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Do livro Caminho, Verdade e Vida, Cap 65 - PEDIR: “Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis.” (MATEUS, 20: 22) “A maioria dos crentes dirige­-se às casas de oração, no propósito de pedir alguma coisa. Raros os que aí comparecem, na verdadeira atitude dos filhos de Deus, interessados nos sublimes desejos do Senhor, quanto à melhoria de conhecimentos, à renovação de valores íntimos, ao aproveitamento espiritual das oportunidades recebidas de Mais Alto. A rigor, os homens deviam reconhecer nos templos o lugar sagrado do Altíssimo, onde deveriam aprender a fraternidade, o amor, a cooperação no seu programa divino.
Quase todos, porém, preferem o ato de insistir, de teimar, de se imporem ao paternal carinho de Deus, no sentido de lhe subornarem o Poder Infinito. Pedinchões inveterados, abandonam, na maior parte das vezes, o traçado reto de suas vidas, em virtude da rebeldia suprema nas relações com o Pai. Tanto reclamam, que lhes é concedida a experiência desejada. Sobrevêm desastres. Surgem as dores. Em seguida, aparece o tédio, que é sempre filho da incompreensão dos nossos deveres. Provocamos certas dádivas no caminho, adiantamo­-nos na solicitação da herança que nos cabe, exigindo prematuras concessões do Pai, à maneira do filho
pródigo, mas, o desencanto constitui­-se em veneno da imprevidência e da irresponsabilidade o tédio representará sempre o fruto amargo da precipitação de quantos se atiram a patrimônios que lhes não competem. Tenhamos, pois,cuidado em pedir, porque, acima de tudo, devemos solicitar a compreensão da vontade de Jesus a nosso respeito.” Qual que é o capítulo, Cláudia? [Capítulo 65 do livro Caminho, Verdade e Vida... já tá gravando... não, né? Já. Então, não precisa palestra... não, pode falar. [depois eu falo]. Fala que a chuva é a purificadora do Levítico, que hoje está com uma aula prática, da ablusão, que é
um mergulho na água... (risos)... para purificar.... Fazer a prece... Ô Lucas... você faz a prece... pra gente... Senhor Jesus, gostaríamos mais uma vez, invocar tua benção…, para que abra os nossos coraçaões - chuva atrapalha áudio...** Vamos seguir, né?... Bom, nosso estudo… passado do Levítico hoje aproveitar que nós estamos em menor número queria pedir pra vocês participarem mais, falando, pra ficar mais mais dinâmico, né(?). No nosso estudo da semana passada, né(?),... retrasada a gente comentava sobre aquela questão, do tabernáculo e sobre o sacrifício de Jesus... Como que Jesus conseguiu resumir na sua pessoa toda, toda a
funçãodo templo, que era material, todo o sistema, de adoração, que era ritualístico e todo sistema de sacrifícios que eram na verdade uma metáfora da purificação interior. Então, Jesus consegue mostrar que na verdade o nosso templo é o corpo... é no corpo que nós fazemos a grande experiência da purificação e da redenção espiritual. É na experiência corporal. Por isso que os espíritos... No corpo físico... No corpo físico ou no corpo equivalente... Ontem eu estava lendo a Revista Espírita 1857, que falava sobre a encarnação em Júpiter. E... dos corpos dos habitantes de Júpiter. E lá dizia que
são corpos de uma densidade muito sutil, que não difere muito da atmosfera. Então, eles conseguem voar e se deslocar com uma facilidade muito grande. Mas, eles se alimentam, eles vivem em sociedade, eles se casam, eles tem lar, eles se recolhem, as famílias espirituais vivem juntas, e tem um corpo. Que pra nós é mais sutil que nosso perispírito. Mais é um corpo, né(?) Então, é interessante Porque nessa perspectiva do corpo como um templo, a vida passa a ser um ato de adoração. E cada ato,cada gesto da nossa vida é também um processo de purificação espiritual, porque
nós, até que o espírito atinja culminâncias da evolução, que por enquanto, estão fora do nosso horizonte perceptual, em que eles não tenham mais forma e não tenham necessidade mais da encarnação. Ainda que em corpos sutilíssimos, né(?). . Mas, aí nós estamos falando de arcanjos, de espíritos crísticos, aí nós não temos parâmetro pra avaliar isso. É uma experiênciaque tá muito distante do nosso horizonte. Mas, no nosso horizonte, a gente precisa de um corpo pra poderviver o processo de adoração… e aí eu vou ler algumas coisas aqui do Livro do Espíritos… Processo de Adoração porque nós adoramos
a Deus, nos atos da vida comum e nós purificamos nossa alma passando pelas vicissitudes de um corpo. Pelas vicissitudes daexperiência corporal. Que é a nossa sala de evangelização, vamos dizer, né(?), É o nosso ambiente evangelizador. Por isso que o corpo é tabernáculo. corpo é santuário. E o dia que a gente entender isso, a nossa visão de religiosidade vai se mudar. Porque nós vamos parar de transferir para a igreja, para o grupo espírita, para os outros grupos, aquilo que é típico do nosso santuário, do nosso tabernáculo íntimo. [Cuidar do nosso corpo como sagrado] Como sagrado. E
viver a experiência, por mais singelaque ela seja, como um ato sagrado, estando presente no agora. Como diz o Emmanuel, único tempo que nós temos é o agora. Por isso que cada ato é muito importante. Mas aí,eu já tô avançando muito... vamos com calma. Gi, você ia falar alguma coisa? [Não, só passei a mão no cabelo] Eu achei quevocê ia comentar. Então, pra gente dar um start na nossa reflexão, eu vou ler um trecho da Carta aos Hebreus que é o capítulo 9, versículos 11 a 12, que diz assim: "Porém Cristo apresentado como sumo sacerdote dos
bens vindouros por meio do maior e mais perfeito tabernáculo, não fabricado isto é, não desta criaçãção e não por meio do sangue de cabras e novilhos, mas por meio do seu próprio sangue, penetrou uma vez para sempre no santuário. [nossa, isso tá em Hebreus?] [Tá em Hebreus!] tendo conseguido uma redenção eterna". Nossa... Vamos com calma... texto é... bom, vamos lá... primeiro, diferença que ele faz de tabernáculo pra santuário. E aí, isso nos deixa com a "pulga atrás da orelha". Porque a gente sabe que no sistema do Velho Testamento santuário tá dentrodo tabernáculo. A gente lembra
a tenda... do lado de fora era onde era oferecido sacrifício... lugar santo, que era onde tava o candelabro,os pães, etc... e o Santo dos Santos que é onde estava a Arca da Aliança. Isso era visto comosantuário. porque o santuário é onde há a presença de Deus... é de onde Deus irradia... e aí eu não tô inventando moda não... Porque o que que diz o texto do Levítico: de lá a luz de Deus resplandece... do santuário e é lá que há a "coluna de fogo". Olha que interessante… Então, quando vocêse aproxima do santuário você sente o
calor do fogo de Deus" e você sente a luz, lá está o centro de onde parte a sua irradiação. É o santuário. Aqui, o que o Paulo tá dizendo, é que Jesus apresentou um tabernáculo que não é feito por mãos humanas, então, ele não é o tabernáculoda primeira revelação... ele não é um templo, ele não é uma tenda, porque ele não éfeito por mãos de homens. Então, tá fazendouma referência ao corpo de Jesus, ao tabernáculo, que foi o tabernáculo que ele utilizou pra nos dar uma lição de comunhãocom Deus, de adoração a Deus e de
purificação da alma. E que esse processo dele foi tão efetivo que ele alcançou a redenção eterna, que é a purificação total do espírito. Redenção eterna é o auge do processo de pureza após ela você tem condição de ficar face a face com Deus. Tá dizendo muita coisa aqui. E como ele fez isso? Derramando sangue de novilhos, de cabras, de ovelhas? Não! próprio sangue! Então, o ato de viver, o ato de passar por vicissitudes, o ato de renunciar, de se sacrificar, como um ato de oferenda a Deus. E nessa visão, a oferenda não é um presente
que você dá pra agradar a Deus. A oferenda é um processode purificação do ofertante. É como se Paulo tivesse dizendo assim: Deus não precisade nada, nenhuma oferenda. Ele só permite a oferenda para que o ofertante se transforme. Foi fundo agora, né? Bom, então vamos guardar isso aqui. Vou guardar aqui que agora nós precisamos voltar... Quando vocês quiserem comentar, falar qualquer coisa [Oi, Lucas... A questão do templo, aí... Então, templo é igual a santuário? nessa metáfora de Hebreus?] É o templo que tinha lá em Jerusalém, ele era uma ampliação da tenda, do tabernáculo. [eu falo da
metáfora que Jesus faz...] Aí não é.Aí não é. Não é. Não é. Nós vamos chegar lá. Oque que é... o santuário? O santuário, nessa concepção, ele não pode ser material. Porque se ele for material, ele é obra das mãos humanas. Então, o que é o santuário? O santuário só pode ser algo feito pelas mãos do próprio Deus. E se o santuário é o local da presença de Deus, no santuário estáa Lei de Deus. Aí já começa a dar uma pista, né? Porque no santuário de tenda, de couro ou no santuário de pedra, de mármore, eu
tenho uma arca com pedras escrito a lei. E eu tenho uma aliança, que é uma aliança ritualística e material. Então, a primeira revelação, ela traz uma prática material... eu vou ao templo, eu faço coisas materiais, eu ofereço coisas materiais... eu tô numa experiência que é material. E a lei é algo externo a mim. Porque ela tá escrita numa pedra, pra eu obedecê-la. Só que o Jeremias já tinha dito assim: “ Uma nova aliança farei com este povo. E inscreverei as minhas leis nos seus corações”. Então, … nessa perspectiva do Novo Testamento, o coração é o
santuário. Porque é lá que tá a lei de Deus, porque ela vai ser inscrita no sentimento, nas estruturas mais profundasda criatura, onde Deus se manifesta... de onde Deus se irradia em plenitude. E aí vem o Livro dos Espíritos depois ampliando a reflexão, dizendo que, que a gente chama de coração, que é a sede do sentimento, a sede do intelecto, porque pros hebreus o coração é a sede da inteligência, do sentimento, da cognição, de tudo... da vida espiritual plena. Os espíritos vão dizer que é a consciência. Por que aí Espiritismo ele já tá num nível de
desmaterialização, né(?), porque ele tá tirando espírito da letra, então, o Espiritismo tá conduzindo a nossa percepção porque a Humanidade já tá num outro nível espiritual... para patamares superiores, muito mais imateriais. E aí os espíritos dizem: "Não... não pensa num coraçãozinho batendo... não é isso... É a consciência". É lá que está a Lei de Deus. E se tá a Lei de Deus, O próprio Deus está na nossa consciência. É de lá que ele age em nós, conoscoe por nós. Em nós, conosco e por nós. É... a Consciência... Bom... aí alguém vai perguntar assim: Mas,consciência em que
definição? Eu acho a definição de Emmanuel em Pensamento e Vida irretocável... Ele diz assim: A consciência é o campo... campo... como assim, campo? É simples, você pega uma vela, apaga todas as luzes e acende uma vela. Você vai ver que a vela tem um halo, um círculo de luz. Ela tem um centro irradiador e um círculo de luz. Você se afastou daquele círculo vai ficando escuro. Essa é a metáfora que o Emmanuel usa. A consciência é campo da a mente é o campo da consciência desperta. Ou seja, quanto mais a nossa consciência desperta, maior é
o seu halo de luz. A mente é o campo da consciência desperta na faixa espiritual ou no patamar que o conhecimento adquirido nos permite operar. [tudo relativo] Ou seja, tem um halo enorme, está em níveissuperiores da vida. Tem um halomais restrito, tá em níveis inferiorsda vida. O que que determina isso? Experiência evolutiva conquistada. Oque André Luiz chama no Evolução em Dois Mundos de tempo de evolução. É... Olha, é bonito, né(?), tempo de evolução: é aquilo quea vida já te deu. [tem a palavra desperta, também] É, já despertou... Você já recebeu muito da vida. Já tem
muita experiência, espírito velho. E, o elemento vertical, que é aquilo que você já foi capaz de retribuir a vida, que aí revela seu nível de aproveitamento espiritual. Então, nós não podemos exigir de um espírito que tá começando, no primata, que ele tenha um comportamento que nós temos aqui, estudando Levítico. É pedir demais. Ele ainda não recebeu da vida as experiências necessárias pra que asua consciência ampliea percepção. Mas, em compensação, nós temos criaturas que já tão no segundo degredo, já veio de Capela, mas já tava em Capela de outro degredo, caiu em Capela e depois caiu
pra cá e ainda não conseguiu dar uma resposta à vida adequada ao que a vida já lhe ofereceu. Então, seu coeficientede aproveitamento... essa equação táem André Luiz, tá em Evolução em Dois Mundos... Essa equação não fecha. Ele tem muito tempo horizontal, mas, ele tem pouco tempo vertical. E é o que nós estamos dizendo aqui, né? Agora, o texto que a gente queria pegar, é aquele do Cap 17 do Primeiro Livro de Crônicas. Davi tá num palácio, aí ele olha pra tendazinha onde estava o tabernáculo, que estava a Arca da Aliança e fala, coitadinha da Arca.
É bonito isso, né(?), porque a primeira percepção que o Davi tem... da Lei por fora. Isso é bonito. Porque enquanto a gente experimentar a Lei por fora, nós não somos filhos, nós somos servos. Porque a sensação é de que alguém tá mandando. E de que nós estamos constrangidos na obediência. Mas, a partir do momento que a Lei foi incorporada, você não sente como se tivesse obedecendo, porque aquilo é o seu natural. Você sente alegria em viver a Lei. Porque a Lei já tá dentro de você. Ela é seu modo natural de ser. Então, você não
se sente servo. Você se sente filho. Isso é muito sério. Essa experiência ela é definitiva, né.(?) Isso é muito natural. Então, por exemplo, Sr. Onório, ele costumava dizer assim: se você entra num ambiente e tem uma placa –Não fume – essa placa só vai mexer com o fumante. Eu, por exemplo,que não fumo, eu nem enxergo onde tem placa de não fume. Porque isso, não está mais no meu piso de experiência. Agora outras placas me incomodam bastante. não tô... Cada um um de nós tem o seu calcanhar de Aquiles, né(?)... Tem Enorme, Para algumas pessoas, uma
placa irritante é a que limita a velocidade. Não é? Então, é uma placa que incomoda... Por que? Porque a velocidade equilibrada ainda não é um modo natural daquele espírito. Então, ele sente o limite de velocidade como uma imposição de fora pra dentro e é mesmo e é mesmo. Então, Davi teve a primeira percepção olha, a Lei tá lá e eu tô aqui. Eu tô num palácio e a Lei tá numa tenda. Ficou com pena da Arca da Aliança, que estava se deteriorando. “Porém, naquela mesma noite... isso tá em Primeiro Crônicas 17: 3... Naquela mesma noite
veio a palavra do Senhor a Natan dizendo: “Vai… e dize a meu servo Davi... Servo... É servo... Davi ainda não era um filho... Porque ele tá vendo a Arca fora... É servo... obedece ao meu servo Davi, assim diz o Senhor, tu não edificarás casa para minha habitação” Porque o plano do Davi era construir um Templo, onde, segundo a visão dele, Deus pudesse morar... porque, coitadinho de Deus, tava sem morada... Tava sem casa. A gente ri disso, Mas, vamos falar sério. Quantos de nós constrói templo espírita, casa espírita,constrói igreja achando que vai construir um lugar sagrado
onde ali vai tera experiência com Deus. [é uma opção tão infantil que a gente imagina o que que Deus pode sentir de acordo com a gente, né?] É... Verdade, projeta em Deus... a nossa... a sensação de precariedade, né(?). Aí... “Tu não edificarás casa para minha habitação, porque em casa nenhuma habitei…” Isso é Deus falando. "Desde o dia que fiz subir a Israel, até o dia de hoje." Olha, olha só... Isso é sério, porque Davi, nós estamos no ano 1000 a.C.. Já tinha passado o Êxodo, já tinha passado Moisés. Deus tá dizendo assim: Ei, aquela tendaque
vocês construíam tabernáculo, Eu nunca habitei! Eu nunca habitei em lugar nenhum que vocês construiram. Eu acompanhei vocês… olha só." "Mas tenho andado de tenda em tenda. De tabernáculo em tabernáculo." Revelador... Olha o que que ele tá dizendo... eu nunca habitei vocês tão achando que vão construir casapra mim? Não... Eu estou habitando de tabernáculo em tabernáculo. Que tabernáculo em tabernáculo se só tinha um tabernáculo? Que história é essa? Que história… é essa? De tabernáculo em tabernáculo. De tenda em tenda. Então, não está falando… Dealgo feito por mãos humanas. Aí, ele continua, "em todo lugar em que
andei, com todo Israel, falei acaso alguma palavra com algum dos seus juízes a quem mandei apascentar meu povo dizendo:“ por que não me edificas uma casa de cedro?” É como se Deus na ironia tá dizendo assim: Quando que eu falei, eu pedi pra edificar uma casa de cedro? Porque o palácio de Davi era feito de cedro... uma madeira muito nobre, muito nobre. Aliás, Salomão enriqueceu…comerciando essa madeira nobre, né(?). "Agora, pois, assim dirá ao meu servo Davi, assim diz o Senhor dos exércitos 'Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas para que fosses príncipe sobre meu
povo de Israel.” Ou seja, Você tava apacentando ovelha. Você era pastor. Eu te peguei e te transformei num rei. Deu uma enquadradano Davi, né(?). Deu uma enquadrada. Você tava numa situação, te coloquei numa outra, agora você tá achando que é rei? Você não é rei. Você está rei. Se eu quiser eu te volto e você vai ser pastor de novo. “Eu fui contigo, por onde quer que andaste”. Olha o que Deus tá dizendo Eu fui contigo, eu que te acompanhei. “Fiz grande o teu nome. Como só os grandes tem na Terra. Preparei lugar para meu
povo e o plantarei para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado”. Aí continua aqui... [Haroldo... Jesus é da linhagem de Davi?...] Isso... Isso... [Então, Davi era servo e Jesus passa a ser filho?] Isso... É... essa é a idéia... É porque aqui na profecia, aqui na profecia, vai dizer assim ó... "Há de ser que, quando os teus diasse cumprirem e tiveres de ir para junto de teus pais, [quer dizer, morrer] então, farei levanter depois de ti o teu descendente. Que será dos teus filhos. E estabelecerei o seu reino. Esse descendente, me edificará a
casa. E eu estabelecerei seu trono para sempre. E eu lhe serei por Pai. E ele me será por filho. A minha misericórdia, não apartarei dele. [Misericórdia] Como a retirei daquele que foi antes de ti. Mas, o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre. e seu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas essas palavras e conforme toda essa visão, assim falou Natan a Davi. Essa é a profecia Messiânica. Messias, filho de Davi, é o que vai ser filho. Davi é chamado de servo. Mas esse descendente seria chamado de filho e ele chamaria Deus
de Pai. Então, que tabernáculo é esse? Tem aquele jogo, né? Ele me construiu uma casa e eu farei uma casa pra ele... Opa... Eles tão querendo assisti o estudo, né? Ele queria fazer uma pergunta. Ele edificaria uma casa e eu edificaria uma casa pra ele. Porque aí o tabernáculo agora já tá sendo na visão do que? Do corpo. E é por isso que a gente vai nos Evangelhos, Jesus para de frente do templo e os apóstolos falam: "É…bonito, né, Mestre? O templo é bonito, né?"... E Jesus fala: "Não ficará pedra sobre pedra que não seja
derribada. Mas eu reconstruirei no terceiro dia. " O templo não tava nem pronto tinha mais de 40 anos que Herodes tava reconstruindo o templo. E aí, os evangelistas colocam assim: Então, os apóstolos entenderam que ele falava… Dele. O corpo agora –tabernáculo. O corpo... Minha morada. A casa. Em que habita meu espírito, a minha consciência e onde existe um santuário na intimidade dessa consciência que é a onde Deus… age por nós, conosco e em nós.... e em nós. Agora tá muito abstrato, né? Tá muito abstrato. Por isso eu resolve trazer uns textos do Livros dos Espíritos
pra ajudar a gente a esclarecer isso. Quem se lembra aí da da questão da encarnaçãodos espíritos? Acho que é a questão 92, não é? 132. É isso mesmo. Deixa eu pegar aqui Qual o objetivo da encarnação? Aqui Kardec não tá falando da reencarnação. Não tá. Ele tá falando, filosoficamente, sobre, porque porque espíritos que não são matéria porque nós somos espíritos não é isso... que que nós somos? 96, né? Não, 88, vamos revisar isso aqui, Porque é importante, né? olha, "Os Espíritos tem uma forma determinada, limitada e constante? " Kardec é... é genial, né? Determinada, ou
seja, de uma forma determinada, limitada e constante. Aí os Espíritos respondem: "Aos vossos olhos, não, aos nossos, sim." Aos nossos olhos o espírito tem uma forma determinada, então, você sabe qual é a forma, limitada, não é ilimitada é limitada e é constante. Não muda. Nem com a evolução. “O Espírito é, se quiserdes, uma chama, um clarão ou uma centelha… etérea." A chama de uma vela. Essa é a forma do espírito. Esse é o espírito. A chama... E aí ele... determinada, constante e limitada. Mas, que... irradia. Só que aí,a gente acha que Kardec vai parar, né?
Vai parar. Ele continua, 88a: "Essa chama ou centelha,tem cor?" Aí os Espíritos: "Para vós (risos) ela varia… do escuro ao brilho do rubi, que é cor de vinho... a cor do rubi é vinho. E por isso Jesus diz: "Eu sou a videira verdadeira” Por isso que os espíritos dizem: "Coloca no cabeçalho do Livro do Espíritos um galho de uva, a sepa de uma uva. " Porque é o emblema do trabalho do Criador. E lá eles dizem: O licor da uva, que é o vinho, é o espírito... o bago, é o espírito ligado ao corpo. E
esse processo, toda da uva, inclusive de ser amassada,de ser macerada, é a depuração do espírito pra que ele deixe de ser materializado e seja puro espírito. Seja só espírito. Mais nada a não ser espírito. Pureza. Quando ele for isso, ele é um vinho. Ele tem cor rubi.De vinho. Por isso, trabalhadoresda videira... Os trabalhadores da vinha... Todas as parábolas de Jesus são de vinha… de uva, de vinho. E por isso ele transforma a água em vinho .Não é(?).. “Conforme o espírito seja mais ou menos puro”. Então se ele for menos puro, ele é escuro. [Por isso
que na ceia eles tomam vinho? E fala: Meu sangue?] Exatamente. Aí, o que que o Kardec escreve, isso é que é interessante... isso é que é interessante: "Representam-se comumente os gênios, com uma chama ou estrela na fronte. É uma alegoria, que lembra a natureza essencial dos Espíritos. Colocam-nano alto da cabeça, porque aí está a sede da inteligência.” Ou seja, é uma chama que irradia... ok... Aí, o Kardec pergunta na 132: "Qual é o objetivo da encarnação dos espíritos? " Por que que o espírito não fica só espírito? desde o momento que ele é criado até
o resto da eternidade? Não é? Essa que é a pergunta. Às vezes a gente não entende isso. O espírito não é uma chama? Por que que ele não fica só chama, só espírito durante toda a evolução? Por que que o espírito tem necessidade de um corpo? Seja lá que corpo for esse... Porque aqui eu tô falando de perispírito, de duplo etéreo de corpo físico não tô falando só de corpo físico. Mas, sobretudo, de um corpo físico. Porque que os espíritos encarnam? Qual é o objetivo? Para que? Aí os Espíritos respondem: "Deus lhes impõe… a encarnação
(não é convite... é convocação....impõe) com a finalidade de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm (têm) que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal. Ou seja, para purificar espírito, para que ele atinja sua redenção espiritual, ele tem que passer pela vicissitude da existência corporal. E vicissitude é o que? Fragilidade. Inconvenientes, né(?) vamos... é,as... precisa nem dizer aqui... passar pela vicissitude... não falou parar nas vicissitudes, não falou estacionar, falou passar... você pode passar rápido ou você pode passar lento... mas tem que passar... tem que passar) nisso
é que consiste a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade: a de pôr o Espírito em condições de cumprir sua a parte na obra da criação. (olha só... todos nós temos uma herança divina, porque somos filhos de Deus... essa herança diz respeito a uma posição que nós ocuparemos na criação infinita de Deus. Cada um de nós tem a sua posição. Mas, nós só vamos conseguir assumir essa posição, esse cargo e esse encargo, se o espírito estiver capacitado para assumir seu encargo. E ele não se torna capacitado a não ser encarnando). Para executá-la é que, em
cada mundo, ele toma um instrumento, em harmonia com a materia essencial desse mundo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deusn(daquele ponto de vista, porque nós estamos aqui encarnado no corpo achando que tamo cumprindo toda vontade de Deus Do ponto de vista de alguém que tem um corpo físico... quando a gente for, terá um corpo que efetuará um processo de purificação em nós) em harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É dessa forma que, concorrendo para a obra
geral, ele próprio se adianta." (enquanto a gente cumpre uma função dentro de um coletivo nós nos aperfeiçoamos individualmente... Onde que é que a gente quer chegar com isso? agora... agora... lei de progresso... lei do progresso... Questão 779 “O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual? É a sua consequência. (o progresso moral é consequência do progresso intelectual) mas, nem sempre o segue imediatamente (você pode alcançar o progresso intellectual e demorar muito tempo pra se chegar …ao progresso moral). 780 a) — “Como o progresso intellectual pode levar ao progresso moral?” (Ou seja: Kardec tá admitindo que quem
leva o ser ao progresso moralé o progresso intelectual. Como? Por que? Como?) “Fazendo que se compreenda o bem e o mal. O homem, então, pode escolher”. (Então, não é progresso intelectual de aprender coisas ou ler livros ou falar idiomas não é isso... entrar na universidade não é isso... não é... progresso intelectual no sentido de ampliar a inteligência... se você amplia a inteligência, você adquire discernimento. Você consegue discernir que é bem e o que é mal. Se você consegue discernir, uma hora você vai conseguir viver… o progresso moral. Bom... então,... nós vamos voltar nisso aqui...) “O
desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o desenvolvimento da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”. (por isso que gera progresso moral) 780 b) (Aí Kardec coloca um problema) “Nesse caso como é que se explica que os povos mais esclarecidos sejam frequentemente os mais pervertidos?” (Isso aqui já tá respondido. Tá respondido lá na 780. Quando os espíritos disseram assim: que o progresso moral é consequência do progresso intelectual, mas nem sempre o segue imediatamente. Mas, aí os espíritos respondem mais:) “O progresso completo constitui o objetivo. Mas os povos, como os indivíduos, só o atingem gradualmente. Enquanto o senso moral
não se houver desenvolvido neles, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para praticar o mal, (para a prática do mal). Omoral (o senso moral) e a inteligência são duas forças… que só se equilibram com o passar do tempo.” Bom... A gente queria... tava chegando nisso aqui pra falar uma coisa... Primeiro nível da evolução: senso... é o nível sensorial... sensorial... como é que é o nível sensorial? Oque me dá prazer eu faço, Oque me dá dor…eu evito. Oque dá prazer é bom, Oque traz sofrimento é ruim. Lastimavelmente, em torno de 95% dos encarnados vive nesse
padrão de percepção sensorial. Se me dá prazer eu faço. Se me dá dor, é ruim, eu não quero. Então, esse é o nível. Nesse nível material, que é o sensorial, as consciências vão se movimentando, né(?). Mas, aí surge o senso intellectual, o progresso intelectual. A inteligência se amplia e ele começa aos poucos a discernir entre bem e o mal. Então é bom acordar 5 horas da manhã, quando tá chovendo, sair do quentinho da cama, pra poder pegar um ônibus e ir pro serviço trabalhar? Bom não é, né? Bom, não é. Bom, não é não. Agradável
não é... É isso. Agradável... Isso. Bom é. Bom é, né(?). Bom é. Não é agradável. Mas, por ser bom, por eu conseguir distinguir bem e mal, eu passo pelo desagradável, isso que é incrível, né(?)... Eu começo a aumentar minha resiliência ao desagradável. E é uma coisa que tem a ver com evolução. Resiliência ao desagradável. E eu, intelectualmente, faço um discernimento não... eu preciso acordar... eu preciso ir pra escola.. eu preciso ir pro trabalho... porque eu preciso conquistar meu dinheiro,eu preciso eu ampliei... mas... nós tamo vendo que eu tô mudando de níveis de prazer. "Não, eu
preciso acordar cedo, ir lá trabalhar, porque eu tenho que ganhar um dinheiro, porque eu tenho que pagar as contas aqui"... pois é...o prazer ficou mais refinado, né? pagar as contas, pagar a prestação da casa, aí eu passo por aquele desagradável pra conquistar outras coisas mais sutis, né? Outras sensações mais sutis de felicidade e de prazer. Mas, aí acontece que num determinado momento, em que você começaa discernir muito… o bem e o mal... surge o senso moral. Quando surge o senso moral, começa a haver adesão a lei divina. Adesão. Eu passo a vibrar com a lei
divina. Não é mais uma questão de discernir o bem do mal... Porque quem discerne o bem do mal pode ainda fazer o mal. Ele pode errar conscientemente. Paulo dizia, que homem que sou o bem que eu quero fazer, esse não faço, mas o mal que não quero, esse eu faço. Eu já tenho discernimento, Eu já sei o que que me convém, que que não me convém, mas, eu não tenho força moral para aderir. Adesão. Então, a lei tá fora. Mas, quando o senso moral começa a despertar, a lei começa avir para dentro de mim. Ou
seja, o discernimento que eu tive, a ampliação da minha percepção que me torna possível agora ver o bem me leva agora a aderir e a amar e a sentir prazer no bem. Aí é o progresso moral. [Aí é o filho] Aí é o filho. Por isso os espíritos, Emmanuel diz, né(?), O conhecimento é a antessala da sabedoria. Porque você vê, você percebe, você discerne, mas, você ainda não tem a experiência de ter incorporado aquilo a sua vida. Você não é experiente. A lei tá externa. Bom Interessante a gente ter falado nós vamos chegar onde que
a gente quer chegar com isso Questão 917 "Qual o meio de destruir seu egoísmo? Aí o Fénelon, dá uma resposta longa, ele diz assim: "De todas as imperfeições humanas, a mais difícil de extirpar é o egoísmo. Porque resulta da influência da matéria. Influência de que o homem, ainda muito próximo de sua origem, não pode liberta-se, já que tudo concorre para mantê-la. Suas leis, sua organização social, sua educação. (A nossa natureza corporal e material nos leva a ter que dar banho no corpo, ter que dar alimento pro corpo, ter que levar ele pra dormir, ter que
um monte de coisa e isso te leva a que? Nós nos ocupamos de nós muito mais tempo do que a gente se dá conta. E as nossas leis, a nossa sociedade, nos levam a pensar mais ainda em nós. E com tanto estímulo pra você pensar em só em você, é dificílimo sair do ego, que é o egoísmo. Ego -ísmo. Excesso de ego. Porque -ísmo é excesso. Ego -ísmo excesso de ego.) O egoísmo se enfraquecerá. Com a predominância da vida moral sobre a vida material (Vida moral começa a predominar sobre a vida material. É isso que
Jesus fez. Toda religião material, toda religiosidade material, todo culto a Deus material, todo ritual material, todo sacrifício material de animais que não transformava consciências, porque era externo ao homem... Então, vir ao grupo espírita sentar na cadeira,tomar passe, tomar água fluidificada, é material. Isso é externo ao espírita. Esse é um culto material. Só que Jesus instaurou na Terra uma vida moral. Na vida moral, dizia ele, eu e o Pai, somos um. A minha comida é fazer a vontade do Pai que me enviou. Olha... Porque aqui ele tá falando de alimento. Que é o cerne da vida
material. Não é? Alimentação é a preocupação mais fundamental de um ser que tem corpo físico. Porque você até vive sem uma casa, você até fica sem roupa, mas sem alimento... pro resto da vida, não fica. Não fica. Então ele fala: O egoísmo se enfraquecerá com a predominância da vida moral sobre a vida material.) E sobretudo com a compreensão que o Espiritismo vos dá sobre o vossoestado futuro real e não desfigurado porficções alegóricas. (Porque o Espiritismo ele vem tirar as ficções alegóricas de fantasminha,de espuminha, de nuvenzinha. Não… ele vem…espírito, o mundo espiritual, perispírito, mundo espiritual, evolução.
Tudo fica concreto, real. Chega de...de conto de fadas.) Quando bem compreendido e identificado com os costumes e as crenças. O espiritismo transformará os hábitos, os usos e as relações sociais. (quando bem compreendido). O egoísmo se baseia na importância da personalidade. (eu vou ler de novo isso quem está dizendo é o Fénelon O egoísmo se baseia na importância da personalidade) Ora, repito, O espiritismo, bem compreendido, (bem compreendido) mostra as coisas de tão alto, que o sentimento da personalidade desaparece, de certo modo, diante da imensidade. Destruindo essa importância, ou, pelo menos, reduzindo-a às sua reais proporções ele
necessariamente combate o egoísmo. Então, aqui é importante, porque nós vamos falar sobre ressurreição e redenção. Então alguém a gente pensa assim… Alguém pergunta: quem é você? Eu sou o Thiago Franklin. Eu sou o Thiago Franklin. Olha que interessante… Eu sou a Janaína… Sou a Sheila… Sou a Gisela… Sou a Natália… Sou a Adriana… Né? Sou… Ah… Você é? Ok… Que é isso que a grande massa é levada a acreditar piamente. Você começa com a gestação. Então, eu sou mesmo… eu, Haroldo, sou Haroldo… sou… nasci em Jequitinhonha, fui registrado em Belo Horizonte, Minas Gerais… Tenho 43
anos… Então, eu só tenho 43 anos de experiência… Eu não tenho mais nada que passa de 43 anos. Tudo eu é meu corpo… Então quando eu morrer, acabou Haroldo… Nessa perspectiva… ah, meu Deus… nessa perspectiva, eu fico traumatizado porque mamãe me deu uma chinelada quando eu queria um brinquedo no Natal e ela não me deu. Tô traumatizado. Claro!! Por que que eu tô traumatizado? Porque a minha personalidade é do tamanho do Universo… é tudo que eu sou. E essa… É curioso, porque às vezes nós educamos nossos filhos como se eles fossem a personalidade. Então, tudo
que eles são é o estado atual deles. Depois a gente reclama que eles são egoístas. Aí você fala: meu filho, qual que é seu patrimônio? "Meus brinquedos." Todo meu patrimônio são meus brinquedos… é claro que ele não quer emprestar, não quer dividir, ué… Porque nós nos iden… primeiro processo do egoismo é se identificar com o corpo… Nós nos identificamos com o corpo. Então é o seguinte: meu… quando meu estômago tá doendo, é o estômago do Haroldo, é o Haroldo que tá doendo na parte do estômago. Eu não tenho um estômago não… Eu sou o estômago…
Eu sou o estômago. Eu sou a minha mão. É estranho isso, né? Por exemplo: um dos grandes problemas dos planos de Previdência, um dos grandes problemas do Judiciário, por exemplo, é em determinadas ações de indenização, quantificar, por exemplo: você perdeu um braço… quanto vale seu braço? Tem uma tabela. Quanto vale um braço? Olha, na perspectiva egoísta, da personalidade, meu braço vale tudo, infinito… porque meu braço sou eu. Eu não tenho um braço, eu sou um braço. E se você perder os dois braços e as duas pernas? Quanto de você se perdeu? A gente entra numa
angústia, né? Mas se eu perder meus dois braços e minhas duas pernas acabou Eu quero ir embora logo Pode me desencarnar... Não é assim? que a gente… Até a gente que é espírita… Porque eu estou 100% identificado com a personalidade Haroldo. Agora vamos lá… Vamos voltar aqui… Vou ler essa pergunta de novo: 88 - O Espírito Haroldo tem uma forma determinada? CORTE NO VÍDEO Aí os Espíritos fazem uma fila aqui com 200 mães. Essa aqui foi sua mãe 10 vezes… Essa aqui... 200 mães… Quem que é sua mãe? Se acontecer isso, que que vai acontecer
comigo? Eu vou ser internado no Hospital Psiquiátrico Espírita André Luiz. Por quê? Porque hoje eu só tenho lucidez porque eu acredito que eu sou o Haroldo. Então fica fácil de administrar. Porque o Haroldo tem 43 anos, ele mora em tal lugar, ele tem a profissão, eu sei quem que é minha mãe,meu pai, eu tô protegido, eu tô no chiqueirinho… Eu tô protegido. Se abrir toda a minha memória espiritual, eu surto. Eu surto... por quê eu surto? Porque eu não tô preparado pra desidentificar o meu Espíritoda personalidade Haroldo. E é o seguinte: personalidade tem epitáfio, Espírito
não. Então, Haroldo nasceu 20 de setembro de 1971 e vai morrer dia tal do mês tal do ano tal. Essa personalidade tem início e fim. Meu Espírito, Eu, não tenho fim. Então, o que o Fénelon tá dizendo é sério… que o Fénelon tá dizendo é o seguinte… destruindo a importância da personalidade, ou pelo menos reduzindo-a às suas reais proporções, ele necessariamente combate o egoísmo. Por que? Porque você começa a ficar diante da imensidade… Imensidade. E é por isso que muita gente se assusta. Porque se você faz esse mergulho vai falar assim: minha esposa… mas… quantas
esposas? Quantos maridos? Quantas casas? Quantas línguas? Quantos países? Quantos corpos? Quantas cor de pele eu tive? Quantas experiências? Você se identificou com qual? Ah… Isso é que é fantástico!! Você se identificou com qual? Porque se identificar significa que você pegou aquela experiência reencarnatória e ficou preso nela. Então, tem gente queacha que ainda é um francês da Revolução Francesa. Mora em Belo Horizonte, mora no Rio de Janeiro, mas acha, vive mentalmente na França, porque ele se identificou. corpo já morreu, ele já não tá mais lá, já reencarnou, mas a mente dele tá presa… presa. Identidade… ele
acha que ele é, não é? E a gente imagina que agora, uma coisa que existe no Movimento Espírita, que é a volúpia por saber quem que eu fui a reencarnação de quem… que é interessante isso, né? a volúpia, porque eu quero me identificar com aquela criatura quejá morreu. Porque a sociedade mudou, Os costumes mudaram, as leis mudaram, mudou tudo… eu não sou mais aquele indivíduo. Eu vivi aquela experiência. Eu não sou mais… eu ampliei… eu hoje vivo de um jeito diferente, eu como coisas diferentes, eu tenho hábitos diferentes, eu tô com a mente muito mais
aberta. Querendo ou não, eu progredi. E eu identificando… identificado com a experiência. E isso gera o que? Egoísmo. Egoísmo. "O choque que o homem experimenta do egoísmo dos outros, é o que muita vezes o torna egoísta, porque sente na necessidade de colocar-se na defensiva. (risos… fantástico) Vendo que os outros pensam em si mesmos e não nele, é levado a ocupar-se consigo mais do que com os outros. (risos…fantástico) Que o princípio da caridade e da fraternidade seja a base das instituições sociais, das relações legais de povo a povo e de homem a homem e este pensará
menos em si quando vir que os outros pensam nele." Porque quando a gente tem uma visão da amplitude, e eu parar de me identificar com essa personalidade, que que a gente começa a perceber? Que nós não estamos tão separados assim. Nós estamos mais unidos do que a gente pensa. E aí nós vamos começar a cuidar uns dos outros. E aí o egoísmo vai diminuir. "Em face do atual transbordamento de egoismo (transbordamento de egoísmo), é preciso verdadeira virtude para que alguém renuncie a sua personalidade em proveito dos outros,nque quase sempre não reconhecem (mal agradecidos). É principalmente
aos que possuem essa virtude que o Reino dos Céus se acha aberto. A esses, sobretudo, está reservada a felicidade dos eleitos. Pois em verdade vos digo, que no dia da justiça, todo aquele que só houver pensado em si mesmo será posto de lado e sofrerá pelo abandono a que será relegado. Porque a cura do egoísmo é o abandono. Homeopatia... Você tanto pensa em si, tanto se afasta do outros, que a cura pra isso é a solidão e o isolamento. Só essa homeopatia é capaz de te voltar. Você desejou tanto separar-se dos outros, pensar só em
si, afastar-se, que você é colocado na solidão e no isolamento. Aí você fica só com você. Só você pensando em você. Ninguém pensando em você. Quando você prova desse remédio, aí você sente vontade de voltar e aí cura o egoísmo. [A cura do egoísmo é o isolamento… você tá falando…] isolamento e a solidão, é o que ele fala aqui, né? “(...) no dia da justiça, todo aquele que só houver pensado em si mesmo será posto de lado e sofrerá pelo abandono a que será relegado. Mas porque isso? Porque Deus é punitivo? Não Porque essa é
a cura. É porque ele quer curar o egoísta. A cura do egoísta, é ser relegado… é experimentar a solidão e o abandono. Aí ele pelo princípio homeopático do semelhante cura semelhante, você leva o excesso ao excesso… e aí a reação é voltar pro equilíbrio. Homeopatia, né(?) Eu levo o excesso ao máximo do excesso. E aí eu volto pro equilíbrio. Agora, porque que nós estamos falando isso aqui? Porque ele diz que egoísmo nasce do quê? Da influência da matéria sobre o espírito. E da identificação do espírito com a sua personalidade. E nós dissemos isso tudo pra
concluir o seguinte: por que que a cruz de Jesus tira o pecado do mundo? Agora… Porque a cruz do Cristo é o supremo sacrifício da personalidade em favor da individualidade. A cruz é a morte do egoismo para que a nossa essência espiritual desabroche. Quando a nossa essência espiritual desabrocha, nós vamos perceber, abre aspas, Emmanuel, “que a nossa vida está inelutavelmente ligada a vida de Deus. E aí nós vamos experimentar comunhão com Deus. União suprema com o Todo Poderoso. Quando isso for experimentado, eu não falei pensado… pensar eu já penso isso… eu sou capaz de escrever
um tratado filosófico sobre comunhão com Deus. o que eu não consigo ainda é realizar essa experiênciaem mim. Fazer palestra sobre elaeu consigo. Eu não consigo vivê-la ainda. O dia que eu experimentar a comunhão com Deus, acabou o pecado, porque o que que é o pecado? o pecado, na linguagem bíblica é afastar-se de Deus. Se eu experimento a comunhão, todo afastamento de Deus chega ao fim. de costas pra Deus e fico de frente, face a face com Deus. Mas pra isso, eu preciso desvencilhar-me da influência da matéria… Por quê? Porque ela obscurece a minha percepção. [Eu
preciso me crucificar para que haja a Ressurreição] Então, a personalidade Haroldo tem que morrer… e dói… e aí, como diz o Altair Veloso, "eu vou pedir a ajuda de um vizinho", né? (risos)... Kalil Gibran "os vossos sofrimentos não são os vossos sofrimentos, são apenas a dor da casca de noz se rompendo". Por quê? As nossas dores são as dores da personalidade… dessa situação. No fundo, no fundo… no fundo, no fundo, nós sabemos que somos um diamante indestrutível. Nem a morte física é capaz de nos derrubar. Ela é capaz de nos tirar lágrimas. Isso sim… porque
nós não estamos falando de insensibilidade. Não é isso. Não é insensibilidade. Por isso,Jesus chorou diante de Lázaro. Você não se torna insensível. Você adquire domínio sobre si, é diferente. Então, a cruz… na cruz morreu a personalidade Jesus… o homem… por isto que Emmanuel comenta essa passagem quando Pilatos apresenta Jesus ele diz assim: Eis o homem… o homem, Jesus, filho do carpinteiro José, com a dona de casa Maria, que nasceu numa época tal, viveu em tal lugar, morou na Galiléia tinha os amigos, fez isso, fez aquilo… o homem. Esse homem foi levado pra morrer na cruz.
Porque através desse ato, Jesus queria ensinar como que se… domina por completo o egoísmo e o coloca na proporção exata que ele precisa, que é qual proporção? A dos estritos limites do instinto de conservação, só. Nós só precisamos manter o instinto de conservação. Só. Passou disso, é excesso. E esse excesso chama egoísmo, apego a personalidade. E personalidade é o que? Exterior. É corpo, é perna,é braço, é carro, é casa, é marido,é mulher, é exterior. São vínculos, situações e… o que que Jesus… pra gente encerrar… Por que que o… o que que a vida de Jesus
é definitiva, é redentora para o gênero humano? Porque não se trata de religião. Pouco importa se você é budista, taoista, protestante, católico, pouco interessa… você tem uma personalidade. Você é egoísta. E a vida de Jesus é uma lição de como o espírito dominar a personalidade. De como o espírito se tornar filho de Deus. Como o Espírito fazer a comunhão suprema com Deus. E isso é válido, não é só pra quem mora na Terra não… é pra qualquer ser do Universo. Essa é a experiência da evolução. [Vai além de ser cristão, né?] Vai além. É ser
Espírito. Ser Espírito. É Espírito? Se você é Espírito, você tá voltando pra Deus. Por qual caminho? Aí, nós vamos responder… Apergunta é: Pra Deus tem caminho? Ele é onipresente. Tem caminho pra Deus? Ele é onipresente. Se Ele tá em todo lugar, não tem caminho pra Deus. Tem caminho pros homens. Pra Deus não tem caminho. é o que Paulo vai dizer na Carta aos Hebreus. Esse é o verdadeiro culto. Essa é a verdadeira adoração. Esse é o verdadeiro sacrifício. E isso leva a redenção eterna. Porque é o supremo ato de adoração a Deus. Voltar pra Ele.
Voltar no sentido de abrir-se para a presença dele. E é isso que tá retratado no Cordeiro Pascal… em Jesus como o Cordeiro que tira o afastamento de Deus do mundo. Ou se quiserem na linguagem bíblica, Cordeiro que tira pecado do mundo. Porque pecado é afastamento de Deus. Alguém quer comentar alguma coisa? Tempinho Quase indo pro final… Todo mundo calado, né? Nossa… [Hoje a gente tava comentando mais cedo sobre essa questão da… é… da… de vencer-se… dessa morte, dessa mudança… e a gente tava falando sobre Paulo que ficou cego, né? diante da… Saulo] Tanta luz [O
que que significava essa cegueira… esse momento pra ele… essa nova forma de "ver", né? Tem um pouco a ver com essa personificação, né?] Tem… é verdade… é verdade… porque para a personalidade de Saulo, era luz demais, né? Era fim, era a morte mesmo… Era… Aquela personalidadezinha não cabia Jesus…né? Precisava ele construirm uma nova identidade. Que desse contada grandeza que era o Cristo. E essa nova identidade que ele construiu foi o Paulo de Tarso. Não mais Saulo… Paulo. É bonito, né? Tanto que no final ele diz assim: "Já não sou eu quem vive, é o Cristo
que vive em mim” Porque aquela luzque o cegou, Agora era uma luz que se irradiava dele mesmo, né? Antes era uma luz externa, agora era uma luz incorporada… é diferente… É muito diferente. Porque por enquanto, nós somos iluminados. (risos) No meu caso específico, não tem luz própria… (risos) então, eu tô iluminado. Até eu conseguir brilhar a minha própria luz. É diferente… É diferente. Brilhe a vossa luz. Prontinho… E fim. Ah, sim… Queria dar um aviso pra todosos internautas… 5ª feira que vem é o lançamento oficial do nosso DVD e Blu Ray Brasil Coração do Mundo,
Pátria do Evangelho. Seminário Lítero Musical, que foi gravado no Sesi Minas, aqui em Belo Horizonte… tá simplesmente maravilhoso. Maravilhoso. E 5ª feira que vem já começam as entregas, as pessoas já vão começar a receber e… bom, nós aqui somos suspeitos pra falar sobre esse DVD, porque ele tá muito incrível… É muito, muito bonito, com participações muito especiais, e agora, depois desse trabalho enorme do Thiago, do Júlio, de todos os que colaboram na edição, que foi um trabalho árduo, muito difícil, mas que ficou um trabalho de primeira qualidade… a gente convida todos a conhecer esse novo
trabalho do SER. Ah, sim… Quem tá fora do Brasil já… dessa vez já ta legendado… já tá com legenda em inglês e legenda em português e as pessoas vão poder comprar naquele esquema On Demand, que você entra lá no Vimeo oupela televisão, você aluga e não precisa nem comprar fisicamente… então, o preço de frete, de envio, não vai existir… você entra lá e já assiste como uma TV a cabo do seu país.
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