Filosofia hinduísta - essência, vedas e práticas de yoga | Satyánatha

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NAMU
O metafísico e iogue Satyánatha explica os conceitos básicos que estruturam a filosofia hinduísta, t...
Video Transcript:
[Música] o hinduísmo é uma das maneiras de se aproximar de Deus mais antigas praticadas ainda no mundo ele começou quando pessoas lá nas no Alto das montanhas dos himalaias a descobriram e praticaram algumas técnicas de meditação e algumas técnicas de yoga e aí a acordaram em si mesmos as percepções de ver o universo como energias de ver as coisas de uma maneira diferente uma perspectiva diferente de só o mundo concreto aí eles escreveram as conclusões deles em livros que são considerados sagrados para hinduísmo chamado de vedas Veda é uma palavra bonita que quer dizer apenas
sabedoria Então são os livros da sabedoria daquele povo muito tempo depois foram escritos outros livros que comentam explicam os vedas eles são os vedanta e os upan Shades e o vedanta e os upanishad são o princípio filosófico do hinduísmo é aquilo que os filósofos sentaram leram os livros sagrados e decidiram que era a base filosófica do hinduísmo e a base filosófica mais refinada explicada nos upanixades é muito bonita ela diz que Deus aquilo nós Ch de Deus pode ser entendido de várias formas que cada pessoa se aproxima de Deus de uma maneira diferente tem um
caminho diferente mas ela também diz que Deus existe como fagulha e como potencial dentro de cada pessoa que a gente vê Deus existe permeando cada folha de grama cada raio de sol e essa Essência Divina que existe em todos nós pode ser acordada despert e aumentada isso é o caminho de crescimento de uma pessoa que você tem uma fagulha Divina todo mundo tem mas se você encontrar essa fagulha divina e você cuidar dela com amor com bondade com a intenção firme de fazer o bem aquilo vai crescendo e de uma fagulha aquilo vira uma fonte
de luz e quando você vê você passou a contribuir com luz e bondade para esse mundo essa Essência filosófica do hinduísmo que há vários caminhos que podem alimentar esse Deus interno que mora dentro da gente a prática do yoga é o método de nós alcançarmos aquilo que o hinduísmo considera mais sagrado que é nós encontrarmos a nossa divindade interna e fazemos essa divindade crescer e Florescer então não basta ter um pouquinho de Deus morando lá no seu coração lá no fundo a gente quer pegar aquela aquele Deus e manifestá-lo exibi-lo no dia a dia para
que onde há a tristeza e desânimo eu posso emanar coragem é algo que parece muito o coração de São Francisco de Assis onde onde houver tristeza que eu possa levar alegria que nós encontremos a nossa parte divina e passemos a exercer essa parte divina mas só a vontade de exercer isso não leva muito longe então yoga é uma série de práticas desde as práticas físicas de você cuidar do seu corpo físico e fazer aquelas posturas aqueles para que no seu corpo físico as energias fluam mais corretamente mas também yoga é você respirar de uma maneira
mais sábia mais inteligente para nama Yoga São coisas como os yamas e os nias que são coisas que você tem que tentar fazer mais os nias e tentar fazer menos os yamas então por exemplo uma coisa muito famosa é uma prática que gandi Mahatma gand mencionava de você tentar praticar aimsa não violência não ferir o outro isso é uma prática yog se o outro também é Divino e potencial como você vai feri-lo não faz sentido se você o ferir você se afasta da consciência de que Deus é tudo você fica numa consciência dividida de que
eu sou eu e você sei lá quem é mas essa consciência de união é a busca das práticas da yoga yoga quer dizer Exatamente isso União a prática do yoga tem como um dos objetivos dissolver três coisas que nos impedem de nos conectarmos com Deus porque afinal de contas se Deus está em todos os lugares e todas as coisas por que que ele é tão difícil de perceber Então os yogs e os meditadores lá do tempo dos vedas lá dos himalaias perceberam que há três grandes obstáculos para nós nos conectarmos com a nossa essência Divina
eles são Maia que é a ilusão que nos permeia anava que é o ego e Karma que é a lei do equilíbrio que faz As Nossas ações voltarem para nós anava é o princípio finiti ele é o ego anava quer dizer não infinito como assim se eu sou feito À imagem e semelhança de Deus que é um termo que nem hindu o os hindus falam que nosso atman é parte de Deus que nosso espírito é parte do Espírito de Deus da mesma maneira que as minhas unhas são parte de mim mas não são o todo
de mim então nós somos assim uma célula no calcanhar de Deus somos parte dele mas nós não conseguimos perceber essa união por causa do princípio que nos torna finitos Deus é infinito e nós somos finitos então Esse princípio chamado anava não infinito nos faz pensarmos que nossa vida dividida e é separada do todo nos faz pensar que uma árvore não tem nada a ver comigo o que é uma tolice porque nós estamos todos dentro do mesmo ser dentro da mesma energia faz pensar que uma pessoa para quem eu faço mal não tem nada a ver
comigo mas tem nós somos todos conectados e é o ego que nos faz sentirmos sep do todo então ir dissolvendo o ego é algo que nos ajuda a descobrirmos que somos partes do Cosmos partes da Luz partes de Deus Maia é o sonho é a ilusão mas não é simplesmente dizer existem muitas correntes filosóficas na Índia cada uma diz uma coisa mas da maneira que eu aprendi Maia não é simplesmente dizer que tudo aqui é irreal é só bater é só topar o dedão do pé numa cadeira que você vai ver que não é tão
irreal assim é que as coisas São relativamente irreais isso aqui é menos real do que a verdade da sua alma que é menos real do que a luz do teu atman Como assim imagina lembre-se de você 5 anos atrás não havia um monte de conceitos que você pensava que eram verdadeiros que não eu tenho certeza que o mundo é assim que eu sou assim que a vida é assim e você descobriu que não era nada daquilo conform você vai amodo você descobriu que muitas coisas que você julgava serem reais permanentes inquestionáveis são ilusões são erros
de perspectiva então Maia é a nossa confusão que nos impede de ver a verdade como ela é karma é uma lei muito simples é uma parte da lei do equilíbrio que se eu faço uma coisa aquela energia Volta para mim se eu faço outra coisa aquela energia Volta para mim então não é exatamente que se eu dei uma martelada em alguém eu vou ser martelado mas quando eu dei aquela martelada Eu pus uma energia em movimento Eu pus uma energia ou de agressão ou de descuido no mínimo em algum momento aquela energia de descuido vai
voltar para mim e aquilo vai causar alguns efeitos na minha vida na minha existência então Karma é esse movimento de constantemente as energias irem voltando para mim de eu ter feito algumas escolhas e eu tá arcando com as consequências dessas escolhas então o nosso karma As Ilusões e o ego nos impedem de ver a beleza em todas as coisas e a luz dentro de nós mesmos que é a mais importante e yoga é exatamente você usar técnicas que vão devagar te libertando dessas coisas que IMP você de descobrir o quão você é especial o quanto
seu caminho é único em todo o universo e o quanto todos nós que já temos Deus no coração como potencial vamos manifestando cada vez mais essa luz uma das coisas fundamentais que eles descobriram lá na Índia que é muito útil aqui é o controle da mente qual é a vantagem de você acalmar sua mente a mente da gente é onde nós nos ID mais com a nossa consciência se eu perguntar para uma pessoa quem é você o mais normal é ela responder o nome dela e depois me contar algumas das ideias dela às vezes menciona
a profissão aí diz assim não mas eu sou uma pessoa que olha não leva desaforo PR casa nós somos muito focados na mente e numa cidade como São Paulo mais ainda mas a verdade que nós não somos um conjunto de ideias Nós não somos apenas as nosas opiniões as nós somos um conjunto muito grande de uma de um de um atman de um espírito que desceu até a matéria e quando desceu aqui embaixo criou várias ferramentas para interagir com esse mundo o hinduísmo fala de cinco corpos que quando o espírito não consegue interagir diretamente com
esse mundo o espírito tem uma vibração muito alta o watman tem uma vibração muito alta então ele cria corpos que no hinduísmo são chamados de invólucros como uma cebola de várias camadas como a gente quando tá com frio e vai pondo um agasalho em cima do outro e esse invólucro mais externo é o corpo físico tem outro invólucro na gente que é o corpo das emoções e dos desejos tem outro invólucro que é o corpo das ideias aí lá dentro tem algo chamado de anandam k que é a nossa alma e dentro daquilo mora o
watman que Nossa fulha Divina então nós somos um mecanismo todo complexo que vai muito além do físico vai muito além das ideias e o que acontece com a gente é que nós costumamos dar muito valor para um ou dois aspectos nossos ou pra mente para pessoas que são muito intelectuais ou pro físico para pessoas que são muito físicas e até vaidosas quando o ideal é você lembrar que você precisa de Harmonia entre todas as suas partes e se sua mente tá muito dominante esse desequilíbrio vai começar a te tornar uma pessoa confusa muito preocupada com
as coisas a mente vai muito rápida e aí o seu corpo físico começa a sofrer e ficar doente as suas emoções estão sempre em turbilhão porque seus pensamentos Não param e sua alma Coitada como você só presta atenção na sua mente a alma fica encolhida esperando o dia que você busque a luz que ela é então treinar a mente é útil para que seu sistema entre em equilíbrio e você possa usá-la com precisão quando for necessário mas que o resto do tempo ela deixe você em paz para sentir para amar e para viver a vida
espiritual de buscar sua alma existe algo em comum nas pessoas que viviam lá no Himalaia na Índia nos templos nas montanhas e o pessa que vive aqui em São Paulo ou em qualquer cidade o ser humano o ser humano é o mesmo tanto lá quanto cá e as técnicas de Yoga São focadas e fundamentadas no mecanismo de energias e no mecanismo Sutil que é o ser humano Então como ser humano é o mesmo ali e aqui esse estudo sendo focado em um estudo de como ser humano existe como as energias fluem em nós como a
gente se comporta em cada situação diferente são profundamente válidos em qualquer tempo em qualquer lugar porque é um estudo da parte humana não só física mas de toda a contraparte Sutil de energia e profunda do ser humano [Música]
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