nossa é a apresentação a gente entrou então na crítica transcedental de doi verde e nós começamos falando sobre a visão de doi verde da realidade com significado e usamos aí a metáfora do prisma para falar sobre essa é essa imagem é da realidade multicolorida que o doi de uso a partir disso e o próprio e houtman é então e falamos então sobre filosofia transcendental que é isso é a investigação sobre as condições possibilidades da experiência e do conhecimento é emmanuel kant é o filósofo chave nesse estilo de de pensamento filosófico e a gente falou um
pouquinho sobre a solução que cante introduziu então é isso é importante gente porque essa visão sobre a origem do conhecimento é é acontece no clímax da modernidade a gente pode dizer ela localiza no sujeito a fonte é das categorias do conhecimento ea e de todas as experiências cognitivas é um traço do pensamento moderno a expectativa de que o homem seria capaz de desconstruir a sua experiência comitiva e reconstruir essa experiência por um procedimento controlado essa expectativa de se tornar absolutos é o senhor absoluto é sobre toda a sua experiência é cognitiva é parte da visão
moderna do ser humano do homem como aquele que funda a si mesmo e dá a si mesmo a sua identidade é um traço da do ideal moderno de personalidade livre essa busca de um controle com de um conhecimento total do controle do controle total do homem sobre as contingências da sua existência isso se manifesta na expectativa de que o homem possa reconstruir de forma autônoma ou difícil saber mas reconstruir também a moral de forma autônoma inclusive a idéia de aula economia essa expressão a expressão kantiana e também a expectativa de reconstruir a própria ordem social
a partir da de um controle racional da realidade então essa visão de que o homem seria ele por meio desse processo de desconstrução e reconstrução ele possuía a si mesmo é um traço da modernidade e aqui ele tem essa manifestação no giro copernicano é de kant então é importante ter em mente essa visão do campo sobre o conhecimento e as coisas do mundo que a gente conhece a gente perder por exemplo a percepção de espaço percepção de tempo a percepção de das quantidades das coisas tudo isso são categorias racionais que a gente projeta se uma
experiência empírica e organiza experiência empírica então o que o homem conhece do mundo é na verdade o que ele absorve quando ele lança as redes da casa nas categorias da razão mas a fonte da experiência cognitiva é o próprio sujeito aí nesse contexto vem a crítica de doi verde ao dogma da autonomia da razão ele utiliza algo do método kantiano da busca de condições trans transcendentais pra procurar um encontrar as condições transcendentais de todo o pensamento teórico e identificar se existe um condicionamento religioso do pensamento teórico na verdade ele assume isso desde o princípio e
faz uma investigação para procurar é identificar esses pressupostos a localização desses pressupostos então quando ele lançou sua crítica ele lançou em através de três problemas identificou e apresentou três problemas transcendentais como ele gostava de falar três problemas transcendentais do pensamento teórico vamos examinar e cada um deles o primeiro problema transcendental ele chamava de relação gay estande e relação sujeito objeto já devia explicar o que é isso mas enfim a formulação do problema está aí como atitude teórica do pensar se caracteriza em contraste com a atitude preta e órica da experiência ordinária essa é a primeira
questão de doyle é dog que suponha que isso é importante que a atitude teórica de pensamento é qualitativamente diferente da experiência ordinária ou da experiência ingênua a gente usava essa expressão experiência ingênuo ordinária que não tem sentido pejorativo não a gente é a experiência comum a gente pode falar também experiência ingênua a primeira questão quando dói ver se ele vai fazer esse investigação transcendental é o seguinte o pensamento teórico é qualitativamente diferente do pensamento ordinário ingênuo que diferença é essa é isso aí uma pergunta importante é realmente uma questão transcendental porque antes de pensar teoricamente
você já tem uma experiência de mundo a sua experiência de mundo começa com o pensamento teórico então qual a relação do pensamento teórico com essa experiência então aqui nós temos a interpretação que deve ajudar o pensamento teórico diferentemente do pensamento ordinário o pensamento teórico é não deixa as estruturas da experiência intacta do pensamento ordinário tudo vem impacto a gente conhece os objetos a gente percebe que existe uma multiplicidade de sentidos mas essas coisas não passam por um processo de desconstrução crítica elas chegam a nós agora o pensamento teórico é diferente quanto pensamento ordinário é automático
o pensamento teórico é intencional e tem um caráter diferente intencional a experiência cognitiva comum ordinária é única nós temos onde eu me refiro a estrutura das coisas é é única no sentido de que nós já temos um aparelho cognitivo funcional nós herdamos esse aparelho cognitivo e não havendo problema é neurológico os problemas e mentais esse aparelho funciona adequadamente nós formamos crenças e temos diferenças cognitivas válidas e gestão precisa aprender filosofia e ciência para ter experiências cognitivos válidas muito importante entender isso a filosofia ea ciência não fundão conhecimento ela se especializam e sofisticam o conhecimento mas
a experiência cognitiva anterior nós temos um aparelho sistêmico que é funcional e entrega crenças válida sobre realidade agora no pensamento teórico nós temos algo intencional a busca é intencional pelo conhecimento que não é é digamos assim um produto natural a gente pode dizer é uma ação intencional e controlada é uma técnica então o pensamento científico eo pensamento filosófico são aprendidos tanto é assim que a até a revolução científica embora alguns instrumentos para a prática científica tivessem sido desenvolvidos não havia que nós chamamos de ciência se pode ler por exemplo um clássico como o livro do
raio ricas é religião desenvolvimento da ciência moderna que ele fale sobre a evolução científica sobre como pessoal pensava antes e realmente havia pensamento intencional mas não era o estilo científico de pensamento mesma filosofia aprendida então os gregos desenvolveram e ensinaram e outros povos tinham seus sistemas de pensamento mas eles também eram apreendidos e não era a mesma coisa que a filosofia abre então o pensamento teórico é um método é uma técnica que tem que ser aprendida e é intencional não é uma estrutura cognitiva natural é algo que é com desenvolvido a gente chama também de
klaus negócio chamado de alta abstração o que caracteriza o pensamento teórico é a antítese entre as categorias lógicas é princípios lógicos e uma dimensão não lógica das isso é o que dói me chamava de gay a distância em relação ao game instante e perguntei no alemão o emprego o sistema alemão pra explicar essa relação o que é isso lógico não lógico então gente a distinção e tecnológico não lógico é antiquíssima não é inovação pessoal de dólares eu mencionei aqui kant que o com quem dá a gente conversa e antes dele platão platão mesmo entendia isso
você encontra algo similar em aristóteles é que existem é essas realidades racionais nele pessoa pensava em um mundo das formas racionais existe a matéria ea matéria ela não não tem forma não tem uma estrutura racional então alguém com as morro e aí falam dele uva né alguém com asma ou a matéria com essas formas nacionais por isso existem as coisas que estão no devir que se transformam que mudam né existe aquilo que permanece que são as formas racionais eternas e na experiência a gente vê isso então por exemplo você tem as cadeiras têm vários tipos
de cadeira para administração e as cadeiras se destroem mas você consegue sempre distinguiu uma cadeira de um outro objeto porque porque é uma forma racional você encontra a mesma forma em vários objetos mas os objetos e particulares não são a própria forma somos simples por isso que ele se diz desmancha eles são por um tempo e depois deixam de ser então assim de algum modo o que nós encontramos ele já lá atrás de platão uma distinção entre formas racionais e aquilo que é não racional ou aquilo que é lógico e aquilo que é não é
lógico algum tipo de distinção encante nós temos também essa idéia de que existe as coisas em si o mundo exterior que a gente não tem acesso e a gente tem experiências empíricas que tão totalmente desconexos sem forma aí a mente quando a gente fez pneus cognitivas na mente de forma automática é fun e essa experiência olímpica com as categorias da razão e aí o mundo aparece com uma forma ordenada uma forma racional para a gente a gente já vê o mundo assim como racionalmente estruturado porque a gente vê assim porque há uma síntese lógica a
partir do ego transcedental entre essa experiência empírica nas categorias da razão e essas fitas e é lógico acontece o tempo inteiro digamos assim então é por isso que a gente tempo inteiro olha o mundo viveu muito estruturado é porque a nossa consciência estrutura a experiência empírica agora você perguntar pro kan está aí o mundo fora da nossa consciência como ele é a coisa em si fora das nossas categorizações bom aí isso a gente não sabe o que é a gente não tem acesso a isso a gente só tem acesso às coisas que a gente organizou
que a nossa mente organizou aquilo que ela somente não organizou a gente não tem a ser bom de qualquer forma que nós temos uma distinção entre o lógico suas categorias nacionais e 11 lógico o pensamento teórico acontece quando você toma segundo a pesquisa a visão dos dois quando você toma uma dimensão da experiência e você quer formatar essa dimensão da experiência usando as categorias lógicas e isso isso é o pensamento teórico agora não sei se eles notaram isso o que cante dizia que era a experiência cognitiva normal dói ver diz que é o pensamento teórico
e experiência cognitiva normal não é nada do que eu cante falou da experiência cognitiva normal não surge por uma síntese original de experiência empírica e pensamento racional segundo dói ver e isso é o pensamento intencional e estrutura cognitiva ordinário que ela é ela não é isso ela é uma experiência de totalidade a gente não faz confronto das regras da lógica como a dimensão biológica para forçar uma síntese e isso é o que a gente faz quando está pensando teoricamente quando a gente está tendo experiências cognitivas comuns no nível 1 ordinário a gente experimenta as coisas
como totalidades integradas elas são entregues assim pra nós então aqui nós temos uma inversão interessante é na crítica do conhecimento de dói ver segundo ele o pensamento teórico realiza uma desmund desmanche uma destavez ele usa essa expressão do sentido então na experiência ordinárias coisas vêm inteiras é ela a experiência ordinário em jeneci estática a gente pega tudo inteiro e funcional no pensamento teórico a gente faz a análise você sabe o que significa análise e reanálise sentido de romper não sei quem lembra e da daí o experimento em laboratório lá no primeiro grau da ééé agora
a hidrólise da hidrólise isso mesmo é que separa o o hidrogênio do oxigênio a gente fazer essa experiência no primeiro grau não sei quanto é que tiverem que fazer um laboratório é então que o que significa essa expressão no finalzinho a ilustração é hidrólise é a quebra é esse termo final lhe significa isso é quebrar quando a gente fala de análise a gente está falando sobre a quebra das estruturas sobre o desmanche das estruturas nos seus componentes em seu trabalho analítico e seu trabalho analítico segundo o dof de pensamento teórico é analítico o pensamento ordinário
não é analítico e não faz isso o pensamento ordinário simplesmente recebe as coisas inteiras no pensamento teórico a gente faz a análise ou seja a gente quebro os níveis de sentido distingue as propriedades distingue as partes e quando a gente faz isso então a gente quebra unidade do sentido que nós experimentamos na experiência ordinária então a gente sai das estações que é a unidade das coisas para destacar diz que essa é a ruptura do sentido bom porque o dólar é de fátima tanto a d essa quebra do da unidade o sentido de estágios né porque
a realidade tem muitos níveis de sentido que a gente consegue discernir aqui vêm as as famosas esferas dodói que essas esferas são níveis de sentido que a gente a a gente pode chamar também alguns gostam de usar essa expressão de níveis exploratórios e nós temos várias ciências que foram construídas para explicar cada um desses níveis planato tórios então é a gente tem há por exemplo a ciência religião a teologia que estuda a experiência da fé nós temos a filosofia moral discutindo a ética temos a teoria do direito ea própria ciência política estudando dimensão justice ao
ou jurídica da experiência temos a teoria estética que estuda a dimensão estética teoria econômica que estuda a dimensão econômica da experiência temos a dimensão social a dimensão linguística dimensão histórica dimensão lógica dimensão sensorial a dimensão ontológica pra cima é muito importante porque da lógica pra cima começam é é as ações intencionais né as primeiras dimensões até a sétima a numérica espacial no cinética física biótica e perdão e sensorial e seus primeiros sets são digamos assim o nível o que a gente chama de natureza né que não tem um elemento da cultura a cultura é hoje
mesmo cultural e mexem do 8 pra frente quando existem normas que tem que ser aprendidas e e obedecidos intencionalmente então que o davi fala e fala que lembra daquele prisma e da imagem do e da linguagem do báltico que o mundo é multicolorido pensa nisso existe um espectro com muitos sentidos e é esse sentidos tem uma unidade mas ao mesmo tempo tem uma diversidade para pensar cada um deles você precisa dos outros mas ao mesmo tempo eles são distinguíveis entre si então um discurso é sobre história não é o mesmo que o discurso sobre sociologia
por exemplo o discurso ético não é a mesma coisa que o discurso jurídico a gente pode dizer então é é a gente pode falar na realidade como sendo é semântica que entre aspas temas sendo é semanticamente plural ela tem vários níveis de significa aqui tem uma coisa importante que eu tenho que mencionar é faz parte dessa dessa ilusão construtivista do homem moderno não apenas a idéia de que o que nós conhecemos do mundo é o que nós formatamos a partir das categorias do nosso pensamento mas também a idéia de que os sentidos das coisas são
atribuídos pelo sujeito é muito importante compreender que em todas o crítico do está rejeitando essa ideia de que o sentido das coisas seja meramente uma projeção que nós fazemos sobre as coisas é um ponto da filosofia do dov a idéia de que o sentido das coisas não vêm nem das coisas nem do sujeito que conhece as coisas más e deus que criou as coisas e quando nós estabelecemos relações corretas com as coisas nós descobrimos que existe um sentido ali que não é atribuído nem por nós nem atribuído pelas coisas que é atribuído pelo próprio deus
e que organiza as nossas relações com o mundo então pra dormir desses essas ciências que a gente desenvolveu economia sociologia e linguística história lógico assim por diante a gente desenvolver ciência em torno de níveis de sentido que o próprio deus estabeleceu na criação são essas ciências descobrem esses níveis de sentidos não crio elas descobrem esses níveis de sentido claro que elas criam muita coisa no processo de estudar esses níveis né mas eles são descobertos não são inventados pelo homem é então é daí o dogma de propõe o seguinte onde kant dizia que existe as leis
da lógica existem experiência empírica que é um assim o a massa de dados sem significado na visão do vice à realidade já tem significado toda a realidade já é formatada com significado ea nossa experiência da realidade é uma experiência de perceber as coisas com essas cores que reconhecer essas cores do mundo o que é um pensamento teórico pensamento teórico acontece quando além de perceber a realidade com todo a gente decide fazer um recorte e seu pessoal é teórico então eu experimento mundo como uma coisa integrada mas eu decido que eu vou estudar uma dimensão da
realidade e aí eu recordo essa dimensão separado dos outros e eu tento fazer uma explícita a ação lógica das estruturas desta dimensão da experiência então isso é o pensamento teórico isso é diferente do pensamento em jena ordinário que pega as coisas coloridas mais integradas pensamento teórico fazer esse isolamento então isso é o que diz fases do sentido o que é abstrair é recortar então uma série de propriedades ou um aspecto de certo fenômeno e remover isso dá-se estágios da realidade esse estágio é como eu disse a experiência das coisas na sua totalidade na sua integralidade
então aqui a gente pode pensar é em um objeto técnico qualquer um podia pegar aqui no celular não tem um celular que agora mas a gente tem um copo aqui estavam pensar nesse copa o objeto técnico é resultado de ação cultural e assim por diante mas vejo que esse objeto pode ser estudado de várias formas é a gente experimenta simplesmente como um copo é isso ea gente sabe pra que eles servem até para beber água agora a gente pode dar um olhar técnico para isso aqui ou científico melhor dizendo então imagina se um químico e
um físico de se disseminar esse copo não faz uma descrição desse copo em termos da sua composição química em termos dos em termos dos elementos químicos que compõem e das propriedades físicas nesse objeto e eles podem fazer uma descrição perfeita agora se ele fizesse uma descrição completa desse corpo em termos da sua massa da densidade inclusive examinando a densidade em vários pontos diferentes da composição química tudo isso seja a descrição física ou química desse objeto você não saberia no final que ele é um copo eu não saberia eles teriam que usar a palavra copo se
eles não fizessem isso simplesmente descrever se um objeto de vidro com tal formato pela planan e simplesmente a descrição física mas há outras formas de escrever isso é que alguém pode estudar a história desse copo particular ou talvez desse tipo de copo né alguém pode estudar isso que é uma passa quando é que as taças de vidro surgiram quando que essa traço essa taça perdão particularmente surgiu então o historiador ter um outro olhar para esse objeto e de outra coisa sobre o objeto é um designer de produtos um artista também teria um outro olhar porque
ele ia pensar no significado estético da peça com certeza o enólogo que está preocupado com a experiência sensorial do vinho teria um outro olhar para esse copo também tendo em vista os usos pra a ampliar a experiência da bebida e o economista o economista podia examinar um significado econômico de sicó quantos copos são produzidos anualmente com a duração média quanto que vale um copo de si afinal de contas e pode escrever isso como um objeto econômico isso pode ser um objeto jurídico porque de repente alguém se revolta contra as minhas aulas de 2 e decide
ele atacar com esse copo e aí eu a gente vai parar na delegacia e agora esse copo é uma prova no processo ter um objeto jurídico ele vai ter uma descrição lá as nas provas o delegado vai reunir as provas por passar aqui pra frente então aí você tem outra descrição é isso aqui pode ter um significado religioso se você é uma dessas igrejas que consagra os objetos então este podia ser o objeto um copo ungido e só pode tomar sendo com um é e assim por diante você pode examinar o mesmo objeto sob vários
ângulos agora percebi que em cada um desses anos você aprofunda o seu olhar para o objeto mas ao mesmo tempo que você enriquece num sentido você empobrece e outro em qual é que o olhar econômico por exemplo sobre o valor desse objeto não é capaz de capturar tudo que o objeto significa ele só recorda um pedacinho o olhar do químico sobre esse objeto é muito útil sobre vários aspectos por exemplo depois que esse copo se quebrar se a gente sabe como um copo é fabricado pode ser feito outro copo então isso é muito importante só
que o olhar do químico não é capaz de capturar a experiência concreta integral de beber a água no copo então gente existe as estágios do sentido que a totalidade da coisa existem os recortes abstratos agora como a gente faz um recorte abstrato não penso que a gente quer examinar esse objeto em termos de é da e termos psicológicos como é a como funciona a percepção sensorial do copo se a gente fosse examinar sob esse aspecto como é a percepção sensorial do copo numa é é psicologia de se sentir na psicologia existencial né psicologia e empírica
do estilo da psicologia como ele pensa hansel por exemplo outros autores então vejam só a gente precisa nesse caso tenho uma teoria sobre processos psíquicos e a gente constrói essa teoria é produzindo uma imagem lógica da dimensão psíquica da experiência daí que nós temos uma psicologia e esse é o ponto então pra você examinar o objeto esteticamente ao mesmo processo você precisa ter uma teoria estética uma teoria do que a experiência estética em que você usou categorias lógicas para organizar essa teoria e você aplica isso ao estudo do objeto então todo o pensamento teórico envolve
o recorte de uma dimensão da realidade e uma interpretação dessa dimensão da realidade usando regras lógicas para explicitar é essa dimensão não lógica da realidade porque o cante tipos de dizer que tem o lógico não lógico que eu não lógico por dói ver a dimensão e da fé a dimensão estética dimensão jurídica dimensão econômica a dimensão social cada uma dessas dimensões gente é um conjunto de propriedades e experiências que nós temos que a gente pode representar logicamente mas elas estão além das leis da lógica elas são vividos em empiricamente então por exemplo é a lei
da não contratação eu mandei lógica a gente pode dizer isso mas é a experiência sensorial é uma categoria distinta das lojas você não deriva as a natureza da experiência sensorial das lógicas mas você pode usar as lógicas para descrever a experiência é sensorial é por exemplo as leis sociais as leis que regem as relações humanas a gente pode usar as regras lógicas para construir uma sociologia mas as leis que regem a experiência é social humana não se derivam é é analiticamente das leis lógicas não se derivam do pensamento puramente lógico o pensamento lógico só nos
dá formas pra racionais para o pensamento então o que a gente faz no pensamento teórico agente isolam refazer um recorte da experiência e forma fácil então esse essa síntese lógica forma conceitos lógicos então gente o pensamento teórico implica a reconhecimento de que há uma diferença de nível de sentido e uma distinção entre um aspecto ou outro aspecto e cada aspecto em relação ao aspecto lógico vou dar uma outra ilustração aqui pra vocês para lembrar das suas aulas de física talvez essa fórmula a densidade é igual massa sobre volume o que nós temos aqui há claramente
uma dimensão lógica aqui é um dos princípios por exemplo da da lógica é ver o princípio da identidade é o que a gente diz que se a é igual a b e c é igual a b então a e goce a gente tá usando que eles se associam à lei da identidade agora vejam só aqui há uma relação de identidade aqui nessa forma a gente diz que a densidade é sempre igual a razão de massa e volume então existe uma relação de identidade todas as vezes que você tivesse as duas variáveis pmv você vai ter
a densidade não se tiver densidade você tem isso a razão de massas o volume é uma relação de identidade essa relação descreve o que é um aspecto da experiência que o aspecto físico ok naquela escala de níveis de experiência existe um nível que é o aspecto físico então aqui nós temos uma fórmula que descreve como funciona essa dimensão da experiência a equação gente aponta para uma verdade necessária a densidade sempre é igual à massa sobre o volume é uma lei que dá uma proporção que está em todo lugar na natureza tem uma validade universal é
uma lei de cidade nova mas o volume é uma lei o que é uma lógica não é uma lei lógica é uma lei física é uma relação do mundo físico no mundo físico existe uma relação proporcional entre densidade massa e volume existe isso lá no mundo físico essa relação está lá essa relação pode ser descrita com a linguagem e lógica mas ela não é em si mesma lógica é física como eu disse você não consegue derivar essa fórmula estudando lógica na faculdade você pode pegar um manual de lógica você vai descobrir que o manual de
lógica nunca te dá leis naturais porque é que as leis naturais são descobertas empiricamente e onde entra a lógica na organização das da nossa interpretação da natureza entendendo que a lógica nos dá um a condição de pensar essas estruturas naturais mais estruturas naturais estão além da lógica então gente de cidade igual mas o volume é uma verdade necessária mas não é lógica é uma verdade física mas veja que na forma na fórmula é se essa dieta essa dinâmica do mundo físico está expressa em uma forma lógica matemática essa dinâmica que é do mundo físico está
expressa uma forma lógica e matemática agora vejam só ninguém descobre que densidade é igual mas o volume simplesmente tendo a experiência em gênio do dia a dia você experimenta as coisas mas você não deriva uma fórmula dessa assim que você tem que fazer você tem que começar a estudar fenômenos físicos você tem que isolar de distinguir processos físicos de outros processos por exemplo não vai misturar psicologia com física tentar descobrir por exemplo se é dependendo da do da enfim como talvez um contexto acontece em contextos é administradas em que se atribui vontade e intenção a
objetos físicos né então e seria uma confusão exatamente do da dimensão psíquica com a com a dimensão física você não vai procurar saber se a pedra está naquele dia e depressão outra felizes só afeta densidade o volume da pena isso é uma confusão de categorias você é faz um recorte físico ele você quer estudar processos físicos e você usa então leis lógicos e matemáticos para fazer essa é essa explanação então o que é isso a equação aqui explicita gente ela mostra que existe uma diferença entre o lógico e odontológico mas também uma síntese isso é
importante densidade igual massas o volume implica que em algum momento em algum momento o físico distinguiu a dimensão física das outras primeiro ele separou e depois que ele separou ele confrontou a dimensão física com as leis da lógica para dar uma formatação lógica para aquilo e aí surgiu a fórmula então o pensamento teórico gente faz isso ele analisa ou seja quebra a estrutura da experiência recorta uma dimensão e faz uma síntese depois com as categorias lógicas então isso é um pensamento teórico na experiência ordinária a gente toma as coisas inteiras como são do pensamento teórico
a gente faz análise a gente quebra essas estágios docente de sentido fazenda de estados como eu disse de quebra e vários níveis e depois toma cada nível e faz uma antítese e uma síntese e consequentemente lógica com aquele campo então é assim que existe à sociologia a biologia e assim por diante são todas as sínteses lógicas com dimensões não lógicas bom agora a gente entende então uma crítica muito importante dói é que é um erro interpretar a experiência ordinária como se ela fosse uma teoria ingênua da realidade que a gente encontra muitas vezes por aí
a idéia de que o pensamento crítico é o pensamento que se liberta da forma ordinária de experimentar o mundo então isso é um vício do da idolatria do pensamento racional é a idéia de que a experiência ordinária seria uma visão ingênua disse acreditar que as coisas existem como existem isso é uma espécie de ilusão é de ingenuidade eo pensamento crítico que liberta dessa ilusão na verdade a base de toda a experiência cognitiva é a experiência ordinário ingênua a experiência é do pensamento teórico é que um aprofundamento uma sofisticação a partir dessa experiência ordinária que fazer
uma situação aqui dói ver a experiência em geral ordinária no caso é em si mesmo um mandato antes o datos data o supremo para toda teoria da realidade e do conhecimento toda teoria filosófica que não dá conta disso deve ser necessariamente errônea em seus fundamentos aqui nós temos uma crítica do dote alcande que o cante confundiu o pensamento teórico com experiência cognitiva comum ele trata toda a experiência objetivo comum como se fosse pensamento teórico ou seja como se fosse a separação ea fusão de categorias e não é isso que acontece na experiência o cognitivo ordinária
a gente recebe as coisas inteiras do pensamento teórico é que a gente quebra e por isso tem que fazer uma síntese então com isso deve rejeitar a tese do cante de que toda a experiência positiva seria uma síntese da experiência dados brutos da experiência empírica com as categorias da razão isso é o que a gente faz um pensamento teórico pensamento ordinário não é assim a gente tem experiências cognitivas válidas que são a base de todo o conhecimento com o convite que o doente vai chegar com isso é que dói dizer que em última instância nós
não somos capazes de atingir uma realidade mais profunda do que a nossa experiência ordinária porque a pretensão do cante é de tentar ir mais longe do que essa experiência e 2 vai dizer que não o pensamento teórico tem que ter a humildade de reconhecer que ele é relativo a essa experiência ordinário mas que a verdadeira fonte a fonte o último das nossas experiências cognitivas é essa experiência ordinário comum o que dora está fazendo aqui gente é mostrando que o pensamento teórico é relativo em relação à experiência cognitiva geral isso é tem uma série de implicações
é que talvez alguns já tenham notado é mais uma delas é que você não pode permitir em última instância que idéias teóricas se governem a sua existência o que governa a sua existência tem que ser a relação com o mundo as idéias teórico podem te ajudar nessa relação mas elas não podem se sobrepor a essa relação que as experiências cognitivas básicas é elas não vêm do pensamento teórico o pessoal e teórico que é secundária em relação a elas existem explicações para a questão da crença em deus mas não só pra ter esse deus bom então
colocando essa primeira pergunta em outros tempos o que na atitude anti técnica do pensamento teórico nós abstraímos da das estruturas da realidade empírica como nos são dados na experiência ingênua e como essa abstração possível aqui uma resposta é o que a gente abstrai da experiência e da totalidade integrada da experiência é um estrato uma modalidade do sentido por meio da diferenciação primeiro né do recorde e da síntese teórica intencional então vejam que coisa as estruturas da realidade empírica nunca são integralmente capturadas por nós na abstração teórica elas são anti seu pressuposto então vejam lembra o
exemplo que eu dei do copo tá então o o o filósofo da ou a ciência estética melhor dizendo pode examinar o significado estético da peça e se aprofundar nesse gratificado mas o pensamento estético não é capaz de capturar a totalidade da realidade onde é que a gente experimenta a totalidade integrada da realidade não é no espírito no pensamento teórico então pensamento teórico service ele expande a sua experiência de totalidade de e integração que tá né no pensamento ordinário mas a vida por assim dizer e ea experiências cognitivos fundamentais acontecem nesse nível então no final das
contas você pode estudar o corpo de várias formas vai ter uma hora que você tem que beber água e nessa hora ainda que o pensamento científico tenha ajudado a entender riqueza do copo de uma forma mais profunda toda a sua relação com o mundo ainda está baseada na experiência pré teórica ela é fundamental para entender não isso a experiência do mundo a experiência de duas outras pessoas ea experiência de deus acontece no nível pré teórico ou seja no nível da experiência ordinária o pensamento teórico deve servir e sempre se reconhecer relativo a essa experiência quando
o pensamento começa a tratar a experiência ingênua ordinário como secundária e começa a considerar os seus produtos como a mesma reaver da de a realidade então nesse momento é como se estivesse entrando no mundo de sonhos você abandona o mundo real e passa a cultuar os objetos técnicos do seu pensamento porque a gente o que é o pensamento teórico pensamento teórico mencionei é uma ação intencional que envolve uma técnica e um trabalho humano é diferente da experiência cognitiva ordinária agora vejo que significa todas ver toda vez que você pega um campo de ciência que é
produto dessa ação intencional e que é falho muito embora possa produzir coisas fantásticas mas não é perfeito você pega esse campo e trata esse campo como a fonte da realidade ea fonte última do saber é como se você estivesse para usar uma linguagem teológica adorando uma coisa que você fez é como se tivesse cultuando um produto do trabalho das suas mãos porque todo pensamento teórico é o trabalho das nossas mãos o trabalho das nossas mãos é fundamental mandato cultural existe isso nós temos que trabalhar no mundo e isso envolve produzir teorias mas você não pode
buscar a sua identidade dentro das teorias onde você encontra quem você é quem o outro é onde se encontra a realidade no mundo que você está estudando por meio das teorias ok então não é a teoria que é a fonte do do saber ea experiência é ordinário onde nos leva o segundo problema transcendental é eu vou falar um pouco sobre ele a gente continua amanhã acho que é importante introduzir isso qual é o ponto de partida dessa síntese teórica porque de acordo com doyle o pensamento teórico então recorta um nível da experiência e faz uma
síntese desse nível de experiência com categorias lógicos e aí você cria a teoria isso cria teoria agora se você pode sintetizar por exemplo leis físicas com categorias lógicas para produzir uma teoria física então tem que existir um ponto em você que transcende esses dois pólos do pensamento teórico é muito importante pra você atravessar um rio de uma ponte naturalmente uma ponte entre é o rio passa entre duas margens estão separadas o que une as duas margens é obviamente a ponte a ponte é um termo médio a ponte faz duas coisas diferentes se tornarem iguais ou
se unirem e aí você consegue atravessar a ponte essa pergunta tem que ser feita como é possível que a gente use categorias lógicas para explicar uma realidade não lógica como a gente pode ser capaz de saber como conectar as duas coisas pra gente é capaz de saber como conectar as duas coisas a gente tem que estar num ponto privilegiado e que a gente reconhece a conexão das duas coisas pra gente reconhecer a conexão de duas coisas diferentes nós temos que ser capazes de transcender duas coisas diferentes com essas duas realidades diferentes em algum ponto em
nós nós devemos saber que o lógico e odontológicos são diferentes mas são também semelhantes e daí a gente consegue fazer a conexão pense numa tradução não é isso acontece pode imaginar isso fosse uma analogia é é de repente alguém você ouve uma expressão em inglês por exemplo a idiota você pode ouvir essa expressão você nunca ouviu nada inglês você não conhece a língua então você não sabe o que significa mas aí aparece alguém que sabe o inglês sabe o português das pessoas explica você olha a expressão a idiota significa eu preciso de água bom porque
com duas línguas diferentes podem ser só uma analogia está com apesar das duas línguas em diferentes duas pessoas podem se comunicar porque existe uma realidade além da diferença de linguagem que é a necessidade humana de água então você compreende essa necessidade o outro indivíduo também tem a necessidade de água então embora as linguagens sejam diferentes existe um termo médio algo conecta as duas coisas essa analogia para ajudar a gente a pensar isso pra não sermos capazes de saber como correlacionar categorias lógicas com aquela dimensão da experiência que a gente abstraiu e criar essa teoria e
algum ponto e nosso ser nós temos que já intuir e já conhecer a unidade profunda entre a dimensão lógica e todas as outras dimensões da experiência então o que ele está fazendo é explicitar essa coerência de sentido então esse é o segundo problema qual é o ponto de referência pra gente reunir esses aspectos lógico e não lógico para construir é teorias sobre a realidade bom eu vou só cantar a pedra a gente vai continuar amanhã mas qual é a visão dominante você encontra em kant são dominantes do pensamento circular é que esse ponto diferente de
referência é a razão a razão é que sabe por assim dizer intuitivamente como o mundo é deve ser estruturado daí que cante dizia que as categorias do entendimento é que são aplicadas ao mundo empírico não experiência empírica a gente essa visão é um problema só porque se o resultado quando pensamento teórico é a síntese da dimensão lógica com uma dimensão lógica o ponto a partir do qual a síntese perfeita não pode ser nem não lógico e nem lógico tem que ser um ponto que transcende inclui os dois isso é muito importante se um pensamento teórico
já está unido categorias da razão com realidades não racionais então o ponto de partida dessa simples e não pode estar em um dos pólos não pode estar nos termos porque o problema que a gente está enfrentando é exatamente como nido esses dois termos então que une esses dois termos têm que transcendeu os dois termos não pode estar preso em um dos pólos ou não haveria síntese é como se fosse duas pessoas cada uma fala uma língua e não tem um tradutor quem é o tradutor é alguém que sabe as duas línguas então a questão é
a seguinte qual é o ponto de referência a partir do qual o pensamento teórico faz a síntese não pode ser a razão esse é um problema que eu cante dizer que a razão eo pensamento circular tem de dizer que a razão não pode ser razão a razão é um dos pólos então a partir de onde se faz a síntese esse é um ponto central do pensamento de dólares é a partir do coração e não da razão o coração é aquele lugar no homem no qual toda a diversidade unidade do sentido está concentrada e no coração
que o homem sabe que as coisas têm um sentido coerente e é por causa disso então que ele consegue distinguir os significados e depois fazer a síntese lógicas então enquanto o pensamento secular isola a razão do resto da experiência humana e depois não consegue mais juntar o que dói me propõe é que você têm que postular desde o início para explicar o pensamento teórico que existe um lugar um centro na vida humana no qual todas as dimensões da experiência estão concentrados integrados e seu coração eu eu e aí esse é o ponto central como a
gente vai ver amanhã da crítica transcendental que dói ver é para usar aqui uma referência nós vamos voltar a ela amanhã mais uma referência que roy klauser lembra sobre pascal é que o coração tem razões que vão além da própria razão muita gente pensa que isso é uma referência o amor romântico mas eu vou fazer a citação inteira aqui dos pensamentos de pascal vocês entenderem que na verdade não é isso pascal explica expressando uma ideia que tem origem agostiniana de que um centro a partir do qual todas as experiências cognitivas do ser humano acontecem inclusive
a ciência é o coração do homem então a gente vai retomar amanhã partir desse ponto a natureza do coração e o segundo problema é transcendental