Lição Jovem 09 | Preparando os discípulos (Lição da Escola Sabatina 4T 2024 ComTexto Bíblico)

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Adventismo Vivo
Lição da Escola Sabatina: www.editoraluzdomundo.com.br/escola-sabatina-22805174 Livro "Estudos Bíbl...
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Olá meus amigos do adventismo Vivo sejam muito bem-vindos a mais um estudo da Bíblia por meio da lição da Escola Sabatina Estamos estudando o evangelho de João e chegamos hoje à lição de número nove cujo título é preparando os discípulos e o capítulo designado para o nosso estudo é João 13 como você sabe Geralmente os vídeos das nossas lições eles estreiam no domingo de manhã porém essa semana foi atípica tivemos muitos problemas Muitas dificuldades muitas coisas para resolver e essas circunstâncias nos impediram de cumprir o cronograma aqui do canal mas o que nos sustentou foi
aquela promessa que o salmista expressa quando ele diz assim muitas são as aflições do Justo mas o senhor o livra de todas elas e é por meio dessa Bond da misericórdia de Deus que nós estamos aqui na quinta-feira de noite para gravar o vídeo de recapitulação da nossa lição então sem perder tempo temos muito trabalho para frente vamos à lição preparando os discípulos preparando os discípulos Para quê Para os momentos finais da vida de Jesus a partir do capítulo 13 Jesus começa a dar instruções de como seriam as cenas que antecederiam a sua morte a
sua prisão como seria a sua crucificação o que os discípulos deveriam fazer depois da morte de Jesus Então esse é o sentido de preparando os discípulos para o que eles em breve teriam de enfrentar e como nós sempre fazemos Vamos ler o capítulo indicado o capítulo 13 de João comentando verso a verso eu estou com a minha Bíblia física aqui mas vamos colocar o texto também na tela para que você possa acompanhar vamos lá João Capítulo 13 verso 1 diz assim ora antes da festa da páscoa sabendo Jesus que era chegada a sua hora de
passar deste mundo para o pai tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim há muita coisa para comentarmos aqui o texto diz que antes da festa da Páscoa no ano 31 de Nossa era essa festa da páscoa ocorreu numa quinta-feira Então os eventos de que nós estamos falando aqui eles ocorrem na quinta-feira à tarde no pô do sol da quinta-feira e depois do pôr do sol de quinta para sexa da semana da crucificação de Jesus e o texto diz que nessa data sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar
deste mundo para o pai ou seja de morrer ressuscitar e voltar para a Glória lembra que nós Já estudamos sobre esse tema o livro de João tem as suas principais divisões no livro dos sinais e no livro da Glória o livro dos sinais vai do capítulo um ao capítulo 12 e o livro da glória se inicia exatamente no capítulo 13 e o que é a glória de Jesus o que é a glorificação do filho de Deus é o momento de sua morte ressurreição e ascensão porque em sua ressurreição Jesus mostra que ele tem poder sobre
a morte sobre o inimigo e a sua ascensão significa o seu retorno para a Glória então quando o texto diz que Jesus sabia que era chegada a sua hora é chegada a sua hora de morte ressurreição e ascensão e veja essa expressão final aqui do verso um tendo amado os seus quem são esses os seus os discípulos aqueles que lhe eram mais próximos aqueles que haviam aceitado sua mensagem e o seguido tendo amado seus que estavam no mundo amou-os até o fim eu gosto dessa expressão amou-os até o fim ou seja amou-os em definitivo demonstrou
por eles um amor constante inabalável um amor que não vacila que não volta atrás porque nós seres humanos podemos amar uma pessoa mas quando sabemos que ela vai nos trair que ela vai nos abandonar o nosso amor frequentemente vacila mas Jesus amou-os até o fim mesmo sabendo que no fim haveria traição haveria rejeição haveria abandono por parte dos seus amigos mais chegados verso dois durante a ceia tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes filho de Simão que traísse Jesus sabendo este que o pai tudo confiar as suas mãos e que ele Viera
de Deus e voltava para Deus levantou-se da ceia tirou a vestimenta de cima e tomando uma toalha cingiu-se com ela depois deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-las com a toalha com que estava cingido muito bem aqui também há muita coisa para nós comentarmos o verso 2 nós vamos pular por enquanto e voltar para ele ao final do capítulo o que nós podemos destacar no verso 3 é o seguinte sabendo este que o pai tudo confiava às suas mãos Isso significa que nessas últimas cenas da vida de
Jesus ele não estava agindo de imprevisto ele demonstra aqui a sua onisciência a sua pré-ciência ele sabe que tudo que vai acontecer ele sabe que será traído ele sabe que será morto sabendo este que o pai tudo confiara às suas mãos e que ele Viera de Deus e voltava para Deus como assim voltava para Deus a sua morte estava próxima Jesus sabe disso ele não é pego de surpresa ele está preparado veja o verso 4 agora levantou-se da ceia tirou a vestimenta de cima ou seja aquela parte maior da Veste uma parte que ia atrapalhar
iria conter os seus movimentos Jesus retira essa parte externa da sua roupa e tomando uma toalha cingiu-se com ela o que que é singir o que significa esse verbo esse verbo não faz parte do nosso vocabulário mas ele é um verbo comum na Bíblia cingir significa amarrar na cintura amarrar Em volta dos quadris Então olha o que Jesus faz ele toma uma toalha e cinge-se com ela ou seja Jesus amarra uma toalha ao redor da sua cintura mas não para por aí o verso 5 diz que ele pegou uma bacia colocou água e passou a
lavar os pés dos discípulos e enxugar com a toalha que estava cingido aqui você pode passar rapidamente por esses versos sem notar o o simbolismo que eles suscitam nós nós vamos comentar Exatamente isso aqui antes porém de entrarmos nesse simbolismo é necessário compreendermos Quai Qual é o contexto que antecedeu esse Lavapés que Jesus promoveu o evangelho de João não nos dá esse contexto mas Se nós formos por exemplo para Lucas Capítulo 22 Lucas 22 verso 24 nós vamos entender Qual é o contexto que antecede essa cena narrada por João vamos lá para Lucas 22 verso
24 aqui Lucas também está narrando o mesmo momento o momento da Última Ceia e veja o que está dito aqui Lucas 22:24 suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior Então tracee essa cena na sua mente Jesus sabe que vai morrer em algumas horas que ele vai ser traído que ele será abandonado e o seu espírito está ali contrito e enquanto Jesus Experimenta esses sentimentos o que que os discípulos estão fazendo suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior Jesus está angustiado e os discípulos está
dizendo não eu sou melhor que você nisso certamente no reino de Jesus eu vou ser o primeiro ministro eu vou ocupar tal posição porque eu sou mais inteligente que você eu tenho mais aptidão para o governo do que você verso 25 mas Jesus lhes disse os reis dos povos dominam sobre eles e os que exercem autoridade são chamados bemfeito assim pelo contrário o maior entre vós seja como menor e aquele que dirige seja como o que serve então Jesus repreende o orgulho a discussão sobre quem é o maior e fala assim o maior o maioral
de vocês seja como o que serve e Jesus agora vamos voltar lá pro Evangelho de João ele vai exemplificar esse conceito que ele acabou de ensinar que o maior é o que serve por meio de cingir-se a si próprio com a toalha e de lavar os pés dos discípulos pense bem Por que Jesus iria cingir a sua cintura com uma toalha se ele usaria a toalha para enxugar os pés dos discípulos pense na sua situação quando você toma banho e vai se enxugar se você enrola a toalha ao redor da sua cintura do seu quadril
não sobra muita área útil para você usar a toalha para secar então se nós estamos aqui no quadro da do Lavapés seria muito mais esperado que Jesus deixasse a toalha sobre o seu colo sobre a sua as pernas isso facilitaria que ele usasse a toalha para secar os pés dos discípulos mas Jesus singe em si mesmo a toalha por quê Jesus estava evocando um símbolo de humildade de Servidão de ocupar a posição mais baixa porque ele tinha a maior dignidade Jesus está exemplificando conceito que nós lemos lá em Lucas o maior seja o que serve
do que que eu estou falando ex veja esse texto rabínico ele é um midrash ou seja um comentário sobre o livro de Gênesis sobre o Episódio de Abrão e Agar e veja o que está escrito Abrão despediu Agar com uma carta de divórcio e ele pegou o manto e o cingiu em volta de seus quadris para que se soubesse que ela era uma escrava então nessa visão rabínica cingir a cintura com um manto com um pano é um símbolo de ser escravo ao que parece Jesus está resgatando esse símbolo ele está dizendo vocês estão discutindo
Quem é o maior e eu que sou o maior vou mostrar que a minha posição não me impede de ser um servo de ser um serviçal e portanto eu vou amarrar a toalha ao redor da minha cintura que é um símbolo de ser um escravo para que vocês entendam que a minha dignidade não é afetada pelo meu ato de serviço entendeu Jesus está ensinando por meio de uma imagem Jesus está ensinando por contraste a prepotência o orgulho dos seus discípulos é agora contrastado com a humildade daquele que é verdadeiramente o mestre mas não para por
aí o verso 5 diz que Jesus passa a lavar os pés dos discípulos e issso é totalmente inesperado por quê Porque lavar os pés de um outro judeu era uma função era uma atividade que nem mesmo um escravo judeu poderia ser constrangido a fazer um escravo que não fosse judeu esse sim poderia ser constrangido a lavar os pés dos outros mas se o escravo fosse judeu isso não poderia ser exigido dele veja esse outro texto rabínico que aparece no slide é um comentário de Êxodo 21 que regula a escravidão que regula a servidão e ali
é dito o seguinte 6 anos ele trabalhará e o comentário rabínico é o seguinte eu poderia entender que Isso inclui qualquer tipo de trabalho mas a Torá ensina não fará servir como um escravo daqui os sábios disseram ele não deve lavar os seus pés nem calçar suas sandálias nem carregar seus utensílios para casa de banho nem apoiá-lo pelos quadris quando ele sobe uma escada nem carregá-lo numa liteira ou numa cadeira de transporte como os escravos fazem ou seja existe um comportamento que é típico dos escravos estrangeiros um irmão Hebreu que se torna escravo não pode
ser demandado a fazer essas coisas ele não deve lavar os pés a Torá ensina mas sobre os vossos irmãos os filhos de Israel não dominare com Rigor um sobre o outro exigir que um escravo Hebreu lave os pés na interpretação rabínica é dominar com Rigor sobre o outro Então veja o que Jesus está fazendo Ele amarra a toalha ao redor da sua cintura para dizer eu sou servo eu estou na posição de escravo aqui nesse mundo e ele lava os pés dizendo eu não estou nem no nível de um escravo Hebreu eu estou me colocando
abaixo do nível de um escravo Hebreu para que vocês entendam que eu vim a este mundo para servir e para que vocês entendam a medida do serviço eu estou me colocando aqui no nível mais baixo da sociedade porque eu não vim para agradar a mim mesmo eu vim para servir e nós poderíamos complementar ainda que esse serviço me rebaixe totalmente me tire a própria vida eu continuarei servindo vocês gastando e me deixando gastar a ponto de dar a minha vida Então veja que poderosa lição de humildade Jesus está trabalhando aqui com símbolos visuais a toalha
amarrada na cintura e ele se agachando para lavar os pés dos discípulos vamos continuar a leitura agora no verso 6 aproximou-se pois de Simão Pedro e este lhe disse Senhor tu me lavas os pés a mim verso 7 respondeu-lhe Jesus o que eu faço não sabes agora compreendê-lo HS depois de fato Pedro não entendeu na hora o que Jesus estava fazendo verso 8 disse-lhe Pedro nunca me lavarás os pés Porque Pedro sabia que aquele era um ato de grande humilhação nem mesmo um escravo Hebreu era chamado a lavar os pés de seus patrícios a posição
em que Jesus estava se colocando era rebaixada demais Pedro não poderia não poderia aceitar isso e aqui é interessante que essa maneira de Pedro falar revela muito de sua personalidade Pedro era efusivo falava de forma passional ele manifestava assim a roubos de de de sentimentos nunca me lavarás os pés respondeu-lhe Jesus se eu não te lavar não tens parte comigo ou seja Pedro por esse ato que eu estou fazendo você precisa entender Qual é a natureza do meu reino o que que eu espero de você como seguidor meu se você não compreender isso você não
não não entendeu não foi proveitosa para você a minha estadia aqui nesse mundo e Pedro responde no verso 9 novamente ente mostrando a sua personalidade impetuosa verso 9 então lhe pediu Pedro senhor não somente os pés mas também as mãos e a cabeça Pedro é exagerado verso 10 declarou-lhe Jesus Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés quanto ao mais está todo Limpo ora vós estais limpos mas não todos Pois ele sabia quem era o traidor foi por isso que disse nem todos Tais limpos então atenção aqui a linguagem de Jesus novamente
como nós já falamos em vários vídeos anteriores ela transita do literal para o simbólico quando Jesus fala assim vós estais limpos ele está falando de limpeza espiritual ao passo que Pedro anteriormente estava falando da limpeza material da limpeza da parte externa do corpo e quando Jesus fala vós está estais limpos mas não todos o verso 11 nos dá interpretação Pois ele sabia quem era o traidor foi por isso que disse nem todos estais limpos Judas estava sujo espiritualmente e havia maldade e havia dolo de praticar a traição no seu coração bem ultrapassada essa sessão nós
vamos agora para o verso 12 depois de lhes ter lavado dos pés tomou as vestes aquelas que ele tinha tirado a princípio que limitavam os movimentos tomou as vestes e voltando à mesa perguntou-lhes compreendeis o que Eu vos fiz por que Jesus faz essa pergunta porque para os discípulos deve ter sido chocante ver o seu mestre aqueles que aquele que e eles tinham visto numa posição de tanta importância de tanto poder purificando o tempo ordenando ao vento e ao mar que se acalmasse Andando Sobre As Águas curando tantas pessoas ele que era Fantástico toma uma
posição tamanha De Humilhação tomando a posição de um escravo estrangeiro por isso que Jesus pergunta Vocês entenderam o que eu fiz porque haveria espanto da parte dos discípulos e agora note o seguinte vós me chamais o mestre e o senhor e dizeis bem porque eu o sou veja que Como como que é interessante isso aqui Jesus não pratica falsa humildade Jesus não não lida com as coisas da seguinte maneira ah nem precisa me chamar de mestre não eh nós somos iguais não não se preocupa não Jesus fala eu sou mestre e eu sou o senhor
e vocês fazem bem em me chamar assim e quando Jesus diz isso logo depois do Lavapés ele está demonstrando que e ele não perdeu a sua dignidade ao praticar atos de serviço Esse é o ponto Olha que coisa interessante eu e você não perdemos a nossa dignidade a nossa posição a nossa importância Seja lá o que for quando nós retiramos o nosso tempo o nosso dinheiro a nossa energia para servir aqueles que de nós necessitam o exemplo maior disso aqui é Jesus verso 14 ora sendo Eu Senhor e mestre vos lave os pés também vós
Dev lavar os pés uns dos outros o exemplo de serviço humilde de Jesus deve ser copiado e eu chamo a sua atenção aqui porque nesse momento Jesus está anunciando a nova e Eterna Aliança os Evangelhos sinóticos o evangelho de João não narra isso mas os Evangelhos sinóticos na hora da ceia eles registram que Jesus diz assim falando do vinho do suco de uva Este é o cálice da Nova Aliança então aqui nós estamos no momento da Nova Aliança e o que eu chamo a sua atenção é da mesma forma que na antiga aliança lá no
Tabernáculo do deserto existiam leis cerimoniais na Nova Aliança também existem leis cerimoniais sabe o Lavapés e a Santa Ceia são leis cerimoniais da Nova Aliança e Jesus está as instituindo nesse momento quando ele diz assim eu vos dei o exemplo para que como eu vos fiz façais vós também e aqui significa tanto servir com humildade quanto praticar essa lei cerimonial aqui da Nova Aliança então santa ceia Lavapés por exemplo são leis cerimoniais da Nova Aliança verso 16 em verdade em verdade vos digo que o servo não é maior que o seu senhor nem o enviado
maior do que aquele que enviou que que Jesus quer dizer com isso Jesus é o é o Senhor Jesus é aquele que envia se até ele agiu assumindo uma posição de humildade e serviço nós que somos servos nós que somos enviados não temos nenhuma desculpa Nenhuma excusa temos que dedicar a nossa vida para o serviço em prol dos outros para o serviço em prol do mestre verso 17 Ora se sabeis estas coisas bem-aventurados sois se as praticardes não falo a respeito de todos vós pois eu conheço aqueles que escolhi é antes para que se cumpra
a escritura aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar o que Jesus está querendo dizer aqui quando ele fala assim aquele que come do meu pão levantou contra mim o seu calcanhar Jesus está citando Salmo 41 verso 9 ele está dizendo aquilo que o salmista escreveu é uma profecia que está se cumprindo agora aquele que me é um amigo chegado aquele que faz parte da minha convivência aquele que está comendo do meu lado aquele que está dividindo o pão comigo levanta ou levantou contra mim o seu calcanhar Jesus Aqui está dizendo
que a traição que Judas efetuaria ou estava efetuando já estava profetizada nas palavras do salmista e agora vamos avançar pro verso 19 onde Jesus amplia essa ideia o verso 19 diz assim desde já vos digo antes que aconteça para que quando acontecer creiais que eu sou para que quando acontecer o quê para que quando a traição de Judas acontecer vocês saibam que eu já sabia antes de ela acontecer eu já sabia que ela aconteceria Por que Jesus fala isso porque o coração humano dos discípulos poderia ser levado a imaginar que Jesus cometeu um erro chamando
Judas para ser discípulo que Jesus não sabia o Real caráter de Judas e se Jesus não foi capaz de discernir Quem era Judas talvez Jesus não fosse o Messias porque ele cometeu um equívoco mas não Jesus está dizendo com antecedência eu sei que aquele que hoje ocupa a posição de amigo ele me trairá e eu estou avisando isso com antecedência por quê para que creiais que eu sou e aqui a lição novamente nos lembra da conexão que existe entre essa expressão que Jesus usa eu sou com o nome de Deus pelo qual Deus se anuncia
a Moisés Quando Moisés vai falar com Faraó Moisés diz senhor quando me perguntarem quem me enviou o que que eu vou falar e Deus diz assim eu sou me enviou ou seja Jesus está falando eu sou o mesmo Deus do Antigo Testamento eu sou o Deus que conduziu a missão de Moisés então Jesus se proclama Divino aqui e diz que da mesma forma como Deus controlava a situação ele também estava no controle da situação ele era o eu sou que não é pego de surpresa aquele que sabe o fim desde o princípio aquele que é
eterno verso 20 em verdade em verdade vos digo quem recebe aquele que eu enviar a mim me recebe e quem me recebe recebe aquele que me enviou ou seja por meio dos discípulos de Jesus o pai seria recebido pelas pessoas que aceitassem a sua pregação vamos paraa próxima sessão agora verso 21 ditas estas coisas angustiou se Jesus em espírito e afirmou em verdade em verdade vos digo que um dentre vós me trairá perceba que Jesus vai falando as coisas de maneira mais vaga mais genérica ele cita um texto poético do livro de Salmos mas agora
no verso 21 ele diz com todas as letras um dentre vós me me trairá 22 Então os discípulos olhando uns para os outros eu imagino com os olhos arregalados sem saber a quem ele se referia ora ali estava conchegado a Jesus um dos seus discípulos a quem Ele amava essa é uma expressão que o apóstolo João usa para falar dele próprio quem era o discípulo a quem Jesus amava era João como ele está escrevendo ele não pode falar o seu próprio nome então para não parecer orgulhoso presunçoso então ele usa esse título aquele a quem
Ele amava a esse fez Pedro sinal dizendo-lhe Pergunta a quem ele se refer então Aparentemente a ceia é feita numa tal dis exposição que Pedro está olhando diretamente para João que está do lado de Jesus João do lado direito de Jesus e Judas do lado esquerdo dees Jesus e Pedro faz assim João Pergunta para ele pergunta Quem é talvez ele te revela pergunta no ouvido dele como se Pedro estivesse fazendo uma mímica para João verso 25 então aquele discípulo reclinando sobre o Peito de Jesus as pessoas ficavam reclinadas para o seu lado esquerdo então disso
nós concluímos que João estava do lado direito de Jesus porque ele estava reclinado sobre Peito de Jesus perguntou-lhe o que João pergunta para Jesus senhor quem é verso 26 respondeu Jesus é aquele a quem eu Dero o pedaço de pão molhado tomou pois Um Pedaço de Pão e tendo molhado imagine o seguinte Jesus pega um Pedaço de Pão molha deu a Judas filho de Simão Iscariotes após o bocado imediatamente entrou nele Satanás Então disse Jesus o que pretendes fazer faz o de pressa Qual é o comentário que nós podemos fazer aqui eu quero voltar lá
para o verso 2is no início do Capítulo e nós vamos conectar com esse verso 27 o verso 2 diz assim durante a ceia tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes filho de Simão que traísse Jesus e o verso 27 diz e após bocado imediatamente entrou nele Satanás que eu quero chamar você a reflexão é o seguinte geralmente quando a gente pensa em uma pessoa possessa pelo diabo por um espírito maligno a imagem que vem a nossa mente é de uma pessoa esbravejando gritando se contorcendo tentando ser controlada por várias pessoas e e
manifestando uma força sobrenatural e espumando pela boca e e ferindo o próprio pro corpo e ferindo os outros como era o caso dos endemoniados gadarenos mas repare que não é esse o caso aqui Judas não está gritando Judas não está espumando pela boca Judas não está falando com uma voz estranha Judas está completamente normal ninguém ali naquele naquele Cenáculo pode discernir que Judas tem a sua mente controlada por Satanás ex Jesus é apenas Jesus que sabe disso os outros não conseguem discernir para os outros Judas está agindo normalmente e o que isso nos revela que
pode ser o caso de alguém estar falando de Jesus envolvido na missão de Jesus frequentando a igreja comendo da mesma mesa de Jesus dividindo o pedaço de pão com Jesus mas ter as sua mente controlada parcial ou totalmente por satanás no caso de Judas nos leva a concluir Exatamente isso e já imaginou quão sinistra é essa situação pode ser que pessoas do nosso convívio estejam com a mente controlada parcial ou totalmente por Satanás é por isso meus amigos que Como diz a bíblia Não devemos julgar segundo a aparência mas sim segundo a reta verdade o
homem vê o exterior mas Deus vê o coração que essa situação de Judas nos leve a examinarmos o nosso coração porque estar ao lado de Jesus ouvir os seu sermões e mesmo dividir o pão com ele não significa que nós somos de Jesus o exemplo de Judas mostra que ele fez tudo isso ele estava do lado do maior pregador ele estava na igreja mais pura que já existiu mas ele estava controlado por Satanás que reflexão nós retiramos daqui Deus tenha piedade de nós continuando aqui a leitura verso 28 nenhum porém dos que estavam à mesa
percebeu a que fim lhe dissera Isso parece pelo relato que Jesus está totalmente explícito aqui ele diz que aquele a quem ele der o bocado Esse é o que o trairá e Jesus faz isso na frente de todos os discípulos mas mesmo assim eles não entendem que Judas é O Traidor 29 pois como Judas era quem trazia a bolsa pensaram alguns que Jesus lhe dissera compra o que precisamos para a festa ou lhe ou lhe ordenara que desse algumas alguma coisa aos pobres faria sentido né dar uma oferta aos pobres exatamente nessa situação da páscoa
pois sem dinheiro eles não poderiam providenciar a refeição sacrifical os discípulos pensaram que provavel ente era por causa disso que Jesus falou para Judas fazer o que tinha que ser feito verso 30 ele tendo recebido o bocado que Jesus lhe deu saiu logo e era noite e aqui existe um recurso literário interessante João diz era noite era noite em sentido literal porque o sol já tinha se escondido mas era noite também num sentido espiritual num sentido metafórico porque Judas agora estava envolvido pelas trevas demoníacas Judas saiu da presença do sol da justiça e se entregou
às trevas e se entregou ao mal por isso João usa esse recurso literário e diz era a noite quando Judas saiu para trair Jesus verso 31 quando ele saiu Disse Jesus agora foi glorificado O filho do homem e Deus foi glorificado nele já discutimos bastante O que é a glorificação aqui no livro de João é a aproximação do momento em que Jesus será morto ressuscitará e ascenderá o céu para ser recebido na glória por seu pai então o texto está frisando Jesus está dizendo agora é o momento em que o filho do homem será glorificado
e Deus foi glorificado nele 32 se Deus foi glorificado nele também Deus o glorificará nele mesmo e glorificá-lo há imediatamente ou seja como o filho e o pai são um a Glória do Pai é a glória do filho e a glória do filho é a glória do Pai verso 33 filhinhos ainda por um pouco estou convosco buscar-me eis e o que eu disse aos judeus também vos digo a vós outros para onde eu vou vós não podeis ir para onde Jesus iria para o céu para a Glória ele morreria ressuscitaria e ascenderia ao céu sendo
recebido na glória por seu pai os discípulos não poderiam seguir Jesus até lá verso 34 Novo Mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros assim como eu vos Amei que também vós ameis uns aos outros Por que Jesus diz aqui Novo Mandamento Jesus está falando uma coisa totalmente inédita em certo sentido sim em certo sentido não vamos entender isso vamos voltar lá para Levítico Capítulo 19 verso 18 Vamos lá para Levítico Capítulo 19 verso 18 o que está escrito nesse texto está escrito o seguinte não te vingará nem guardarás ira contra os filhos do
teu povo mas amará o teu próximo como a ti mesmo Amarás o teu próximo como a ti mesmo então essa frase não era novidade porque ela já estava prevista na lei de Moisés em que existe então O Novo Mandamento de Jesus Ele se torna inédito quando Jesus define a medida do amor Novo Mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros Jesus está repetindo o Levítico ponto e vírgula assim como eu vos Amei aqui que está a novidade Jesus ampliou o padrão Jesus elevou o o parâmetro de amor por agora o amor assim como Ele
nos amou assim como ele amou os discípulos é o amor que se sacrifica é o amor que dá a vida então isso se torna inédito porque Jesus está requerindo um novo padrão de amor devemos nos sacrificar pelos nossos irmãos na mesma medida em que Cristo se sacrificou por nós e isso é extremo isso é amor extremo radical Sem Limites e sem medida é o amor puro verso 35 nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros e como Jesus nos mandou amar na mesma medida em que Ele nos amou nós podemos
conectar Esse verso 35 lá com o verso 1 o primeiro verso do capítulo 13 quando nós lemos assim tendo Jesus amado seus que estavam no mundo amou-os até o fim e esse amar até o fim é amar indefinitivo é um amor que não vacila então voltando aqui para o verso 35 O que Jesus está dizendo como nós seremos discípulos dele tendo um amor que não vacila tendo um amor que não varia tendo um amor que não se abala mesmo diante da traição mesmo quando nós formos maltratados mesmo nessas hipóteses extremas continuaremos amando os outros que
é exatamente a postura de Jesus na cruz pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem enquanto Jesus era ofendido e agredido de todas as formas ele rogava misericórdia para os seus agressores Essa é a medida de amor que Jesus Espera de Nós Você percebe como isso é extremo meu coração precisa ser grandemente transformado para que esse princípio do amor habite nele eu oro a Deus para que essa transformação em mim e também em você partindo agora para o final do capítulo verso 36 perguntou-lhe Simão Pedro senhor para onde vais parece que Pedro não quer se
demorar nesse assunto do do amor que Jesus falou aqui Pedro ele retoma o assunto de quando Jesus fala que iria para um lugar que não poderia ser seguido e Pedro pergunta senhor para onde vais respondeu Jesus para onde vou não me pode ser seguir agora mais tarde porém me seguirás replicou Pedro Senhor porque não posso seguir-te agora veja como Pedro é impulsivo por ti darei a própria vida e olha como o capítulo termina respondeu Jesus darás a vida por mim em verdade em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três
vezes e aqui eu quero tomar o exemplo de Pedro para a nossa reflexão muitas vezes nós dizemos que seguiremos Jesus até o fim estou seguindo a Jesus Cristo neste caminho eu não desisto estou seguindo a Jesus Cristo atrás não volto nunca mais e nós cantamos isso mas pode ser que como Pedro não estejamos dimensionando muito bem o que se espera de nós e nós falamos assim na perseguição eles podem me prender eu não vou negar a Jesus eu não vou violar o sábado podem confiscar os meus bens podem me mandar para a prisão podem me
torturar Quando eu for chamado diante dos tribunais diante dos governantes eu vou ficar firme ao lado de Jesus mas a história de Pedro nos ensina que precisamos de mais reflexão que precisamos de mais exame do nosso coração em tempos de calmaria Tudo Nos parece fácil e respondemos como o o impulsivo Pedro ah Senhor até a minha vida darei mas na hora da crise Nós pensamos bem e fraquejamos porque o Espírito está pronto mas a carne é fraca portanto meus irmãos O apelo que fica aqui e eu insisto nesse ponto precisamos examinar o nosso coração Quais
são os fundamentos das nossas convicções será que as declarações que nós emitimos estou seguindo a Jesus Cristo atrás não volto nunca mais Elas têm base Elas têm fundamento ou a nossa ou o nosso Edifício espiritual foi construído sobre areia e no dia da adversidade da prova ele não resistirá aos Ventos de tormenta precisamos desenvolver mais fé e essa fé só será desenvolvida para o momento da crise final se diante das pequeninas tentações se diante dos problemas diários nós tomarmos uma posição de Resistir custo que custar porque se diante das pequenas tentações se diante dos pequenos
Problemas da Vida nós fraquejamos na hora da crise final nós fraquejarem também é necessário ser fiel no pouco agora para que quando vieram muito Nós também manifestemos a mesma fidelidade a Jesus ao seu reino e a sua causa que Deus nos ajude nesse propósito que o Espírito Santo trabalhe no nosso coração e nos transforme nos dando o amor verdadeiro que acabamos de ler aqui nas palavras de Jesus e que a nossa fé Fique firme diante de todos os ventos e tempestades Esse é o propósito que tenho para minha vida e desejo que também seja a
b de Deus na sua vida foi um prazer estudar mais esse capítulo na sua companhia e nos vemos então na próxima lição na semana que vem até lá [Música]
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