Fundamentos e Práticas no Ensino de História - Concepções presentes no livro didático do ensino

8.2k views1736 WordsCopy TextShare
UNIVESP
Fundamentos e Práticas no Ensino de História - Concepções presentes no livro didático do ensino de h...
Video Transcript:
[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [CLAUDETE] OLÁ, ALUNOS! VAMOS DAR CONTINUIDADE ÀS DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO. NÓS JÁ VIMOS QUE O LIVRO DIDÁTICO É UM IMPORTANTE SUPORTE PARA OS PROFESSORES EM TODAS AS DISCIPLINAS.
É O LIVRO DIDÁTICO QUE POSSIBILITA A TRANSMISSÃO DO CONTEÚDO. E VAMOS TRATAR AGORA, NESSA AULA, SOBRE AS CONCEPÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO ESPECÍFICO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA. ENTÃO, O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA, NÉ, ELES "FAZEM PARTE DOS MATERIAIS MAIS ANALISADOS EM VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO, INCLUSIVE NO BRASIL".
AS PESQUISAS A RESPEITO DO LIVRO DIDÁTICO, ELAS DÃO INÍCIO PRINCIPALMENTE NA FRANÇA, NO CONTINENTE EUROPEU, ONDE OS PESQUISADORES BUSCAM ENTENDER QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES E QUAIS SÃO OS VALORES PRESENTES NESTE MATERIAL. ENTÃO, "NA ÁREA DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA O LIVRO DIDÁTICO OCUPA UM LUGAR PRIVILEGIADO NOS DEBATES, NOS ENCONTROS, NOS SEMINÁRIOS ESPECIALIZADOS NA PRODUÇÃO NACIONAL". E POR QUE ISSO ACONTECE, NÉ, PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA?
COMO NÓS JÁ VIMOS, O ENSINO DE HISTÓRIA É A DISCIPLINA RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS FATOS OCORRIDOS. É NESSA DISCIPLINA QUE NÓS ENCONTRAMOS, ENTÃO, POSIÇÕES POLÍTICAS, VALORES E CONCEPÇÕES. ENTÃO, QUAIS SÃO AS JUSTIFICATIVAS PRA QUE ESSAS PESQUISAS VOLTEM O SEU OLHAR PARA ESSE MATERIAL.
A QUESTÃO DAS "CONCEPÇÕES POLÍTICAS, DOS VALORES E DAS IDEOLOGIAS", NÉ. ENTÃO, NÓS JÁ SABEMOS TAMBÉM QUE OS ACONTECIMENTOS PARA QUE SE TORNEM OFICIAIS, OU PARA QUE ENTREM NA HISTÓRIA OFICIAL, ELE TEM QUE TER ALGUNS INTERESSES. ENTÃO, ELES ESTÃO LIGADOS OU RELACIONADOS AOS INTERESSES POLÍTICOS, PRINCIPALMENTE.
ENTÃO, ESSA É UMA DA JUSTIFICATIVA DESSAS PESQUISAS VOLTAREM O SEU OLHAR PARA O MATERIAL DE HISTÓRIA. ENTÃO, ESSAS CONCEPÇÕES "SÃO PARTES INTEGRANTES DOS MATERIAIS, OS MANUAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, NA MEDIDA EM QUE ENSINO DE HISTÓRIA CUMPRE IMPORTANTE PAPEL DE FORMAÇÃO POLÍTICA". QUAIS SÃO OS TEMAS E QUAIS SÃO AS PREOCUPAÇÕES FREQUENTES NAS PESQUISAS, NÉ, SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.
ENTÃO, UMA DAS TEMÁTICAS SÃO "AS PRÁTICAS DE LEITURAS E FORMAS DE APROPRIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS". QUER DIZER, COMO É QUE O SUJEITO, COMO OS PROFESSORES, OS ALUNOS SE APROPRIAM DOS CONTEÚDOS PRESENTES NESSE LIVRO. ENTÃO, É UMA PREOCUPAÇÃO DE MUITAS DAS PESQUISAS.
UMA OUTRA TEMÁTICA RELACIONADA ÀS PESQUISAS É O PROCESSO DE "CIRCULAÇÃO E ESTRATÉGIAS EDITORIAIS". ENTÃO NÓS SABEMOS QUE O LIVRO ALÉM DE SER UM MATERIAL DIDÁTICO, ELE TAMBÉM É UM PRODUTO. E É UM PRODUTO QUE OBEDECE ÀS LÓGICAS DE UMA INDÚSTRIA CULTURAL.
ENTÃO, AS PESQUISAS RELACIONADAS A ESSA TEMÁTICA SE OCUPAM EM PERCEBEREM, REFLETIR, COMO SE DÁ ESSE PROCESSO DE CIRCULAÇÃO, ONDE ESSES LIVROS CIRCULAM, NÉ. QUAIS SÃO OS SUJEITOS QUE SE APROPRIAM DESSE MATERIAL E QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DAS EDITORAS AO FABRICAR E AO DIVULGAR ESSES MATERIAIS. UMA OUTRA PREOCUPAÇÃO TAMBÉM MUITO PRESENTE NAS PESQUISAS É O DA "HISTÓRIA DA DISCIPLINA E DOS LIVROS DIDÁTICO", ENTÃO A RELAÇÃO COM O ENSINO DE HISTÓRIA ENQUANTO DISCIPLINA E O MATERIAL QUE O PROFESSOR USA.
QUE TIPO DE MATERIAL É UTILIZADO? POR QUE ESSE MATERIAL É UTILIZADO? QUAIS AS REFERÊNCIAS PRESENTES QUANDO O PROFESSOR, QUANDO A ESCOLA, FAZ OPÇÃO POR ESSE MATERIAL?
E TAMBÉM AS PESQUISA SE OCUPAM DA DISCUSSÃO SOBRE OS "CONTEÚDOS E AS TENDÊNCIAS HISTORIOGRÁFICAS DENTRO DOS LIVROS DIDÁTICOS". QUE CONTEÚDOS, NÉ? ENTÃO, NÓS JÁ SABEMOS TAMBÉM QUE A ANÁLISE DOS ACONTECIMENTOS VIVIDOS, ELAS PODEM MODIFICAR DE ACORDO COM O OLHAR DO PRESENTE.
ENTÃO, QUE TEMAS INTERESSAM NO DECORRER DO TEMPO DIANTE DE ALGUNS CONTEXTOS DIFERENCIADOS. SÃO OS ASPECTOS. .
. QUAIS OS ASPECTOS PRESENTE NESSES ACONTECIMENTOS QUE SE DESTACAM? SÃO OS ASPECTOS POLÍTICOS, SÃO OS ASPECTOS ECONÔMICOS?
SÃO OS ASPECTOS SOCIAIS? ENTÃO, ISSO TAMBÉM É FRUTO DO INTERESSE DE MUITOS DOS PESQUISADORES. E NÓS SABEMOS, SE PEGARMOS UM POUCO DA HISTÓRIA DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA, NÓS VAMOS VER QUE AS PESQUISAS CHEGAM À CONCLUSÃO DE QUE NESSE PERÍODO, NO FINAL DO SÉCULO XIX NO INÍCIO DO SÉCULO XX, O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA "DEVERIA DESEMPENHAR O PAPEL DE HOMOGENEIZAR OS SABERES ESCOLAR, DE REFORÇAR OS MÉTODOS DE ENSINO BASEADOS NA MEMORIZAÇÃO, EM UMA ESCOLA CONCEBIDA COMO TRANSMISSORA DO CONHECIMENTO DAS DIFERENTES DISCIPLINAS".
ENTÃO, A CONCEPÇÃO DE ESCOLA ERA OUTRA, A ESCOLA ENQUANTO TRANSMISSORA DE CONHECIMENTO BASEADO NO MÉTODO DE MEMORIZAÇÃO. ENTÃO, POR ISSO QUE A GENTE TEM MUITO PRESENTE AINDA HOJE, ESSA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA ESTAR LIGADO À MEMORIZAÇÃO, A UM CÓDIGO. .
. DE UM CONJUNTO DE DATAS, DE UM CONJUNTO DE ACONTECIMENTOS. ENTÃO, NESSE PERÍODO ELE "DEVERIA SER UTILIZADO COMO INSTRUMENTO DE MEMORIZAÇÃO, OCASIONANDO A PRÁTICA DO 'SABER DE COR'.
. . " ENTÃO, DECORAVA-SE OS ASPECTOS POLÍTICOS, PRINCIPALMENTE, OS GRANDES PERSONAGENS DA HISTÓRIA, OS CONSIDERADOS GRANDES PERSONAGENS DA HISTÓRIA E ERA ESSA A PROPOSTA E A FUNÇÃO.
NÓS SABEMOS QUE HOJE, APÓS A CONSTITUIÇÃO DE 1988, APÓS A APROVAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, NÓS TIVEMOS UMA MUDANÇA E A INCLUSÃO DE NOVAS TEMÁTICAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NOVAS PREOCUPAÇÕES, NOVAS ABORDAGENS. E ESSAS PREOCUPAÇÕES, NÉ, ELAS ESTÃO PRESENTES PRINCIPALMENTE QUANDO SE PENSA EM AVALIAR O LIVRO DIDÁTICO. ENTÃO, AÍ É UM EXEMPLO DE COMO OU QUAIS OS CRITÉRIOS QUE O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, DO ANO DE 2018, PARA ESCOLHER O LIVRO DIDÁTICO AGORA PARA ESSE ANO DE 2019, QUE CRITÉRIOS ELES FORAM ESTABELECIDOS PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO?
ENTÃO, AI UM EXEMPLO. "PARA O COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA: DEVERIA SE OBSERVAR OS PRINCÍPIOS ÉTICOS E DEMOCRÁTICOS NECESSÁRIOS À CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA". ENTÃO, AÍ É UM FOCO, E SE A GENTE FOR ANALISAR A CONCEPÇÃO DA HISTÓRIA PRESENTE NESSE SÉCULO, NO INÍCIO DESTE SÉCULO XXI, ELA ESTÁ PRINCIPALMENTE LIGADA A ESSA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, "AO RESPEITO À DIVERSIDADE E AO CONVÍVIO SOCIAL REPUBLICANO.
" ENTÃO, É ESSE O FOCO. DIFERENTE DO FOCO DO SÉCULO XIX, ONDE SE ESPERAVA CIDADÃOS OBEDIENTES, NACIONALISTA E QUE CONHECESSEM OS SÍMBOLOS NACIONAIS. UMA OUTRA QUESTÃO É PRESENTE NA AVALIAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DESSE ANO ERA UMA PERGUNTA, PARA OS AVALIADORES.
"A OBRA ESTÁ LIVRE DE ESTEREÓTIPOS OU PRECONCEITOS DE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA, REGIONAL, ÉTNICO-RACIAL, DE GÊNERO, DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, DE IDADE, DE LINGUAGEM, RELIGIOSO, DE CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA, ASSIM COMO DE QUALQUER OUTRA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO OU VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS? " ENTÃO, NOTEM QUE AS QUESTÕES COLOCADAS PARA A AVALIAÇÃO DESSE MATERIAL RELACIONADO AO ENSINO DE HISTÓRIA ESTÃO MUITO VINCULADAS A CONCEPÇÃO DE HISTÓRIA QUE SE TEM, NÉ. QUE A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, O RESPEITO, À DIVERSIDADE E AO CONVÍVIO SOCIAL REPUBLICANO.
ENTÃO, HÁ UMA PREOCUPAÇÃO EM IDENTIFICAR COMO É QUE APARECEM OS TEXTOS? COMO É QUE APARECEM AS IMAGENS? E SE ESSES TEXTOS, ESSAS IMAGENS, AS LINGUAGENS ABORDAM AS QUESTÕES DAS CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICA, POR EXEMPLO, AS QUESTÕES REGIONAIS, AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAL, AS QUESTÕES DE GÊNERO, ÀS QUESTÕES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL, ÀS QUESTÕES DE IDADE.
ENTÃO, HAVIA UMA PREOCUPAÇÃO, POR EXEMPLO, SE NOS LIVROS DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO HAVIA IMAGENS DE IDOSOS, E COMO É QUE ESSAS IMAGENS APARECIAM. HAVIA UMA PREOCUPAÇÃO NA LINGUAGEM, COMO É QUE APARECEM OS TEXTOS? COMO É QUE APARECEM AS LETRAS DE MÚSICAS, OS POEMAS?
HÁ UMA PREOCUPAÇÃO DAS QUESTÕES RELIGIOSAS, COMO É QUE APARECEM, NÉ. E AÍ A GENTE SABE QUE É NESSE PROCESSO, NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, OU DEPOIS ANO DA DÉCADA DE 90, A GENTE TEM OUTROS GRUPOS EXIGINDO A SUA HISTÓRIA, QUE A SUA HISTÓRIA SEJA DIVULGADA, QUE A SUA HISTÓRIA SEJA OFICIAL. ENTÃO, A GENTE JÁ TEM AÍ NESSES LIVROS A HISTÓRIA E A CULTURA AFRO- BRASILEIRA, POR EXEMPLO, O CANDOMBLÉ QUE NÃO APARECIA EM OUTROS LIVROS DIDÁTICOS, AGORA APARECEM, NÉ.
DAS CONDIÇÕES DE DEFICIÊNCIA, ENFIM. . .
A AVALIAÇÃO É DO "PNLD", ELA BUSCA IDENTIFICAR AS ABORDAGENS PRESENTES NESSE MATERIAL DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS. UMA OUTRA QUESTÃO DENTRO DESSA DISCUSSÃO DAS CONCEPÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO E QUE NÓS VAMOS TRABALHAR DEPOIS, E NUMA OUTRA AULA COM MAIS PROFUNDIDADE, SÃO AS INDICAÇÕES DAS PESQUISAS SOBRE A POPULAÇÃO NEGRA. ENTÃO, A GENTE TEM PESQUISAS DESDE A DÉCADA DE 80 QUE APONTAM ALGUNS PROBLEMAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM RELAÇÃO À POPULAÇÃO NEGRA.
A QUESTÃO DA "NÃO REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NA SOCIEDADE DESCRITA NOS LIVROS". ENTÃO, OS LIVROS NÃO TRAZIAM OU POUCO TRAZIAM AS IMAGENS E AS REPRESENTAÇÕES DOS PERSONAGENS NEGROS, DOS SUJEITOS NEGROS. ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS, A PRIMEIRA MENÇÃO À POPULAÇÃO NEGRA QUE APARECIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA ERA REFERENTE À ESCRAVIDÃO, AO PROCESSO DE ESCRAVIDÃO.
ENTÃO, HOJE DIANTE DAS REIVINDICAÇÕES, PRINCIPALMENTE DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, A INCLUSÃO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NESSES LIVROS DIDÁTICOS, DA HISTÓRIA DA POPULAÇÃO AFRO-BRASILEIRA, MAS DE UMA OUTRA. . .
COM UMA OUTRA ABORDAGEM, SEM SER SÓ RELACIONADO AO PROCESSO DA ESCRAVIDÃO. AS PESQUISAS TAMBÉM DENUNCIAVAM "A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO EM SITUAÇÃO SOCIAL INFERIOR À DO BRANCO". ENTÃO, ATÉ QUE PONTO AS IMAGENS QUE OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA TRAZIAM REFORÇAVAM ISSO, NÉ.
ESSA É A CONCEPÇÃO DE SUPERIORIDADE. "O TRATAMENTO DA PERSONAGEM NEGRA COM POSTURA DE DESPREZO, À VISÃO COMO ALGUÉM DIGNO PIEDADE O ENFOQUE DA RAÇA COMO SENDO A MAIS BELA", DA RAÇA BRANCA, NÉ, "COMO SENDO A MAIS BELA, A MAIS PODEROSA E A MAIS INTELIGENTE" ENTÃO, FOI MUITO IMPORTANTE, FORAM MUITO IMPORTANTES ESSAS PESQUISAS QUE ELAS TRAZEM, E QUE ELAS FAZEM ESSA ANÁLISE DOS LIVROS, FAZEM UMA CRÍTICA DESDE DA DÉCADA DE 80 E QUE HOJE ELAS CONSEGUEM MODIFICAR AS IMAGENS QUE SE TINHA, AS LINGUAGENS, OS TEXTOS, AS ABORDAGENS. .
. TAMBÉM NÓS TEMOS AÍ REFERENTE ÀS PESQUISAS A TEMÁTICA DA POPULAÇÃO INDÍGENA. ENTÃO, MUITAS DAS PESQUISAS TAMBÉM OLHARAM E TIVERAM SEU FOCO SOBRE COMO APARECIA A POPULAÇÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS.
ENTÃO, CHEGA-SE À CONCLUSÃO DE QUE "A AUSÊNCIA DOS ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA INDÍGENA. E AS POPULAÇÕES SURGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS NOS CAPÍTULOS INICIAIS, QUANDO DA CHEGADA DOS EUROPEUS E PARA JUSTIFICAR A IMPORTAÇÃO DA MÃO DE OBRA AFRICANA". ENTÃO, ERA O ÚNICO MOMENTO QUE SE MOSTRAVA A HISTÓRIA E A CULTURA DA POPULAÇÃO INDÍGENA.
ENTÃO, ESSA FOI. . .
ERA UMA OUTRA CRÍTICA AO LIVRO DIDÁTICO QUE HOJE BUSCAM SE SUPERAR ESSAS DEFICIÊNCIAS. ENTÃO A GENTE TEM HOJE UMA PREOCUPAÇÃO DE MOSTRAR OS DIFERENTES GRUPOS INDÍGENAS, DIFERENTES COMUNIDADES EM SEUS CONTEXTOS E QUE A HISTÓRIA DESSE GRUPO NÃO COMEÇA COM A CHEGADA DOS EUROPEUS E SIM MUITO BEM ANTES DISSO. ENTÃO, ESSAS SÃO AS MODIFICAÇÕES PRESENTES AI NO LIVRO DE ENSINO DE HISTÓRIA, MAS QUE MOSTRAM O QUANTO AS PESQUISAS CONTRIBUÍRAM PARA AS MODIFICAÇÕES E COMO ESSAS TEMÁTICAS VÃO SENDO MODIFICADA NO DECORRER DO TEMPO.
ENTÃO, NA PRÓXIMA AULA NÓS VEREMOS AÍ COM MAIS PROFUNDIDADE AS QUESTÕES DAS IMAGENS E AS QUESTÕES DA LINGUAGEM PRESENTE NO LIVRO DE HISTÓRIA ATUALMENTE. ATÉ MAIS!
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com