Sejam bem vindos ao Nerdologia, eu sou Atila, biólogo, pesquisador e a Internet é o meu cérebro expandido. Hoje vamos ver qual é a ameaça real de uma inteligência artificial como o Ultron surgir no nosso futuro No filme dos vingadores, Tony Stark cria um sistema de vigilância que controlaria suas armaduras para fazer um exército que protegesse a humanidade. O problema é que o seu sistema ganha consciência e sai atrás da Sarah Connor.
. . Digo.
. . resolve punir quem se comportava mal Até David desconecta-lo.
. . Mas nós estamos à caminho de uma revolta das máquinas?
Dê uma olhada nesse gráfico de desenvolvimento social ao longo do tempo. . .
que Ian Morris fez no livro "Why the West Rules - For Now" Esse índice dá uma medida de acesso à comida, saúde, infraestrutura e outros benefícios Aquele pico ao final do século XVIII, onde a população e a qualidade de vida dão um salto enorme corresponde ao uso dos motores à vapor justamente quando começamos a usar máquinas para fazer o trabalho de pessoas. . .
que ainda vamos explicar em um outro episódio. Agora entramos em uma outra Era das Máquinas que não só realizam o trabalho manual como também o mental. .
. como o excelente "The Secont Machine Age" [A Segunda Era das Máquinas - no Brasil] conta. .
. Computadores já foram realmente pessoas que passavam o dia fazendo contas manualmente. E os computadores atuais estão ficando mais inteligentes.
. . Várias capacidades onde reinávamos já são feitas por computadores sem chance pros humanos Desde a disputa entre o Kasparov e o Deep Blue em 1997, a maestria em xadrez é de uma inteligência artificial.
Isso porque o Deep Blue, naquela época, era uma das 500 máquinas mais potentes. . .
Enquanto que o smartphone atual tem mais de 4 vezes o seu desempenho Outros jogos mais complicados como o Jeopardy. . .
ou ainda são de hegemonia humana ou demandam um computador muito mais inteligente. Pra ganhar no Jeopardy, de dois grandes campeões, Brad Rutter e Ken Jennings, em 2011. .
. o computador Watson precisou de mais de 4 Terabytes de todo tipo de informação que a IBM conseguiu. .
. como enciclopédias, sites e até o texto completo da Wikipédia. .
. Também tentaram usar o Urban Dicionary pra ensinar gírias. .
. Mas abandonaram a ideia quando o Watson começou a usar palavrões nas respostas Mas esse avanço de inteligência em computadores pode crescer muito mais rapidamente. .
. no dia em que fizermos a primeira máquina mais inteligente do que humanos. .
. Momento que alguns chamam de singularidade. Porque essa máquina pode ser usada para aumentar sua própria inteligência de maneira muito mais eficiete do que nós consequiríamos.
. . ou desenhar novos sistemas capazes de desenhar sistemas ainda mais eficientes De preferência algo que leve menos do que 7 milhões de anos pra calcular a resposta pra vida, Universo e tudo mais.
. . No completo "Super Inteligence", Nick Bostrom diferencia três formas pelas quais uma superinteligencia poderia superar a humanidade Nosso cérebro parece não fazer muito mais do que 100 operações seguidas por segundo.
. . Um sistema com a mesma inteligência humana, mas processando a informação na velocidade dos ciscuitos poderia encontrar respostas milhões de vezes mais rapidamente Também poderíamos ter um sistema feito de várias partes intelectualmente inferiores que em conjunto teriam uma capacidade maior do que a nossa.
. . Ou um sistema que sozinho seria muito mais inteligente do que os humanos Uma inteligência artificial com essa capacidade poderia escapar e dominar o mundo de várias formas.
. . Hackeando sistemas, enganando pessoas e convencendo-as a agir em seu favor espalhando seu código ou componentes de maneira que não possamos detectar.
. . ou mesmo se fazendo de "boazinha" até nós baixarmos a guarda O difícil é dizer quais seriam os objetivos de um sistema superinteligente, além do que ele foi programado Por que ele iria querer exterminar a humanidade, e não querer bater o recorde de Candy Crush, por exemplo?
Ou construir o seu próprio parque temático com Black Jack e prostitutas? Esqueçam o parque temático! Nick Bostrom argumenta que: "Seja qual for o objetivo final, uma inteligência artificial poderia entrar em conflito conosco, ou nos destruir se estivéssemos no caminho da sobrevivência dela.
. . ou se precisasse usar recursos do planeta para aumentar sua capacidade" Elon Musk, que citamos no Nerdologia sobre colonização espacial está tão preocupado com isso que doou 10 milhões de dólares pro instituto Future of Life dedicado ao estudo de inteligência artificial e como manter o seu desenvolvimento seguro E por mais estranho que pareça estranho, o segredo pros vingadores destruírem as máquinas do Ultron Talvez seja mais inteligência artificial, guiada por alguém genial como o Stark Como Clive Thompson conta no já citado "Smarter Than You Think".
. . depois da derrota do Kasparov pro Deep Blue, muitos pensaram que o xadrez seria um campo fechado pra humanos mas o campeonato de estilo livre em 2005 mostrou algo impressionante: Os times que competiram podiam ser formados por qualquer combinação entre humanos e computadores Apesar de times de grandes mestres profissionais e da presença do Hydra o melhor supercomputador de xadrez até então.
. .