Olá tudo bem eu sou o Tata qu lumbo sacerdote e mestre do Templo de Quimbanda domínio deu marabo e Maria Padilha e estamos aqui hoje para falar um pouco sobre o reino das Encruzilhadas que é o primordial o principal dos reinos onde manifesta os povos de bida dentro da Visão da kimbanda nagu tanto se ouv falar de divisão do povo dexu do reino deu em qu em do em sete em nove Já vi falar até de 12 reinos tudo isso são divisões que elas estão atrelada a cosmogonia ao entendimento filosófico religioso de cada tradição de
família de vertente então isso tá intrinsecamente relacionado com a visão de mundo com a filosofia e com as crenças de uma vertente de uma prática ou de uma família religiosa de kimbanda então isso vai mudar muito terão famílias que vão associar aos quatro cantos do mundo aos quatro elementos com quatro reinos dividido em água terra fogar tem famílias que vão dividir acima e dessa forma elemental mas vão dividir de uma maneira vamos dizer subdividida entre os reinos por exemplo o reino das águas representando o o elemento água representando pelo reino da praia o reino do
ar representando pelo reino das almas o elemento ío representado pelo reino da Encruzilhada e o elemento telúrio representado pelo reino das matas E aí isso vai variando depois surge Osvaldo de homo batalá falando sobre a divisão de sete reinos dentro da Visão dele da Quimbanda dele que é uma visão que expandiu e praticamente eh se tornou sólida em quase todas as outras Vertentes de kimbanda Vertentes essas que às vezes Originalmente tinha divisão que Fontenelli que Lourenço Braga atestaram lá na década de 30 de 40 que é a divisão primordial entre exus do reino de encruzilhada
e exus do reino das Almas que é essa é a visão mais antiga de divisão dos exus eh vai ter Quim bandas que vai dividir sua classificação em nove reinos como a Quimbanda de musur umin que ela tem seus nove reinos bem específicos que não são os mesmos nove reinos que ocorre Dent da Quimbanda nagou mas que cada cultura cada tradição ela tem a sua explicação sua estrutura Então a gente tem que tomar cuidado para não absorver algo de uma tradição e jogar dentro de uma outra o qual aquilo vai ficar deslocado ou pode até
mesmo desestruturar aquela banda como um todo muitos fundamentos até mesmo como divisão de reino como se interpreta entidade eh na verdade Banda Sempre foi muito reclusa sempre foi muito fechada sempre não foi muito de guardar os seus segredos é uma grande verdade que eu sempre falo aqui dentro do templo e alguns entende outros quando ouvem não consegue compreender que banda como estrutura religiosa aperta ao público isso é algo muito novo é a grande realidade lá atrás o que existia eram cultos fechados era algo mais seletivo quando tem esse passo que a macumba ela é Tecnicamente
substituída pela Umbanda e pelos candombls a Quimbanda ela se torna uma prática religiosa que ela passa a ser ocultada dentro dos terreiros dos antigos terreiros de macumba o candombl ganha a Face o interface ou a umbanda ganha um interface e a kimbanda fica guardada só para quem realmente tivesse dentro dos padrões daquele sacerdote daquela sacerdoti para adentrar e receber esses preceitos que faziam a toda a diferença no seu trabalho e que legaram o nome de muitos sacerdotes aí do passado é o caso que muitos sacerdotes foram reconhecidos e ainda são lembrados pelos seus Exu assim
vai surgindo esse processo e as pessoas têm que entender que tudo tem uma trajetória então não podemos simplesmente falar mas vamos falar do reino da Encruzilhada porque esse é o Reino é um doss mais antigos a se falado e presente todas as manifestações de kimbanda que eu já pus constatar a dia de hoje o reino das Encruzilhadas é o que está presente em todas indiscutivelmente os outros reinos podem até ter variações eh e interpretações mas esse é um reino primordial vamos dizer assim pra gente entender a importância desse reino nós temos que entender alguns pontos
importantes né quando kimbanda e ela surge da Macumba na verdade a macumba Como já falamos em vídeo anterior ela é uma prática sincrética que surge aqui no Rio de Janeiro que ela pega muita coisa da Cabula do cud dus até mesmo conhecimentos lá do canom que estavam chegando aqui no Rio também na época da Macumba e ela acaba recebendo dela influências do povo nago e orubá e ela recebe em seu seio a presença do Exu já diabolizar isso é uma realidade porque Exu ele é diabolizar Exu o xá né Exu Lalu Exu elebar Exu op
pass assim a forma que queira eh do epito ele chega aqui no Brasil já diabolizar Como assim lá na África quando existe A Possessão inglesa sobre terras nigerianas terras de oruba vamos dizer assim na ubalá o nativo ele é convertido à religião anglicana e ele traduz a Bíblia né que é Samuel couter Samuel de crouter El traduz a Bíblia para o idioma yorubá onde ele coloca expressões da língua yorubá para associar as divindades novas que estamos chegando com os anglicanos né com o cristianismo vai colocar o lorum o lodar para referir-se a Deus aos nomes
do Deus de Israel mas ali é questão de sincretismo quando o sincretismo é para dominar pode ter certeza que o catolicismo que o cristianismo ele sempre aceitou o catolicismo fez isso na na com as religiões celtas os ingleses fizeram isso no com com o cristianismo anglicano lá na Nigéria então ele usa o cristianismo sempre teve essa tática eles pregam depois ficam cheio de coisa mas quando é para dominar eles sempre utilizaram dessas práticas de sincretismo sim então eles pega isso e quando vai colocar um nome para Satã pro diabo o que que o couter colocou
colocou uma divindade muito cultuada extremamente importante presente na vida de todo o povo praticante da fé e urubá que era Exu invés dele associar as energias ruins Satã diabo que é uma energia ruim vamos dizer assim dentro da Visão Cristã judaic Cristã a invés de associar isso ao term jogun que são energias destrutivas do Cosmos ele associa a Exu então lá em solo africano Exu já foi demonizado foi diabolização filhos começam a se manifestar né que já vinham se manifestando da Cabula né Se você pegar regist você vai ver Tata veludo Tata sete catacumba Tata
catacumba Tata Caveira você vai ver muitos desses nomes que já eram incorporados e e e trabalhava dentro da Cabula com esses termos de tata de mama e você vê que a macumba ele recebe esse nome e vê o lado diabólico disso e já associa os seus espíritos com aquelas característica mais diabólica ao termo Exu né surgindo esse Panteão Mas aí o que que tem a ver com Encruzilhada tata você tá falando isso pois bem Exu como divindade e orubá e como mensageiro entre os orixa eolis e os seres humanos e a humanidade ele é o
habitante mítico do orit metá ou seja da Encruzilhada de Três Pontas é é a grande realidade ada de Três Pontas ela é a principal Encruzilhada sagrada para o povo yorubá porque ela representa a junção quando você tem as três pontas dos três achis primordiais do ibet e do ibad da cabaça da existência que ela parte em três partes se tornando O ibet que é um título um epíteto do orixa isu O Senhor Das três partes da cabaça o qual representa o Aché Dudu a força Negra o Aé fum fum a a força Branca O Aché
culpar a força vermelha que são as três cores os três achis primordiais com o qual segundo a cosmogonia orubá eled Umari e todos os orixás primordiais teriam utilizado no processo de criação do mundo espiritual e também do mundo material assim Exu Como já vimos o o seu epito é ibet senhor das três pedaços daab ele já tá lamente ligado ao simbolismo da cabaça como ligação entre os mundos entre as forças criativas e quando nós vamos falar também iconit metá alguns até usam isso como saudação ah iitu na verdade iitu tá dizendo é Encruzilhada de Três
Pontas Exu mas eu não tô aqui para falar sobre a prática de cada um mas para Algar que Exu ele é esse espírito que habita oitar encruzilhada e ali também habitam outras forças né e AM chorong também Habit emit ogum habitam ali em verdade no orit você consegue acessar espíritos de diversas classes espirituais porque se ali habita Exu você consegue conversar com todo mundo seou grande mensageiro dos vivos para com os deuses e com os mortos e com as forças da natureza então e ele habita Encruzilhada ali é o ponto de encontro com tudo e
dentro da tu e orubá em algumas famílias A Encruzilhada o orit metá realmente é o ponto de encontro com diversas forças cósmicas Ou seja no orit metá representar o iba aquetar a cabaça da criação dividida em três pedaços reunindo O Aché Branco negro e vermelho ela representa exatamente o encontro com todas as forças ou seja ali você consegue encontrar as forças do Axé fum fum do Axé Dudu e do Axé pá consegue acessar todas as forças consegue acessar Deuses ancestrais divinizados e não divinizados você consegue acessar forças da natureza você consegue acessar forças cósmicas você
consegue acessar diversas energias espirituais Deuses tudo ali dentro da Encruzilhada quando eu falo disso já resumo muita coisa porque alguns vão até questionar também a presença de algum como o senhor que desbrava E afasta e destrói os AD oguns que também tem o seu ponto de força no orit ilhada mas se algumas famílias Como já apresentamos acredita que ali você consegue falar com todo e qualquer tipo de força a gente não precisa adentrar e muitas dessas famílias vão alegar exatamente que você consegue ter esse acesso porque ali habita Exu obim o rei da criação obim
Lau leb de todo poder como vai dizer o Cult deba então assim surge Esse princípio e Exu quando ele chega lá na macumba já com esse arquétipo diabolizar ele já traz um monte de nomes paz espíritos da Macumba africanos aí você vai ver o exo barabô exo marabô que alguns vão L legar que é o mesmo outros vão legar que são diferentes mas enfim vamos ter barabô barabô são nomes uais nós vamos ter Tiriri nós vamos ter Lana lona nós vamos ter uma diversidade de nomes e que vai adentrar a macumba né até cantigas adentro
a macumba cantigas do Orixá né tanto tem ponto aí na na até de LP antigo né cantando aí pru mojuba mojubá Ina mojuba soltei um pombo lá nas Mat na pedreira não pousou foi pousar na inclus deixa o mangueira aqui mandou inain mojubá in mojubá Uma cantiga do xu aí você vê como é que já foi tudo associado ao diabolismo e aplicado aos estudos diabo da Macumba que são os espíritos da Quimbanda nagor são os espíritos da kimbanda das Vertentes do de da primeira onda então assim que que a Encruzilhada veem a representar dentro do
ponto de vista da filosofia das crenças da quiman nagu A Encruzilhada é o ponto primordial de manifestação do culto deu pombagira até o que lá fonten Lourenço Braga Leal de Souza todos eles quando vou falar dechu Eles sempre referem a Encruzilhada e a cemitério né Essa divisão primordial mas sempre falou muito da Encruzilhada dos despachos de encruzilhada é vor de encruzilhada até de uma forma certa pejorativa porque eles eram umbandistas mas porque isso reforça exatamente a presença de Exu na encruzilhada que representa pra gente a intercessão entre os mundos mas aí as pessoas vão questionar
Tata mas tá O Cruzeiro das Almas ele tem a mesma coisa ele representa interceção entre os mundos e sua como soua como um parrao também energético sim mas o Cruzeiro das Almas dentro da nossa tradição ele é uma espécie de um ttem de um portal para manifestação os exus utilizam desse portaz mas principalmente pro trânsito das Almas deific adas e das Almas não deific já A Encruzilhada ela representa um trânsito de todas as forças e principalmente das forças deific dos exus E pombagiras lembrando que Exu chá habita Encruzilhada e ele também tem o poder de
falar com toda a criação com todosos Cosmo com todos os seres que habitam o cosmo então A Encruzilhada da quiman nagol ela tem essa mesma representação e ela é um caminho aí a gente já não adota como cruzilhada principal A O orit E orubá que cruzilhada de de três braços mas nós adotamos A Encruzilhada em formato de X Cruz como quiram chamar que é a Encruzilhada aberta como Encruzilhada primordial principal eh porque ela representa os quatro cantos do mundo representa os quatro pontos cardeais representa a capacidade de locomoção para todos os cantos é é o
campo aberto nada prende na encruzilhada de quatro cantos você sempre vai ter um caminho você vai ter os caminhos visíveis e os invisíveis Como assim os caminhos visíveis invisíveis os visíveis são exatamente os braços de rua que vão apontar para quatro cantos distintos que você vai pro norte pro sul pro leste ou pro Oeste ou se não tiver alado aos pontos cardiais Aos aos pontos meridionais enfim mas tem os caminhos que você não conta você pode subir você pode entrar num balão subir numa escada e você pode subir você pode cavar e descer você pode
caminhar solteiramente escondido por meio não por nenhuma um braço de rua nem por outro mas entre do meio Onde existe uma mata enfim A Encruzilhada ela representa Exatamente isso e como é o caminho a gente Pode alegar muito e eu gosto muito de ensinar que o reino da Encruzilhada ele ele poderia ser chamado de o reino dos caminhos porque ele representa Exatamente isso a manifestação de Exu em todos os caminhos que possam existir e quando falamos de Exu manifestado em todos os caminhos que possam existir e a Encruzilhada é o concentração o ponto de partida
de todos os caminhos Esse é o reino que liga o povo de Exu os ancestrais a todos os outros oito reinos da Quimbanda nago ou Aos sete da sua Quimbanda aos quatro aos outros três da sua Quimbanda o outro se for Quimbanda bipolar de dois reinos apenas como a Quimbanda Mali segue muito a a questão de fonten de apenas dois reinos de Reino de almas e reinos de inclusive ada mas Encruzilhada ele passa a ser o ponto primordial porque é através dela que tudo inicia e que te conecta a todos os outros reinos por isso
que todo Exu dentro da kimana nagu ele reverencia A Encruzilhada como ponto de força primordial onde até mesmo nós iramos buscar a força do Chefe Império maioral porque inada representa a múltipla a confluência de fatores a múltipla facade a múltipla caminhos que possam caminhar mas também representa esse Grande portal que liga todos os planos e um ponto só que é o centro da Encruzilhada por isso que quem sabe e entende sabe que a o centro da in cruzilhada tem um poder o canto tem outra o o meio da rua de uma delas tem outra todo
ponto da ela tem um poder distinto não é a mesma coisa porque tudo tem o seu Ach a sua essência e ali que nós conseguimos acessar essas forças espirituais é ali que o povo de Exu como esse Herdeiro do arquétipo dur o próprio orixá que dá um nome ao povo de Exu né esse Deus nagor ele dá um nome ao povo de exu dos exus diab dos exus catiços ou dos exus E curun como eu gosto de chamar para dissociar um pouco esse termo catiço que é muito utilizado dentro de cané e também de algumas
umbandas quando nós falamos isso os exus ecorun e os exus de eles herdam isso como Senhores da Encruzilhada que estão nas Encruzilhadas e que delas consegue se movimentar para todo e qualquer reino espiritual ou material e realizar tudo porque tudo precisa de caminho e se ele tá sentado no princípio dos caminhos que é o iba aquetar que é Encruzilhada aí vamos lembrar da cultura Ubá a primeira inada surge quando a cabaça cai no na terra e parte em três e surge três caminhos distintos Então se Exu tá sentado ali no ponto primordial ele consegue caminhar
em tudo realizar tudo e atuar com todo qualquer outras forças espirituais por isso o reino da Encruzilhada ser um reino tão importante o reino primordial o ponto de força primordial e por isso que quando você não consegue ter acesso ao ponto de força específico por exemplo você tem um eixo Maré Mas você mora no centro do estado brasileiro não tem acesso ao a marra como é que você vai cultuar exum Malé você pode evocar esse espírito na encruzilhada porque ele vai fazer esse trânsito por lá Porque ele é Exu isso na concepção de nossa tradição
de nossa casa ele vai receber esse trabalho lá ele você vai conseguir se comunicar com ele você não precisa ir ao Oceano para se comunicar porque se a Encruzilhada ela liga a tudo e a todos então por ali os espíritos conseguem passar e e vi e consegue acessar por mais que o ponto de força primordial do seu Exu seja a calunga grande o oceano ele vai se deslocar até a in cruzilhada que é um portal Principalmente um portal para todos os jus e de lá ele vai retornar em detalhe vamos Uma hora até falar sobre
um pouco sobre essa herança do Povo de exu dos exus e curun em relação a orixá Exu porque isso é muito interessante de ser estudado apesar de Exu e pombogira não serem o de xixu não serem formas deles trabalhar mas eles por carregar esse nome significa que eles carregam muitas questões do arquétipo afro-brasileiro volto a repetir não do arquétipo ur lá e orubá mas do arquétipo afro-brasileiro e isso é interessante entender porque tem muita coisa até mesmo a diversidade de exus que existem a diversidade de nomes e tudo ser Exu alguma coisa mas nomes distinto
pontos forse distinto tá ligado ao mito da briga de Exu e orum o qual exu é dividido em diversos minius que passam a habitar toda o cosmo isso é muito interessante a gente entender e por isso os exus estão em todas Encruzilhadas também basta entender isso se você pegar esse mito você vai entender porque que o orixá Exu está em toda Encruzilhada e por herança os exus de ab se espalham por todas as Encruzilhadas do mundo também para ouvir os seus para receber sua paga e para trabalhar também espero que tenham gostado dessa aula sobre
o ponto de força da Encruzilhada né que eu costumo dizer que é o Ponto Central do povo dos caminhos do desse manifestação dos caminhos Se a gente pudesse dar um outro nome eu acho que o nome perfeito dois nomes perfeitos seriam para esse reino seria o reino dos caminhos até mesmo o reino das direções porque é ali que surge de tudo é o primeiro reino de manifestação é o ponto primordial dos exus e pombogiras tanto que volto a repetir desde lá de da década de 30 e 40 Lourenço Braga Fontenelli todos eles fazem questão de
explicar o as linhas de trabalho da Kim bando etc mas o reino da encruzilhada o povo da encruzilhada o povo dos caminhos ele sempre é lembrado e como maioria deles colocam a Encruzilhada em primeiro lugar antes do Povo das Almas ou povo do cemitério Pode reparar isso por quê Porque a encruada nesse arquétipo nessa construção desse arquétipo ela vem primeiro como símbolo de conexão com todos os outros pontos de força onde pode atuar zand Espero que tenham gostado e vamos continuar o nosso trabalho