o olá bem-vindos ao portal do marketing Meu nome é Daniel portillo Serrano e hoje eu vou falar sobre o marketing 5. 0 E aí [Música] eu disse os seus primórdios desde que o marketing começou com uma ciência ele tem sofrido muitas alterações tanto de conceito como definições conforme a tecnologia foi avançando as técnicas que a gente foi utilizando no Marketing também for um tenta alterações para adequar-se a um novo mercado com novos consumidores eu disse a sua aceitação como ciência o marketing passou por diversas fases é Muitas delas voltadas à novas mídias outras voltadas ao novo mercado e outras voltadas ao novo consumidor antes de explicar o marketing 5. 0 vamos dar uma recapitulada e entender Quais que vieram antes dele o primeiro foi o marketing 1.
0 o marketing 1. 0 é o marketing tradicional ele é completamente e passivo para aquilo que o consumidor deseja ele é muito mais focado no conhecimento de marcas empresas e produtos características especificações ou seja tudo o que faz diferenciar uma marca de outro esse foi o marketing original marketing que começou é que na época de uma carta e foi quando se desenvolveu por exemplo marketing-mix' né ou composto de marketing ou como a gente conheceu aqui no e como os 4ps do marketing produto preço praça e promoção logo depois na época de na década de 90 mais ou menos o foco se volta um pouco para o cliente e surgiu marketing 2. 0 nessa época em que tenta associar o produto as características seu perfil dos consumidores Mas mesmo assim tem uma forma um pouco genérica é no Marketing 2.
0 são incluídos o que a gente conhece hoje como 46 o consumidor custam conveniência e comunicação falando em quatro pz46 aqui mesmo no nesse canal vocês vão encontrar vídeos muito curtinhos e explicando o que são os quatro seis e os quatro vezes é aqui começa a se utilizar a internet um dos consumidores já conseguem encontrar informações para o áries e produtos que ele podem pesquisar através de um computador assim o consumidor passa não apenas encontrar aquele produto que ele queria mais outros produtos que podem substituir aquele que ele procurava então no Marketing 2. 0 ele já começa a digitar procurar produtos e começam a aparecer algumas alguns produtos que podem substituir ou se adaptar aquela necessidade que ele tem o marketing 3. 0 isso se por causa da passividade gerada pelo marketing 2.
0 o kotler não é o Papa do marketing Philip kotler é desenvolve o marketing 3. 0 baseado na definição que o marketing tem um objetivo de criar um ambiente melhor para os consumidores ou seja não se pensa apenas atender necessidades atender desejos e sim eim dizem o ambiente é melhor parece algo muito subjetivo mas é sobre isso que falam o marketing 3. 0 Ou seja é as a portagens São apoiadas na em todo o que que veio antes no Market 1.
0 no Marketing 2. 0 mais o objetivo segundo kotler é criar um lugar onde eu tenho um mundo melhor onde possam acontecer as transações as trocas onde o consumidor possa se sentir muito melhor do que o que ele se sentia até então surge então o marketing 4. 0 na que ele já estão no conhecimento não apenas dos saudosos dos consumidores atuais mas sim daqueles consumidores que as marcas que as empresas que as organizações podem ter no futuro ou seja se começa uma busca uma mineração de consumidores via internet as coisas começam a entender as necessidades e os desejos mas não porque eu pesquisei não porque eu imagino mas sim porque eu sei o que eles estão pesquisando na internet né então eu posso atender os consumidores antecipando aquilo que eles querem através de campanhas minhas Ou seja eu sei que que o cliente está buscando então Eu ofereço soluções para essa busca dele o marketing 4.
0 que existiam e praticamente muitos utilizam até agora é quase todo ele passeado na internet é baseado em aplicativos insights in portais e blogs em plataformas Ou seja é quando os fabricantes começam a trocar as suas lojas físicas que tem custos altíssimos por sites pela internet lugares onde eles possam atingir o consumidor virtualmente E aí surge então o 5. 0 o marketing 5. 0 ele busca um lado mais emocional eu falo brincando lado mais em mas não lado Moisés é um lado mais emocional dos consumidores e não um lado racional Ou seja é é um marketing que procura converter os consumidores e embaixadores da marca e marketing utiliza muitas palavras e embaixadores da marca Quem são os embaixadores aqueles que defendem com garras e dentes aquela marca o cara que é muito fã da Apple que é muito fã da Samsung que é fã da Microsoft do Facebook e fica bravo quando alguém discutir com ele sobre essas empresas Ou seja por isso que são chamados embaixadores né que eles levam ao extremo a paixão que eles têm por diversas marcas pode ser uma paixão por aplicativos pode ser uma paixão por perfumes pode ser uma paixão que acontece muito com carros né com marcas Edit automóveis o market 5.
0 e apoia calças mais justas você pensa muito injustiça é trabalha muito com Responsabilidade Social e Ambiental então não tem que 5. 0 é muito voltado à época atual não é mais aquele marca que tem que imprimir há milhões e coletinhos para o cara jogar fora o que fazia amostras grátis e o cara jogava as embalagens fora é tem o lado social e o lado ambiental muito forte né ou seja o corporativo voltava essas causas sociais e ambientais e além disso se utiliza muito para atingir como a gente falou lado emocional é também para atingir o lado sensorial dos dos consumidores né Ou seja é através do marketing sensorial vocês sabem o que é né atingir o consumidor através de em tons de autores divisões de Tato de Paladar na é isso que que a gente faz marketing sensorial e o marketing experiencial né Além disso o marketing 15. 0 ele envolve consumidor de uma forma invasiva ele invade o consumidor eu já sei o que o consumidor quer eu já solta o cheirinho que ele gosta já põe aquela textura que ele gosta que ele Paladar que ele gosta então eu envolvo consumidor é é uma forma até invasiva mas não é intrusiva não é que eu estou é entrando de uma forma inclusiva e milhões e consumidores eu já começa a utilizar o antigo One já Sabendo exatamente qual é a necessidade o desejo daquele consumidor especificamente e entregando para ele exatamente o que ele quer esse é o marketing 5.
0 e provavelmente ainda vai viver um pouco mas Nós não sabemos quando vai surgir o marketing 6. 0 ou o quê que vai ser o marketing 6.