bom pelo menos o indígena do povo vem dando é que pará na região norte do paraná é sua história indígena que também pede da federal do paraná campus litoral o conceito do curso de serviço social é mais aqui pra falar um pouco também é sobre o campo da psicologia que foi uma área que eu também estudei em contato com a tecnologia a cabeça do curso mas é uma área que me instiga muito aí eu tenho tentado dialogar bastante segundo com serviço social acho que não sou cia essas duas horas trazendo como também essas concepções perspectiva
nenhuma terra indígena do que é a tecnologia famosa pensou [Música] essa soma em tempo hoje é essa ela é nos apresentado hoje ela ainda está longe de alcançar algumas questões no âmbito mas é específico escola junto porque a gente tem nenhuma várias políticas públicas levam tendo as nossas especificidades à saúde indígena é uma delas a gente tem a nossa em especial a soja argentina até a sesai é uma mudança das políticas que está sendo aí esse contexto né político correndo risco de ser extinta então paulo resultou nesse processo de fortalecimento de defesa para que se
mantenha se mantenha acessar e pensando enquanto maake acadêmica de psicologia como sempre gostei dessa área foi uma das várias que esticou a visita à universidade no evento todo o contexto de vida enquanto com 11 dias na sogi dentro de nosso território é é uma área que tenha essa formação enquanto de folga para que possa trabalhar dessas questões que move é é as demandas indígenas ea saúde mental dos povos indígenas nunca no meu caso eu fiquei mais tempo para nada queimar as situações que demandam esse atendimento esse entendimento ainda dentro da cesárea principalmente ainda não se
tem um olhar específico é voltado para essa área da psicologia é muito mais preciso digitar e entanto que a gente vem debatendo e discutindo como que a psicologia vai ser aplicada aos povos indígenas hoje entre os territórios de tendo em vista essa especificidade porque a gente teve neve dentro da própria universidade havendo processo de formação e não como tempo estuda e vê uma psicologia né ocidental e que ainda não se aproxima dessa psicologia que talvez seria uma psicologia merengue ao latina é que é a nossa realidade enquanto latino ea marinha então quando olharem banco é
te ver essa garotada que tanto que quando eu estava na psicologia objetivo era trabalhar essa tecnologia não criar uma tecnologia que quando mais transcender a psicologia ana e prazer é preciso estudar da discussão em torno da saúde mental essa relação que a nossa relação com a natureza não é porque se formos pensar hoje nem o quê saúde mental para as fotos estão fazendo essa conexão não é como antes eo agora se a gente pensar essas questões sociais nesses problemas sociais que hoje existem os nossos territórios e no caso do povo kaingang nec no sul do
brasil a gente tem muita questão do alcoolismo a violência contra as mulheres indígenas que é uma questão que ainda é muito complexa ele padecia de batida mas nós estamos abrindo esse debate com relação à violência contra as mulheres indígenas trazendo para essa perspectiva de um processo de descolonização a gente entenda que essas violências problemas sociais são reinício do processo de colonização então pensar que a psicologia para nós hoje tanto que ele trouxe essa discussão duas novas canções que teve quando passada novos verei é que ainda é realista essa crítica de saúde decidiu hoje nas ruas
a secretaria de saúde específica pensar ainda nós não conseguimos entender o papel da psicologia dentro da saúde indígena e o papel dos profissionais é indígenas psicólogos dentro da sesai que ainda não abriu espaço é para trabalhar a ser muito específico e acaba ficando em torno de si dessa questão institucional né e aplicada ou psicologia branca é e ocidental é quem que tem um filho de um dos territórios indígenas então eu vejo nenhuma dificuldade bastante grande do uso de profissionais de escolas indígenas que hoje são muitos e tento do brasil a gente tem várias escolas é
que enquanto essa dificuldade está aplicando a tecnologia no âmbito mais é voltado na época o nosso pensamento nosso modo de ser existe uma fofa engano e eu no meu ver me aproximei da psicologia durante três anos a cometer essa relação é mais próxima para o lojista é fazer essa análise nessa essa tecnologia pra nós o que hoje é diferente muito mais no campo da educação do que da própria saúde porque a entender que a saúde ela remexe aquela coisa da do do remediá sendo pensado [Música] é porque a nossa relação com a natureza não permitia
que a gente tivesse esses problemas e que a própria natureza nossa fé nossa saúde é o que nos mantém é enquanto seres nem tão assim a nossa perspectiva que seja começa de uma outra forma e importante a gente tá inclusive trazer essa discussão agora é quem nesse espaço pensamento que aqui a gente está falando sobre arte e acho que somente uma em junho a nossa psicologia nem a nossa moda desistiu eu entendo a psicologia com isso ambos então cada um ao mundo cada mente a onu então cada potência de se eu fosse você ou sua
forma de estar no mundo então isso é psicologia isso é apologia epistemologia então eu vejo assim que a dificuldade dessa aproximação ainda uma tecnologia dentro dos territórios outros tanto que é uma discussão que a escolha do próprio curso de psicologia de como a gente vai apresentar esse campo para as nossas comunidades é um desafio porque traz inclusive um vocabulário que o que pra nós é desconhecido ou e ao mesmo tempo conhecido de uma outra forma de uma outra maneira f e expressá psicologia para nós então [Música] i [Música] acho que nosso pensamento é o show
que seria nessa tecnologia indígena no nosso caso tem dano de neve que traz toda essa relação ao todo nessa conexão com o todo e que dentro disso o processo de cura é o processo de aproximação da cura desses dessas doenças é que hoje a gente tem enfrentado não entende como doenças é que vieram europeu inclusive qual é questão de saúde pública e problema social grave nos territórios que são não pro são esses problemas que pt corre esse processo de massacre de violência que durante as 500 e 18 anos e resistir então é acho contexto político
atual é tem precisado beijos pensar quem é hoje um de nós estamos nessa pressa de resistência e eu entendo também nós povos indígenas só usa é uma expressão resiliência se materializado porque a gente está o tempo todo né na estrada da campina nessa discussão da psicologia do que é e ciência expressa muito isso porque a tendência é essa esse potencial está se reconstruindo o tempo todo nem está elaborando nossas questões as nossas os nossos problemas sociais que decorre eu nessa organização do nosso país essa força tem sido bastante aplicada na gente pode perder a juventude
tem tentado se aproximar desses campos não só da psicologia é da sites aqui todos os outros é e influindo dentro dos nossos territórios e também contribuindo com o nosso povo uma perspectiva que a gente precisa estar instrumentalizado ea psicologia para nós é uma ferramenta que ele necessita após a adoção é principalmente nas questões sociais e principalmente né na defesa dos nossos direitos porque dentro desse processo ned de trabalho é a aproximação da psicologia do trabalho nosso fortalecimento da identidade e da autoestima pra que essa juventude sérgio de reafirmação e a vitória que é o que
tem sido um dos grandes fatores i que nos leva a a caminhar muitas vezes amores com altas obras e violências o próprio suicídio que está relacionado a entidade também da pt ac o do próprio português político é territorial principalmente média de 40 dias então territorialidade trazer passado dentro dessa descrição da tecnologia que é a retomada dos territórios tradicionais e também a acção das terras [Aplausos] rosa disse não existe terra não existindo então era o nosso ser e é está ligado em ganhar [Aplausos] necid ao e atitude [Aplausos] o processo interposto os profissionais da urgência [Música]
acho importante salientar que a questão política é um processo de formação e qualificação que ele aprenda a ser solicitadas à personagem ele não chegou a cair de paraquedas com muitas vezes chega ea rua então uma psicologia que acaba sendo também é mais uma ferramenta de atualização [Aplausos] acidente estado é retirado do douro [Aplausos] você tomou esse debate e e se essa aproximação é essa as cidades e as realidades [Aplausos] na terceira pergunta pensar em um espaço que possa estar abrindo é essencial é de aproximação mas teórica e profissional aos indígenas e elton e também é
por que não é exposta às medidas que têm vindo a contribuir também acho que precisa desse espaço dessa transformação para se pensar uma política né abranger é uma política de saúde mental indígena que abranja todas é essa essas questões territoriais setoriais tempo quando na verdade quem sabe o que faz nossa a violência não acho que haverá tal é preciso pensar esse pensar política talvez nacional o at t atendimento de saúde mental construído e partindo da o olhar das especificidades