bem-vindos alunos a nossa aula que o senhor veste hoje nós temos um termo muito importante a gente vai entrar finalmente na filosofia platônica e plantão é um dos grandes mestres da antiguidade a gente vai estudar ele aqui em filosofia a gente tentar entender as nuances da idéia dele como titular de vocês podem cobrar isso não é de uma forma mais aprofundada então se você tá gostando nosso canal não se esquece de se inscrever tenta obviamente ativar as notificações do sininho e recomenda para seus amigos por favor da esse apoio que a gente conta muito com
vocês aqui no nosso canal então sem mais delongas vamos começar então a nossa linha sobre platão sempre gosta de retomar a morte de softwares para poder informar pra vocês como button foi definido nas suas obras através desse evento que foi um evento extremamente triste para platão não é só tens o mestre dele da mayo tica o questionador acabou sendo morto não é condenado pelo juízo de atenas então a gente vai falar um pouquinho sobre essa condenação tá então a gente fala sobre a condenação de sócrates ea combinação de software desmarcou imensamente platão por ter sido
uma combinação muito questionável nem os vídeos de atenas tenha manipulado essa combinação pra poder obviamente executar softwares apenas de sócrates depois da condenação foi uma pena bastante cruel foi a morte por envenenamento a pena mas como em atenas naquela época do período clássico era justamente o que a gente chama de a aplicação sem pregos que a publicação sem pregos a pessoa ficava presa ela é definir ando até morrer né então os pilotos conseguiram uma nova adequação de pena para softwares que foi a morte por ele em internamento a morte por cicuta naquela época do oriente
é uma morte mais rápida e softwares informações a gente tem da combinação de softwares a gente tem uma obra de platão sobre essa condenação a gente poder discutir esses crimes ea obra principal dele é uma obra chamada apologia de sócrates então se você se interessa não só ela mas várias outras obras como fédon né e vários outros diálogos platônicos comenta sobre a morte de soft sobre os momentos prévios da condenação dele então é muito exigente pensada que a gente vai aqui tentar analisar a obra de platão apologia de softwares deve tá vendo como a moto
sóbis marcou platão intensamente essa obra de um dos mais importantes textos de platão revela que a gente só espero usado de três crimes importantíssimos no mundo antigo primeiro crime um dos bens duráveis corromper a juventude de atenas e pergunta o que você está em casa né solteiras corrompeu a juventude de atenas e muitos de vocês às vezes automaticamente dizem não de ele não fez nada disso ele fez a juventude pensar só que de uma certa forma pensar além da tradição é sim corromper a juventude de atenas não do jeito que o juiz estava acusando ele
não é chamado eles do treinador médico ou tutor na verdade quando a gente faz um jovem pensar além da tradição e desenvolver senso crítico a gente está de uma certa forma corrompendo esses jovens na então imagina o choque de gerações a e os problemas né que isso gera pra atenas no molde tradicional sendo questionado por jovens com senso crítico então chega o software é obviamente corrompeu de vento de apenas até certo ponto só que não usa o tempo que ele tem para se defender a segunda obra apologia de softwares de plantão ele usa seu último
momento para poder discursar com juízo de atenas população de apenas refletindo sobre a morte refletindo sobre a verdade refletindo sobre temas filosóficos importantes à morte por um filósofo sócrates kuna é tão importante né a morte natural a morte pode ser visto até como um bem como a saída do mundo material e indo diretamente para o mundo idéias uma libertação da alma então sócrates não se defendeu como os discípulos esperar e queria se defender não é tentando amenizar a pena ou tentando escapar da morte sócrates se de fato se apresentou ao juiz de atenas não fugiu
ea segunda acusação uma acusação que mexeu muito com a população de atenas extremamente religiosa que foi desacreditado dos deuses da cidade só que questionava as pessoas em praça pública então sócrates obviamente deve ter comentado em algum momento sobre ética dos deuses é que uma pergunta é toda pessoa religiosa mas que não é nada se faz é o momento o que eu leio nas escrituras ou que falam pra mim nas histórias e nos mitos deve ter um sentido bom o sentido do bem né então eu questionar o sentido das coisas e ao questionar esse sentido a
ética divina por exemplo eu não estou cometendo um pecado mas todos acreditando nos deuses da cidade então só questionando sabe se os deuses são imortais e tem poderes incríveis porque eles não conseguem ser minimamente éticos se eu sou ético e só apenas um mortal e peso no valor das minhas ações e na intenção das realizações porque os deuses imortais também não podem fazer isso porque afrodite invejosa porque a bola já precioso porque quisemos é vingativo na então só que se deve ter questionado isso alguém que passa está ouvindo e aí obviamente só tem que ser
visto como alguém que desacredita nos deuses da cidade né é muito interessante pensar que não é pecado pensar sobre a sua religião ou sobre ética divina né a gente tem por exemplo vários casos na história de pessoas que pensam inclusive dentro do cristianismo se deus é tão bom assim então pai e queimando de lúcio sobre a humanidade se deus é tão bom assim porque uma pessoa boa morre de câncer eo bandido tá solto roubando milhões isso pode parecer pecado para muitos de vocês mas não é pecado pensar ou refletir o que acabei de citar pra
vocês é o de santo agostinho agostinho de hipona um santo católico no começo da idade média vai questionar sua a ética divina ea base de uma base do a tônica de questionamento é muito importante pensar né não é porque eu sou religioso que eu não devo questionar as coisas isso foi muito mal visto em atenas na acusação de softwares por isso obviamente a partir daqui as pessoas começam a pedir a execução dele o terceiro elemento a terceira acusação fundamental adicionar novos deuses ao panteão o que é algo né que sócrates obviamente também não fez não
como juízes já tem estava falando só que diz refletir às vezes dizia que muitas vezes ele conversava com uma voz na cabeça dele que impedia que ele tomasse péssimas decisões a gente sabe que voz é essa nós juízes de atenas também talvez soubessem e manipular essa pena para software de ser desacreditado pela sócrates ser condenado à morte através do julho quando a gente fala sobre essa voz que fala a cabeça de softwares a gente está falando que os gregos chamavam de daemon da mon significa consciência essa voz que fala comigo impede que eu tomar as
decisões é a o daemon a consciência humana que vai dar origem mais tarde a palavra eu da economia eo emprego boa daemon significa consciência a boa consciência que leva à felicidade plena que leva a plenitude de espírito o hedonismo ou da harmonia perceba que foi um julgamento extremamente manipulado quando andam na rua pra gente as últimas palavras de sócrates na obra apologia de sócrates existe sempre uma relação que a gente tem que fazer né desse texto com uma pintura no século 18 muito famosa chamada a morte de softwares que eu vou jogar na tela a
glória pra vocês que a gente analisar juntamente então nessa imagem que vocês podem perceber só esses quase no centro da imagem é vestido de branco com o dedo apontado para cima numa posição extremamente questionadora esse quadro a gente sente falta do contexto histórico dele ele é de 1787 e de um pintor francês chamado jacques louis davi ele tentou esse 42 anos antes da revolução francesa como uma forma de representar software segue questionando o momento dele antes da morte questionando como filosofia faz perante a opressão perante a manipulação só que simboliza nossa imagem o poder do
pensamento contra todos aqueles que nos oprimem que não querem que a gente faça o povo pensar que não quer libertar o povo à opressão dois anos antes da revolução francesa esse quadro inclusive vai ser visitado por george washington e estados unidos já estava livre liberto a gente percebe nesse quadro o apelo é da filosofia como resistência do pensamento contra a opressão absolutista né você for olhar para o contexto da grécia antiga o jacuí deve colocar esse quadro não só com eles mas sócrates e seus discípulos na interessante esse quadro já cuida 2010 até - discípulos
do que estava presente a gente sabe que tinha mais ou menos 15 pessoas presentes na condenação de softwares ele tem um pouco menos né e se você pegar o quadro por exemplo né a seu lado esquerdo se percebe que esse quadro tem nenhuma profundidade se você pegar esse quadro é do lado direito se percebe o desespero dos discípulos de sócrates neves começa a ver o quanto eles não entenderam a atitude do seu mestre naquele momento então só que está com medo pra cima questionando os juízes de atenas e trazendo justamente nessa reflexão sobre a morte
tem uma pessoa que está nesse quadro serena né porém triste nos pés desse quadro que seria platão na época tanque mas não tomaria mais novo que sócrates que está representado como um senhor mais velho no quadro porque na verdade esse quadro tem dois tempos se você for ver platão do presente lembrando e aí abri da mente de platão toda a cena da condenação lembrando da morte de sócrates embaixo platão jogado no chão tem um diálogo não pegando inserir um diálogo importante que ele escreveu seria apologia cega afetam seus diálogos platônicos sobre softwares então voltando aqui
pra mim agora que a gente pode perceber que só existe nessa posição que você chega num lado com o dedo apontado para cima ele mal pega a cicuta é seco tentar lhe o gesto mente até de desprezo né não é isso que importa para mim o que importa é a discursar e falar até o final então eu tenho pra vocês que a gente poder conversar que alguns trechos da tecnologia de softwares textos geniais para a gente entender como o sol dentes lidou com isso a primeira parte importante da ecologia é quando o software diz né
poderia ter fugido clinton que na imagem está com a mão na perna de sócrates de sóis fuja e sócrates diz não eu não fui eu sei que o interesse do estado eu não seria perseguido pelos juízes apenas no primeiro atenas mas eu vim porque a minha consciência não me impediu o meu bairro não me impediu a minha consciência permitiu que eu viesse aqui hoje nessa tecnologia de software que só precisa o seguinte vocês também senhores juízes e apenas podem esperar da morte uma verdade não existe para o homem bom e mau com um pé na
vida o que é morte e os deuses não descuida do seu destino o meu de software diz é via que claramente é venho aqui hoje conversar com vocês ele começa uma reflexão sobre a morte é o que é a morte e ele disse a norte só pode ser duas coisas ou a morte é o fim de todos os sentidos ou a morte é o fim de todas as coisas e um morto não sente mais coisa nenhuma de nada eles já imaginou que maravilha eu me livrar das dicas numa noite sem fim me livrar das pessoas
como vocês juízes de atenas já imaginou que maravilhoso seria ele diz até o fim da peça que é o homem mais rico do mundo na minha época da guerra tudo que ele tem por uma noite sossegada sem atribulações eu vou falar para os alunos ter magias sabotar um dia frio né gente aquela moça não está caindo e você abraçar e dom erwin do menino só assim eu tenho eu morresse agora está em paz imagino que seja isso né que sócrates diz nesse discurso dele que só que se coloca neste discurso a morte pode ser um
bem se ela o sono eterno mas existe uma segunda opção é as pessoas dizem que a morte pode ser a deus mutação da consciência do mundo material por outro mundo o submundo proares ele já imaginou que maravilha eu sócrates questionando os heróis do passado as pessoas né aplicando o método da maiêutica eu fiquei mais gente real e agora o time real eu consegui imaginar softwares até hoje no submundo vagando e questionando as pessoas os heróis do passado ele fala sobre ajax já pensou em encontrar ajax aqueles e questioná lo sobre todos os temas dos heróis
eu fico imaginando só precisando muito lá dizendo àqueles sou seu admirador né ajax sempre admirei como herói mas vamos discutir o que é um egoísmo o que é admiração e entrando num questionamento eu acho que é só fiz mais do que todos os outros se divertir seria imensamente tensionando as pessoas que sofre por juízes se diz já imaginou lá embaixo eu encontrar os verdadeiros juízes pitoli no eco - e não os supostos juízes de atenas que ele só está fazendo gente primeiro está chegando gostinho dos juízes da condenação segundo ele não está escapando da morte
está filmando não é de uma certa forma fiz mas não do jeito que vocês disseram que o terceiro elemento né está jogando por juízes de atenas uma reflexão sobre a morte vão refletir um pouco sobre ela eu vou morrer você está em casa vou morrer não sabemos quanto não sabemos como mas a morte de fato segundo a lógica só pode ser essas duas coisas segundo sofre eles vão ficar se a morte natural e elas vêm para todos os seres vivos porque ficar né sofrendo pela morte se a morte pode ser em última instância uma libertação
então quando sócrates devia isso ele faz um último pedido prejuízo de apenas quando ele diz eu tenho apenas um pedido eles fazer senhores juízes quando meus filhos crescerem castigados atormentar euros com mesmo os tormentos que alguns infringir o questionamento se vocês acharem que meus filhos estão cuidando mais da da de outras coisas da riqueza do que da virtude se meus filhos tiverem supondo um valor que eles não tenham repreendeu os como vos fizer eu por não cuidarem do que deve se você se saímos por mim eu teria recebido justiça eu e meus filhos também é
chegado ao empate - eu pra vida vocês eu pra morte e vocês pra vida quem segue o melhor destino se ou se vocês é cedo para todos exceto pelos deuses toma-se culta e morre é óbvio como platão na resposta a gente a gente fica extremamente emocionado com as salas desse homem quando a gente olha que a imagem que vou jogar pra vocês agora mais uma vez dei uma olhada na expressão de plantão sentado nos pés de sobras ele está tão triste mas seriam ele está entendendo o que aconteceu mas essa imagem incomoda um pouquinho porque
ela me incomoda um pouquinho plantão não estava presente na hora da combinação de softwares então como ele não pouca gente sabe disso e é é button não conseguiu sair de casa ele não assistiu à condenação dos softwares ele ouviu falar da condenação por outro filósofo e aí os relatos de verso é um pouquinho mais bonita que seja a patologia mas tem um sentido socrático nela outros relatos dizem que sócrates como uma fala disse eu não quero morrer devendo um galo por deus com o lábio por favor meus queridos discípulos sacrifique um dado por mim o
fígado dele pode ter sido menos épica não é uma frase mais religiosa a gente não sabe ao certo se platão de fato romantizou softwares o que a gente sabe ao certo eu posso afirmar para vocês uma aula de hoje que a morte de sócrates fez plantão declarar guerra à democracia ateniense ea procurar uma nova forma política para atenas e aí surge o livro mais importante de platão chamado a república ou polita é para falar do nome grego especificamente quando a gente fala sobre as influências da morte de softwares o platão a gente percebe que ele
vai à guerra democracia ateniense buscando um novo modelo político uma alternativa à democracia decadente de atenas então vocês foi lembrado não é porque deve crescer decadente primeiro que democracia é essa que os juízes de atenas manipula o julgamento de um homem justo como softwares né manipulando a condenação deles justamente porque ele recebesse a pena máxima que é a morte mel suicídio por cicuta tá então pense um pouquinho nisso a democracia ateniense ela obviamente está falida nos seus valores segundo platão portanto não deve ser mais um modelo segunda coisa fundamental essa época da decadência de atenas
época do auge dos demagogos quem são os demagogos os que fazem lindos discursos públicos não estão preocupados com a verdade são geralmente aqueles jovens que padrão sofistas prazer de aprender retórica e conseguir aprovar leis que favorecem apenas os próprios grupos dos quais eles são provenientes então a demagogia nesse período é um destaque também para falar sobre a democracia ateniense em crise a gente está falando da derrocada de atenas na derrocada de valores da decadência de valores dos atenienses então no papel que é de uma família democrático importante na descendente de solo legislador ataca a democracia
ele vai tentar buscar um novo modelo mais justo o modelo neve segundo ele a tenha mais garantias de dar certo ele vai pensar obviamente o que a gente chama de sofoklis a cia sou conhecer o governo dos filósofos traduzido do trigo muitas vezes como o governo dos sábios é interessante que ele tem uma idéia é selecionar filosofia para um jovem príncipe ele vai se tornar um rei filósofo e o rei filósofo ele vai ser compatível não vai ser ganancioso não vai ser se desfazer no jogo das aparências não vai se apegar o status ea ganância
é interessante pensar né pra ele um filósofo como sócrates deveria ser o governante por isso ele vai tentar ensinar um jovem príncipe de um reinado da cecília filosofia na idéia dele é pegar é o tempo com esse menino ensinar a eles filosofia primeira é que a filosofia pois sócrates fica o questionamento maiêutica dialético e vai começar a ensinar esse jovem príncipe a se tornar um rei questionador então a gente não é esse jovem crescesse aprendê-los o fia ele além das aparências e obviamente deveria tempos o que é essencial para o seu povo sem um político
incorruptível só com a tam passa por vários problemas né gente não sabe direito o que acontece a gente sabe que pode então acaba sendo é escravizado uma parte da vida dele vendido como escravo num porto da sicília resgatado pelos amigos a gente imagina como é que a relação dele com redes e acusa com o rei né na qual estava ensinando o filho desse rei deve ter sido uma relação difícil jovem de novo esse jovem menino príncipe questionando o pai que era um tirano chegando foi pai dizendo né apae o que o rei se rei é
apenas uma convenção social pré-estabelecida já imaginou gente esse pai deve ter pensado exportam está fazendo mal para a cabeça do meu filho está corrompendo não só a juventude ateniense mas está corrompendo o meu filho é então discípulo de sócrates não vai ser visto também como corruptores jovens olha que interessante então a gente sabe por algumas obras esparsas de platão teve problemas nesse projeto mas ele não desistiu que platão pensa minha gente já que não dá para transformar um rei filósofo porque o próprio estados detêm já corrompe alguém já o estado pré estabelecido é preciso inverter
essa relação ao invés de transformar um rei filósofo é preciso criar uma nova forma de governo onde os filósofos se tornem os governantes e aí que surge a república de platão chamada neve obriga o antigo de polícia política significa qual é o melhor governo que a cidade não vai estabelecer uma série de regras da república para tentar moldar a idéia dele para tentar criar um governo mais justo o governo que se logo chegasse ao poder e tentar estrutural e obviamente a tal da cidade ideal a cali polis platônica é muito importante que ela levava nesse
pensamento político idealizado que mais tarde vai ser quebrada por maquiavel né pelo próprio max no materialismo histórico dialético essa visão não é que é possível criar um político ideal filósofo e corruptível faz muito sentido para platão mas não faz sentido para outros filósofos mas com uma sala hoje é uma aula de plantão a gente precisa entender os pormenores com essa ideia é tentar transformar a morte de sócrates numa inspiração para buscar uma alternativa de uma política mais justa uma cidade ideal onde os filósofos seriam os governantes e por isso a principal mentor de governar essa
cidade seria a razão quem transformada em sabedoria garantindo a harmonia entre as costas e penaliza república de platão pensa como poli teia emprego a gente teria que analisar o nome dessa obra não é república é o nome romano a gente vai pegar a palavra rés em latina é coisa pública não é então a coisa pública sem a preocupação dos romanos em tentar buscar o governo adequado né ao público adequado à administração pública por isso os romanos batizar essa obra de república respublica mas um novo emprego original é politécnica poli ideia significa o melhor governo para
a cidade é justamente isso faltando começa a pensar em copiar uma cidade mais justa né a tal da calle polícia militar alegando que essa experiência ele tem que começar a questionar até que ponto de potência cliente ela traz injustiças então uma das grandes injustiças para platão né na linha temas apenas democrática entre muitas aspas é que aquela democracia estava falida aquela não cresce não funcionava mais então vai começar a perceber que muito isso vem da desigualdade econômica dos indivíduos ou seja nessa gente for pagar pensar um jovem rico e um jovem pobre de atenas desde
que sejam maiores de idade filhos de pai e mãe atenienses livres eles podem votar na água eles podem discutir as leis na água que a praça principal de atenas não é mas quem tem mais condições de fazer essa discussão o jovem rico que pagou o professor é ensinar ele discutir e debater o jovem pobre que nem sabe direito caracterizar o que é uma lei ou com abrangência da política né a primeira opção obviamente não jovens ricos eles são a clarear a mente mais favorecidos mais privilegiados então vamos começar a questionar uma série de elementos a
educação nas experiências educacionais o que faz a gente pensar hoje em dia nem no caso de muitos de vocês estão assistindo a em casa glória se teve todas as condições de estudar por exemplo uma escola cara e de aula com os melhores professores muitas vezes não muitas vezes é a primeira vez que você está ouvindo na sua vida uma análise sobre platão isso nosso quanto o nosso sistema de ensino ele é segregacionista ou seja na elitista o vestibular propriamente dito é o enem cobra kant por exemplo de cobras interativos candian anos requer que você tenha
uma boa educação que muitas vezes o estado não oferece e que muitas vezes você não tem condições de pagar um cursinho presencial ou uma aula presencial se não consegue ter acesso a isso aí a gente quebra um pouco isso tá tão obviamente não tem tecnologia na época dele ele não tem outras na opção ações ele vai tentar criar um modelo político que fosse mais justo ele vai começar justamente por essa questão que eu tô citando a desigualdade econômica tem de ser suprimida a desigualdade econômica tem que ser acabada e a primeira forma de fazer isso
é pra cidade ser ideal e justa de fato é preciso primeiro tirar a idéia de propriedade privada então eu sei fazer você em casa pensando é abolir a propriedade privada né é você pode estar pensando na sua casa comunista plantão comunista a novidade chute muito de deus né se você acha que a bolinha propriedade privada no mundo antigo o cego tinto antes de cristo é comunismo a gente vai ter que ter uma aula muito clara para explicar o que é a proposta comunista né dos autores do século 19 porque você não sabe o que é
comunismo o comunismo faz isso com outro sentido mais tarde neocomunista ele trabalha essa questão pensando simplesmente nas questões econômicas e sociais platão não platão tá querendo uma cidade mais justa uma cidade que comande os indivíduos por isso o estado se tornaria detentor das propriedades na ideia de república dele tá então não é comunismo que eu não aguento não aguenta até chegar à cidade comunista de que eu falo que eu escrevo no máximo nomáximo tá já forçando uma relação com vocês é preciso colocar a palavra e pronto no máximo a gente pode falar que é um
pronto comunismo segundo os autores alguns analistas é a semente do que mais tarde vai esperar thomas noras não tô te ia leme que a utopia do século 16 também tem um livro que também tem na abolição da propriedade privada e lá no século 19 a gente vai ver max né depois de um show que israel século 18 trazendo essa então assim cuidado não bati o olho nisso e chama de comunismo não é comunismo está a molina propriedade privada significa tentar acabar no primeiro momento com os indivíduos sendo proprietários e gerando a desigualdade econômica que vai
levar a desigualdade política o game está aí tem que ter mais coisa e não só a bolha propriedade privada segundo elemento importante de platão despertar uma cidade justa os filhos seriam chegados dos pais assim que nascer 6 em pé e quem vai criar seus filhos o estado a que detém agora toda propriedade a cidade-estado pais e mães da cidade que são filósofos vão criar como tutores as crianças desde que elas nascem mais rico é o sentido disso por que não esperar que em esparta aos sete anos de idade tirar o filho dos pais né porque
no plantão espera sete anos de idade platão acredita que até os sete anos de idade os valores como um pintor de uma sociedade já passa da criança sabe que eu não tenho essa dúvida como eu sobre rafael sabe vou comentar com vocês até agora meu sobrinho vai fazer quatro anos até bem pouco tempo atrás quando eu tinha dois anos dois anos e meio eu estava comendo salgadinhos alguma coisa falta rafael não só de tiro ele fazia me dá saudade a gente comia dá risada agora esses dias eu fui pegar uma batatinha do rafael tolói batatinha
de salgadinho eu fui pegar uma parte infeliz kan também falou que eu comecei a pensar meu deus do céu antes da criança desenvolveu isso aliás ele aprendeu com os pares o conceito de propriedade privada e portanto foi de tornado antes dos 7 anos de idade antes dos quatro anos de idade e mais honesta ou será que a propriedade privada é algo natural é algo instintivo será que ele faz isso como instinto de autopreservação minha gente essa discussão do bótom um século tinta de cristo haverá uma discussão contemporânea é muito importante hobbs erros ou somos seis
instintivos né e o homem é o lobo do homem e deve ser contínuo por uma lei é para um estado forte ou sera citando agora eu sou de um homem né nasce tendente ao bem o homem nasce com muitas possibilidades é a sociedade que vai acomodando e botão é importante que a criança seja tomada dos pais assim aquela massa para evitar que as ideologias dos pais passem criança e prejudiquem a formação dela e eu como seria a educar são na cidade platônica primeira coisa importante todas as crianças independente de gênero homens e mulheres tenham a
mesmíssima educação taís fala sobre a mim que então posso citar uma redação de igualdade de gênero platão a minha resposta é não faça isso pelo amor de deus não faça isso com a sua vida com seu vestibular porque não falam não faço isso com seu vestibular platão gente é de os rios são machistas a gente sabe disso por mais que ele fale mulheres e homens vão ter as mesmas oportunidades quando a gente vai república que eu recomendo fortemente inclusive que vocês lei e com a gentileza república de platão que a gente percebe ele dizendo nessa
dois personagens de conversão glauco o personagem e sócrates é um outro personagem da bandeira em homenagem do plantão a solo e icloud assim só eles esses jovens né as mulheres podem ser guerreiros também e sócrates platão responde claro as mulheres têm que ser guerreiros bloco pergunta mas qual o sentido disso e aí sócrates responde já imaginou lá a vergonha que um homem sentiria entender por uma mulher em batalha então quando a gente né república a gente em volta sabe quando essa lei nós legal tem várias idéias modernas aqui só estão à venda nas entrelinhas nos
pormenores que não é bem assim a coisa falcão tatão sim ele tem um machismo residual a prender os meninos que estavam assistindo principalmente devem imaginar o quanto isso incomoda nephila imagina perder por uma média mulher em batalha que vergonha então fato existem mulheres que vão estudar vou passar pelos mesmos testes os homens não significa de fato uma igualdade de gênero ele rompe com o perdão do padrão grego um pouquinho mas não romper completamente além disso pra vida de vocês esse jovem óbvio vai estudar com uma tela principal a filosofia primeiro não peço criativos vai estudar
minha gente geometria platão é fascinado do projeto educacional dele por geometria a gente fala que é um projeto político pedagógico que ele vai moldar o cidadão feito geometria de ajuda que nós e geometria que vocês estudantes que você vai achar é o xis vai achar o ângulo não é só isso a geometria geometria sagrada é um olhar por exemplo né a lousa e falar eu não tô vendo a louça eu tô vendo símbolos matemáticos eu tô vendo retângulos eu tô vendo né as formas primordiais que habitáveis o ps socrático tanto falava nova deli círculos triângulos
quadrados são critérios universais né e quando alguém olha o objeto quando olha o sol no céu eu não vejo só o sol eu vejo uma esfera perfeita olha que interessante eu vejo a figura do ciclo eu vejo as formas que ele tanto fala obra dele né do mundo das idéias as formas essenciais que a gente vai trabalhar o decorrer das outras taxas de platão tá no mito da caverna mais especificamente então a gente vai ligar tudo no final então vai vendo né a criança platônica tem que aprender obviamente matemática geometria que reconhecer as formas essenciais
universo tem que aprender filosofia para questionar né as origens das coisas tem que aprender a arte né inclusive cíntia beijo no seu coração a nossa diva da arte se não assistiu a um dos vídeos de arte mas estão entre weiss então beijo no seu coração é a arte pra quê para sensibilizar a arte ela fala do sensível né então sensibilizar e se esse jovem o jovem sensível platônico ele tem que existir mas não sensível demais tragédias negras obras ou mero são proibidas população porque mexem muito com os jovens sabe perder uma geração inteira de jovens
gente que muitas vezes ler um livro uma obra tem uma hora que a gente toma muito cuidado com a gente fala dela que são os sofrimentos do jovem werther né que chegaram ondas de suicídio na europa há um tempo atrás alguns séculos atrás porque são textos do windows mas se tiver alguma coisa a gente vê um filme a gente fica pensativo né eu mesmo fazer se com a paranóia do futebol por exemplo gastam tanto comigo que eu não consigo pensar numa aula eles acham que eu sou perseguido como banheiros e nulos sabem medo né e
com o tempo isso passa então botão não prejudica a racionalidade dos jovens a arte é importante mas não a arte que mexa que motive muitas emoções fortes esse tipo de ato tem que ser deixado de lado é claro né além de tudo isso além do jovem afiado mentalmente pela matemática pela filosofia um jovem sensível pela arte mas não tão sensível assim a ponto de ser racional é preciso adicionar aí também o corpo físico uma disciplina física e gente educação física não é esporte apenas muitos de vocês devem ter sido ontem educação física muitas vezes a
vão jogar bola não é saber cuidar do seu corpo do equilíbrio do seu corpo os leigos acreditavam que tudo que é bom delo de justo anda junto por isso o corpo ea mente tem que tá afiadas obviamente né corpo são mente sã agora vocês sabem de onde os romanos tiraram esse tático deles né foi de platão beleza última coisa importante a gente finalizar aqui há os jovens não precisam prestar o serviço militar obrigatório entre os 16 e os 18 anos todos os homens e mulheres primeiro a entender que o mal existe lá fora que a
sociedade real a sociedade justa ela pode ser atacada e destruída a cidade que você citou na história vocês devem ver isso sempre mas luta umas com as outras né a guerra do peloponeso por exemplo então essas batalhas emprestados estado é comum se a nossa cidade a justa e bela e perfeita a gente tem que defender essa cidade o máximo que a gente puder por isso a partir daí o mais importante de plantão diz formar se militarmente significa defender a cidade estado e o mais interessante é que aos 20 anos de idade todos os jovens com
20 anos formados na escola eles vão passar por um sistema de seleção conhecido aos 20 anos a primeira grande eliminação é a partir dessa primeira linha de iluminação que a gente vai definir quais são as classes sociais da cidade justa e para explicar para vocês as classes sociais é preciso colocar todas as classes aqui na lusa e tentar mostrar a vocês quais são os cidadãos que se forma e são moldados dentro da cidade-estado platônica e as classes sociais platônicos a primeira polêmica é que às vezes alguns autores não gostam de chamar de classes porque elas
não prevêem uma mobilidade então aos 20 anos de idade o jovem são testados e são testes físicos mentais matemáticos filosóficos testes de habilidades manuais para tentar definir franquia a as chamadas classes sociais católicas imaginem que parte dos meus alunos do meu grupo né eu vou testá los eles vão mal em filosofia vão mal e geometria eles não conseguem não é fazer nada porque eles desejam escapar daquilo que são as preguiças sozinhos eu preciso obviamente conhecê los como almas mais bruta segundo antônio então na alma deles apesar de terem a mesma educação dos outros na alma
deles reside o que a gente chama de vontade ou apetite como diz platão na esap tite tem que ser moldado para que ele se torna então como são almas nas grutas realmente dedicados ao plantio ao comércio ao artesanato as habilidades manuais das aulas - filosóficas eles vão ser os meus produtores também conhecidos como a uma de bronze os produtores cuidam do sustento material da cidade estado e portanto não são eles que devem passar a aviões buscar a temperança como virtude cardeal no domínio do apetite um domínio da vontade que eles vão ter que ser governados
obviamente em prol da sociedade eles vão cuidar das necessidades materiais da sociedade como desbotam que as almas grutas geralmente fazem tal e vamos supor que os outros né eu não conseguia criar lances no primeiro momento passar por uma nova seleção aos 30 anos de idade eu vou testá los com 30 anos de idade vão perceber que alguns deles né são mais violentas foram melhores nos testes físicos têm mais habilidade para guerra esses obviamente não se tornar os meus guerreiros os guerreiros guerreiros são chamados de guardiões o guardian antes nas provas de vocês eles são aqueles
que cuidam da defesa da cidade-estado principal característica deles que tem que ser moldada aí é que se tem moldada vira coragem então as pessoas mais violentas que carregam esse belicismo no olhar são pessoas que vão muito bem nos testes físicos mas não vão muito bem nos testes filosóficos são pessoas moldadas para se tornarem os guerreiros chamados a uma de prata como a gente chama na elite por último obviamente quem foi bem tudo aos 30 anos de idade mais uma vez vai ganhar um presente de ser filósofo vou estudar 25 anos filosofia pura e dos 30
aos 35 eles vão se dedicar a estudar e gato parmênides tales de mileto as formas geométricas universais com 35 anos prince tornam filósofos aí então eu tenho os governantes da cidade com platão teria pra mim meu querido mantida porque um filósofo sabe de governança nada então o último teste é o pior de todos esses filósofos vão ser jogados na cidade estado sem apoio da cidade sem moradia sem alimentação sem investimento e se ele sobreviver em das boas relações políticas com seus futuros substitutos se eles sobreviverem até os 50 anos de idade ou seja durante 15
anos eles não têm que sobreviver sem apoio se eles sobreviverem ele se torna os chamados magistrados eles governam a cidade se não sobreviver bom aí a seleção desta feita não é verdade pois muito aluno acidentes meu deus do céu que então a última seleção pode inclusive na morte das pessoas não é a morte desses filósofos que eles têm que ter um aspecto político sim porque aí sim e se tornaram os magistrados que são os tutores das cidades que governam os que levam a idéia do bem os que levam à reflexão e portanto não é são
aqueles que nascem com mais razão de obviamente vai se tornar quando bem empregada a virtude cardeal da sabedoria então mais legal é pensar que as características da alma segundo platão existem todos nós todos nós temos razão ilha e apetite razão raiva e vontades só que em alguns as vontades falou mais alto e eles vão ser obviamente os meus produtores em outros a ira fala mais alto mesmo tendo a mesma educação eles vão ser os meus guerreiros em outros a racionalidade desde pequenos já evidente que eles vão se tornar depois 50 anos os meus filósofos os
governantes da cidade estado qual o problema dessa idéia do platão se está em casa vários não é você que vive num contexto democrático mesmo uma democracia incríveis você tem que ter essa idéia é pensar primeiro em platão tá dizendo que na alma das pessoas né que surge esse conceito aliás conselho de justiça por platão é cada um ocupando um lugar ao qual pertence por natureza ele vai justificar isso no mito chamado mito de hernani pedir a gente tem a idéia de deer morreu olha é portão olha-me de platão e morreu foi pro mundo inferior e
viu o que aconteceu com as almas e cobriu queimar o corpo de iraci na terra ele acordou dizendo me mandaram de volta não me queime mandar de volta eu tenho um recado dos deuses e dos juízes em finais para vocês o que narra pra gente quando ele morre ele disse que tem um grande tribunal celestes na frente dele e os três juízes pitoli como é aqui - estão presidindo o julgamento das aulas quando usava se apresentam ele jogou as almas as almas boas virtuosas vão começar a sair à direita do tribunal cima e as aulas
não tão virtuosas para a esquerda do tribunal para baixo mas no final né as almas se reencontram existe um grande deserto e no fim desse deserto um rio e os e nunca nenhuma mesmo que seja o abismo da encarnação número de e platão disse que algumas almas ela chegam sedentas né a elas chegam extremamente desejosos elas não querem mais caminhar ela se cansam quando elas olham o perfil basta em tanta sede que elas bebem muito essa água e depois pulam para a reencarnação e se torna de desenhos aqui outras almas são violentas e impetuosa celas
vão elas cruza o rio bebem pouco dessa água mas logo se cansam e polêmica a reencarnação e nascem como bebezinhos aqui as últimas aulas são aquelas que vão ver ele em diz elas questionam no caminho olha o rio e perguntam sei que o rio faz no meio do deserto tá muito fácil isso bebem desconfiados um pouquinho dessa água e depois pulou para a reencarnação bom e civil é o vilão lex leite em grego significa esse crescimento é o rio do esquecimento que o rio do mundo o senhor por isso as aulas se bebem muito dessa
água esquecem da sabedoria esquecem da razão e nascem como algumas mais brutas que seriam os produtores as almas que são mais respeitosos e bem mais nova se cansou e pulou raivosamente seriam os que desenvolveram mais aí a e os últimos obviamente os que beberam - lembra mais da existência passada lembro dos conceitos lembrou das idéias embora nação como bebês ignorantes basta você provocá los um pouquinho que eles adoram seu sofá adoram questionar e esses nascem aqui né como os bebês que mais tarde vão ser chamados de filósofos aos 50 anos de idade então se a
mesma educação nessa mesma base econômica se não existe alguém que começa ganhando esse jogo a gente pode dizer que o patrão depende de que você mais carrega na sua alma com virtude a maior se você você vai se tornar um membro dessa classe platônica da sociedade católica faz a gente pensar o que impede que no meio disso aqui não existe um divergente por exemplo a mãe estava pensando nisso em casa né a o dia segue divergente obviamente se baseou nisso na ideia de que a alma humana é uma alma inquieta né e se eu não
quisesse é o produtor isso que fez um filósofo não tem que gerir sua vontade tem que ser dominada pela razão isso é button quem mantém você é a mente e não os desejos por isso a gente você vê isso aqui como um corpo os magistrados seriam a cabeça pois ele está em cima aula de ouro os guerreiros seria o peito e os braços eles seriam o ímpeto à vontade de guerrear a ira mudado em coragem e se os produtores são alguma parte do corpo seria um baixo ventre a região dos desejos e o sustentáculo as
pernas na cidade de al que sustentam a vida material então a gente fala que o corporativismo platônico a idéia é que eles formam um corpo só influenciou mais tarde o corpo e ativismo fascista de benito mussolini essa galera falar assim a platão faf pista eu ter ido a mesma coisa no comunismo vale aqui não chame platão de fascista no máximo proto fascista um cara que mais tarde vai ser avaliado em geral a gente chama de fascismo italiano então pai teve um pouquinho nessas três almas e seis tipos de pessoa e estão presos nessa estrutura nega
plantão começa na república a questionar se não ser menos produtor que a gente vai comer o que vão comer gente filosofia do que palavras então tem que manipular de tempos em tempos essa ordem e na república de platão tem dois efeitos que me chama muito atenção que dizem assim né clown que o personagem da obra diz assim sócrates você como é possível moldar nessas pessoas e se tiver menos nascimentos aí só frente genes é preciso de tempos em tempos convocar hoje as coletivas chamadas de meus para que as pessoas possam reproduzir a idéia é justamente
essa né que as mulheres fossem polinizadas pelos homens o que mereceu uma mulher não quero engravidar você não tem que querer ir em prol da cidade você precisa reproduzirmos olha como ele não respeita a vontade ao começo uma ideia anti democrática é também goza que a base de mais totalitário justo né então cuidado com a idéia do botão segundo elemento os melhores de cada bar e e porque aqui a gente defende o magistrado e reprodutor mas existem magistrados excelentes e magistrados - excelentes existem guerreiros excelentes guerreiros - e sementes é a mesma coisa com os
produtores o que acontece um guerreiro - excelente se apaixona por uma filosofia na excelente eles vão ter um filho e esse filho vai ser um filho provavelmente não tão bom pois platão diz que é preciso de tempos em tempos manipular as relações na república na sociedade dele e quem faria isso sem os tutores que governa a cidade em segredo pra ninguém saiba eles vão aproximar os excelentes dos excelentes e os filhos excelentes serão tomados pela mão e levados para um lugar na cidade é treinamento os filhos dos menus excelentes seriam levados para o local interdito
o culto da cidade junto com os chamados de formados como ele chamava os portadores de necessidades especiais e os filhos dos menus excelentes esses deformados ficaram escondidos e não mais apareceriam ou seja na delfim nele ele disse assim queremos que a raça dos guardiões se mantenha pura raça pura eugénie a seleção social a república de platão gente ela convergem várias idéias que mais tarde como diz pela ses vai dar origem aos totalitarismos e por isso em filmes como é o do autor de memórias que este ano filmes com o passado é divergente tudo isso é
muito questionado e muito questionável por ser uma ideia anti democrática e colocar na alma de alguém a justificativa é a divisão social que é muito questionável hoje em dia nas províncias de vocês