onde ele
ele morava e o Ernest Nazaré depois se você quiser no meu Instagram você pega Sérgio Felipe de Dr Sérgio Felipe de Oliveira no Instagram tem um post que eu faço que eu toco coração que sente do Ernesto Nazaré aí você pode pegar para você eh ter um contato aí não é um choro é uma valsa Mas com toda a particularidade dessa desse sincretismo eh que o Ernesto fazia com a música brasileira e ah aconteceu que hern Nazaré passou perdas na sua na sua vida e essas perdas machucaram bastante ele e ele eh entrou num estado
de disrupção mental e foi internado no hospital de psiquiatria lá em jacaré Paguá no Rio de Janeiro e ele foge do hospital e é encontrado na ribanceira de um rio já em rigidez cadavérica sentado com a posição das mãos em cima do tronco de uma árvore de um tronco deitado como se aquilo fosse um piano E aí eu pensei Olha que coisa porque as pessoas muitas vezes isoladas nos hospitais de psiquiatria restritas e restringidas com os remédios muitas vezes necessários Mas sem o toque da Alma que ele sentiu tanta falta que ele pulou os muros
do manicômio e foi atrás de um piano talvez em busca de sua cura e e você sabe uma coisa curiosa porque eu eu estudei música mas quando eu resolvi fazer medicina eu não tinha mais tempo para estudar o que eu estudava e quando eu comecei a trabalhar na medicina ao longo de vários anos na minha vida bom eu sou formado há quase 40 anos então foi faz bastante tempo eu nunca me permiti I abrir o piano para tocar e deixava de atender uma emergência aí até um dia que eu fui a hospitalizado fiquei gravemente enfermo
aí eu descobri que eu era o paciente mais grave de mim mesmo quando eu resolvi voltar a tocar piano se eu não cuidar desse paciente tão grave eu não cuido dos outros então às vezes vem até uns postes meus no meu Instagram que eu toco não com a intenção de fazer uma produção artística mas com a intenção de convidar as pessoas que elas toquem também que elas cantem a gente precisa fazer música porque eh a a música ela é natural os pássaros cantam o vento audia e você sabe uma coisa interessante uma vez recebi no
meu consultório uma senhora eu não vi vi para uma consulta Eu só vim para conversar com o senhor e aí eu falei Ah pois não o que que a senhora gostaria de conversar aí ela me disse que ela vinha conversando com com os astronautas e ela queria conversar sobre essas conversas que ela tinha com os astronautas aí eu perguntei para ela Nossa mas a senhora conversa com os astronautas conversa senhor Mas qual é a profissão da senhora falou sou advogada eu pensei assim nossa ela veio para uma conversa mas Está apresentando qualquer coisa meio vamos
dizer assim fora do do comum pelo menos né conversa vai conversa vem ela diz que os astronautas com que elas conversava com com com os quais ela conversava relatavam para ela que ouviram música Quando pousaram na lua e ouviam músicas nos Laboratórios da Nasa e nos Laboratórios espaciais músicas vindas dos planetas e cada planeta tinha uma orquestração especial eu falei nossa mas além de conversar com os astronautas essa conversa tá muito interessante não é eu pensei assim ah ela tá delirando não é já tinha até pensado alguma medicação que talvez fosse ajudasse ela a trazer
o raciocínio de volta aí ela me disz que tinha até escrito um livro aí eu falei poxa essa é minha deixa eu vou ver se tem esse livro Procurei no computador tinha o livro pasmem vocês essa senhora era advogada da estação espacial internacional ela advogava sobre o direito de ocupação do espaço Lou tava eu mas quem vai imaginar não é verdade e de fato ela conversava com os astronautas e sabia o que eles falavam nas próprias cápsulas dessas Estações espaciais não é e diziam que tinha eles ouviam música isso não era liberado da informação hoje
é liberado eu até chequei hoje já tá liberado não sei se tudo mas cada planeta tem uma orquestração própria E aí Acontece uma coisa interessante certa vez vocês sabem que eu estudo glândula pineal e a glândula pineal ela tem uma sensibilidade para toda a movimentação cósmica Tanto que por exemplo uma gravidez tem um ano lunar como é que o corpo sabe porque a lua tem uma interferência capinal capta transfere aquele calendário lunar pro nosso corpo o lobo a subia na noite de lua cheia não é a questão sol ele ele vai reger pela pineal os
sistemas de vigila e sono e assim muita coisa do céu o céu é o maestro de todo o ecossistema cada ser da natureza é um um instrumento musical e o maestro é o céu Porque todo o ecossistema é regido pelo mesmo céu então todos os seres têm pineal ou estrutura equivalente no caso do reino vegetal ou unicelulares e apresentam um ponto de convergência detectado pela pineal que é o céu que é o mesmo para todos os seres mantendo a orquestração do ecossistema em harmonia por isso que a gente adoece quando na vida só olhamos o
relógio e não olhamos o céu não olhamos as estrelas não olhamos a lua e não percebemos o quanto que estamos sendo articulados pelo movimento das estrelas e dos planetas que sercam a nossa a nossa o nosso planeta terra e aí eu fui fazer no Instituto de Física da USP um curso de cosmologia com o professor Elson Abdala que era diretor do Departamento de Física Matemática lá da USP ele tava construindo o rádio copo de energia escura tá instalado lá no estado da Paraíba é o maior do mundo detectando eh sinais de além do além é
que se descobriu o seguinte que tudo aquilo que a gente conhece como universo que é composto por matéria hidrogênio e e todos os componentes que nós conhecemos da Tabela Periódica de mendelev não é o hidrogênio o oxigênio o nitrogênio o ferro o chumbo o níquel o silício E por aí vai toda essa toda essa eh essas estruturas que compõem a matéria e que compõe aquilo que é o universo material nosso que a ciência investiga eles descobriram que tudo isso é 5% do universo os outros 95% são a uma continuidade do universo que irradia que provoca
uma radiação de fundo detectada pelo rádio telescópico Dea escura esse outro universo não se conhece uma única equação mas quando ele tangencia o nosso universo material ele cria uma radiação de fundo com equações semelhantes à acústica então provavelmente o universo está construído em cima de música Faça uma experiência se você quiser pegar uns vídeos que tem na internet sound and Sand sound and Sand você vai ver umas experiências muito curiosas que eles pegam tambores e colocam areia e aí vão tocar sons e notas e aqueles grãos de areia vão criando formas então é a é
a vibração do som que constrói a forma e nós temos uma comunicação na Revista Espírita de Allan Kardec que é uma comunicação de Mozart que manda inclusive uma um desenho de como é sua casa em Júpiter Lógico que Júpiter não é habitado na terceira dimensão Como é o planeta terra ele é habitado em outras dimensões E ele fala nessa comunicação Kardec a casa dele é construída por notas sonoras Mas eu pensava como é que vai ser que que é seriam por exemplo como se a gente pegasse as notas no pentagrama então fizesse alguma arte em
ferro em algum material não aí eu entendi Possivelmente ele ele ele orquestra uma música e as partículas do ambiente se moldam à música como nessas experiências de sound and Sand em que a a areia em cima do tambor conforme a música que você toca ele forma ele constrói uma forma regular estruturada cada nota tem um desenho tem uma vibração que cria um tipo de estrutura uma certa arquitetura ligada à aquele som particular se a gente for pensar dessa forma ah os sons que nós irradiamos nas diversas tessituras de Nossa fala traduzindo as nossas emoções devem
criar um movimento de partículas que constrói formas como é que vai se chamar isso formas pensamento as palavras materializam formas pensamento e subpartículas invisíveis formam estruturas no ambiente conforme a informação que ela carrega de ódio ou de amor e nós podemos de acordo com a palavra que emitimos se traduzirem hosanas de amor formam asas que nos levam aos horizontes mas quando as palavras são de ódio formam muralhas fechadas no nosso entorno fecham caminhos quando nós de alguma forma Cantamos A Paz e o amor nós abrimos um Horizonte Extraordinário de perspectivas onde a nossa mente já
não alcançava Esperança Por isso que ainda que você esteja com desesperança pega um Salmo e canta ele pega uma música que você tem a sintonia e canta ela porque ela aquela música vai formar uma estrutura e aquela estrutura pode ser Âncora para você sair daquela situação volto a dizer a conhecida o conhecido aforisma quem canta seus Mares espanta e eu queria fazer um ponto e vírgula nunca colocar ponto final colocar vírgulas que assim a gente pode continuar Mas eu acho que eu tenho muito a ouvir de vocês pra gente poder complementar o assunto t à
disposição Muito obrigado nosso irmão querido o senhor disse o céu é o maestro log somos músicos se somos músicos cada um de nós temos a melodia de que maneira que eu Capelão poderia ouvir a melodia do meu irmão sofredor no Le no leito terminal ou no leito de modo geral tem um ensino de André Luiz não sei se André Luiz ou emu que já não sei mais de onde eu vi isso você só compreende alguém quando você ama fundamento inicial para compreender qualquer pessoa é amar é que muitas vezes a gente primeiro busca entender a
pessoa e se não entende vem aqui aquele sentimento de rejeição E aí a relação não se forma quando a gente começa pelo amor a gente abre caminhos para a compreensão e eu acho que isso é importante como fio da meada não só para abordar o paciente qualquer situação de Sofrimento que ele esteja Mas qualquer relação humana começa por esse filme eu acho que essa é a música Muito obrigado pela resposta odilson faça sua pergunta por favor não n uma pergunta primeiro agradecer a bela bela fala dele né Dispensa comentário Mas é uma uma afirmativa de
João Cabete foi compositor em São Paulo já falecido abre e fecha diz assim se Deus não amasse a música e os cânticos de toda a natureza os pássaros nas seram mudos e um grande silêncio septaria o homem no abismo da Solidão até mandei PR Jaqueline para te mostrar depois obrigado viu pela bela fala obri grande abraço Pois é então eu queria que os irmãos fazer as perguntas mas se possível que faça uma pergunta mais breve para que d d Sérgio possa podos sugar o maiso que puder de ser essa grande alma que nos atende hoje
verin sua pergunta eh eu não eh drout Dr Sérgio eu fiquei tão Encantada que sabe o que que aconteceu o senhor vai dizer que eu eu tô eu tô voando Mas acontece que toda as palavras do Senhor se tocaram elas se voltaram para um som musical é como se a gente chegou assim relaxar sabe eu não sei se é porque o Senhor ama tanto a a música aquilo que o senhor faz que eu não sei se outras pessoas sentiram isso mas é como se a gente tivesse envolvido num som aquela música muito gostosa sabe foi
assim que eu entendi a mensagem do Senhor dessa noite gratidão Dr Sérgio é Eu que agradeço eu acho que toda essa composição é um conjunto de todos nós e nosso irmão Vera Eu também senti a mesma coisa tá eu acho que o Sérgio já em si já é uma bela melodia Breno faça sua pergunta meu querido eu quero te fazer um convite Breno você pegar o seu acordeão nos acompanhar num quinta-feira na casa dos idosos aqui em Jardim da pen muito boa noite a todos me ouvem bem ok convite aceito José Luiz por gentileza me
me convida aí depois de alguma forma no @brenobranches do seu bairro Tá bom vamos junto eu estou aqui para servir professor Sérgio Muito obrigado pela palestra eh sou um grande fã seu falo aqui de Vitória no Espírito Santo meu nome é Breno Brício eu sou primeiro acordeonista especialista em Saúde Mental e emocional do mundo eu faço só só isso é o meu foco Então eu levo nas minhas palestras sobre saúde mental e emocional acordeão então eu começo elas tocando mesmo mesmo e é uma honra poder ouvir a sua palestra aprender com você eh eu queria
fazer uma pergunta porque eu me inspiro muito no na obra do Bá eh também me inspiro muito na oração de São Francisco de Assis e e nos mantras indianos então eu utilizo muito as melodias essas melodias as quais eu escolho né nos momentos onde eu falo da de ansiedade do stresse que são o meu chamado nesse mundo atualmente para ajudar as pessoas nesse sentido eh eu acho que esse momento é muito Divino que a gente tá aqui e eu queria abrir para ouvi-lo se você como um bom acordeonista e pianista tem alguma dica para pro
seu aluno aqui para eu beber de outras fontes ainda que que tal acredito que eu não tenha bebido Mas você já bebeu para eu expandir a minha consciência e levar mais Musicalidade paraas pessoas que eu puder cruzar o caminho Bruno que prazer te conhecer e me interessei muito pelo seu trabalho até anotei seu nome aqui para eu pesquisar viu mas eh Na verdade eu sou músico amador não é eu não tenho a aplicação profissional Mas como você é mas eh quando você faz música aplicada área de saúde você tá abrindo um terreno que vai ser
o futuro da medicina é muito comum usar a palavra em inglês sound Healing sound Healing sonos que curam não é buscar essa Associação terapêutica é o caminho do Futuro isso é muito importante a gente abrir essas tril você seu trabalho você deve cada vez mais se aprofundar você tá na medicina do Futuro Eu até vou pesquisar aqui gostei muito da dessa vamos dizer assim dessa associação do Acordeon com com esse processo de resgate né da saúde e eu não sei se eu tenho alguma coisa a contribuir eh pro seu trabalho a não se estimular você
a continuar nessa porque esse é o futuro ótimo conta comigo tô aqui em Vitória e disposto a servir aí né Eu tô aqui para fazer essa experiência aqui na terra algo melhor pros outros e né e consequência para mim também é uma um prazer e seguimos juntos e obrigado pela oportunidade aí de de fazer a pergunta e falar contigo porque eu sou realmente muito fã admiro muito o seu trabalho agradeço agradeço muito muito prazer mesmo parabéns viu Sérgio perfeitamente pois não Zé sou eu Wilson pois não po falar Wilson é Sérgio é tudo bem Sérgio
é um prazer te reencontrar aí né conhecido desde a época da Dra Marlene né doses né sei se você tá lembrado Wilson a é tudo bem né mas aqui eu queria citar um colega nosso e infelizmente ele não pode participar hoje mas Dr Atílio Professor Atílio provedel e ele teve um AVC um aneurisma roto e ele foi salvo por foi foi fez na porta do hospital conseguiu se operar mas que no final ele perdeu mais de acho que 50% da massa cerebral dele uma coisa assim enorme né o dano que ele teve teve complicação na
cirurgia oente que ele colocou dobrou obstruiu a artéria finalmente mas eh de forma que ele conseguiu a recuperação dele hoje ele tá tá Lu conversando ficou mais de 30 dias em coma com a música ele tinha uma habilidade musical muito grande e a fisioterapia dele toda eh foi baseada na na músico terapia fazendo tocando instrumentos e tocando e foi criando criando conexões né no cérebro lá e fala que a música consegue eh parece comunicar um hemisfério com outro né ali no nível do do é a única você consegue comunicar um hemisfério com outro não é
isso tem uma uma uma eu queria que você falasse sobre isso essa recuperação da memória da consciência com a música a música usa uma área da memória diferente da área hipocampal então quando uma pessoa tem um demeno tem uma lesão campau ela mantém preservada a a música Um Maestro Maestro que ele não lembrava que aquele piano era o piano dele mas ele tocava amente o piano Olha que interessante o piano enquanto objeto ele não tinha memória mas quando ele entrava na música aí ele abria a memória dele não é então agora essa questão da associação
do cérebro direito esquerdo é interessante porque a música facilita o desenvolvimento do raciocínio matemático que parecem escrituras tão Tão Diferentes né matemática e música Como é que é isso é que a música por conta do ritmo ela é matemática e a matemática é a única ciência que você não usa nenhum órgão sensorial você não usa olho nem visão nem audição você pode fechar os olhos deitar e através da sua mente você é capaz de descobrir equações porque a matemática é a única ciência que não usa nenhum órgão do sentido é a única ciência intrinsecamente da
Alma então a relação entre a música e a matemática é Estreita porque a música Fala pra alma e é da Alma que sai a matemática a construção matemática Então são estruturas realmente muito interligadas di assim a pessoa tem dificuldade em matemática então muita criança para memorizar a tabuada se você cantar você memor muitas crianças estão nascendo com o espectro autista consegue bom desenvolvimento com a música fixa o conhecimento elabora o conhecimento sem a música pelo método simplesmente do cérebro esquerdo racional não não faz não é então a muitas crianças tem cérebro direito mais desenvolvido Então
se dão melhor com a música com com as artes com a espiritualidade e às vezes para aprender coisas mais Racionais precisa ser através das Artes né eu tenho uma pacientinha que ela não fala só se cantar cantando ela fala eu falo com ela Olá minha amiguinha como você vai aí ela ouve e corresponde comigo né então por porque ela funciona com cérebro direito então ela só ela ela não escuta a palavraa escuta a intencionalidade da palavra que é chamada prosódia não é quando você canta eh ela ela consegue levar pro cérebro esquerdo dela e consegue
racionalizar porque aí consegue entrar dentro do coração né Tá bom quero eu quero convidar então a nossa irmã Márcia para fazer a pergunta dela e com a pergunta da Márcia nós vamos ter que encerrar nessa noite porque Dr Sérgio tem compromisso às 21 horas e eu quero que que ele faça as suas considerações finais Márcia faça sua pergunta por favor eh tá eu tô aqui com a Márcia a minha esposa mas é o o Zé Henrique que vai fazer a pergunta aqui tá ô Dr Sérgio eu sou músico também eu queria saber se o senhor
tem alguma alguma pesquisa por exemplo dentro da música Nós vamos pegar o Ernesto Nazaré e tem lá o Odeon que é um show chorinho Alegre uma Harmonia mais simples né Sem muitas dissonâncias e tal e ele tem lá uma valsa Eponina por exemplo que é uma valsa lenta sentimental com uma uma Harmonia mais tensa e tal essa combinação de notas da harmonia isso faz diferença assim na na no efeito que vai que a música vai causar para para as pessoas a harmonia eu eu eu eu entendo que a harmonia seria o principal elemento da música
para causar uma Uma emoção mais alegre mais triste mais tensa não é que que o senhor acha disso acho que isso é uma questão cultural viu porque você pega por exemplo quando você você pega as dissonâncias de stravinski né o escândalo né ele foi jogar tomate nele hoje você ouve dissonâncias e parece uma natural mesmo Odeon ele tem dissonâncias tem lá depois ele tem ele tem umas dissonâncias acordes bastante dissonantes ritmados não é uhum tinha uma capacidade de tornar isso agradável né É porque ele ele jogava no ritmo E então a conforme foi foi havendo
a evolução da cultura os ouvidos vão vão acostumando com a dissonância porque a gente busca às vezes uma coisa diferente né agora a a dissonância ela cria base para depois quando você entra numa numa melodia mais harmoniosa fica mais visível ela cresce né ela cria essa ambiência né o Eponina é toda melodiosa mesmo né uma valsa bem bem melodiosa e e mas o Odeon tem as dissonâncias também engraçado né Se você pegar uma nota vamos falar do piano por exemplo que eu acho que fica visualmente mais fácil de entender você pega uma nota dó e
uma nota si elas estão próximas ah tocadas ao mesmo tempo ou não tocadas ao mesmo tempo elas são dissonantes vamos dizer assim se você distancia mais um pouco um dói um lá já é já é harmonioso não é eu faço uma metáfora quando fica muito junto tem umas dissonâncias não é a gente convive muito próximo faz umas dissonâncias né é afasta um pouquinho já fica mais fácil as relações mais estreitas são mais complexas né drout Sérgio Que o senhor possa fazer as suas considerações finais mas já leve desde já o nossos mais sinceros agradecimentos na
esperança pedimos a Deus que posamos possamos estar juntos e mais outra outra outras oportunidades que Senhor possa estar conosco foi muito agradável essa noite como disse a Vera o senhor é a própria melodia muito obrigado por tudo que o Senhor possa fazer as suas considerações finais bom muito obrigado a vocês parabéns pela iniciativa da Capelania fico aqui minhas vibrações para que o trabalho de vocês possam continuar com toda essa estrutura maravilhosa essa intenção esse movimento que vocês fazem que Deus vos ilumine encoraje que que possam vencer obstáculos pessoais em prol dessa grande Causa muita luz
para vocês Muitíssimo obrigado foi um grande prazer para mim estar aqui e estou à disposição também para outras oportunidades eu queria só convidar os irmãos colocar nosso coraçãozinho para SG na tela já tinha colocado Obrigado R no gatilho tem que fazer a leitura hein da da palestra próxima obrigado tudo bem abç sen possa ir em paz muito obrigado por ess momento luz que o senhor colocou em nossas vidas ho obrigado agradeço Jesus te abençoe que Professor continue inspirando mais Muitíssimo obrigado que assim seja Eu queria convidar o Dilson a dar os recados da semana nós
vamos sair de São Paulo e paraa Vila Velha professora a psicóloga Cristina Sonete simo todo mundo conhece né Hoje quase ninguém conhece o tema que ela vai falar eh gratidão e perdão ão precisando demais nesses tempos sombrios né momento de arte vem de Brasília maon Leal das Federal terra da e a l que canta no fim do no fim do mês paz nosso Senhor Jesus Cristo esteja em cada coração Lu merece um seminário ele hein que que você acha 25 yoube n né Carol deu mais de 30 eu acho ele que decide se for ótimo
perfeitamente se ele pineal depend precisa um dia vi falar sua pineal ele tem coisas lindas eles são maravilh sobre pineal por favor Apesar que hoje foi uma poesia né Essa palestra isso aí gente com certeza maravil uma boa noite amra Boa noite a todos boa noite gratidão Deus abençoe a sua família Dr C boa noite boa noite gente Obrigado Mara e e Zé pela presença